Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Inicia-se a votação em defesa do plebiscito popular por constituinte soberana do sistema político

Inicia-se a votação em defesa do plebiscito popular por constituinte soberana do sistema político
01/09/2014 - Câmara de Vereadores terá urna para votação Começou nesta segunda-feira (1) o Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte Exclusiva à Reforma Política. A votação ocorre até o dia 7 de setembro. A ideia, segundo o presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), que disponibilizou uma urna na sede do Legislativo, é que o Congresso Nacional convoque uma Assembleia Constituinte sobre o sistema político. Em Esteio, através de aprovação em Plenário, a Câmara criou a Frente Parlamentar em defesa da causa, que tem a participação das vereadoras Michele Pereira (PT), Beatriz Lopes (PT) e Leonardo Dahmer (PT)
Além das urnas físicas, os eleitores poderão participar de forma online. Para que o voto seja computado, é necessário informar o nome e o CPF. O objetivo é alcançar um número expressivo de votantes e também abranger localidades onde não tenha urna. Mais informações no endereço: http://plebiscitoconstituinte.org.br/
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio: Moradores da Vila Osório reclamam do trânsito e de acidentes

Esteio: Moradores da Vila Osório reclamam do trânsito e de acidentes

 

23/10/2013 - A situação do trânsito e os constantes acidentes devido ao excesso de velocidade na Rua Brasília, na Vila Osório, foram tema de reunião, na tarde de ontem(22), na Câmara de Vereadores, entre a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo Dahmer(PT) e Rafael Figliero (PTB), moradores do bairro e a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. O pedido foi do vereador Jaime da Rosa(PSB). A ideia da comunidade é de alterar o sentido da Rua Brasília para único além da colocação de quebra-molas. Na oportunidade, o diretor de Trânsito, Eurico Siqueira, questionado pelo vereador Kohlraushc, disse que não há estudo específico sobre alterações no local e que o Executivo não possui engenheiro de trânsito. "Mesmo com a análise, é preciso que o engenheiro assine o projeto", disse. Além disso, o diretor argumentou que a colocação de quebra-molas só pode ser feita em último caso, conforme o Código de Trânsito. Um dos moradores contou que só neste ano, ocorreram oito acidentes em duas esquinas do bairro. O diretor de trânsito disse que levará os pedidos ao Secretário de Trânsito para que seja feito um estudo de viabilidade.Mais uma reunião deve ocorrer na próxima terça-feira, 29, às 16 horas, com a presença da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, para que os moradores e vereadores possam solicitar um prazo de entrega de projeto de viabilidade de alteração do trânsito. Participaram da reunião os vereadores, Beatriz Lopes, Harri Zanoni(PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Leonardo Pascoal (PP).

Mais fotos

Esteio: Moradores da Vila Osório reclamam do trânsito e de acidentes
Por Terezinha Bobsin.

Medida quer garantir mais segurança aos usuários de bancos em Esteio

Medida quer garantir mais segurança aos usuários de bancos em Esteio

 

23/10/2013 - Agências bancárias poderão ser obrigadas a instalar painéis opacos  entre os usuários que já estão nos caixas e àqueles que aguardam atendimento. Esta é a proposta do vereador Felipe Costella(PMDB), protocolada na Câmara de Vereadores na noite de ontem(22). A ideia é diminuir a incidência do delito conhecido como "saidinha do banco", prática utilizada pelos assaltantes que já escolhem a vítima em potencial dentro da agência, que é abordada assim que deixa o banco. Costella, que é presidente da comissão de Segurança da Câmara, disse temer ataques à comunidade, após o atendimento nos caixas bancários. "Estamos preocupados com a segurança das pessoas, principalmente na hora em que saem das agências bancárias. O poder público tem o dever de buscar alternativas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos em todos os locais, inclusive dentro das agências bancárias”.

O vereador foi buscar na tarde de ontem(22), o exemplo do Banrisul, e conversou com o gerente, Milton Eugênio Weigel, que aprovou a medida. O projeto, que vai tramitar pelas comissões permanentes para análise, prevê prazo de 90 dias para adaptação das agências bancárias e sanções, caso aprovado, que vão desde advertência, aplicação de multas, até a cassação do alvará de funcionamento.
Por Terezinha Bobsin.

Encerrada Semana da Pessoa com Deficiência

Encerrada  Semana da Pessoa com Deficiência
01/09/2014 - A Semana da Pessoa com Deficiência encerrou-se nesta sexta-feira, 29, com a realização da Conferência da pessoa com Deficiência, em sua terceira edição. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença da vereadora Michele Pereira (PT) e do vereador Rafael Figliero (PTB).
Durante a atividade, um vídeo de dança do grupo Movimento Surdo, composto por alunos da Escola Estadual Especial Padre Réus. Uma série de depoimentos fizeram parte da conferência, entre eles o da homenageada pelo Legislativo, , a auxiliar de inclusão Sabrina Minhos , que desenvolveu um colete especial para o menino Lucas Natã, aluno da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vivendo a Infância, visando facilitar interação do garoto com os colegas. Também o menino Getúlio Felipe Fernandes da Silva, de 9 anos, beneficiado pela AACD, que ficou conhecido por ter entrado em campo com o goleiro da Alemanha em um dos jogos da Copa do Mundo de 2014, relatou suas experiências. No último dia 26, a Câmara de Vereadores realizou ato solene alusivo à Semana da pessoa com deficiência e destacou nove pessoas que prestam relevantes serviços à causa. As atividades tiveram apoio do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência (Compede), Câmara de Vereadores e realização da Prefeitura.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores

Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores

Depois da mobilização da comunidade, em abril, as obras de instalação da rede de alta tensão foram paralisadas.

24/10/2013 - Os vereadores Jaime da Rosa(PSB) e Leonardo Pascoal(PP) estão solicitando cópia do projeto do novo traçado da linha de alta tensão que irá cruzar a Vila Osório, em Esteio, à Prefeitura. A medida, aprovada em Plenário na última terça-feira, 22, pretende esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela concessionária AES Sul à secretaria de Desenilvimento Urbano e Habitação. O primeiro traçado apresentando pela concessionária - pelas ruas Tirandentes, Brasília, São Cristóvão, Leônidas Silva até a Castro Alves, onde se reencontraria com a rede original - iria atingir mais de 50 famílias, que conseguiram a paralisação imediata das obras em abril, por não aceitarem a instalação de torres de alta tensão em frente às suas residências.
Na oportunidade, com a mobilização da comunidade e dos vereadores, as obras foram paralisadas até que o novo traçado sugerido pela comunidade para que a rede seja puxada pelas ruas Peri Fagundes e Oswaldo Kroeff com saída até a BR 116, o que atinge apenas quatro famílias, fosse apresentado ao Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), devido a inclusão de parte da BR 116 na rota. "Há alguns dias, foi anunciado pela concessionária a alteração na rota, mas precisamos assegurar que as reivindicações dos moradores, expressas junto ao Poder Público e à companhia AES Sul, foram atendidas", destacam.

Mais fotos

Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores
Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores
Por Terezinha Bobsin.

Comissão de Saúde discute demandas com a Secretaria de Saúde

Comissão de Saúde discute demandas com a Secretaria de Saúde
02/09/2014 - A Comissão de Saúde reuniu-se na tarde de hoje (02) com a secretária da Saúde, Ana Paula Macedo, a fim de trazer algumas demandas vinculadas à área. Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). Um dos questionamentos lançados pelos parlamentares, girou em torno da demora na realização de exames, em que muitos pacientes precisam aguardar por longos períodos, chegando até mesmo a esperar quatro anos por uma consulta ou exame. “É necessário permanecer tanto tempo em uma fila de espera para a realização de um exame”, indagou o vereador Leonardo Pascoal. Em resposta, Ana Paula explicou que em muitos casos os pacientes dependem de especialidades médicas diferenciadas e que algumas delas não estão disponíveis no município. “Vários casos necessitam ser encaminhados a Porto Alegre e como muitos pacientes da região metropolitana são deslocados. A fila tende a aumentar, o que faz com que a realização de exames específicos demore. Entretanto, buscamos entrar em contato com os pacientes para fazer um acompanhamento de caso”, disse. 
Outros dois casos foram levantados pelos vereadores, que diziam respeito a um exame agendado para um paciente, cuja sua realização se dará em uma unidade de saúde na cidade de Sapiranga. Já a outra situação envolvia uma paciente que foi transferida de zona de atendimento por residir em numeração ímpar. Com relação ao primeiro caso, a secretária informou que vai conversar com a equipe, a fim de encontrar uma solução. 
Quanto à outra situação, trazida pelo vereador Jaime da Rosa, a responsável relatou que existe uma demarcação de zonas, pertencentes a determinadas áreas de atendimento em saúde. “Cada equipe da saúde atua com um número específico de pacientes em cada território, totalizando um máximo de quatro mil pacientes e quando este número é atingido, o paciente é repassado para outra equipe”, relatou. A secretária colocou-se à disposição para maiores esclarecimentos e a Comissão continuará acompanhando as demandas municipais.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Comissão de Saúde discute demandas com a Secretaria de Saúde

Dia de conscientização sobre a psoríase em Esteio

Dia de conscientização sobre a psoríase em Esteio


29/10/2013 - Nesta terça-feira (29) se celebra o Dia Mundial da Psoríase, doença auto-imune sistêmica, que atinge 125 milhões de pessoas no mundo. Para celebrar a data, o vereador Leonardo Pascoal(PP), esteve na Rua Coberta, acompanhado da presidente da Psorisul, Gladis Lima, distribuindo materiais informativos e brindes, cedidos pela Psorisul. Na oportunidade, diversas pessoas portadoras da doença procuraram orientações sobre os tratamentos existentes. "O objetivo é conscientizar as pessoas, por meio de ações e iniciativas, sobre os cuidados com a pele", disse Pascoal. Para a presidente da Psorisul, aceitar a doença e não fugir da vida social é fator determinante para o tratamento. A municipalização do Dia Municipal da Psoríase é uma iniciativa do vereador Pascoal. "Aprovamos o projeto, mas o Executivo optou por vetar a matéria. Entretanto, por unanimidade ,a Câmara de Vereadores derrubou o veto aposto", destaca. A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por descamação e lesões avermelhadas. Normalmente, ela acomete cotovelos, couro cabeludo, joelhos, unhas, mãos e pés, mas pode afetar qualquer parte do corpo. Por alterar a aparência da pele, é comum o paciente sentir constrangimento, ficar desmotivado e abandonar o tratamento, alertam dermatologistas.


Por Terezinha Bobsin.

Vereadores visitam empresa Votorantim amanhã

Vereadores visitam empresa Votorantim amanhã


30/10/2013 - Está marcada para amanhã, 31, às 15 horas, uma visita dos vereadores Jaime da Rosa(PSB) e Marcelo Kohlrausch(PDT), além dos moradores da vila Osório, à empresa Votorantim Cimentos, em Esteio. A intenção é conferir o valo que passa nas dependências da empresa, que, conforme reclamação dos moradores, seria um dos possíveis causadores da enchente no bairro. A visita terá o acompanhamento de engenheiros da empresa.


Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Vereadores quer destino ao antigo prédio do INSS

Câmara de Vereadores quer destino ao antigo prédio do INSS
Legislativo vai encaminhar ofício ao governo federal nesta semana 
03/09/2014 - A Câmara de Vereadores de Esteio vai oficiar o Ministério da Previdência para que dê um destino ao antigo prédio onde funcionou durante 39 anos o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Localizado na rua Olga Jankoski, 68, na Vila Osório. Preocupado com o estado de abandono do local desde que a agência foi transferida para rua Machado Lopes, 256, no Centro da cidade, em 2010, o vereador proponente, Marcelo Kohlrausch(PDT), apresentou o pedido ontem(2) ao Plenário e teve aprovação unânime dos vereadores. "O estado de abandono do prédio, que está interditado desde 2006 devido ao risco de desabamento, oferece problemas permanentes à segurança dos moradores da região", destaca. A sugestão do vereador, que constará no documento, é de que seja instalado no local uma escola técnica ou a criação de um projeto habitacional do programa do governo federal. 
História: Agência de Esteio foi interditada no dia 18 de agosto de 2006, com risco desabamento. A unidade fechou, definitivamente, em fevereiro de 2007, deixando mais de 400 usuários sem serviço. Na época, os serviços foram transferidos, temporariamente, para a agência de Canoas. A decisão de fechar a agência de Esteio partiu da Gerência Executiva do INSS em Canoas, ao constatar, através de laudo fornecido pela Engenharia do INSS, que o prédio oferecia risco aos servidores que lá trabalham e ao público, devido às más condições de conservação, já que o teto estava caindo. Neste período, as Câmara de Vereadores de Esteio e Sapucaia do Sul se movimentaram, através de audiências públicas. Em janeiro de 2007, os vereadores foram até Brasília, com recursos próprios, para que os serviços fossem mantidos em Esteio e pressionar pelo aluguel de um novo espaço temporário. A prefeitura de Esteio, com aprovação do Legislativo, repassou a área - antiga Praça da Legalidade - onde atualmente funciona o INSS à União. Em dezembro de 2007, a empresa vencedora do processo licitatório, Construtora JRN Ltda., de Minas Gerais. assinou o contrato da obra. Em janeiro 2010, a agência foi oficialmente inaugurada pelo governo federal, na rua Machado Lopes, 256.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Câmara de Vereadores quer destino ao antigo prédio do INSS

Câmara de Esteio derruba veto de adoção responsável

Câmara de Esteio derruba veto de adoção responsável
03/09/2014 - A Câmara de Vereadores de Esteio derrubou na noite de ontem(2 de setembro), por unanimidade, o veto do Executivo ao projeto de lei que institui a Política de Estímulo à Adoção de Animais Domésticos. A justificativa para o veto, segundo mensagem do Executivo, refere-se ao melhor interesse público e de ordem constitucional. Para o vereador proponente, Leonardo Pascoal(PP), o projeto foi construído em parceira com as Organizações Não-Governamentais (ONGs), por tratar-se de uma importante medida visando minimizar o problema do abandono de animais nas ruas da cidade, através do incentivo à adoção responsável.

A matéria foi amparada pela Comissão de Finanças e Orçamento, através do setor jurídico do Legislativo, que ofereceu parecer pela constitucionalidade, por não criar atribuições ao Executivo, "pois o bem estar dos animais domésticos faz parte dos deveres compulsórios de cada ente público, o que é inerente ao poder de polícia administrativo".

Segundo a presidente da Comissão, Michele Pereira(PT), a proposta institui a data comemorativa e implementa algumas ações que já estão previstas em lei. "Vamos aguardar a decisão do Executivo pela sanção ou em âmbito judicial ", alegou a presidente ao defender a derrubada do veto. 

O projeto, que visa a conscientização da população com relação ao tratamento que deve ser dispensado aos animais; transmissão, controle e prevenção de doenças; controle populacional de animais, bem como instituiu o Dia Municipal de proteção aos Animais, a ser celebrado, anualmente, em 4 de outubro, segue nesta semana para análise do Executivo.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Câmara de Esteio derruba veto de adoção responsável

Ruas da Vila Osório estiveram em pauta na sessão da Câmara de Vereadores

 Ruas da Vila Osório estiveram em pauta na sessão da Câmara de Vereadores

 

30/10/2013 - O desmoronamento do asfalto na rua Pery Fagundes, junto ao antigo prédio do INSS, na vila Osório, foi abordado na noite de ontem(29), na Câmara de Vereadores. Conforme o vereador Harri Zanoni(PSB), que teve aprovado pelo Plenário o pedido de reconstrução do local, a área está destruída, incluindo o desabamento do passeio público e o deslocamento da boca-de-lobo, causando um sério transtorno ao trânsito e riscos de acidentes. Além disso, vereador Jaime da Rosa(PSB), solicitou, com aprovação do Plenário, que a Corsan providencie com a máxima urgência, o fechamento de todos os buracos na rua Brasília e na rua Frederico Dahne, em função das obras do PAC. Já o vereador Leonardo Pascoal(PP), solicitou que a Corsan realize a repavimentação dos buracos localizados na rua Cristóvão Colombo. Os pedidos aprovados serão encaminhados ao Executivo para deliberação.

Mais fotos

 Ruas da Vila Osório estiveram em pauta na sessão da Câmara de Vereadores
 Ruas da Vila Osório estiveram em pauta na sessão da Câmara de Vereadores
Por Terezinha Bobsin.

Resumo da sessão de 02 de setembro

Resumo da sessão de 02 de setembro
03/09/2014 - A Câmara de Vereadores derrubou o veto do Executivo ao projeto de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP), que institui política de estímulo à adoção de animais domésticos, por unanimidade. Também foi aprovado pelo Plenário o projeto de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 78 mil, destinados à secretaria de Educação, visando a manutenção das unidades escolares. Já para a secretaria de Saúde foi suplementado o recurso de R$ 57,6 mil, que vai servir de reforço para cobrir despesas com o incentivo aos projetos de vigilância e prevenção de violências e acidentes. Também em regime de urgência foi aprovado pela maioria dos vereadores a criação de cargo de diretor do Departamento de Esgotos Pluviais, na secretaria de Obras viárias. 
Na Tribuna Popular, a secretária de Educação, Carla Escosteguy explicou o período de matriculas e sobre a Central de Matriculas, além de responder aos questionamentos dos vereadores.
 Confira os pedidos dos vereadores:

 A vereadora Michele Pereira (PT) requer a execuções das seguintes ações no Parque Galvany Guedes e na Praça da Juventude: Manutenção nas churrasqueiras existentes, construção de mais churrasqueiras, colocação de mais lixeiras em todo o espaço, colocação de saibro na pista de caminhada, manutenção na rede elétrica da Praça da Juventude. Solicita a notificação do proprietário do terreno baldio localizado na rua Alan Kardec, ao lado do número 407, bairro Jardim Planalto para que faça a limpeza no local 
O Vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita a limpeza dos bueiros localizados em toda a extensão da rua Jacarandá. Requer a limpeza e cercamento do terreno e limpeza do passeio público localizado na rua Henrique de Paula Silveira, 216. 
O vereador Rafael Figliero (PTB) pede informação sobre como está a situação do esgoto localizado na rua Prata, 61 e que passa nos fundos de vários terrenos nesta rua. A moradora já protocolou diversas solicitações para que a prefeitura realize o serviço mas até o momento não teve o problema resolvido. 
O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita que seja enviado ofício ao Governo Federal solicitando que estude a possibilidade de destinar a área onde funcionava a previdência social na Vila Osório para instalação de uma escola técnica ou a construção de mais um condomínio habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida. Pede que seja enviado ao executivo o seguinte requerimento: Que a secretaria competente estude meios de qualificar o trânsito junto à rótula junto às ruas Rio Grande e Padre Claret. O círculo desenhado com tachas no ponto de encontro das vias públicas é insuficiente para garantir a transição segura dos veículos. Requer que seja enviado ofício ao escritório da Corsan de Esteio e de Sapucaia do Sul, pois na divisa entre os referidos municípios, na Avenida Luiz Pasteur, 3182 foi aberta uma canaleta no asfalto para ligação de água, mas o reparo foi esquecido. Os moradores reclamam que os veículos ao passarem pelo buraco fazem muito barulho e geram forte vibração que já está rachando paredes.
O vereador Leonardo Dahmer (PT) solicita informações sobre o prazo de saída do EcoPonto existente junto ao Ginásio Municipal Edgar Piccioni, localizado na Rua 24 de Agosto.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Vereadores pedem, novamente, isenção do IPTU para atingidos pela enchente

Vereadores pedem, novamente, isenção do IPTU para atingidos pela enchente


30/10/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (29), um novo pedido ao Executivo de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos imóveis atingidos por enchentes. A ideia é que o Executivo envie, na forma de projeto de lei, a sugestão aplicando o benefício no ano fiscal do exercício em que o imóvel for atingido, ou no subsequente, quando o IPTU já tiver sido pago. O primeiro pedido, por indicação dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Leonardo Pascoal(PP), com apoio da vereadora Michele Pereira (PT), foi no início de setembro, após a enxurrada de agosto."Recentemente o Prefeito questionado no programa do Paulo Bogado da BAND, de porque não concedia a isenção de IPTU para os atingidos pela enchente, respondeu que preferia utilizar este dinheiro em obras para resolver o problema e afirmou que a isenção da tarifa de água foi uma escolha para amenizar os prejuízos dos atingidos. Ora, com todo o respeito a isenção da tarifa de água é uma medida da CORSAN, que não tem ligação alguma com o executivo municipal", alegou. Kohlrausch afirma, ainda, que a liberação do FGTS, não pode ser comemorada como conquista de ninguém e que o benefício é um direito do trabalhador em razão da sua função, uma conquista sua e não pode ser tratado como um benefício concedido pelo govern. "Tenho certeza que os trabalhadores de Esteio gostariam de utilizar o FGTS, para outros fins e não para reparar ano após ano os prejuízos que tem com as enchentes e a reiterada perda de seus móveis e bens que conquistaram com todo o seu esforço", destaca.


