Notícias
18/10/2011 - Prefeitura recadastra vagas da educação infantil
Com o salão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) lotado, a Prefeitura de Esteio realizou o recadastramento das 500 vagas contratadas para crianças de zero a cinco anos, na noite de ontem(17). A atividade contou com a participação da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, composta pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), além do prefeito, Gilmar Rinaldi e o vice, Fladimir Costella. As vagas foram contratadas pela prefeitura em escolas particulares de educação infantil em turno integral do município.
A solenidade também serviu para prestação de contas da contratação deste benefício, criado em 2009. No total, 12 escolas têm convênio com a Prefeitura para receber os estudantes. Segundo o prefeito, Gilmar Rinaldi, as vagas que não forem recadastradas serão colocadas à disposição para outros estudantes e o processo de inscrição será dezembro, junto às matrículas da escolas municipais.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
18/10/2011 - Prev- Esteio é debatido pela terceira vez em Audiência Pública
Os vereadores Luiz Duarte (PTB), Felipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT), Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) se reuniram, na noite desta segunda-feira (17), com representantes do Sisme e do Executivo, para discutir o projeto de institui o regime próprio de previdência social do município, o Prev-Esteio.
Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Jaime da Rosa, é fundamental que todas as dúvidas sejam sanadas antes da votação do projeto: “acredito que ainda há opiniões discordantes sobre o cálculo atuarial e por isso estamos aqui”.
A presidente do Sisme, Aline Baladão, iniciou a conversa comentando que o sindicato contratou uma empresa para realizar o cálculo atuarial, pois é uma questão muito específica. Segundo ela, o estudo entregue ao Sisme apontou uma diferença de 2% na contribuição. Aline ainda indagou sobre a questão administrativa: “é importante definir qual o perfil da pessoa que vai gerenciar o instituto, deve ser alguém qualificado”.
“O gerente deve ter ensino superior ou médio com experiência comprovada na área”, salientou a integrante da consultoria Jurídica da prefeitura, Bianca Barella. "Quem for nomeado ao conselho deve ter boa vontade, pois vai tratar de questões técnicas”. Já Francisco Magro, da CSM Consultoria Atuarial, empresa contratada pelo Executivo para realizar o cálculo atuarial, argumentou que os dois estudos estão corretos, mas que é preciso reavaliar a cada ano, pois os valores foram estimados com bases diferentes.
O servidor da prefeitura, José Fernando Paschoal, questionou sobre a contribuição para os regimes geral e para o próprio "O cálculo será feito por qual instituição", pergunta. Magro respondeu que o cálculo será feito pelo regime próprio, indiferente do caso e ainda completou: “o regime próprio vai ter que suportar a diferença quando o cálculo for desigual”.
Segundo o advogado Ênio Warlet Fagundes, o funcionário não sai perdendo, a questão é saber se a projeção realizada para embasar o estudo foi realista: “do contrário vai faltar dinheiro no fundo”. Aline Baladão concorda: “a preocupação é de que o instituto não dê prejuízo ao município no futuro. Não temos uma base concreta, uma vez que as alíquotas foram calculadas sobre dados imprecisos”.
Antenor Sato, procurador jurídico do município explicou que em nenhum momento as duas empresas reclamaram de falta de dados. Além disso, segundo ele, se houver falta de recursos no fundo, a Lei garante que o Executivo pagará: “a alíquota de 11% não vai aumentar, o que pode acontecer é o Executivo ter que injetar”.
O prev-Esteio
O Prev-Esteio será gerido por uma diretoria executiva vinculada à Secretaria da Fazenda e por dois conselheiros (um de administração e outro fiscal), formados por servidores ativos e inativos, assim como representantes do Executivo e Legislativo. Os interessados em conhecer o projeto podem dirigir-se à Câmara, na rua 24 de Agosto, 535 ou acessar o projeto no site da Câmara link transparência na íntegra no endereço http://www.camaraesteio.rs.gov.br.
Por Sâmela Lauz – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
18/10/2011 - Habitação: Regularização de área é tema de reunião no Parque Primavera
Moradores protestam: não querem o direito real de uso e, sim, o contrato de compra e venda
A desafetação de área localizada junto à rua Orestes Pianta, no bairro Parque Primavera, foi tema de reunião entre os moradores locais e a Comissão de Urbanização, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Jane Battistello (PDT), no último sábado, 15, na igreja Estrela de Belém. A intenção, conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, foi de debater o projeto de iniciativa do Executivo, que pretende a regularização da área, onde estão instaladas famílias de baixa renda, através do direito real de uso, conforme a Lei 2665/97.
A reclamação da comunidade refere-se à contribuição mensal obrigatória calculada em 3% da renda familiar sendo considerada uma dedução de um décimo do percentual do salário mínimo para cada membro familiar e um valor mínimo de contribuição de 2,5% do salário mínimo, em qualquer situação, conforme determina o artigo 8º a lei do direito real de uso (Lei 2665/97). Conforme o vereador Jaime da Rosa, os moradores querem o contrato de compra e venda. Para esclarecer a situação, a Comissão vai se reunir na próxima terça-feira, 25, às 14 horas, no Plenário, com a secretaria de Habitação.
Por Daniela Molon – estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Câmara de Esteio aprova Conselho do Bem Estar Animal
24/10/2012 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (22), o projeto criando o Conselho Municipal do Bem Estar Animal , em regime de urgência. A proposta, que teve aprovação unânime do Plenário, visa colocar em prática medidas de defesa dos direitos dos animais, associadas à responsabilidade social, ambiental e de cidadania. O conselho também tem como objetivo promover encontros, palestras, seminários e outros eventos sobre temas ligados aos animais; propor a realização de campanhas como a adoção, visando o não abandono e a vacinação. O conselho será composto por treze integrantes, tendo representação da Câmara de Vereadores; da União das Associações de Moradores de Esteio (UAME)e das Clínicas Veterinárias de Esteio.
Durante a discussão do projeto, os vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Michele Pereira (PT) destacaram que a matéria foi discutida com a secretaria de Meio Ambientes, antes de entrar na pauta de votação, com a participação dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT)e Harri Zanoni (PSB). "Nossa preocupação é saber a situação dos cavalos que, por ventura, venham a sofrer maus tratos. Entretanto, o secretário garantiu que o município deve fazer um convênio com uma hotelaria em Canoas", destacou Rosa. Já a vereadora Michele disse que todos devem somar forças em defesa do animal e explicou que vai sugerir uma emenda no Plano Plurianual de 2013, visando a apliação de recursos para o canil.
A ideia da criação do conselho é das ONG’s, cuidadores, voluntários e pessoas da comunidade que atuam em defesa dos direitos dos animais do município. O projeto segue para sanção do Executivo nesta semana.
19/10/2011 - Comunidade do Loteamento Bockmann pede ajuda para regularizar endereços
O presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Duarte (PTB), se reuniu, na tarde desta quarta-feira (19) com três moradoras do Loteamento Popular Bockmann, que fica no bairro Votorantim, e o gestor da central de Distribuição dos Correios de Esteio, Edson Peixoto. Elas pediram providências, pois desde que se mudaram para o local, não conseguem receber correspondências. “Já faz dois anos que moro lá e uso o endereço de outras pessoas para receber correspondências. É um absurdo, pois acabo pagando juros por depender da boa vontade alheia. É difícil até para fazer chamadas de emergência, parece que moramos em um fim de mundo”, desabafou Ângela Maria de Lima.
Segundo Edson Peixoto, o problema se divide em duas questões a falta de um profissional para cobrir a área do loteamento e de um CEP cadastrado no sistema. “A entrega requer um trabalho técnico, pois necessita mão de obra e logística. Por mais que seja uma área pequena não podemos sobrecarregar um funcionário”, explicou. Conforme Peixoto, em cerca de 90 dias um carteiro recém contratado deve estar apto para o serviço.
Duarte questionou a possibilidade de se criar uma caixa postal única no loteamento, como solução temporária ao problema. Peixoto argumentou que normas internas dos Correios proíbem. “Essa situação acontece em outros lugares da região e se deve a erros estruturais”. O presidente deve encaminhar ao Executivo um ofício solicitando uma faixa de CEP para o loteamento.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
24/10/2012 - Câmara de Esteio vai repassar R$ 1,5 mil para auxiliar Polícia Civil
A Câmara de Vereadores de Esteio deve reduzir de seu orçamento R$ 1,5 mil nos próximos dias. A ideia dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT), José Sirlon (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS),é repassar o recurso para que Delegacia de Policia Civil possa adquirir um micrcomputador visando a qualificação dos serviços do órgão. Segundo o presidente da Câmara, Felipe Costella, o valor será suplementado para a secretaria de Ações de Segurança Pública. "Como a Câmara não pode repassar o recurso para a DP, vamos encaminhar à secretaria. O pedido foi aprovado. Agora, vamos aguardar que o Executivo mande o projeto de lei para aprovação do Legislativo", ressalta.
Harri Zanoni participa de sorteio da CDL
10/01/2013 - O vereador Harri Zanoni(PSB), participou, na última terça-feira,8, do sorteio da promoção Esteio Show de Natal, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a Acise. Harri representou o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB). O evento contou, também, com a presença do vereador Leonardo Pascoal(PP). Na oportunidade, o vice-prefeito, Faldimir Costella,sorteou o principal prêmio da campanha: um Celta zero quilômetros, que saiu para Paulo José da Luz, morador do Bairro São Sebastião. Cerca de 180 mil cupons foram distribuídos na campanha Esteio Show de Natal, que visava incentivar moradores da cidade e municípios vizinhos a comprar no comércio esteiense. A cada R$ 50 em compras, o cliente das lojas participantes tinham direito a um cupom. Confira os premiados: 1º prêmio – Celta zero quilômetro – Paulo José da Luz 2º prêmio – Moto elétrica – Lucas da Rosa 3º prêmio – TV LED de 32" – Cristina Decker 4º prêmio – Lavadora de roupas – Yeda Guss 5º prêmio – Vale-viagem de R$ 1 mil – Jéssica da Silva
Mais fotos
19/10/2011 - Dia da Criança Solidário movimenta Avenida do Carnaval
A avenida Ernesto Dornelles - a avenida do Carnalval, foi palco de muita diversão no último domingo, 16. Mais de mil crianças participaram de uma tarde de recreação, com brinquedos infláveis, palhaços e malabaris de fogo. Pintar o rosto, comer cachorro quente, algodão doce, pipoca e, ainda, ganhar brinquedos, foi a garantia de diversão da criançada. A festa, que também teve a apresentação do Teatro de Fantoches da Igreja Betel e o show gospel do cantor Leozinho, objetivou comemorar ao Dia da Criança. O evento foi organizado pelo vereador Felipe Costella (PMDB).
A comunidade recebeu atendimento gratuito de advocacia, embelezamento, recursos humanos e instruções do Gabinete Móvel. Segundo Felipe, a ideia foi levar um pouco de alegria às crianças do bairro Santo Inácio. "Contabilizamos a distribuição de mais de mil brinquedos. Nosso propósito é fazer com que cada criança viva como tal e que se sinta feliz, protegida e amada", destaca.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Comissão de Saúde visita menores do Abrigo Municipal
A
11/01/2013 - Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Pascoal (PP), visitou os internos do Abrigo Municipal, que estão instalados no Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini, na tarde desta quinta-feira (10). A intenção foi de conhecer a realidade dos internos, que, após incêndio ocorrido no último dia 5 no abrigo municipal, estão alojados nas dependências da escola. A coordenadora do abrigo, Juliana Flores, ressaltou que os jovens precisam de roupas de cama, toalhas de banho, material de limpeza e material de higiene pessoal. Também a educadora Darlen Vieira, explicou que os funcionários estão se revezando para auxiliar os menores. “Estamos ajudando na limpeza da escola e na organização, visando uma melhor qualidade de vida", disse. As coordenadoras relatam que o espaço não é o mais adequado para manter todas as crianças e adolescentes. Outra reclamação é falta de alguns alimentos e que, muitas vezes, são custeados pelas próprias educadoras. Para Juliana Flores seria necessário a implantação de uma enfermaria. De acordo com os vereadores, na próxima semana, com apoio do Plenário, será encaminhado um pedido de informação ao Executivo sobre os problemas encontrados no alojamento.
Por Daniela Molon.
25/10/2012 - Implantação da nota fiscal eletrônica deve sofrer análise detalhada dos vereadores e empresários
Na noite desta quarta-feira (24), os vereadores que fazem parte da Comissão de Finanças e Orçamento, Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Luiz Duarte (PTB), debateram junto aos representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OBA), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Esteio (CDL), do Executivo, além do vereador Harri Zanoni (PSB), a implantação da nota fiscal eletrônica em Esteio, durante audiência pública realizada no Plenário da Câmara. O projeto, de autoria do Executivo, tramita nas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores e pretende alterar e acrescentar dispositivos na Lei Municipal nº3636/03, que instituiu o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN).
O vereador Jaime da Rosa, que é presidente da Comissão de Finanças, salienta que um novo encontro será agendado nos próximos dias para dar seguimento ao debate. "Nossas dúvidas não foram esgotadas neste primeiro debate", diz. O vereador reforça que o projeto pode ser conferido, na íntegra, no sítio da Câmara (www.camaraesteio.rs.gov.br), no link Transparência - projetos de lei.
25/10/2012 - Câmara de Esteio vai disponibilizar verba para aquisição de automóvel para o Conselho Tutelar
A Câmara de Esteio deve repassar uma verba - quantia ainda não estabelecida - para aquisição de carro para o Conselho Tutelar da cidade. O pedido, de iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão da última terça-feira, 23. A vereadora argumenta que a falta de um veículo está dificultando o trabalho dos conselheiros tutelares, que acabam tendo que se deslocar com táxi para atender os casos das crianças e adolescentes. "Vamos fazer o levantamento do custo de um automóvel que atenda das demandas do conselho. Entretanto, será preciso que o Executivo nos mande um projeto de lei, após estabelecida a quantia que vai ser retirada do orçamento da Câmara", salienta.
20/10/2011 - Vereadora pede revitalização das churrrasqueiras do Galvany Guedes
A depredação das churrasqueiras do Parque Galvany Guedes, localizado no Jardim Planalto, foi tema de debate na Câmara de Vereadores de Esteio na última terça-feira, 18. A discussão iniciou-se com o pedido da vereadora Michele Pereira (PT) para a manutenção das existentes e a construção de novas. Além disso, Michele também solicitou colocação de mais brinquedos, bem como a construção de uma rampa de acesso na entrada do parque, para os portadores de necessidades especiais, no acesso da rua Alan Kardec. "O parque precisa ser preservado. Não queremos voltar ao passado", afirmou. O documento com a solicitação deve ser encaminhado nos próximos dias ao Executivo. Inaugurado em 1987, o parque, que está cercado, possui pista para caminhadas, dois campos de futebol, quiosque, churrasqueiras, banheiros e estacionamento, distribuídos em uma área total de mais de 24.000m². O espaço sedia a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito, além de, em breve, o Grupo de Escoteiros Capitão Bressani.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Estudantes elegem vereadores e prefeito mirins para 2013
CARGO
|
ALUNO
|
CENTRO/ESCOLA
|
1- PREFEITO
|
Gabriely Martins Lauerman
|
Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho
|
2- VICE-PREFEITO
|
Luiza Regina Hanzen
|
Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho
|
3- VEREADOR-PRESIDENTE DA CÂMARA
|
Larissa Silva Stumpf
|
Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho
|
4- VEREADOR- 1º SECRETÁRIO
|
Eduarda Rodrigues Fan
|
CMEB João XXII
|
5- VEREADOR- 2º SECRETÁRIO
|
Carolina Ebert Costa
|
CMEB Dulce de Moraes
|
6- VEREADOR
|
Douglas Colares Gonçalves
|
CMEB Vitorina Fabre
|
7- VEREADOR
|
Laurin Julia Mendes Pedroso
|
CMEB Paulo Freire
|
8- VEREADOR
|
Eduarda Rodrigues Dias
|
CMEB Eva Karnal
|
9- VEREADOR
|
Gabriel Erthal Muhl
|
CMEB Edwiges Fogaça
|
10- VEREADOR
|
Ana Caroline Machado
|
CMEB Luiza Fraga
|
11- VEREADOR
|
Ranana Melo Heckler
|
CMEB Santo Inácio
|
12- VEREADOR
|
Calvin Rygoll da Rosa
|
CMEB Oswaldo Aranha
|
13- VEREADOR
|
Guilherme Silva e Silva
|
CMEB Camilo Alves
|
Mais fotos
Projeto sugere criação de frente Parlamentar em prol do Parque Assis Brasil e da Estação Esteio
11/01/2013 - O vereador Leonardo Pascoal (PP) protocolou um Projeto de Resolução na Secretaria da Câmara, que será analisado e votado pelos vereadores, sugerindo a criação da Frente Parlamentar pela Melhoria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e da Estação Esteio da Trensurb. A ideia é promover a integração e urbanização de ambos os espaços, por meio de estudos, debates e ações, bem como articulações entre os governos municipal, estadual e federal, visando o desenvolvimento do município. Pascoal justifica a proposta reforçando o crescimento pelo qual o Bairro Novo Esteio passará nos próximos anos com a conclusão da BR-448 e a instalação do Distrito Industrial de Esteio e a necessidade de se pensar na mobilidade que será exigida da cidade e de toda a Região Metropolitana. A matéria vai tramitar nas Comissões Permanentes para análise e liberação para a pauta de votação.
Por Terezinha Bobsin.
20/10/2011 - Vereadores recebem relatório de gestão da Saúde
O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella (PMDB), juntamente com os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Therezinha Helle (PPS) e Jane Battistello (PTB), se reuniu, na tarde desta quinta-feira (20), com representantes da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, e da Fundação de Saúde São Camilo de Esteio.
Marcelino Anflor, presidente do Conselho de Saúde, iniciou expondo o relatório financeiro: “o município investiu, de abril a junho deste ano, 31,52% de seu arrecadamento em saúde pública”. Ele ainda explicou que o Estado não tem cumprido com a contribuição que lhe cabe, de 12%, e que o município tem sofrido: “apesar disso, o índice está compatível”.
Felipe Costella destacou a adição de tabelas específicas sobre o atendimento na Fundação, item que não constava nos relatórios anteriores: “assim podemos avaliar melhor e ter informações mais precisas”. Segundo ele, o número de internações se manteve, já as cirurgias aumentaram (de 279 para 350). Anflor argumentou que essas notificações não apareciam antes porque eram contabilizadas juntamente com os atendimentos das Unidades Básicas de Saúde.
A vereadora Therezinha questionou como funciona o procedimento para a realização de uma cirurgia: “é mesmo tão demorado como as pessoas comentam?” O secretário da Saúde, José Silveira, explicou que é necessário passar pelo atendimento na rede básica de saúde e receber encaminhamento para um especialista, após a consulta são realizados os exames e é recebido o diagnóstico e depois é preciso aguardar uma colocação na agenda do médico. “Isso acontece com cirurgias eletivas. Em casos de câncer, por exemplo, o paciente não enfrenta esse processo”.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Parcelamento de dívida de R$ 2,2 mil com Prev-Esteio será tema de reunião amanhã
14/01/2013 - A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Esteio, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella (PMDB), discute amanhã, dia 15, às 14h15min, na sala de reuniões do 2º andar, o projeto de iniciativa do Executivo que pretende o parcelamento da dívida do município, no valor de 2.218.231,03, com o recém criado Regime Próprio de Previdência de Esteio (Prev-Esteio). Conforme mensagem do prefeito Gilmar Rinaldi, o débito é referente à cota patronal, dos meses de outubro, novembro e dezembro, além da incidência do 13º salário de 2012. O Executivo justifica os valores referindo-se a crise financeira. A proposta é financiar o valor em 36 parcelas, com atualização monetária calculada pelo IGPM, além de juros de mora de 1% e, o saldo devedor do débito parcelado será acrescido de encargos financeiros definidos em 0,50% a mês corrigido pelo INPC, até o efetivo pagamento. Para a reunião foram convidados os conselheiros e diretores do Prev-Esteio. Criado em novembro de 2011, através da Lei Municipal 5.381/11, o Prev-Esteio foi alvo de diversas reuniões na Câmara de Vereadores, além de audiência pública com a participação dos servidores. Com a lei sancionada, os servidores da prefeitura, Câmara de Vereadores e autarquias passaram a contribuir para a nova entidade e deixaram de contribuir com o INSS para terem direito a aposentadoria e outros benefícios, como auxílio doença, por exemplo. A contribuição mensal para todos os beneficiários é de 11% do total da remuneração.
Por Terezinha Bobsin.
31/10/2012 - Câmara de Esteio debate Relatório de Gestão dos Recursos do Sus
A Comissão de Sáude da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), além do vereador Jaime da Rosa (PSB), realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira, 29, sobre o relatório de gestão municipal de saúde, relativo ao segundo trimestre de 2012. Na oportunidade, o secretário de Saúde, José Silveira, explicou que o município aplicou 31,52% em saúde, oriundo de receitas próprias. Segundo o relatório, são realizadas, em média, 650 consultas especializadas por mês.
O vereador Jaime da Rosa (PSB) aproveitou para pedir informações sobre as consultas de enfermagem. Conforme Silveira, os atendimentos são realizados de acordo com o processo de acolhimento nos postos, assim como na Fundação de Saúde. "Os enfermeiros avaliam e classificam os casos mais graves como prioridade", ressalta. O objetivo, de acordo com o secretário, é fazer com que os pacientes com problemas mais graves, sejam atendidos no mesmo dia do acolhimento. Silveira também destacou que todas as equipes de enfermagem estão sendo capacitadas para este procedimento.
O vereador questionou, ainda, a falta de pediatras na Fundação São Camilo nos finais de semana. Segundo o secretário, as providências estão sendo tomadas para a contratação de profissionais para a área e que, se concretizada a implantação da Saúde da Atenção da Família, o processo de contratação poderá ser agilizado.
O encontro, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, contou com a participação da diretora do Hospital São Camilo, Liege Jesus e do integrante do Conselho Municipal de Saúde, Marcelino Anflor.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156
21/10/2011 - Câmara de Esteio aprova regulamentação do vídeomonitoramento
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que determina e regula a instalação, operação, tratamento de imagens e informações produzidas pelas câmeras de vídeomonitoramento instalado em diversos pontos da cidade. Conforme a justificativa do projeto, um dos objetivos do monitoramento é proporcionar segurança ao cidadão, atendendo com eficiência as ocorrências de forma integrada, tendo como foco acionar o policiamento e reduzindo o tempo de atender a vítima.
De acordo com a matéria, as gravações das câmeras serão conservadas em um arquivo por um período de 30 dias, contados a partir da captação. As imagens registradas serão liberadas somente através de determinação judicial ou de solicitação de autoridade competente. Já a operação central de videomonitoramento será exercida por servidores credenciados pelo órgão central de administração do sistema, assegurado o exercício do controle externo pelo Ministério Público.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
07/11/2012 - Câmara e Estado se reúnem para debater transformação do Hospital São Camilo em 100% SUS amanhã
24/10/2011 - Comissões querem esclarecimentos sobre projetos de lei de iniciativa da prefeitura
As comissões de Urbanização e de Finanças se reúnem, na tarde desta terça-feira (25), com representantes do Executivo, para pedir esclarecimentos sobre projetos de lei que tramitam na Câmara de Vereadores de Esteio. A Comissão de Urbanização, por exemplo, presidida pelo vereador Leonardo Dahmer (PT), vai tratar, às 14 horas, sobre a desafetação de uma área de uso comum do município, para concessão de Direito Real de Uso aos atuais moradores da rua Orestes Pianta, no Parque Primavera. Além disso, a comissão vai pedir esclarecimentos sobre o asfaltamento das ruas Joceí da Silva, Ezequiel Rezende e Dionísio da Costa e a mudança de mão da Rua Tricampeão, na Vila Esperança.
Já a Comissão de Finanças, presidida pelo vereador Jaime da Rosa(PSB), se reúne, às 15 horas, com um representante do Executivo para tratar do projeto que trata da criação de uma taxa de serviço de saúde. Conforme mensagem do Executivo, a matéria atende solicitação da Coordenação de Vigilância em Saúde, tendo em vista a defasagem dos valores cobrados desde 1997.
E a Comissão de Segurança se reúne, às 17 horas, com o comandante da Brigada Militar para pedir esclarecimentos sobre a conduta de alguns policiais frente a um incêndio ocorrido na cidade, no dia 07/10, na delegacia de Esteio. Segundo informações que chegaram ao presidente da comissão, Harri Zanoni (PSB), os policiais teriam se negado a preservar o local do incêndio até a chegada da perícia. As reuniões ocorrem na sala de reuniões do 2º andar da Câmara.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento