Parlamentar cobra mais ônibus para Porto Alegre

Leo Dahmer (PT) solicita à Prefeitura e ao governo do Estado, em documentos apresentados esta semana, que aumente a oferta de transporte coletivo diante da interrupção parcial da circulação de trens

13/06/2024 – A dificuldade para os esteienses irem a Porto Alegre por transporte público, após a catástrofe climática de maio, foi o tema de três documentos do vereador Leo Dahmer (PT), aprovados por unanimidade pelo plenário da Câmara. O pedido de informação 148/2024 e o de providência 393/2024 – endereçados à Prefeitura –, juntamente com o requerimento para outros órgãos 158/2024 – destinado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes –, foram apresentados na terça-feira (11), durante a última sessão semanal da Câmara de Esteio.

No primeiro documento, o parlamentar questiona se o governo municipal tomou alguma iniciativa para reduzir o impacto à comunidade por conta da interrupção do pleno funcionamento dos trens da Trensurb. “A descontinuidade da prestação de serviços de transporte público afetou moradores de Esteio, que estão tendo dificuldades de poder circular na região e acessar a capital gaúcha”, afirmou Leo. “Até o momento, os moradores têm dependido dos mesmos horários anteriormente disponibilizados, com alterações de redução de horários em algumas linhas apesar da crise”.

Ele também exige que o Poder Executivo providencie alternativas junto à empresa que opera o serviço de ônibus e lotações em Esteio para suprir a carência no pedido de providência 393/2024. “As linhas atuais não têm sido suficientes para atender a demanda de transporte para Porto Alegre”, declarou o vereador na justificativa à proposição.

Já no requerimento para outros órgãos 118/2024, Leo solicita à administração estadual que amenize a impossibilidade de funcionamento normal dos trens com a disponibilização de transporte público em outros modais. O parlamentar ressalta que com os ônibus metropolitanos, que estão sob a responsabilidade da Metroplan – uma autarquia estadual – e são operados por empresas privadas concessionárias, os usuários estão levando um tempo de deslocamento até três vezes maior para chegar em Porto Alegre e ao dobro do preço.

Além disso, o vereador ainda afirma que a escala de horário dos coletivos continua a mesma do período anterior às enchentes ou, em alguns casos, foi até mesmo reduzida. “Diante do exposto, temos a compreensão que o documento aponta questões suficientes para motivar a respectiva autoridade pública a tomar providências, tendo em vista a responsabilidade que lhe confere”, ressaltou Leo.

Com o serviço pleno suspenso desde as 16h de 3 de maio, os trens da Trensurb voltaram a circular em 30 de maio, em horário reduzido, com intervalo inicialmente de 35 minutos (diminuído para 20 minutos esta quinta-feira, 13 de junho) e apenas de Novo Hamburgo à estação Mathias Velho. Nesse ponto da linha, os usuários que queiram seguir a Porto Alegre precisam tomar um ônibus, que os deixa no Terminal Conceição, na região central da capital.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio