Presidência: Kohlrausch questiona DNIT sobre construção de "boulders" de proteção às enchentes na BR-448

 


Segundo o presidente da Câmara, o departamento havia divulgado a possibilidade de adotar essa medida, mas informou que o serviço não está incluído no edital das obras

     O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), questiona, em ofício que será enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT),  qual órgão da federação será  responsável por providenciar R$ 600 milhões, estimado pela estatal, destinados às obras complementares da BR-448, a Rodovia do Parque, para construção de "boulders" de proteção contra enchentes no trecho que pertence a Esteio. No pedido apresentado na sessão de ontem(13), o vereador explicou que o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, informou,  durante debate organizado pela Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), em outubro deste ano, na Federasul, em Porto Alegre,  que seria necessário tal recurso para que a rodovia federal receba melhorias na drenagem. Na oportunidade, o superintendente, segundo Marcelo, também citou a possibilidade de adoção de "boulders" para combater o efeito das enchentes.

No entanto, em resposta a um documento anterior enviado pela Câmara de Vereadores à entidade, o DNIT informou que no edital das obras remanescentes da BR-448 essa medida não está incluída. As obras de drenagem, conforme o Departamento, se resumem à reconstrução do sistema afetado pela obra.

Para o vereador, é preciso buscar essas informações para saber a quem destinar as reivindicações. “A comunidade de Esteio passou a ser assolada por inundações significativas após a construção da BR-448. É notório que alguns ajustes são necessários para que novos prejuízos não voltem a ocorrer na região”, justifica. O pedido deverá ser encaminhado ao DNIT ainda nesta semana.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof  Mtb/RS 7156
Foto: Ilustração
registrado em: ,