Plenário aprova parabenização a estudante premiada na China

Esteiense foi única brasileira a se classificar e terminou em terceiro lugar em prêmio de ciência e tecnologia que teve a participação de 56 países.

02/08/2019 - A conquista da esteiense Giovana Berti Montovani, que ficou em terceiro lugar na edição de 2019 do China Adolescents Science and Technology Innovation Contest (Castic) motivou a aprovação de duas proposições na Câmara. A moção 67/2019 homenageia a própria estudante de 18 anos, já a 66/2019 congratula a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, onde a jovem segue o curso técnico de Química. Ambos os documentos são de autoria do vereador Léo Dahmer (PT) e receberam o voto favorável de todos os parlamentares, durante a sessão semanal da última terça-feira (30).

Giovana foi galardoada na competição realizada no país asiático por uma pesquisa que visa diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia por meio do uso do detergente acabi, derivado de uma resina extraída do pinheiro. O projeto já havia sido vencedor no Prêmio Killing de Tecnologia, de 2018.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio