Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Câmara de Esteio discute vagas nas escolas infantis

Câmara de Esteio discute vagas nas escolas infantis


25/03/2013 - Vagas nas escolas de educação infantil em Esteio serão tema de debate na próxima quarta-feira, 27, às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535), na Câmara de Vereadores de Esteio O pedido é da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, que pretende discutir, também, as ações da Prefeitura para conter a demanda reprimida, além de perspectivas de abertura de novas inscrições. Para a audiência, foram convidados o Executivo; os conselhos municipais de Educação, da criança e do Adolescente e Tutelar; a Promotoria da Infância e Juventude, bem como a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, Ana Affonso, e diretores das escolas infantis públicas e particulares conveniadas com o município.


Por Terezinha Bobsin.

18/03/2014 - Falta de transporte para pacientes de hemodiálise é tema de reunião com vereadores

Falta de transporte para pacientes de hemodiálise é tema de reunião com vereadores
A falta de transporte para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades para realização de hemodiálise foi pauta de reunião na tarde de hoje(18), na Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão de Saúde. Na oportunidade, com a presença dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB), Felipe Costella (PMDB) e Jaime da Rosa (PSB), além da representante da secretaria de Saúde, Meri Loef, alguns usuários, a exemplo das moradoras Ana Paula Souza e Iracema Biasi, relataram que a secretaria de Saúde não dispõe de veículo para o transporte destes pacientes, ocasionando dificuldades no deslocamento. Segundo Loef, o contrato emergencial com duração de seis meses extinguiu-se, não havendo renovação. “Estamos buscando outras formas para auxiliar no deslocamento dos pacientes. O importante é não deixá-los na mão", disse. Ela também explicou que, em outubro, a secretaria perdeu quatro carros durante enchente. "Issto dificultou muito a nossa situação”, ressalta a responsável. O vereador Leonardo Pascoal, presidente da Comissão de Saúde, questionou se haviam sido realizadas outras maneiras de contratação, de forma emergencial. Meri Loef observou que não existe a possibilidade de locação em prazos pequenos. Já a vereadora Michele Pereira enfatizou sobre o papel da secretaria de compras na obtenção de novos veículos para o atendimento desta demanda em especial. O vereador Jaime da Rosa também salientou o papel ficalizador do Legislativo. Em contato com a secretaria de Segurtança, através do vereador Felipe Costella, ficou acordado o empréstimo de um veículo durante uma semana. A secretaria de Saúde garantiu que vai buscar outras formas de atender os pacientes.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Falta de transporte para pacientes de hemodiálise é tema de reunião com vereadores

19/03/2014 - Conferência de Proteção e Defesa Civil debate novos paradigmas para o sistema nacional

Conferência de Proteção e Defesa Civil debate novos paradigmas para o sistema nacional

 

"Novos paradigmas para o sistema nacional". Este foi o tema principal da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana, que ocorreu no Auditório Central da Unisinos, em São Leopoldo, durante todo o dia de hoje(13). Com a participação de 14 cidades, entre elas Esteio, representada pelo presidente da Câmara, vereador Leonardo Dahmer (PT), foram discutidos quatro eixos: gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil; mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. Os coordenadores da defesa civil dos municípios atingidos pelas enchentes acreditam que devem ser usadas a mesma linguagem nas operações. O encontro também serviu para que fossem traçados dez princípios e 30 diretrizes, que serão levadas à conferência estadual, que será no dia 16 de abril, em Porto Alegre. Na programação da tarde, também formados os grupos de trabalho e eleição de 100 delegados, que terão a seguinte representação: 45% sociedade civil, 35% poder público e agente de DC, 10% conselhos e 10% comunidade científica. Para o presidente da Câmara, uma conferência deste porte é de extrema importância pois debate, não apenas o combate à situações de calamidade, mas também articula ações entre todas as cidades afetadas. "É promover a integração das políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil em todo o Brasil. O objetivo é unir forças entre municípios vizinhos para melhor estruturar as defesas civis da região", salientou. O secretário municipal de Segurança e Defesa Comunitária de São Leopoldo, Carlos Alberto Oliveira de Azeredo, disse que é preciso que os municípios apoiem a Defesa Civil e atuem na prevenção de desastres. “A Defesa Civil é a primeira linha de defesa da comunidade, mas as pessoas só lembram dela quando começa a trovoar”, disse. Participaram da conferência representantes dos municípios de Campo Bom, Capela de Santana, Estância Velha, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Portão, São Sebastião do Caí, São José do Hortêncio, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Conferência de Proteção e Defesa Civil debate novos paradigmas para o sistema nacional

Mostra quer conscientizar sobre epilepsia

Mostra quer conscientizar sobre epilepsia


26/03/2013 - "Primeiro, a pessoa perde a consciência e cai. Depois, fica com o corpo totalmente rígido e começa a se debater". Assim a esteiense Juliane Magna Machado, 22 anos, explica como ocorre uma crise epiléptica - uma desordem neurológica caracterizada por descargas elétricas anormais dos neurônios - , que não dura mais que um minuto, mas que tem complicado sua vida. Juliane, que é portadora da doença desde os 15 anos, salienta que não consegue trabalho em função do preconceito: "Sempre informo às empresas que sou portadora e acabo perdendo a vaga devido a falta de informação", destaca a esteiense que está realizando uma exposição sobre o Dia Mundial da Epilepsia (Purple Day), comemorado hoje(26 de março), no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio. A ideia da jovem, com apoio do vereador Felipe Costella(PMDB), é iniciar uma campanha de conscientização sobre a doença no município. A exposição, que ficará até o final da tarde de hoje(26) explica sobre a epilepsia, características, causas, procedimentos durante a crise, sintomas e a medicação. Juliene reforça que as pessoas têm medo do contato com o epilético. "A doença não é contagiosa. Quem já viu uma crise epiléptica fica assustado. E se pergunta: 'Como pode uma pessoa de uma hora para outra perder o controle e se debater daquele jeito?'. É por isso que o preconceito ainda é grande", afirma. Números: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1% da população mundial é portadora de epilepsia. No Brasil, os epilépticos somam 1 milhão e a desordem é a segunda maior causa de procura por atendimento nos serviços de neurologia do País, conforme indica um levantamento da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

 

Por Méurin Fassini.

19/03/2014 - Sugerido sistema de táxi adaptado para portadores de deficiência

Sugerido sistema de táxi adaptado para portadores de deficiência

 

Esteio poderá ter táxi adaptado para cadeirantes. A iniciativa é do vereador Marcelo Kohlrasuch(PDT), que apresentou na última terça-feira, 18, o anteprojeto de lei solicitando que este serviço seja criado na cidade. O vereador justifica seu pedido afirmando que o direito está na Constituição Federal e que é de competência comum da União, dos estados e dos municípios assegurarem a proteção e garantia das pessoas com deficiência. “A Lei Orgânica de Esteio também prevê o comprometimento de garantir este direito ao cidadão. É obrigação do estado brasileiro combater o preconceito contra este segmento da sociedade, não deixando que fiquem marginalizados e sem cuidados de que necessitam como a saúde, educação, transporte e segurança", destaca. Conforme o projeto, todos os motoristas deverão comprovar a participação em curso específico sobre transporte de pessoas com necessidades especiais, ministrado por instituição devidamente credenciada.

A outorga da permissão é de competência do Poder Executivo e será concedida através de cooperativa ou associação, de personalidade jurídica e responsável pela gestão e garantia da qualidade e continuidade do serviço especial. A proposta também prevê que o serviço deverá ser praticado por permissionários do serviço individual de passageiros com necessidades especiais, em veículos de aluguel e taxímetro, podendo estar aglutinados em cooperativa ou associação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

19/03/2014 - Esteio poderá ter normas e sanções para atos lesivos à limpeza pública

Esteio poderá ter normas e sanções para atos lesivos à limpeza pública

 

Está tramitando na Câmara de Vereadores o projeto de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP), que visa estabelecer normas e sanções para atos lesivos à limpeza pública.São consideradas infrações: depositar ou atirar em passeios públicos, logradouros, papeis, invólucros, móveis, eletrodomésticos, embalagens ou assemelhados que causem danos à conservação da limpeza urbana. O projeto prevê que os infratores estarão sujeitos a remoção do material disposto, reparar danos causados ou, ainda, indenizar o município pela execução do serviços. A penalização, conforme determina o projeto, é de 45 Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFRM). Até 31 de outubro de 2014, a UFRM está fixada em R$ 2,8802.

 A UFRM é corrigida anualmente e o valor é utilizado para cálculo de taxas e multas aplicadas pelo Município. O vereador justifica o projeto salientando que aplicar multas, medida muitas vezes antipática e desconfortável, torna-se a única alternativa para, em curto prazo, solucionar estes problemas. "Aliado a isso é extremamente importante que o Poder Executivo também amplie o número de lixeiras à disposição da população, especialmente na área central da cidade, e, em médio prazo, estenda este programa a todos os bairros", observa.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Moradores do Bairro Novo Esteio sofrem com assaltos e pedem providências à Câmara de Vereadores

Moradores do Bairro Novo Esteio sofrem com assaltos e pedem providências à Câmara de Vereadores


BR 448, que dá acesso a Esteio através da Avenida Celina Kroeff, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, tem sido rota de fuga dos assaltantes

 
27/03/2013 - Assustados com uma onda de assaltos que vêm se agravando no Bairro Novo Esteio,localizado ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, moradores e comerciantes reuniram-se ontem (26) com os vereadores da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, em busca de ajuda. Conforme os moradores, no último mês quase todos os estabelecimentos comerciais do bairro foram alvo de criminosos. Eles relataram situações de assalto à mão armada, agressões físicas e até ação com reféns. Os comerciantes alegam que o acesso às obras da BR 448 pela avenida Celina Kroeff, vem sendo rota de fuga para os criminosos e que a situação fica ainda pior quando escurece, pois há muitas lâmpadas queimadas nas ruas, contou um dos comerciantes que não quis se identificar. “À noite estamos abandonados no Novo Esteio”. Ele relatou que já solicitou a troca das lâmpadas mas que até agora nada foi feito.
 
Os moradores pediram, ainda, a reativação do Posto Policial do bairro que não está em funcionamento há mais de cinco anos. Segundo o presidente da Comissão de Segurança, Felipe Costella(PMDB), os vereadores entregaram hoje(27), um documento, aprovado em Plenário, pedindo o policiamento ostensivo no bairro, como medida paliativa e de urgência. Também foi agendado para o dia 4 de abril, às 14 horas, audiência pública com a presença do 34º BPM de Esteio, Secretaria de Segurança do Estado, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a secretaria de Segurança do Município, em busca de ações urgentes para resolver a insegurança no bairro. A Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, também é composta pelas vereadoras Beatriz Lopes (PT) e Jane Battistello (PDT). Os vereadores Harri Zanoni, Rafael Figliero e Leonardo Pascoal também participaram da reunião.

Mais fotos

Moradores do Bairro Novo Esteio sofrem com assaltos e pedem providências à Câmara de Vereadores
Moradores do Bairro Novo Esteio sofrem com assaltos e pedem providências à Câmara de Vereadores
Por Méurin Fassini.

19/03/2014 - Vereadora Michele pede conserto de pontilhão na São José

Vereadora Michele pede conserto de pontilhão na São José

 

O pontilhão de madeira, que liga dois bairros - o São José e Liberdade - foi alvo de pedido da vereadora Michele Pereira (PT), na última terça-feira, 18. O problema é que a ponte está quebrada, o que está impedindo, além da passagem dos estudantes do bairro São José para as escolas José Loureiro da Silva e Caetano Gonçlaves da Silva, a utilização dos moradores entre as ruas Pedro santos e Império. O pedido foi encaminhado ao Executivo, com aprovação da Câmara de vereadores.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

19/03/2014 - Projeto pretende a implementação do amarelo intermitente nos semáforos durante a madrugada

