Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

17/11/2011 - Carga horária das atendentes e auxiliares de creche é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Carga horária das atendentes e auxiliares de creche é tema de reunião na Câmara de Vereadores

 

Algumas atendentes das creches públicas de Esteio se reuniram na tarde desta quarta-feira (16), com a vereadora Michele Pereira (PT) na Câmara de Vereadores. Em pauta, a viabilidade de estender a redução da carga horária semanal em duas horas, conforme matéria aprovada pela Câmara de vereadores, que trata da reestruturação do cargo de professor de Educação infantil.

Conforme a vereadora Michele Pereira, as atendentes acompanham o trabalho pedagógico, auxiliando os professores. “A ideia é que este benefício seja estendido estas atendentes também, já que acompanham e, algumas vezes, substituem os professores”, explica. De acordo com  a vereadora, deve ser marcada uma reunião com o prefeito Gilmar Rinaldi, com a secretária de Educação, Carla Mantay e as atendentes para solucionar a situação. Michele já havia apresentado na sessão do dia 27/09/11 um requerimento para que o Executivo estudasse a viabilidade de estender o beneficio da redução da carga horária para as atendentes de creche também.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

17/11/2011 - Comissão de Urbanização propõe alternativa para mudança na Rua Tri Campeão

Comissão de Urbanização propõe alternativa para mudança na Rua Tri Campeão

 

Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), que compõem a Comissão de Urbanização, juntamente com os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Luiz Duarte (PTB), se reuniram com representantes do Executivo na tarde desta quarta-feira (16), para tratar sobre a mudança de mão da Rua Tri Campeão do Mundo, que tem gerado polêmica.

Segundo Leonardo Dahmer (PT), depois de alguns debates com a Secretaria de Trânsito, a comissão decidiu levar a discussão adiante porque a medida deve ser pensada amplamente, uma vez que a rua interliga bairros e, futuramente, servirá de acesso a Avenida Beira Arroio. “Não adianta discutir se vai ser mão única ou dupla, ou somente proibir o estacionamento, mas apontar uma alternativa para isso”, destacou Dahmer.

O vice prefeito, Fladimir Costella, salientou que quando a via foi repavimentada, já haviam solicitações de mudança por parte dos moradores e que para o Executivo, o trânsito no local melhorou: “Sabemos que a Tri Campeão é um problema antigo e não acho que o transtorno seja tão grande. É uma questão de adaptação”, diz. O vereador Harri Zanoni concorda: “a gente escuta muita reclamação da população, mas acredito que seja só até se acostumar”.

Fabiana Guazina, da Secretaria de Educação, entregou a comissão um abaixo assinado com 326 assinaturas de pessoas da comunidade da Escola Infantil Raio de Sol, que fica na Rua Tri Campeão. Segundo ela, as principais reclamações ficam por conta dos danos em carros estacionados e do fluxo intenso e confuso em horário escolar.

Sem chance de alteração

Ricardo Uequed, diretor de trânsito da Secretaria de Segurança, afirma: “estudos técnicos comprovam que a Tri Campeão suporta a demanda de veículos”. Já o secretário de Planejamento e Gestão, Norberto Bierhals, comenta que dificilmente será feita alguma mudança, pelo menos por enquanto, mas a ideia de uma rota alternativa é uma boa opção.

Dahmer ainda apontou que o PAC 2 prevê o alargamento de vias próximas a Beira Arroio, o que deve diminuir o fluxo na região do bairro Esperança, onde fica a rua Tri Campeão. “Conforme o avanço das obras da Beira Arroio, é preciso estudar soluções”.

