Pascoal: Após representação, Loteamento Verdes Campos receberá correspondências
Em audiência pública realizada na tarde de ontem (12), o procurador da República Pedro Antônio Roso definiu que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) deverá atender, de maneira experimental e a partir do dia 20, o loteamento Verdes Campos, localizado no bairro Três Marias. A decisão ocorreu após representação protocolada pelo vereador Leonardo Pascoal (PP) no Ministério Público Federal em Canoas, bem como diálogo entre representantes da empresa, moradores do loteamento e prefeitura.
Segundo os moradores, desde a inauguração do loteamento os Correios não realizam entregas no local. “Eles não entram no residencial Campos de Esteio. Não recebemos contas diárias, nada. Apenas SEDEX e PAC”, explica a liderança do bairro, Neuda Diniz. Sem entrega domicilar, é necessário se deslocar até a agência dos Correios para retirar correspondências. De acordo com relatos dos participantes da audiência pública, há casos em que cartões são extraviados e compras são feitas sem autorização dos titulares.
O vereador Pascoal destacou que a falha na entrega ocorre apesar de o residencial ser regular, possuindo ruas identificadas e CEP. A representante da prefeitura Carla Dias concordou com o parlamentar e disse que isso se torna um problema também para o Executivo, apesar de manter sua parte de acordo. “Também somos penalizados porque as pessoas reclamam no balcão e os Correios culpam a prefeitura, afirmando que ela não fez sua parte, mas fez, pois denominou ruas, enumerou casas”, argumentou.
De acordo com o gestor da central de Distribuição dos Correios de Esteio, Edson Peixoto, as falhas ocorrem em função de pouco efetivo para a realização das entregas. “Precisamos estudar a necessidade de contratação de funcionários e enviar ao governo para liberar recursos e realizar de um concurso público”, disse. Ele também explicou que, devido ao volume de entregas e o tempo de serviço calculado para tal, os carteiros não conseguiriam atuar em outras áreas se o fizessem em todas as ruas do loteamento.
Ficou acordado que a empresa realizará um redimensionamento em capacidade laboral para efetuar uma primeira entrega de testes na próxima sexta-feira (20). A partir disso, poderão ser realizadas até três entregas antes de 16 de junho, data em que ocorrerá uma reunião para definir possíveis ajustes.