Presidência: Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados e Foragidos deve ser adotada em Viamão
06/02/2018 - A Campanha Permanente de Divulgação dos Condenados Foragidos em Esteio, através de cartazes afixados em locais públicos, efetivada em 11 de janeiro deste ano, vai servir de exemplo para Viamão. A informação é do vereador Jessé Sangalli (PSB), que visitou na tarde de hoje (30), o presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), autor do projeto. Para o vereador viamonense, que trouxe a equipe jurídica para conhecer a proposta, a medida vai ser importante para o município, que figura entre os mais violentos da Região Metropolita. "Este exemplo positivo do vereador Sandro Severo vai servir para nossa cidade, que tem cerca de 128 procurados, conforme o site da Corregedoria de Justiça do RS. Vamos ver a viabilidade e construir a proposta em parceria com todos os setores da segurança", disse.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, que explicou todo o trâmite do projeto, afirmou que a campanha vai atingir 30 dias de lançamento e já tem saldo positivo. "Dos 21 condenados expostos nos cartazes, nove foram presos, ou seja 42% dos fugitivos foram presos", afirmou. Sandro também falou que a medida também será estendida aos bancos e casas lotéricas, que vêm pedido a colocação dos cartazes. A colocação dos cartazes também será ampliada para os postos de saúde e hospital São Camilo.
A Campanha:
Lançada em 11 de janeiro deste ano, a campanha visa inibir e reduzir a onda de assaltos que assola o município, que está listado pelos órgãos de segurança entre as 20 cidades mais violentas do estado. Junto com a imagem e o nome, estão divulgados números de telefone da Polícia Civil com o disque-denúncia, de forma anônima, da Brigada Militar; Guarda Municipal e a Polícia Civil. A denúncia pode ser feita para os números (190, 153 e 197). Os cartazes foram afixados em prédios públicos do Município.
A proposta, aprovada em Plenário em maio de 2017, aguardava apenas a liberação da lista dos procurados pelo judiciário e teve apoio de todos os setores de segurança do município, a exemplo da Brigada Militar; do Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro); do Judiciário e da Corregedoria Geral da Justiça do Estado.
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156