Por Terezinha Bobsin.

Plebiscito: Câmara tem urna

Plebiscito: Câmara tem urna
04/09/2014 - Os moradores interessados em votar, presencialmente, no plebiscito pela reforma política poderá usar a urna instalada o prédio da Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535), além das urnas itinerantes pela cidade e na prefeitura (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150). A votação também pode ser feita pelo site www.plebiscitoconstituinte.org.br. Para votar, o eleitor deverá informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A consulta se estenderá até domingo (7).
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio: Vereador pede ampliação nos serviços da SAMU

Esteio: Vereador pede ampliação nos serviços da SAMU
10/09/2014 - A ampliação dos serviços da SAMU no Município foi solicitada ontem (09), durante a sessão, pelo vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), junto ao governo federal, com aprovação da Câmara de Vereadores. Segundo ele, a recente inauguração da BR 448 trouxe benefícios ao trânsito, porém gerou efeitos colaterais, como o aumento da mancha de inundação e a elevação de sinistros na região, inclusive as despesas com iluminação pública de boa parte da rodovia passou a ser responsabilidade de Esteio. “Como forma de compensação a esses efeitos colaterais, reivindico a ampliação dos serviços da SAMU para nossa cidade”, comentou o vereador.
Por Andressa Michels - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Vereador pede ampliação nos serviços da SAMU

Câmara de Esteio aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 com emendas

Câmara de Esteio aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 com emendas
10/09/2014 - A proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015 foi aprovada na noite de ontem (9 de setembro), com várias emendas da Câmara de Vereadores. A LDO , que tem receita prevista em mais de R$ 232 milhões, compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. As áreas que mais receberão recursos são a Educação com cerca de R$ 63 milhões; a Saúde R$ 40,9 milhões; Obras R$ 31,3 milhões e Administração R$ 26,8 milhões. 
Entre as iniciativas de emendas estão os vereadores Jaime da Rosa(PSB), Michele Pereira(PT), Felipe Costella(PMDB) e Leonardo Pascoal(PP). Segundo o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), o projeto e as emendas consolidadas serão encaminhados ao Executivo até o dia 15 deste mês. "Posteriormente, o Poder Executivo deverá encaminhar à Câmara o orçamento geral, definindo valores para todas as ações da administração do próximo ano", destacou.
 Confira as emendas
- Ampliação de verba R$ 50mil para R$ 70 mil nos recursos anuais para a Liga Feminina de Combate ao Câncer; 
- Ampliação e/ou remodelação da rede de esgoto pluvial do canal cimento;
- Construção, reforma e/ou ampliação do CMEB João XXIII; 
- Construção de abrigos nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs 
- Drenagem e pavimentação na rua Oscarito, no Parque Primavera; 
- Manutenção e melhorias na área de lazer do Parque Galvany Guedes; 
- Pavimentação e recapeamento asfáltico nas Travessas 50, 60, 70, 71, 72, 73 e 74, nos calçadões Norte e Sul, prolongamento da rua Oswaldo Jesus Vieira, Loteamento Hípica e Bruno Sperb; 
- Regularização de lotes na rua Bruno Sperb;
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Câmara de Esteio realiza solenidade alusiva à Juventude

Câmara de Esteio realiza solenidade alusiva à Juventude
10/09/2014 - A Câmara de Vereadores de Esteio realiza na próxima terça-feira, 16, às 19h30min, ato solene alusivo à juventude. A iniciativa é do vereador Leonardo Pascoal(PP) e visa homenagear jovens esteienses que tenham se destacado em diversas áreas do município. A cerimônia, que é aberta ao público, vai ocorrer na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio realiza solenidade alusiva à Juventude

Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo

Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo
17/09/2014 - A alteração nas leis 5.601/12 e 5.786/13, que tratam da taxa de coleta de lixo e do IPTU, em Esteio, foram tema da reunião de ontem (16) com a Comissão de Finanças na Câmara de Vereadores. O pauta veio à tona por conta da tramitação de um projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que visa alterar determinadas regras no pagamento dos dois impostos, mudando, por exemplo o percentual de desconto de 20% para 10% para o pagamento em cota única do IPTU e a cobrança proporcional, levando em conta a metragem do imóvel, na taxa de lixo. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP), Felipe Costella (PMDB),integrantes da comissão de Finanças e Orçamento, além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB), Jane Battistello (SDD), Marcelo Kohlrausch(PDT) e Michele Pereira (PT), bem como a secretária da Fazenda, Sônia Vieira; o Consultor Jurídico, Antenor Sato e de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL).
 O vereador Jaime da Rosa, presidente da Comissão de Finanças, iniciou a reunião questionando as novas regras de cobrança da taxa de lixo. “Gostaríamos de ter maiores esclarecimentos sobre a cobrança desta taxa e a redução de 10 % em cota única do IPTU, bem como a especificação de determinados artigos do projeto”, disse. Sobre a taxa de lixo, segundo o representante jurídico do Executivo, Antenor Sato , usuários com terrenos com testada acima de 25 metros sofreram redução de valor. "A intenção é sanar possíveis omissões e contradições ocorridas no ato do lançamento da taxa, a exemplo da cobrança de metragem linear de terrenos baldios. Verificamos que a cobrança proporcional, levando-se em conta a destinação e a metragem do terreno do imóvel seria mais equilibrado, o que acarretará em redução da taxa de lixo", destaca. Sato também ressaltou que a taxa para condomínios prediais será considerada a testada padrão de oito metros lineares. 
Os vereadores da Comissão cobraram, também, mais clareza na tabela de cálculo, realizado em Unidade Financeira de Referência Municipal (UFRM), para imóveis acima de 25 metros de testada. "Ficaria mais claro para a comunidade se na tabela estivesse especificado o valor total em UFRM", frisou o vereador Pascoal. Sato também explicou a alteração no IPTU. “O bom pagador não terá redução no desconto e, sim, um desconto de até 22%", disse. De acordo com a Secretária da Fazenda, Sônia Vieira, houve um mapeamento do território municipal para corrigir cadastros incorretos. “Temos 29 mil terrenos de economia de IPTU, sendo que em 16 mil não ocorreram alterações, enquanto ocorreram duas mil divergências no mapeamento, envolvendo os moradores do bairro Santo Inácio, mas que já foram corrigidas.” Sônia também acrescentou que 40% da população do município pagou a taxa de IPTU em cota única.
O vereador Leonardo Pascoal ressaltou que o pagamento em cota única diminui a inadimplência. “É importante o incentivo do desconto, muitas pessoas economizam para poder pagar a taxa nesta modalidade”, complementou o parlamentar. Em concordância, o vereador Marcelo Kohlrausch questionou sobre o atual desconto, cogitando a possibilidade de fixar o valor em 20%. Em resposta, Sato comentou que a redução para 10% no desconto não deveria ser vista como um aumento na taxa em cota única. O projeto seguem em análise das comissões da Câmara de Vereadores. 
Confira como ficará o acréscimo na tabela para cobrança de imóveis residenciais, terrenos baldios e prediais, quando excedido o correspondente a 25 metros de testada por inscrição imobiliária, conforme o projeto:
(a) de 25,00 a 30,00m: + 3 UFRM 
(b|)de 30,01 a 40,00m: + 10 UFRM 
(c) de 40,01 a 50,00m: + 20 UFRM 
(d) de 50,01 a 60,00m: +30 UFRM 
(e) de 60,00 a 70,00m: + 40 UFRM 
(f) de 70,01 a 80,00m: + 50UFRM *UFRM (Unidade Fiscal de Referência do Município) – R$ 2,8802. Valor válido até 31 de outubro de 2014 (Decreto 4.948 de 25/10/2013) fonte da Prefeitura Municipal.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição e fotos Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo
Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo
Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo
Câmara de Esteio debate projeto que altera regras no IPTU e na taxa de coleta de lixo

Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio

Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio

17/09/2014 - Câmara de Vereadores de Esteio destacou na noite de ontem(16), 16 jovens que se sobressaíram em diversas áreas da sociedade civil . A iniciativa foi do vereador Leonardo Pascoal(PP), que falou sobre o evento: "Os jovens são mais ousados, temem menos e encaram novos desafios. São protagonistas de diversos movimentos que mudaram a história, a exemplo dos caras pintadas, ação que resultou em impeachment de presidente da república, e, mais recentemente, as manifestações em junho do ano passado. Estes jovens indicados representam uma parcela da população esteiense que, diariamente, luta por um país melhor", disse, observando a sintonia do Legislativo com a promulgação da Lei Federal 12.852/13, que instituiu o Estatuto da Juventude.

Também o representante do Conselho da Juventude, Rodrigo Jankoski, destacou as ações e as políticas públicas que a administração vem desenvolvendo ao longo dos anos em em prol da juventude, a exemplo do recém-criado Conselho Municipal da Juventude. Durante o evento, os jovens indicados por diversas instituições e indicação dos vereadores, receberam uma distinção do Legislativo. Participaram da cerimônia, além dos vereadores, representantes da Brigada Militar e do Executivo, a secretária de Educação, Carla Escosteguy.
Confira os homenageados e as instituições que indicaram
 - Ana Clara Monteiro Andrades - Colégio Coração de Maria 
 - Mariana Cardoso / Diego Felipe dos Santos Conselho Municipal do Bem estar Animal 
 - Ciro Ferreira /Vereador Leonardo Dahmer 
 - Wagner Alvim Paz da Fontoura /Vereador Marcelo Kohlrausch 
 - Ari Tomielo Filho/ Vereador Leonardo Pascoal 
 - Patrícia Jachetti / Tainá Silva de Oliveira / Andressa de Oliveira/ Vereador Jaime da Rosa e Ari da Center 
 - Nathan Micael Lopes G. Ridas/ Vereador Felipe Costella - Richard Pacheco Ribeiro/ Vereadora Michele Pereira 
- Gilberto Antônio Gewehr /Vereadora Jane Battistello 
 - Luciane Ghisleni /Vereador Rafael Figliero 
 - Rafael Longaray Fernandes CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas 
 - Luiza Karana Câmara Municipal de Esteio 
 - Gabriel José Moro Vereadora Beatriz Lopes
 - Alessandra de Souza Freitas -Escola Padre Réus
Obs: As demais fotos dos homenageados podem ser conferidas neste site no link Galeria de Fotos.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio
Juventude é homenageada pela Câmara de Vereadores de Esteio

18/09/2014 - Câmara de Esteio aprova repasse R$ 70 mil para o Consepro

Câmara de Esteio aprova repasse R$ 70 mil para o Consepro
Por unanimidade, a Câmara de Esteio aprovou na última terça-feira, 16, o projeto reduzindo no orçamento do Legislativo, no valor de R$ 70mil. A verba, que será destinada ao Conselho Pró-Segurança Pública de Esteio (Consepro), através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, visa atender solicitação do Comando 34º da Brigada Militar, para a construção de prédio anexo ao atual, objetivando de atender as necessidades da corporação. A ideia, segundo o comandante e tenente coronel, Egon Kvietinski, é melhorar as acomodações do vestiário e de banheiros; construir um refeitório; um espaço de treinamento, além da ampliação da área administrativa. "Não temos mais condições abrigar a corporação naquele prédio", argumentou o comandante, em reunião com o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), além dos vereadores Beatriz Lopes(PT), Jaime da Rosa(PSB), Harri Zanoni (PSB), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB). A Brigada Militar, que desde o ano passado vem dialogando junto aos vereadores em busca de apoio, deverá, ainda, procurar auxílio junto ao Executivo, empresários e à comunidade para o desenvolvimento do projeto. O custo, de acordo com o comandante, é de R$ 500 mil. Neste ano, a Câmara passou R$ 200 mil, resultado da economia do Legislativo, para auxílio no combate às enchentes.

Ações do documento