Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

03/02/2015 - Comissões têm membros definidos para 2015

 

Comissões têm membros definidos para 2015

As seis comissões se reúnem todas as tardes de terça-feira e são compostas por três vereadores cada uma

Foram definidas na tarde de hoje(3) as composições das seis comissões permanentes da Câmara de Esteio para o ano de 2015. Elas têm funções legislativas e fiscalizadoras, na forma definida na Constituição Federal e no Regimento Interno e promovem, também, debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de  interesse da comunidade. A presidente da Câmara, Jane Battistello(SD), informa que a comunidade pode procurar as comissões nas terças-feiras, e fazer seus relatos e denúncias sobre os mais diversos temas. A presidente também convida a comunidade a participar das sessões, que ocorrem sempre às terça-feiras, a partir das 18 horas.  Segue abaixo a lista de vereadores que fazem parte de cada uma delas e o horário em que se reúnem, semanalmente,  antes das sessões ordinárias.

Comissão de constituição, justiça e redação (reuniões às 13h30min)
Verª. Michele Pereira (presidente)
Ver. Marcelo Kohlrausch Pereira (secretário)
Ver. Rafael Figliero

Comissão de finanças e orçamento (reuniões às 14h)
Ver. Leonardo Pascoal (presidente)
Ver. Leonardo Dahmer (secretário)
Ver. Felipe Costella

Comissão de saúde, meio ambiente e assistência social (reuniões às 15h)
Ver Jaime da Rosa (presidente)
Verª. Beatriz Lopes (secretária)
Verª. Michele Pereira

Comissão de educação, cultura e desporto (reuniões às 15h30min)
Verª. Beatriz Lopes (presidente)
Ver. Rafael Figliero (secretário)
Ver. Leonardo Pascoal

Comissão de segurança pública, defesa do consumidor e direitos humanos (reuniões às 15h30min)
Ver. Harri Zanoni (presidente)
Ver. Felipe Costella (secretário)
Ver. Jaime da Rosa

Comissão de urbanização, transporte e habitação (reuniões às 16h)
Ver. Marcelo Kohlrausch Pereira (presidente)
Ver. Harri Zanoni (secretário)
Ver. Leonardo Dahmer     

 

Por Gustavo Santos Reg prof MTB/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Leonardo Pascoal: Vereador aguarda projeto que cria Conselho de Ciência e Tecnologia

 

 

Leonardo Pascoal: Vereador aguarda projeto que cria  Conselho de Ciência e Tecnologia

Anteprojeto foi enviado ao Executivo, em 2013 e precisa ser reenviado para poder se tornar lei

04/02/2015 - Durante sessão ordinária da última terça-feira, dia 03, o vereador Leonardo Pascoal (PP)apresentou requerimento 007/2015, onde solicitou o reenvio do anteprojeto de lei ordinária, enviado à prefeitura em 19 de novembro de 2013, que cria o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT).  O conselho seria composto por 11 membros, com representantes da Prefeitura e Câmara Municipal, da comunidade científica de Esteio e região, do setor produtivo e dos trabalhadores. O anteprojeto, contido no ofício 1142/13-SG, também trata do desenvolvimento tecnológico de Esteio, além, de criar o Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (FACITEC), que seria composto por recursos do orçamento anual do município e serviria para custear a política de ciência e tecnologia da cidade, concedendo, por exemplo, auxílio financeiro para elaboração de teses, monografias e dissertações, e à realização de eventos científicos como seminários, exposições e cursos.


Para se tornar lei, o documento deve ser reenviado à Câmara, como projeto de lei, para então poder ser votado em plenário, após ter sido aprovado pelas comissões responsáveis.
 
Por Gustavo Santos (Reg prof MTb/MG 14986)
Edição: Terezinha Bobsin (Reg prog MTb/RS 7156)

Abandono do Seminário Claretiano é alvo de debate na Câmara de Esteio

Marcelo Kohlrausch: Abandono do Seminário Claretiano é alvo de debate na Câmara de Esteio

 

 

01-09-2015 - O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), durante a sessão de ontem (03), solicitou que a Prefeitura de Esteio volte a contratar empresa especializada em serviços de vigilância na área do Seminário Claretiano. “Há muito tempo essa reivindicação é feita pelos moradores, no entanto, o local continua abandonado”, explicou. Kohlrausch destacou que no ano passado, o município ganhou uma ação contra instituição educacional que iria construir e conservar o local, que resultou em indenização que já deveria estar servindo de fundo para garantir a restauração dos prédios. O despacho partiu da 3ª Vara Civil de Esteio, que condenou o Complexo de Ensino Superior América Latina Ltda, e seus proprietários a ressarcir aos cofres públicos R$ 453.912,46, referente a ação impetrada pelo município, em 2004. A empresa havia assinado contrato com o município em 2003 para reforma, conservação e a instalação de serviços universitários no complexo de prédios do Seminário Claretiano.

Segundo o vereador, o recurso precisa ser investido na revitalização do Seminário em sua totalidade. "O Seminário Claretiano é um prédio público com valor histórico para município de Esteio e poderia abrigar espaços culturais e sociais em benefício da população, além de que as administrações, do passado, do presente e do futuro poderiam economizar valores consideráveis que são gastos mensalmente com aluguéis de imóveis", explica. O requerimento foi aprovado na sessão de ontem(3), e será encaminhado ao Executivo Municipal.

História: Em 29 de dezembro de 1940, foi lançada a pedra fundamental, dando início a construção do Seminário Claretiano, que viria abrigar jovens de todo o Rio Grande do sul, na formação superior de sacerdotes claretianos. Na época, estava à frente, o padre Felipe Atucha, também fundador da Paróquia Imaculado Coração de Maria. A inauguração do prédio, que possuía uma área de 11 mil metros quadrados, sendo 6.454 metros quadrados de área construída, foi em 19 de março de 1943. Em 1º de dezembro de 1990 o seminário encerrou suas atividades. Temendo a total destruição, a Câmara de Vereadores tombou o prédio como patrimônio histórico em 21 de agosto de 2000, através da lei municipal 3062/00. Em junho de 2004, o único padre que ainda residia no local, André Carbonera, vinha sendo "sitiado" por jovens que usavam os prédios para o uso de drogas e prostituição. Na madrugada de 13 de agosto de 2005, foi incendiado. Em 2009, um novo incêndio colocou em risco o segundo prédio. As chamas foram controladas a tempo pelo Corpo de Bombeiros. (Parte da história foi retirada do livro Ao Longo do Trilhos, do historiador Miguel Luz).

Por  Andressa Michels 

Edição: Terezinha Bobsin (reg prof MTb 7156)

11/02/2015 - Leonardo Pascoal: Relação de custos para a realização das comemorações do aniversário de 60 anos

 

Leonardo Pascoal: Relação de custos para a realização das comemorações do aniversário de 60 anos

Durante a sessão de ontem (10), o vereador Leonardo Pascoal (PP) solicitou que seja fornecida pelo Executivo Municipal, uma relação com todos os custos que o Município de Esteio terá com a organização das comemorações do aniversário de 60 anos da cidade, incluindo cachê das bandas, estruturas e demais gastos dos eventos. As comemorações serão realizadas de 27 de fevereiro a 13 de março. Segundo ele, essa análise dos documentos faz-se necessária, pois a fiscalização do Município é dever constitucional do Poder Legislativo. “É muito importante que sejam informados os valores gastos com as comemorações do aniversário de 60 anos de Esteio, pois as despesas menos essenciais deveriam ser reduzidas, sendo assim, meu pedido visa esclarecer o quanto será investido pela Prefeitura e por patrocinadores”, explicou.

Confira o cronograma das atividades:

Data: 27 de fevereiro

Horário: A partir das 20h
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
1º Esteio da Poesia Gaúcha - Apresentações de poemas inéditos e shows com Gustavo Oliveira, Acordes e Canções e Shana Muller

Data: 28 de fevereiro

Horário: 17h
Local: Rua 28 de fevereiro
Missa de Aniversário

 

Horário: 18h30min
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Apresentação Orquestra Igreja Evangélica

 

Data: 7 de março

Horário: 17h

Festa de Aniversário 
Local: Parque Galvany Guedes (Avenida Porto Alegre, 505)
Chitãozinho e Xororó
Samba Nossa Vibe
Rapper Timão
Gisele Bloete
Grupo Pegadão
Banda Caronna

 

Data: 13 de março

Horário: 16h

Local: Saguão da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Corte do Bolo de Aniversário

11/02/2015 - Michele Pereira: Vereadora pede informações sobre desobstrução de esgotos na região central

 

Michele Pereira: Vereadora pede informações sobre desobstrução de esgotos na região central

Parlamentar também fez solicitação referente à realização de sessão solene, no Dia da Mulher, em março

A vereadora Michele Pereira (PT) apresentou, ontem, dia 10, requerimento pedindo que seja encaminhado ofício à prefeitura perguntando qual o cronograma de desobstrução de redes de esgoto dos bairros São Sebastião e Centro e ao longo do trecho esteiense da BR-116. A parlamentar ainda solicita que administração do município informe em qual local da cidade as obras estão sendo realizadas atualmente.

Em outro requerimento, Michele ainda solicita à mesa diretora da câmara que um local seja disponibilizado para a sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher, em março. A solenidade realizada há vários anos pelo Legislativo, já faz parte do calendário de eventos da Câmara. 

Por Gustavo Santos: Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)

11/02/2015 - Pascoal - Battistello: Projeto homenageando 60 anos de Esteio tramita na Câmara de Vereadores

 

Pascoal - Battistello: Projeto homenageando 60 anos de Esteio tramita na Câmara de Vereadores

A Câmara de Esteio pretende prestar homenagem, em sessão solene, aos 60 anos do município, comemorados em 28 deste mês. A iniciativa é do vereador Leonardo Pascoal(PP) e da presidente do Legislativo, vereadora Jane Battistello(SD). O projeto de resolução, que está tramitando pelas Comissões Permanentes, vai destacar personalidades e fatos que marcaram as seis décadas da cidade. A ideia, conforme os proponentes, visa resgatar a história , através de acontecimentos mais significativos, além de prestar homenagem aos cidadãos que foram importantes para a consolidação da municipalidade.  "Mesmo com todas as dificuldades comuns dos municípios, Esteio tornou-se uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, com bons indicadores econômicos e sociais. Além disso, há alguns anos ocupa  o segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do RS(Idese), elaborado pela Fundação de Economia e Estatística(FEE) do estado", argumentam. Os vereadores também destacam a importância da Expointer, como um símbolo da cidade. "Neste evento, realizado há vários anos no município, são movimentados milhões de reais entre comércio de animais, máquinas e outros produtos", afirmam. Após aprovado o projeto, a presidente da Câmara deve agendar a data da solenidade. 

Por Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)

11/02/2015 - Câmara de Esteio aprova projetos em regime de urgência

 

Câmara de Esteio aprova projetos em regime de urgência

A Câmara de Esteio aprovou na sessão ordinária noite de ontem(10), comandada pela presidente Jane Battistello(SD), diversos projetos em regime de urgência. Entre eles está o crédito suplementar no orçamento do município no valor de R$ 3,5 milhões, que servirá de reforço para as secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano, visando cobrir despesas com material de consumo, obras e instalações e aquisição de imóveis do PAC 2.. Conforme mensagem do Executivo, a proposta visa a adequação orçamentária para o exercício financeiro deste ano. Também foi aprovado o crédito especial - não previsto no orçamento, no valor de R$ 295 mil, destinado ao reforço financeiro na construção da Unidade de Pronto Atendimento - UPA.

Outro crédito suplementar aprovado pelo Plenário refere-se ao recurso de R$ 400 mil, destinados a suprir despesas com serviços junto ao Programa Habitacional de Interesse social Boqueirão e Renascer 1.  Também teve aprovação unânime dos vereadores, o projeto de crédito suplementar no valor de R$ 598.207,53, que servirá de reforço para reforma e remodelação do Centro Administrativo da prefeitura , restauro do Seminário Claretiano e  da UPA. Já na ordem do dia, os vereadores aprovaram a revogação da lei 5.740/2013, que criava a gratificação de incentivo  aos auxiliares de inclusão e aos auxiliares de educação infantil, além do projeto de abertura de crédito especial, no valor de R$ 106 mil, que será destinado a contribuição com a Granpal e consórcio Pro-Sinos.

Confira os demais projetos e os requerimentos da sessão: 

+Abertura de crédito especial no valor de R$ 131.010,58 e a alteração na lei 5.996/14 incluindo o valor na Lei de diretrizes orçamentárias;

+Abertura de crédito suplementar no valor de R$ 105 mil para despesas com pessoal civil da secretaria de Administração.

Requerimentos e pedidos da sessão:

A vereadora Jane Battistello (SD) solicita que seja encaminhada Moção de pesar ao Exmo. Sr. Getulio Fontoura e seus familiares, pelo falecimento de sua irmã Alacir Vitória Fontoura Bebutti, ocorrido em quatro de fevereiro.

Pede que seja enviada correspondência à Fundação de Saúde Pública São Camilo, solicitando que informe a esta Casa:
a)    O aparelho de videolaparoscopia para cirurgias está em uso, ou apresenta algum problema?
b)    Quem são os médicos que tem habilitação para operar o aparelho de videolaparoscopia, nome e CRM?

O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita o reparo no asfalto na Rua dos Ferroviários, 162. Foram realizadas obras que servirão para tratar o esgoto, mas o asfalto cedeu, precisando ser nivelado para evitar mais acidentes no local onde quatro idosos já caíram ao tropeçarem no asfalto desnivelado.Pede a troca da haste e da lâmpada, na rua Dona Isabel, do lado posto ao número 332. Requer a desobstrução de um bueiro na Rua Taquari, 298.

O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita que seja fornecida pelo Senhor Prefeito Municipal, uma relação com todos os custos que o Município de Esteio terá com a organização das comemorações do aniversário de 60 anos da cidade, a serem realizadas de 27 de fevereiro a 13 de março de 2015, incluindo cachê das bandas, estruturas e demais gastos dos eventos.

Pede que seja informado pelo Senhor Prefeito Municipal, que ações estão sendo realizadas nas ruas recentemente asfaltadas da região denominada Concórdia, no bairro Jardim Planalto, pois as mesmas estão sendo abertas em sua totalidade. Solicita, ainda, o envio de cronograma das referidas obras. Requer que seja encaminhado ofício à Brigada Militar de Esteio, solicitando que a ronda policial do bairro Santo Inácio, sobretudo na região em torno da Praça Ildo Meneghetti, tenha como rota também as ruas transversais do interior do bairro.

A vereadora Michele Pereira (PT) solicita que seja feito o estudo para a implantação de sinalização viária, horizontal e vertical, de parada obrigatória, nos cruzamentos das ruas do Loteamento Campos de Esteio. Pede a limpeza, corte de grama, manutenção e instalação de novos brinquedos na praça localizada no Loteamento Campos de Esteio.

Requer a troca de lâmpadas nos postes localizados nos seguintes endereços:
Rua Riachuelo, em frente ao número 144 – Bairro Tamandaré;
Rua Euclides da Cunha, em frente ao número 100 – Bairro Jardim Planalto;
Rua Ametista, em frente aos números 157, 257, 279 e 345 – Loteamento Campos de Esteio;
Rua Ágata, 5º e 6º postes em frente à praça – Loteamento Campos de Esteio;
Rua Topázio, poste na esquina com a Rua Esmeralda – Loteamento Campos de Esteio.Solicita também que a Mesa Diretora disponibilize um local para a realização da Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Mulher, que ocorre no mês de março. Pede ainda que seja enviado ofício ao Executivo Municipal solicitando a seguinte informação: - Qual o cronograma para a desobstrução das redes de esgoto nos Bairros São Sebastião, Centro e a BR 116. Atualmente as equipes estão realizando a desobstrução em qual bairro do Município?

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita a manutenção da camada asfáltica nos seguintes endereços:
Rua Carlos Gomes, esquina com Presidente Vargas (Centro/Tamandaré); Rua Alegrete, 339 (próximo a APAE). Pede a instalação de lixeiras em diversos pontos da cidade. Requer cópia das multas emitidas via radar móvel desde a data da implantação do serviço de fiscalização eletrônica em nosso município. Solicita também a dedetização e desratização da Avenida Padre Antônio Vieira, nas cercanias do número 167 na Vila Olímpica.  Pede também que a secretaria competente estude a possibilidade de promover, em parceria com a Corsan, campanha educativa junto à Comunidade e as empresas públicas e privadas, visando o uso racional da água.Requer também que a secretaria competente estabeleça Plano de Ação Emergencial apresentando obras, medidas e prazos que promovam à recuperação do sistema de drenagem no município, sobretudo nos pontos críticos. 

O vereador Ari Zanoni da Center (PSB) solicita troca de lâmpada nos seguintes endereços: a) Rua Orestes Pianta, em frente ao nº 74; b) Avenida Lindolfo Collor, em frente ao nº 291. Pede a eliminação de broca e reconstrução do passeio público na Rua Acre, em frente ao nº 315 – Parque Amador.

12/02/2015 - Beatriz Lopes assume presidência da Câmara de Esteio interinamente

 

Beatriz Lopes assume presidência da Câmara de Esteio interinamente
Afastamento para assuntos pessoais da presidente Jane Battistello foi aprovado em Plenário

 A vereadora Beatriz Lopes (PT) tomou posse do cargo de presidente da Câmara Municipal de Esteio, em caráter interino, nesta quarta-feira, dia 11. A parlamentar vai ficar no cargo durante a licença da presidente Jane Battistello (SD), que se licenciou para tratar de interesse particular durante 90 dias, não remunerada. Beatriz Lopes, que é vice-presidente, assume o comando em decorrência de pedido, aprovado pelo Plenário da câmara, na sessão ordinária de 03 de fevereiro. A decisão foi oficializada por meio da resolução da mesa diretora Nº 449.
 
Por Gustavo Santos (Reg prof MTB 14986)
 Edição: Terezinha Bobsin (Reg profg MTb 7156)

12/02/2015 - Costella e Pascoal: Vereadores debatem situação do abrigamento da Apae

 

Costella e Pascoal: Vereadores debatem situação do abrigamento da Apae

Os vereadores Leonardo Pascoal(PP) e  Felipe Costella (PMDB), reuniram-se quarta-feira, 11, com o prefeito Gilmar Rinaldi para discutir a situação do abrigamento mantido atualmente pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que está sofrendo algumas mudanças. Os vereadores aproveitaram para  defender a necessidade de um maior diálogo com a direção e profissionais da instituição. "Qualquer alteração deve ser baseada em critérios técnicos e terapêuticos, visando o bem estar das crianças, e não em critérios puramente econômicos", destacaram. Na oportunidade, o prefeito se comprometeu em reunir-se com a entidade para conhecer toda a situação.

13/02/2015 - Jane Battistello reassume presidência da Câmara

 

Jane Battistello reassume presidência da Câmara

A vereadora Jane Battistello (SD), presidente da Câmara Municipal de Esteio, reassumiu o cargo na última quinta-feira, 12, às 18 horas, depois de solicitado licença para tratar de  interesse particular no dia 11 de fevereiro, conforme Resolução da Mesa Diretora 449/15, aprovada em Plenário. Segundo documento apresentado, a vereador não necessitou utilizar-se da integralidade do prazo  da licença concedida pelos vereadores. A vice-presidente da Câmara, Beatriz Lopes(PT), respondeu interinamente neste período.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

18/02/2015 - Câmara vota criação da Frente Parlamentar em defesa do Hospital São Camilo amanhã

 

Câmara vota criação da Frente Parlamentar em defesa do Hospital São Camilo amanhã

A proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Fundação de Saúde São Camilo , através de projeto de resolução,  vai ser votada amanhã(19) pela Câmara de Vereadores de Esteio. A iniciativa é do vereador Leonardo Dahmer(PT). Conforme o parlamentar, a frente, que tem caráter temporário, visa garantir a manutenção do repasse por parte do governo do Estado, para que a instituição possa continuar com a manutenção dos serviços médicos e ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde(Sus).  Segundo Dahmer, em 2012, o hospital passou a atender exclusivamente pelo Sus." A pactuação com o estado, permitiu que o hospital passasse a captar recursos na ordem de R$ 40 milhões, desafogando os cofres municipais e, melhorando, sensivelmente, as condições de atendimento à comunidade", afirma.  O vereador destaca que em janeiro foram repassados 57% dos recursos tratados.

Também está na pauta de votação o projeto instituindo o evento 1º Esteio da Poesia Gaúcha.  De iniciativa do Executivo,  o projeto pretende  premiar os três melhores poemas, intérpretes e amadrinhadores. A ideia é incentivar e fomenar a cultura poética no município. A premiação será de R$ 300,00 para os dez poemas classificados e o primeiro lugar é de R$ 500,00, além de outras premiações que variam entre R$ 300,00 e R$ 100,00. 

19/02/2015 - Câmara de Esteio tem sessão ordinária hoje

 

Câmara de Esteio tem sessão ordinária hoje

A Câmara de Esteio realiza sessão ordinária hoje(19), a partir das 18 horas. Conforme a presidente da Câmara, Jane Battistello(SD), que retornou às funções no dia 12 por não ter necessitado utilizar na integralidade o prazo de licença concedido  conforme Resolução da Mesa Diretora 449/2015, a medida se dá em função do feriado do carnaval. As Comissões Permanentes reúnem-se também hoje à tarde a partir das 13h30min.

 

19/02/2015 - Comissões: Projeto "1º Esteio da Poesia Gaúcha" é apresentado à Comissão de Educação

 

Comissões: Projeto

 

A Comissão de Educação recebeu na tarde de hoje (19) o diretor da Secretaria de Cultura, Daniel Mello. A intenção foi de apresentar aos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT), integrantes da Comissão de Educação, Cultura de Desporto da Câmara, o Projeto ‘1º Esteio da Poesia Gaúcha". Mello relatou que o evento visa premiar poemas com temáticas envolvendo a cultura gaúcha. “É o primeiro evento deste estilo que ocorre em Esteio e até o momento contamos com 343 obras inscritas, dentre estas serão selecionadas as que irão compor as categorias: Poemas, Intérpretes e Amadrinhadores”. Os parlamentares ficaram surpresos com a proporção do evento que contou com a inscrição de participantes de diferentes partes do Estado, como Alegrete e demais cidades do interior. O diretor aproveitou para solicitar a votação do projeto em regime de urgência, na sessão de hoje(19), à noite.

Por Aline Santos - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin  - Reg prof MTB/RS 7156

19/02/2015 - Comissões: Secretário trata de dotações orçamentárias com membros de Comissão de Finanças

 

Comissões: Secretário trata de dotações orçamentárias com membros de Comissão de Finanças

Adival Soares de Oliveira esteve reunido durante uma hora com parlamentares e esclareceu detalhes de projetos

O secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Adival Soares de Oliveira, visitou hoje a Comissão de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadoresLeonardo Pascoal (PP), Felipe Costella (PMDB) e Leonardo Dahmer (PT), durante reunião realizada no início da tarde. Oliveira veio tratar de detalhes de cinco projetos que destinam recursos e cobrem despesas  de  programas  como “Esteio Cidadã”, “Mulheres da Paz”, “Projovem” e também de serviços de terceiros junto aos CRAS.  As matérias estão em tramitação na Câmara e aguardam parecer das comissões.

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição:Terezinha Bobsin Reg proif Mtb 7156

20/02/2015 - Marcelo Kohlrausch: Vereador solicita implantação do projeto Recicle Mais, Pague Menos da AES Sul

 

Marcelo Kohlrausch: Vereador solicita implantação do projeto Recicle Mais, Pague Menos da AES Sul

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), na sessão de ontem (19), solicitou que um ofício seja enviado à concessionária de energia elétrica, AES Sul, solicitando à empresa que estude a possibilidade de implantar o “Recicle Mais, Pague Menos”, em Esteio.

 O projeto Recicle Mais, Pague Menos, reverte a troca de material reciclado por créditos na conta de luz. Para participar, os clientes levam os resíduos de metal, papel, vidro e plástico até o posto de coleta e informam o Código de Cliente, registrado nas faturas de energia elétrica, o material é pesado e o cliente fica sabendo quanto receberá de desconto na próxima fatura.

 Segundo o vereador, o projeto iniciou em Canoas e São Leopoldo, e em breve irá funcionar em Sapucaia do Sul. Sugeriu que o posto de coleta seja instalado próximo aos residenciais construídos pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, na Vila São José.

 “Acho que o posto de coleta desse elogiável projeto tem que ser instalado perto dos residenciais, pois nestes condomínios é grande a quantidade de resíduos que podem ser reaproveitados por meio da reciclagem e impactar positivamente na redução das contas de luz de quem mais precisa”, explicou.  O projeto faz parte de um investimento de R$ 2,1 milhões e faz parte da plataforma de sustentabilidade da companhia. 

20/02/2015 - Felipe Costella fiscaliza ações no trânsito

 

Felipe Costella fiscaliza ações no trânsito

O vereador Felipe Costella(PMDB), esteve na tarde de ontem(19) fiscalizando o trabalho da Secretaria de Trânsito, que está realizando a pintura e demarcação de faixas de segurança em frente às escolas do nosso município. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Seguraça e Mobilidade  Urbana, Arno Leonhardt e a direção de trânsito. A ação ocorreu no bairro Santo Inácio.

Por 

Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

23/02/2015 - Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano

 

Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano

O vereador Rafael Figliero (PTB), participou na manhã de hoje(23) da passagem  do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), na sede da Brigada Militar em Canoas. Figliero esteve representando a presidente da Câmara, Jane Battistello(SD) no evento. Na oportunidade,  o Tenente-coronel  Rogerio Maciel da Silva, transferiu a função para o o novo comandante, Tenente-Coronel Sidenir Cardoso de Oliveira. Conforme o comandante, a missão da BM será cumprida à risca. "Estaremos sempre no apoio das ações legais e corretas, empenhando esforços no cumprimento da missão constitucional da BM, visando garantir a segurança da comunidade", destacou o novo comandante durante o discurso de posse.

Também o secretário de Segurança Pública estado, Wantuir Brasil Jacini falou da importância da BM  no planejamento eficaz para impedir o crime e, especialmente,  proteger a vida da população.  "A BM cumpre a missão permanente de proteger a vida, a liberdade e os direitos individuais dos cidadãos", ressaltou. Também participaram da cerimônia o  Comandante-Geral da Brigada Militar, Alfeu Freitas Moreira, integrantes da Forças Armandas, representantes dos poderes Legislativo e Executivo da Região e familiares.
O CPM é o órgão da Brigada Militar responsável pela coordenação das ações de polícia ostensiva na região metropolitana de Porto Alegre. Atende as cidades de Canoas, Gravataí, Viamão, alvorada, Cachoerinha, Esteio, Sapucaia do Sul, Glorinha e Nova Santa Rita. 

Por Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 7156)

Mais fotos

Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano
Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano
Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano
Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano
Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano
Câmara de Esteio participa da troca no Comando do Policiamento Metropolitano

24/02/2015 - Câmara de Esteio apoia mobilização pela conclusão da obra de duplicação da ERS-118

 

Câmara de Esteio apoia mobilização pela conclusão da obra de duplicação da ERS-118

Com a intenção de apoiar o movimento em prol da conclusão da obra de duplicação a ERS -118, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul (ACIS) e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), a Câmara de Vereadores aprovou na última semana, moção às entidades envolvidas. A iniciativa é do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). Segundo o parlamentar,  falta de manutenção nos trechos já concluídos, onde já se encontram buracos na pista e lixo no acostamento.  “Apoio essa mobilização para que possamos sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância de acelerar o andamento do projeto”, explicou o vereador. As famílias que ocupavam a área e foram removidas estão recebendo aluguel social.  Outra preocupação do vereador é que novas ocupações voltem a impedir a duplicação da ERS-118.

Recentemente os representantes destas entidades participaram de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, visando solicitar providências em relação às novas invasões que estão acontecendo ao longo da RS-118.

Por Andressa Michels - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

24/02/2015 - Comissão de Finanças: Audiência pública debate relatório das Metas Fiscais amanhã

 

Comissão de Finanças: Audiência pública debate relatório das Metas Fiscais  amanhã

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Leonardo Dahmer(PT) e Felipe Costella(PMDB), marcou para amanhã, dia 25, às 14 horas, no segundo andar do prédio do Legislativo, audiência pública com a Secretaria Municipal de Arredacação e Gestão Financeira. Na pauta estará o relatório de verificação do cumprimento das metas fiscais relativo ao terceiro quadrimestre de 2014.  A audiência, que é aberta ao público, está determinada na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Por Aline Santos - estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin (Reg prof MTb 715

26/02/2015 - Comissões: Secretária de Educação esclarece situação do Programa Mais Educação

 

Comissões: Secretária de Educação esclarece situação do Programa Mais Educação

Oficinas do programa financiado pelo governo federal ainda não começaram; atividades devem reiniciar com envio de verba
 

A Secretária Municipal de Educação e Esporte, Carla Escosteguy, acompanhada pelo assessor do programa Mais Educação, Tiago Pavinato Klein,esteve presente à reunião da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, composta pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP), realizada na tarde desta terça-feira, dia 24. O motivo da visita foi esclarecer aos parlamentares sobre o reinício do programa Mais Educação neste ano. Segundo a  secretária,  o programa não tem data para começar, uma vez que os recursos vindos do governo federal ainda não foram liberados.  Escosteguy disse, inclusive, que nenhuma escola do Brasil recebeu a verba.

Klein explicou que escolas de outras cidades que deram início às atividades do Mais Educação o fizeram, provavelmente, com recursos de 2014. Ele frisou que as três escolas de tempo integral, Alberto Pasqualini, Paulo Freire e Trindade, já iniciaram as aulas, porém, com professores remanejados da rede municipal de ensino. Foi ressaltado pelos integrantes da secretaria que a opção por não iniciar as aulas com verbas antigas se deu para que os alunos não fossem prejudicados, evitando que as aulas sejam suspensas no decorrer do ano letivo.
O programa Mais Educação foi criado em 2007 e regulamentado em 2010 pelo governo federal e visa induzir o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola. Segundo o Ministério da Educação (MEC), “as escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica”.
 
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
 

Ações do documento