Notícias
Esteio: Vereador solicita conserto do telhado na escola Camilo Alves
18/07/2013 - O vereador Leonardo Dahmer (PT) apresentou na última sessão(16) requerimento solicitando o conserto do telhado das salas de aula e da biblioteca do Centro Municipal de Educação Básica Camilo Alves. O vereador justificou o pedido dizendo que o Conselho de Pais e Mestres da instituição pediu apoio à Câmara, pelo risco de um curto-circuito e pela possibilidade de perda de livros da biblioteca.
Por Terezinha Bobsin.
02/06/2014 - Ato político e cultural contra a criminalização dos movimentos sociais será realizado quinta-feira
Um ato político nacional e cultural contra a criminalização dos movimentos sociais vai acontecer na próxima quinta-feira, 5, às 18 horas, no auditório do CPERS/Sindicato, localizado na avenida Alberto Bins, 480, Centro, Porto Alegre. A informação é do integrante do PSTU, Lucas Fogaça, que trouxe hoje(2) o convite de participação da atividade ao presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Dahmer (PT). "Em maio, o judiciário abriu processo contra seis membros do Bloco de Lutas. Estamos sendo acusados de associação criminosa, dano ao patrimônio público e privado, agressão, uso de artefato explosivo e explosão", disse, alertando que não há provas concretas contra os acusados. Ele explica que o movimento é um protesto contra àqueles que, no lugar de atender as reivindicações apresentadas pelos movimentos, escolheram pela criminalização daqueles que lutam pacificamente. "Sem provas concretas, o processo caracteriza-se como perseguição política", alegou. Segundo Fogaça, o ato tem apoio do senador Paulo Paim e do presidente nacional do PSTU, Zé Maria.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Morre ex-vereadora de Esteio
19/07/2013 - Uma das primeiras vereadoras da Câmara de Esteio, Ilsa Helma Smigelskas,87 anos, faleceu na noite de ontem(18), vítima de parada Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Hospital São Camilo, em Esteio, onde estava internada havia uma semana. Durante muitos anos Ilsa sofria de artrose. Militante do PMDB foi eleita na 8ª Legislatura - de 1983 a 1988. Em 1994 a ex-vereadora foi agraciada com o título de Cidadã Esteiense. Professora, Ilsa Smigelskas, ajudou a fundar a então Escola Municipal Vitorina Fabre. Foi professora nas escolas municipais Tamandaré e Edwiges Fogaça. Foi presidente do Clube de Mãe Arco-Iris e diversas vezes homenageada pela Câmara de Vereadores. Natural de Novo Hamburgo, Ilsa deixa um filho, Vito Smigelskas, 13 sobrinhos e quatro irmãos. O corpo, foi velado no Plenário da Câmara de Vereadores, e será sepultado no Cemitério 2 de Novembro, em Esteio, às 16 horas.
Por Terezinha Bobsin.
02/06/2014 - Câmara de Esteio debate regularização fundiária amanhã
03/06/2014 - Redução de recurso da Liga Feminina de combate ao Câncer é tema de reunião
Conforme projeto, R$ 30 mil serão destinados para elaboração do Plano Diretor de Saneamento
Vereador pede manutenção da escada Magirus do Corpo de Bombeiros
19/07/2013 - O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicitou ao Executivo Municipal e ao Conselho Diretor do FUNREBOM que estudem a possibilidade de disponibilizar os recursos necessários para manutenção da Escada Magirus do Corpo de Bombeiros de Esteio. O equipamento está aguardando manutenção há alguns meses e o valor do serviço é de aproximadamente R$ 7 mil. O vereador se disse preocupado com as limitações estruturais enfrentadas pelo CB, que obtém recursos através da rede solidária formada entre poder público municipal e empresas locais.
Segue revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara
03/06/2014 - Comissão de saúde debate sobre o transporte de deficientes no município
A forma de revalidação do cartão do passe livre para pessoas com deficiência permanente foi tema de reunião na tarde de hoje (03) com a Comissão de Saúde e responsáveis da secretaria de Saúde, Mobilidade Urbana e Associação de pais e Amigos dos Excepcionais - Apae. No encontro, que contou com a participação dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Beatriz Lopes (PT), foram discutidas a demora da perícia médica para a concessão de passe, além da redução do prazo para renovação do benefício de dois para um ano. “Existem algumas questões burocráticas que temos que analisar, de forma a melhorar a situação deste público”, explicou o presidente da Comissão, Leonardo Pascoal.
Cães de rua serão alvo de audiência pública na Câmara de Esteio
22/07/2013 - O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicitou a realização de uma audiência pública, pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, sobre o problema dos cães de rua em Esteio. Segundo o vereador, o abandono tem sido um problema cada vez mais presente em praticamente todos os bairros da cidade, sendo necessário um debate entre todos os envolvidos para que possam ser propostas soluções que tragam melhor qualidade de vida aos cidadãos e aos animais. A audiência será agendada nos próximos dias pela Mesa Diretora.
Por Terezinha Bobsin.
Consulta Popular: Mais de 100 pessoas votaram na Câmara de Vereadores
04/06/2014 - Até 16h35min, mais de 100 pessoas votaram nas demandas da Consulta Popular 2014, na Câmara de Esteio. A comunidade de Esteio pode votar até às 17horas de hoje (4) nas prioridades do Município que devem receber verbas do orçamento estadual do próximo ano. Cada morador pode votar em até quatro prioridades no sistema organizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, nas urnas, de forma presencial, apenas com um documento de identidade, espalhadas em diversos locais, a exemplo da Câmara de Vereadores, Trensurb e Hospital São Camilo.
Mais fotos
04/06/2014 - Superintendência da Caixa Federal explica programas sociais
Vereadores participam da inauguração da Praça da Juventude
Mais fotos
04/06/2014 - Consulta Popular: Vote pela internet até a meia-noite para garantir mais recursos
Câmara de Vereadores leva sessão ao bairro Olímpica amanhã
24/07/2013 - A Câmara Municipal está levando a sessão ao bairro Olímpica e São José amanhã, 25, às 19 horas. A sede será o Auditório da Igreja Manancial de Vitória (Rua Santana, 954). A ação, que chega à terceira edição, é de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelos presidente Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira (PT). A ideia é que a comunidade possa conhecer os vereadores, a rotina do Legislativo e que participe das discussões dos projetos que são analisados e votados em Plenário. Na oportunidade, serão abertos espaços durante a sessão para que os moradores posssam se manifestar. "É a oportunidade dos moradores apresentarem as reivindicações de seu bairro, além de acompanharem de perto a sessão da Câmara", explica o presidente. Os vereadores já foram aos bairros Primavera e Novo Esteio. Segundo Rosa, até o final do ano, mais bairros serão contemplados. Confira os próximos locais: Bairro Tamandaré: 20 de agosto, às 19 horas, na sede da Associação de Moradores (Rua Osmundo Reupert, 233) Bairro Santo Inácio: 17 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja Santo Inácio de Loyola (Avenida Ernesto Dornelles, 695).
Por Terezinha Bobsin.
Esteio: Moradores reclamam das calçadas e terrenos abandonados
24/07/2013 - Uma comissão de moradores da região central da cidade esteve no gabinete do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) nesta semana para falar da situação de dois passeios públicos situados na Rua Rio Pardo, nos números 160 e 313. Os locais, de acordo com os moradores, estão com as calçadas tomadas pelo lixo e mato, impossibilitando totalmente a utilização do passeio público pelo cidadão. Na oportunidade, o vereador informou que já havia alertado a prefeitura sobre a necessidade de tornar pública a intenção do poder público interagir com proprietários de imóveis degradados, visando que tomem providências em relação aos prédios e calçadas abandonadas - conforme requerimento apresentado em 23 de abril de 2013. "A ideia não é tão somente punir o cidadão, mas alertá-lo para necessidade de colaborar com a qualidade de vida da cidade. Entrentanto, não havendo o correto retorno, a lei estipula a emissão de multa e sua aplicação nos termos do Art. 6º do Plano Diretor combinado com o Art. 1276 do Código Civil – que trata da Função Social da Cidade e da Propriedade", explica. Kohlrausch salienta que os artigos permitem que o município possa agir de forma pontual quando os imóveis não atendem os princípios de ordenamento territorial expressos nestas leis. "Portanto, o município deve aplicar o IPTU Progressivo e até mesmo a desapropriação das áreas que não respeitam estas regras", alerta, ressaltando que artigo 40, inciso II do Código de Limpeza Urbana, prevê multa e prazo de 15 dias para a limpeza sob pena do município proceder os serviços de limpeza e cobrar do proprietário a multa e taxa administrativa. "Estamos no aguardo das providências dos proprietários ou da fiscalização, autuação e procedimentos dos serviços de limpeza por parte da prefeitura", afirma.
Mais fotos
Câmara de Esteio vai debater a situação do Hospital São Camilo
24/07/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir na próxima quinta-feira, 25, às 14 horas, no gabinete do presidente, com a direção do Hospital São Camilo de Esteio. A intenção é tratar sobre a crise financeira e administrativa do hospital. A medida foi adotada hoje(18), pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP) e Michele Pereira(PT),durante a reunião semanal da Mesa Diretora. Também foram convidados o prefeito, Gilmar Rinaldi; o secretário de Saúde, Jerônimo Paludo; o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Administrativo da fundação. De acordo com o presidente da Câmara, Jaime da Rosa, o objetivo principal é auxiliar a fundação. "Queremos saber como podemos auxiliar", disse. O hospital virou notícia na quarta-feira(17), quando os servidores revolveram paralisar e protestar sobre os problemas como falta de profissionais, falta de material de sutura, além do sucateamento da estrutura.
Por Terezinha Bobsin.
Câmara de Vereadores de Esteio realiza audiência pública sobre PPA em 1º de agosto
24/07/2013 - O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Jaime da Rosa(PSB), marcou para 1º de agosto, às 18 horas, no Plenário, a audiência pública que vai debater com a comunidade a proposta do Plano Plurianual da cidade, relativa ao período 2014/2017. Conforme o projeto, que tramita na Comissão de Finanças e Orçamento, a estimativa de arrecadação geral do município para o período é de R$ 846.759. 030,00, sendo R$ 65,5 milhões para o Prev-Esteio. Para 2014 a previsão e de R$ 203.467.717,00; R$ 208.908.096,00 em 2015; R$ 210.807.331,00 para 2016 e R$ 223.575.886,00 para 2017. "Precisamos que a comunidade se manifeste para que possamos estabelecer as emendas conforme demanda de cada bairro", comenta. A data de devolução ao Executivo para sanção é 15 de agosto, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
Câmara recebe Corpo de Bombeiros
25/07/2013 - Desde o início do ano, a Câmara de Esteio vem reduzindo gastos para auxiliar no repasse dos recursos à entidades. Foram repassados R$ 40 mil para a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, R$ 50 mil para a reforma do Cemitério 2 de Novembro e R$ 40 mil para a reforma do Conselho Tutelar. Os vereadores haviam conversado sobre o destino do próximo recurso disponível que seria para o Corpo de Bombeiros do município, porém, conforme explicou nesta tarde o Presidente da Câmara Jaime da Rosa (PSB), caso haja necessidade,e a Câmara dará prioridade para ajudar a Fundação São Camilo. Em conversa com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio, Tenente Nelson Dalamaria, o presidente do Legislativo, acompanhado pela Vereadora Michele Pereira (PT), que integra a mesa diretora da casa, informou que os vereadores já haviam definido o destino do recurso, ao Corpo de Bombeiros, mas que a definição só será dada após reunião marcada para esta tarde (25), quando será debatida a crise financeira e administrativa da instituição junto a Direção do Hospital, Poder Executivo, Secretários e Conselho de Saúde. “Caso o contrato com Sapucaia possa suprir as necessidades da Fundação, o repasse será para o CB, como havíamos definido. Sabemos da necessidade de melhorias no CB e gostaríamos de fazer o repasse para o CB, desde que não haja necessidade para a Fundação São Camilo”, explicou Jaime. Na ocasião os vereadores ressaltaram que estão preocupados com a situação dos equipamentos da corporação, sobretudo com a escada Magirus, que aguarda manutenção há vários meses. O comandante relatou que o caminhão, vindo da Alemanha é de difícil manutenção, já que há dificuldade de encontrar as peças no mercado. A Corporação está para receber um novo caminhão no mês de setembro, porém o veículo não possui escada de salvamento. O comandante falou também de outras necessidades, como a aquisição uma caminhonete para puxar barcos, fundamental no atendimento em caso de enchente. Ele agradeceu a intenção da Câmara e disse que o que a mesa optar será bem empregado.
Por Terezinha Bobsin.
Vereadores ouvem comunidade da Olímpica e São José
Mais fotos
Câmara vai repassar R$ 150 mil para o São Camilo
Com o recurso, alguns setores voltam a atender plenamente
Mais fotos
Ações do documento