Projeto pretende a implementação do amarelo intermitente nos semáforos durante  a madrugada
O vereador Harri Zanoni (PSB) apresentou ontem(18) ao Plenário projeito de lei que pretende a implementação do amarelo intermitente em todos os semáforos do município,entre às 23 horas e às 5 horas. Segundo o vereador, a medida visa oferecer mais segurança aos motoristas, tanto evitando colisões, quanto no que diz respeito a segurança pessoal. "Os motoristas não serão mais alvos fáceis de assaltantes quando parados no sinal vermelho", explica. Além disso, o vereador adverte que, mesmo com o sinal ainda vermelho durante a madruga, os condutores costumam cruzar o sinal, seja por impaciência, medo de abordagens criminosas ou por achar injustificável ficar parado em vias com pouco ou nenhum carro em circulação. "Ao ultrapassar o sinal vermelho, o condutor se sujeita a colisão com outro veículo que se desloca confiante sob o escudo do sinal verde, desenvolvendo a velocidade admitida para a via. No entanto, os cruzamentos com sinalização amarela intermitente impõem aproximações cuidadosas, nas quais os condutores de ambas as vias obrigam-se a conter a velocidade dos veículos, redobrando a atenção, sobretudo aquele que se desloca na via considerada secundária", destaca. A matéria vai tramitar pelas Comissões Permanentes para análise e, posteriormente, entrará na pauta de votação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

20/03/2014 - Falta de professores nas escolas estaduais gera reunião com a Coordenadoria Regional de Educação

 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação

Problemas nas estruturas físicas também estiveram em pauta

Passado um mês do retorno às aulas das escolas estaduais em Esteio, os problemas estruturais e a falta de professores nos estabelecimentos de ensino seguem. Para buscar uma solução, a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores reuniu-se ontem (19), com a Coordenadora da 27ª CRE, Lúcia Barcelos, diretores de estabelecimentos de ensino, além dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD). Na abertura da reunião, presidida pela vereadora Beatriz Lopes, a coordenadora apresentou slides com dados de ações estabelecidas para as escolas estaduais da região e disse estar trabalhando para resolver os problemas dos estabelecimentos. “Trabalhamos com alguns eixos de atendimento que abrangem desde a capacitação de professores, recuperação física de ambientes educativos, até a modernização tecnológica destes espaços. Estamos buscando prestar atendimento às principais escolas estaduais de Esteio, como a Bairro do Parque, que passa por reformas, bem como a escola Especial Padre Réus”, explicou. Lúcia Barcelos salientou, ainda, o investimento destinado para escolas, estipulado em R$ 59 mi para escolas de ensino médio e R$ 53 mil para as de ensino fundamental, oriundos do Estado. No total, são 12 escolas estaduais na cidade: Augusto Meyer (Premem); José Loureiro da Silva, Bairro do Parque; Caetano Gonçalves da Silva; Santo Antônio Maria Claret; Thome de Souza; Ezequiel Nunes Filho; Jardim Planalto; Maria Sirley Vargas Ferraz (CAIC); Dyonélio Machado; Bernardo Vieira de Mello e escola Especial Padre Reus.
 
A representante do setor de recursos humanos da 27ª, Cristina Schambeck, fez alguns apontamentos com relação à qualificação e democratização da gestão escolar. “Atualmente contamos com políticas de recursos humanos para diferentes tipologias de escola, a valorização profissional dos educadores e o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), onde as escolas têm a oportunidade de se autoavaliar”, disse. Para o vereador Rafael Figliero, que tem acompanhado através da Comissão de Educação os problemas nas escolas Bairro do Parque e Padre Réus, a situação está preocupante. “A Bairro do Parque me preocupa no que diz respeito à estrutura física e às melhorias que ainda necessitam ser realizadas.Já a Padre Réus, acompanho de perto as reformas e destaco a importância da adaptação para alunos com necessidades especiais, visto que a instituição possui um aluno cadeirante que não pode se deslocar até o segundo piso do estabelecimento”, informa.
Já o vereador Leonardo Pascoal salientou que há pouco tempo havia encaminhado requerimento questionando acerca da falta de professores no município e que, até então, não obtivera uma resposta formal por parte dos responsáveis. “Gostaria de saber como está o processo de normalização dos quadros de professores e se há algum prazo para isso e também gostaria de ter acesso ao cronograma de ações contendo as datas das execuções das obras”, destacou. Segundo a coordenadora, alguns professores pediram dispensa, enquanto outros não se enquadraram na dinâmica de trabalho em questão. “As nomeações são realizadas, mas alguns professores não assumem, perdem prazos, não se apresentam na data estipulada, o que acaba deixando as vagas ociosas. Estaremos encaminhando maiores informações e dados para análise dos parlamentares”, diz.
O presidente da Câmara o vereador Leonardo Dahmer ressaltou que o processo de contratação de professores corre regularmente. “Existe a falsa ideia de que não há professores, mas o que ocorre é que muitos não são nomeados por de alguma forma desistirem do processo”, entende. A diretora da Escola Padre Réus, Luciméia Gall Konig, mostrou-se preocupada com a falta de professores no estabelecimento, principalmente com conhecimento em Libras, além da escola estar interditada por problemas no piso e na parte elétrica. Atualmente, as aulas estão sendo ministradas numa igreja no Centro de Esteio.
A vereadora Beatriz Lopes concluiu salientando o papel dos parlamentares ao manter a comunidade informada. “Temos a responsabilidade de buscar dados e repassar aos cidadãos pois nosso papel é esse, bem como fiscalizar o andamento das questões”.
 
No último concurso do Estado, foram aprovados mais de 13 mil professores, mas até agora pouco mais de 600 foram chamados para assumir a função. A estimativa do CPERS, sindicato da categoria, é que são necessários 10 mil docentes para acabar com a defasagem.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação
 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação
 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação
 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação
 Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação

21/03/2014 - Prédio da BM no Novo Esteio pode servir para aumentar área da Unidade de Saúde

Prédio da BM no Novo Esteio pode servir para aumentar área da Unidade de Saúde

 

Os vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira (PT), da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, visitaram, na tarde de hoje (21), o comandante do 34º Batalhão de Policiamento Militar, Major Eduardo Ribeiro. Na pauta, a situação do prédio localizado ao lado da Unidade de Saúde, no bairro Novo Esteio, cedido pelo município à corporação e que não está sendo utilizado. Conforme o vereador Pascoal, presidente da Comissão de Saúde, há um interesse por parte do posto do Novo Esteio, em utilizar o prédio para extensão de seus serviços.

Segundo Ribeiro, o prédio foi cedido via contrato de comodato, entretanto o documento já foi rescindido. “A BM já abriu mão deste imóvel e estamos devolvendo ao município”. Os vereadores também questionaram se existe previsão para a regularização do local. Sobre o assunto, o Major Eduardo comentou que estaria em busca de mais informações e informou que a devolução está trancada em função da burocracia. Em fevereiro, o vereador Harri Zanoni (PSB), também solicitou, através da Câmara de Vereadores, que o Estado estudasse a possibilidade de ceder o local para acomodar os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, que conta com 12 profissionais. A Comissão de Saúde vai acompanhar junto ao Executivo os trâmites deste processo.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

21/03/2014 - Esteio: Solenidade vai marcar 65 anos de fundação do Colégio Coração de Maria

Esteio: Solenidade vai marcar 65 anos de fundação do Colégio Coração de Maria
Os 65 anos do Colégio Coração de Maria, em Esteio, serão marcados em ato solene, que vai ocorrer na próxima terça-feira, 25, às 19h30min, no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. A iniciativa é do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). A cerimônia contará com apresentações artísticas e de um vídeo institucional contando a história do colégio. Na oportunidade, a Câmara de Vereadores estará entregando uma placa de distinção à direção, alusiva à data. A atividade é aberta ao público. História: Dia 19 de março de 1949, em seu nome, a Madre Teresa Ferrari recebeu o prédio, localizado na avenida Padre Claret. A nova comunidade será formada por Madre Joana Nadali, Irmã Clementina Zanovello e Irmã ângela Brugali, auxiliadas por duas professoras leigas.Eram duas casinhas de madeira. Numa, moravam as irmãs e a outra seria a escola. O número de alunos foi de 125 a 250 no ano seguinte. Permaneciam na escola o dia todo, dedicando-se à tarde aos trabalhos manuais. Atenta às necessidades da comunidade, a escola vai oferecendo novos cursos, além do elementar, jardim de infância, Curso intensivo de Comércio, Datilografia e Corte e Costura. Dessa forma, as famílias e a juventude operária encontraram um meio de preparar-se para exercer alguma profissão. Junto a Escola funcionava um Laboratório. Sua filosofia fundamenta-se no Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assume ainda hoje como missão promover uma educação integral de excelência, buscando desenvolver nos educandos potencias intelectuais e valores humano cristãos, para atuarem em uma sociedade em constante transformação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio debate ampliação de vagas na educação infantil

Esteio debate ampliação de vagas na educação infantil


28/03/2013 - A busca da comunidade por vagas nas escolas de educação infantil em Esteio levou a Câmara de Vereadores a realizar uma audiência pública na noite de ontem(27), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que contou com a presença de autoridades locais e da presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso (PT)..A iniciativa da Comissão de Educação da Câmara, integrada pelos vereadores Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PT) e Jane Battistello(PDT), objetivou esclarecer junto ao Executivo as demandas da comunidade e a perspectiva de abertura de novas vagas. Na oportunidade, a secretária de Educação, Carla Mantay disse que a pasta está buscando formas para ampliar o atendimento nesta área, através de financiamentos e parcerias, visando a manutenção das vagas atuais e a ampliação para novas demandas. Além disso, Mantay destacou que existe a intenção de se construir uma nova escola de educação infantil com 120 vagas através do Proinfância, programa do Governo Federal. "De 2007 para 2013, demos um salto no investimento em Educação Infantil no município de, aproximadamente, 1.236,56%, ou seja, multiplicamos o investimento 13,37 vezes no curto espaço de seis anos. A estimativa de investimento para este ano - 2012 foi de R$ 3.4 milhões - é de R$, 3,6 milhões", afirmou, reforçando ainda, que vai buscar mais vagas nas escolas do estado Thomé de Souza e Ezequiel Nunes Filho. A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Beatriz Lopes, disse que o atendimento à educação infantil tem avançado e precisa ser fortalecido a partir da audiência pública. Já a deputada Ana Affonso, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Infantil, destacou que é preciso manter a qualidade da política pedagógica pela qual passa a educação infantil. "A qualidade deste atendimento vai garantir o sucesso da criança na educação básica", explicou. A secretária aproveitou para informar que de 13 a 20 de abril, estarão abertas as novas inscrições, que entrarão na lista de suplentes. Durante a audiência foram esclarecidas as dúvidas dos pais quanto ao uniforme nas escolas particulares que possuem convênio com o município. "As escolas recebem todas as orientações durante a assinatura do contrato de que não existe a exigência de uso do uniforme ou material", informou a secretária. Participou da audiência o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), além da comunidade escolar. Confira a data das inscrições para lista de espera: Dias: 13 de abril e 20 de abril Local:Local: SMEE – Rua Alegrete, 455.Horário: das 8 às 12horas DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: (conforme Decreto Municipal Nº 4.095/2009) +Certidão de Nascimento (cópia); +Comprovante atualizado de endereço no nome do pai, mãe ou responsável legal (cópia); +Comprovante de renda dos pais (documento comprobatório, carteira de trabalho, contra cheque ou declaração de trabalho autônomo) (cópia); +Em caso de pais separados, apresentar certidão de divórcio, separação e/ou documento de separação de corpos.

Mais fotos

Esteio debate ampliação de vagas na educação infantil
Por Camila Bayer.

