Notícias
Inicia-se a votação em defesa do plebiscito popular por constituinte soberana do sistema político
Esteio: Moradores da Vila Osório reclamam do trânsito e de acidentes
23/10/2013 - A situação do trânsito e os constantes acidentes devido ao excesso de velocidade na Rua Brasília, na Vila Osório, foram tema de reunião, na tarde de ontem(22), na Câmara de Vereadores, entre a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo Dahmer(PT) e Rafael Figliero (PTB), moradores do bairro e a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. O pedido foi do vereador Jaime da Rosa(PSB). A ideia da comunidade é de alterar o sentido da Rua Brasília para único além da colocação de quebra-molas. Na oportunidade, o diretor de Trânsito, Eurico Siqueira, questionado pelo vereador Kohlraushc, disse que não há estudo específico sobre alterações no local e que o Executivo não possui engenheiro de trânsito. "Mesmo com a análise, é preciso que o engenheiro assine o projeto", disse. Além disso, o diretor argumentou que a colocação de quebra-molas só pode ser feita em último caso, conforme o Código de Trânsito. Um dos moradores contou que só neste ano, ocorreram oito acidentes em duas esquinas do bairro. O diretor de trânsito disse que levará os pedidos ao Secretário de Trânsito para que seja feito um estudo de viabilidade.Mais uma reunião deve ocorrer na próxima terça-feira, 29, às 16 horas, com a presença da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, para que os moradores e vereadores possam solicitar um prazo de entrega de projeto de viabilidade de alteração do trânsito. Participaram da reunião os vereadores, Beatriz Lopes, Harri Zanoni(PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Leonardo Pascoal (PP).
Mais fotos
Medida quer garantir mais segurança aos usuários de bancos em Esteio
23/10/2013 - Agências bancárias poderão ser obrigadas a instalar painéis opacos entre os usuários que já estão nos caixas e àqueles que aguardam atendimento. Esta é a proposta do vereador Felipe Costella(PMDB), protocolada na Câmara de Vereadores na noite de ontem(22). A ideia é diminuir a incidência do delito conhecido como "saidinha do banco", prática utilizada pelos assaltantes que já escolhem a vítima em potencial dentro da agência, que é abordada assim que deixa o banco. Costella, que é presidente da comissão de Segurança da Câmara, disse temer ataques à comunidade, após o atendimento nos caixas bancários. "Estamos preocupados com a segurança das pessoas, principalmente na hora em que saem das agências bancárias. O poder público tem o dever de buscar alternativas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos em todos os locais, inclusive dentro das agências bancárias”.
Encerrada Semana da Pessoa com Deficiência
Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores
Depois da mobilização da comunidade, em abril, as obras de instalação da rede de alta tensão foram paralisadas.
Mais fotos
Comissão de Saúde discute demandas com a Secretaria de Saúde
Mais fotos
Dia de conscientização sobre a psoríase em Esteio
29/10/2013 - Nesta terça-feira (29) se celebra o Dia Mundial da Psoríase, doença auto-imune sistêmica, que atinge 125 milhões de pessoas no mundo. Para celebrar a data, o vereador Leonardo Pascoal(PP), esteve na Rua Coberta, acompanhado da presidente da Psorisul, Gladis Lima, distribuindo materiais informativos e brindes, cedidos pela Psorisul. Na oportunidade, diversas pessoas portadoras da doença procuraram orientações sobre os tratamentos existentes. "O objetivo é conscientizar as pessoas, por meio de ações e iniciativas, sobre os cuidados com a pele", disse Pascoal. Para a presidente da Psorisul, aceitar a doença e não fugir da vida social é fator determinante para o tratamento. A municipalização do Dia Municipal da Psoríase é uma iniciativa do vereador Pascoal. "Aprovamos o projeto, mas o Executivo optou por vetar a matéria. Entretanto, por unanimidade ,a Câmara de Vereadores derrubou o veto aposto", destaca. A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por descamação e lesões avermelhadas. Normalmente, ela acomete cotovelos, couro cabeludo, joelhos, unhas, mãos e pés, mas pode afetar qualquer parte do corpo. Por alterar a aparência da pele, é comum o paciente sentir constrangimento, ficar desmotivado e abandonar o tratamento, alertam dermatologistas.
Por Terezinha Bobsin.
Vereadores visitam empresa Votorantim amanhã
30/10/2013 - Está marcada para amanhã, 31, às 15 horas, uma visita dos vereadores Jaime da Rosa(PSB) e Marcelo Kohlrausch(PDT), além dos moradores da vila Osório, à empresa Votorantim Cimentos, em Esteio. A intenção é conferir o valo que passa nas dependências da empresa, que, conforme reclamação dos moradores, seria um dos possíveis causadores da enchente no bairro. A visita terá o acompanhamento de engenheiros da empresa.
Por Terezinha Bobsin.
Câmara de Vereadores quer destino ao antigo prédio do INSS
Mais fotos
Câmara de Esteio derruba veto de adoção responsável
Mais fotos
Ruas da Vila Osório estiveram em pauta na sessão da Câmara de Vereadores
30/10/2013 - O desmoronamento do asfalto na rua Pery Fagundes, junto ao antigo prédio do INSS, na vila Osório, foi abordado na noite de ontem(29), na Câmara de Vereadores. Conforme o vereador Harri Zanoni(PSB), que teve aprovado pelo Plenário o pedido de reconstrução do local, a área está destruída, incluindo o desabamento do passeio público e o deslocamento da boca-de-lobo, causando um sério transtorno ao trânsito e riscos de acidentes. Além disso, vereador Jaime da Rosa(PSB), solicitou, com aprovação do Plenário, que a Corsan providencie com a máxima urgência, o fechamento de todos os buracos na rua Brasília e na rua Frederico Dahne, em função das obras do PAC. Já o vereador Leonardo Pascoal(PP), solicitou que a Corsan realize a repavimentação dos buracos localizados na rua Cristóvão Colombo. Os pedidos aprovados serão encaminhados ao Executivo para deliberação.
Mais fotos
Resumo da sessão de 02 de setembro
Vereadores pedem, novamente, isenção do IPTU para atingidos pela enchente
30/10/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (29), um novo pedido ao Executivo de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis atingidos por enchentes. A ideia é que o Executivo envie, na forma de projeto de lei, a sugestão aplicando o benefício no ano fiscal do exercício em que o imóvel for atingido, ou no subsequente, quando o IPTU já tiver sido pago. O primeiro pedido, por indicação dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Leonardo Pascoal(PP), com apoio da vereadora Michele Pereira (PT), foi no início de setembro, após a enxurrada de agosto."Recentemente o Prefeito questionado no programa do Paulo Bogado da BAND, de porque não concedia a isenção de IPTU para os atingidos pela enchente, respondeu que preferia utilizar este dinheiro em obras para resolver o problema e afirmou que a isenção da tarifa de água foi uma escolha para amenizar os prejuízos dos atingidos. Ora, com todo o respeito a isenção da tarifa de água é uma medida da CORSAN, que não tem ligação alguma com o executivo municipal", alegou. Kohlrausch afirma, ainda, que a liberação do FGTS, não pode ser comemorada como conquista de ninguém e que o benefício é um direito do trabalhador em razão da sua função, uma conquista sua e não pode ser tratado como um benefício concedido pelo govern. "Tenho certeza que os trabalhadores de Esteio gostariam de utilizar o FGTS, para outros fins e não para reparar ano após ano os prejuízos que tem com as enchentes e a reiterada perda de seus móveis e bens que conquistaram com todo o seu esforço", destaca.
Por Terezinha Bobsin.
Plebiscito: Câmara tem urna
Esteio: Vereador pede ampliação nos serviços da SAMU
Mais fotos
Câmara de Esteio aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 com emendas
Câmara de Esteio realiza solenidade alusiva à Juventude
Mais fotos
Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo
Mais fotos
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Também o representante do Conselho da Juventude, Rodrigo Jankoski, destacou as ações e as políticas públicas que a administração vem desenvolvendo ao longo dos anos em em prol da juventude, a exemplo do recém-criado Conselho Municipal da Juventude. Durante o evento, os jovens indicados por diversas instituições e indicação dos vereadores, receberam uma distinção do Legislativo. Participaram da cerimônia, além dos vereadores, representantes da Brigada Militar e do Executivo, a secretária de Educação, Carla Escosteguy.
Mais fotos
18/09/2014 - Câmara de Esteio aprova repasse R$ 70 mil para o Consepro
Ações do documento