Notícias
27/09/2010 - Câmara de Esteio vai dispor de quatro urnas no prédio novo
Os eleitores de Esteio que votam nas sessões 17, 18, 85 e 108, na Câmara de Vereadores, devem procurar o novo prédio no dia 3 de outubro, localizado na rua 24 de Agosto, 535, Centro. A informação é do presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), ressaltando que a transferência do Legislativo para as novas instalações ocorre na próxima quarta-feira, dia 29.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
10/02/2012 - Vereador participa de apresentação do Programa Gaúcho de Microcrédito ao Executivo
Estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (10), na prefeitura de Esteio, o vereador Luiz Duarte (PTB), o secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, o prefeito Gilmar Rinaldi e a coordenadora do Programa Venha Crescer com Esteio, Salete Baracchini. Na oportunidade Dziedricki apresentou o Programa Gaúcho de Microcrédito e as potencialidades de sua aplicação em Esteio.
Conforme o secretário, o programa abre espaço para que os microempreendedores, a economia popular solidária e a microempresa possam ter uma política permanente na área do microcrédito. “A intenção é facilitar a relação do microempresário com as oportunidades que o Estado oferece”, destacou. Segundo ele, o ideal seria treinar um técnico para representar a cidade junto ao governo estadual, para identificar os microempresários informais e potencializá-los ao programa.
Salete Baracchini salientou o investimento que o município tem feito para fomentar o desenvolvimento de microempresas: “temos uma boa parceria com o Sebrae, que coopera com cursos e capacitação. Hoje temos cerca de 820 empreendedores individuais em Esteio e uma relação muito forte com eles”.
Já Gilmar Rinaldi comentou sobre o projeto do loteamento industrial que será construído junto a Rodovia do Parque/BR 448: “já temos mais de 80 empresas cadastradas para se instalar nessa área e nos interessa muito investir em um programa de condomínio empresarial”. O prefeito deve encaminhar documentação para análise da Secretaria.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
13/02/2012 - Projeto homenageia ex-vereador Hiram Cachoeira
O ex-vereador e médico, Hiram Cachoeira , recentemente falecido, poderá ser homenageado pela Câmara de Vereadores de esteio. A proposta, de iniciativa da vereadora Jane Battistello (PDT), quer que a rua 2 do Loteamento Industrial Novo Esteio passe a se chamar Hiram Pereira Cachoeira. O projeto está sendo analisado pelas Comissões Permanentes da Câmara.
Hiram foi autor da lei para que todo médico recém-formado que viesse se estabelecer no município, durante os dois primeiros anos, ficaria isento do pagamento do ISSQN. Além disso, foi integrante da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e da Comissão de Saúde e Defesa Ecológica. Também foi agraciado com os titulos de Cidadão Benemérito, em 1998, e Esteiense, em 2006. Graduado pela Faculdade de Medicina na Universidade Católica de Pelotas, Hiram participou de cursos de administração hospitalar, entre vários outros, foi médico coordenador da Carteira de Acidentes do Trabalho; médico perito do INSS e atuou em vários hospitais, entre eles o Hospital São Camilo (Esteio) e o Hospital Getúlio Vargas (Sapucaia do Sul), além de centros clínicos da região.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/09/2010 - Inclusão do xadrez no curriculo escolar é tema de palestra
O vereador Leonardo Dahmer (PT) participou, na tarde desta sexta-feira (24), no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, do seminário “O Xadrez e sua Relação com o Currículo Regular”, direcionado a professores das redes estadual e municipal.
O presidente da Fundação Gaúcha de Xadrez, Eduardo Medeiros, que ministrou a palestra, deu exemplos de escolas em que o esporte foi adotado como atividade curricular. “A prática do esporte traz melhorias significativas ao aprendizado dos alunos, como concentração e disciplina. Entre outras coisas, influencia na questão de pensar antes de agir e isso reflete na formação da personalidade da criança”. Ele ainda destacou a importância da capacitação dos professores para o ensino. “Não adianta o enxadrista ser campeão e não ter didática para ensinar. É mais fácil o professor aprender sobre o esporte”.
Segundo o vereador, a intenção é de que seja criada uma lei municipal de incentivo a prática do xadrez na rede pública,. "Mas para isso é preciso que a comunidade pedagógica se informe e se mobilize para que isso aconteça”, comentou Leonardo. Além disso, ele salientou que antes da implementação de um Programa Municipal de Xadrez em Esteio, seria necessário articular e, talvez, escolher algumas escolas para aplicar um projeto piloto. O vereador explica que deve apresentar ainda nesta semana um anteprojeto sobre o tema à Câmara de Vereadores.
Também participaram do encontro, simpatizantes do esporte, como Carlos Alberto Spessatto, que foi membro do extinto Clube Esteiense de Xadrez.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
13/02/2012 - Câmara de Esteio participa da assinatura de convênio com escolas infantis
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto , composta pelas vereadoras Tânia Marli Rodrigues (PTB),Therezinha Heller (PPS) e Jane Battistello (PTB), participou da assinatura do convênio da prefeitura com escolas infantis de Esteio, na tarde desta quinta – feira (9) na) Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
Do evento participaram também o vereador Luiz Duarte (PTB), o prefeito Gilmar Rinaldi, a coordenadora da secretaria de educação Yasmin Lemos, a secretaria interina de educação Beatriz Lopes e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues.
O convênio, de acordo com o Executivo, oferece 600 vagas para crianças de 0 a 5 anos nas escolas infantis do município. Ao todo, são 14 escolas credenciadas pela secretaria municipal de educação.
Therezinha Heller agradeceu a todos que acompanharam o desenvolvimento do projeto e destacou: “A lista de espera para inclusão nas escolas é grande e o convênio vai auxiliar as mães que precisam deixar as crianças nas escolinhas”. A vereadora falou, ainda, dos altos valores cobrados pelas escolinhas e aproveitou para reafirmar a importância dessas novas vagas gratuitas.
O prefeito Gilmar Rinaldi lembrou a parceria do Comdica e do apoio da Câmara de Vereadores. “Quando a criança ingressar no ensino fundamental ela terá o conhecimento da convivência com os colegas e professores, o que é muito importante”, afirmou.
Em 2009, início da contratação de vagas em escolas particulares, o número era de 957 vagas e no ano de 2011 o número aumentou para 1.729. Esteio possui hoje cinco escolas de educação infantil.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
27/09/2010 - Apale apresenta pesquisa de satisfação à Câmara de Vereadores
O representante da Associação dos Permissionários de Autolotação de Esteio (Apale), Jeferson Cardoso da Silva, apresentou na última terça-feira, 21, a pesquisa de satisfação dos usuários de transporte coletivo, realizada pelo Instituto de Pesquisa de Mercado da Unisinos (IPM), à Cãmara de Vereadores. A ideia é que o dados da pesquisa possam orientar as política públicas do setorna cidade. Segundo Jeferson, a pesquisa foi realizada entre os meses de maio e junho e aponta que o grau de satisfação dos usuário é de 55,5%. "A margem de erro é de apenas 5%", explica o representante, lembrando que a associação está aguardando a definição do Executivo sobre a situação de abertura de processo licitatório para o transporte público.
Os dados apontam que o transporte coletivo na opinião dos usuários, melhorou nos últimos cinco anos; que o atual sistema deve ser mantido com melhorias e os usuários possuem uma expectativa acima da média de satisfação dos serviços. Segundo as informações da pesquisa, 74% dos usuários acreditam que o transporte melhorou nos últimos cinco anos, desde o início da operação do Consórcio Operacional Esteio (COE), criado em 2005. A pesquisa mostra, ainda, que da população esteiense que utiliza o transporte público regularmente, 60% opinaram pela manutenção do consórcio, que deve ser incentivado a oferecer melhorias aos usuários. Na soma entre os indiferentes, daqueles que querem que a situação fique como está e aqueles que defendem a manutenção com melhorias, contempla 88% dos usuários regulares do transporte público.
Por: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
Câmara de Esteio terá mandato-tampão a partir de hoje(18)
Nova Mesa Diretora vai conduzir a Câmara até dezembro. Eleição ocorre na escola Clodovino Soares
O dossiê contém depoimentos de diversos funcionários, testemunhas de defesa e de acusação, além de gravações das câmeras internas desde o início da gestão, em janeiro. Na conclusão, o documento opinava pela destituição da presidente: "tem se fartamente comprovado que a Presidente da Câmara, Vereadora Jane Battistello, omitiu-se de atribuições a ela conferidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de Esteio, notadamente o art. 27 do referido diploma legal, atitude esta que implica na descompostura do exercício da função que ocupa, se lhe impondo a destituição da Presidência".
A ex-presidente vinha desde abril comandando o Legislativo sozinha, depois que os vereadores Beatriz Lopes (vice-presidente), Rafael Figliero (1º Secretário) e Leonardo Dahmer (2º Secretário), renunciaram coletivamente aos cargos da mesa por discordarem da forma como estava sendo conduzida a administração da Câmara.
27/09/2010 - Audiência Pública debate relatório das metas fiscais de 2010
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, realiza dia 14, às 14 horas, no Plenário, audiência pública. Na pauta estará o Relatório de Avaliação das Metas Fiscais, relativas ao 2º quadrimestre de 2010, que será apresentado pela secretaria da Fazenda e pela Contadoria do município. Os integrantes da Comissão, os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira PT) e Felipe Costella (PMDB), informam que o demonstrativo relata a situação financeira do município, as receitas auferidas, as despesas os resultados nominais e primários, além do montante da dívida pública. "Verifica-se, também, se o que foi planejado em termos de arrecadação de recursos e investimentos estão se confirmando", explicam. A audiência ocorre quadrimestralmente e está prevista no art. 9º §4º, da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
15/02/2012 - Vereador sugere criação de dia do socorrista voluntário
O vereador Sirlon Ribeiro (PMDB) recebeu na tarde desta terça-feira (14) representantes do Grupo Escoteiro Ouro Negro e da Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto.
Vera Regina Blauth é diretora presidente do Ouro Negro há seis anos e conta como é o trabalho do grupo: “nossas ações são voltadas para a formação intelectual de crianças e adolescentes. É um serviço totalmente voltado a comunidade”. Já Viviani Godoy, diretora de eventos, comenta: “hoje temos cerca de 25 integrantes, mas já contamos com mais de cem escoteiros, um dos maiores grupos do Estado. É uma pena que as pessoas não se interessem nem valorizem mais tanto esse trabalho”.
Segundo Rodrigo Iparraguirre, supervisor operacional dos Anjos do Asfalto, a ONG surgiu há sete anos, com o intuito de cooperar no ensino, conscientização e atuação no Atendimento Pré Hospitalar. “Atualmente precisamos angariar fundos para a instituição, por isso estamos promovendo um jantar beneficente em Esteio”.
Sirlon salienta a importância de iniciativas como a dos dois grupos: “temos que valorizar quem se interessa pelo bem estar do próximo, quem dedica tempo e energia em projeto assim”. Conforme o vereador, a ideia é criar um dia em homenagem aos socorristas voluntários. No dia 13/02, as entidades devem usar a tribuna democrática durante a sessão ordinária, para divulgar as ações que desenvolvem.
Para mais informações sobre o jantar baile promovido pela ONG Anjos no Asfalto,acesse www.resgateanjosdoasfalto.com ou ligue 96971195.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
15/02/2012 - Esteio: Audiência Pública debate recursos do SUS
A Câmara de Esteio promoveu na tarde desta terça-feira (14) , no Plenário, audiência pública. Na pauta esteve o relatório de gestão municipal da saúde, utilização dos recursos do SUS, relativo ao 3º trimestre de 2011. Compareceram o secretario municipal de saúde José Silveira, o supervisor dos programas de saúde Marcelino Anflor, a Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS) e o vereador Leonardo Dahmer(PT). Participaram também os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Luiz Duarte (PTB) e o presidente da câmara Felipe Costella (PMDB). Segundo o secretário de saúde , o 3º trimestre teve indicadores normais. Silveira informou que foram realizadas sete mil consultas especializadas em nove meses, além de mais três mil consultas pagas.
Já a demora do profissional de traumatologia para chegar até o hospital São Camilo foi questionada pelo vereador Jaime da Rosa. Segundo ele, a empresa contratada para esta área precisa rever a distância e a demora do profissional, que precisa se deslocar de Porto Alegre a Esteio. "Muitas vezes este profiussional demora de cinco a seis horas para chegar ao hospital", afirma o vereador. Para o secretario, o traumatologista não realiza plantão. "A região foi contemplada em ter maior complexidade nesse atendimento e, em caso de urgência, o hospital disponibiliza cirurgião. A urgência do hospital é em manter o paciente vivo” disse o secretario.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
15/02/2012 - Câmara deve lançar cartilha do Estatuto do Servidor
A Mesa Diretora, composta pelo presidente Felipe Costella (PMDB) e dos vereadores Leonardo Dahmer(PT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), vai analisar nos próximos dias a criação de uma cartilha com as informações sobre o Estatuto do Servidor. O pedido é da vereadora Michele Pereira (PT). A ideia é que a Câmara faça um convênio com a Corag para a confecção de 2,5 mil exemplares objetivando divulgar as leis 5.231/2011 e 5.381/2011. "A Câmara conduziu todo o debate em torno das propostas encaminhadas pelo Executivo.
16/02/2012 - Vereadora propõe a adoção do ‘Troco do Coração’ em Esteio
Tânia Marli Rodrigues (PTB) apresentou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (14), um anteprojeto de Lei que institui, em nível municipal, o Troco do Coração. A ideia, segundo a vereadora, é que qualquer estabelecimento comercial possa aderir.
Conforme a matéria, valores inferiores a R$ 0,05 arrecadados em locais conveniados, seriam repassados a entidades filantrópicas assistenciais de Esteio. A Acise e a CDL ficariam responsáveis pelo repasse. “Ao devolver o troco, a pessoa que fica no caixa deve perguntar ao cliente se ele aceita a doação e o estabelecimento comercial deve deixar em local visível os valores acumulados em cada bimestre”, conta Marli. Ela ainda comenta que o projeto tem dado bons resultados em Porto Alegre, onde hospitais como a Santa Casa já compraram diversos aparelhos para realização de exames com valores repassados pelo Troco do Coração.
Também fica estabelecido que as entidades deverão prestar contas anualmente ao Poder Legislativo. O anteprojeto deve ser encaminhado para apreciação do Executivo.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio não vai ter expediente externo amanhã
28/09/2010 - Em função da mudança para o novo prédio, a Câmara de Vereadores de Esteio não vai ter expediente externo amanhã, dia 29. De acordo com o presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), os serviços ao público retornam na quinta-feira, 30, a partir das 9 horas. O novo prédio será ocupado permanentemente, porém, ainda sem o serviço da internet, que depende da transferência da Brasil Telecom. Desde a semana passada, os arquivos vêm sendo transferidos. "O restante do material, àqueles utilizados diariamente, serão transportados durante todo o dia de amanhã e organizados pelos assessores", explica. O novo prédio localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro.
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb 7156
16/02/2012 - Câmara participa de inauguração do novo espaço do Creas
Um novo espaço para o atendimento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com nome fantasia de Girassol, foi inaugurado na manhã de ontem(15 de fevereiro). O centro passa a funcionar, oficalmente, na rua Fernando Ferrari, 1.574, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, afirmou durante a cerimônia que a inauguração do novo espaço representa a consolidação das políticas de assistência social na cidade. O Creas é responsável pelo acompanhamento especializado dos projetos e ações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). Ali são ofertados serviços a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Mais fotos
16/02/2012 - Mau atendimento na Fundação: denúncia é apresentada em reunião com o Executivo
A Comissão de Saúde se reuniu, na tarde desta quinta-feira (16), com representantes do Executivo e com Alessandra Amorim, que procurou a Câmara para denunciar o mau atendimento recebido na Fundação São Camilo no dia 04/02.
Alessandra conta que procurou a instituição orientada por um médico do seu plano de saúde, para receber soro e medicação devido a um mal estar. Conforme Alessandra, ela foi mal atendida pela equipe de plantão: “a técnica em enfermagem enfiou de forma brusca a agulha na minha mão. Avisei que não podia receber medicação nas veias do pulso e não adiantou. O laudo apontou que ela perfurou duas veias e o soro atingiu o músculo”, explica.
“Registrei a ocorrência na Delegacia de Esteio e estou movendo uma ação contra a Fundação. Não gostaria de me expor, mas não quero que outras pessoas passem por isso”, destacou Alessandra. Ela ainda ressalta que foi chamada de ‘paciente psiquiátrica’ e ‘criança’ pela equipe, devido a sua reação quanto a realização do procedimento ambulatorial.
O secretário da Saúde e representante da Fundação, José Silveira, argumenta: “assim que soube do ocorrido encaminhei pedido de abertura de processo administrativo. Não há mais o que fazer”.
O vereador Leonardo Dahmer (PT) acrescentou: “espero que seja um fato isolado. As duas partes estão buscando meios para averiguar o fato. Nossa intenção enquanto comissão era dar ciência ao Executivo”. Já Therezinha Heller (PP) desabafa: “o hospital deve ser um lugar de humanidade, pois temos o lema de cidade mais humana. Lamento o ocorrido e espero que seja avaliado”. A presidente da comissão, Tânia Marli (PTB), finalizou dizendo que o caso vai ser acompanhado pelos vereadores.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
17/02/2012 - Fique atento: Câmara de Vereadores para no feriado do Carnaval
A Câmara de Vereadores de Esteio para hoje (17), a partir das 13 horas em função do horário diferenciado que ocorre as sextas-feiras até o final de fevereiro. Além disso, a Câmara estára fechada durante o período do Carnaval. Os servidores estão em regime de compensação para todos os feriados de 2012. O Legislativo retorna na quarta-feira, 22 , a partir das 9 horas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
22/02/2012 - Esteio: Vereadores debatem horário do Conselho Tutelar
Integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente (COMDICA), do Conselho Tutelar , além da Corregedoria do
Conselho Tutelar se reuniram com a Comissão de Educação, na tarde desta
quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores. A intenção da Comissão,
integrada pelas vereadoras Jane Battistello (PDT), Tânia Marli
Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), foi de conhecer a escala
dos atendentes do CT.
Durante o encontro, a pedido da vereadora Michele Pereira (PT) também esteve na pauta a demora no atendimento à comunidade. O vereador Luiz Duarte (PTB) também participou do debate.
Conforme a vereadora Michele Pereira, que visitou o Conselho Tutelar no dia 31 para esclarecer algumas denúncias do não cumprimento de horários dos atendentes, houve falta de atenção da parte da atendente, e da secretaria que acabou entregando a escala errada à vereadora.
Segundo aconselheira Flávia Weeck, não pode ser marcado horário para falar com a vereadora pelo grande número de demandas. A conselheira relatou, ainda, que no dia da visita da vereadora, os outros atendentes estavam em atendimento externo. Segundo a vereadora Therezinha Heller houve falta de diálogo. "É preciso tirar de circulação esse horário que não está mais valendo", pede.
Para Michele, seria necessário no mínimo dois atendentes para fazer os
atendimentos internos. “São cinco conselheiros que cumprem 30 horas
semanais, entre horário interno e externo” disse Flávia Weeck. Os
conselheiros se certificaram de enviar a câmara a escala de horários
correta.
Já o coordenador da corregedoria do conselho tutelar Afonso Tochetto o
erro foi ter sido entregue uma escala que não deveria estar mais ali.
E relata ainda que a conselheira não o procurou para dizer que
houveram mudanças nos horários, descumprindo o horário
pré-estabelecido pela corregedoria. “Faremos um novo horário e todos
os atendentes terão que assinar um formulário, como diversos órgãos
públicos fazem, sairá por decreto o novo horário fixo” disse o coordenador.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
02/03/2012 - Presidente da Câmara promove campanha para arrecadação de livros
O vereador Felipe Costella (PMDB) iniciou em janeiro uma campanha de arrecadação de livros para a biblioteca da Vila Pedreira. Com o slogan “Disponibilize conhecimento, doe livro”, o presidente da Câmara convida a população a contribuir. “A ideia é proporcionar um local aberto a toda comunidade, um espaço onde todos possam buscar conhecimento”, salienta.
01/10/2010 - Câmara de Esteio passa a atender em novo prédio
Primeira sessão ordinária no novo Plenário ocorre na terça-feira, 5
A Câmara de Vereadores de Esteio está atendendo desde ontem (30) em novo endereço, na rua 24 de Agosto, 535, Centro. O prédio está, conforme o presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), adequado para oferecer a população um local seguro, com condições de atendimento em amplo ambiente e de fácil acesso. "Para este ano, ficou determinado que seriam realizadas a instalação dos móveis; dos condicionadores de ar, do equipamento de sonorização, das divisórias dos gabinetes; a vigilância 24 horas, além da construção de uma subestação de energia elétrica, exigida pela concessionária. Tudo passou por um minucioso processo licitatório", explica. O presidente ressalta , ainda, que desde o início do ano, a Mesa Diretora vinha empreendendo esforços no sentido de adequar as novas instalações com as condições satisfatórias para que os vereadores pudessem prestar os serviços à contento. Além disso, mudança interrompeu apenas por um dia o atendimento público.
A nova Câmara dispõe de um auditório compatível com a necessidade das solenidades que, sistematicamente, acontecem no Legislativo. O espaço ficará à disposição da comunidade para a realização de eventos culturais, formaturas, seminários, convenções, entre outras atividades. Sirlon Ribeiro informa, ainda, que a primeira sessão ordinária vai ser realizada na próxima terça-feira, 5, no novo Plenário. "Gostaria de convidar a comunidade a participar da sessão e aproveitar para conhecer as novas dependências", destaca.
História:
Desde a criação do município, em 1955, o Legislativo funcionou em vários locais, como por exemplo, no Clube Aliança; no prédio do Laboratório Mabbi e, por último, no Salão Nobre da Prefeitura e os gabinetes na antiga sala da secretaria de Educação, no prédio administrativo. A partir de 1990, na gestão do ex-vereador José Hauck, a Câmara passou a funcionar no subsolo da prefeitura.
O processo de aquisição do terreno, iniciu-se em 2000, fruto de esforços de cada morador. Em 2001 foi feito o pagamento. Em 2006, foi elaborado o projeto, após muitas reuniões entre os vereadores daquela legislatura. Em 2007, foi realizada a licitação, com a participação de 48 empresas. Em novembro daquele ano, foi assinado o contrato com a empresa vencedora e iniciou-se a construção. Em dezembro de 2009, o novo prédio foi inaugurado e em janeiro de 20010 iniciaram-se os processos licitatórios para aquisição do mobiliário. O custo total da obragirou em torno de R$ 2,6 milhões.
Área total: 2.488,6 metros quadrados
Térreo: espaço café( aguarda início de processo licitatório); recepção. telefonia; sanitários masculino/feminino e portadores de necessidades especiais; plenário para 312 pessoas; sala de reuniões; arquivo morto; ; sala de reuniões. garagem para dois carros oficiais; ; área de depósito; serviços; estacionamento para 27 vagas). Há, também, como suporte para o Plenário - no segundo pavimento - uma sala técnica; sala de imprensa e um conjunto de sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.
2º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões. sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.
3º pavimento: Administrativo (departamento jurídico, legislativo, financeiro e RH; Assessoria de Imprensa; gabinete da presidência; gabinete da direção geral; tesouraria; sala de xerox; sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais e saguão.
4º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões; sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais
Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
04/10/2010 - Cadastro de doadores de medula óssea chega a 160 pessoas
O vereador Leonardo Dahmer (PT) acompanhou na tarde desta segunda (27 de setembro) o cadastramento de doadores de medula óssea, pelo AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer) que esteve durante todo o dia, na rua Garibaldi (rua coberta), com o ônibus do hemocentro de porto alegre da FEPPS. Segundo o responsável, Fabiano Oliveira Gerbaudo, foram cerca de 160 cadastros. ´"É muito rápido. O procedimento leva cerca de dez minutos contando o cadastro e a coleta", destaca. Entre os voluntários para a ação além, do governo, entidades como o Grupo de Escoteiros Anauê e os Peregrinos, escoteiros de Sapucaia, Ong Cosme e Damião de Esteio. Os responsáveis pelos cadastros foram Emerson Moreira e assistente social Laureana Nardini da AAPECAN.
São cerca de 5 ml para fazer o teste de HLA (antígeno leucocitário humano),histocompatibilidade, os dados são cadastrados pelos hospitais e encaminhados ao INCA (Instituto Nacional do Câncer). . As coletas foram encaminhadas para o Hospital de Clinicas em Porto Alegre para análise. Gerbaudo destaca que pretendem voltar, mas dependem da agenda do Hemocentro. O cadastro permanece até os 60 anos da pessoa." Para ser doador, a pessoa não problemas de coração e câncer. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil, e entre familiares é de 20 a 35% de chances", destaca. Para saber mais informações sobre doação de medula acesse o site: www.inca.gov.br.
Por: Audrey Lockmann
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156
Ações do documento