Parlamentar pede campanha contra fogos com barulho
14/12/2022 – Durante a sessão ordinária de terça-feira (13), o vereador Sandro Severo (PSB) apresentou o requerimento para outros órgãos 498/2022. O documento solicita à subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que promova uma campanha informativa sobre os danos causados pelos fogos de artifício com estampido, sobretudo a pessoas com autismo e animais domésticos.
Sandro também salienta que os fogos de artifício barulhentos - proibidos em Esteio desde 2020 pela lei 7.434 - podem causar danos tanto a quem manuseia os artefatos, como a todos que ouvem o ruído produzido pelo artefato. “Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de fogos de artifício no período de 2007 a 2021, ao longo desses anos, 96 mortes foram registradas no Brasil”, afirma. “Para quem não manuseia, o barulho é mais nocivo a pessoas com o transtorno do espectro do autismo (TEA), que podem ficar extremamente incomodadas”.
De acordo com o parlamentar, o barulho dos fogos também pode matar animais em casos extremos. “Muitas vezes, eles se acalmam apenas com o uso de sedativos e, quando nem assim o problema é resolvido, os danos são irreversíveis, podendo levá-los à morte” explica Sandro. “Isso acontece quando o barulho se associa ao medo, resultando em uma resposta de luta ou fuga, o que aumenta a frequência cardíaca, a vasoconstrição periférica e alterações no metabolismo da glicose”.
Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio