Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Vereador está preocupado com a falta de estrutura da US Centro

Vereador está preocupado com a falta de estrutura da US Centro


04/02/2013 - Pacientes e funcionários da Unidade de Saúde Centro estão sofrendo com as altas temperaturas. Além de ventiladores, o único bebedouro acessível a pacientes também encontra-se estragado. Esta foi a constatação do vereador Jaime da Rosa (PSB) que esteve na US Centro na tarde de hoje (04) verificando as condições de estrutura física do local. “Em visita ao posto, vi que um dos ventiladores estava sem a hélice e os pacientes estavam incomodados enquanto aguardavam atendimento. Entrei em contato com a Prefeitura pedindo providências, mas decidi também fazer uma visita para saber como está a situação das demais salas e consultórios”, explicou. Dentro dos consultórios os ventiladores pequenos não dão conta, assim como nas salas de ginecologia, clinica geral e pediatria; Esta última, de acordo com o vereador, ainda está com o banheiro interditado. Além disso, no consultório de nebulização e medicação, onde muitas crianças são atendidas ao mesmo tempo, há apenas um ventilador que também já apresenta problemas. Na sala de fonoaudiologia a situação é ainda pior. “Não tem ventilador As equipes já pediram ajuda, mas nada foi feito”, relatou uma funcionária que pediu para não ser identificada. Rosa disse que está preocupado e que já entrou com o pedido de conserto dos ventiladores, do banheiro do consultório de pediatria, além da instalação de um condicionador de ar na sala de espera em frente ao consultório 01, através da Câmara de Vereadores “Isso é desumano. Tanto os pacientes quanto os trabalhadores estão sofrendo com essa situação, que com certeza não deve ser diferente nas demais unidades de saúde de Esteio. A pessoa chega doente e sai mais doente ainda”, disse.

Mais fotos

Vereador está preocupado com a falta de estrutura da US Centro
Por Méurin Fassini.

Site em manutenção

Site em manutenção


05/02/2013 - Pedimos desculpas pelo transtorno. Estavamos ontem(4)e parte da manhã de hoje(5) com problemas  no site do Legislativo em função de alterações e manutenção na página da empresa que hospeda o site da Câmara de Vereadores. Á tarde devemos voltar ao funcionamento normal.


Por Terezinha Bobsin.

Reuniões movimentam Câmara de Esteio nesta semana

Reuniões movimentam Câmara de Esteio nesta semana

05/02/2013 - Diversas reuniões movimentam a Câmara de Vereadores esta semana. Hoje, 5, às 15 horas, no Plenário da Câmara, será realizada Audiência Pública em que o Secretário Municipal da Saúde, Jerônimo Paludo, apresentará aos vereadores, Conselho Municipal de Saúde e comunidade, o relatório de gestão municipal de utilização dos recursos do SUS, relativo ao 3º Trimestre de 2012.
 
Confira mais reuniões desta semana:
 
Reunião tratará dos serviços da Corsan A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores, Marcelo Kohlrausch (PDT). Leonardo Dahmer(PT) e Rafael Figliero(PTB) se reúne hoje(5), às 16 horas, no Plenário da Câmara, com os dirigentes da Corsan, para tratar sobre os serviços da empresa no município. A Comissão discutirá formas de agilizar o tempo para a conclusão das obras, principalmente a manutenção asfáltica nos locais onde são realizados buracos para reparos na rede e buscará também, informações referentes ao processo de canalização de água, com relação as ruas onde a troca já foi realizada. Prestação de contas dos recursos do SUS
 
 A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira(PT) e Harri Zanoni (PSB), realizará quinta-feira, 7, às 19 horas, no Plenário da Câmara, Audiência Pública para tratar da situação do Cemitério Municipal 2 de Novembro. A intenção é debater alternativas ao atual modelo de gestão, bem como discutir o espaço disponível para sepultamentos. Além disso, a Comissão está preocupada com a situação dos túmulos, que podem expor a comunidade à doenças. Ainda, os vereadores registram preocupação com o meio ambiente equilibrado, sobretudo em relação ao solo e aos recursos hídricos.
Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Esteio passará a ter acesso a redes sociais

Câmara de Esteio passará a ter acesso a redes sociais

 

05/02/2013 - Dentro de algumas semanas a Câmara de Vereadores de Esteio passará a ter acesso a redes sociais, a exemplo de serviços como Facebook e Twitter. A iniciativa do projeto de Resolução, aprovado por unanimidade, é da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Jaime da Rosa(PSB), além dos vereadores Leonardo Dahmer(PT), vice-presidente; Leonardo Pascoal (PP), 1º secretário e Michele Pereira(PT), 2ª secretária. Para o uso das redes sociais foram estabelecidos critérios de administração e requisitos de segurança em relação ao acesso.

A ideia é minimizar riscos de segurança da informação e comunicação, garantindo níveis adequados de confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados administrados pelo Legislativo, bem como inibir o uso destas ferramentas para fins que sejam o de representação popular. "As redes sociais são ferramentas importantes de diálogo com a comunidade", garantem os vereadores. Há, pelo menos, três anos, a Câmara de Vereadores, através da Assessoria de Imprensa, já vem utilizando oficialmente a ferramentas twitter. O endereço éwww.twitter.com/camaraesteio

Por Terezinha Bobsin.

06/01/2014 - Câmara de Esteio se reúne em Comissão Representativa amanhã

Câmara de Esteio se reúne em Comissão Representativa amanhã

 

Durante o recesso parlamentar, que se iniciou em 16 de dezembro e segue até 31 de janeiro, uma Comissão Representativa de vereadores responde pelas atribuições do Legislativo. Sua composição foi definida no último dia 10 de dezembro. A competência da Comissão é observar para que o Legislativo continue exercendo suas prerrogativas constitucionais durante o recesso parlamentar. Além disso, neste período, são realizadas sessões semanais, com a representação de um vereador por bancada. Na próxima terça-feira, 7, às 14 horas, os vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni(PSB), Jane Batistello(SDD), além do presidente, Leonardo Dahmer(PT)  se reúnem para discutir as demandas da comunidade. Todas as reuniões são abertas ao público e ocorrem na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal.

Confira as reuniões de janeiro:
 
Dia 07/01/14: às 14 horas
Dia 14/01/14: às 14 horas
Dia 21/01/14: às 14 horas
Dia 28/01/14: às 14 horas
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

07/01/2014 - Câmara de Esteio quer ampliação do prazo de pagamento da cota única do IPTU

Câmara de Esteio quer ampliação do prazo de pagamento da cota única do IPTU

 

A Câmara de Vereadores vai encaminhar ainda hoje(7), ao Executivo, o pedido de ampliação do prazo de pagamento do IPTU em cota única, com vencimento em de 8 janeiro para 31 de janeiro, em função da inclusão da taxa de coleta de lixo domiciliar no carnê. A iniciativa é do vereador Harri Zanoni (PSB) e teve aprovação unânime dos vereadores em sessão da Comissão Representativa na tarde de hoje(7). Segundo o Vereador, contribuintes reclamam do curto prazo para efetuar o pagamento em cota única , bem como problemas nos cálculos em decorrência da nova taxa de lixo.

Durante a sessão, outros requerimentos foram aprovados como a solicitação de medidas para a conservação do Seminário Claretiano, incluindo instalação de iluminação, serviço de vigilância, bem como recuperação das aberturas localizadas no prédio dos fundos, proposto pelo Vereador Leonardo Pascoal (PP). Já o Vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicitou a notificação da Corsan em função da falta de manutenção e pavimentação da Rua Bento Gonçalves, esquina com a Padre Felipe, no Centro. "O asfalto está deteriorado neste trecho da via, devido as obras da empresa. O local está oferecendo sérios riscos de acidente", disse.
Também o vereador Rafael Figliero (PTB) apresentou requerimento para a limpeza e cercamento de um terreno situado na Rua Maurício Cardoso, ao lado do número 197. A área em questão encontra-se abandonada, tornando-se depósito de lixo e refúgio para usuários de drogas.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

08/01/2014 - Presidente do Legislativo se reúne com Coordenadoria Regional de Educação

Presidente do Legislativo se reúne com Coordenadoria Regional de Educação
Na tarde de ontem (07), o Presidente do Legislativo, Leonardo Dahmer (PT) esteve na 27ª Coordenadoria Regional de Educação, em Canoas, acompanhado pelo Coordenador Regional da Participação Popular e Cidadã no Vale dos Sinos, Pedro Engelmann, para tratar do processo de implantação do curso técnico de logística na Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello, garantido através da Consulta Popular de 2012. A verba conquistada, no valor de R$ 23 mil, será utilizada para a instalação de um laboratório multifuncional, um dos quesitos exigidos para a implantação do curso. A Coordenadora Lúcia Barcelos disse que o recurso foi liberado, bem como o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e garantiu que os cursos terão início ainda em 2014. Dahmer destacou a importância da ação para aumentar a oferta de cursos em Esteio. “Esteio tem 30 mil jovens e praticamente não temos cursos gratuitos. Esses jovens necessitam de qualificação técnica para ingressarem no mercado de trabalho”, disse. Outra questão discutida foi a reforma da Escola Estadual Especial para Surdos Padre Réus. Conforme a Coordenadora, além da reforma, no valor de R$ 216.578.00 que está sendo realizada, será feito um aditivo que contemplará também a reestruturação da rede elétrica da instituição. A obra deve ser concluída dentro de quatro meses. Os alunos estão tendo aulas, provisoriamente, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

10/01/2014 - Câmara de Esteio aprova doação de área ao Parque Assis Brasil

Câmara de Esteio aprova doação de área ao Parque Assis Brasil
Emenda legislativa garante prazo para execução do projeto
 
A Câmara de Vereadores realizou na manhã de hoje(10), a última sessão extraordinária sem remuneração - do total de duas convocadas pelo Executivo - depois do recesso parlamentar que se iniciou em 16 de dezembro. A ideia, segundo o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), foi de atender a convocação do Executivo para projetos urgentes, bem como para limpar a pauta de votações. Entre os projetos analisados, foi aprovada a proposta de doação ao governo do Estado de uma área no Novo Esteio, junto a zona industrial, para a modernização e ampliação do Parque de Exposições Assis Brasil. A intenção do governo do estado é investir na ampliação e readequação do parque, criando um espaço multifuncional, voltado às atividades do agronegócio, agricultura familiar e ao cavalo crioulo, bem como a construção de diques para controlas as enchentes, com investimento público, através do BNDES, de R$ 72 milhões. A este projeto, a Câmara aprovou a emenda do vereador Leonardo Pascoal (PP), estabelecendo prazo de cinco anos para execução do projeto, com início ainda neste ano, garantindo segurança ao município e permitir, inclusive, que a área seja revertida novamente ao patrimônio municipal, em caso de abandono ou não cumprimento do empreendimento previsto. Já o vereador Jaime da Rosa(PSB), explicou que é preciso que o Executivo mande mais um projeto à Câmara incluindo as ruas da área, que possuem matrícula própria. "O governo do estado corre o risco de não conseguir o financiamento por falta das mencionadas ruas no projeto aprovado", alertou.
 
Também foram aprovados os projetos de iniciativa do Executivo solicitando autorização Legislativa para abertura de crédito especial- não previsto no orçamento - no valor de R$ 459 mil, destinados à restituição ao governo federal do programa Protejo; R$ 52 mil em restituição ao governo federal do programa Projovem; o crédito especial de R$ 4,6 milhões visando a a criação de novas rubricas junto ao Regime Próprio de Previdência (Prev-Esteio); o crédito especial de R$ 880 mil cobrir despesas com serviços de terceiros, além da contração de arquiteto, engenheiro civil, servente e auxiliar de educador social para o quadro geral dos funcionários públicos, através do banco de reserva.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Mais fotos

Câmara de Esteio aprova doação de área ao Parque Assis Brasil

15/01/2014 - Equipamentos de Proteção Individual da Guarda Municipal estiveram em pauta na Comissão Representativa

Equipamentos de Proteção Individual da Guarda Municipal estiveram em pauta na Comissão Representativ

 

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da Guarda Municipal estiveram em pauta durante a sessão da Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, ocorrida na tarde de hoje(14). De acordo com o vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), alguns destes equipamentos estão fora do prazo de validade, o que poderia colocar em risco a vida dos servidores. "É preciso que seja cumprido o Estatuto do Servidor, que obriga o uso do material de proteção", explica. Além disso, o vereador solicitou que o Executivo informe a data para implantação do estacionamento rotativo; as empresas que participaram do processo licitatório para a prestação do serviço e a cópia dos documentos apresentados pelas mesmas.

Também foi aprovada pelos vereadores a solicitação do vereador Harri Zanoni(PSB) para que o Executivo realize a manutenção de umas das vias no Beco 4, esquina com a Rua da Passarela, na Vila Pedreira. Conforme Zanoni, há um buraco na via que impede a passagem de veículos, bem como oferece risco de acidente aos moradores e pedrestes. A Comissão Representativa, que se reúne todas as terça-feiras durante o período de recesso parlamentar, é integrada por um vereador de cada bancada. A próxima reunião ocorre dia 21, às 14 horas, com a participação dos vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT), Jaime da Rosa(PSB), Harri Zanoni(PSB) e pelo presidente Leonardo Dahmer (PT).
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

16/01/2014 - Vereadora vai acionar a justiça pedindo a suspensão de prensagem de carros em Esteio

 Vereadora vai acionar a justiça pedindo a suspensão de prensagem de carros em Esteio
A intenção é recuperar os veículos e repassá-los à entidades

A vereadora Jane Battistello (SDD) vai entrar com uma liminar na justiça nos próximos dias pedindo a suspensão do processo de prensagem de veículos novos e seminovos em depósitos autorizados pelo Detran, em Esteio. A ideia é que a promotoria estude a possibilidade desses carros serem recuperados e repassados a órgãos como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros,Conselho Tutelar, Prefeitura, entre outros. A vereadora esteve na tarde de hoje(16) em um dos depósitos, vinculado ao Detran, onde está sendo realizado o processo, chamado de Destinação de Material Inservível. Os carros são submetidos à retirada de fluidos, como óleo e gasolina e baterias, e depois, prensados. Conforme a vereadora, a matéria-prima é vendida para siderúrgicas a R$ 0,20 o quilo. "Entre os automóveis está um com 11 mil quilômetros", disse. Ao todo, cerca de 1.200 veículos, entre carros, motocicletas e veículos pesados devem ser destruídos nesta operação.

Por Méurin Fassini - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Mais fotos

 Vereadora vai acionar a justiça pedindo a suspensão de prensagem de carros em Esteio

21/11/2012 - Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra

 

Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra

    A Câmara de Vereadores de Esteio homenageou na noite de ontem (20), em sessão solene alusiva à Semana da Consciência Negra, o músico, cantor, compositor e ativista cultural Giba Giba. O tema  deste ano contou a história do tambor típico afro-gaúcho - o Sopapo -,  apresentado pelos músicos Ricardo Serraria, que é mestre em literatura brasileira pela UFRGS  e Lucas Kinoshita, licenciado em música pelo IPA-RS. Entre as atividades estiveram a apresentação de parte do documentário "O grande tambor", longa metragem centrado no tambor de sopapo, além de apresentações artísticas dos alunos da Escola Maria Lygia Haack. 
    Na oportunidade, Giba Giba, considerado nome fundamental na música gaúcha, acompanhado de Kinochina e Serraria, fez uma breve apresentação de sucessos de seus mais de 40 anos de carreira. O músico, que recebeu uma distinção do presidente da Câmara, Felipe Costella, aproveitou para falar sobre a importância de amenizar as agruras sofridas pelos antepassados durante a escravidão no Brasil.  "Estas homenagens acabam resgatando a dignidade do homem", reforçou. 
    Além disso, durante a cerimônia, o secretário da Escola Luiza Silvestre Fraga, Diego Nascimento da Silva,  recebeu o destaque de Personalidade Negra da Comunidade Escolar 2012, concurso realizado pela secretaria de Educação. Também receberam certificados outros 18 integrantes da comunidade escolar de Esteio. 

Confira:


Luciane Amaral Kirchner – CMEB Dulce Moraes;  Eduarda Gabriela da Silva– CMEB Trindade;  Luiz Mário Tavares – CMEB Maria Lygia Andrade Haack (Fundamental); Romilda Brandão - CMEB Maria Lygia Andrade Haack (EJA);  Marcelo Ferreira de Almeida – CMEB Edwiges Fogaça;  Adriani Loreto Oliveira – EMEI Irmã Sibila Ana BurinMônica Marins – CMEB Eva Karnal Johann; Débora Barbosa Lins – CMEB Vila Olímpica; Carla Soares Roque – CMEB Vitorina Fabre;  Daiane Cristine Porto  - CMEB Paulo Freire; Liliane Souto Teixeira – EMEI Raio de Sol;  Vanessa – CMEB Maria Marques; Sônia Machado da Silva – CMEB João XXIII; Laura Guimarães Vargas – EMEI Pedacinho do Céu;  Patrícia Gomes de Moraes – CMEB Santo Inácio (Fundamental);  Dinalva Teodoro Fiuza- CMEB Santo Inácio (EJA); Miriam Vieira Rodrigues – EMEI Colorindo Aprender;  Nara Verônica Braga - Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 

Por Terezinha Bobsin

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Giba Giba na Semana da Consciência Negra

26/11/2012 - Câmara de Esteio homenageia Brigada Militar amanhã


 A participação da Brigada Militar nos fatos históricos do Estado, desde as guerras do período colonial até as grandes revoluções e sua ação permanente em defesa da sociedade gaúcha, estarão sendo destacadas durante as homenagens que a Câmara de Vereadores de Esteio prestará aos 175 anos da corporação, amanhã, 27, às 19h30min na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535). A iniciativa é do presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB). Na mesma cerimônia, os dez anos do 34º Batalhão de Policia Militar de Esteio também serão lembrados pelos vereadores.

A Câmara de vereadores vai  entregar,  durante as  homenagens, placas alusivas às datas. A cerimônia, vai contar com a participação do comandante Geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto Abreu; do comandante do Comando de Polícia Metropolitana, coronel Silanus Serenito de Melo e do comandante do 34º BPM de Esteio, tenente coronel Andreis Silvio Dal’Lago. A atividade terá a participação artística  da Banda da Brigada Militar.

Por Terezinha Bobsin

São Camilo passará a atender somente SUS

26/11/2012 - Com os votos contrários dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Harri Zanoni (PSB), o projeto de lei que torna a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo em ‘100% SUS’, foi aprovado pelos vereadores na última terça-feira, 20 de novembro. O documento ingressou na pauta do dia, através de regime de urgência.

A proposta prevê que a Fundação, a partir de janeiro de 2013, deixe de atender convênios e particulares e passe a atender somente SUS. A medida foi adotada depois de realizada uma audiência pública, no dia 19, onde foi exposto o projeto  para as equipes do hospital, incluindo empresas que prestam serviços à instituição.

Emenda 29: Após a aprovação da emenda 29, que obriga os estados a aplicar 12% e municípios 15% de suas arrecadações tributárias na manutenção da saúde pública, o Hospital São Camilo passa a ter também um repasse de verba estadual.  O valor do recurso destinado à fundação dependerá de um levantamento feito pelo Estado para totalizar os custos de manutenção do Hospital. Atualmente a fundação atende 80% SUS e 20% de convênios e particulares.  

Por Terezinha bobsin Reg prof MTb 7156

 

Esteio: Peça orçamentária de 2013 é tema de audiência pública amanhã

 

 28/11/2012 - A proposta orçamentária anual para 2013 vai ser tema de audiência pública amanhã, dia 29, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio. A matéria tem previsão de receita estimada em R$ 197.123.250,00. Conforme o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB),  esta é a oportunidade para que a  comunidade, entidades assistências e todos os segmentos da cidade possam conhecer o orçamento e fazer sugestões de emendas à proposta. "O último prazo que a Câmara possui para encaminhar para sanção é dia 15 de dezembro", explica. A Mesa Diretora fixou, também, o dia 4 de dezembro a data limite para a apresentação de emendas, visto que o projeto deverá ser apreciado na sessão de 11 de dezembro.

Do total orçado,  pouco mais de R$ 15 milhões referem-se ao orçamento da Fundação Hospital Municipal São Camilo, destinados a manutenção de contratos de gestão. Quanto as despesas, as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com o valor de R$ 52,8 milhões; Saúde R$ 37,8 milhões; Planejamento e Gestão R$ 22 milhões  e Fazenda R$ 19,7 milhões.
Além disso, conforme a proposta do Executivo, R$ 10 milhões serão destinados para reserva de contingência, ou seja, atender passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos e R$ 9,7 milhões está prevista como reserva de contingência do Regime Próprio de Previdência Social - o Prev Esteio. Dentro de alguns dias, o projeto, em sua íntegra, poderá ser conferido no link transparência da Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

28/11/2012 - Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS

 

Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS

 A participação da Brigada Militar nos fatos históricos do Estado, desde as guerras do período colonial até as grandes revoluções e sua ação permanente em defesa da sociedade gaúcha,  foi destacada ontem (27), durante as homenagens que a Câmara de Vereadoresprestou aos  175 anos da corporação. Com o Plenário lotado - mais de 300 pessoas entre militares e civis -,  o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB),  autor da proposição, aproveitou para  falar sobre a atuação da instituição na ordem pública e na segurança.  "Nosso dia a dia é marcado pela presença da Brigada Militar, quer no necessário trabalho de repressão ostensiva,  bem como na manutenção da ordem pública, com a prestação de serviços de  toda a ordem", disse. 
    Na mesma cerimônia, os dez anos do 34º Batalhão de Policia Militar de Esteio também foram lembrados pelos vereadores. Conforme o Comandante do 34ºBPM, Andreis Dal'Lago, a BM tem estado presente em todos os momentos importantes do município. "Dentro da nova dinãmica da comunicação virtual e das novas ferramentas de internet disponíveis, o comando já está fazendo uso destes meios, agilizando diversos serviços", disse.  Já o coronel Silanus falou sobre a força da BM, que há 175, vem acumulando experiências. "Nossa instituição é forte em função de seu efetivo", destacou. O coronel aproveitou para parabenizar a Banda da BM, que completou cem anos neste ano. 
    Durante a solenidade,  a Câmara de Vereadores entregou placas alusivas às datas, ao comandante do Comando de Polícia Metropolitana, da Brigada Militar, e ao comandante do 34º BPM de Esteio, tenente coronel Andreis Silvio Dal’Lago. A cerimônia contou com a apresentação da Banda da BM, que tocou o Hino Brasileiro e o Hino do Rio Grande do Sul.
    Acompanharam a cerimônia os vereadores Leonardo Dahmer (PT),  Harri Zanoni (PSB), Jaime da rosa (PSAB). Jane Battistello (PDT). Sirlon ribeiro (PMDB), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), além do delegado de Polícia Leonel Baldasso, além do representante do Executivo, o secretário de Meio Ambiente, Valmir Rodrigues.

