Parlamentar sugere escola de idiomas gratuita
24/01/2025 – Instituir a Escola Municipal de Idiomas, com o objetivo de fornecer cursos gratuitos de espanhol, inglês e libras (língua brasileira de sinais), prioritariamente para alunos de escolas municipais com idade entre 10 e 18 anos. É isso que propõe o vereador Guilherme Welter (PL), no anteprojeto 10/2025, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (21) e aprovado por unanimidade.
De acordo com o texto votado pelos parlamentares, os cursos terão 600 horas-aula em uma duração de 4 anos e poderão ter a oferta de idiomas ampliada, para incluir o alemão, o francês e o mandarim. Cada estudante poderá se inscrever para ter aulas de duas línguas diferentes e os egressos de escolas estaduais e particulares também poderão participar, caso haja vagas disponíveis.
Para os alunos de 16 a 18 anos, que tiverem 80% do curso concluído, além de aprovação e frequência mínima necessária, bom comportamento e autorização dos responsáveis, a proposta ainda prevê a possibilidade de intercâmbio. A atividade seria realizada em país em que a língua estudada seja falada, de preferência vizinho ao Brasil, por meio de parceria com instituições de ensino locais e internacionais.
Para Guilherme, a escolha dos idiomas citados acima reflete a importância do aprendizado de línguas para a inserção no mercado de trabalho globalizado. “A inclusão de inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão e libras reflete a diversidade cultural e prepara os jovens para interações multiculturais, além de promover a inclusão social e a cidadania plena”, afirma o vereador na justificativa anexada ao anteprojeto.
A proposta segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio