Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

06/06/2012 - Sindicalista vai receber nome de rua em Esteio

 

Ex-sindicalista vai receber nome de rua em Esteio

A rua 5 do Loteamento Industrial, no Novo Esteio, vai receber o nome do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, João Jorge de Freitas Lima, recentemente falecido aos 63 anos, vítima de falência multipla dos órgãos, em função de uma pneumonia. A iniciativa é do vice-presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT). Freitinhas, como era conhecido no meio sindical, participou, efetivamente, na organização das oposições sindicais. Sua militância sindical iniciou-se  nos anos 70, em plena ditadura militar, época na qual pessoas que lutavam por democracia e justiça eram considerados uma ameaça ao regime. Membro histórico do Partido dos Trabalhadores em Esteio e dirigente por diversas oportunidade, Freitas coordenou muitas campanhas na cidade. "Ele desempenhou papel fundamental na chegada do PT à prefeitura de Esteio. A história de Freitas também é feita de por mentes e coraçãoes que não inscreveram seu nome na política institucional, mas que o deixaram esculpido em todas as luta pela democratização do país, pela dignidade do trabalho, pela solidariedade de classe, pelos idenais de uma sociedade com justiça social", descreveu o vereador. A votação do projeto, aprovado por unanimidade, foi acompanhada por familiares de Freitas.

Mais fotos

Ex-sindicalista vai receber nome de rua em Esteio
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

11/06/2012 - Escola presta homenagem à Comunidade Luterana Bom Pastor amanhã

 

Escola presta homenagem à Comunidade Luterana Bom Pastor amanhã

Amanhã, 12, a partir das 19 horas, o Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio será palco de Grande Expediente Especial, oportunidade em que será realizada uma homenagem da escola Oswaldo Aranha  à Comunidade Luterana Bom Pastor. A cerimônia, a pedido do vice-presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), objetiva prestar o reconhecimento daquela comunidade escolar à entidade que cede, há três anos, o espaço para a prática de esportes  para mais de 160 alunos do Programa Mais Educação. O Mais Educação é uma ação do Governo Federal realizada em vários municípios do Brasil, com o intuito de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades que ampliam o desenvolvimento pedagógico, abordando questões do meio ambiente, esporte lazer direitos humanos, cultura e arte.

 

por Terezinha Bobsin Reg Prof MTb 7156

11/06/2012 - Vereadora participa de debate com alunos na Câmara de Esteio

 

Vereadora participa de debate com alunos na Câmara de Esteio

 

Na última quarta-feira (6), alunos das escolas municipais Eva Karnal e Flores da Cunha de 5ª a 8ª séries do turno da manhã, assistiram ao filme Escritores da Liberdade, no Plenário da Câmara de Vereadores.  O  filme aborda o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Após, com a participação da vereadora Michele Pereira (PT), os alunos participaram de um debate sobre os jovens e as atitudes que podem melhorar o meio em que vivem.  A ideia,  uma iniciativa de integrantes do programa Mais educação, foi de discutir as  atitudes nas salas de aula. "Os alunos puderam opinar como fazer para melhorar o convívio com os outros", afirmou a professora comunitária, Flávia Ribeiro. Ela explicou, ainda,  que o programa Mais Educação é muito importante para melhorar os trabalhos escolares e, especialmente,  o ambiente dos alunos. Michele Pereira falou sobre os principais objetivos que os alunos devem ter. “Ser persistente; acreditar  em si mesmo; colocar-se no lugar dos outros e em conjunto resolver os problemas”, destacou.

 

Daniela Molon - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTb 7156

11/06/2012 - Supostas irregularidades no Condomínio Renascer I serão tema de reunião na Câmara de Vereadores

 

Supostas irregularidades no Condomínio Renascer I serão tema de reunião na Câmara de Vereadores
O Condomínio Renascer I, localizado no Bairro São José, será alvo de reunião amanhã, 12, às 15h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores de Esteio. A intenção é discutir as denúncias de supostas irregularidades - venda dos apartamentos - que chegaram na última semana à Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, composta pelos vereadores Luiz Duarte(PTB), Sirlon Ribeiro(PMDB) e Harri Zanoni (PSB). Além disso, a questão da insegurança no local também vai ser discutida. A reunião vai reunir representantes do Executivo, do conselho administrativo do condomínio; o síndico e a Caixa Econômica Federal. 
O condomínio Renascer 1, que possui 192 apartamentos, é destinado à famílias de baixa renda através do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

REUNIÃO CANCELADA: Filas na farmácia municipal serão tema de reunião na Câmara de Esteio amanhã



A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira(PT), realiza amanhã, 14, às 15h, no 2º andar do prédio do Legislativo, reunião com a responsável pela farmácia, Carolina Melchior Leandro,  para discutir as constantes filas  na Farmácia Básica Municipal. A iniciativa é do vereador Leonardo Pascoal(PP), que tem recebido relatos frequentes de usuários que aguardam por horas para a retirada de medicamentos. "Precisamos fazer um diagnóstico deste problema para tentar unir esforços no sentido de dar ao cidadão um atendimento mais rápido e efetivo", explica.

Por Terezinha Bobsin  Reg Prof MTb 7156

Comissão de Saúde realiza reunião com moradores do bairro Três Marias

 

Os vereadores Jaime da Rosa (PSB) e Michele Pereira (PT), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, participaram de uma reunião na tarde de hoje (10), com moradores no bairro Três Marias. Segundo o vereador Jaime da Rosa, presidente da Comissão de Saúde, a moradora Níria Rodrigues Freitas entrou em contato relatando a preocupação de vários moradores do bairro, principalmente pais de alunos do CMEB Maria Cordélia Simon Marques, após Cachoeirinha confirmar surto de meningite no bairro Vila Betânia, que faz divisa com o bairro Três Marias de Esteio. Na oportunidade, os moradores explicaram que na escola estudam crianças que são parentes e tiveram contato com pessoas que faleceram em Cachoeirinha em decorrência da doença. A ideia é que as vacinas =sejam disponibilizadas como forma de prevenção e que as férias de inverno, que iniciam dia 20 de julho, sejam adiantadas para que as crianças possam ser imunizadas e para que não tenham o contato diário. “É realmente importante que sejam realizadas essas duas ações em conjunto, vacina e antecipação das férias”, opinou a vereadora Michele.

Após a reunião com os moradores, os vereadores visitaram a escola. Conforme a direção da escola alguns alunos sentiram-se mal, com dor de cabeça e febre e foram encaminhados para realizar exames. Preocupada com a situação, a equipe diretiva entrou em contato com a vigilância sanitária solicitando informações e receberam a visita de um representante no início da tarde de hoje, que afirmou que Esteio, até o momento, não possui nenhum caso e que Cachoeirinha declarou controle do surto. Os vereadores devem agendar com a secretária de saúde, Ana Paula Macedo e com a secretária da educação, Carla Escosteguy na próxima semana para que esclareçam os moradores as medidas a serem adotadas. “A preocupação é pertinente devido à aproximação dos bairros, faremos o possível para agilizar o processo das solicitações”, concluiu o presidente da comissão, vereador Jaime da Rosa. 

 

Por Andressa Michels - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin  reg prof MTb 7156

 

Vereadores participam inauguração de novo posto de saúde no Novo Esteio


Os vereadores Michele pereira (PT) e Leonardo Pascoal (PP), além do gabinete da vereadora Beatriz Lopes(PT), participaram na manhã de hoje(10) da entrega do novo prédio para atendimento ao público na Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Esteio. O novo espaço, ao lado da sede do posto de saúde, foi cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura em 23 de dezembro do ano passado e a reforma do imóvel, com instalação dos novos equipamentos, totalizou um investimento de R$ 28 mil . A estrutura conta com dois banheiros e salas para as equipes do Núcleo de Apoio às equipes de Saúde da Família (NASF).

Os vereadores também do ato de assinatura da ordem de início para a construção da Academia da Saúde no Bairro Novo Esteio. A estrutura será erguida na Rua Clarice Lispector, 163, em terreno ao lado da Escola Estadual de Ensino Médio, no Bairro do Parque. 
A Academia da Saúde do Novo Esteio ocupará uma área de aproximadamente 1,1 mil m². No lado externo, estão previstos espaços para circulação, aparelhos (pranchas de abdominal, espaldar/escada fixa e barra para alongamento) e uma quadra de saibro. Além disso, um prédio com cerca de 97 m² será construído, oferecendo salas para acolhimento, vivência e depósito, além de dois sanitários e bebedouro. A criação de uma área para prática de esportes e lazer naquele local atende a uma demanda dos moradores do Novo Esteio. Serão investidos R$ 169,9 mil na obra.


 

 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

fonte: Prefeitura de Esteio


Acumuladora em tratamento de saúde recebe multa da secretaria de Meio Ambiente




O acumular de bens, animais ou de objetos, que por vezes são até provenientes da rua ou do lixo, para uma eventual utilização futura, pode parecer uma situação estranha, mas é o sintoma de uma perturbação que afeta inúmeras pessoas e muitos idosos que vivem sozinhos, isolados e em situações precárias. Em Esteio, uma moradora da rua La Salle, 764/780, que está em tratamento de saúde no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras/Convier), em função da doença,  está sendo notificada e multada pela Secretaria de Meio Ambiente. A multa, no valor de R$ 322,66 refere-se a limpeza no local, inclusive a poda das árvores existentes,  sob pena de inscrição de débito em dívida ativa.

Nesta tarde, 10, o  vereador Rafael Figliero(PTB) foi procurado pelo irmão da moradora, Luciano Basso, em busca de auxilio para a situação. Luciano garantiu ter feito todos os procedimentos solicitados, e que, mesmo assim, a multa foi aplicada.  "Procurei a secretaria para relatar os procedimentos, mas no auto de infração consta que não houve apresentação de defesa", relata.

De acordo com o vereador, que já tinha relatado o caso ao secretário de Meio Ambiente, Orides Oliveira, é uma falta de sensibilidade por parte da pasta. "Todas as secretarias envolvidas, Obras, Meio Ambiente e Saúde, têm conhecimento do problema desta senhora. Falamos com o secretário em tempo hábil. Ele ficou de analisar o caso de forma diferenciada em razão de estarmos tratando de uma situação de doença e, principalmente, de saúde pública", destacou.

Basso disse que a irmã é considerada pelos médicos acumuladora, pois além do lixo, mantinha 15 cachorros no local.  Ele relata, ainda, que a secretaria de Obras, na medida do possível, tem realizado a limpeza e o recolhimento do lixo que está sendo colocado em frente à propriedade. Um novo documento, com apoio do vereador Rafael, com a defesa e o pedido de anulação do auto de infração estará sendo encaminhado ainda hoje(10) ao prefeito.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

12/06/2012 - Esteio poderá ter táxi adaptado

 

Esteio poderá ter táxi adaptado

 

Se depender do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella(PMDB), Esteio poderá ter táxi adaptado para cadeirantes. O anteprojeto foi apresentado na última semana e está tramitando pelas comissões Permanentes da Câmara. “Esta iniciativa é de extrema importância para garantir a cidadania e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência. Com a crescente busca das pessoas portadoras de deficiência de participação em atividades sociais e culturais, pensamos em encontrar uma forma de qualificar sua locomoção e acesso”, diz.

O serviço de táxi  adaptado será operado com veículo com perua ou tipo similar, desde que garanta conforto e segurança ao cadeirante ao pessoas portadoras de necessidades especiais. Conforme o projeto, todos os veículos deste serviço deverão ser preparados com rampas de acesso e presilhas de fixação de cadeiras de rodas, além de outros aparelhos utilizados para locomoção pessoal.

Os veículos também deverão contar com rádio para comunicação com a central telefônica que transmitirá os pedidos dos usuários. A operação do serviço será da iniciativa privada.

O projeto prevê, ainda, que a contratação do serviço se dará através de licitação, com a possibilidade de participação de cooperativas de táxi. Além disso, o motorista deste veículo deverá auxiliar a pessoa com deficiência ou o cadeirante no embarque e desembarque do veículo, garantindo o máximo de conforto e segurança do usuário.

Também prevê a matéria que, na falta de passageiro desta lei, o veículo poderá ser utilizado por passageiros  considerados comuns, desde que aceitem o serviço oferecido e no veículo exista assento. Já a tarifa será a mesma dos serviços de táxi comuns.

Por Terezinha Bobsin Reg prof  5176

Vereador vai cobrar do Ministério das Cidades situação de obras do PAC 2


Recursos do Pac para construção da Barragem do Banhado Grande, em Gravataí, são na ordem de R$ 15 milhões para o projeto e R$ 250 milhões para obras;

O vereador Leonardo Pascoal(PP) vai encaminhar ofício ao Ministério das Cidades, com aprovação da Câmara de Vereadores,  solicitando informações sobre a situação atual da destinação de recursos do Termo de Compromisso nº 0402.493-66/2012-RS, solicitada através do ofício do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, em 12 de setembro de 2014. O questionamento diz respeito à realocação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), celebrado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A verba - R$ 265 milhões - originalmente destinada para a construção da barragem do Banhado Grande, no rio Gravataí, deveria ser repassada para a execução de obras de controle de inundações na bacia do Arroio Sapucaia. "No entanto, passados dez meses da solicitação, ainda não houve uma posição definitiva do Ministério sobre esta questão, que é estratégica para o futuro dos municípios de Esteio e Canoas", relatou. O documento, aprovado em Plenário, vai ser encaminhado ainda nesta semana ao Ministério das Cidades.


Leonardo Pascoal



Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

13/06/2012 - Câmara aprova R$ 60 mil para a Liga Feminina de combate ao Câncer

Câmara aprova R$ 60 mil para a Liga Feminina de combate ao Câncer

 

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (12), o projeto de iniciativa do Executivo, repassando o recurso de R$ 60 mil para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. A matéria foi alvo de reunião com a entidade antes de entrar na pauta de votação,em regime de urgência. Segundo a diretora da Liga, Dalvanir da Silva, a previsão para este ano era de R$ 70 mil. "Não entendemos a razão de reduzir R$ 10mil da verba da Liga", afirma.

Na oportunidade, o vereador Luiz Duarte sugeriu que a liga envie um ofício ao Executivo solicitando o recurso. Segundo o presidente da Comissão, Jaime da Rosa, o prefeito Gilmar Rinaldi aprovou o repasse, conforme consta no orçamento, mas  retirou R$ 10 mil por decreto. Os vereadores Harri Zanoni (PSB), Michele Pereira (PT) e Jane Battistello (PDT) também participaram da reunião.
 
A matéria  visa autorizar o repasse à entidade, divididos em quatro parcelas, sendo que a primeira deve ocorrer até 16 de julho.

13/06/2012 - Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha

 

Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha

    O Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio foi palco de Grande Expediente Especial da homenagem da escola Oswaldo Aranha  à Comunidade Luterana Bom Pastor na noite de ontem (12). A cerimônia, a pedido do vice-presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), objetivou prestar o reconhecimento daquela comunidade escolar à entidade que cede, há três anos, o espaço para a prática de esportes  para mais de 150 alunos do Programa Mais Educação.
Diversas apresentações artísticas, desenvolvidas através das oficinas no programa, divertiram o público na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  entre elas o grupo de hip hop e dança espanhola.  A professora da escola, Márcia Fraga dos Santos,   entregou uma placa de reconhecimento à Comunidade Bom Pastor e ressaltou que  a escola possui 30 turmas dentro do programa . "E uma escola dentro de uma escola", destaca. 
 O Mais Educação é uma ação do Governo Federal realizada em vários municípios do Brasil, com o intuito de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades que ampliam o desenvolvimento pedagógico, abordando questões do meio ambiente, esporte lazer direitos humanos, cultura e arte.

Mais fotos

 

Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha
Comunidade Bom Pastor recebe homenagem da escola Oswaldo Aranha

Por Terezinha bobsin reg prof MTb 7156

13/06/2012 - Esteio: Irregularidades no Condomínio Renascer 1 são denunciadas

 

Esteio: Irregularidades no Condomínio Renascer 1 são denunciadas

Denúncia de venda de apartamentos no Condomínio Renascer 1, localizado no bairro São José, em Esteio, além da inadimplência nos contratos foram pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio, ontem, 12, que contou com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal, Executivo e moradores. O Condomínio Renascer I, financiado pelo Minha Casa, Minha Vida, foi inagurado no ano passado e possui 192 apartamentos. Sobre a venda dos imóveis, o gerente regional da Caixa, Jairo Antônio Manfro, disse que o banco tomará as medidas necessárias e, caso comprovada a venda, os imóveis serão confiscados. "Entretanto, não temos prazo para a medida, pois o processo é demorado, além de se tratar de um programa federal", argumenta. Manfro adiantou, ainda, que a Caixa não tem possibilidade de fiscalizar os apartamentos por falta de pessoal. Já a secretária de Habitação, Andressa Favero, afirmou que não é de competência da prefeitura fiscalizar as irregularidades.

O presidente da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara, vereador Luiz Duarte(PTB), explica que a Caixa já está averiguando as irregularidades, bem como os motivos do alto índice de inadimplência nas prestações e a falta de pagamento do condomínio e da taxa de água. "A inadimplência com o condomínio e a água chega a 70%", destaca. O síndico do condomínio, Robson Cleber da silva, disse que a taxa de água, que é dividida entre os moradores, devido a falta de pagamento, está ficando cada vez mais alta. "Entendemos que no condomínio, por ser de zero a três salários mínimos, existem pessoas que não têm condições de pagar, mas a situação está ficando díficil e alguns já estão revoltados", comenta. Uma nova reunião vai acontecer na próxima terça-feira, 19, às 15h30min, no Plenário, para ver a possibilidade de a água passar a ser cobrada separadamente. A reunião contou com a presença dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Harri Zanoni (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS) e Sirlon Ribeiro (PMDB), além de moradores do condomínio.
 
O que disseram os vereadores:
 
A Vereadora Jane Battistello (PDT) relatou que os gabinetes recebem muitas queixas sobre o condomínio e que todos os órgãos envolvidos no Programa devem trabalhar unidos em busca de soluções.
 A Vereadora Therezinha Heller (PPS) lembrou que o Programa Minha Casa Minha Vida foi criado para beneficiar realmente as pessoas necessitadas.
 Para o Vereador Jaime da Rosa (PSB) uma das soluções possíveis seria a individualização dos relógios de água. “Uma das alternativas para diminuir as responsabilidades da diretoria do condomínio seria desvincular o pagamento de água do condomínio, individualizando, com o pagamento direto à Corsan”, sugeriu.
O Vereador contestou ainda os critérios de contemplação, já que há apartamentos ocupados por pessoas que possuem renda maior do que a estabelecida no programa.
O vereador Harri Zanoni entende que a fiscalização deve partir também do Executivo.

Mais fotos

Esteio: Irregularidades no Condomínio Renascer 1 são denunciadas
Esteio: Irregularidades no Condomínio Renascer 1 são denunciadas
Por Terezinha bobsin reg prof MTb 7156

15/06/2012 - Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos

 Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos

A gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio do Sinos foi tema de debate na manhã de hoje (15), na Câmara de Vereadores de Esteio. A atividade, uma iniciativa da deputada estadual Ana Affonso (PT), objetivou discutir junto às comunidades, entidades públicas e privadas, além de representantes do estado, as possibilidades de utilização do transporte fluvial como medida de aproximação com o Rio do Sinos. A ideia é promover o debate sobre a relação entre população, território, uso dos recursos naturais e o processo de desenvolvimento econômico, tratando, especialmente,  do desenvolvimento sustentável. No final, em agosto, será montado um relatório  com alternativas a curto, médio e longo prazo para a preservação da bacia, que é formada por 32 municípios e que abastece cerca de 2 milhões de pessoas.

         A audiência pública descentralizada da Comissão para Tratar da Bacia do Rio dos Sinos, vem sendo realizada em diversos municípios, a exemplo de Canoas,  “Nossa intenção é contribuir  para o relatório final que faremos em agosto, quando teremos realizado dez audiências públicas temáticas e algumas visitas técnicas”, explica.

Na oportunidade, o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, explicou a rota  e as dificuldades do trecho – devido a pontes – entre Canoas e São Leopoldo.

O vice-presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), além das vereadoras Michele Pereira (PT), Therezinha Heller(PPS) e Jane Battistello (PDT), também participaram da atividade.

 

Mais fotos

 

Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos
Por Terezinha bobsin reg Prof MTb 7156

18/06/2012 - Irregularidades no Condomínio Renacer 1 serão tema de 2ª reunião amanhã

 

 

 

Mais uma reunião sobre as irregularidades no Condomínio Renascer I, localizado no bairro São José, vai ser realizada amanhã, 19, às 15h30min, na Câmara de Vereadores de Esteio. A pedido da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, deverão participar integrantes do Cadastro Único e Programas Sociais do município,  Caixa Econômica Federal, moradores do condomínio e a gerência da Corsan. A ideia é debater, nesta etapa, a possibilidade de a água passar a ser cobrada separadamente, devido a alta inadimplência deste serviço, além do total de inadimplentes dos contratos com a Caixa.
Na semana passada, a Câmara ouviu as denúncias de irregularidades no local, a exemplo da venda dos apartamentos do condomínio, financiado pelo Minha Casa, Minha Vida, que foi inaugurado em 2011 e possui 192 apartamentos. Na oportunidade, a gerência regional da Caixa Federal garantiu que o banco tomará as medidas necessárias e, caso comprovada a venda, os imóveis serão confiscados. Entretanto, a Caixa alertou que o processo será demorado por ser um programa destinado à famílias de zero a três salários mínimos. A reunião é aberta ao público. 

20/06/2012 - Esteio: Condomínio Renascer 1 é pauta de mais uma reunião na Câmara de Vereadores

 

 

Esteio:  Condomínio Renascer 1 é pauta de mais uma reunião na Câmara de Vereadores

Foi retomado na tarde de ontem, 19, o debate sobre as irregularidades do Condomínio Renascer 1. A reunião foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação da gerência da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), de Esteio, de representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Habitação e moradores.

No último encontro, ocorrido no último dia 12, os moradores relataram que o índice de inadimplência é de 70% nos pagamentos do condomínio e solicitaram um posicionamento da Corsan quanto à possibilidade de desvincular a cobrança de água do valor do condomínio, individualizando os hidrômetros. Na ocasião, a inserção das famílias na Tarifa Social, conforme a Lei 4.944/2009, de iniciativa dos vereadores Michele Pereira(PT) e Jaime da Rosa (PSB) também foi questionada. "Estamos aguardando o cumprimento da lei, conforme combinado há cerca de dois meses", disse Jaime da Rosa.
 
Conforme o Gerente da Corsan de Esteio, Abrão de Farias, a individualização das contas de água é inviável considerando as condições técnicas definidas na construção do projeto. “O condomínio não tem estrutura técnica para abastecer todos os apartamentos individualmente, pois cada bloco possui um reservatório de água que não seria suficiente nos horários de pico”, explica.  Abrão disse que o Programa Tarifa Social está sendo discutido com o município de Esteio, mas que ainda não há um convênio firmado. 
 
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Sueli Luiza Peres disse que o Programa Tarifa Social está sendo iniciado no município, através de levantamentos de renda das famílias, e que será realizado um trabalho técnico social para conscientizar os moradores quanto à responsabilidade que cada um tem e o convívio social dentro do condomínio.
A Caixa Econômica garantiu que emitiria nos próximos dias, os contratos de propriedade dos imóveis aos moradores. O Conjunto Habitacional Renascer 1 foi inaugurado em 2011 e possui 192 apartamentos.
 
 Participaram do encontro, além dos moradores do condomínio, os membros da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, através dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB), e da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PTB), José Sirlon Ribeiro (PMDB) e Harri Zanoni (PSB), além dos vereadores, Michele Pereira (PT).
Por Méurin Fassini - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156

21/06/2012 - Assinado termo de início das obras da Escola Raio

de Sol

Assinado termo de início das obras da Escola Raio de Sol

Na tarde desta quarta-feira (20) as vereadoras Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, participaram do ato de assinatura do termo de início das obras de reforma da Escola Municipal Infantil Raio de Sol. A escola, localizada no bairro São José, vai receber duas novas salas de aula e um banheiro.

Na segunda-feira (25), conforme a prefeitura,  serão iniciadas as obras com previsão de término em 90 dias. Serão investidos R$ 218 mil na ampliação, com recursos da Prefeitura e de emenda parlamentar. Com as novas salas de aula, a escola passará a receber mais 40 novos alunos.
 
Durante a assinatura do termo, a diretora Simone Sampaio falou sobre essa conquista: “Temos orgulho de agora poder oferecer um ambiente mais amplo e de melhor qualidade para os nossos alunos” disse. No início do mês de setembro, o prefeito , Gilmar Rinaldi, prometeu retornar à escola para conferir o andamento das obras.

Mais fotos

Assinado termo de início das obras da Escola Raio de Sol
Por Daniela Molon - estágio Jonrla
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

22/06/2012 - (REUNIÃO CANCELADA)

 

(REUNIÃO CANCELADA)

Vereadores devem apurar fatos com a direção do Hospital São Camilo e secretaria da Saúde 

A morte de uma mulher por suposta falta de atendimento médico na Fundação Hospital São Camilo, em Esteio,  vai ser tema de reunião na Câmara de Vereadores próxima segunda-feira, 25, às 14 horas, no Plenário, com a direção da fundação e a secretaria de Saúde do município. A reportagem sobre a morte da paciente Maria Gonçalves da Silva, de 58 anos, foi veiculada no programa Balanço Geral, da Rede Record, no último dia 19. A intenção da Comissão de Saúde, composta pelas vereadoras Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS) e Leonardo Dahmer (PT) é esclarecer os fatos que levaram a paciente ao óbito.

25/06/2012 - Presidente da Câmara participa de atividades pela saúde

 

Presidente da Câmara participa de atividades pela saúde

Na tarde de sábado (23,) o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), participou das ações pela saúde promovido pela West Clin Assessoria em Medicina do Trabalho, na rua Garibaldi. Serviços como vacinação contra a gripe A e medição de pressão arterial foram oferecidos à comunidade.  Na oportunidade, a secretaria de Saúde disponibilizou 330 doses de vacinas.  Quem não apresentou a carteira de vacinação, pode receber o serviço, mas recebeu o comprovante da aplicação. Conforme os técnicos da Saúde, diversas pessoas foram atendidas, mesmo as que as com gripe, puderam tomar a vacina. "As vacinas foram distribuídas para pessoas com idade a partir dos dois anos", salientaram. O espaço de saúde também foi dividido com os artesãos, que aproveitaram para expor seus trabalhos; e a equipe da secretaria de Meio Ambiente, que ofereceu animais de estimação para adoção.

Mais fotos

 

Presidente da Câmara participa de atividades pela saúde
Presidente da Câmara participa de atividades pela saúde
Por Daniela Molon - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

25/06/2012 - Câmara de Vereadores de Esteio vai homenagear dos 25 anos do CLJ da paróquia Aparecida

 

 

Câmara de Vereadores de Esteio vai homenagear dos 25 anos do CLJ da paróquia Aparecida
Amanhã, 26 de junho, a partir das 19h30min, a Câmara de Vereadores estará realizando uma homenagem pelos 25 anos do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A proposição é da vereadora Therezinha Heller (PPS). A cerimônia, que contará com apresentações artisticas e entrega de certificados, vai ocorrer na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535). Na oportunidade serão destacados os trabalhos de evangelização da juventude, com a participação de dezenas de jovens de 13 a 20 anos das atividades religiosas e comunitárias. O grupo, desde março de 1987, mobiliza jovens unidos em prol da paz e é o mais antigo do município. A solenidade é aberta ao público.

Ações do documento