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS
Câmara de Esteio homenageia 175 anos da Brigada Militar no RS

Esteio: Audiência pública discute orçamento de 2013

 

Esteio: Audiência pública discute orçamento de 2013

Amanhã, 4, é o ultimo dia para apresentação de mais emendas parlamentares
       

30/11/2012 - A Câmara de Vereadores debateu na última quinta-feira, 29, em audiência pública, a  proposta orçamentária anual para 2013 no Plenário. Na oportunidade, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB), além dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), apresentaram a matéria,  que  tem previsão de receita estimada em R$ 197.123.250,00aos representantes de entidades e comunidade em geral.  Jaime da Rosa (PSB) esclareceu os valores destinados às entidades e destacou a importância da participação da comunidade e entidades assistências para a implementação de sugestões de emendas à proposta. 
Conforme o presidente, as  emendas dos vereadores à Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO), vetadas pelo Executivo, estarão sendo promulgadas  pela Câmara de Vereadores nos próximos dias.  Um dos exemplos, de acordo com Rosa, é a emenda de recurso, no valor de R$ 7 mil, para a Associação dos Ostomizados de Esteio, de iniciativa do vereador Harri Zanoni(PSB).  Além disso, de acordo com o presidente, foram mantidas as ações na LDO para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, no valor de R$ 70 mil  e aquisição de uniformes para os alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jaime da Rosa informou, ainda, que o último prazo que a Câmara possui para encaminhar para sanção é dia 15 de dezembro.  A Mesa Diretora fixou, também, o dia 4 de dezembro a data limite para a apresentação de emendas, visto que o projeto deverá ser apreciado na sessão de 11 de dezembro.

    O orçamento:  Do total orçado,  pouco mais de R$ 13 milhões referem-se ao orçamento da Fundação Hospital Municipal São Camilo (valor que foi reduzido - R$ 15 milhões - em função da aprovação da entidade para 100% SUS), destinados a manutenção de contratos de gestão. Quanto as despesas, as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com o valor de R$ 52,8 milhões; Saúde R$ 37,8 milhões; Planejamento e Gestão R$ 22 milhões  e Fazenda R$ 19,7 milhões.

Confira a verba destinada às entidades assistenciais:

Entidade                                                    Orçamento                                 Emenda parlamenar
Liga Feminina de combate ao câncer:  R$ 15 mil (orçamento)               R$ 70 mil
Adevic:                                                      R$ 25 mil                                     R$ 25 mil
Prev Esteio:                                              R$  3,9 milhões
João XXIII: para novo prédio:                 R$ 1,8 milhões
Apae:                                                         R$ 500 mil                                   R$ 500 mil
Procon:                                                      R$ 25 mil                                     R$   25 mil
Regularização Vila Guterres:                   R$ 10 mil
Gata:                                                          R$ 40 mil                                      R$ 40 mil
Canil municipal:                                        R$ 10 mil
Fundação São camilo:                              R$ 13,6 milhões
Conselho Tutelar                                       R$ 184 mil
Tereza verzeri:                                           R$ 150 mil
Unir Raças:                                                 R$ 15 mil                                     R$ 15 mil
Apae/Abrigo:                                                                                                   R$ 84 mil
Ostomizados:                                                                                                   R$ 7 mil
João XXIII -Posto /ESEF:                            R$ 480 mil

Por Terezinha bobsin Reg prof MTB 7156

03/12/2012 - Câmara de Esteio vai repassar R$ 300 mil para prefeitura

 

Câmara de Esteio vai repassar R$ 300 mil para prefeitura

Recurso, que faz parte da economia do Legislativo, vai cobrir folha de pagamento do Hospital São Camilo

    A Câmara de Vereadores de Esteio vai repassar, dentro de alguns dias, o recurso de R$ 300 mil para a prefeitura. A medida foi adotada hoje(3), à tarde, em reunião com o presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB), com o prefeito Gilmar Rinaldi e o vice-prefeito, Fladimir Costella, além do diretor da Câmara, Ricardo Silva e integrantes da secretaria da Fazenda. A ideia, conforme o presidente, é auxiliar com as despesas do 13º salário dos funcionários do Centro de Formação Tereza Verzeri (R$ 15mil); da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae - (R$35 mil) e o restante da verba - R$ 250 mil -  para auxiliar na folha de pagamento da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo. "É uma parte da economia que a Câmara de Vereadores vem fazendo em diversas frentes ao longo do ano" , destaca o presidente. 
    Para o prefeito, a atitude reforça o relacionamento harmônico e transparente entre os poderes. "Esse recurso será fundamental para que possamos honrar nossos compromissos", disse. O prefeito também ressaltou que os tributos mais altos não têm voltado aos municípios e que os gastos aumentaram, referindo-se, em especial, às últimas cheias. 
    A Câmara vai aguardar o projeto de lei com a redução da verba, que deverá ser enviando ainda nesta semana pelo Executivo, em função do recesso do Legislativo, que se inicia no dia 15 de dezembro.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTB 7156

Esteio: Falta de local para cerimônias fúnebres preocupa vereadores

Esteio: Falta de local para cerimônias fúnebres preocupa vereadores
21/01/2014 - A falta de local para velar entes queridos de moradores sem poder aquisitivo, enquanto as Capelas Mortuárias do Cemitério Municipal 2 de Novembro estão sendo reformadas, está preocupando a Câmara de Vereadores. Durante a reunião da Comissão Representativa na tarde de hoje 21, o vereador Jaime da Rosa(PSB), pediu pressa na entrega do espaço. A obra é uma parceira entre a Câmara de Vereadores, que repassou em 2013 R$ 50 mil de seu orçamento, e Prefeitura, totalizando investimento de R$ 163,3 mil. De acordo com o vereador, os moradores de baixa renda não estão encontrando alternativas para a realização das cerimônias, sem que dependam do pagamento de capelas particulares. O projeto abrange áreas de passeio, capelas, cozinhas e salas da administração. As capelas contarão com novos telhado e pintura, redes elétrica e hidráulica novas, além de micro-ondas, ar condicionado e sistema de abertura de portas adequado às normas de segurança contra incêndio. A ordem de início das obras foi assinada em 8 de agosto do ano passado. Segundo a prefeitura, a obra está em fase de conclusão.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

04/12/2012 - Presidente da Câmara participa do Programa Bibo Nunes

 

Presidente da Câmara participa do Programa Bibo Nunes
O presidente da Câmara de Esteio, Felipe Costella(PMDB), foi um dos entrevistados no Programa Bibo Nunes é Show, ontem(3), à noite na Ulbra TV em Porto Alegre. Felipe falou sobre sua gestão frente à Câmara de Vereadores neste ano e destacou a economia que o Legislativo vem fazendo ao longo de 2012. "Neste ano vamos economizar em torno de R$1 milhão, valor este que vem sendo repassado à Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo e algumas entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Centro de Formação Tereza Verzeri", destacou.
 
O presidente da Câmara também ressaltou que os vereadores de Esteio não recebem benefícios como verba de gabinete, verba de representação (por estar na presidência), diárias, também não possuem celulares pagos pelos cofres públicos.  O apresentador Bibo Nunes e seus convidados elogiaram a postura do Legislativo de Esteio.
Por Terezinha Bobsin

Mais fotos

Presidente da Câmara participa do Programa Bibo Nunes
Presidente da Câmara participa do Programa Bibo Nunes
Presidente da Câmara participa do Programa Bibo Nunes

05/12/2012 - Vereadores aprovam documento repassando R$ 300 mil para o Executivo

Vereadores aprovam documento repassando R$ 300 mil para o Executivo
   
O documento autorizando a redução do recurso no valor de R$ 300 mil do orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, para ser repassado ao Executivo, foi aprovado na sessão de ontem(4), à noite. A medida, conforme o presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB), visa auxiliar nas despesas do 13º salário dos funcionários do Centro de Formação Tereza Verzeri (R$ 15mil); da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae - (R$35 mil) e o restante da verba - R$ 250 mil - para auxiliar na folha de pagamento da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo. "É uma parte da economia que a Câmara de Vereadores vem fazendo em diversas frentes ao longo do ano" , destaca o presidente. 
    A Câmara vai aguardar o projeto de lei com a redução da verba, que deverá ser enviando ainda nesta semana pelo Executivo, em função do recesso do Legislativo, que se inicia no dia 15 de dezembro.
Por Terezinha Bobsin

Ações do documento