Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

01/07/2010 - Grupo de Trabalho que vai analisar transformação do Hospital São Camilo em fundação se reúne amanhã

O grupo formado para analisar a proposta da prefeitura de Esteio em transformar o Hospital São Camilo, vai se reunir na próxima amanhã, dia 2, às 15 horas na Câmara de Vereadores (rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 A ideia é esclarecer e dirimir as dúvidas sobre o destino dos mais de 500 servidores do Hospital. O grupo de trabalho foi formado na última segunda-feira (28) pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, integradorepresentantes de entidades e vereadores, Conselho de Saúde e Conselho Diretor do hospital, além de servidores de quadro de servidores do hospital São Camilo para analisar a matéria.  A preocupação  dos funcionários de quadro da autarquia , que atende 100% SUS, é a falta de informações no projeto original sobre, por exemplo, a estabilidade dos servidores de quadro,  plano de cargos e salários e a garantia de que haverá recursos para a folha de pagamento, entre outras questões. Durante a sessão de terça-feira (29), na Tribuna Popular, o presidente da Associação dos Funcionários do São Camilo (Afusca), Marco AntônioSumienski, garantiu que os servidores não querem a mudança. "A fundação é contra nossos princípios", afirma. O presidente do Conselho de Saúde, Luiz Antônio Oliveira, pediu alteração na lei orgânica para garantir a fiscalização da entidade no hospital e o presidente do conselho do hospital, Anderson de Jesus, disse que todas as questões jurídicas precisam ser analisas e devem estar dentro da legalidade. O projeto pode ser conferido na íntegra no site da Câmara.

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

05/07/2010 - Grupo de Trabalho vai se reunir segunda-feira para dar redação final ao projeto da fundação

Grupo de Trabalho vai se reunir segunda-feira para dar redação final ao projeto da fundação

A redação final ao projeto do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, transformando o Hospital São Camilo em Fundação Estatal de Direito Privado, será analisada hoje, 5, às 16 horas na Câmara de Vereadores de Esteio, pelo grupo de trabalho formado por diversas entidades. A decisão foi tomada pelo grupo durante a primeira reunião (2) à tarde, que levou mais de três horas, no Plenário, onde foram debatidos os 43 artigos do projeto de lei, . A ideia, de acordo com o presidente da Câmara, José Sirlon Ribeiro (PMDB) é colocar o projeto em votação amanhã (6), caso a matéria com as alterações sejam aceitas pelo grupo de trabalho. 
    Entre as medidas adotadas está a participação da Câmara de Vereadores na elaboração do estatuto da fundação; o poder de fiscalização ao Conselho Municipal de Saúde além alterações de redação. Alguns artigos, de acordo com o grupo de trabalho, deverão aguardar análise jurídica mais aprofundada, como por exemplo, a necessidade de lei específica para a contratação de pessoal técnico. De acordo com o presidente da Associação dos Funcionários do Hospital São Camilo (Afusca),  ainda fica a intranquilidade dos servidores sobre o artigo  que diz que os atuais servidores efetivos  do hospital passarão a compor o quadro de pessoal da fundação, por sucessão  nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sirlon Ribeiro também ressaltou que a matéria precisa ter garantias de que o município vai repassar verba para a manutenção da folha de pagamento dos servidores. O prefeito disse que vai encaminhar um ofício aos servidores garantindo os direitos adquiridos. A reunião contou com a participação dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Leonardo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PTB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT)  e Jane Battistello (PDT), além dos representantes dos partidos PDTe PMDB, bem como conselhos de Saúde e do conselho diretor São Camilo, Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) e Executivo. O projeto e as propostas dos servidores e do Sisme pode ser conferidas no site  da Câmara no endereço www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Grupo de Trabalho vai se reunir segunda-feira para dar redação final ao projeto da fundação

06/07/2010 - Esteio: Grupo de Trabalho aprova alterações no projeto de transformação do São Camilo em fundação

Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a  Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
    A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato,  já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
     A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o isntituto, possuimais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área  com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
    O Isev é  um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica orefece cursos e oficonas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social. 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

07/07/2010 - Esteio: Vereadores visitam Comunidade Terapêutica instalada no antigo convento

Esteio: Vereadores visitam Comunidade Terapêutica instalada no antigo convento

 

Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a  Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
    A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato,  já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
     A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o instituto, possui mais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área  com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
    O Isev é  um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica oferece cursos e oficinas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social. 

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

08/07/2010 - Câmara é sede de palestra para agentes mirins

Câmara é sede de palestra para agentes mirins

 

Cerca de 50 alunos da rede municipal, que participam do projeto  Agentes Mirins da Cidadania, receberam na tarde desta quarta-feira (07) no plenário da Câmara de Vereadores uma palestra sobre saúde pública , vigilância animal e relação com o meio ambiente. O grupo composto por crianças na faixa dos 12 anos, já havia participado de palestra sobre trânsito.

A  veterinária  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Esteio, Daura Zardin, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo setor, como o centro de controle de zoonoses e vetores, no qual atua. “Esse serviço é muito importante, pois além de cuidar dos animais, trata da saúde das pessoas”, explicou. Na oportunidade, o grupo assistiu alguns vídeos sobre abandono e maus tratos a animais.

Essa é a terceira turma do projeto ‘Agentes Mirins da Cidadania’, que iniciou em 2008. No primeiro semestre deste ano foram selecionados somente alunos da rede municipal, mas, segundo o agente de trânsito Leandro Fernandes, a intenção é que para a segunda turma de 2010, os alunos da rede estadual e privada também participem.

O estudante Marcelo Ferreira,12 anos, da Escola Municipal Érico Verissimo, que já participou da etapa sobre trânsito, na qual aprendeu sobre leis, direitos e deveres dos condutores e pedestres, aprovou a iniciativa. “A parte que mais gostei foi a blitz educativa que fizemos, foi muito legal”, contou.

 

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156



02/01/2012 - Comissão Representativa se reúne amanhã

A Comissão Representativa da Câmara de Vereadores, se reúne amanhã, dia 3, às 14 horas, no Plenário, para deliberar assuntos da comunidade. A comissão - composta por um vereador de cada bancada - vai se reunir até 29 de janeiro, quando encerra o recesso parlamentar em Esteio.
 
Confira os integrantes da comissão para as próximas semanas:
 
02 a 06/01 - Marli Rodrigues, Harri Zanoni e Leonardo Dahmer
09 a 13/01 -  Marli Rodrigues, Leo Dahmer e Jaime da rosa
16 a 20/01 - Felipe costella, Jaime da rosa, Leo Dahmer e Luiz Duarte
23 a 27/01 - Luiz Duarte, Sirlon Ribeiro, Michele Pereira e Therezinha e Jane Battistello

03/01/2012 - Regularização dos endereços do Loteamento Bockmann é discutida em Plenário

Regularização dos endereços do Loteamento Bockmann é discutida em Plenário
A Comissão Representativa composta pelo presidente Felipe Costella (PMDB), Leo Dahmer (PT), Therezinha Heller (PPS), Harri Zanoni (PSB) e Marli Rodrigues (PTB), discutiram a regularização de endereços do Loteamento Bockmann na sessão de hoje (3). O pedido foi do vereador Harri Zanoni, que relatou a dificuldade dos moradores em receberem correspondências no local.
 
 
Em recente encontro na Câmara de Vereadores, o gestor da central de Distribuição dos Correios de Esteio, Edson Peixoto disse que o problema se divide em duas questões: a falta de um profissional para cobrir a área do loteamento e de um CEP cadastrado no sistema. “A entrega requer um trabalho técnico, pois necessita mão de obra e logística. Por mais que seja uma área pequena não podemos sobrecarregar um funcionário”, explicou. Conforme Peixoto, em cerca de 90 dias um carteiro recém contratado deve estar apto para o serviço. Para agilizar na resolução do probelma, o presidente Felipe Costella ressaltou que já entrou em contato com os correios.
Um ofício também foi encaminhado ao Executivo sobre o problema enfrentado pelos moradores.
Por Daniela Molon - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

05/01/2012 - Horário da Câmara é diferenciado nas sextas-feiras

A Câmara de Vereadores está com novo horário de recesso. Até o dia 31 de janeiro, todas as sextas-feiras, a Câmara funcionará das 8 às 13 horas. Nos outros dias, o horário continua sendo das 9 às 18h30min. Além disso, as atividades dos vereadores não param. Durante este período, os vereadores estarão se revezando em Comissões Representativas, quando haverá um representante de cada bancada para votação de requerimentos, sugestões  e atendimento à comunidade. As reuniões representativas vão acontecer, até o dia 29 de janeiro.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

06/01/2012 - Presidente da Câmara é entrevistado na Rádio Equipe

Presidente da Câmara é entrevistado na Rádio Equipe

 

O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), foi o entrevistado desta semana no Programa em Boa Companhia, na Rádio Equipe, de Sapucaia do Sul. Na oportunidade, Felipe falou sobre suas propostas para 2012, como presidente do Legislativo: "queremos manter o trabalho que já vinha sendo desenvolvido por presidentes anteriores. Entretanto, já iniciamos com algumas mudanças, a exemplo da criação da sala de atas e comissões, além da mudança do setor de patrimônio", destaca.

O presidente disse que vai continuar com o controle de gastos da Câmara, bem como pretende estreitar o relacionamento com a comunidade. "Os espaços da Câmara de Vereadores, como o Plenário que vem sendo amplamente emprestado à diversas entidades e escolas, serão ainda mais disponibilizados", afirma.

Felipe também anunciou, entre outras ações, que deve reativar o Camara.com, criado em 2006. "Pretendemos disponiblizar, gratuitamente à comunidade, uma sala com internet para realização de pesquisas, especialmente as escolares. O processo está em análise", salienta. 
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

09/07/2010 - Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular

Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular

 

Foi inaugurada hoje (9) pela manhã, a primeira Farmácia Popular do Brasil em Esteio, localizada na avenida Presidente Vargas, 2504, Centro. No espaço, conquistado junto ao governo federal, a população terá acesso a 146 itens, na maioria para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas gástricos. 

O vereador Leonardo Dahmer (PT) representou o Legislativo na solenidade e comentou a respeito do processo de implantação: “a Farmácia Popular foi tema de muitos debates na Câmara  e neste momento em que se questiona a saúde no município, inaugurar um espaço como este é importantíssimo para melhorar a qualidade do serviço”, destacou.

Para o prefeito Gilmar Rinaldi,  essa foi uma luta do Conselho de Saúde, especialmente.  "Depois de tanto esforço, conseguimos realizar mais este projeto para atender os esteienses”, disse  enquanto comentava sobre outros projetos do Executivo na área da saúde.

Segundo a farmacêutica e gerente,  Kalinka Zanotto, essa é a 31ª Farmácia Popular implantada no Estado, entre mais de 330 espalhadas pelo Brasil. "O projeto foi alvo de muitas críticas, por falta de conhecimento das pessoas, mas hoje todos podem dizer que este espaço só tem a contribuir para a população de Esteio”, ressaltou.

O local vai oferecer medicamentos até 90% mais baratos que as demais farmácias e serão vendidos somente com a apresentação da receita médica, seja do SUS ou particular. O horário de funcionamento será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem pausa ao meio-dia, e das 8h às 12h aos sábados.  Além de representantes do Executivo, também estiveram presentes os vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Michele Pereira (PT).


Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular

 

09/07/2010 - Comissão de Educação visita escolas Erico Veríssimo e Flores da Cunha

Comissão de Educação visita escolas Erico Veríssimo e Flores da Cunha

 

Na tarde de ontem (8) as vereadoras da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), visitaram as escolas municipais Érico Veríssimo e Flores da Cunha. As visitas às instituições, tanto municipais, como estaduais, que vêm ocorrendo desde o ano passado, fazem parte da proposta de conhecer as dificuldades das escolas e buscar auxílio na resolução dos problemas. Na oportunidade, a comissão foi recebida pela diretora Loiva Vargas de Quadros
Na escola Érico Veríssimo, fundada há 34 anos, as vereadoras constataram a instalação de uma subestação de energia, visando reduzir a sobrecarga na rede elétrica. "Esse era um dos problemas apontados durante visitas anteriores e que foi resolvido", destaca a presidente da comissão Teherezinha Heller. A comissão também apontou a precariedade no forro das salas e do corredor da escola. A escola também possui uma sala de informática com 58 computadores.
A diretora disse que têm realizado palestras e trabalhos sobre o "bullying", violência física, entre outros, entretanto, a falta de participação dos pais vem dificultando o trabalho dos educadores. Além disso, a diretora ressaltou a existência de uma sala para portadores de necessidades especiais, que recebe alunos da escola Camilo Alves e Flores.
Já na escola Flores da Cunha uma das salas de aula está recebendo a modificações na fiação elétrica, além de uma manta no telhado, elaborada à base de asfalto, para evitar goteiras na sala cinco. De acordo com a diretora da escola, Carla Bertotto, não há perigo de desabamento das salas. "Essa é a informação do Corpo de Bombeiros. Além disso, escola ainda aguarda a ampliação necessária para melhor atender os alunos", ressalta.

 

Por: Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Comissão de Educação visita escolas Erico Veríssimo e Flores da Cunha
Comissão de Educação visita escolas Erico Veríssimo e Flores da Cunha


Câmara de Esteio pede que Metroplan use estudos já existentes para combate às enchentes


Vereador Marcelo Kohlrausch entende que aproveitamento de estudos de 2006 economizariam tempo para solução de problema com contenção de cheias

Os estudos e projetos existentes realizados pelo  Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH), em 2006, para contenção das enchentes em Esteio devem servir de orientação para ações da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Este é o pedido do vereador e vice-presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PDT), aprovado em sessão realizada na última terça-feira (18), com aprovação unânime do Plenário. O Parlamentar pretende, em documento que será enviado ainda nesta semana à instituição, que seja levado em consideração estes estudos e projetos já existentes, antes de se realizarem novas pesquisas sobre o assunto, que levariam, de acordo com a Metroplan, 18 meses para serem concluídos, afirmado em reunião, realizada no último dia 13.
Kohlrausch destaca que novas pesquisas não precisam ser realizadas, visto que estudos realizados em 2006, pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH) poderiam, na opinião do vereador, ser aproveitados. O representante da bancada do PDT ainda apresentou outro documento em que pede o envio de ofício, também à Metroplan, questionando se novos estudos planejados pela fundação vão levar em conta a construção de dique junto ao Parque de Exposições Assis Brasil. 
Por Gustavo Santos (Reg prof MTB/MG 14986) e Terezinha Bobsin (Reg Prof MTb/RS 7156)

12/07/2010 - Câmara de Esteio vota projeto firmando convênio com comunidades terapêuticas amanhã

O projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, vai ser votado amanhã, dia 13, a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio. O objetivo é atender pacientes de Esteio, possibilitando, através de instrumentos jurídicos, o tratamento, a ressocialização e reinserção social dos dependentes químicos junto à sociedade. De acordo com a proposta, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
    Também será analisada pelos vereadores, a proposta de iniciativa do Executivo que visa a contratação por tempo determinado de um médico psiquiatra infantil, pelo prazo de seis meses, podendo ser renovado por igual período, com carga horária de 24 horas semanais e remuneração de R$ 1,8 mil. Além disso, ainda na ordem do dia, a Câmara de Vereadores votam a proposta de abertura de crédito suplementar, no valor de R$ R$ 63,9 mil, destinados a aquisição de um veículo para a secretaria de Meio Ambiente, bem como um crédito especial, no valor de R$ 40 mil, também para o Meio Ambiente. O recurso especial, segundo informa mensagem enviada aos vereadores, vai servir para despesas com a recuperação da esrutura metálixa do telhado e do porteão da secretaria de Meio ambiente e para a reforma da esteira da Associação de Recicladores e Catadores de Esteio (Arca).
    No Grande Expediente, estarão os vereadores Luiz Duarte (PTB), Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS).

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

12/07/2010 - Vereadora Michele participa da cerimônia de posse da nova juíza

Vereadora Michele participa da cerimônia de posse da nova juíza

Representando o Legislativo, a vereadora Michele Pereira (PT) participou na tarde desta segunda-feira (12) da cerimônia de posse da juíza Jocelaine Teixeira, na Comarca de Esteio. Em uma breve apresentação, Jocelaine contou que atua há oito anos e ultimamente estava trabalhando  na 1ª Vara Cível em Cruz Alta. “Nunca trabalhei na Região Metropolitana, mas depois de um período de adaptação, vou me encaixando a rotina daqui”, disse.  Sobre a cidade, ela ainda  destacou: “não conheço Esteio, mas quero compreender o município, me aproximar da realidade local”. A atividade contou com a participação da diretora do Foro de Esteio, Andréia Rezende Russo, além de outras autoridades e membros do Executivo.

 

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Vereadora Michele participa da cerimônia de posse da nova juíza

13/07/2010 - Câmara de Esteio recebe o ex-vereador Nezi Barcellos dos Santos

O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Sirlon Ribeiro (PMDB), recebeu na tarde de hoje (13), o ex vereador Nezi Barcellos dos Santos, 75 anos e a esposa, Maria Olivia Ávila dos Santos. Nezi foi vereador por dois mandatos 1973-1976 e 1983 a 1988 pela antiga Arena e PDS. Segundo o ex-vereador, a objetivo da visita foi de conhecer as instalações da Câmara, que funciona no subsolo da prefeitura desde 1990, na gestão do ex-presidente, José Hauck. Nezi foi integrante das Comissões de Finanças  Orçamento, Cultura, Saúde, Defesa do Consumidoralém de líder de bancada do PDS e membro da diversas comissões especais.


Por: Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

14/07/2010 - Câmara fica sem energia elétrica depois de acidente com pintor na fachada da prefeitura

Câmara fica sem energia elétrica depois de acidente com pintor na fachada da prefeitura

 

Um acidente com o pintor Hamilton Azevedo da Cunha, 43 anos, que sofreu, por volta das 11horas de hoje (14), uma descarga elétrica enquanto trabalhava na fachada do prédio da prefeitura de Esteio, deixou a Câmara de Vereadores e o Executivo sem energia elétrica. O responsável pela empreiteira, José Carlos Soares dos Santos, disse que o funcionário estava com todo  o equipamento de proteção. O pintor foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros devido à dificuldade de remoção do pintor que já estava na cobertura há cerca de sete metros de altura. O corpo de Bombeiros precisou usar a escada magirus para a realização do resgate.  Hamilton foi levado ao Hospital São Camilo, onde foram constatadas queimaduras nas pernas e mãos. Segundo a assessoria de Imprensa do Hospital, o pintor teve queimaduras de primeiro grau e passa bem. "Ele aguarda alguns exames e deve ser liberado ainda hoje", destaca Melrin Fassini.

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156


Câmara fica sem energia elétrica depois de acidente com pintor na fachada da prefeitura
Câmara fica sem energia elétrica depois de acidente com pintor na fachada da prefeitura


14/07/2010 - São Camilo é transformado em fundação

São Camilo é transformado em fundação 

 

   Por sete votos a favor, dois votos contra e uma abstenção, a maioria dos vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (13), em regime de urgência, o projeto de iniciativa do prefeito Gilmar Rinaldi, que cria a Fundação Estatal de Direito Privado e a extingue a autarquia Hospital São Camilo. A matéria, debatida em uma audiência pública e duas reuniões com o Grupo de Trabalho formado por vereadores, Executivo , Conselho de Saúde e entidades, teve a aprovação de emenda da Comissão de Saúde, passando a denominação do São Camilo em "Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio - FSPSCE ."
   Conforme o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), o projeto prevê  a participação da Câmara de Vereadores na elaboração do estatuto da fundação; o poder de fiscalização ao Conselho Municipal de Saúde; a prestação de contas trimestral, através do relatório de gestão, à Câmara de Vereadores e a secretaria de Saúde, bem como a garantia de que as obrigações com o quadro de pessoal, que serão regidos pela CLT, serão mantidos. Além disso, os vereadores também asseguraram, no artigo 37, que através do contrato de gestão, o município ficará obrigado a garantir a totalidade das obrigações com a futura fundação. "A verba e a garantia dos salários dos servidores virá junto com o contrato de gestão", explica. A maioria dos vereadores defendeu, ainda, que a transformação do hospital em fundação, vai qualificar a saúde em Esteio. A votação foi acompanhada por servidores do hospital que portavam cartazes palavras de ordem contra a transformação. 
    O vereador Jaime da Rosa (PSB), disse que vai entrar  com um processo no Tribunal de Contas, junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). O projeto pode ser conferido no site  da Câmara no endereço no linl transparência.

 

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

14/07/2010 - São Camilo é transformado em fundação

São Camilo é transformado em fundação 

 

   Por sete votos a favor, dois votos contra e uma abstenção, a maioria dos vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (13), em regime de urgência, o projeto de iniciativa do prefeito Gilmar Rinaldi, que cria a Fundação Estatal de Direito Privado e a extingue a autarquia Hospital São Camilo. A matéria, debatida em uma audiência pública e duas reuniões com o Grupo de Trabalho formado por vereadores, Executivo , Conselho de Saúde e entidades, teve a aprovação de emenda da Comissão de Saúde, passando a denominação do São Camilo em "Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio - FSPSCE ."
   Conforme o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), o projeto prevê  a participação da Câmara de Vereadores na elaboração do estatuto da fundação; o poder de fiscalização ao Conselho Municipal de Saúde; a prestação de contas trimestral, através do relatório de gestão, à Câmara de Vereadores e a secretaria de Saúde, bem como a garantia de que as obrigações com o quadro de pessoal, que serão regidos pela CLT, serão mantidos. Além disso, os vereadores também asseguraram, no artigo 37, que através do contrato de gestão, o município ficará obrigado a garantir a totalidade das obrigações com a futura fundação. "A verba e a garantia dos salários dos servidores virá junto com o contrato de gestão", explica. A maioria dos vereadores defendeu, ainda, que a transformação do hospital em fundação, vai qualificar a saúde em Esteio. A votação foi acompanhada por servidores do hospital que portavam cartazes palavras de ordem contra a transformação. 
    O vereador Jaime da Rosa (PSB), disse que vai entrar  com um processo no Tribunal de Contas, junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). O projeto pode ser conferido no site  da Câmara no endereço no linl transparência.

 

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

15/07/2010 - Governador do Rotary Club visita Câmara de Vereadores de Esteio

Governador do Rotary Club visita Câmara de Vereadores de Esteio


O presidente da Câmara de Vereadores, José Sirlon Ribeiro (PMDB), recebeu na tarde desta quinta-feira (15) representantes do Rotary Club International de Esteio e o governador do distrito 4670, Eduardo Werneck. Segundo o presidente do Rotary de Esteio, Edgar Garcia, a visita foi de cortesia e apresentação do planejamento da organização. O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. É uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.


Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

16/07/2010 - Presidente da Câmara de Esteio participa de formatura do PROERD

O presidente da Câmara de Vereadores, José Sirlon Ribeiro (PMDB), participou na manhã desta sexta-feira (16), no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, da formatura dos 423 participantes do Programa de Erradicação e Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, uma iniciativa da Brigada Militar. Na oportunidade, José Sirlon destacou a importância do curso na formação das crianças: “a partir de hoje, eles têm a responsabilidade de orientar e ajudar os amigos e colegas com as instruções que aprenderam durante as aulas”. Na ocasião, os destaques da turma receberam bolsas de estudo em uma escola profissionalizante da cidade. Entre eles estão: Tainá Domingues e Thaciane Silva, da Escola Municipal Clodovino Soares e Juliano Gomes, da Escola Estadual Caetano Gonçalves. Bruno da Silva foi o autor da melhor redação, que lhe rendeu como prêmio uma bicicleta, entregue pelo vereador José Sirlon. Durante a cerimônia, ele leu o seu texto, que começa com a frase: “Como é bom viver sem drogas...” contou também com a participação do Coronel Roberto Kraid Pereira, o diretor da Escola de Capacitação Profissional Olimpio, Sandro Severo e do gabinete do Vereador Luiz Duarte (PTB), além de integrantes da Brigada Militar de Esteio.O objetivo do PROERD é passar noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e violência entre crianças e adolescentes. A ênfase do programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas e a atividades violentas.

 

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

Ações do documento