Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

23/07/2009 - Câmara de Esteio se reúne para debater tempo de espera nas filas bancárias



    O tempo de espera nas filas bancárias em Esteio vai ser, novamente, pauta de reunião na Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira, 27, às 14 horas, no Plenário. A ideia, desta vez, é reunir todas as agências bancárias instaladas na cidade para debater a falta de cumprimento da lei atual, que determina o máximo de 30 minutos de espera em dias normais nas filas de espera; a  redução para 20 minutos, de acordo com o projeto que está trasmitando na Câmara, de autoria da vereadora Jane Battistello (PDT); a falta de sanitários nos estabelecimentos, conforme lei de autoria do vereador Sirlon Ribeiro (PMDB); a negativa  de algumas agências no recebimento de determinadas contas, além de discutir a legislação municipal sobre o tema. A medida foi adotada depois da reunião realizada no início do mês com a presença da Comissão de Segurança Públicas e Defesa do Consumir,  representantes da Caixa Econômica Federal e Banrisul. 
    Segundo o presidente da Comissão, o vereador Luiz Duarte (PTB), a participação de todos os bancos instalados na cidade é imprescindível para que a Câmara possa analisar o projeto em andamento e debater a funcionalidade da lei em vigor. "Para a Câmara é necessário que todos os bancos, mesmo os particulares, possam se manifestar". espera. 
    Na primeira reunião o gerente do Banrisul, Riberto Cezar Baptista, disse que das filas formadas na agência, 20% são clientes  e 80% clientes de outros bancos para pagamento de água, luz e telefone,  que outros bancos não recebem. "A ordem da governadora Yeda Crusius é que o Banrisul atenda toda a população. Ninguém é barrrado na entrada do banco", considera. Já o gerente da Caixa Econômica Federal, Marcos de Souza Oliveira, garantiu que as filas e o consequente tempo de espera, são o reflexo da falta de atendimento - na situação de pagamento de água, luz e títulos vencidos - dos bancos privados. "A Caixa está preocupada com o tempo de espera e a qualidade de atendimento aos usuários", relata. 
Para o encontro foram convidadas lideranças empresariais e comunitárias, Febraban e o Executivo.


03/03/2011 - Encerra-se amanhã o horário diferenciado na Câmara

Amanhã, 4, é a última sexta-feira com horário diferenciado na Câmara de Vereadores de Esteio.  Desde o início  de janeiro, os funcionários estavam trabalhando, nas sextas-feiras, das 7h às 13 horas. A redução da carga horária foi compensada pelos funcionários com o acréscimo de 15 minutos diários de segunda a quinta-feira. A partir da próxima semana, os horários de atendimento ao público voltam ao normal, ou seja, das 9 às 18h30min.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

23/07/2009 - Vereadores conhecem estudo de bacia do Sinos e auxiliam na escolha da logomarca em defesa das ações

Vereadores conhecem estudo de bacia do Sinos e auxiliam na escolha da logomarca em defesa das ações
 A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT) e os vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Jaime da Rosa (PSB), integrantes do Comitê Intermunicipal Legislativo em Defesa das Ações do Pró-Sinosconheceram ontem(22), juntamente com mais 32 vereadores da região, no Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest, o estudo da bacia do Rio dos Sinos. Na oportunidade, os vereadores  auxiliaram na escolha do logotipo do Comitê Intermunicipal Legislativo em Defesa das Ações do Pró-Sinos. O estudo, apresentado pela professora doutora e coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, Luciana Gomes, vai servir como ferramenta de orientação aos municípios para enfrentarem o problema do ponto de vista global.  Entre os objetivos do Comitesinos, estão a recuperação ambiental, o tratamento de esgotos e o acompanhamento e fiscalização das ações do Pró-Sinos. "A ideia é  reunir propostas para colaborar nas ações de recuperação do Rio dos Sinos", explica o presidente do Comitê, Nestor Schwertner. 
    A presidente da Câmara destacou que é preciso conscientizar os poderes constituídos e a comunidade na busca de ações em prol do rio. O Comitê, criado em 2007, após o desastre ecológico que resultou na morte de aproximadamente 80 toneladas de peixes, quer buscar apoio de todos os segmentos.  Segundo Schwertner, integrar os 32 municípios que fazem parte da bacia do Rio dos Sinos foi um dos primeiros passos do Comitê que envolve Esteio,  São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Nova Santa Rita Sapiranga, Estância Velha e Nova Hartz, entre outros. 
A logomarca vencedora, que concorreu com outras cinco, foi uma criação do estudante de Jornalismo e vereador de Nova Hartz Valentin Melo Thomaz.

Além disso, Schwetner destacou projetos do Comitê como educação ambiental e a implantação de tratamento de resíduos nos municípios que compõem a Bacia do Rio dos Sinos. Ele explicou que foram formados mais de 400 agentes ambientais que vão trabalhar a conscientização da comunidade. O estudo de bacia é identificado por Schwertner como um dos maiores projetos do Comitê. "Vamos, a partir disso, estabelecer uma relação de controle público sobre o uso da água’’, informou. 


24/07/2009 - Parte da passarela de acesso a Vila Pedreira desaba causando perigo à comunidade


Sirlon faz a denúncia na Câmara e busca medidas junto ao DNIT

Na última segunda-feira, 20, o vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), denunciou ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), o desabamento de parte da passarela que dá acesso à Vila Pedreira, em Esteio. No local, Sirlon encontrou parte do piso em desabamento, causando perigo ao grande número de pessoas que transitam pela passarela. Além disso, Sirlon também encaminhou, através do Plenário,  com apoio de todos os vereadores, um pedido de providências a Trensurb, responsável pelo local, bem como procurou ajuda do Executivo, que colocou, paliativamente, uma tábua, de forma a resolver a situação. "A passarela está apresentando problemas em toda a estrutura. A falta de manutenção está preocupando a Câmara e causando um sério risco de vida aos moradores", comenta. 


04/03/2011 - Vereadores participam do início das obras de ampliação do refeitório da escola Eva Karnal Johann

Vereadores participam do início das obras de ampliação do refeitório da escola Eva Karnal Johann
A Câmara de Esteio, através dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT), Michele Pereira (PT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), participou da cerimônia de início das obras de reforma do refeitório do Centro de Educação Eva Karnal Johann, na tarde de ontem (3). A obra, uma antiga demanda da comunidade local, está sendo realizada com recursos do Orçamento Participativo e tem previsão de conclusão em maio deste ano. O refeitório vai contar com uma área de 102m², espaço que garantirá a acomodação para almoço, ao mesmo tempo, de 150 crianças. Depois de concluída a obra, a escola vai contar com um novo espaço de 200m² que contemplará banheiros, cozinha, depósito e uma nova caixa d´água. Para os vereadores, a obra é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. "Sabemos o quanto é importante um local digno para a alimentação dos alunos. Esta obra reforça o compromisso do atual prefeito, Gilmar Rinaldi, com a educação", destacam. A presidente da Comissão de Educação, Jane Battistello, parabenizou a iniciativa e reforçou a necessidade da comunidade participar das demanadas nas votações do OP: "Desejo sucesso e que o corpo docente continue se esforçando para aprimorar a qualidade da educação na nossa cidade". "É uma emoção muito grande ver o resultado do que um dia foram apenas rabiscos no papel", destacou a secretária de Educação, Carla Mantay. Ela ainda comentou que a equipe diretiva e professores se esforçaram muito para melhorar os resultados de aprovação dos alunos, que foram surpreendentes. A escola localiza-se na rua Alvício Nienow, 505, Bairro Christi.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Vereadores participam do início das obras de ampliação do refeitório da escola Eva Karnal Johann

24/07/2009 - Câmara de Esteio tem representante no Conselho de Cultura

Câmara de Esteio tem representante no Conselho de Cultura
A Câmara de Vereadores de Esteio, através da presidente, Michele Pereira (PT), e o vereador Leonardo Dahmer (PT), participou ontem(23), à noite do Forum Municipal da Cultura, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Na oportunidade, onde foram apresentadas as diretrizes culturais do município e realizada a votação dos componentes do novo conselho. A diretoria do conselho será definida na próxima quarta-feira, dia 29.  A Câmara de Vereadores tem dois representantes no conselho: o diretor, Ricardo Silva e a assessora de Gabinete, Lidiane Daniel. Durante o evento, a presidente da Câmara ressaltou que o Legilativo está bem representado no conselho. "Queremos continuar sendo parceiros da cultura e trabalhar de forma legítima e transparente, e eleger pessoas comprometidas com a cultura da nossa cidade", defendeu. Confira a lista dos indicados por segmentos:
 
Câmara de Vereadores
Titular: Ricardo Silva
Suplente: Lidiane Daniel

Secretário Municipal de Arte e Cultura
Membro nato: Rafael Figliero

Secretaria Municipal de Educação
Titular: Márcia Puerari
Suplente: Reginaldo Madruga
 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Titular: Rochelle Moreira
Suplente: Susana Milca

Casa do Poeta Esteiense
Titular: Osmar Bruno Rool
Suplente: Vera Ramirez
 
Artesanato
Titular: Marcos Soares Almeida
Suplente: Maria da Graça Silva Gomes

União de Associações de Moradores de Bairro
Titular: Rodrigo Prux
Suplente: Waldir Ferreira

Associação das entidades carnavalescas
Titular: Manoel Pedro Rodrigues
Suplente: José Gomes da Conceição
 
Artes Cênicas
Titular: Jorge Eduardo Soares de Moraes
Suplente: Jauri Machado

Artes Plásticas
Titular: Paulo Ricardo Renner Fogaça
Suplente: Marcio Andre Pinheiro da Silva

Tradicionalismo
Titular: Ana Maria Bohn Kraemer
Suplente: Sonia Maria Gil Trindade

Música
Titular: Lucio Mauro Machado Dias
Suplente: Augusto Araújo Gaya

Câmara de Dirigentes Lojistas
Milton Goosler

Mais fotos

Câmara de Esteio tem representante no Conselho de Cultura

24/07/2009 - Comissão de Finanças se reúne hoje com Controle Interno para esclarecer situação do Setg

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio vai se reunir hoje, dia 24 às 14 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, com a Coordenadoria do Controle Interno, setor da secretaria da Fazenda da cidade. Na pauta estará a prestação de contas da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Setg) sobre os R$ 70 mil, verba do Executivo, destinados à realização da Semana Farroupilha de 2008. A medida, conforme os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), visa auxiliar a Comissão na investigação sobre supostas irregularidades das notas fiscais apresentadas pela entidade. Os esclarecimentos iniciaram-se depois de uma denúncia ao Legislativo sobre a falta de pagamento de serviço prestado à entidade. O encontro deveria ter acontecido no dia 15, mas foi cancelado devido ao período de férias de um dos integrantes da Coordenadoria. Nesta semana, o presidente da Comissão de Finanças, Jaime da Rosa, protocolou na última quarta-feira, 22, cópia dos documentos no Tribunal de Contas e no Ministério Público
    O Controle Interno é um setor das prefeituras que analisa a legalidade dos atos dos administradores municipais; acompanha a execução orçamentária financeira; analisa e emite parecer sobre as prestações de contas de adiantamento; analisa e emite parecer sobre editais, minuta de contratos, termos aditivos ao contrato, reconhecimento de dívida; analisa a legalidade e instrução processual das despensas e inexigibilidade das licitações. A Coordenadoria do Controle Interno acompanha também a execução das metas e programas do governo municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado nas informações que venham a ser solicitada pelo controle externo.

27/07/2009 - Reunião debate indícios de irregularidades na prestação de contas da Setg

Reunião debate indícios de irregularidades na prestação de contas da Setg
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio reuniu-se na última sexta-feira, 24, com integrantes de setor da Coordenadoria do Controle Interno da prefeitura para debater os indícios de irregularidades verificadas na prestação de contas da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (Setg). As contas referem-se a verba de R$ 70 mil destinadas à realização da Semana Farroupilha de 2008. Na oportunidade foram esclarecidas as formas de recebimento de notas fiscais e e sua transferência para o departamento de contabilidade da prefeitura. De acordo com o coordenador do Controle Interno, Luciano de Oliveira Fonseca, o relatório apresentado possui indícios de irregularidades que serão investigados mais atentamente pela auditoria especial da prefeitura. O coordenador disse que haviam notas fiscais emitidas em desacordo com a legislalçao. "A Setg já foi notificada para se manifestar", explica. Além disso, Fonseca relatou a demora da prefeitura em perceber as irregularidades. "Como atendemos 17 secretarias o Hospital São Camilo e a Câmara de Vereadores, a coordenadoria não chegou neste material", ressaltou. O município chegou a enviar um projeto pedindo autorização da Câmara para um novo convênio de R$ 55 mil para a realização da Semana Farroupilha deste ano, mas o projeto acabou sendo vetado pelo próprio Executivo até que sejam esclarecidas as irregularidades da entidade. 
Para o presidente da Comissão, Jaime da Rosa (PSB), o problema é maior do que pensou. "Vamos solicitar as contas dos anos anteriores a 2008. Jaime da Rosa protocolou os documentos, na semana passada, no Ministério Público e no Tribunal de Contas. 
As supostas irregularidades foram descobertas pela Comissão de Finanças, composta também pelos vereadores, Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), depois de ter sido procurada por uma pessoa que teria prestado serviço à entidade durante a Semana Farroupilha e não teria recebido o pagamento. Conforme a documentação, a nota fiscal com despesa de R$ 37,8 mil, que pertence a Associação de Prestadores de Serviços do Parque Assis Brasil, é uma das suspeitas. Participaram da reunião os vereadores Ari da Center (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Jane Battistello (PDT), bem como o secretário de Articulação e Comunicação, Siegfried Bernich. 

Mais fotos

Reunião debate indícios de irregularidades na prestação de contas da Setg

28/07/2009 - Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio vai ser lançado amanhã


O prêmio, uma iniciativa da Câmara de Vereadores, está na quarta edição e, neste ano, conta com a parceria do Executivo

   A Câmara de Vereadores de Esteio, em parceria com a prefeitura, lança amanhã, dia 29, às 18 horas, o Prêmio Paulo Freire Destaque Esteio/2009. A cerimônia vai acontecer no Salão Nobre da Prefeitura (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150). Esta é quarta edição do prêmio, uma iniciativa da Câmara de Vereadores, através da ex-vereadora Daianny Costa.  A abertura do evento será realizada pela presidente da Câmara, Michele Pereira(PT) e pelo prefeito Gilmar Rinaldi (PT). A ideia é destacar entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que atuam em educação e cultura popular na cidade, disseminando os avanços do conhecimento e da prática social nas áreas educacional e cultural, além de divulgar os projetos que sirvam de referência para outras iniciativas , bem como oportunizar a troca de experiências que instrumentalizarem a educação e a cultura popular. Seguindo o exemplo das outras edições, os trabalhos apresentados serão publicados em livro. 
Fazem parte da Comissão Organizadora titular deste ano a professora PHD em Teoria Literária do Centro Universitário Feevale, Juracy Assman Saraiva, a assessora legislativa da Câmara de Vereadores e professora, Simone dos Santos Cunha, a diretora de ensino da secretaria de Educação, Rosemar Henz; a chefe de gabinete da gabinete da presidência, Silvia Fachin e o professor e presidente do Conselho de Cultura, Jauri Machado. 

Inscrições: as inscrições serão realizadas, gratuitamente, 15  a 31 de agosto na Câmara de Vereadores, das 9 às 18h (rua eng. Hener de Souza Nunes, 150 Centro). Podem ser inscritos os trabalhos das categorias governamental, não-governamental e pessoa da comunidade. O regulamento do prêmio será distribuido no ato da inscrição e também será disponibilizado no site da Câmara 
www.camaraesteio.rs.gov.br.Mais informações pelo fone: (51) 3458-500

29/07/2009 - Frente Parlamentar de Mulheres se reúne em Esteio

Comunicação > Notícias

29/07/2009 - Frente Parlamentar de Mulheres se reúne em Esteio

Frente Parlamentar de Mulheres se reúne em Esteio

Mais fotos

Frente Parlamentar de Mulheres se reúne em Esteio

07/03/2011 - Brigada Militar e Executivo devem fiscalizar bairro Tamandaré

Brigada Miltar e Executivo devem fiscalizar bairro Tamandaré

 

Depois da denúncia dos moradores do Bairro Tamandaré sobre o excesso de barulho nos bares nas imediações de um clube na avenida Luiz Pasteur, e a segurança,  a situação deve ser resolvida. Em reunião com a Brigada Militar, Executivo e Câmara de Vereadores na noite de ontem (3), os moradores, junto com os vereadores integrantes da Comissão de Segurança, Leonardo Dahmer (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Sandro Severo(PSB),  ficou decidido que a Brigada Militar vai passar a monitorar com policiamento mais ostensivo no local.

Além disso, para resolver a concentração de carros estacionados nas calçadas durante as madrugadas de sexta -feira para sábado, na avenida Luiz Pasteur, conforme relato dos moradores, o secretário de Ações e Segurança Pública, Arno Leonhardt, garantiu que serão pintadas os meios-fios e a haverá um reforço no videomonitoramento para inibir ações de vândalos, especialmente ameças e morte e prostituição. "Pretendemos instalar mais um equipamento em fibra ótica direcionado à RS 118. Entretanto, não é uma medida que tomaremos agora", destaca o secretário.

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Timm, garantiu que o Executivo vai fiscalizar os alvarás dos bares que ficam abertos depois que o clube fecha, entre quatro e cinco horas da manhã, mas explicou que o trabalho precisa ser integrado com a prefeitura de Sapucaia do Sul. "Não adianta fazermos a fiscalização do nosso lado, e do outro, continuar o problema", disse. 

De acordo com o presidente da Comissão de Segurança, Leonardo Dahmer, o problema será encaminhado ao Ministério Público.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Brigada Miltar e Executivo devem fiscalizar bairro Tamandaré

30/07/2009 - Câmara de Esteio lança o Prêmio Paulo Freire em Parceira com o Executivo

As inscrições, que são gratuitas, iniciam-se dia 15 de agosto na Câmara de Vereadores, das 9 às 18 horas

   A Câmara de Vereadores de Esteio, em parceria com a prefeitura, lançou no último dia 29, o Prêmio Paulo Freire Destaque Esteio/2009, no Salão Nobre. Na oportunidade, professores e comunidade escolar, puderam acompanhar a cerimônia onde foram apresentados os materiais para divulgação do concurso, que terá inscrições a partir do dia 15 de agosto na Câmara de Vereadores. A  presidente da Câmara, Michele Pereira, que fez a abertura da solenidade, disse que o prêmio, uma iniciativa do Legislativo, através da  ex-vereadora Daianny Costa,  está na quarta edição e visa destacar entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que atuam em educação e cultura popular na cidade, disseminando os avanços do conhecimento e da prática social nas áreas educacional e cultural, além de divulgar os projetos que sirvam de referência para outras iniciativa. " A ideia oportunizar a troca de experiências que instrumentalizarem a educação e a cultura popular. Seguindo o exemplo das outras edições, os trabalhos apresentados serão publicados em livro, em parceria com a prefeitura", destaca. Participaram da cerimônia os vereadoresFelipe Costella (PMDB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT) , Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB), além do prefeito Gilmar Rinaldi.; o vice Costelinha, a secretaria de Educação,  Carla Mantay. O prêmio deste ano contou com a colaboração da professora e pós-doutorada em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas e exerce a função de assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Centro Univerrsitário Feevale, Juracy Ignez Assmann Saraiva.

Confira as inscrições: as inscrições serão realizadas, gratuitamente, 15  a 31 de agosto na Câmara de Vereadores, das 9 às 18h (rua eng. Hener de Souza Nunes, 150 Centro). Podem ser inscritos os trabalhos das categorias governamental, não-governamental e pessoa da comunidade. O regulamento do prêmio será distribuido no ato da inscrição e também será disponibilizado no site da Câmara www.camaraesteio.rs.gov.br.Mais informações pelo fone: (51) 3458-5000.

30/07/2009 - Expointer 2009: Câmara de Esteio debate comércio informal na avenida Celina Kroeff

O comercio informal na avenida Celina Kroeff, durante a Expointer 2009, será o tema de reunião na Câmara de Vereadores de Esteio amanhã, dia 31, às 14 horas. O pedido é da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), que pretende debater o comércio que se instala em parte da avenida Celina Kroeff, localizada ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a cada Expointer. Segundo a presidente, este comércio não possui autorização da Vigilância Sanitária. Para o encontro foram convidados o Executivo, a Associação de pais e Amigos dos Excepcionais  de Esteio (Apae), que faz a exploração do estacionamento durante a feira.

30/07/2009 - Câmara de Esteio realiza audiência pública sobre o Plano Plurianual amanhã


O planejamento das ações dos próximos quatros - o Plano Plurianual (PPA)  - será tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Esteio hoje, dia 30, às 19 horas. Trata-se de importante matéria da administração municipal. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo. É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação. Além disso, o PPA tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Também prevê a atuação do governo durante o período mencionado, em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo. Com a adoção do plano tornou-se obrigatório o governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente. Conforme a Constituição também é sugerida que a iniciativa privada volte suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente.


02/08/2009 - Comissão vai acompanhar ações para implantação do comércio informal fora do parque Assis Brasil

Comissão vai acompanhar ações para implantação do comércio informal fora do parque Assis Brasil

Uma comissão formada entre o Legislativo, Brigada Militar, Executivo, Apae e comunidade, para acompanhar as instalações e as ações adotadas durante a feira deste ano, vai se reunir amanhã, dia 3, às 15 horas, na Câmara de Vereadores. A medida foi adotada na última sexta-feira (31) durante reunião, a pedido da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT), com o secretário de Saúde, José Silveira, integrantes da Vigilância Sanitária do Estado, Apae, secretaria de Desenvolvimento Econômico, além dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Therezinha Heller (PPS), Ari da Center (PSB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Brigada Militar, devido ao avanço da Gripe A. A preocupação é com  a instalação do comércio informal localizado anualmente fora do Parque Assis Brasil, que deve sofrer mudanças. Uma das principais é na rua Celina Kroeff, ao lado do parque, sob a responsabilidade da Apae, que, neste ano, vai ser destinada somente para estacionamento, diferente de anos passados, quando eram locados espaços para o comércio informal de alimentos. A falta de água potável para a realização das higienizações, principalmente devido a gripe A, é uma das principais causadoras da mudança. "Nos comprometemos a não locar espaços, porém precisaremos de apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal", afirmou o presidente da entidade, Afonso Tochetto.  A secretaria de Desenvolvimento Econômico também explicou que não terá condições financeiras de colocar torneiras para a higienização, bem como  banheiros. "Nossa preocupação é com a situação que Esteio vai enfrentar com a chegada de visitantes devido ao avanço da gripe", destacou a presidente. Segundo a Vigilância Sanitária do Estado, a feira deste ano terá postos de atendimento dentro do parque para os visitantes.  " O atendimento não será para os munícipes", explicam. Na oportunidade, Duarte e Heller chegaram a pedir que o estado pensasse na possibilidade de transferir a feira para outubro. Os representantes do estado argumentaram que a feira é em local aberto e que não apresenta riscos à população. 

Mais fotos

Comissão vai acompanhar ações para implantação do comércio informal fora do parque Assis Brasil

04/08/2009 - Câmara de Vereadores transfere sessão descentralizada para o dia 18

A Câmara de Vereadores de Esteio transferiu para o dia 18, às 18 horas, na escola Maria Sirley Vargas Ferraz, no Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) a quarta sessão descentralizada deste ano. A proposta é da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e dos vereadores SirlonRibeiro (PMDB), Jaime da Rosa (PSB) e Luiz Duarte (PTB). A ideia, além de levar o Legislativo para perto da comunidade, é participar da programação alusiva à Semana Municipal da Juventude, que terá a apresentação do Plano Nacional da Juventude e da mostra cultural.  "A intenção é dar continuidade a descentralização da Câmara, uma das metas desta administração, levando a ssessão para o bairro Parque Primavera onde deverá ser instalado, ainda neste ano, o Território da Paz e da Cidadania, pelo Ministério da Justiça e Pronasci", explica. O projeto transferindo a sessão para o bairro Parque Primavera foi aprovada pela maioria dos vereadores.

04/08/2009 - Atendimento no Hospital São Camilo é questionado em reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

Atendimento no Hospital São Camilo é questionado em reunião na Câmara de Vereadores de Esteio

    A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), se reuniu hoje(3), à tarde, com a direção do Hospital São Camilo e o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi. Na pauta esteve o descaso no atendimento à comunidade, principalmente na triagem, conforme denúncias que chegaram à Comissão. Uma das denunciantes, a moradora Maria Eduarda Chitolina, disse que falta compromisso no acolhimento e no tratamento com os familiares. "É constrangedor o atendimento no hospital", explica. A moradora ressaltou que seu pai, que estava com suspeita de Gripa A ficou dois dias no hospital sem atendimento médico e até o dia da reunião, a família não havia recebido o laudo do laborátorio. "Até quando vamos ficar esperando o meu pai ser considerado suspeito da gripe", reclama.  
Segundo a diretora do Hospital, Ana Boll, os exames são realizados no Hospital Conceição, razão da demora dos resultados dos exames. "Não recebemos o resultado deste exame, por isso, não repassamos à família", argumenta. Ana Bil falou ainda que os funcionários contratados para trabalhar no hospital são submetidos a psicotestes e que muitos são reprovados e não aceitam a reprovação e entram na justiça. O vereador Jaime da Rosa (PSB ressaltou que é preciso uma proposta positiva para a situação. "A promessa  de melhorar o acolhimento, conforme anunciado pela diretora administrativa,  não foi cumprida", comenta.  A diretora  administrativa também reconheceu o problema e disse que continua a cobrar dos 520 funcionários da autarquia a melhora no atendimento. O presidente da Comissão de Saúde, Sirlon Ribeiro, ressaltou que a comunidade vem procurando a Comissão para denunciar o descaso no atendimento e que a reunião visa resolver a situação. "Do jeito que está o atendimento no hospital não pode continuar", ressalta. Felipe Costella também reclamou do atendimento e alegou estar insatisfeito com o que tem assistido na entidade, pois tem familiar internado no hospital. "Se essa situação persistir, saio da comissão de Saúde", defende. O vereador Luiz Duarte destacou a necessidade de aperfeiçoar o atendimento. O prefeito disse que ampliou o horário de atendimento de alguns postos de Saúde, como o Votorantim, Claret e Novo Esteio, até às 20 horas, para amenizar o problema. " A administração não está medindo esforços para melhorar a situação", explicou. Participaram da audiência os vereadores Ari da Center (PSB), Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS), além do vice-prefeito Costelinha. 

Plano Plurianual recebe emendas da Câmara de Vereadores de Esteio

Plano Plurianual recebe emendas da Câmara de Vereadores de Esteio
Matéria deve entrar na pauta de votação no dia 11

05/08/2009 - Cerca de 22 entidades de se reuniram na última quinta-feira, 30 de julho, durante a audiência pública na Câmara de Vereadores de Esteio, para definir as prioridades para os próximos quatro anos no Plano Plurianual de Esteio. A matéria, que foi substituída pelo Executivo ontem (4), para a adequação de valores de ações e programas,  recebeu emendas da presidente Michele Pereira (PT) e do vereador Jaime da Rosa (PSB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Entre elas está a aquisição ou locação de banheiros químicos na realização de eventos públicos; aquisição de equipamentos para controle da vigilância sanitária, no que se refere a água potável comsumida pela comunidade e recursos para a manutenção e gestão da Secretaria de Educação, no valor de R$ 200 mil.  Segundo a Comissão de Finanças e Orçamento, composta também pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), o projeto anterior não recebeu parecer por haver desacordo entre a receita e a despesa. De acordo com Rosa, o PPA apresentava um déficit de R$ 6 milhões para os próximos quatro anos. A última data para apresentação de emendas foi ontem, dia 4, e a proposta vai entrar na pauta de votação no dia 11 de agosto.  Também participaram da audiência pública os vereadores Ari da Center (PSB) e Jane Battistello (PDT).
    Segundo Michele Pereira, a Câmara de Vereadores tem até o dia 15 de agosto para devolver o projeto ao Executivo para sanção. A presidente também chama a atenção para que a comunidade fique atenta às datas de discussão da peça orçamentária (LDO), que deve vir após a publicação do PPA, que vai valer para 2010 a 2013. "Assim que chegar o projeto estaremos agendando as audiências. Esta é a principal fase para alterações no orçamento, onde as entidades devem ficar atentas", ressalta.

Mais fotos

Plano Plurianual recebe emendas da Câmara de Vereadores de Esteio

06/08/2009 - Expointer 2009: Estandes na parte frontal do parque terão fiscalização mais rígida

Expointer 2009: Estandes na parte frontal do parque terão fiscalização mais rígida

Próximo encontro vai acontecer na segunda-feira, dia 10, na Câmara de Vereadores

    Uma fiscalização mais rígida no comércio informal na parte frontal do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a Expointer deste ano, foi a medida adotada pela Comissão formada por vereadores,secretaria da Saúde,  Brigada Militar e Associação de Pais e Amigos dos Excpcionais (Apae) nesta semana, em reunião na Câmara de Vereadores. A ideia é, além de controlar o comércio de alimentos na entrada do parque devido a proliferação da Gripe A, visa também combater a instalação de ambulantes sem licença (alvará) da prefeitura. Durante a reunião, presidida pelo vereador Luiz Duarte (PTB), o secretário de Saúde, José Silveira, afirmou que não haverá liberação para comerciantes que estiverem sem a documentação, principalmente relacionadas à higiene, em dia. "É preciso obedecer as regras. As pessoas precisam entender que o comércio de alimentos exige o mínimo de cuidados, principalmente com a o problema da nova gripe", destaca. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, José Daudt, explicou que o município vai disponibilizar quatro pontos de água, sanitários e energia somente para os comerciantes em frente ao parque. "Serão 80 barracas padronizadas, a exemplo de anos anteriores. Já temos 454 pessoas na lista de espera", explica. O comando da Brigada Militar, com apoio da guarda municipal, vai atuar na fiscalização do comércio. 
    Já a instalação de ambulantes sem autorização da prefeitura na avenida Celina Kroeff, ao lado do Parque, deve ser resolvida com a garantia da APAE de que, neste ano, o espaço, de responsabilidade da entidade, será utilizada somente para estacionamento. "A direção da Apae garantiu que não serão disponibilizados os espaços para o comércio informal. Para tanto, precisaremos do apoio da Brigada Militar", afirma o presidente Afonso Tochetto. a próxima reunião vai acontecer na segunda-feira, dia 10, às 15 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, com a presença da  Policia Rodoviária Federal, que deve determinar sobre o espaço na avenida Independência, sob sua responsabilidade. Participaram da atividade os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Ari da Center (PSB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).

06/08/2009 - Câmara de Esteio registra mais de 120 votantes na Consulta Popular

Câmara de Esteio registra mais de 120 votantes na Consulta Popular


    Mais de 120 moradores comparecem ontem (5), na Câmara de Vereadores de Esteio para ajudar a escolher as prioridades  em investimentos para o orçamento do Estado para o ano que vem. O pleito é organizado pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). No municipio foram indicados quatro projetos: Educação - Qualificação e Melhorias das Condições Físicas e Pedagógicas (manter e conservar espaços escolares da rede estadual de ensino médio, com destinação de R$ 120 mil para a escola Bairro do Parque  - no Novo Esteio); Meio Ambiente  - Equacionar conflitos e elaboração de projetos ( executar projetos de restauração da mata ciliar R$ 35 mil); Saúde: (Construção e ampliação de unidade hospitalar R$ 250.800,00) eSegurança (kit de segurança para a BM R$ 30 mil).  Para o estudante Alberi do Nascimento Júnior, a mobilização é importante para que mais recursos venham para setores  como a segurança, por exemplo.O recurso para todo o estado para a consulta pode chegar a R$ 8,1 milhões.

Ações do documento