 

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Comissão de Urbanização propõe alternativa para mudança na Rua Tri Campeão

23/11/2011 - Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra

Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Atividades seguem amanhã, 24, com a palestra do jornalista Juremir Machado da Silva

    Capoeira, dança e muita música africana fizeram a festa na noite de ontem (22) na Câmara de Vereadores de Esteio durante o ato solene em homenagem à Semana da Consciência Negra. Entre as atividades previstas esteve a apresentação de um documentário produzido pela Câmara, que trata da realidade dos quilombos no estado, em especial o Chácara das Rosas, localizado no bairro de classe média alta Marechal Rondon, em Canoas. As imagens do local, um contraste de duas realidades, emocionaram as cerca de 200 pessoas que participaram do evento, comandado pelo presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB).
     Com a presença dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Sirlon Ribeiro (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), além do vice-prefeito, Fladimir Costella,   o coral Vozes Negras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, dirigido por Jesus Machado, e a cantora Bia Tabaxê,  encantaram o público.  A cerimônia também contou com a apresentção da bailarina do Grupo Unir Raças, Júlia Franco e do grupo de capoeira Makulelê, da escola Luiz Fraga.
    Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte, é preciso manter um fórum permanente de discussão sobre o tema para sejam eliminadas as diferenças, garantindo direitos iguais e justiça social. Também a vereadora Michele Pereira (PT), destacou a importância deste movimento. "Precisamos eliminar ações preconceituosas. É necessário respeitar e dar sempre aquilo que queremos receber. E, tudo isso, depende da cultura e da alma", ressalta. 
O vice-prefeito aproveitou para parabenizar o evento e a luta do Grupo Unir Raças pelo empenho em busca da erradicação do preconceito. 
A representante do RS no Forum dos Quilombos do Brasil, Isabel Cristina Genelício, disse que estes movimentos ajudam a resgatar a cultura e a história do negro e sua luta pela resistência. "Nossa luta é diária", afirma.
    As atividades seguem amanhã, 24, às 19 horas, quando Câmara de Vereadores estará recebendo o jornalista Juremir Machado da Silva, que vai palestrar sobre sua recente obra "História Regional da Infâmia", que trata da guerra dos Farrapos e dos lanceiros negros.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 e Sâmela Lauz - estágio jornal
 

Mais fotos

Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra

Moradores do Bairro Parque Claret querem a volta do atendimento no posto de saúde local

Moradores do Bairro Parque Claret querem a volta do atendimento no posto de saúde local

 

17/01/2013 - Moradores do Parque Claret querem a volta do atendimento no posto de saúde do bairro. O pedido chegou até a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira(PT) e Harri Zanoni(PSB) na última terça-feira, 15, através do morador Elvio Mendonça da Costa, que trouxe um abaixo-assinado com a reclamação dos moradores das ruas Padre Claret, Santo Inácio de Loyola, Luiz Pasteur, Padre Urbano Thiesen e Alberto Braun, que, atualmente, são atendidos na Unidade de Saúde Jardim Planalto.

Conforme o moradores, a alteração no atendimento se deu devido a territorialidade implantada pela Prefeitura de Esteio. "Além da distância, não tem atendimento de geriatria neste posto", argumenta. A Comissão encaminhou documento ao Executivo, com aprovação do Plenário, solicitando a possibilidade de retorno destes moradores ao parque Claret.

24/11/2011 - Vereadores recebem doação de enciclopédias com a história legislativa

Vereadores recebem doação de enciclopédias com a história legislativa

A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu na última semana a doação da enciclopédia Políticos Sul Riograndenses da filha do ex-presidente da emancipação, Julião de Moura, Moêma de Moura Gianoni. São cinco livros, editados em 1976 pela Editora Clássica Jumal Ltda, que contam a história política dos municípios do estado, entre eles Esteio. entre as autoridades estão o ex-prefeito Juan Pio Germano, Clodovino Soares,  e vereadores Cláudio Storck, Hilário Klein, Getúlio Silva, Ivo Bissoloti, Nezi Barcelos dos Santos, entre outros. Durante a entrega, Moêma, emocionada, contou um pouco da trajetória do pai, que foi o primeiro dentista do município. "Meu pai sempre deixou claro o quanto queria que este pequeno pedaço de terra se emancipasse e declarava que Esteio teria a possibilidade de ser um grande município, apesar de ser pequeno em superfície", destacou. 
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), disse que a enciclopédia será guardada na Câmara e será tombada como patrimônio. Além disso, Duarte também lembrou que o líder emancipacionista será indicado para nomear rua.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio: 2013 será o ano de levar as sessões aos bairros

Esteio: 2013 será o ano de levar as sessões aos bairros


21/01/2013 - O presidente da Câmara de Esteio, Jaime da Rosa(PSB), pretende fazer de 2013, o ano da descentralização do Legislativo. De acordo com o presidente, a ideia é levar as sessões, que ocorrem uma vez por semana, para os bairros para que a comunidade possa conhecer os vereadores, a rotina do Legislativo e que participe das discussões dos projetos que são analisados e votados em Plenário. "Espero deslocar as sessões, pelo menos seis vezes durante o ano", disse. Além disso, conforme o presidente, já se iniciou a convocação dos aprovados no concurso público realizado no ano passado. "Inicialmente serão preenchidas cinco vagas", destaca o presidente. Jaime da Rosa ressalta que no primeiro ano de mandato não há recesso parlamentar; "Somente no ano que vem se iniciam os recessos, que ocorrem entre 15 de dezembro e 31 de janeiro. Também não temos recesso de inverno", informa.


Por Terezinha Bobsin.

24/11/2011 - Esteio: Comissão de Finanças debate matéria orçamentária de 2012

Esteio: Comissão de Finanças debate matéria orçamentária de 2012

   

A matéria orçamentária para 2012, com previsão de arrecadação de R$ 191,4 milhões, foi tema de debate na tarde de ontem (22) entre as secretarias de Obras, Saúde e Fazenda, e a Comissão de Finanças , na Câmara de Vereadores de Esteio. O encontro, a pedido dos vereadores integrantes da Comissão, Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Felipe Costella(PMDB), visou esclarecer dúvidas sobre a a matéria, antes  da realização de audiência pública, que vai ocorrer em 5 de dezembro, às 18 horas, no Plenário.

Na oportunidade, com a participação vereadores Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (PDT), foram questionados os recursos destinados ao Mutirão Cidade Viva; do novo Regime Próprio de Previdência (Prev-Esteio), além da verba de R$ 42 milhões destinadas a obra da Beira Arroio.  Os vereadores questionaram, ainda,  a finalidade da verba prevista na peça orçamentária de R$ 20 mil para o Bolsa Família. 
 
De acordo com o integrante da secretaria da Fazenda, Luciano Fonseca, deste valor R$ 15 milhões estão previstos no orçamento de 2012 e restante do recurso será  utilizado no Programa Minha Casa, Minha Vida. Já sobre o Prev-Esteio,  Fonseca explicou que o valor real está em torno de 12 milhões de reais. Sobre o Bolsa Família, o Executivo explicou: “Os R$ 20 mil estão destinados para despesas de manutenção e também serve como um incentivo para esta causa”.

Orçamento

Do total orçado,  pouco mais de R$ 16,2 milhões referem-se ao orçamento da Fundação Hospital Municipal São Camilo, destinados a manutenção de contratos de gestão. Quanto as despesas, as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com o valor de R$ 51 milhões; Segurança Pública R$ 4,2 milhões e Saúde com R$ 38 milhões. Além disso, conforme a proposta do Executivo, R$ 527 mil serão destinados para reserva de contingência, ou seja, atender passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos. As despesas estão fixadas em 182 milhões.

 

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

Mais fotos

Esteio: Comissão de Finanças debate matéria orçamentária de 2012

Cemitério 2 de Novembro será tema de audiência pública

Cemitério 2 de Novembro será tema de audiência públicaA


21/01/2013 - Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira(PT) e Harri Zanoni (PSB), deverá agendar nos próximos dias, audiência pública para tratar da situação do Cemitério Municipal 2 de Novembro. A intenção é debater alternativas ao atual modelo de gestão, bem como discutir o espaço disponível para sepultamentos. Além disso, a Comissão está preocupada com a situação dos túmulos, que podem expor a comunidade à doenças. Ainda, os vereadores registram preocupação com o meio ambiente equilibrado, sobretudo em relação ao solo e aos recursos hídricos.


Por Terezinha Bobsin.

24/11/2011 - Postes de energia elétrica são tema de reunião da Câmara de Vereadores de Esteio

Postes de energia elétrica são tema de reunião da Câmara de Vereadores de Esteio

   A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Esteio realizou na tarde de hoje(24), no Plenário, uma reunião com a empresa concessionária de energia elétrica AES Sul e com a Agência Reguladora do Estado do RS (Agergs). Na pauta problemas com postes de energia elétrica na cidade e a falta de respostas aos questionamentos da Câmara à empresa AES Sul. A reunião, agendada pelo presidente da Comissão, Harri Zanoni(PSB), pretendeu, também, estreitar o relacionamento da empresa com os vereadores.
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB),  exemplificou que na avenida João Paulo I, no bairro Santo Inácio, um poste corre o risco iminente de cair. "Qualquer temporal mais forte vai causar a queda do poste, que ainda é de madeira",diz. Sobre o assunto, o Coordenador de Operações de Canoas, Cézar Ricardo Menezes, garantiu que fará um levantamento no local para verificar a gravidade do problema. Além disso, conforme o coordenador,  houve um grande investimento e de custo com a mão-de-obra. "A empresa tem investido na troca de postes de madeira por concreto, mas a demanda é muito grande. Recentemente trocamos os postes ao redor ao Parque Assis Brasil, colocando, inclusive, chaves telecomandadas, que são comandadas por outra alimentadora", informou.
    De acordo o vereador Jaime da Rosa (PSB), existem vários postes com risco de queda na cidade, mas entende que a empresa deve resolver o problema em um prazo mais curto. Já para o presidente da Comissão, Harri Zanoni, é preciso prevenção para garantir tranquilidade e segurança para os moradores. Zanoni destacou, ainda, que o problemna segue em várias ruas, a exemplo da rua soledade. "Tem um que foi instalado em parte da rua, quando deveria estar na calçada", alerta. Para o coordenador, os postes de madeira são tão resistentes quanto os de concreto, porém, este último deixa a rede mais resistente. "Observamos uma grande melhora em Esteio, especialmente com a substituição de postes e o telecomandado. Vamos melhorar ainda mais", destaca Menezes. O coordenador ressalto, ainda, que o investimento deste ano é de R$ 1.800 mil. 
    O representante da Agergs, Mário João Kliemann, disse que a agência fiscaliza e media todas as questões e explicou que as pessoas interessadas em denunciar podem entrar em contato, gratuitamente, com a ouvidoria através do número  0800.9790066.
    A empresa AES Sul tem a concessão dos municípios de Esteio, Sapucaia do sul, canoas e Nova Santa Rita há 12 anos. A concessão é de 30 anos. Participaram da reunião as vereadoras Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Esteio: Acidentes em trecho da rua dos Ferroviários preocupam vereador

Esteio: Acidentes em trecho da rua dos Ferroviários preocupam vereador

 

21/01/2013 - O grande número de acidentes que vem ocorrendo na rua Ferroviários, em frente à casa de Cultura, levou o vereador Rafael Figliero (PTB) à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) na tarde de hoje(21). O vereador, que foi recebido pelo secretário da pasta, Arno Leonhardt, aproveitou para sugerir a transformação da rua dos Ferroviários em mão única, no trecho que compreende o cruzamento entre as ruas Pelotas e Padre Felipe. Conforme Figliero, o pedido da comunidade pela alteração tem sido frequente. A proposta entregue ao secretário e será apresentada pelo vereador durante a sessão de amanhã (22) na Câmara de Vereadores.

Mais fotos

Esteio: Acidentes em trecho da rua dos Ferroviários preocupam vereador
Por Méurin Fassini.

25/11/2011 - Câmara participa da inauguração da biblioteca

Câmara participa da inauguração da biblioteca


Foi inaugurada a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância, na tarde desta sexta-feira (25) no bairro Primavera, onde o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB), e  diretor,  Ricardo Silva, prestigiaram o evento.

A menina Júlia Franco, que participa do balé de Esteio, se apresentou para os alunos e visitantes do evento. O nome da biblioteca será divulgado futuramente pela escola.

A escola que foi inaugurada em agosto de 2003, funciona das 7 horas às 18 horas de segunda a sexta-feira. A coordenadora da biblioteca é a atual diretora Daiane Zanin, e também uma das organizadoras do evento. A escola atende crianças de 0 a 5 anos, divididos por berçário e jardim de infância.


Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Vereadores criam a Frente Parlamentar pela Melhoria Parque Assis Brasil e da Estação Esteio

Vereadores criam a Frente Parlamentar pela Melhoria Parque Assis Brasil e da Estação Esteio

 

22/01/2013 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de hoje(22), o projeto criando a Frente Parlamentar pela Melhoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e da Estação Esteio do Trensurb, de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal(PP). A ideia é promover a integração e urbanização de ambos os espaços, por meio de estudos, debates e ações, bem como articulações entre os governos municipal, estadual e federal, visando o desenvolvimento do município. Pascoal justifica a proposta reforçando o crescimento pelo qual o Bairro Novo Esteio passará nos próximos anos com a conclusão da BR-448 e a instalação do Distrito Industrial de Esteio e a necessidade de se pensar na mobilidade que será exigida da cidade e de toda a Região Metropolitana.

Além disso, a frente parlamentar pretende defender a instalação do Centro de Eventos do Estado no município. "Com mais este espaço, Esteio estará no caminho de grandes negócios", defende Pascoal. Já o presidente da Câmara, Jaime da Rosa(PSB), que vai fazer parte da frente, lembrou que a proposta de melhor ocupação do Parque de Exposições Assis Brasil vem de longa data, através de discussões com o estado e município. O presidente também quer chamar a atenção das pessimas condições dos vagões do Trensurb. Os vereadores Marcelo Kohlrausch(PDT) e Beatriz Lopes(PT), colocaram seus nomesà disposição para integrar a frente. Com caráter temporário, até o final de 2016 A Frente Parlamentar contará, além dos vereadores, com presidente e vice. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Plenário.
Por Terezinha Bobsin.

25/11/2011 - Câmara vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos

 

A Câmara de Vereadores de Esteio vai sediar o 4º Seminário do Comitê Pró Sinos, no dia 30 de novembro.  A informação é do  vereador Jaime da Rosa (PSB), que participou da reunião preparatória do evento, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

O seminário está sendo organizado pelo Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró Sinos.  O tema deste ano  será “Não à privatização da água”. Conforme o presidente do Comitê, vereador Nestor Schwertner (PT/SL), a água é um bem público que deve ser controlado pelo poder público: “isso é um consenso dos integrantes do Comitê, que agrega vereadores da maioria dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, ressaltou.

Segundo o vereador Jaime da Rosa, o evento terá palestrantes renomados ligados ao meio ambiente. Na programação do seminário, será abordada a conjuntura da legislação da água e saneamento nas esferas nacional, estadual e municipal. O evento contará com a participação de representantes de aproximadamente 30 municípios da região do Rio do Sinos e acontece das 08h às 18h, no plenário da Câmara.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

25/11/2011 - Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

 

No Sábado, 19 de novembro, a vereadora Michele Pereira (PT) participou como jurada do desfile do Rei e Rainha da Consciência Negra da II Mostra Zumbi dos Palmares Flores da Cunha e 9º Mostra Zumbi dos Palmares Arte Vida e Vivência, na Escola Municipal Flores da Cunha.

Além dos desfiles para escolha do rei e da rainha, ocorreram, ainda,  diversas apresentações culturais como puxada de rede; danças; desfile de penteados negros; roda de capoeira e também a exposição dos trabalhos dos alunos sobre a Semana da Consciência Negra 2011.

Na atividade, foi realizada a escolha da personalidade Negra da Comunidade, onde a vencedora foi a professora do Programa Mais Educação Cristiane Gomes. A vereadora Michele Pereira destacou a importância da parceria e integração entre pais e escola, resultando no sucesso da atividade.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos

Michele Pereira participa de atividades da Semana da Consciência Negra

28/11/2011 - Câmara de Esteio vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos dia 30

Câmara de Esteio vai sediar Seminário do Comitê Pró-Sinos dia 30
Rio dos Sinos em debate

A Câmara de Vereadores de Esteio sedia na próxima quarta-feira, 30,  a partir das 8h30min, o 4º Seminário do Comitê Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos. O objetivo  é debater alternativas para a recuperação do Rio dos Sinos e a qualidade de vida da população. Com o tema "Não à privatização da água",  o evento tratará, também, sobre questões ambientais e de saneamento básico.  Conforme o presidente do Comitê, vereador Nestor Schwertner (PT/SL), a água é um bem público que deve ser controlado pelo poder público: “isso é um consenso dos integrantes do Comitê, que agrega vereadores da maioria dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, ressaltou. Segundo o vereador Jaime da Rosa(PSB/Esteio), integrante do Comitê, a atividade terá palestrantes renomados ligados ao meio ambiente. 
Na oportunidade, haverá a eleição da nova diretoria executiva de 2012, que tem atualmente na presidência Nestor Schwertner. Na programação do seminário, será abordada a conjuntura da legislação da água e saneamento nas esferas nacional, estadual e municipal. O evento contará com a participação de representantes de aproximadamente 30 municípios da região do Rio do Sinos.


Confira a programação: 

08h30min - Credenciamento

 09h - Abertura

 09h30min - Primeiro painel: Atualização das questões do saneamento e desafios em nível nacional - com Silvio Marques, presidente da Assemae; painel do diretor da Semae,  Luiz Antônio Castro

 10h30min - Coffee breack

 10h45min - Segundo painel: Breve histórico sobre as ações e perspectivas do saneamento no RS, com enfoque para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - com Arnaldo Luiz Dutra, diretor-presidente da Corsan; painel com o deputado estadual Luiz Fernando Schmidt, autor da Proposta de Emenda Constitucional que mantém o caráter público dos serviços de fornecimento de água e de saneamento ambiental no Estado, determinando que tais serviços poderão ser prestados por empresas públicas ou de economia mista sob o controle do poder público estadual ou municipal. 

 12h - Almoço

 13h30min - Terceiro painel: Conjuntura regional referente ao saneamento básico e seus desdobramentos - com Júlio Dorneles, diretor executivo do Consórcio Pró-Sinos

 15h - Eleição da nova comissão

 16h - Encerramento.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes

 

23/01/2013 - Preocupado com o risco de acidentes na escadaria de acesso entre a rua Floriano Maya D’Ávila e a avenida Porto Alegre, no bairro Jardim Planalto, o vereador Harri Zanoni (PSB) vai encaminhar, com apoio do Plenário, um documento ao Executivo solicitando a construção um corrimão no local. Conforme Zanoni, a solicitação é dos moradores que encontram dificuldades para atravessar o trajeto íngreme. “A travessia conta, apenas, com uma escada de pedra improvisada sem corrimão e vegetação alta, onde o risco de acidentes é frequente”, destaca o vereador.

Harri Zanoni salienta, ainda, que esse trecho possui uma grande circulação de pessoas, já que é acesso de ponto de ônibus, igreja, creche,CTG, posto de saúde e comércios. Além disso, outro problema, segundo Zanoni, é a falta de limpeza no lcal. “Os pedestres não enxergam mais os degraus. Já havia encaminhado idêntico pedido de providências ao Executivo em agosto de 2009, porém, até o presente momento, aquela comunidade não foi atendida” reforçou.

Mais fotos

Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Esteio: Escadaria no Jardim Planalto oferece risco de acidentes
Por Terezinha Bobsin.

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver

 

24/01/2013 - Na tarde de ontem (23), o vereador Felipe Costella (PMDB) visitou a Associação Reviver, no município de Canoas. A instituição beneficia crianças, adolescentes, jovens e adultos, desenvolvendo cursos para geração de trabalho e renda, através de parcerias com empresas da região.

Recepcionado pela Coordenadora Geral, Maria Helena Riquinho e pela Assistente Social, Ana Paula, o vereador conheceu as dependências da entidade, bem como a história e o funcionamento do trabalho realizado para futuras implantações em Esteio. “Vocês são um exemplo para o município de Esteio, eu quero parabenizar os alunos, os professores e toda a equipe envolvida nesse projeto que incentiva e oportuniza a inserção no mercado de trabalho”, falou.

Mais fotos

Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Vereador Felipe Costella visita Associação Reviver
Por Méurin Fassini.

29/11/2011 - Educação: Escola Maria Marques sofre com pedidos de transferência de professores

Educação: Escola Maria Marques sofre com pedidos de transferência de professores


    A Comissão de Educação, composta pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), se reuniu na tarde desta terça-feira (29) com a diretora e o orientador do Centro de Educação Básica Maria Marques. Segundo a diretora da escola, Isoldi Schindler,  o principal problema enfrentado se refere aos oito pedidos de remanejo de professores: “alguns pegam até três conduções para chegar ao bairro Três Marias”, destaca. Ela ainda comenta que existem professores que vêm de outras cidades, o que torna a situação ainda mais complicada.“O que nos deixa chateados é que investimos na formação dos professores e agora eles querem ir para outro lugar”, desabafa o orientador pedagógico, José Carlos Jantsch. Ele argumenta que a Escola Paulo Freire, no bairro Votorantim, também começa a enfrentar o mesmo problema: “a ideia é discutir a possibilidade de um adicional, um incentivo, pois a situação é grave”.
    Isoldi ainda salientou que a escola não recebe pintura externa há algum tempo: “eu sei que há um cronograma, mas não sei qual é o critério. Dá até pena ver aquelas paredes sem cor. Vejo outras escolas reformadas, mas a nossa fica esquecida”. A comissão se comprometeu em visitar a escola e encaminhar um pedido de providências.

 

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio

 

25/01/2013 - A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), entregou na manhã desta sexta-feira (25), o edital de execução do primeiro lote da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Esteio e Sapucaia do Sul. O presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB) além dos vereadores Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP) participaram do evento, que ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura.

O Diretor de Expansão da Corsan, Luiz Fernando Jochims, relatou que a previsão do contrato com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) é de R$ 90 milhões e que o esgoto tratado, após a conclusão das obras, será de 93% em Esteio. Segundo Jochims, a estimativa de término é de dois anos. Na oportunidade, Jaime da Rosa disse que a Câmara está de portas abertas para receber tais projetos: “Estamos à disposição para receber projetos dessa envergadura. Com a obra, o município está contribuindo para o futuro", concluiu. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi ressaltou a necessidade de fiscalização das obras.
 
A obra: Nessa primeira etapa, está prevista a implantação de redes coletoras e ramais prediais das bacias 1B e 3, que compreende os seguintes bairros de Esteio: Nossa Senhora de Lourdes, Centro, Parque Primavera, Santo Inácio, Vila Rica e Vila Cruzeiro. As obras, no valor de R$ 7,2 milhões, integram um investimento total de R$ 196,5 milhões para implantação do sistema de esgotamento sanitário em Esteio e Sapucaia do Sul, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em outubro, será inaugurada a primeira parte das obras de esgoto de Esteio, com redes coletoras, elevatórias e estação de tratamento. Está prevista ainda a execução, a ser licitada, de novas redes coletoras, estação de bombeamento e complementação da estação de tratamento. .

Mais fotos

Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio
Corsan lança ampliação do sistema de esgotos de Esteio
Por Daniela Molon.

Vereador Harri Zanoni participa da entrega dos prêmios de Natal da CDL

28/01/2013 - O vereador Harri Zanoni(PSB), participa hoje(28), à noite, no Vida Bela Shopping, da entrega dos prêmios da promoção Esteio Show de Natal, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Acise. Harri representa o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB). Cerca de 180 mil cupons foram distribuídos na campanha Esteio Show de Natal, que visava incentivar moradores da cidade e municípios vizinhos a comprar no comércio esteiense. A cada R$ 50 em compras, o cliente das lojas participantes tinham direito a um cupom. Confira a premiação: 1º prêmio – Celta zero quilômetro – Paulo José da Luz 2º prêmio – Moto elétrica – Lucas da Rosa 3º prêmio – TV LED de 32" – Cristina Decker 4º prêmio – Lavadora de roupas – Yeda Guss 5º prêmio – Vale-viagem de R$ 1 mil – Jéssica da Silva


Por Terezinha Bobsin.

Ações do documento