Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

08/10/2012 - Série de entrevistas da Rádio Equipe inicia com Michele Pereira

Série de entrevistas da Rádio Equipe inicia com Michele Pereira
O Programa em Boa Companhia iniciou hoje(8) uma série de entrevistas com os vereadores de Esteio reeleitos. A primeira a ser entrevistada foi a vereadora Michele Pereira (PT), que entra para a quarta legislatura. A vereadora falou sobre a campanha eleitoral e sobre seu trabalho desenvolvido na Câmara. 
A entrevista de amanhã, 9, a partir das 9horas no dial 87.9FM, será com o vereador reeleito Leonardo Dahmer (PT). 

0/10/2012 - Conheça os vereadores da Câmara de Esteio para 2013

Conheça os vereadores da Câmara de Esteio para 2013
Vereadores Reeleitos:
Felipe Costella(PMDB), natural de Esteio, foi o mais novo vereador, então com 23 anos, a assumir o Legislativo em 2009. Filho do ex-presidente da Câmara e chefe de Gabinete do deputado estadua Marco Alba, Juvir Costella e sobrinho do vice-prefeito , Fladimir Costella, Felipe reafirma sua luta pela comunidade. . "São dois grandes exemplos que tenho e, com certeza, ouvir suas experiências será o rumo certo a seguir nessa caminhada". Felipe Costella afirma que o foco tem sido a saúde, a cultura, o esporte, lazer e a segurança. "Tenho vontade e garra que a juventude oferece e pretendo dedicar isso a um trabalho voltado para o bem comum", diz. Acadêmico de Biomedicina na Ulbra/Canoas, o vereador inicia em 2013 seu segundo mandato. "Quero aproveitar para reafirmar meu compromisso com a cidade e informar aos esteienses que a Câmara de Vereadores e meu gabinete estão sempre abertos para as demandas da comunidade".  Felipe, que neste ano é presidente da Câmara de Vereadores,  foi eleito com 2.187 votos.
Harri Zanoni (PSB), Ari da Center, como é conhecido,  55 anos, veio para Esteio em 1979 para trabalhar. Aqui constituiu família e construiu seu patrimônio. Decidiu concorrer a vereador em 2008 por acreditar que a política pode ser séria, se for desenvolvida por pessoas interessadas em trabalhar de forma correta. " Esteio, apesar de tudo, é uma cidade tranquila, de pessoas hospitaleiras e que merece crescer mais. Desejo mostrar que é possível realizar algumas metas, sendo que a primeira é não me corromper. Não fiz promessas, o que quero é ajudar a organizar o município", garante. O foco de seu trabalho será o fortalecimento do comércio no Centro de Esteio. Reeleito em 2012, Ari vai para seu segundo mandato. "Minha atuação no Legislativo tem sido forte no sentido de fiscalizar as ações da administração municipal, bem como solicitar e cobrar providências aos diversos problemas que nosso município enfrenta", diz. A cobrança de providências vai desde o fechamento de buracos nas ruas até o a solicitação de cópias de documentos de licitações e compras do Poder Executivo. Dentre os projetos de iniciativa do vereador destacam -se a Lei da Ficha Limpa, que se encontra em tramitação na Câmara e o passe livre para portadores de doenças crônicas. Harri Zanoni foi eleito com 1.437 votos.
Jaime da Rosa Ignácio (PSB), 52 anos,  casado com Maria da Graça Ignácio, tem dois filhos Jeferson e Willian, e uma neta de 11anos, nasceu em Rosário do Sul e veio para Esteio aos 16 anos. Trabalhou desde cedo como cobrador de ônibus até se tornar metalúrgico e passar a fazer parte do movimento sindical. Até 1995 não havia tido contato com a política partidária mas a convite passou a integrar o PSB. "O que me  levou à Câmara de Vereadores foi o desejo de ver mudar a mentalidade da população com relação à coisa pública. O bom legislador é aquele que desenvolve projetos e fiscaliza. Acredito que teremos, nos próximos quatro anos, um bom governo. Vou fazer uma oposição responsável, mas questionadora", ressalta. Jaime da Rosa, que está em seu quarto mandanto consecutivo, há quatro anos está como presidente da Comissão Permantente de Finanças e Orçamento, e também como integrante da Comissão de Transporte e Habitação.  Neste último ano, entre as propostas apresentadas que se destacaram, Jaime conseguiu aprovar projetos de lei reduzindo as diárias do prefeito em 50% e iniciou a discussão para acabar com as diárias dos vereadores. Além disso, apresentou um projeto de emenda repassando R$ 200 mil para a fundação de saúde Pública Hospital São Camilo e R$ 101 mil para compra de equipamentos para a Unidade de Saúde do Parque Tamandaré - em construção. Jaime foi reeleito com 1363 votos.
Jane Battistello (PDT), 55 anos Há 40 anos em Esteio, Jane saiu de sua terra natal, Bento Gonçalves em busca de uma vida nova. "Quis construir uma vida melhor para mim e minha família que eu construiria. Esteio foi a cidade que me acolheu. Sempre vi nesta cidade uma terra com pessoas acolhedoras, de um povo tranquilo e que oferecia uma qualidade de vida como poucas", disse. Durante 16 anos Jane atuou como assessora parlamentar na Câmara de Vereadores, e, a experiência amadureceu a ideia de concorrer a uma vaga no Legislativo.” Conheço Esteio em seus mais diferentes pontos e sei bem de suas carências. Sei que, sozinha, não conseguirei mudar o quadro da cidade, mas com apoio  da comunidade, tenho certeza que mudaremos nossa realidade". Jane foi reeleita para o segundo mandato com 1.220 votos.
Leonardo Dahmer (PT).Vereador mais votado na história da cidade, Leo Dahmer tem 31 anos e nasceu em Esteio. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS. Descendente de imigrantes alemães, tem sua origem numa família de agricultores. Leo conhece desde pequeno os problemas das comunidades mais carentes. Nasceu e até hoje mora na vila Navegantes. Tornou-se liderança comunitária e passou a se envolver na luta pelo fim das enchentes e pela urbanização da sua região. Na juventude, participou ativamente da Comunidade Luterana Bom Pastor. Envolveu-se em grupos de juventude, dança folclórica alemã e festas culturais. Cursou mecânica industrial na Escola Técnica Liberato e teologia na Escola Superior de Teologia. Nesse período, trabalhou como metalúrgico em Porto Alegre e também no Polo Petroquímico. Aos 17 anos começou sua militância política no Partido dos Trabalhadores. Em 2008, aos 27 anos concorreu pela primeira vez e foi eleito vereador com 1.195 votos, sendo o mais votado do PT em Esteio. Seu primeiro mandato foi marcado pela participação popular. Entre as ações que realizou como vereador ganham destaque as lutas pela ampliação do ensino técnico, pela educação, pela urbanização das vilas, pelas obras de infraestrutura e mobilidade urbana e pela cultura. Nos quatros anos de mandato, seu trabalho esteve articulado com os deputados Raul Pont e Ronaldo Zulke e com o prefeito Gilmar Rinaldi. Leo mostrou que é possível fazer uma nova política, renovada, cheia de atitude e vontade, comprometida com os interesses da população.
Michele Pereira (PT). Natural de Esteio, 34 anos é formada Bacharel em Direito pela Unisinos. Trabalhou como carteira e atualmente está em licença não remunerada da Corsan. No ano 2000 aos 22 anos, Michele foi eleita a vereadora mais jovem da história da cidade, e desde o início mostrou disposição para trabalhar em parceria com a comunidade. Com a AMPAG (Associação dos Moradores que circundam o Parque Galvany Guedes), colaborou na recuperação do Parque Municipal, que estava em total estado de abandono. Atualmente o Parque abriga a Sede do Grupo de Escoteiros Capitão Bressane, que além de zelar pelo espaço realizam um importante trabalho de conscientização ecológica e social. Em 2004, foi reeleita com a maior votação já alcançada por uma parlamentar do Partido dos Trabalhadores, culminando na parceria com a ADEVIC, Associação dos Deficientes Visuais de Canoas, que atende moradores de Esteio, auxiliando-os a ter uma vida com maior independência, resgatando a dignidade do ser humano. Em seu terceiro mandato,  Michele Pereira marcou a história do Partido dos Trabalhadores, por ser a primeira parlamentar do PT a chegar a um terceiro mandato consecutivo e a primeira petista eleita para presidir o Legislativo Municipal. Na sua gestão como Presidente atuou com determinação para o fortalecimento do Poder Legislativo, inaugurando a primeira sede própria da Câmara Municipal e buscando a aproximação com a comunidade. Atualmente Michele desempenha a função de Líder de Bancada do PT na Câmara, Presidente da Comissão Permanente de Constituição Justiça e Redação, Michele presidiu as Audiências Públicas que resultaram nas Leis do Estatuto dos Servidores Públicos e do Prev-Esteio, organizadas em uma Cartilha e distribuídas a todos os funcionários municipais permitindo um melhor conhecimento da Legislação que rege desde o contrato de trabalho até a aposentadoria. Michele é proponente para a instalação das Academias da Saúde em toda a cidade. Por esta história a vereadora Michele Pereira, foi reeleita para o quarto mandato alcançando 1.457 votos.
 
Novos vereadores:
Rafael Figliero (PSB), 34 anos, graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Unisinos,  é casado com Ana Paula há cinco anos. Natural de Esteio, filho de Sérgio e Najá Figliero, é integrante do PTB, partido pelo qual concorreu a primeira vez a uma cadeira no Legislativo no pleito de 2008.Naquele ano, Rafael conquistou 999 votos, ficando como primeiro suplente. Neste ano, obteve 1852 votos, sendo o candidato mais votado entre os novos vereadores.
Ganhou grande respeito e projeção frente à secretaria de Comunicação da Prefeitura de Esteio e, mais tarde, como secretário Municipal de Arte e cultura, também em Esteio. Decido e com vontade de mudar, Rafael Figliero tem como projetos a criação de uma parceria público privada, visando a instalação de restaurante popular para moradores de rua cadastrados, bem como a ampliação de recursos destinados à Cultura. Rafael Figliero será o único representante do Partido Trabalhista Brasileiro na Câmara de Esteio.
Leonardo Pascoal(PP) tem 22 anos e é Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil. Já atuou como professor de Metodologia Científica no Colégio Coração de Maria, em Esteio, onde idealizou e presidiu a FEICCOM/FEMUCI, umas das maiores feiras de iniciação científica do RS. Foi também o responsável por coordenar a criação da RIGAME - Rede Integrada de Gestão Ambiental do Município de Esteio. Filiado ao Partido Progressista desde os 16 anos, Leonardo já ocupou a presidência da Juventude Municipal e do Diretório de Esteio, e se torna o mais novo representante do PP na Região Metropolitana. Foi eleito com 1.274 votos.
Marcelo Kohlrausch Pereira (PDT), 43 anos, advogado, casado, pai de três filhos, há 12 anos é vice - presidente jurídico da ACISE. Já conquistou o troféu mérito empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, há oito anos é colunista do Jornal Destaque. Em 2006 publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário Municipal de Habitação de Esteio, coordenando  o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Marcelo foi eleito com 1748 votos.
Beatriz  Lopes (PT), 47 anos nascida em Esteio, mãe de dois filhos e  27 anos de Magistério, sendo que 23 anos no município de Esteio. Formou-se em Pedagogia com ênfase em Supervisão Escolar. Foi professora de séries iniciais e Educação Infantil. De 2006 a 2008 foi vice Diretora da CEMB Flôres da Cunha. Atualmente exerce o cargo de Dretora Técnico Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. Beatriz foi eleita com 970 votos pelo PT.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

22/10/2012 - Câmara de Esteio adere ao Outubro Rosa

Câmara de Esteio adere ao Outubro Rosa

A entrada  da Câmara de Vereadores de Esteio está cor de rosa desde a última sexta-feira(19). A  adesão ao Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade sobre o perigo do câncer de mama e as formas de prevenção e tratamento. Para a vereadora Michele Pereira (PT), que propôs a adesão, o movimento vem alcançando, de forma bonita e feminina, a popularidade, estimulando a participação de empresas e entidades. "Esta ação faz com que as mulheres percebam a importância da prevenção, através de mamografias e toques. O Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos, assume importante papel quando ajuda a salvar vidas", destaca.

Por Méurin Fassini - estágio Jornal Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

13/10/2011 - Voluntários do Hospital São Camilo querem sensibilizar doadores de sangue em Esteio

O grupo gestor de voluntários da Fundação Hospital São Camilo iniciou nesta semana uma campanha de doação de sangue no município. A ideia, segundo o coordenador, Carlos Simon,  é mobilizar a comunidade para reabastecer o estoque no hospital. Segundo a secretária da enfermagem, Lidiane Behenck Hahn, o estoque está baixo. "Precisamos do apoio de todos para garantir as transfusões no São Camilo", reforçou. Os interessados em doar devem comparecer na rua Garibaldi (rua Coberta), no próximo dia 18, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, com carteira de identidade  e não pode estar em jejum.
Para doar é preciso alguns requisitos: ter entre 18 e 65 anos; pesar 50kg ou mais e ser saudável. Não pode doar quem teve hepatite (após os dez anos), doença de chagas, malária ou sífilis; ter comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; estar resfriado ou com qualquer outra infecção ou, ainda, se recebeu transfusão de sangue no último ano. 


Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


13/10/2011 - Vereador promove Dia da Criança Solidário no dia 16

Vereador promove Dia da Criança Solidário no dia 16

 

O vereador Felipe Costella (PMDB) está organizando uma tarde de recreação, brincadeiras e distribuição de lanches em comemoração ao Dia da Criança. O evento vai ocorrer domingo, dia 16, das 13h30 às 17horas , na Avenida do Carnaval. A atividade, que deveria ter ocorrido no dia 8, foi transferida devido ao mau tempo. Segundo Felipe, a ideia é levar um pouco de alegria às crianças do bairro Santo Inácio: “os brinquedos infláveis devem garantir a festa”.

 Além das atividades recreativas, serão oferecidos serviços gratuitos de advocacia, embelezamento e recursos humanos. Para o lanche será preparado cachorro quente, pipoca, algodão doce e refrigerante.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Cancelada audiência pública sobre implantação de ecoponto no Parque Amador

 

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal informa que a audiência pública que trataria sobre implantação de um ecoponto nas proximidades da rua da Paz, no Parque Amador, que seria realizada amanhã, 8, foi cancelada. A ideia, proposta pelo vereador Leonardo Pascoal (PP), era de realizar um amplo debate sobre o tema, esclarecendo dúvidas e verificando a aplicabilidade da medida.  "A instalação de um Ecoponto adequado na cidade é fundamental para o descarte de pequenos resíduos, como podas e materiais de construção em pequena escala, mas precisamos também esclarecer os moradores sobre todo o projeto, tirando dúvidas e realizando ajustes se necessário", disse. O cancelamento, segundo informação do vereador, se deu em função da agenda das secretarias municipais envolvidas com o tema.


Por Terezinha Bobsin  Reg Prof MTb 7156

14/10/2011 - Regime próprio de previdência terá terceira audiência pública segunda-feira

O projeto de lei que Institui o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Esteio - PREV-ESTEIO, vai ser alvo de audiência pública na Câmara de Vereadores de Esteio na próxima segunda-feira,  17, às   19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Conforme o presidente da  Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Jaime da Rosa (PSB), está é o terceiro debate público realizado pela Câmara de Vereadores desde que a matéria chegou ao Legislativo. Jaime da Rosa alerta que é imprescindível a presença dos servidores municipais, especialmente do Sindicato dos Servidores de Esteio (Sisme). "Este é um processo complexo que precisa ser acompanhado por toda a comunidade, especialmente pelos servidores. A audiência é um instrumento fundamental se manifestar", reforça.    O projeto, de iniciativa do Executivo, está amparado no artigo 40 da Constituição Federal e prevê a forma de custeio, define a estruturação administrativa, o plano de benefícios e as regras aplicáveis ao pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores municipais, além de regulamentar a Lei do Regime Jurídico, que é o estatutário. Segundo a proposta, somente serão submetidos a este regime os servidores investidos em cargo público mediante concurso público e seus respectivos dependentes. O Prev-Esteio será gerido por uma diretoria executiva vinculada a Secretaria da Fazenda e por dois conselheiros (um de administração e outro fiscal), formados por servidores ativos e inativos, assim como representantes do Executivo e Legislativo.Os interessados em conhecer o projeto podem dirigir-se à Câmara, na rua 24 de Agosto, 535 ou acessar o projeto no site da Câmara link transparência na íntegra no endereço http://www.camaraesteio.rs.gov.br/"

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Prefeito Gilmar Rinaldi também assinou posse e Jaime da Rosa, do PSB, foi escolhido o presidente da Mesa Diretora

02/01/2013 - Cerca de 500 pessoas acompanharam a cerimônia de posse dos dez vereadores - seis reeleitos e quatro novos vereadores - e do prefeito e vice reeleitos, Gilmar Rinaldi e Fladimir Costella na noite de ontem (1º de janeiro), na Câmara de Vereadores de Esteio. A posse do prefeito e vice, organizada pelo Legislativo, foi conduzida pelo presidente eleito por unanimidade para a gestão 2013, o vereador Jaime da Rosa (PSB), com a presença do comandante do 34º BPM de Esteio, tenente coronel Andreis Dal 'Lago, do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT) e do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Nelson Dalamaria.

Antes, o presidente da Câmara de Vereadores de 2012, Felipe Costella(PMDB), empossou aos vereadores os vereadores Beatriz Lopes (PT), Harri Zanoni(PSB), Jaime da rosa (PSB), Jane Battistelo (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP), Marcelo K. Pereira (PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB), instalando a décima quinta legislatura.

 A nova Mesa Diretora para este ano é composta pelo presidente Jaime da Rosa (PSB); vice-presidente Leonardo Dahmer (PT), 1º secretário, Leonardo Pascoal (PP) e a 2ª secretária, Michele Pereira (PT). Na oportunidade, foram indicados os líderes de bancadas na Câmara e instaladas as Comissões Permanentes - ao todo seis -, que têm como objetivo discutir e elaborar pareceres sobre projetos em tramitação e tratar de assuntos pertinentes às áreas de educação, saúde, meio ambiente, finanças, justiça, habitação, assistência social, transporte, direitos humanos, orçamento, cultura, desporto e defesa do consumidor. Também foram empossados os secretários municipais.

O que eles disseram:

Em seu discurso, Gilmar Rinaldi ressaltou que seu mandato estará focado nas áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade. "Queremos buscar a qualificação da saúde no município através da humanização do atendimento e a implementação de um posto 24 horas.. Vamos trabalhar, ainda, para o avanço da educação firmando parcerias com universidades e a implementação de polos educacionais", destacou. O prefeito também garantiu que vai concluir a Avenida Beira Arroio até setembro deste ano e, a partir de março, estará entregando a Praça da Juventude.

Já o presidente da Câmara, Jaime da Rosa destacou a parceria do Legislativo com o Executivo na apreciação de projetos que beneficiam a comunidade. "Fazemos uma oposição responsável. Jamais votaríamos contra projetos que vão de encontro ao que os moradores necessitam", destaca. Jaime da Rosa salientou que a Mesa Diretora terá um mandato democrático e transparente, mantendo o princípio da economia adotada por presidentes anteriores. "Estaremos sempre abertos para ouvir a população", disse.

O ex-presidente da Câmara, Felipe Costella, falou sobre a sensibilidade do Legislativo frente as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Executivo. "Repassamos R$ 700 mil ao Executivo, incluindo a Fundação Hospital São Camilo, parte de nossa economia e parte resultado da desoneração da folha de pagamento dos inativos e pensionistas,  que passaram a integrar o recém-criado Regime Próprio de Previdência - o Prev-Esteio", reforçou Felipe. O ex-presidente também falou sobre a administração de 2012: "Foi um ano com realização de diversas solenidades e responsabilidade com os recursos públicos. Conseguimos baixar o custo do telefone em, aproximadamente, 50%, através de mudança na central telefônica. Antes se gastava em torno de R$ 6 mil com telefone e, hoje, toda a Câmara gasta em torno de R$ 3 mil", destacou. Felipe Costella também falou sobre os benefícios que os vereadores não possuem em Esteio. "Os vereadores não possuem diárias, não recebem este benefício há alguns anos; não recebem 13º salário. Os vereadores não possuem celular pago com dinheiro público e as sessões extraordinárias não são remuneradas", comentou.

Confira os líderes de bancadas

PDT: Marcelo Pereira

PT: Beatriz Lopes

PP: Leonardo Pascoal

PTB: Rafael Figliero

 PSB: Harri Zanoni

PMDB: Felipe Costella

Confira as composição das Comissões Permanentes:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação: 

Michele Pereira, Marcelo Kohlrausch Pereira e Harri Zanoni

Comissão de Finanças e Orçamento:

Leonadro Dahmer, Leonardo Pascoal e Felipe Costella

Comissão de Educação, Cultura e Desporto:

Beatriz Lopes, Rafael Figliero e Jane Battistello

Comissão de Saúde, Meio ambiente a Assistência Social:

Leonardo Pascoal, Michele Pereira e Harri Zanoni

Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos:

Felipe Costella, Beatriz Lopes e Jane Battistello

Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação:

Marcelo Pereira, Leonardo Dahmer e Rafael Figliero

Mais fotos

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Vereadores de Esteio são empossados no Plenário da Câmara

Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Vice-presidente recebe novos servidores

Esteio: Vice-presidente recebe novos servidores

 

03/01/2013 - Os servidores da Câmara de Vereadores de Esteio foram recebidos na tarde de hoje (3), no Plenário,  pelo vice-presidente, Leonardo Dahmer (PT) além dos vereadores Felipe costella(PMDB), Leonardo Pascoal (PP), Harri Zanoni(PSB), Beatriz Lopes (PT) e Rafael Figliero (PTB). Na oportunidade, Dahmer falou sobre o primeiro ano da XV Legislatura e deu boas vindas aos novos funcionários. Também o diretor geral da Câmara, Ricardo Silva, apresentou uma visão geral da Câmara de Vereadores; atribuições, a lei orçamentária (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, receita e despesa, limites para as pastas de Saúde e Educação); tramitação de projetos e apresentação de proposições. 
 O diretor ressaltou a importância de qualificar os assessores de gabinetes e servidores através de cursos sobre processo legislativo . "Temos assessores e vereadores de primeira legislatura e é  importante os esclarecimentos mais aprofundados sobre a formas de apresentar, por exemplo, projetos e quando a iniciativa é privativa do Executivo ou do Legislativo, além de alguns  aspectos do direito constitucional e administrativo", explica. 

Mais fotos

Esteio: Vice-presidente recebe novos servidores

Câmara de Esteio realiza primeira sessão do ano amanhã

Câmara de Esteio realiza primeira sessão do ano amanhã


07/01/2013 - Os vereadores se reúnem amanhã, 8, a partir das 18 horas para a primeira sessão da nova legislatura. Conforme o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB), por se tratar de início de mandato, o Legislativo não terá recesso. "A partir do ano que vem, os vereadores terão o recesso parlamentar, que se inicia em 15 de dezembro e encerra em 31 de janeiro", destaca. Além disso, Jaime da Rosa lembra que as sessões são abertas ao público.
Para o exercício de 2013 a Mesa Diretora está composta, além do presidente, Jaime da Rosa, pelos vereadores Leonardo Dahmer(PT), como vice-presidente; Leonardo Pascoal (PP), como 1º secretário e Michele Pereira (PT), como 2ª secretária.  Dos vereadores do primeiro mandato, Leonardo Pascoal, 22 anos, é o único a fazer  parte da Mesa Diretora.
Por Terezinha Bobsin.

Esteio: Destino dos jovens carentes do Abrigo Municipal é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Esteio: Destino dos jovens carentes do Abrigo Municipal é tema de reunião na Câmara de Vereadores

08/01/2013 - A Câmara de Vereadores se reuniu na tarde de hoje (8), no segundo andar do prédio do Legislativo, com a secretária de Assistência Social, Sueli Peres. Na pauta, o destino dos 22 jovens em situação de vulnerabilidade social, que têm entre dez e 18 anos, do Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos, localizado na Vila Olímpica, atingido por um incêndio na área administrativa, no último sábado, 5. O encontro foi agendado depois da visita dos vereadores Leonardo Dahmer(PT) e Leonardo Pascoal(PP) ao abrigo no início desta semana. Conforme a secretária, os jovens estão instalados, provisoriamente, na Escola Alberto Pasqualini, localizada no bairro São José. "Cinco crianças menores de dez anos foram encaminhados para a Associação dos Meninos de Esteio (AME), duas para casa de parentes e as demais foram abrigadas na escola. Entretanto, o alojamento na escola vem gerando reclamações dos moradores do Bairro São José ao gabinete do vereador Marcelo Kohlrausch Pereira (PDT). Para a secretária, a urgência para instalação dos desabrigados é que culminou naquele espaço. "A escola foi o local um pouco mais adequado que encontramos no momento, até que a prefeitura realize a reforma do abrigo ", ressalta. A titular da pasta também informou que, após levantamento de engenheiros e arquitetos, o local está condenado e sua reforma tem um custo de, aproximadamente, R$ 800 mil, mas que o Executivo não possui disponibilização financeira para a obra. Na oportunidade, os vereadores sugeriram a inclusão no Conselho Tutelar no processo. "O CT poderia fazer uma avaliação criteriosa das crianças que estão alojadas, visando a real necessidade de estar abrigada", disse o vereador Rafael Figliero (PTB). Também o vereador Leonardo Pascoal defendeu a necessidade de repensar a política de custo do serviço prestado pelo município e a viabilidade de buscar alternativas de parcerias. A vereadora Michele Pereira reforçou a parceria da Câmara de Vereadores em busca de alternativas para a resolução do problema. Além disso, os vereadores questionaram a qualificação dos servidores para desenvolver o trabalho junto aos adolescentes/jovens, que são dependentes químicos. Questionada pelo vereador Marcelo Kohlrausch, a secretária informou que o alojamento na escola deve encerrar em 18 de fevereiro, data que se inicia o Projeto Verão. Sueli Peres destacou, ainda, que a secretaria está buscando espaços para auxiliar na resolução deste problema. "AME seria um dos nosso parceiros, mais ainda não conseguimos contatar com a entidade", afirmou. Participaram também da reunião os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT), o presidente da Cãmara, Jaime da Rosa(PSB),Beatriz Lopes (PT) e Leonardo Dahmer(PT).

Mais fotos

Esteio: Destino dos jovens carentes do Abrigo Municipal é tema de reunião na Câmara de Vereadores
Por Terezinha Bobsin.

Secretário de Obras fala sobre taxas de entulhos

Secretário de Obras fala sobre taxas de entulhos


08/01/2013 - O titular da Secretaria Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos (SMOVSU), José Luiz da Silva conversou esta tarde com os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, os Vereadores Michele Pereira(PT), Marcelo Kohlrausch(PDT) e Harri Zanoni(PSB), além do Vereador Leonardo Dahmer(PT), sobre as novas medidas adotadas para minimizar o problema de entulhos espalhados pelas calçadas, ruas, terrenos baldios, praças e outras áreas públicas da cidade.

De acordo com o Secretário, a Administração Municipal não vai mais realizar a coleta de entulhos com o pagamento da taxa de R$ 18,50, e que a partir de 1º de Abril serão aplicadas multas para quem depositar entulho em locais públicos. Quem protocolou pedido para o recolhimento até o dia 28 de dezembro de 2012 será atendido nas próximas semanas.

Com as novas medidas, quem colocar entulhos em frente de casa será notificado e terá cinco dias para fazer a limpeza do local. Se o proprietário ou locatário do imóvel não der um destino adequado para o material, a fiscalização aplicará uma multa que varia de R$ 137,94 a R$ 298,51. Depois, a SMOVSU fará a limpeza do local, cobrando, além da multa, uma taxa de R$ 151,73 para cada 12 metros cúbicos recolhidos. Os mesmos valores serão aplicados para quem for flagrado depositando entulhos em terrenos baldios, praças e outras áreas públicas do Município. A fiscalização será feita pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Meio Ambiente, além da Guardas Municipal e da Brigada Militar. Entulhos jogados em áreas públicas podem ser denunciados pelo DisquEsteio (0800-541-0400), pelo telefone da Guarda Municipal (153) ou da Brigada Militar (190).

 

Por Méurin Fassini.

Vereadores analisam projetos para liberação da pauta

Vereadores analisam projetos para liberação da pauta

 

08/01/2013 - Os vereadores integrantes da Comissão de Justiça e Redação, Michele Pereira(PT) Marcelo Kohlrausch(PDT) e Harri Zanoni(PSB), analisaram na tarde de hoje(8), diversos projetos em tramitação na Câmara de Vereadores. Entre eles, a proposta que pretende firmar convênio com o Colégio coração de Maria, em prol das ações do Programa Auxílio Cidadão; o parcelamento da dívida do Executivo com o recém criado regime próprio de previdência - o Prev-Esteio, no valor de R$ 2,2 milhões e o veto a emendas parlamentares ao orçamento deste ano, que destinam verbas para entidades como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, no valor de R$ 70 mil; R$ 84 mil para a Associações de Pais e amigos dos Excepcionais (Apae) para auxiliar na manutenção das crianças com necessidades especiais retiradas do Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos - ao todo cinco e o recurso de R$ 7 mil destinado a cobrir despesas com pessoas portadoras de diabetes, com bolsas coletoras e ostomizados. A ideia, conforme os vereadores é dar o parecer para a tramitação do projeto, visando a liberação para a pauta de votação.

Também a Comissão de Educação, Cultura de Desporto, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero(PSB) e Jane Battististello(PDT), falaram sobre a possibilidade de buscar recursos para reforma da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya; dos eventos do calendário municipal e escolheram a presidência da Comissão, que ficará a cargo da vereadora Beatriz Lopes.
 
Já os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP) e Felipe Costella(PMDB), que integram a Comissão de Finanças e Orçamento, deliberam sobre a proposta do Executivo que dá nova redação à artigos da Lei 5.607/12, que deu nova estrutura aos cargos comissionados da administração municipal. A matéria foi aprovada na sessão de hoje(8)em regime de urgência.

Mais fotos

Vereadores analisam projetos para liberação da pauta
Vereadores analisam projetos para liberação da pauta
Por Terezinha Bobsin.

Câmara de Esteio visita alojados no Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini hoje à tarde

Câmara de Esteio visita alojados no Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini hoje à tarde


10/01/2013 - A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni(PSB), visita na tarde de hoje(10), às 16h30min, o Centro de Educação Básica Alberto Pasqualini, localizado no bairro São José. A ideia é conhecer a real situação dos adolescentes e jovens alojados, provisoriamente, na escola, desde o incêndio ocorrido no último dia 5, no Abrigo Municipal Construindo Novos Sonhos.


Por Terezinha Bobsin.

23/10/2012 - Projeto que cria Conselho em defesa dos animais entra em votação em regime de urgência hoje

Projeto que cria Conselho em defesa dos animais entra em votação em regime de urgência hoje

   Os vereadores Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB),  integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) e Leonardo Dahmer (PT) discutiram, na tarde de hoje(23), na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que cria o Conselho do Bem Estar Animal de Esteio, retirado da pauta de votação da última semana para análise detalhada da matéria. Durante a reunião,  que também contou com a presença do secretário de Articulação Institucional e Comunicação , Siegfried Bernich e o secretário de Meio Ambiente, Valmir Rodrigues da Silva, os vereadores aproveitam para esclarecer dúvidas sobre o projeto, que deverá entrar na pauta de votação de hoje  à noite, em regime de urgência.  
O conselho tem como objetivo promover encontros, palestras, seminários e outros eventos sobre temas ligados aos animais, atuar na proteção e defesa dos animais, propor a realização de campanhas como a adoção de animais visando o não abandono e a vacinação. O conselho será instituído por treze membros representantes, tais como um representante da Câmara Municipal, uma pessoa representando a União das Associações de Moradores de Esteio (UAME) e também um representante das Clínicas Veterinárias de Esteio. A ideia da criação do conselho, de acordo com a mensagem do Executivo, é das ONG’s, cuidadores, voluntários e pessoas da comunidade que atuam em defesa dos direitos dos animais do município. 

Por Daniela Molon - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin  Reg prof MTb 7156

14/10/2011 - Vereador doa copiadora para escola

Vereador doa copiadora para escola


O vice presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), esteve na escola estadual Bairro do Parque na tarde desta quinta-feira (13). A visita era muito aguardada pela equipe diretiva, pois o motivo que levaria o vereador até lá era bastante especial. Felipe doou uma multifuncional, equipamento que a escola não possuía desde agosto deste ano.

A impressora e copiadora Kyocera KM 5035 chegou e logo foi para a sala da direção. Segundo a vice diretora, Ana Amélia Netto, os professores estavam improvisando de diversas formas, desde o começo do segundo semestre: “alguns recolhiam 15 centavos por aluno para poder imprimir as provas”, contou. Já a diretora da escola, Claudete Coutinho, agradeceu em nome dos professores e funcionários: “estamos muito felizes, pois sabemos o quanto é importante para nós e principalmente para os alunos”.

 

 

Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

 

14/10/2011 - Câmara sedia bate papo entre alunos e patronas das feiras do livro de Esteio e Porto Alegre

Acontece nesta segunda-feira (17), às 09h, um bate papo entre alunos da rede pública de Esteio e as patronas das feiras do livro de Esteio e de Porto Alegre, Juracy Assmann Saraiva e Jane Tutikian, respectivamente. A atividade é uma extensão da programação da Feira do Livro de Esteio, que acabou no último dia 08. O tema do bate papo é o livro ‘Um time muito especial’, de Jane Tutikian, usado em um programa de leitura com alunos de 6ª a 8ª serie das escolas da rede municipal. O evento acontece no plenário da Câmara e conta com a participação das vereadoras Therezinha Heller e Jane Battistello.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

17/10/2011 - Estudantes elegem prefeito, vice e vereador por um ano

 Estudantes elegem prefeito, vice e vereador por um ano


Os estudantes de Esteio elegeram na quinta-feira, 13, na Câmara de Vereadores, o prefeito, vice e vereadores no projeto Prefeito, Vice e Vereador por um ano. A atividade, de iniciativa dos ex-vereadores Sérgio Daixt, Rute Pereira e Jane Krahe, é uma parceria entre a prefeitura e a Câmara e contou com um debate seguido da eleição dos candidatos de 12 escolas municipais. Os eleitos deste ano, o prefeito, Patric Silveira Melo e  a sua vice ,  Gabriela Koenich Cardoso, são alunos da escola Camilo Alves. Na mesma tarde, foram indicados os secretários e eleitos os vereadores.  A data para a posse dos cargos ainda não foi agendada.  A organizadora e assessora de educação, Salete Turcatto Fraga, explicou que os alunos eleitos participarão da formação de disseminadores mirins da Educação Fiscal, além de  outras ações da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE). O objetivo do projeto é despertar a consciência democrática e constituir a cidadania crítica e participativa dos alunos de escolas públicas e particulares. O evento contou com a participação do vereador Jaime da Rosa (PSB).

Por Daniela Molon – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

 Estudantes elegem prefeito, vice e vereador por um ano
 Estudantes elegem prefeito, vice e vereador por um ano

24/10/2012 - Implantação de nota fiscal eletrônica vai ser tema de audiência pública hoje

Implantação de nota fiscal eletrônica vai ser tema de audiência pública hoje
   A implantação da nota fiscal eletrônica em Esteio, projeto de autoria da prefeitura, vai ser debatida em audiência pública hoje, 24, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio (rua 24 de Agosto, 535). O pedido é da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta pelos vereadores Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e José Sirlon (PMDB), além do vereador Jaime da Rosa (PSB). O projeto, que tramita nas Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores, pretende alterar e acrescentar dispositivos na Lei Municipal nº3.636/03, que instituiu o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). Segundo integrantes da secretaria da Fazenda, há, pelo mesmo um ano este assunto está sendo debatido internamente. Para debater a matéria, a Câmara de Vereadores convidou a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lojistas e prestadores de serviços. 
   A proposta já havia sido pauta de reunião entre os vereadores e integrantes da secretaria da Fazenda, assim que o projeto chegou ao Legislativo, em 13 de junho deste ano. Na oportunidade, o  Executivo, argumentou que o sistema informatizado será de grande auxilio para  o empresário, bem como para o contribuinte, garantindo facilidade e agilidade no serviço.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

18/10/2011 - Estudantes têm bate papo com escritoras

Estudantes têm bate papo com  escritoras

A Câmara de Vereadores de Esteio foi palco de um bate papo entre alunos da rede pública de Esteio e as patronas das feiras do livro de Esteio e de Porto Alegre, Juracy Assmann Saraiva e Jane Tutikian, respectivamente, na manhã de ontem(17).

A atividade, que contou com a a participação das vereadoras Therezinha Heller(PPS) e Jane Battistello(PDT), foi uma extensão da programação da Feira do Livro de Esteio, que acabou no último dia 08. O tema do encontro foi o livro ‘Um time muito especial’, de Jane Tutikian, usado em um programa de leitura com alunos de 5ª a 7ª serie das escolas da rede municipal.
 
 Durante o evento, Jane Tutikian explicou aos estudantes sobre a importância da leitura nesta fase. "Nessa época é que se perde o leitor, se não soubermos tratar de assuntos que prendam os pequenos", afirma.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Estudantes têm bate papo com  escritoras

Ações do documento