A Câmara de Vereadores realiza no dia 28, às 10 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora, que vai conduzir os trabalhos legislativos de 2019. O vereador Euclides Castro (PP), atual vice-presidente, vai assumir a presidência. Ao seu lado terá o vice-presidente, vereador Mário Couto (PDT), e o primeiro e segundo secretários, Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira(MDB).
A Mesa Diretora é o órgão de direção dos trabalhos da Câmara Municipal.
Perfil do presidente:
Euclides Castro, 52, é natural de Esteio. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, deu aula no colégio Maria Auxiliadora e Espírito Santo, de Canoas. Alguns anos após, passou a trabalhar nas escolas municipais de Esteio. Professor no Camilo Alves, foi eleito diretor pela comunidade e reconduzido ao cargo. A partir de então, Euclides, juntamente com a comunidade escolar, realizou diversas mudanças significativas na escola, tanto estruturais quanto com relação ao ensino - o que fez com que a escola fosse a melhor colocada do município no índice do IDEB.
Em 2016, o então diretor Euclides elegeu-se vereador mais votado do partido na cidade. Suas principais bandeiras como representante do povo são a qualidade da gestão pública, com honestidade e transparência, a saúde e a educação. O parlamentar foi eleito com 1.133 votos. É presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Perfil do Vice- Presidente
Mário Celente Couto é natural de Pelotas. Em julho de 1964, como estudante do 4º ano de medicina, chegou a Esteio para trabalhar (estagiar), realizando plantões no Hospital São Camilo. Formou-se em 1966, com residência médica em cirurgia geral na Santa Casa (Porto Alegre) e especialização em cirurgia vascular no Hospital Conceição (Porto Alegre). Possui título de cirurgião vascular pela AMB (Associação Médica Brasileira) de Belo Horizonte. Visionário, com espírito empreendedor criou a primeira policlínica particular de Esteio (Policlínica Rio dos Sinos). Foi diretor do Hospital São Camilo durante a Gestão de Clodovino Soares (PDT) e assim como chefe de Unidade Sanitária estadual em Esteio no governo Alceu Colares. É médico atuante, diretor técnico da Policlínica Rio dos Sinos e morador apaixonado por Esteio, onde construiu uma carreira pessoal e profissional de sucesso. Possui 3 filhos, e há 30 anos é casado com a fisioterapeuta Solange Couto e pai de coração de sua filha a advogada Daiane. Completou em dezembro de 2016, cinquenta (50) anos de formatura em medicina, e de atuação em nosso município.
Mário Couto, comumente chamado de Dr. Mário, além de inúmeros cursos de especialização, participação em congressos, seminários e encontros acadêmicos, no Brasil e Exterior, possui o título estadual de Homem Talento do Rio Grande do Sul de 1991 e em especial a Comenda Luiz Alécio Frainer, a qual recebida em abril de 2015, pela prefeitura de Esteio em comemoração aos 60 anos do município, aos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico, social, cultural e humano da cidade. Em virtude de sua competência, em 2010 ganhou o Prêmio Jornal Vale dos Sinos de profissionais, na Categoria Médico.
Autor de uma trajetória existencial muito peculiar, de homem humilde, cuja coragem e persistência servem de exemplo a todos aqueles que se confrontam com grandes desafios, Dr. Mário, já virou noticia, pela sua vida pessoal, por sair da pobreza, tornando-se um médico de sucesso propiciando sete (7) faculdades particulares a sua família, cujos graduados hoje trabalham em nossa cidade. Além de sua atuação na área da saúde, foi colunista por anos do jornal Eco dos Sinos, jornal Destaque e do jornal Vale dos Sinos, onde, em suas crônicas, denunciava os problemas sociais de nossa comunidade.
Perfil 1º Secretário:
Sandro Schneider Severo, 42 anos, casado pai de três filhos , morador de Esteio a 15 anos, Gestor Financeira e Pós graduado em Gestão Pública iniciou sua trajetória na iniciativa privada com destaque para o trabalho realizado na Escola de Educação Profissional Olimpio como Coordenador da escola de 2001 a 2010, em que formou nestes 9 anos de sua gestão mais de dez mil alunos em cursos de qualificação profissional na cidade de Esteio, recebendo o Prêmio Mérito Empresarial em 2007 pelos trabalhos desenvolvidos na área social.
No ano de 2011 foi chamado para ocupar o cargo de assessor da Coordenação Executiva dos Programas Federais no Governo do Estado do rio Grande do Sul, buscando programas e recursos financeiros na União voltados para educação, saúde, saneamento e segurança. Em 2013 foi convidado pelo Deputado Federal Beto Albuquerque para ser o Chefe de Gabinete da SEINFRA-Secretaria de Infraestrutura do RS. Em Março de 2015 foi convidado pelo governador para Coordenar os Projetos Sociais do Estado, nas Secretarias do Trabalho, Educação, Justiça e Cultura.
No PSB
Em 2007, entendendo a importância da participação e o envolvimento do cidadão na políticas públicas e sociais na comunidade em que vive e por uma sociedade igualitária, escolheu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para filiar-se e construir uma trajetória de conquistas para a cidade de Esteio. Em 2009 foi escolhido como presidente do partido, sendo reeleito em 2014 por aclamação por seus filiados e diretório até 2017. Em 2012 concorreu a vereador pela segunda vez atingindo 1.361 votos, faltando apenas 2 votos para ser eleito, ficando como 1ª suplente do PSB, em 2016 concorreu pela terceira e se elegeu com 2.034 votos.
No Social
Na ACISE ocupa o cargo de Vice Presidente de Educação e Cultura, desenvolveu e implementou o curso de Economia Pessoal, qualificando mais de 1000 alunos da rede escolar de Esteio.
Como Diretor do CDL de Esteio desde 2012 foi Diretor de Políticas Públicas, em que tratava as questões das políticas sociais e de segurança da cidade, atualmente é Diretor de Cursos da entidade.
Como Presidente do PSB apresentou à Câmara de Vereadores a Lei nacional de doação de Medula Óssea, sendo implementada com Lei Municipal pelo Vereador Leonardo Pascoal.
Como Presidente do PSB criou a comissão que trata das pessoas com deficiência, tratando assuntos como: Acessibilidade e Educação Inclusiva. Foi eleito para o mandato 2017/2020 com 2.034 votos.
Perfil 2ª Secretária
Rute Viegas Pereira, natural de Porto Alegre, nasceu em 27 de fevereiro de 1944. Foi eleita, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982 com 348 votos. Exerceu seis mandatos consecutivos, tendo sido reeleita em 1988, 1992, 1996, 2000 e 2004.
Iniciou o primeiro período como vereadora em 31 de janeiro de 1983. Ocupou cargo na Comissão de Cultura e Assistência Social ainda em 1983. Durante 1984, foi novamente integrante da Comissão de Cultura, além de ser membro da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre 1985 e 1986, fez parte da Comissão de Saúde e Defesa Ecológica. Já em 1987, integrou a Comissão de Cultura pela terceira vez. Foi primeira secretária da Mesa Diretora entre 1987 e 1988.
Reeleita em 15 de novembro de 1988 com 680 votos, tomou posse em 1 de janeiro de 1989. No mesmo ano, fez parte da Comissão Especial que foi responsável por elaborar a atual Lei Orgânica de Esteio. Foi também membro da Comissão de Cultura e Assistência Social. Até 13 de março de 1989, foi integrante da Comissão de Justiça e Redação. Já em 1991, foi secretária da Comissão de Cultura e Assistência Social, que, a partir de 6 de agosto, passa a se chamar Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social.
Assumiu o terceiro mandato em 1 de janeiro de 1993, após receber 894 votos nas eleições de 3 de outubro de 1992. Em 1995, foi membro da Comissão de Educação e Cultura.
No dia 3 de outubro de 1996, foi reeleita para um quarto mandato, tendo recebido 740 votos. Em 2000, foi presidente da Câmara Municipal de Esteio.
Obteve o voto de 700 eleitores em 8 de outubro de 2000 e assumiu a vereança, pela quinta vez, em 1 de janeiro do ano seguinte. Ao longo de 2001 e 2002, foi membro da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, na qual ocupou o cargo de secretária em 2003. Durante 2002, foi membro da Comissão de Apoio à Construção da Nova Sede da Câmara. No decorrer de 2003, também foi secretária da Comissão de Finanças e Orçamento.
Foi eleita, pela sexta vez, em 3 de outubro de 2004 com 1283 votos e assumiu em 1 de janeiro de 2005. Fez parte da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e ocupou a secretaria da Comissão de Educação, Cultura e Desporto também em 2005. Em 2006, foi secretária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e membro da Comissão de Educação, a qual veio a presidir em 2007. Fez parte da Comissão de Saúde e foi segunda secretária da Mesa Diretora também em 2007.
Foi reeleita para o sétimo mandato com 1.326 votos.
Por: Terezinha Bobsin