21/03/2014 - Esteio: Abertas as inscrições de concurso público para Jornalista

Esteio: Abertas as inscrições de concurso público para Jornalista

 

Estão abertas até o dia 2 de abril, as inscrições para o provimento de cargo de Jornalista para a Câmara de Vereadores. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.objetivas.com.br. Os requisitos exigidos para o cargo são de curso superior em Jornalismo ou Comunicação social, com habilitação em Jornalismo e registro profissional nos termos do Decreto nº 83.284/79. Será uma vaga (01) para carga horária de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 3.630,00. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. Mais informações sobre a vaga, as atribuições do cargo e o conteúdo programático estão disponíveis no site da Objetivas e no site www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia/concursos

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

24/03/2014 - Andamento das obras do Distrito Industrial será tema de reunião

Andamento das obras do Distrito Industrial será tema de reunião
Os vereadores da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni(PSB) e Rafael Figliero(PTB), se reúnem amanhã, 25, às 16 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores, com a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Social. Na pauta, a situação e o andamento das obras do Distrito Industrial, localizado na zona oeste da cidade, mais especificamente, atrás do Parque Assis Brasil. O distrito, que possui, ao todo, 70 hectares, é de propriedade da Bolognesi Empreendimentos, e está em fase de terraplanagem. Para o encontro, foram convidados representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise) e Câmara de Dirigentes Lojsitas (CDL). a reunião é aberta ao público.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Audiência Pública vai tratar do licenciamento e emplacamento de carroças no município

Audiência Pública vai tratar do licenciamento e emplacamento de carroças no município


28/03/2013 - A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Leonardo Dahmer (PT) e Rafael Figliero(PDT), realizará no dia 3 de abril, às 19 horas, no Centro de Convivência Território da Paz (rua Orestes Pianta), no bairro Primavera, uma audiência pública para ouvir sugestões e discutir com a comunidade, a proposta de projeto de lei que trata do registro, licenciamento e emplacamento de carroças no município. O projeto pretende reduzir a clandestinidade desta atividade, em especial no controle de condutores e proprietários. De acordo com a matéria, de iniciativa do Executivo, as atividades a serem desenvolvidas pelos carroceiros serão as de auxiliar na destinação correta de podas, madeiras e outros materiais, que atualmente são abandonados em terrenos baldios. A direção da Câmara está convidando todos os proprietários de carroças cadastrados no município, além das secretarias de Obras, Transporte e Meio Ambiente. A audiência é aberta o público.


Por Terezinha Bobsin.

24/03/2014 - Projeto prevê semana de Mobilização para doação de medula óssea

Projeto prevê semana de Mobilização para doação de medula óssea
Está tramitando na Câmara de Vereadores o projeto de iniciativa do vereador Harri Zanoni(PSB), que prevê a criação da Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea. A ideia é que a movimento ocorra anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. Nesta semana serão desenvolvidas atividade de esclarecimento e incentivo à doação e à captação de doadores. Segundo o vereador proponente, para ser doador basta ter entre 18 e 55 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Durante o cadastro, é retirado de 5 a 10 ml de sangue. Este sangue passa por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante. Procedimento Na hora de fazer o cadastro, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que serve para identificar as características genéticas do doador. As pessoas que aceitam ser doadoras têm os dados armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Esse sistema cruza as informações genéticas do doador e do paciente, que necessitam de transplante. Se houver compatibilidade o doador é convocado para fazer a doação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Urbanização debate concessão de área para Associação Bairro do Parque

Comissão de Urbanização debate concessão de área para Associação Bairro do Parque


02/04/2013 - O projeto de concessão de área pública em prol da Associação comunitária Bairro do Parque foi tema de reunião entre os vereadores da Comissão de urbanização, Transporte e Habitação, Marcelo Kohlraus(PDT), Leonardo Dahmer(PT) e Rafael Figliero(PTB), na tarde de hoje(2), na Câmara de Vereadores, com a presença da secretária de Urbanismo, Bernardete Konzen. No encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB e do presidente da associação, Edson Otoran, os vereadores solicitaram informações sobre

a falta de prazo na proposta.
Segundo a secretária, o Executivo que a entidade continua desenvolver suas atividades estatutárias, entrentanto, o prazo do comodato da área está expirado. Além disso, a associação precisa cumprir as exigências de funcionamento do corpo de bombeiros. "Vamos acordar um prazo para que a entidade se regularize", destacou. Conforme o presidente da associação, no local funciona também a Creche Criança Esperança e, há, também um morador no local, há pelo menos, 35 anos. Para o presidente da Câmara, Jaime da Rosa, é preciso estabelecer prazo de um ano para que o Executivo realize o desmembramento da área, que não está previsto no projeto. O presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, disse que a Câmara deve aguardar posicionamento do Executivo.
Por Terezinha Bobsin.

24/03/2014 - Comissão de Saúde vai se reunir com direção do Hospital São Camilo amanhã

Comissão de Saúde vai se reunir com direção do Hospital São Camilo amanhã
Na pauta, denúncia de supostas irregularidades na fundação
 
O relato do médico e ex-funcionário do Hospital São Camilo, em Esteio, Êlio Bosa, de supostas irregularidades no funcionamento da fundação será debatido com a direção da instituição amanhã, 25, às 15 horas, na Câmara de Vereadores, a pedido da Comissão de Saúde, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira(PT) e Jaime da Rosa (PSB), além do vereador Harri Zanoni(PSB). O médico, que trabalhava havia anos no hospital, disse, em reunião no útlimo dia 11, à comissão, que vários projetos para captação de recursos junto ao Estado e à União perderam prazo. Denunciou, inclusive, a falta de uso do bloco cirúrgico; escalas médicas inviáveis nos finais de semana, o que estaria deixando os profissionais com excesso de horário, causando problemas no atendimento; bem como criticou a colocação de médicos recém-formados para atendimento na emergência. Este último, considerado problema sério pelo denunciante. "O São Camilo tem excelentes médicos na emergência, mas é preciso experiência, pois são necessários procedimentos mais avançados, a exemplo de cirurgias de emergência e entubação de pacientes", relatou. O médico também disse acreditar que o hospital renunciou a uma receita de R$ 4 milhões ao ano com o atendimento dos convênios de 11 mil usuários, depois que foi transformado em fundação. "Fomos surpreendidos", observou. Bosa destacou, ainda, que é preciso buscar informações sobre os contratos das especialidades na instituição, em particular a urologia. Para a reunião serão convidados os integrantes da direção administrativa e técnica da fundação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio - Audiência Pública vai tratar sobre onde de assaltos no Novo Esteio amanhã

03/04/2013 - BR 448, que dá acesso a Esteio através da Avenida Celina Kroeff, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, tem sido rota de fuga dos assaltantes Está marcada para amanhã, 4, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio, a audiência pública que vai tratar sobre o problema de insegurança no Bairro Novo Esteio, localizado ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil. O pedido é da comissão de Segurança Pública, integrada pelos vereadores Felipe costella(PMDB), Beatriz Lopes (PT) e Jane Battistello(PDT), depois de reunião com a comunidade local na semana passada., que estão assustadosAssustados com uma onda de assaltos que vêm se agravando no local. Conforme os moradores, no último mês quase todos os estabelecimentos comerciais do bairro foram alvo de criminosos. Eles relataram situações de assalto à mão armada, agressões físicas e até ação com reféns. Os comerciantes alegam que o acesso às obras da BR 448 pela avenida Celina Kroeff, vem sendo rota de fuga para os criminosos e que a situação fica ainda pior quando escurece, pois há muitas lâmpadas queimadas nas ruas, contou um dos comerciantes diego Brasil. Ele relatou que já solicitou a troca das lâmpadas mas que até agora nada foi feito. Os moradores pediram, ainda, a reativação do Posto Policial do bairro que não está em funcionamento há mais de cinco anos. Um documento aprovado em Plenário, pedindo o policiamento ostensivo no bairro, como medida paliativa e de urgência foi protocolado na última semana na Brigada Militar pelo presidente da Comissão, felipe Costella. Para participar da audiência foram convidados o 34º BPM de Esteio, Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a secretaria de Segurança do Município, em busca de ações urgentes para resolver a insegurança no bairro.


Por Terezinha Bobsin.

Ações do documento