Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Câmara de Esteio empossa nova Mesa Diretora para o exercício de 2016

 

A promoção de grandes debates e aproximação mais efetiva do Legislativo com a população nortearam o discurso do novo presidente da Câmara de Vereadores de Esteio para o exercício de 2016,  Marcelo Kohlrausch(PDT), durante a posse ocorrida na manhã de hoje (30), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito, Fladimir Perondi Costella. A nova Mesa  Diretora, eleita por unanimidade no dia 15 de dezembro, tem também como vice-presidente, o vereador Harri Zanoni(PSB), e Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT), como primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Na oportunidade, Kohlrausch frisou que pretende realizar um trabalho, com apoio de todos os vereadores,  centrado na construção de propostas que possam representar ganhos para  a comunidade. "Assumo esta responsabilidade juntamente com a mesa diretora, com a certeza que o caminho trilhado me proporciona condições de fazermos juntos um ótimo trabalho frente ao legislativo", afirma. Sobre o tratamento em relação ao Executivo, Kohlrausch garante harmonia. "Não temos a pretensão de pautar do Executivo, mas de discutir com profundidade os temas importantes da nossa cidade,  colaborando com assuntos extremamente relevantes, como por exemplo a questão do combate às enchentes; saúde; geração de renda;  regularização fundiária e todas as bandeiras que compõe uma sociedade justa e digna", revela.

Em seu discurso de encerramento do mandato tampão, que se iniciou em agosto deste ano, o presidente Leonardo Dahmer(PT) destacou as ações da Mesa Diretora ao longo dos últimos meses para que a Câmara voltasse a ser exemplo na região. Dahmer lembrou que o legislativo não tem gastos com diárias, verba de gabinete; que o presidente não recebe verba de representação e que o salário do vereador poderia chegar a 40% do que é pago ao deputado estadual, mas que foi resolvido, em conjunto ,fazer apenas a reposição da inflação.  "Nossa Câmara sempre foi modelo da região, o que orgulha nossa cidade. É o poder que atua entre a necessidade do povo e as possibilidades do governo", afirmou
O vice-prefeito parabenizou a nova mesa diretora e destacou: "No estado em que o nosso cenário político se encontra, quem é honesto e cumpre seu deve receber destaque, quando isso deveria ser o normal. E quanto a isso, podemos dizer que esta casa é exemplo para o Estado, exemplo por cumprir seu dever com o povo”.

 A cerimônia de posse contou com a presença dos vereadores Michele Pereira(PT), Leonardo Pascoal(PP) e Jane Battistello (SD), além do comandante do 34º BPM, José Nilo Correa Alves e representantes de diversos segmentos da sociedade.
    A Câmara de Vereadores  segue em recesso até o dia 30 de janeiro.  Durante este período, a Comissão Representativa – formada por um vereador de cada bancada -, se reúne todas as terças-feiras, às 14 horas -  para deliberar pedidos da comunidade.

 

Perfil do presidente:

Advogado, 46 anos,  casado, pai de três filhos,  Marcelo Kohlrausch, por 12 anos foi vice-presidente jurídico da ACISE,  atualmente reconduzido ao cargo,  foi  vice-presidente de assuntos políticos da mesma instituição. Conquistou o troféu mérito empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, e durante mais de oito anos foi colunista de jornal local. Em 2006 publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário Municipal de Habitação de Esteio, coordenando o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Na Câmara de Vereadores, além do trabalho propositivo que norteia seu mandato, é presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação.  Marcelo foi eleito em 2012 com 1748 votos.

Confira as Comissões Permanentes para 2016:

Justiça e Redação: Michele Pereira (presidente); Rafael Figliero; Leonardo Dahmer
Urbanização, Transporte e Habitação:Leonardo Dahmer (presidente); Ari Zanoni e Jane Battistello
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Jaime da Rosa (presidente); Beatriz Lopes e Michele Pereira
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Ari Zanoni; Felipe Costella, Jaime da Rosa
Finanças e Orçamento: Leonardo Pascoal (presidente); Felipe Costella e Jane Battistello
Educação, Cultura e Desporto: Beatriz Lopes(presidente); Rafael Figliero e Leonardo Pascoal


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156
DSC_0767.JPG
DSC_0772.JPG
DSC_0791.JPG
DSC_0784.JPG
DSC_0799.JPGDSC_0840.JPG
DSC_0824.JPG
DSC_0861.JPG
DSC_0806.JPG

