Parlamentar sugere apoio a enlutados por suicídio
28/03/2025 – Instituir o Programa Municipal de Apoio aos Enlutados por Suicídio em Esteio, com o objetivo de oferecer apoios psicológico e social a familiares e pessoas próximas de vítimas de suicídio. É isso que propõe o vereador Guilherme Welter (PL), no anteprojeto 42/2025, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio, durante a sessão semanal de terça-feira (25).
De acordo com o texto, caso a proposta venha a se tornar lei, ações como a formação de grupos de apoio liderados por profissionais especializados. E o atendimento coletivo e individual para o fortalecimento de vínculos com os enlutados e aconselhamento. Também será disponibilizada uma linha telefônica gratuita e chat para acolhimento e orientação.
Guilherme, na justificativa anexada ao anteprojeto, afirma que os acamados “sobreviventes enlutados” – grupo que inclui parentes amigos e colegas de pessoas que se suicidaram –, costumam ter um significativo sofrimento, passando por sentimentos de culpa e estigma social. “Estudos internacionais demonstram a eficácia de intervenções estruturadas para apoiar os enlutados por suicídio”, ressalta o parlamentar. “A pesquisa Sobreviventes Enlutados por Suicídio e as Possibilidades para Posvenção no Contexto da Saúde Pública Brasileira evidencia a necessidade de estratégias concretas de acolhimento, destacando experiências bem-sucedidas em países como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido”.
A proposta foi enviada ao Poder Executivo e será avaliada pela Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio