Para garantir recursos aos hospitais, vereadores vão à Assembleia Legislativa

Movimento suprapartidário dos parlamentares de Esteio busca garantir manutenção de verbas do Hospital São Camilo por meio de emendas ao Orçamento estadual

17/11/2021 – Durante a tarde de terça-feira (16), os vereadores da região metropolitana, motivados por um convite conjunto dos parlamentares de Esteio, realizaram um ato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (AL-RS). O movimento teve como objetivo conversar com os deputados estaduais para viabilizar emendas ao Orçamento de 2022. A intenção é que, por meio delas, possa ser assegurada a manutenção dos recursos aos hospitais da região, apesar da queda nos repasses, que deve ser gerada pelo programa Assistir. Uma carta assinada por todos os vereadores da cidade, onde são expostas as consequências geradas pela possível diminuição de recursos às instituições de saúde, também foi entregue aos membros do Parlamento gaúcho.

Para a presidente da Câmara, Fernanda Fernandes (PP), a diminuição nos repasses pode ocasionar até mesmo o fechamento de hospitais e a união dos vereadores é importante, devido à gravidade do tema. “Esteio foi a cidade que teve a maior representatividade", afirmou. "Foi a primeira vez na história que todos se uniram em uma pauta única, por entenderem a grandeza do assunto.”

Ainda de acordo com a líder do Poder Legislativo municipal, a carta foi entregue para a metade dos deputados, incluindo o presidente da AL-RS, Gabriel Souza (MDB), os presidentes das Comissões de Saúde e de Finanças, respectivamente, Zilá Breitenbach (PSDB) e Luís Augusto Lara (PTB), o líder do governo, Frederico Antunes (PP) e o relator do projeto de Lei Orçamentaria Anual (LOA) do Estado, Mateus Wesp (PSDB)

A LOA para o exercício de 2022, deverá ser votada nos próximos dias pelos deputados gaúchos. Nela vão ser previstos todos os investimentos feitos pelo governo no próximo ano.  .

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio


#pracegover: vereadores de Esteio, acompanhados de parlamentares da região, durante ato na Assembleia Legislativa.