Comissão Representativa: Vereador Rafael quer iluminação pública na Avenida Brasil



Preocupado com a situação de insegurança que pode gerar a falta de iluminação pública na avenida Brasil, inaugurada em 20 de dezembro, o vereador Rafael Figliero(PTB), vai encaminhar documento, ainda nesta semana ao Executivo solicitando providências para resolver o problema. O assunto foi pauta da reunião da Comissão Representativa na tarde de hoje(29) na Câmara de Vereadores. De acordo com Figliero, a administração municipal inaugurou em grande estilo, mas ainda precisa finalizar com a iluminação. "O local está muito bonito e vai beneficiar os moradores dos bairros que podem desviar do centro, evitando os engarrafamentos. Mas à noite está muito escuro e há um grande risco para quem precisa cruzar"alerta. O documento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Comissão Representativa, Leonardo Dahmer(PT), Marcelo Kohlrausch (PDT),  Harri Zanoni (PSB), Michele Pereira (PT), Jane Battistello(SD) e Leonardo Pascoal (PP).
A Comissão Representativa, que se reúne todas as terças-feiras durante o período de recesso parlamentar, é integrada por um vereador de cada bancada e tem a competência de observar para que o Legislativo continue exercendo suas prerrogativas constitucionais durante o recesso parlamentar.  A próxima reunião ocorre dia 5 de janeiro, às 14 horas, com a participação dos vereadores Harri Zanoni , Leo Dahmer (PT), Jane Battistello (SD) e do presidente Marcelo Kohlrausch. 

Confira os pedidos de hoje:


Ari Zanoni da Center (PSB) solicita a limpeza e manutenção da rede de esgoto em toda extensão da Rua da Esperança, principalmente em frente ao número 121 – Loteamento Pôr do Sol, bairro São Sebastião. Requer a limpeza, manutenção e colocação de brinquedos, na Praça localizada entre a Avenida Garcia Lorca e Rua Gilda de Abreu, bairro Parque Santo Inácio. Pede a limpeza e manutenção do canteiro central da Avenida Garcia Lorca, Parque Santo Inácio. Solicita a limpeza e a manutenção da rede de esgoto, em toda extensão da Rua Pedro dos Santos, e principalmente em frente ao número 30, bairro São José.

Rafael Figliero (PTB)
solicita a instalação de iluminação pública em toda extensão da Avenida Brasil. 

Leonardo Pascoal (PP) requer a substituição da lâmpada do poste localizado na rua Eurico Lara, em frente ao número 122, bairro Tamandaré, e o reforço na iluminação dos postes localizados na rua 24 de Agosto, entre os números 168 a 208.
Solicita a revitalização, a limpeza e o cercamento das quadras da Praça localizada ao lado da EMEI Irmã Sibila Ana Burin, bairro Novo Esteio. Pede a reposição da cobertura asfáltica sobre o buraco localizado na Avenida Padre Antônio Vieira, em frente ao número 245. Solicita a colocação de saibro em toda extensão da rua Bruno Sperb.  Requer a pintura das faixas de sinalização de trânsito, no viaduto que liga a BR-116 à cidade de Esteio.
Pede a eliminação de broca no passeio público nas ruas La Salle, em frente ao número 1.212;  Dom Pedro, em frente ao número 398;  24 de Agosto, em frente ao número 1.607.  Também solicita a limpeza e recolhimento dos entulhos localizados na Avenida Lindolfo Collor, esquina com a rua Nações Árabes, e na Rua Bento Gonçalves, em frente ao número 1.436.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Foto: Bruna Monique - estágio de Publicidade e Propaganda

Câmara empossa Mesa Diretora de 2016 amanhã (30)


Toma posse amanhã, 30, às 11 horas,  a nova Mesa Diretora para o exercício de 2016, que terá à frente no último ano da XV Legislatura,  o vereador Marcelo Kohlrausch (PDT). A cerimônia, que ocorrerá na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  será conduzida pelo atual presidente Leonardo Dahmer (PT).

Eleito por unanimidade em 15 de dezembro,  Marcelo Kohlrausch vai ter na mesa o vice-presidente Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT), como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por unanimidade.
Kohlrausch, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas destacam-se a intenção de aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, assim como zelar para que os debates envolvendo os projetos em prol da comunidade de origem do executivo ou legislativo não sejam prejudicados por motivos meramente eleitorais. "Vamos trabalhar em conjunto, centrados sempre na construção de propostas que possam representar ganhos para nossa população, conforme sempre fizemos. Também pretendemos aperfeiçoar a presença do Legislativo, institucionalmente, em diversas frentes", afirma. O novo presidente vai conduzir as sessões representativas, que ocorrem até 30 de janeiro, sempre as terça-feiras, às 14 horas, no Plenário. Confira o perfil do novo presidente e a composição das Comissões Permanentes para 2016:  


Perfil do presidente:

Advogado, 46 anos,  casado, pai de três filhos,  Marcelo Kohlrausch, por 12 anos foi vice-presidente jurídico da ACISE,  atualmente reconduzido ao cargo,  foi  vice-presidente de assuntos políticos da mesma instituição. Conquistou o troféu mérito empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, e durante mais de oito anos foi colunista de jornal local. Em 2006 publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário Municipal de Habitação de Esteio, coordenando o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Na Câmara de Vereadores, além do trabalho propositivo que norteia seu mandato, é presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação.  Marcelo foi eleito em 2012 com 1748 votos.

Confira as Comissões Permanentes para 2016:

Justiça e Redação: Michele Pereira (presidente); Rafael Figliero; Leonardo Dahmer
Urbanização, Transporte e Habitação:Leonardo Dahmer (presidente); Ari Zanoni e Jane Battistello
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Jaime da Rosa (presidente); Beatriz Lopes e Michele Pereira
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Ari Zanoni; Felipe Costella, Jaime da Rosa
Finanças e Orçamento: Leonardo Pascoal (presidente); Felipe Costella e Jane Battistello
Educação, Cultura e Desporto: Beatriz Lopes(presidente); Rafael Figliero e Leonardo Pascoal


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Inscrições para o Prêmio Paulo Freire encerram-se na quarta-feira, 30

 

Até a próxima quarta-feira, dia 30,  os interessados em participar  da 5ª edição do concurso do Prêmio Paulo Freire podem procurar a Câmara de Vereadores de Esteio das 10h às 18h30min, na rua 24 de Agosto, 535.  A iniciativa é da vereadora Beatriz Lopes(PT). O prêmio foi instituído através do Decreto Legislativo nº 382, pela ex-vereadora Daianny Costa, e visa conceder premiação às entidades governamentais, não governamentais e cidadãos que se destacarem pela atuação em educação, cultura e educação social no município de Esteio. 
O Prêmio Paulo Freire, uma parceira entre Câmara de Vereadores,  Secretaria de Educação e Esporte e secretaria de Arte e Cultura,   tem como objetivo disseminar avanços do conhecimento e da prática social nas áreas de educação, da cultura popular e da educação social; divulgar projetos que sirvam de referência para outras iniciativas; oportunizar a troca de experiências que instrumentalizem a educação, cultura popular e a educação social. O regulamento e demais informações podem ser acessadas neste endereçowww.esteio.rs.leg.br através do link Prêmio Paulo Freire. Também é possível apresentar sugestões na página da internet, que serão avaliadas pela Comissão Organizadora.


Por Terezinha Bobsin  reg prof MTb/RS 7156

Ponte sobre o Arroio Sapucaia recebe nome do ex-prefeito Enéas Teredo Buscari


A Câmara de Vereadores aprovou ontem(22), em sessão extraordinária sem remuneração, o projeto que dá nome à ponte sobre o Arroio Sapucaia, na divisa de Esteio e Canoas, de ex-prefeito Enéas Teredo Buscari,  falecido em 2014. A iniciativa é do vereador Rafael Figliero(PTB). "A intenção é de homenagear a um dos  grande líderes do município", disse.

Buscari foi prefeito entre os anos 1983 e 1988, assumindo também o cargo de vereador por mais de uma legislatura. "É uma homenagem póstuma a este cidadão, que prestou relevantes serviços à nossa comunidade", destaca.

 

Rafael Figliero.jpg

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Câmara derruba veto ao projeto que institui Programa de Redução Gradativa Veículos de Tração Animal

A maioria dos vereadores derrubou na sessão extraordinária de ontem (22), sem remuneraçãoo veto total do Executivo ao projeto de lei,  de iniciativa do vereador Leonardo Pascoal (PP), que institui o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal. Conforme a matéria, dentro de até seis anos deverão ser realizadas ações de substituição dos veículos e/ou reinserção dos condutores e suas famílias em outras atividades produtivas. Após este período, a circulação será proibida em definitivo na cidade. De acordo com o vereador, “a utilização desses veículos, em pleno século 21, vai na contramão dos avanços obtidos em políticas de bem-estar animal implantadas em todo o mundo”. Ele destaca também que, além de prejudicar a mobilidade do município, tornando o trânsito mais lento e perigoso, nesses veículos, muitas vezes, os animais passam o dia todo sem se alimentar corretamente.

Além da causa animal, Pascoal ainda lembra que muitas pessoas utilizam os veículos em sua atividade profissional, transportando os resíduos recolhidos na cidade. “Há, portanto, um componente social e econômico que deve ser levado em consideração”, afirma. Nesse sentido, explica que a proposta não é uma proibição imediata dos veículos, mas a criação de um programa que permita, por meio de políticas públicas, que os condutores substituam seus meios de transporte ou sejam capacitados para atuar em outras atividades.

"Dedico esta vitória histórica a todos os protetores da cidade que sempre acreditaram, apoiaram e participaram da construção desta proposta. Como disse várias vezes, este projeto visa fazer nossa cidade avançar nas políticas de bem estar animal, dar melhores condições aos atuais condutores e suas famílias e melhorar a nossa vida em sociedade", explica.

A matéria aprovada segue para promulgação do Executivo, que tem 48 horas para fazê-lo, após o recebimento do veto rejeitado. Caso o prefeito não sancione, o presidente da Câmara terá o mesmo prazo para tornar lei a proposta. 

Foto Divulgação.jpg

por Terezinha Bobsin - reg proff MTb/RS 7156

Vereador Marcelo alerta sobre segurança durante operação golfinho



A Operação Golfinho,deflagrada pelo Comando Brigada Militar do Estado, pode reduzir, dramaticamente, o efetivo de pessoal e viaturas do município de Esteio. O alerta partiu do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Kohlrausch (PDT), que durante a Sessão Representativa realizada na tarde de hoje (22), obteve a aprovação por unanimidade do requerimento que questiona o possível remanejo de policias e viaturas locais para o litoral.

Kohlrausch reivindica ainda, que o Executivo Municipal, Poder Legislativo e demais instituições do município unam-se e busquem junto ao Estado meios de reduzir os impactos gerados pelo remanejo.  Nessa linha, o vereador vai sugerir que à Secretaria Municipal de Segurança intensifique a presença dos guardas municipais junto às vias da cidade, inclusive nos bairros. "Normalmente o governo prioriza a área central, mas o comércio nos bairros está potente, no entanto, isto atrai delinquentes", alerta.

Marcelo .jpg

Vereadores denunciam possíveis irregularidades em pagamentos a servidor do município ao MP

 


Indícios de pagamentos indevidos a servidor da Administração Municipal de Esteio levaram a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores, integrada pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Jane Battistello (SD) e Felipe Costella (PMDB), a recorrer ao Ministério Público Estadual. No documento entregue ao MP na última quarta-feira, 16, estão sendo denunciados pagamentos de adicionais supostamente indevidos, como adicional de insalubridade e gratificação salarial.
De acordo com a Comissão, os valores pagos estão em desacordo com o previsto no Estatuto dos Servidores Públicos e na legislação municipal vigente. No relatório, os vereadores pedem a investigação das irregularidades nos pagamentos, no desvio de função, bem como solicitam, caso comprovada a denúncia, de abertura de ação civil pública com pedido de liminar suspendendo os pagamentos indevidos. Também pedem o ressarcimento dos eventuais danos aos cofres públicos, bem como a responsabilização administrativa dos responsáveis. O documento contém diversos documentos anexos, fruto de um trabalho investigativo da Comissão.
Foto Divulgação.jpgJane BattistelloFelipe.jpg
Por  Terezinha Bobsin
Reg prof MTb 7156

Nas sextas-feiras, o horário de atendimento será até às 14 horas durante período de recesso

 

Durante o período de recesso parlamentar, que se iniciou no último dia 16 e encerra em 30 de janeiro, a Câmara de Vereadores estará atendendo as sextas-feiras, em horário diferenciado. Nestes dias, o legislativo estará atendendo das 8 às 14 horas. A medida, de acordo com o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer PT), segue o expediente da prefeitura. 

 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Leo Dahmer prestigia lançamento do livro do escritor Luiz Duarte

 

O presidente da Câmara, Vereador Leonardo Dahmer(PT), prestigiou no final da tarde de hoje, 17, no saguão do Legislativo, a cerimônia de lançamento do livro do ex-vereador e escritor Luiz Duarte. Intitulada "Assim é minha vida entre paixões e poesia", a obra é uma registro único sobre a vida social e política de Esteio a partir de um olhar romântico do autor.  É uma coletânea de poemas, trovas, canções escritas ao longo dos últimos 30 anos de atuação política de Duarte. Para o jornalista Rodrigo Prux, Duarte revela neste livro o seu lado artístico contando sua vida na comunidade e se suas andanças pelo mundo sob a escrita lírica e autobiográfica. "Esta obra também traz recordações de Duarte  nas passagens por Esteio, Arambaré e outras cidades, as lembranças  de amores antigos e causos políticos". O livro estará à disposição amanhã, 18, à tarde, na feira do produtor, na avenida do Carnaval, e, em janeiro no vida Bella Shopping, no Centro de Esteio. Duarte pretende lançar a obra na Feira do Livro em 2016.


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Michele Pereira: Multas de pichações podem ser revertidas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

A Câmara de vereadores de Esteio aprovou na última terça-feira(15), a proposta de iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT), alterando a lei que proíbe os estabelecimentos comerciais e pessoas físicas ou jurídicas a vender "spray" para menores de 18 anos. A ideia, segundo a proponente, é que na lei 4.293/2007, que estabelece sanções aos pichadores,  seja incluído que o montante obtido com a cobrança de multas seja repassado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ((FMDCA). A medida, conforme Michele, visa fortalecer o aporte de recursos ao fundo para promoção de campanhas educativas e de divulgação dos dispositivos da lei, objetivando minimizar as ocorrências de pichação na cidade. A proposta aprovada segue para o Executivo.

 

FOTO MICHELE.jpg

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb /RS 7156

Câmara recebe honraria da Escola Jardim Planalto



A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu na tarde de hoje(16), o certificado de honra ao mérito da  Escola Estadual de Ensino Médio Jardim Planalto pela participação e apoio ao  desenvolvimento da instituição no município. A entrega foi feita ao  1º secretário da Mesa Diretora, vereador Leonardo Pascoal(PP), pelo atual diretor da instituição de ensino, Claudio Goetz, na Câmara de Vereadores. 

Na oportunidade, Pascoal salientou que vem acompanhando e participando,  nos últimos anos, da trajetória de crescimento da escola na área da investigação científica, tornando-se uma das referências no estado. "Parabéns ao  diretor Claudio Goetz e a toda comunidade escolar pelo êxito do trabalho desenvolvido", disse.


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Moradores da Vila Guterres recebem matriculas de terrenos



O presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), participou ontem (15), da entrega das matrículas dos lotes cadastrados no processo de regularização fundiária da comunidade da Vila Guterres,  pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh). O próximo passo, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Joceane Gasparetto,  será a entrega de documentos da Associação de Moradores. Conforme a secretária, as escrituras serão disponibilizadas após a entrega. 

Ao todo, são 44 famílias que terão seus lotes regularizados, localizados nas ruas Mário Quintana, B e C, da Vila Guterres. A ação viabiliza e prevê, também, o saneamento e pavimentação destas vias. "Com a finalização do processo, os proprietário das áreas terão a escritura definitiva dos lotes e, depois de um tempo a ser definido, poderão, inclusive, negociar, legalmente, as áreas", explica a secretária.

Dahmer parabenizou o presidente da Associação de Moradores, Nelson Coelho e os moradores da Guterres pelo o esforço durante o processo de regularização. "Além da Vila Guterres, estamos acompanhando a regularização fundiária Navegantes, Vila Bom Jesus, Vila Nova e Praça Acre, no Parque Amador", falou.

A prefeitura já está em processo de disponibilização de 1.550 lotes para regularização, beneficiando cerca de 5 mil pessoas. Para dar andamento aos processos, a Administração Municipal captou, via PAC 2, mais de R$ 40 milhões.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Harri Zanoni participa da posse da nova delegada de Esteio

 

O vereador e 2º secretário da Câmara, Harri Zanoni (PSB), participou na manhã de ontem(15) da solenidade de posse da nova delegada de polícia de Esteio, Marina Goltz. O evento ocorreu na Associação Comercial Industrial e de Serviços de Esteio (Acise). A nova delegada de Esteio, Marina Goltz,  que substitui o delegado Leonel Baldasso, que assume outras funções na Polícia Civil, garantiu muito empenho e disposição. “Tentarei realizar o melhor trabalho possível, pois tenho um carinho especial por esta cidade, que soube me acolher muito bem quando passei aqui pela primeira vez. A delegacia estará sempre a disposição da comunidade esteiense”, disse. Marina já havia comandado o Posto de Atendimento à Mulher em Esteio. 

Estavam presentes no evento, o prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice-prefeito de Esteio, Fladimir Perondi Costella (Costelinha), e o secretário estadual de Turismo, Lazer e Esporte, Juvir Costella e o delegado da 2º Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Fernando Soares, além de integrantes do Executivo.

 

Por Terezinha Bobin Reg prof MTb 7156

Marcelo Kohlrausch vai conduzir o Legislativo em 2016


Novo presidente pretende aproximar ainda mais a relação entre Legislativo e Executivo em prol da comunidade

O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT) vai conduzir o Legislativo esteiese em 2016. Eleito por unanimidade, na noite de hoje (15), Marcelo vai ter na Mesa Diretora o vice-presidente Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT), como 1º e 2º secretários, respectivamente, também eleitos por unanimidade. Kohlrausch, que é atualmente o vice-presidente da Câmara, explica que entre suas metas destaca-se a intenção de aproximar ainda mais o Poder Legislativo da população, assim como zelar para que os debates envolvendo os projetos em prol da comunidade de origem do executivo ou legislativo não sejam prejudicados por motivos meramente eleitorais. "Vamos trabalhar em conjunto, centrados sempre na construção de propostas que possam representar ganhos para nossa população, conforme sempre fizemos. Também pretendemos aperfeiçoar a presença do Legislativo, institucionalmente, em diversas frentes", afirma.
Durante a sessão, ainda, foram eleitos os líderes de bancada; formadas as comissões permanentes, além de eleita a Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia amanhã(16) e encerra em 30 de janeiro.  A posse da nova Mesa Diretora ocorre no dia 30,  na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, com horário ainda a ser definido.

Perfil do presidente:

Advogado, 46 anos,  casado, pai de três filhos,  Marcelo Kohlrausch, por 12 anos foi vice-presidente jurídico da ACISE,  atualmente reconduzido ao cargo,  foi  vice-presidente de assuntos políticos da mesma instituição. Conquistou o troféu mérito empresarial, presidiu o Conselho de Segurança Pública, e durante mais de oito anos foi colunista de jornal local. Em 2006 publicou o Manual sobre Legislação Eleitoral. Entre 2009 a 2012, foi Secretário Municipal de Habitação de Esteio, coordenando o maior projeto habitacional da história da cidade realizando o sonho da casa própria de mais de mil famílias. Na Câmara de Vereadores, além do trabalho propositivo que norteia seu mandato, é presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação.  Marcelo foi eleito em 2012 com 1748 votos.

Confira as Comissões Permanentes para 2016:

Justiça e Redação: Michele Pereira (presidente); Rafael Figliero; Leonardo Dahmer
Urbanização, Transporte e Habitação:Leonardo Dahmer (presidente); Ari Zanoni e Jane Battistello
Saúde, Meio ambiente e Assistência Social: Jaime da Rosa (presidente); Beatriz Lopes e Michele Pereira
Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos: Ari Zanoni; Felipe Costella, Jaime da Rosa
Finanças e Orçamento: Leonardo Pascoal (presidente); Felipe Costella e Jane Battistello
Educação, Cultura e Desporto: Beatriz Lopes(presidente); Rafael Figliero e Leonardo Pascoal


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Alteração na lei do parcelamento do solo é debatida na Câmara de Vereadores


 Mudanças no Plano Diretor afetaram os loteamentos, especificamente o Loteamento Industrial que está em desenvolvimento atrás do Parque Assis Brasil. 

 

A alteração na lei que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano no município (Lei 1260/85) foi tema de reunião na tarde de hoje(15), no Plenário, a pedido da  Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (SD). A atividade  contou com presença de representantes do governo municipal, do Conselho do Meio Ambiente, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Comercial Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE), além dos vereadores Rafael Figliero (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT), Bia Lopes (PT), Leonardo Pascoal (PP) e o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT). O projeto,conforme mensagem do Executivo, visa qualificar a implantação de loteamentos industriais na cidade. A proposta chegou à Câmara em 4 de dezembro. 

Durante a reunião, comandada pelo presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch,  o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável, José Luiz Daudt, que está à frente do Loteamento Industrial, construído atrás do Parque de Exposições Assis Brasil,   dissse que o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), fez  um mapeamento das áreas inundáveis da bacia do Rio dos Sinos, incluindo a mancha em Esteio. Também falou que, na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), há em andamento, uma análise sobre o mesmo tema e que o prefeito pediu ao governador do Estado, José Ivo Sartori, pressa na conclusão da pesquisa.

Com o mapa das áreas inundáveis do Comitesinos, aprovado em novembro, a partir de agora todas as legislações municipais (principalmente os Planos Diretores), os licenciamentos das prefeituras e do Estado terão que se adequar ao mapeamento. Na prática, o objetivo é barrar novos empreendimentos imobiliários (muitas vezes até com recursos públicos) que coloquem pessoas e empresas dentro de áreas de inundação, mesmo os que preveem obras de aterramento ou de contenção que possam aumentar o avanço das enchentes em outros pontos da Bacia.

Na oportunidade, a vereadora Michele, sugeriu que uma nova reunião seja realizada, após o recesso, com os conselhos e  vereadores. “Temos  informações importantes, mas sem os pareceres técnicos não podemos nos aprofundar no debate”, comentou.

Também o vereador Leonardo Pascoal destacou que um tema desta complexidade merece um debate amplo e público. "Não pode ocorrer às pressas no fim de ano", disse.

De acordo com o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, somente depois dos resultados os vereadores poderão debater sobre o assunto e decidir sobre o tema. "É necessário que os estudos hidrológicos sejam feitos para avaliarmos os impactos de construções no local, que serve de drenagem natural em dias de grandes precipitações", avaliou. Kohlrausch garantiu que novas reuniões sobre desenvolvimento, combate às enchentes e proteção ambiental, serão realizadas no próximo ano, após o recesso parlamentar, que se inicia amanhã(16). 


Por Andressa Michels - estágio Jornalismo

Edição:Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Saúde: vereadores tratam de falta de ginecologista no Jd. Planalto

 

Vereadores se reuniram com representantes de Secretaria; na ocasião, falta de especialista em UBS foi um dos assuntos tratados

 

Durante a tarde desta terça, dia 15, Comissão de Saúde – composta pelos vereadores Jaime da Rosa (presidente – PSB), Beatriz Lopes (secretária – PT) e Michele Pereira (PT) – se reuniu com representantes de Secretaria Municipal de Saúde. Entre os assuntos tratados estava a falta de médico ginecologista na UBS Jardim Planalto. A reunião foi solicitada por meio de ofício aprovado na sessão da Câmara do dia 8. Estiveram presentes Gilson Menezes e Clóvis Schmitz, representando a pasta. 

Menezes explicou que UBS é uma equipe de saúde da família – que estão inseridas na Estratégia de Saúde da Família, programa desenvolvido em parceria com o governo federal – as quais não contam com ginecologistas. Além disso, a rede municipal de saúde não conta com nenhum profissional da área disponível no momento. “Equipe de Saúde da Família não prevê ter gineco[logista]. Mas, se nós tivéssemos na rede, poderia. O problema que não tem na rede, profissional gineco[logista]”, declarou..

Outra possibilidade seria a contratação de especialista aprovado em concurso público. Porém, segundo Menezes, a Fundação São Camilo - responsável por pagamento da maior parte dos profissionais médicos que compõem as equipes de atenção básica - não pode contratar no momento, devido a excesso de gastos com folha de pagamento.

O representante da Secretaria de Saúde relatou que o departamento jurídico do Poder Executivo está verificando a possibilidade de ser transferida para Prefeitura a responsabilidade de pagar a maior parte das equipes de atenção básica. Por fim, Menezes esclareceu que, em casos onde a intervenção de um especialista seja necessária, pacientes podem ser encaminhadas para outras UBS’s.

Toldos em postos de saúde.

Outro assunto tratado foi a falta de coberturas para proteger usuários das UBS das chuvas e do sol forte. O vereador Jaime lembrou que reivindicação foi feita durante reunião realizada na época em que a atual secretária municipal de Saúde, Ana Paula Macedo Goularte, assumiu o cargo. “Ela disse que já tinha o ok do prefeito Gilmar, para fazer que acontecesse esses toldos em todos os postos de saúde, para que as pessoas não ficassem no relento”, afirmou.

Menezes disse que última informação que tem sobre o caso é que toldos não vão poder ser construídos, devido a corte nos gastos. Schimitz afirmou que vai enviar informação sobre o caso por escrito para a comissão. Ele também disse que vai remeter cópia de contratos de aluguéis de prédios da Secretaria de Saúde, que haviam sido pedidas no ofício que deu origem à reunião. 

Por Gustavo Santos  Reg Prof MTB/MG 14986

Comissão de Justiça libera projeto de auxilio financeiro às escolas comunitárias

 

A Comissão de Justiça, integrada pelos vereadores Michele Pereira (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Rafael Figliero (PTB), liberou  hoje(15), à tarde, para votação em Plenário projetos que tratam de recursos destinados às escolas comunitárias de educação infantil do município. Entre as entidades beneficiadas estão a Escola de Educação Infantil Criança Esperança; Novo Lar Sestilia Anna Toniollo; Instituição Educacional e Beneficente Assembleia de Deus e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A ideia, de acordo com a presidente da Comissão, Michele Pereira, é acelerar o trâmite dos projetos para votação em regime de urgência, já que as entidades  dependem deste recurso para dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto às comunidades mais necessitadas. As escolas comunitárias, por exemplo, deverão fazer convênio com o município de repasse mensal durante o ano que vem o  equivalente a R$ 363,68 por criança matriculada em creche integral e R$ 216,12, por criança matriculada em creche parcial. Além disso, de acordo com o convênio, o município vai repassar às entidades educacionais, gêneros alimentícios necessários à satisfatória alimentação escolar.

Já o convênio com a Apae, que faz o atendimento educacional especializado de crianças e adolescentes com necessidades especiais, terá o repasse mensal de R$ 332,50 por aluno efetivamente atendido, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao convênio. As matérias devem entrar em votação, em regime de urgência, na sessão de hoje(15), à noite. O secretário de Obras Viárias, José Luiz da Silva participou do ato de liberação das matérias.

 

Por Terezinha Bobsin Ref Prof MTB/RS 7156

Comissão de Justiça libera projeto de auxilio financeiro às escolas comunitárias

A Comissão de Justiça, integrada pelos vereadores Michele Pereira (PT), Marcelo Kohlrausch (PDT) e Rafael Figliero (PTB), liberou para votação em Plenário hoje(15), à tarde,  projetos que tratam de recursos destinados às escolas comunitárias de educação infantil do município. Entre as entidades beneficiadas estão a Escola de Educação Infantil Criança Esperança; Novo Lar Sestilia Anna Toniollo; Instituição Educacional e Beneficente Assembleia de Deus e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A ideia, de acordo com a presidente da Comissão, Michele Pereira, é acelerar o trâmite dos projetos para votação em regime de urgência, já que as entidades  dependem deste recurso para dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto às comunidades mais necessitada. As escolas comunitárias, por exemplo, deverão fazer convênio com o município de repasse mensal durante o ano que vem o  equivalente a R$ 363,68 por criança matriculada em creche integral e R$ 216,12, por criança matriculada em creche parcial. Além disso, de acordo com o convênio, o município vai repassar às entidades educacionais, gêneros alimentícios necessários à satisfatória alimentação escolar.

Já o convênio com a Apae, que faz o atendimento educacional especializado de crianças e adolescentes com necessidades especiais, terá o repasse mensal de R$ 332,50 por aluno efetivamente atendido, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao convênio. As matérias devem entrar em votação, em regime de urgência, na sessão de hoje(15), à noite. 

 

Por Terezinha Bobsin

Ref Prof MTB/RS 7156

Câmara de Esteio elege mesa diretora para gestão de 2016 hoje

 


A Câmara de Vereadores de Esteio elege hoje, 15, a partir das 18 horas, a nova Mesa Diretora para a gestão de 2016. A votação é aberta, cargo a cargo para presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários,  com a presença da maioria absoluta dos vereadores e chamada nominal em ordem alfabética, conforme determina o Regimento Interno da Câmara. A obtenção do resultado é por maioria simples de votos.  Conforme o presidente, Leonardo Dahmer (PT), haverá eleição, ainda, das Comissões Permanentes (temáticas); dos lideres de bancadas, além da composição da Comissão Representativa para o período de recesso, que se inicia hoje(15) e encerra em 30 de janeiro, com horário a ser definido depois da votação. 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Ações do documento