Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

05/05/2009 - Reunião debate passe livre em Esteio hoje à tarde

Representantes do Sistema de Transporte de Esteio se reúnem hoje (5), às 16 horas, na Câmara de Vereadores, para debater o passe livre no transporte coletivo. A solicitação é das comissões de Seguraçã Pública e Saúde, composta pelos vereadores Luiz Duarte (PTB), Sirlon Ribeiro (PMDB), Ari da Center (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Felipe Costella (PMDB).

06/05/2009 - Câmara de Vereadores aprova recurso para cercamento da escola Bairro do Parque

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou ontem, em regime de urgência, o projeto autorizando a verba de R$ 13 mil em crédito suplementar.  O recurso, que terá como crédito o superávit financeiro de 2008, servirá para o cercamento da escola Bairro do Parque. A verba será repassada à escola para aquisição de  material e serviços de mão de obra, visando o cercameento de parte da área - doada pelo município -, destinada à pratica de atividades físicas dos alunos. Conforme o projeto serão cercados 1650 metros. 

06/05/2009 - Comissão de Finanças debate verba para Skate Park

A Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT) e Therezinha Heller (PPS), irá se reunir hoje, às 15h30min, na sala de sessões Alberto Pasqualini, com a Secretaria Municipal da Fazenda para discutir sobre a abertura de crédito no orçamento da Secretaria Municipal de Educação e Esporte. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Jaime da Rosa, a intenção da reunião é esclarecer o projeto de lei, que autoriza a abertura de crédito no valor de R$ 24,6 mil, para a execução do Convênio com Ministério do Esporte, referente às obras no Skate Park na Praça Coração de Maria. A revitalização da área foi iniciada em dezembro de 2008 e entre as principais mudanças estão a colocação de dez novos obstáculos, a reforma na pavimentação, melhorias na iluminação, restauração do half-pipe e extensão da pista para 800 metros. O término da obra está previsto para a primeira quinzena de maio.

06/05/2009 - Obra da sede da Câmara de Vereadores vai ser entregue em novembro à comunidade

Obra da sede da Câmara de Vereadores vai ser entregue em novembro à comunidade
O prédio da nova sede da Câmara de Vereadores de Esteio vai ficar pronto em novembro. A informação foi dada na última segunda-feira (4) pela arquiteta responsável, Regina Célia Rodrigues da Silva, durante a visita dos vereadores  à obra. Na oportunidade, a presidente, Michele Pereira (PT), além dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues(PTB) e Therezinha Heller (PPS), bem como o diretor Ricardo Silva, o consultort jurídico, Eran Negreiros e o contador, José Pascoal, conferiram os três pavimentos da primeira sede própria do Legislativo, que está sendo construída na rua 24 de Agosto, 535, no Centro, com área total de 2.488 metros quadrados. De acordo com a arquiteta, estão prontas todas as fases de alvenaria e rebouco com massa grossa. Além disso, estão sendo testadas as tubulações de água e esgoto e a parte elétrica. "Estamos aplicando a massa fina e vamos instalar o forro, que será acústico no auditório. Estamos dentro do prazo contratado", ressalta.
A presidente da Câmara disse que a construção está sendo muito bem administrada e fiscalizada pela arquiteta responsável, Regina Célia Rodrigues da Silva. "Estando nmo prazo previsto, teremos mais tempo para a liberação dos recursos. Além disso, o prédio já tomou forma e está possibilitando a visualização dos moradores, que poderão se apropriar dos espaços como o auditório, que terá lugar para 300 pessoas,  que será um ambiente para futuras apresentações, formaturas, proporcionando aos produtores culturais, aquilo que o município está precário”, espera. 

    O processo licitatório e a contratação da empresa Darci Luiz Leial & Cia Ltda,aconteceram em 2007. O recurso também está na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano (2009) para a finalização da obra. Além disso, todas estas etapas estão enquadradas no Plano Plurianual de investimentos do município, que foi elaborado e votado por unanimidade na Câmara de Vereadores em 2005. A partir de 1990, com a gestão do ex-vereador José Hauck, a Câmara passou a funcionar no subsolo da prefeitura, onde não há, na maioria das salas, ventilação. Antes, as sessões aconteciam no Salão Nobre da Prefeitura e os gabinetes funcionavam na antiga sala da secretaria de Educação, no prédio administrativo. 

Mais fotos

Obra da sede da Câmara de Vereadores vai ser entregue em novembro à comunidade
Obra da sede da Câmara de Vereadores vai ser entregue em novembro à comunidade

06/05/2009 - Jane Battistello visita prefeito em exercício

 Jane Battistello visita prefeito em exercício
A vereadora Jane Battistello (PDT) visitou na tarde hoje (6), o prefeito em exercício de Esteio, Fladimir Costella, o Costelinha. Na oportunidade, junto com as assessoras Adriani Lislei Petry e Priscila Zanini Witt, a vereadora aproveitou para perguntar sobre os atendimentos no Hospital São Camilo, na Unidade de Saúde Central e andamento das inscrições Minha Casa, Minha Vida, governo Federal que se iniciaram nesta semana. Costelinha ressaltou que os pacientes que chegam ao Hospital São Camilo passaram a receber um atendimento qualificado desde o início desta semana. A vereadora também aproveitou para colocar o gabinete à disposição.

07/05/2009 - Presidente da Câmara entrega nova edição da Lei Orgânica

Presidente da Câmara entrega nova edição da Lei Orgânica

A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio entregou na última terça-feira, 5, durante a sessão semanal, a nova edição da Lei Orgânica da cidade. A LOM, que já chegou em sua  terceira edição, foi promulgada em 5 de abril de 1990, e está atualizada até a Emenda 78/2008. Além disso, a nova publicação traz na contracapa o hino da cidade, - a pedido da presidente da Câmara-,  bem como informações atualizadas sobre a fundação, saúde, economia, educação e o número de eleitores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cartório eleitoral de Esteio. A  Lei Orgânica é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e consoante as determinações e limites impostos pelas constituições federal e do respectivo estado, aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores e pela maioria de dois terços de seus membros. No âmbito municipal, a Lei Orgânica foi aprovada seis meses após a promulgação das constituições estaduais, que por sua vez tiveram um prazo de um ano para serem aprovadas, depois da promulgação da Constituição de 1988.

08/05/2009 - Vereadores acompanham abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública

A Câmara de vereadores de Esteio, através da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e dos vereadores Luiz Duarte (PTB), Felipe Costella (PMDB), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Leonardo Dahmer (PT), participou, na tarde de hoje (8), da etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), no Salão Nobre da Prefeitura. O objetivo do evento é identificar as necessidades e prioridades na segurança pública que serão encaminhadas para discussão nas Etapas Estadual e Nacional. Na oportunidade da abertura do evento, a presidente e o prefeito assinaram um documento criando o conselho  antidrogas na cidade.

O processo iniciou com a realização de reuniões preparatórias nos bairros Tamandaré, Novo Esteio, Navegantes, Santo Inácio e Parque Primavera, onde foram definidas as principais medidas do setor.

A presidente da Câmara, Michele Pereira, ressaltou a importância do evento, e lembrou que é compromisso de todos os cidadãos participar de discussões como esta para que seja possível mudar a situação da segurança pública em nosso município. “Segurança Pública é dever de todos nós”, reflete.

Na etapa municipal os participantes foram divididos em cinco Grupos de Trabalho, com um responsável por debater um eixo temático, que são eles: Gestão Democrática; Valorização Profissional; Repreensão qualificada da criminalidade; Prevenção Social do Crime e construção da Cultura da paz; e Diretrizes para o sistema de prevenção e atendimento a acidentes.

O evento contou com a presença do prefeito, Gilmar Rinaldi, vice-prefeito, Fladimir Costella, do Comandante do Policiamento Metropolitano da Brigada Militar, Jorge Luiz Agostini, do Comandante do 34º BMP de Esteio, tenente-coronel, Roberto Kraid Pereira, do diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), delegado Ranolfo Vieira Júnior, do Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Rafael Ortiz e da Pretora, Uiara Castilho Reis. A Etapa Nacional vai acontecer no dias 27 a 30 de agosto, em Brasília.

08/05/2009 - Câmara vai lançar LOM na Feira do Livro

Câmara vai lançar LOM na Feira do Livro

A presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Michele Pereira (PT) participou do lançamento da 5ª Feira do Livro de Esteio, na noite de ontem (7), na Casa de Cultura. Michele Pereira aproveitou a aberturasimbólica da feira para informar que a Câmara de Vereadores estará lançando durante o evento, que vai ocorrer de 2 a 7 de junho, na Rua Coberta, a terceira edição da Lei Orgânica do Município, impressa recentemente e atualizada até a Emenda 78/08. Na oportunidade, a presidente ressaltou a importância da realização da feira do livro na cidade, o que demonstra, segundo Michele, o compromisso com a educação, levando à comunidade o hábito da leitura.  Durante a cerimônia, a escritora Esther Fujisawa foi empossada patronesse da feira. Para a poetisa, "o livro é aquele amigo que compartilha nossos silêncios", disse durante a cerimônia. A solenidade contou com a presença das vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), o vereador Leonardo Dahmer (PT) o assessor do vereador Luiz Duarte.  Também estiveram presentes a primeira dama, Cléa Escosteguy, a secretária de Educação, Carla Mantay e o secretário de Arte e Cultura, Rafael Figliero, além de autoridades civis e militares. A 5ª Feira do Livro de Esteio, que vai acontecer na rua Coberta,  contará com praça de alimentação, shows, sessões de autógrafo, sessões de cinema e atividades destinadas às crianças. Neste ano a programação terá horário estendido, entre as 9horas e 21horas.

Esther Fujisawa: ganhou destaque devido ao seu trabalho na área de educação, sua participação em ações sociais e suas obras literárias. Os versos e o talento literário já renderam a Esther, entre outros prêmios, a Comenda da Ordem de Esteio, a Medalha Vinícius de Morais, Escritora Destaque, além de menções honrosas no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Atualmente, Esther é presidente de honra da Casa do Poeta Esteiense. 
 

08/05/2009 - Câmara de Vereadores participa do III Seminário Água para a Vida

Câmara de Vereadores participa do III Seminário Água para a Vida

A presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Esteio, Therezinha Heller (PPS) e a vereadora integrante da Comissão, Jane Battistello (PDT), participaram na manhã de hoje (8), do III Seminário Água para a Vida, organizado pelo Fórum Regional da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia,  realizado na Casa de Cultura de Esteio. A atividade reuniu representantes políticos e sociedade civil organizada dos municípios  Sapucaia do Sul, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Gravataí. Na pauta do encontro estiveram as políticas de divulgação para proteção do meio ambiente; resíduos que são depositados nos arroios;  as conseqüências do crescimento urbano desorganizado, além da degradação dos banhados, solos e matas ciliares. Aspectos sobre o licenciamento ambiental, projetos e os desafios para a recuperação de recursos hídricos e ambientais, também estiveram no tema de discussão.

Na oportunidade da abertura, a vereadora ressaltou a importância da conscientização sobre questões do meio ambiente e a necessidade de buscar políticas públicas para resguardar a água para as próximas gerações. O coordenador do Fórum Regional da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia, Paulo Azevedo, disse que o seminário é uma oportunidade de pontuar os projetos que os municípios da região estão executando em prol do meio ambiente, além dos aspectos geográficos da bacia e a legislação ambiental.

Também o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, salientou a importância do encontro para formular um projeto único de gestão entre os municípios em parceria com as entidades e sociedade para que haja ações mais efetivas. Gilmar também fez referência às melhorias ambientais, como a ampliação das obras de esgotamento sanitário, além da retirada de cerca de 500 toneladas de lixo do arroio Sapucaia, dos quais mais de 100 foram somente pneus.

Mais fotos

Câmara de Vereadores participa do III Seminário Água para a Vida

08/05/2009 - Obras de saneamento básico devem ser esclarecidas à comunidade

Obras de saneamento básico devem ser esclarecidas à comunidade
Comitê de Acompanhamento das Obras do PAC reúne comunidade e lideranças para debater obras da Corsan em Esteio

    O Comitê Municipal de Acompanhamento das Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Esteio, debateu na última quarta-feira, 6, no Plenário da Câmara de Vereadores, as obras de saneamento do esgoto cloacal, realizado da Corsan. A intenção, conforme o presidente do Comitê, Leonardo Dahmer (PT), é esclarecer a comunidade sobre o andamento da obra, que está atingindo a maioria dos bairros da cidade, principalmente no trabalho sócioambiental que a Companhia vai desenvolver na cidade. A ideia, segundo biólogos da Corsan, é que os moradores saibam a importância de ligarem suas redes à cloacal, assim que as obras estiverem prontas. "Todo oesgoto tratado será devolvido ao rio. Atualmente, o esgoto vai direto ao Rio do Sinos". relatam. 
    Na oportunidade, com a presença de moradores dos bairros Navegantes, Pedreira, Parque Claret, Ezequiel, Executivo, CDL e dos vereadores leonardo Dhamer ()T), Jaime da Rosa (PSB) e Therezinha Heller (PPS), representantes da empresa construtora, Mac Engenharia e os representantes da Corsan explicaram que, com o projeto de saneamento, estará sendo contruída uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Novo Esteio, orçada em R$ 39 milhões. "Será uma estação moderna, que vai tratar o esgoto que sai de nossas casas, tratando 90% do esgoto da cidade", comentam.  A primeira etapa das obras de saneamento básico iniciou-se na rua Theodomiro Porto da Fonseca, no Centro e, a segunda, será na avenida Presidente Vargas, com sentido Canoas-Sapucaia do Sul. Além disso, as empresas Mac, Marco e Magna Engenharia, ficarão responsáveis pela participação da comunidade no processo de esclarecimentos das obras. "Serão criados grupos de trabalho para que todos saibam o que está acontecendo no seu bairro, com material informativo produzido pela Corsan, além de um posto de reclamações no local da obra", relata o vereador Leonardo Dahmer.  A direção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Esteio (CDL), através do presidente, Milton Gossler, presente ao encontro, também vai auxiliar na campanha de esclarecimento aos estabelecimentos comerciais. 

O Comitê - criado no mês de março, tem o objetivo de acompanhar as obras de construção da BR 448, de melhorias da BR 116, de duplicação da RS 118 e de extensão da linha do Trensurb a N.Hamburgo, bem como as obras de saneamento da Corsan.
PAC - Lançado em janeiro deste ano, o PAC prevê centenas de ações em todo o Brasil, entre obras e medidas administrativas e legais que têm por objetivo viabilizar a aceleração do crescimento do país. Até 2010, o programa vai investir cerca de R$ 504 bilhões, dos quais R$ 106,3 bilhões em habitação e R$ 40 bilhões em saneamento básico.

Mais fotos

Obras de saneamento básico devem ser esclarecidas à comunidade

08/05/2009 - Passe livre é pauta da comissão de Finanças

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio,  reuniu-se na última segunda-feira, 5, com a secretaria de Segurança e Trânsito, no plenário. Na pauta esteve  a burocracia no fornecimento do Passe Livre. A intenção, conforme os vereadores Jaime da Rosa Ignácio (PSB), José Sirlon (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jane Battistello (PDT), Luiz Duarte (PTB) e Therezinha Heller (PPS), foi de esclarecer sobre o funcionamento do benefício, que é concedido o Passe Livre a usuários portadores de deficiência mental, física, auditiva e visual, desde que permanentes além de pessoas com idade entre 60 e 65 anos, que tenham renda mensal familiar igual ou inferior a dois (02) salários mínimos nacional.  O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Rafael Ortiz, ressaltou que durante os últimos meses foram fornecidas mais de três mil carteiras.  “Nenhum benefício é fornecido sem o usuário estar dentro dos requisitos”, afirma.

 De acordo com a lei  do passe livre, Lei nº 4.407/07, é necessário para o cadastramento no benefício do Passe Livre o requerimento de habilitação, devidamente preenchido e assinado pelo requerente ou por procurador, tutor ou curador acompanhado de duas fotos 3x4 recentes, cópia acompanhada do original de um documento de identidade e comprovante de residência no município de Esteio (conta de luz, água ou telefone); atestado médico, emitido por um médico do Sistema Único de Saúde do qual deverá constar o tipo de deficiência e a necessidade de acompanhamento no transporte; ter renda mensal familiar igual ou inferior a um e meio (1,5) salários mínimos estipulado pelo Governo Federal e possuir como único meio de transporte a utilização do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, ou seja, não ser proprietário de veículo automotor.

 

11/05/2009 - Sebastião Melo vai falar sobre impacto do Plano Diretor da Capital na Região Metropolitana em Esteio

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), estará em Esteio amanhã (12), às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio. O presidente vai usar o espaço da Tribuna Popular para falar sobre o impacto do Plano Diretor da Capital na Região Metropolitana.

11/05/2009 - Placas de identificação de ruas devem ser colocadas nas próximas semanas

A implementação de placas de identificação das ruas e a obrigatoriedade de instalação de caixas de correio nas residências foram pautas da visita da presidente da Câmara, Michele Pereira (PT) e do prefeito Gilmar Rinaldi, a empresa de Correio e Telégrafos de Esteio na manhã de hoje (11). A ideia foi de encontrar medidas necessárias para melhorar o serviço de correspondências no município. Na oportunidade, o prefeito anunciou que está sendo realizada a seleção da empresa que irá colocar as placas nas ruas da cidade. "Assim que a empresa for escolhida cumpriremos a lei municipal vigente que determina a identificação das ruas", afirma.

Para a presidente da Câmara, que também já trablhou na empresa de Correios, há uma urgente de identificação e a instalação de placas. "Sabemos a grande dificuldade de encontrar os endereços, sem contar com os ataques dos cães", ressalta.
Já o gerente dos Correios, Marcio Garcia, é necessário um trabalho conjunto entre o Executivo e Legislativo para regularização de algumas áreas. "Com a identificação e regularização de alguns locais poderemos atender mais efetivamente as demandas de distribuição das correspondências", ressalta.

13/05/2009 - Sebastião Melo fala sobre Plano Diretor de Porto Alegre e sua gestão na presidência da Câmara

Sebastião Melo fala sobre Plano Diretor de Porto Alegre e sua gestão na presidência da Câmara
    
    O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), falou ontem (12), à noite, no espaço da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Esteio, sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que tramita na Câmara da cidade. Segundo o presidente, o plano interfere na qualidade de vida do cidadão, ao estabelecer regras para o transporte, a construção de vias e edificações; os lugares de lazer; de comércio; de indústria e de moradias. Melo explicou que foi instalada uma Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor para o estudar os mais diversos temas, como o desenvolvimento urbano,  projetos especiais para o centro da cidade, além do patrimônio cultural e natural da cidade. "Vão acontecer audiências públicas em diversas regiões de Porto Alegre; fóruns de entidade e a comunidade também poderá participar das reuniões da comissão", ressalta. Sebastião Melo também alertou sobre a importância da participação da comunidade nas audiências públicas, que possuem encaminhamentos sérios e com cobranças. 
    Melo também falou da gestão como presidente da Câmara, onde conseguiu economizar R$ 2 milhões, devolvidos ao Executivo, dos R$ 60 milhões do duodécimo do Legislativo, resultado de uma economia com gasolina, gastos papel e telefonia, além de outras medidas preventivas.  "Além disso, estamos revisando as 11 mil leis que Porto Alegre possui, principalmente a do passe livre, onde 30% não pagam transporte coletivo e os outros 70% pagam por eles. Atualmente o vereador para apresentar uma isenção de transporte, precisa dizer de onde será tirado o recurso", defende.
    A presidente da Câmara de Vereadores, Michele Pereira (PT), aproveitou para entregar a última edição da Lei Orgânica de Esteio, que deverá ser lançada durante a Feira do Livro de Esteio, em junho.

Mais fotos

Sebastião Melo fala sobre Plano Diretor de Porto Alegre e sua gestão na presidência da Câmara

13/05/2009 - Câmara de Vereadores de Esteio debate Metas Fiscais amanhã

A Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar amanhã, dia 14, às 15 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, audiência pública. Na pauta estarão as metas fiscais relativas ao terceirto quadrimestre de 2008, com a presença do secretário da Fazenda, Luiz Carlos Mezzanotti. A medida, conforme a presidente da Câmara, Michele Pereira (PTB), atende o artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal. A atividade é aberta ao público.

13/05/2009 - Proposta pretende conscientizar a gravidez precoce em adolescentes

Proposta pretende conscientizar a gravidez precoce em adolescentes

A vereadora Tânia Marli Rodrigues - a Marli do Posto (PTB), apresentou nesta semana um anteprojeto sugerindo a criação da Semana Municipal de Prevenção à Gravidez Precoce. A ideia, conforme Marli, é evitar o alto índice de adolescentes grávidas em Esteio. "Durante mais de 20 anos trabalhei junto  aos postos de saúde e sei da dura realidade vivida por meninas que estão entrando na puberdade, sem nenhuma condição física ou emocional para enfretar uma gravidez", ressalta. Conforme a vereadora, a semana de prevenção tem como objetivo fundamental atuar no sentido de  evitar a gestação não planejada, possibilitando as adolescentes da cidade a oportunidade de escolhas, permitindo uma vida mais saudável.

14/05/2009 - Relatório das metas fiscais de 2008 aponta aumento na receita de mais de 10%

Relatório das metas fiscais de 2008 aponta aumento na receita de mais de 10%


    O relatório de metas fiscais de 2008, apresentado pela secretaria da Fazenda à Câmara de Vereadores, durante audiência pública realizada na tarde de hoje, 14,  apontou um aumento na receita de 10,82%. A informação é do presidente da Comissão de Finanças da Câmara, Jaime da Rosa (PSB). De acordo com o presidente, o relatório apresentado refere-se ao terceiro quadrimeste de 2008.  Conforme os dados da secretaria da Fazenda, a previsão de arrecadação do ano passado era de R$ 93.259.295,42 e o arrecadado foi de R$ 103.351.280,94. Além disso, o relatório apontou as receitas do Hospital São Camilo, que teve previsão de R$ 5,9 milhões e o arrecadado foi R$ 8,9 milhões, totalizando um superávit de 50%. Já a despesa total do HSC, que tinha previsão de R$ 15 milhões, teve empenhado R$ 20 milhões. O relatório também mostrou a economia da Câmara de Vereadores em 2008, em R$ 290 mil que, de acordo com Jaime da Rosa, foi devolvido ao Executivo e repassado à entidades. A audiência, atende o artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal, teve a participação de integrantes da contabilidade da prefeitura, além dos vereadores Ari da Center (PSB), Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).

15/05/2009 - Estacionamento rotativo central é tema de pauta da Comissão de segurança


Comerciantes reclamam da queda de 30% das vendas desde a instalação do rotativo em 2008

    O estacionamento rotativo foi alvo de críticas durante a reunião da Comissão de Segurança na Câmara de Vereadores de Esteio, na última terça-feira, dia 12, com integrantes do Executivo, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise). De acordo com presidente da Acise, João Vargas, o comércio da área central baixou  30% das vendas desde a implantação do rotativo gratuito na área central, através de decreto do Executivo em 2008. O grande problema, de acordo com Vargas, é o tempo para estacionar (máximo de duas horas) e a proibição - que prevê multa e guincho - de voltar para a área, antes utilizada, no mesmo dia. "Temos grandes shoppings centers em nossa volta. Se o cliente não tiver tempo para procurar o desejado, vai comprar nas cidades vizinhas", ressalta. Vargas também ressaltou que o custo do guincho - cerca de R$ 120,00 - é um dos mais caros da região. "Chega a ser o dobro de outras cidades. O poder público precisa ter uma visão mais empreendedora", diz. 
De acordo com o vereador Sirlon Ribeiro (PMDB), a Câmara de Vereadores chegou a realizar uma audiência pública sobre o projeto do estacionamento rotativo, em 2008, mas recebeu atenção do Executivo, que acabou retirando o projeto e criou o rotativo por decreto. "Nossas sugestões foram ignoradas", salientou. Já vereador Ari da Center (PSB), acredita que o decreto pode ser revogado.
     Segundo o presidente da Comissão de Segurança, vereador Luiz Duarte (PTB), é preciso buscar alternativas para rotativo. "Vamos encaminhar ao Detran um ofício solicitando quais critérios são utilizados para fixar o preço do serviço de guinchos na cidade", bem como para onde vai a verba arrecada com arrecada", afirma. Além disso, Duarte ressalta que a mudança no rotativo deverá ter a participação dos integrantes da Acise e CDL. 
    Conforme o diretor de Trânsito, Arno Leonhardt, a secretaria está inteirada do problema e criou um grupo de trabalho para buscar alternativas, buscando modelos de cidades como São Leopoldo, Porto Alegre, Gramado e Novo Hamburgo. "São Leopoldo é concessão e a cada meia hora, paga-se R$ 0,50. Vamos apresentar  alternativas para o prefeito no final deste mês e depois ao Legislativo e entidades", comenta.

15/05/2009 - Vereadores visitam creche Pedacinho do Céu

Vereadores  visitam creche Pedacinho do Céu
Prédio apresenta alagamentos e problemas na rede elétrica e esgoto


    O vereador Felipe Costella (PMDB) e o assessor do vereador Luiz Duarte (PTB), Luiz Carlos Ferreira, visitaram ontem(14) a Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu. De acordo com a diretoria, a escola passa por várias dificuldades com alagamentos em dias de chuva, além da rede elétrica que também está comprometida. Conforme a Diretora de Educação, Rosemar Heinz, a secretaria já está buscando soluções para resolver a situação. A diretora destacou, ainda, que está em análise um projeto de reforma da escola. A diretora  informou também que será necessário que a direção da escola se reúna com a secretaria de Educação para que os pedidos possam ser enviados para o Executivo.

Mais fotos

Vereadores  visitam creche Pedacinho do Céu

18/05/2009 - Projeto que regulamenta shows em Esteio é referência para Carazinho

Projeto que regulamenta shows em Esteio é referência para Carazinho
O gabinete do vereador Felipe Sálvia (PDT), da Câmara de Vereadores de Carazinho, pediu ontem (14), cópia do projeto que  dispõe sobre a abertura de shows de cantores ou conjuntos musicais, de notória projeção nacional ou internacional, que ocorrerem em Esteio, de autoria do vereador Luiz Duarte (PTB). Segundo a proposta, os organizadores deverão contratar  shows locais, pagando cachê de, no mínimo, 10% do que for destinado ao evento principal. Duarte disse estar satisfeito pela solicitação de cópia e pretende que o projeto seja implementado para valorizar os artístas locais. Para debater a proposta, a Câmara de Vereadores vai realizar no próximo dia 21, às 20 horas, na Sala de Sessões Alberto Pasqualini, uma audiência Pública, com músicos e comunidade ligada à área. A intenção, de acordo com o vereador, é oportunizar aos músicos locais a discussão sobre a matéria para fins de aprimoramento.

Ações do documento