Parceria entre Hemocentro e Poder Público vai facilitar doação de sangue e medula óssea


Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea será lançada oficialmente nesta sexta (14), às 9h, na Rua Garibaldi (Rua Coberta)

Uma parceria entre o Hemocentro de Porto Alegre,  Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Esteio pretende facilitar a doação de sangue e medula óssea, durante a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que será lançada, oficialmente, nesta sexta-feira, 14, às 9 horas, na rua Garibaldi (Rua Coberta).  A campanha, que será aberta pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e pelo ex-deputado federal, Beto Albuquerque, autor da  Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009,  vai ocorrer nacionalmente de 14 a 21 de dezembro. Em Esteio, a ação será realizada somente no dia do lançamento,  oportunidade em que uma unidade móvel do Hemocentro ficará na Rua Coberta, até às 17h.

Conforme os organizadores, a campanha objetiva esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula e como isso pode salvar vidas. Integrantes do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), destacam a importância do doador cadastrado  informar sobre qualquer alteração no dado fornecido, no momento do cadastro (telefone, endereço, e-mail etc).

Para ser um doador, é necessário ter entre 18 e 54 anos e levar os documentos de RG e CPF. Não há peso mínimo para fazer a doação, e ter diabetes ou pressão alta não impede o ato. Durante o procedimento são colhidos 10 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA). Caso surja um paciente compatível, o voluntário será novamente chamado para testes sanguíneos e avaliação do estado de saúde atual.

Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156