Notícias
14/07/2011 - Policiamento no Novo Esteio é tema de reunião hoje à noite
A Brigada Militar de Esteio e o gabinete da vereadora Therezinha Heller (PPS) debatem hoje (14), às 19 horas, no Centro Comunitário, sobre o policiamento no bairro. Além deste tema, estão a ronda na estação do Trensurb e sobre antigo posto da Brigada Militar no bairro. O Centro Comunitário localiza-se na rua Santa Maria, 80.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
14/07/2011 - Força-tarefa vai criar documento para orientar moradores em casos de sinistros
Segundo o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), é preciso que a comunidade tenha acesso urgente às informações em caso de acidentes, especialmente na Refap. Já o morador Paulo Nedel, disse estar preocupado com a segurança, desde a explosão do cilindro transportado por uma caminhão na BR 116, em 28 de maio. "Todos os blocos da Morada I e II, tremeram com um cilindro de 45 kg, imagina os milhares de quilos de gás estocados na refinaria, o que poderiam gerar", afirma. Além disso, Nedel reclama da poluição gerada pela empresa. "As grades do prédio, que ficam direcionadas para a refinaria, precisam ser pintadas anualmente devido à corrosão. "Vamos levar o material para análise de um laboratório independente", disse. O morador também questionou sobre os altos índices de doenças respiratórias registradas em crianças de zero a cinco anos. Sobre o assunto, o promotor público, André Macdonald, apresentou um relatório da Secretaria Municipal de Saúde, de 2010, de atendimento ambulatorial por problemas respiratórios (tosse, asma, sibilos e bronquite), que aponta os moradores dos bairros Novo Esteio (onde estão localizadas as empresas Solae e Votorantim) e São José (Refap) como os maiores índices de doenças respiratórias. Macdonald também afirmou que a promotoria vai instaurar um inquérito civil sobre a explosão do cilindro. "Vamos verificar o que está acontecendo", garantiu.
O presidente da Refinaria, Roberto Nagao, reforçou que deveria haver um plano de comunicação mais efetivo para que a população tenha mais conhecimento. "Devemos fazer um simulado, com apoio da defesa civil, estendido aos moradores", afirmou. Sobre o vazamento de poluentes nos arroios Sapucaia e Guajuviras, Nagao destacou quem em 2009 houve um acidente, mas que foi contido por barreiras. "São três pontos de barreiras para conter o óleo, garante.
O vereador Jaime da Rosa (PSB), lembrou que mais empresas que trabalham com combustível serão instaladas em breve em Esteio. "Precisamos ter mais garantia de saúde e segurança aos moradores", pediu. Também o vereador Harri Zanoni(PSB), solicitou que os casos sejam acompanhados pela Comissão.
O integrante do Sindipetro e da CUT, Dari Beck Filho, que trabalha na Refap, alertou que é preciso criar mecanismos para que as pessoas sejam avisadas rapidamente do problema. Já as empresas distribuidoras afirmaram que o sistema de segurança é vistoriado pelo corpo de Bombeiros e sofre controle pela Fundação Estdual de Proteção Ambiental (Fepam).
Um encontro entre vereadores e a Defesa Civil deve ser agendado para os próximos dias. Participaram da audiência a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e a vereadora Jane Battistello (PDT).
Mais fotos
15/07/2011 - Câmara de Esteio doa bens à Secretaria de Saúde
Mais fotos
15/07/2011 - Esteio: Posto da Brigada Militar no Novo Esteio é tema de reunião
15/07/2011 - Jornalista lança livro na Câmara de Vereadores de Esteio na terça-feira, 19
O jornalista e escritor gaúcho, Esteban Rey Fontana, lança na próxima terça-feira, 19, a partir das 18 horas, no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio, o livro "A Paixão dos Amantes pela Morte". A obra, que estreia o jornalista no mundo da literatura, conta a complexidade do amor e das relações humanas em 14 contos. O livro já havia sido lançado no final do ano passado na Palavraria- Livraria Café, em Porto Alegre, no Espaço Retromix, em São Paulo, e durante a Feira do Livro de Porto Alegre de 2010. Conforme o escritor a obra apresenta histórias cáusticas, contundentes, com diálogos ágeis, em que se sobressaem situações ambíguas e inerentes a todos." As tramas vão desde a relação doentia entre uma atriz decadente e um crítico de teatro mordaz, após um acidente de carro (homenagem ao clássico filme “A Malvada”, de Joseph Mankiewicz), em “O Desespero de Veronika Loss”, à conflituosa gravidez de uma professora masoquista e seu marido sádico em “Todas as Cores São Negras”. Passa de um conto extremamente romântico, como “Sob as Sombras de Árvores Decadentes”, aos desejos fratricidas de “Rancor-Veneno de Infância” e à dor nas paisagens suicidas", conta. Ele explica, ainda que os personagens mergulham em um universo instigante e instável emocionalmente, beirando a insanidade em muitos momentos." Uma realidade quase surreal, um expressionismo exacerbado de gestos e paixões", analisa. Sobre o autor: Esteban Rey Fontan, 38 anos, formou-se pela Famecos- PUCRS e atuou em empresas como Rádio Gaúcha, jornal O Sul, revista Isto É Gente. Participou de oficinas literárias ministradas pelos escritores Luiz Antonio de Assis Brasil e Charles Kiefer. O livro custa R$ 30,00.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
19/07/2011 - Câmara de Esteio vai homenagear cinquentenário de escolas municipais hoje à noite
Para marcar o cinquentenário dos Centros de Educação Alberto Pasqualini, João XXIII, Oswaldo Aranha, Flôres da Cunha e Camilo Alves, a Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar hoje, 19, às 19 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, um ato solene em homenagens às instituições. A iniciativa das proposições é dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira(PT), Jaime da Rosa(PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Leonardo Dahmer (PT). Nas oportunidade, o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), estará entregando às escolas placas comemorativas às datas. Além disso, o ex-prefeito, Galvany Dornelles Guedes (administração de 1959 a 1963), que construiu as cinco escolas, será lembrado pela Câmara de Vereadores. A cerimônia vai contar com apresentações artísticas das escolas. Uma mostra fotográfica da evolução histórica de cada escola ficará exposta para visitação, a partir de amanhã (19), no Saguão da Câmara de Vereadores, até sexta-feira (22). Com exceção da escola Oswlado Aranha, que comemorou o cinquentenário de setembro do ano passado, as outras quatro instituições completaram 50 anos em maiodeste ano. O que: Ato solene em homenagem ao cinquentenário de cinco escolas municipais de Esteio Quando: amanhã, dia 19, às 19 horas Onde: Câmara de Vereadores de Esteio - Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535, Centro - Esteio) Entrada: aberto ao público.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
20/07/2011 - Servidores: Câmara aprova previsão de vale alimentação aos servidores
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (19), o projeto de iniciativa da Mesa Diretora, prevendo no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias a concessão do vale alimentação ou vale e cesta básica refeição para os servidores do quadro efetivo do Legislativo. A medida, conforme o presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), visa atender projeto de benefício aos servidores. "Vamos, agora, definir o projeto", explica.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
20/07/2011 - Câmara de Esteio homenageia escolas pelo cinquentenário
Mais fotos
21/07/2011 - Câmara e Prefeitura preparam Seminário sobre Direitos Humanos
Tema deste ano é a homoafetividade
A Câmara de Vereadores e Prefeitura de Esteio estão preparando um seminário sobre os direitos humanos e cultura da paz. A iniciativa é da vereadora Michele Pereira (PT), que apresentou o pedido ao Plenário, que aprovou por unanimidade a realização do evento. Conforme a proposta da vereadora, o seminário vai ser realizado 29 de Julho, às 19 horas no Plenário (rua 24 de Agosto, 535). "Acho justo que se realize a atividade nesta data por se tratar do Dia Municipal da Cultura da Paz (Lei Municipal 4.179/2006)", observa. Os temas abordados serão as políticas públicas de direitos humanos, direitos fundamentais e ações que a União pretende desenvolver nesta área. Para o evento foram convidadas a Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além de outras autoridades locais. A palestra ficará por conta da ex-desembargadora, Maria Berenice Dias, que vai abordar o tema homoafetividade. Para a vereadora, a atividade visa incentivar a discussão dos direitos humanos dentro do Município e da sociedade nos dias atuais.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
21/07/2011 - Mostra fotográfica das escolas municipais fica até amanhã na Câmara de Esteio
A mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos das escolas municipais Alberto Pasqualini, Camilo Alves, Flores da Cunha, João XXIII e Oswaldo Aranha, fica até amanhã(22), no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio. As imagens contam a história cronológica das instituições, desde sua fundação, em 1961, pelo ex-prefeito Galvany Dornellles Guedes. Os interessados em conhecer o material podem se dirigir à Câmara, na rua 24 de Agosto, 535, Centro.
Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Leonardo Pascoal quer informações sobre os gastos de hospital com autônomos
Vereador pede para fundação que administra Hospital São Camilo apresentar lista com nome, função e horas trabalhadas de funcionários autônomos
Na terça-feira, dia 21, durante sessão semanal da Câmara, vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou requerimento onde pede que a Fundação de Saúde Pública São Camilo forneça relação detalhada de pagamentos feitos a profissionais que prestam serviço sob o sistema de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA). Como justificativa, o parlamentar afirmou que medida é necessária para garantir qualidade dos serviços e dos valores gastos. O regime de RPA é usado para pagar profissionais da área de saúde que não são funcionários do Hospital São Camilo, mas que prestam, em caráter emergencial, serviços à instituição.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156
22/07/2011 - Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo
O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), participaram, na manhã desta sexta-feira (22) da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. No evento, estiveram presentes funcionários do hospital, o secretário municipal da Saúde, José Antonio Silveira, o prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella (o Costelinha) e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, além de outras autoridades.
O presidente da Câmara destacou a importância do centro de especialidades. “Hoje a comunidade recebe mais uma benfeitoria que vai fazer diferença na vida de quem precisa do SUS. Este é um passo importante para a qualificação da saúde na nossa cidade”, disse. Segundo Gilmar Rinaldi, o ambulatório contempla uma demanda antiga da comunidade, além de contribuir para o desafogamento das emergências de alguns hospitais de Porto Alegre, atendendo pacientes de São Sebastião, Portão e Alvorada.
O secretário Simoni comentou sobre a importância do investimento: “o Rio Grande é o estado que menos investe em saúde, mas o governo está empenhado em mudar essa realidade. Um dos nossos focos é a descentralização dos serviços, a fim de qualificar o sistema, mas para isso também é preciso descentralizar os recursos”. Ele ainda acrescentou que é fundamental que o Vale do Sinos tenha uma rede de atendimento eficaz e bem distribuída e Esteio já se integra nesse processo. Após a solenidade, uma comitiva composta pelas autoridades presentes visitaram alguns setores do hospital, como o refeitório e a hemodiálise.
O ambulatório
O local, que compreende uma área de 128m², na ala nova da instituição terá consultórios e salas para procedimentos de urologia, oftalmologia e realização de exames como endoscopia. O ambulatório atende junto ao Hospital São Camilo (Rua Castro Alves, 948, no Bairro Tamandaré). Para ser atendido por um especialista, antes é preciso passar por uma unidade de saúde do município. Lá, o médico vai encaminhar o paciente, que marcará o atendimento na SMS (Hener de Souza Nunes, 109, Térreo).
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
26/07/2011 - Esteio: Plano de emergência para sinistros será apresentado em reunião de trabalho amanhã
A construção de um documento visando orientar os esteienses em casos de sinistro, tais como explosões, contaminação do ar e cheias, especialmente do Arroio Sapucaia e Guajuviras, inicia-se amanhã, 27, às 15 horas, no Plenário, através da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Esteio. A ideia da primeira reunião de trabalho depois da audiência pública realizada na última semana com empresas locais e vizinhas à Esteio, conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), é que a comunidade tenha acesso urgente às informações em caso de acidentes, especialmente da Refinaria Alberto Pasqualini, instalada em Canoas. "A orientação à população será uma síntese dos procedimentos de segurança adotados pela empresas prividas e poder público", explica. O presidente da Comissão destaca, ainda, que dentro de dois meses a Câmara de Vereadores deverá realizar outra audiência pública para apresentar o documento à comunidade.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/07/2011 - Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência
28/07/2011 - Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade
A professora e educadora ambiental, Iara Pacheco, apresentou na última terça-feira, 26, a questão da educação e da gestão ambiental à Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, Iara apresentou também o mapa Conhecendo e Dilvugando as àguas e Banhados do Meu Município, que faz traçado do percurso do Rio dos sinos, desde a nascentes em Caará.
29/07/2011 - Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS
29/07/2011 - Câmara e Prefeitura realizam Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz amanhã
01/08/2011 - Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT
A homoafetividade foi o tema debatido na noite de sexta-feira, 29, durante o segundo Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, na Câmara de Vereadores de Esteio. A palestra, uma iniciativa da Câmara e Prefeitura, ficou por conta da ex-desembargadora, Maria Berenice Dias, que também e vice-presidente do Instituto Nacional Brasileiro de Direito de Família. Para ela, o aumento da intolerância com o segmento LGBT é um dos principais fatores para o registro de violência. A desembargadora disse que há uma tendência severa de discriminação desta minoria da população LGBT, por parte de algumas religiões, levando a condenação de invisibilidade para esta classe. "Não existem leis para atender essa minoria. Nenhum sistema assegura qualquer direito ao indivíduo LGBT", diz. Além disso, Maria Berenice Dias ainda ressalta que há, inclusive, uma omissão legislativa. " Precisam ser criadas políticas e planos em busca do respeito e de inclusão destes indivíduos, reconhecendo seus direitos. Só assim, vamos evoluir e crescer num espaço de paz", comenta.
A secretária Adjunta da Criança e Adolescente, Márcia Ustra Soares, que representou a ministra Maria do Rosário no evento (que cancelou a agenda devido ao mau tempo), disse que é preciso buscar soluções pacíficas. "Devemos iniciar pelo respeito e tolerância ao próximo, visando acabar com as agressões", observa.
Segundo a vereadora proponente do Seminário, Michele Pereira (PT), é necessário aprofundar os debates, visando acabar com o preconceito. "Tratamos de vida, de seres humanos. Não precisamos aceitar, mas respeitar o próximo", disse. A vereadora destacou, ainda, que sobre o tema a caminhada em busca de leis em defesa LGBT é longa. Já a coordenadora dos Direitos Humanos de Esteio, Adiles Almada, Esteio possui políticas públicas voltadas ao segmento, incluindo a Parada Livre, que neste ano terá sua terceira edição. O seminário teve a participação do prefeito, Gilmar Rinaldi, integrantes da Ong Amigos da diversidade, além do vereador Leonardo Dahmer (PT) e a sociedade em geral.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
Rafael Figliero pede retirada de poste instalado em tubulação
Vereador afirma em requerimento que poste, localizado em esquina no Parque Santo Inácio, se encontra solto e pede instalação em local correto
Na sessão semanal realiza no último dia 28, o vereador Rafael Figliero (PTB) apresentou requerimento em que pede o envio de ofício à empresa concessionária de energia AES SUL, pedindo a retirada de poste instalado na avenida Padre Antônio Vieira, do lado oposto ao número 255, que foi colocado dentro de tubulação. Segundo parlamentar, o equipamento se encontra solto.
Em documento, o vereador pede que poste seja retirado, reinstalado em local seguro e a tubulação seja refeita. Em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin - reg pro f MTb/RS 7156
Enchentes: empresas voluntárias são reconhecidas pela Câmara de Vereadores
A vereadora Michele Pereira (PT), vai encaminhar moção de parabenização à Empresa R&C Andaimes, que no dia 15 de julho, construiu uma estrutura com cobertura em frente ao prédio da Igreja São Sebastião, local que abrigava as vítimas da enchente. O pedido foi aprovado pelo Plenário em sessão do último dia 28. De acordo com a vereadora, a ampliação da área coberta oportunizou, também, o acolhimento dos animais domésticos resgatados das águas. “Reconhecemos que através deste ato solidário todos que estavam abrigados na Igreja tiveram, dentro da situação de emergência, um pouco mais de conforto”, comentou.
Também a Igreja Brasa Esteio, situada na Vila Olímpica, vai ser reconhecida, através de moção de parabenização, aprovado pelo Plenário também no dia 28, pelo vereador Rafael Figliero (PTB). Segundo o parlamentar, a igreja disponibilizou vários seguidores para ajuda aos desabrigados das últimas enchentes com o Projeto Amor. “Parabenizamos esta comunidade que apesar de todo desconforto dos dias chuvosos, estavam sempre prontos a ajudar os mais necessitados”, explicou.
Por Andressa Michels - Estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento