Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Câmara vai comemorar 50 anos da Apae em Esteio

 

Anteprojeto aprovado na última terça propõe homenagem a entidade filantrópica que orienta e presta serviços a pessoas portadoras de deficiência

 

A Câmara Municipal vai homenagear os 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Esteio). É o que define o anteprojeto de resolução de autoria do vereador Felipe Costella (PMDB), aprovado em plenário na noite de terça, dia 22, durante a sessão semanal. A instituição vai receber a honraria em data a ser definida pela Mesa Diretora.

“Todos nós conhecemos o trabalho sério, de amor e dedicação, que esta entidade realiza”, declarou Costella, na justificativa que foi anexada ao documento validado pelos parlamentares municipais. O membro da bancada do PMDB no Legislativo disse ainda que considera uma honra propor e realizar a solenidade.

A Apae-Esteio está presente na cidade desde 21 de abril de 1966. Foi fundada por grupo liderado pela professora Eva Karnal Johann com o objetivo de apoiar e prestar serviços às pessoas com deficiência e suas famílias. Atualmente é presidida por Afonso Tochetto.

 

Felipe Costella

 

 Por Gustavo Santos - Reg.Prof. MTb/MG 14986

 

Marcelo Kohlrausch pede urgência na manutenção da rede de esgoto da Avenida Porto Alegre

 

 

 O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), solicitou que o Executivo realize com urgência a manutenção da rede de esgoto na Avenida Porto Alegre, número 1345, no bairro Jardim Planalto. Conforme explicou o parlamentar, na escadaria onde está ocorrendo a erosão do solo, devido à chuva, a quebra de um cano acelerou o processo de desmoronamento da terra junto ao muro do imóvel, situado na parte lateral da área. “Os moradores temem que a própria escada possa ceder e causar sérios acidentes”, disse. Marcelo explicou ainda que, o problema também está prejudicando a qualidade de vida na região, pois o esgoto a céu aberto exala odor insuportável.  O pedido foi apresentado e aprovado ontem (22), na sessão na Câmara de Vereadores.

Por Andressa Michels - estágio Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

 

Marcelo .jpg

 


Michele Pereira sugere utilização de copos de papel ecologicamente corretos



 A vereadora Michele Pereira (PT), buscando contribuir com o meio ambiente, solicitou, na sessão de ontem (22), que a Mesa Diretora do Legislativo possibilite a substituição dos copos descartáveis utilizados na Câmara de Vereador,  pelos copos de papel ecologicamente corretos, o eco copo. Segundo ela, o recipientes é  uma espécie de envelope e já existe em países asiáticos há, pelo menos 10 anos, e agora, também fabricado no Brasil. A proposta da vereadora é diminuir a quantidade de resíduos produzidos, ocupando menos espaço para armazenamento e transporte, e desta forma diminuir os gases poluentes emitidos, já que menos viagens seriam necessárias.
 Os produtos são feitos com papel de fibras virgens de reflorestamento, não possuem corantes e podem ser utilizados mais de uma vez. O copo ecológico é feito de papel, fácil de usar, e quando descartado não deixa resíduos tóxicos na natureza. O produto se degrada em até 18 meses.

Na ocasião, ela sugeriu também que seja elaborada uma campanha de divulgação, com o objetivo de orientar a correta utilização do eco copo, e também sobre as vantagens em relação ao meio ambiente.  “Com essa ação contribuímos para implantar uma nova cultura e um novo comportamento sustentável, servindo de exemplo para os demais órgãos públicos do nosso município”, disse.

Michele Pereira


Por Andressa Michels - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb 7156


Comissão de Educação discute quadro de funcionários e estrutura das escolas estaduais


 

Na tarde desta terça-feira, 22, os vereadores integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Bia Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP) se reuniram com a representante de Recursos Humanos da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivana Santos Barbosa Gil. O encontro teve como propósito compreender a situação da infraestrutura das escolas estaduais em Esteio e o quadro de funcionários. De acordo com a vereadora Bia, que preside a comissão, a comunidade vem fazendo questionamentos aos gabinetes em relação a estes assuntos.

Os vereadores também trouxeram demandas sobre a situação de funcionários concursados que viriam a assumir postos, além de contratos emergenciais. De acordo com Ivana, Esteio foi um dos primeiros municípios a ser contemplado com o fechamento de todo o quadro de professores, “quase completo em todas as escolas”. A funcionária ressaltou que falta apenas um professor de Fundamentação e Logística na Escola Municipal Bernardo Vieira de Melo. Contudo, devem ser feitos ajustes com outros professores, “conseguindo contemplar essa situação”, argumentou. 

Ainda de acordo com a funcionária, alguns setores, apesar de já contarem com empregados em atuação, precisariam de mais funcionários devido a sobrecarga nas funções. Como exemplo, citou o caso da biblioteca do Colégio Estadual Augusto Meyer, que necessita de um profissional de 20h, além de empregado para atuar na Orientação e Supervisão da Escola Bairro do Parque.

Em relação à infraestrutura, Ivana informou que as escolas Augusto Meyer e Jardim Planalto devem receber verbas em breve para obras. Já a escola Santo Antonio Maria Claret está em fase de conclusão das reformas.  Participaram da reunião a secretária de Educação, Carla Escosteguy e a integrante da secretaria, Grasiela Maciel.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha bobsin reg prof MTb/RS 7156

 

Comissão de Urbanização debate remoção e destino de 18 residências na Vila Navegantes


Moradores querem garantias na continuidade do pagamento do Aluguel Social. Novo encontro será realizado na próxima terça-feira, 29, às 16 horas, na Câmara

Moradores à volta das ruas David Canabarro e Rio Grande, na Vila Navegantes, preocupados com a situação de remoção de 18 residências às margens do Arroio Sapucaia, resultado da obra de alargamento do arroio, que está sendo realizado pela prefeitura de Esteio, se reuniram hoje(22), à tarde com a Comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores, integrada por Leonardo Dahmer(PT) e Harri Zanoni(PSB).  Segundo o morador Marco Coelho, a comunidade foi mal informada sobre a mudança, "o que gerou muitas dúvidas para onde seremos acomodados", argumentou. Marco disse que é preciso garantias de que, usando o Programa Aluguel Social, em conformidade com a lei 5.884/14, os moradores não sejam surpreendidos no pagamento do aluguel. "Vamos sair do que é nosso e  não sabemos que destino teremos", afirmou. Coelho também relatou sobre a insegurança das famílias afetadas, especialmente no que diz respeito a busca de fiadores para inscrição no programa.
O presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, alertou que está em tramitação na Câmara a alteração na lei que instituiu o Programa Aluguel Social. O novo texto visa assegurar ao núcleo familiar beneficiado a permanência no programa pelo prazo de um mês e até o máximo um ano, devendo ser renovado, caso haja necessidade, até a entrega da moradia definitiva.  Sobre a situação dos avalistas, o presidente afirmou a importância do executivo chamar as imobiliárias credenciadas para negociar. Dahmer ressaltou que é preciso que a Secretaria Municipal de Habitação esclareça como serão os critérios para a remoção e recolocação destas famílias.
Um novo encontro, desta vez com a equipe da Secretaria de Habitação, moradores e a Comissão, está marcado para a próxima terça-feira, 29, às 16 horas, no prédio da Câmara de Vereadores, para o detalhamento das ações no bairro. Participou também da reunião, o vereador Jaime da Rosa (PSB). 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Vereadores participa de posse da nova diretoria da Acise

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Kohlrausch(PDT), além dos vereadores Rafael Filgileiro (PTB) e Leonardo Pascoal(PP), participaram da cerimônia de posse festiva da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), na última sexta-feira, 17, no Sunset.  Longuinho Muzikant, eleito em dezembro do ano passado, estará a frente da entidade até dezembro de 2017.  Na oportunidade, Muzikant falou sobre a intenção de formar uma diretora unidade em prol do desenvolvimento da cidade, especialmente em propostas que possam amparar os associados

Comissões de Justiça e Finanças liberam projeto para votação


 
A proposta de reclassificação de cargo de atendente de biblioteca - ao todo quatro - foi liberada para a pauta de votação na tarde de hoje(22), pelas comissões de Justiça e de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB), Leonardo Dahmer(PT), Leonardo Pascoal(PP), Felipe Costella(PMDB) e Jane Battistello(SD), respectivamente. Trata-se de projeto que pretende valorizar os servidores ocupantes do cargo, que terão o salário reajustado para R$ 1.226,00. Conforme o presidente da Comissão de Finanças, Leonardo Pascoal, a matéria vem acompanhada da estimativa de impacto orçamentário assinada pelo Executivo e com a adequação compatível com o Plano Plurianual. Também a presidente da Comissão de Justiça, Michele Pereira, disse não ter encontrado impedimento na matéria.  O pedido de liberação, após análise das duas comissões, vem dos  funcionários lotados na Biblioteca Rui Barbosa, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A proposta vai entrar na pauta da sessão de hoje(22), à noite.

DSCF2656.JPG

 

 Por Terezinha Bobsin  - Reg prof MTb 7156

Foto: Gustavo Santos e Terezinha Bobsin

Figliero pede melhoria na sinalização nas vias públicas em obras da Corsan

 

 Na última terça-feira, 15, o vereador Rafael Figliero (PTB), solicitou, através de um requerimento, que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), realize uma sinalização mais eficiente nos locais onde estão havendo intervenções nas vias públicas. Segundo ele, as obras realizadas algumas ruas no centro da cidade estão causando problemas, como por exemplo, risco de acidentes, devido a falta de sinalização mais eficaz. O documento foi aprovado pelo Plenário e encaminhado à empresa.


Rafael Figliero.jpg


Por Andressa Micheles -  estágio Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

Senadora Ana Amélia destina R$ 200 mil ao Hospital São Camilo


Entrega simbólica do documento foi realizada na manhã de hoje (18). Pedido foi do vereador Leonardo Pascoal (PP)

 
Após evento em Esteio com líderes partidários do PP, na manhã desta sexta-feira(18), a senadora Ana Amélia Lemos,  na companhia do vereador esteiense Leonardo Pascoal (PP), visitou o Hospital São Camilo. Em reunião com diretores da Fundação, Ana Amélia anunciou  o repasse de  R$ 200 mil para a compra de equipamentos hospitalares. O repasse foi possível em função de  emenda parlamentar junto ao Fundo Nacional de Saúde, atendendo o pedido do vereador Pascoal em abril de 2015.
Na ocasião, o vereador solicitou à senadora que destinasse recursos para investimentos na casa de saúde. Em sua passagem pela instituição, a senadora destacou as adversidades pelas quais passam os hospitais e clínicas do país e afirmou que seguirá atenta às necessidades da área da saúde. “Este dinheiro é do povo e deve ser encaminhado em benefício da população”, explicou.
Para o vereador Leonardo Pascoal, os recursos chegam ao hospital em um momento importante. Ele também destacou que todos os esforços possíveis para auxiliar a gestão serão feitos. “O hospital é um dos maiores patrimônios dos esteienses e possui uma história muito bonita. Nos colocamos à disposição por compreender que ele é de todos”, disse.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin
Reg prof MTB/RS 7156

Marcelo Kohlrausch pede melhor sinalização nas obras da Avenida Presidente Vargas


 A falta de sinalização adequada nas obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas, levou o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PDT), a solicitar providências junto ao Executivo, com apoio do Plenário, na última terça-feira, 15. Conforme o vereador, em função das obras, muitas ruas que estão bloqueadas, causando problemas de mobilidade na cidade.  Na oportunidade, o parlamentar solicitou que a empresa contratada seja notificada para que providencie meios de comunicar os serviços que estão sendo executados na malha viária do município. “Os motoristas de lotação ou condutores de automóveis executam manobras drásticas e arriscadas em razão da falta de sinalização adequada”, disse. O documento foi aprovado e encaminhado ao Executivo Municipal.

Marcelo .jpg

Por Andressa Michels - estágio Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Foto: prefeitura de Esteio

 

Câmara vai homenagear os 100 anos do Banco do Brasil no RS

 

Os 100 anos do Banco do Brasil no RS serão comemorados na Câmara de Vereadores de Esteio. A solenidade durante o Grande Expediente Especial, será realizada no próximo dia 29 de março, a partir das 18 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. 

A inciativa é da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PDT), Harri Zanoni(PSB), Rafael Figliero(PTB) e Beatriz Lopes(PT), além do vereador Leonardo Pascoal. 

A primeira agência do Banco do Brasil no estado foi inaugurada em 1° de março de 1916, em Porto Alegre, que ficava na esquina da Sete de Setembro com General Câmara. Atualmente, a instituição celebra a data com 379 agências e cerca de 2 milhões de clientes no Estado, além de escritórios da rede e mais de 5.700 funcionários. Em Esteio, a agência localiza-se na Padre Felipe, 30, no Centro.  Em 2015, o banco completou 207 anos no país, sendo considerado o maior banco da América Latina.

 

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Foto: Jefferson Bottega

 

Loteamento Industrial em Esteio é tema de debate na Câmara de Vereadores

 

Matéria será discutida em nova reunião com a presença do Comitesinos


O projeto de lei que trata do loteamento industrial, quando executado pelo  Executivo Municipal, foi tema de debate na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (SD), na tarde de ontem(16), no Plenário.  Do encontro participaram também os vereadores Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB), Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Pascoal (PP), Bia Lopes (PT), o presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), além de representantes do Executivo Municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE), Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), entre outros.

A proposição, segundo o Executivo, visa qualificar a implantação de loteamentos industriais na cidade.   Entretanto, a liberação da área, de três hectares, localizada atrás do Parque de Exposições Assis Brasil,  esbarra na nova legislação aprovada em novembro de 2015,  através do  mapa das áreas inundáveis do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos). Na nova regra, todas as legislações municipais (principalmente os Planos Diretores), os licenciamentos das prefeituras e do Estado terão que se adequar ao mapeamento. Na prática, o objetivo do Comitesinos é barrar novos empreendimentos imobiliários (muitas vezes até com recursos públicos) que coloquem pessoas e empresas dentro de áreas de inundação, mesmo os que preveem obras de aterramento ou de contenção, que possam aumentar o avanço das enchentes em outros pontos da bacia.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Leo Dahmer, a matéria, que havia tramitado no final do ano passado e foi retirada pelo Executivo, voltou com algumas alterações, para garantir a instalação do distrito industrial e, ao mesmo tempo, rever a questão ambiental e das cheias.

Conforme engenheira da prefeitura, Carla Regina Cardias, a principal alteração na proposta é a retirada da obrigatoriedade dos 25% para a área residencial. O  texto anterior previa 25% de área  reservada para residências; 40% para indústria e o restante para sistema viário e área verde.
O represente da secretaria de Meio Ambiente, o biólogo William Papi, apresentou fotos em que mostram a área durante a enchente de agosto de 2013, onde ela aparece seca, porém, com inundação nas áreas ao redor. Ele defende que é possível dar andamento ao loteamento, mas que é necessário prosseguir as análises da mancha de alagamento apontada pelo Comitesinos. 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Esteio, Higídio Dassi, sugeriu que o melhor seria aguardar o estudo do novo plano de drenagem e trazê-lo para ser examinado e debatido. Além dele, o vereador Pascoal também compartilhou da sugestão. O parlamentar destacou que o estudo completo de toda região está sendo realizado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), ficará pronto somente em 2017, mas o diagnóstico das áreas afetadas será finalizado no próximo mês. “Podemos esperar mais um pouco para definir, pensando no bem do futuro da cidade”, disse.

Já o presidente da Acise, Longuinho Muzykant, relatou a preocupação com a demora da conclusão do projeto, pois, muitas empresas, grandes e pequenas, já saíram de Esteio, pois, sofreram muitas perdas com as cheias.

Um novo encontro será realizado nos próximos dias, a pedido do presidente da Comissão, Leo Dahmer, com a presença de outras autoridades, como por exemplo, o responsável pelo estudo técnico do Comitesinos, para aprofundar a discussão da proposta.
Por Andressa Michels - estágio Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb 7156

Vereadores aprovam projeto que cria a Procuradoria Especial da Mulher



Iniciativa de Leonardo Pascoal busca mais participação feminina na política, implementação e fiscalização de políticas públicas no município e combate à violência

 
Em sessão ordinária da Câmara Municipal realizada ontem (15), foi aprovado, por unanimidade, o projeto de resolução do vereador Leonardo Pascoal (PP) que cria a Procuradoria Especial da Mulher. Com a iniciativa, serão indicadas três vereadoras para compor o órgão, que terá prerrogativas das Comissões Permanentes. A proposta visa zelar pela participação mais efetiva das parlamentares nos órgãos e atividades da Câmara.

Relatora do projeto, a vereadora Michele Pereira utilizou a tribuna e parabenizou o autor pela iniciativa. "A partir da experiência que observamos na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, acredito que podemos fazer um grande trabalho aqui na Câmara", enfatizou a parlamentar.
 Leonardo destaca que o projeto deve garantir mais representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política, bem como o combate à violência e à discriminação contra as mulheres e a qualificação de debates de gênero no parlamento, recebendo e encaminhando aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população. 

A fiscalização e o acompanhamento de programas do governo municipal sobre a promoção da igualdade de gênero também estão em pauta. “Apesar de as mulheres terem conquistado espaço em muitas áreas, a cena política continua predominantemente masculina”, explica o vereador. Ele também destaca que a representatividade feminina na política nacional é importante. “Só seremos um país com uma representação que condiga com a realidade da nossa sociedade se investirmos nas políticas de gênero e no fortalecimento dos papéis do Legislativo de debater, legislar e fiscalizar”, argumenta.

De acordo com o texto, instituições públicas e privadas voltadas às políticas para as mulheres receberão apoio da Câmara. Cursos, pesquisas e demais estudos sobre violência e discriminação contra a mulher devem ser promovidos, segundo a resolução, bem como o acompanhamento de debates promovidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.


Caberá à secretaria da Câmara, com sua estrutura já existente, dar suporte às atividades promovidas pela Procuradoria. O órgão contará com uma Procuradora Especial da Mulher e uma Procuradora Adjunta, designadas pelo presidente da Câmara dentre as vereadoras no exercício do mandato, sem receber valores adicionais sobre seus subsídios.

Por Marco Prass - estágio Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

 

Confira os pedidos dos vereadores:

O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita a substituição das lâmpadas queimadas nos seguintes endereços:  Esquina das Ruas Cruz Alta e Rio Grande, no Bairro Centro;  Esquina das Ruas Novo Hamburgo e 28 de Fevereiro, no Bairro Parque Amador; Rua Quaraí, em frente aos números 530, 594 e 648, no Bairro São José; Rua Nossa Senhora Aparecida, em frente ao número 79, no Bairro São José. Requer o desligamento da lâmpada do poste localizado na Rua Guido Possamai, em frente ao número 130.

Pede a manutenção da rede de esgoto e do bueiro localizado na Estrada do Boqueirão, em frente ao número 635, de modo que o mesmo não retorne para dentro do terreno. Solicita a aplicação de inseticida a remoção de possíveis focos de mosquitos transmissores de doenças no terreno localizado na BR 116, ao lado do viaduto que dá acesso ao centro de Esteio. Pede o recolhimento dos entulhos e colocação de brita na calçada localizada ao final na Vila Bom Jesus (Rua 06), nas proximidades com a Rua Pelotas, Requer que reforce a segurança e realize a segurança e a manutenção do bicicletário localizado junto à Estação Esteio.

 O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita a troca de lâmpada queimada nos seguintes endereços:

- Rua Bento Gonçalves em frente ao n° 754 e ao n° 380 – Centro.

- Av. Presidente Vargas em frente ao n° 626 e ao n° 800 – Centro.

Requer a troca de lâmpada queimada na Rua 24 de Agosto, em frente aos n°s. 850 e 870. Pede a notificação ao proprietário para limpeza e cercamento do terreno localizado ao lado do Arroio Esteio na Rua Bento Gonçalves. Solicita a colocação de placas “Proibido colocar lixo”, ao longo da Av. Brasil.

Pede a reconstrução da calçada, com reposição de lajes, na Rua Padre Felipe nos n°s 705 e 725. Requer a reposição de lajes no passeio público, localizado na Rua Rio Grande esquina com a Rua Padre Felipe. Solicita a troca de lâmpada e haste que foram retiradas na Travessa Júlio de Castilhos, em frente ao n°. 115. Pede a sinalização eficiente nos locais onde estão havendo intervenções nas vias públicas. Requer o corte do mato e o cercamento da sua estação localizada no final da Rua Rio Grande.

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita que informe se existe algum processo de compensação tramitando junto à Caixa Econômica Federal visando reduzir o valor da prestação dos imóveis que foram entregues sem piso cerâmico no Residencial Renascer I, na Rua São Borja, número 347, no Bairro São José em Esteio, ou outra forma de indenização.

Requer que sinalize as ruas que estão com os bloqueios diante das obras de pavimentação, bem como notifique a empresa para que a mesma providencie meios de comunicar os serviços que estão sendo executados na malha viária do município.

Solicita que a Prefeitura Municipal de Esteio informe se poderá ser disponibilizado o piso cerâmico que não foi aplicado nas unidades habitacionais do residencial Renascer I, na hora da entrega da chave.

Pede a pavimentação na esquina da Travessa Farroupilha com a Rua Salgado Filho, Bairro Centro. Requer a eliminação de broca na esquina das Ruas Ulisses Pimentel e São Domingos, ao final da Travessa Boa Vista, no Bairro Tamandaré, bem como a sinalização indicando a preferência no local.

 O vereador Ari Zanoni da Center (PSB) solicita a troca de uma lâmpada na Rua 24 de agosto em frente ao nº 1737, bairro Liberdade.

 

 

Pascoal propõe criação de Procuradoria Especial da Mulher



 Projeto busca mais participação feminina na política, implementação e fiscalização de políticas públicas no município e combate à violência


Na última terça-feira (08), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o vereador Leonardo Pascoal (PP) protocolou na Câmara de Vereadores projeto de resolução com o intuito de criar a Procuradoria Especial da Mulher. A proposta, de acordo com o autor,  visa “zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara”.

Leonardo destaca que o projeto deve garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política, bem como o combate à violência e à discriminação e a qualificação de debates de gênero no parlamento, recebendo e encaminhando aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população.  Fiscalização e acompanhamento de programas do governo municipal sobre a promoção da igualdade de gênero também estão em pauta.

“Apesar de as mulheres terem conquistado espaço em muitas áreas, o cenário continua predominantemente masculino”, explica o vereador. Ele também destaca que a representatividade feminina na política nacional é importante. “Só seremos um país com uma representação que condiga com a realidade da nossa sociedade se investirmos nas políticas de gênero e no fortalecimento dos papéis do Legislativo de debater, legislar e fiscalizar”, argumenta.

Segundo o projeto, instituições públicas e privadas voltadas às políticas para as mulheres receberão apoio da Câmara. Cursos, pesquisas e demais estudos sobre violência e discriminação contra a mulher devem ser promovidos, segundo a resolução, bem como o acompanhamento de debates promovidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O órgão, segundo a proposta, conta com uma Procuradora Especial da Mulher e uma Procuradora Adjunta, designadas pelo presidente da Câmara dentre as vereadoras no exercício do mandato, sem receber valores adicionais sobre seus subsídios. A matéria vai seguir para votação do Plenário nos próximos dias.

Foto Divulgação.jpg

Por Marco Prass - estagiário em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

          

Vereadores participam de posse da nova diretoria da OAB/Esteio



O presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch(PDT), além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Leonardo Pascoal(PP), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB), prestigiaram na última sexta-feira (11), à noite, a posse da nova diretoria da OAB/Subseção Esteio. Durante a cerimônia, que ocorreu no Plenário do Legislativo, tomou posse o presidente da subseção, o advogado Higidio Dassi, além do vice-presidente, Cristiano Bornéo; o secretário-geral, Cláudio Fonseca; a secretária-geral Adjunta, Maria Eunice de Paula e a diretora-tesoureira, Ariane Turella, para a gestão 2016/2018.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia e o vice-presidente da OAB/Porto Alegre, Eduardo Pellizzer.

Em seu discurso de posse,  Higidio Dassi defendeu a participação da OAB em todos os segmentos da sociedade e afirmou que a entidade estará sempre na defesa da democracia e que cobrará de todas as instâncias, a fiscalização de irregularidades. Também disse que a entidade não será subserviente e estará sempre vigilante. "Estaremos cumprindo nossas funções constitucionais, com respeito irrestrito às prerrogativas  profissionais. Nossa caminhada está começando com engajamento total", garantiu. 

Eduardo Pellizzer agradeceu pela oportunidade em participar “deste simbólico dia em que festejamos o renascimento de uma nova administração, que dará continuidade a um trabalho muito bem desenvolvido”. 

Lamachia,  parabenizou a nova diretoria e ressaltou que a advocacia é o verdadeiro porto seguro da cidadania. Em discurso inflamado, defendeu o protagonismo contra a corrupção e assegurou que a OAB não vai se calar diante do atual cenário político nacional. "Meu partido é a OAB e nossa ideologia é a Constituição", declarou.

Conselheiros Titulares:
Francisco Foppa, Leo Perini, Luiz Bernardo de Souza Froner, Paulo José de Queiroz Lucas, Sandra Valquíria Fioretti da Silva Klering, Silvia de Moura Peçanha.
Conselheiros Suplentes: Eduardo de Moura, Karla Felicina Bueno Martins, Patrícia Fantinel Spindler, Sérgio Antônio Schreiner, Sérgio Drebes e Rudi Schneider.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

30_20716_56e70a675b11a.jpgDSCF2554.JPG20160311_201004_HDR[1].jpgDSCF2556.JPGEntrega   cart presidente.jpg

Kohlrausch sugere a criação de material informativo sobre serviços disponíveis à mulher


Distribuição do material de orientação seria feita durante a denúncia da violência na Polícia Civil

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), solicitou, com aprovação do Plenário em 8 de março, que o Executivo estude a possibilidade de elaborar material informativo, em parceria com a Policia Civil de Esteio, informando os serviços públicos disponíveis para mulheres durante denúncia da violência doméstica.

Conforme explicou o parlamentar, o posto de atendimento a mulher, que atua junto à delegacia de policia, disponibiliza uma série de informações às vítimas, no entanto, quando o boletim de ocorrência é executado durante o plantão policial, nem sempre o servidor terá tempo para detalhar as informações. “Nesse momento o material explicativo surge como uma orientação para as vítimas. Cabe salientar que o Poder Legislativo de Esteio, através dos seus vereadores, estão dispostos a colaborar com a elaboração e produção deste material”, disse.
Marcelo .jpg
Por Andressa Michels - estágio em Jornalismo
Edição:Terezinha Bobsin reg prof MTB/RS 7156

Projeto que trata sobre loteamento industrial será tema de debate na Câmara de Vereadores



Os vereadores da Comissão de Urbanização da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni(PSB) e Jane Battistello (SD), realizam na próxima quarta-feira, 16 de março, às 15 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, reunião para discutir o projeto que trata do loteamento industrial, quando executado pelo  Executivo Municipal, em tramitação nas comissões permanentes. A proposição, de iniciativa do Executivo, visa qualificar a implantação de loteamentos industriais na cidade  conforme relata o autor em mensagem anexada ao projeto.

De acordo com a proposta, o loteamento deverá possuir, além da área de circulação, fração correspondente a 15% da gleba destinada à área verde ou institucional, sendo obrigatória cortina verde que separe o uso industrial dos outros usos lindeiros. A matéria também propõe que as ações de parcelamento do solo, sob forma de loteamento industrial, deverão estar adequadas aos elementos estruturadores do território, previsto  no Plano Diretor, bem como a conservação das condições hidrológicas das bacias e alternativas de amortecimento da vazão pluvial; os cursos d´água existentes; as características geológicas e topografia do terreno, as áreas verdes, principalmente àquelas de cobertura vegetal arbórea e a adequação do traçado urbanístico proposto com o sistema de circulação existente.
A proposição, segundo informa o Executivo, não se aplica aos loteamentos executados pela iniciativa privada. 

Para o encontro, foram convidados os conselhos municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; o  Executivo; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da  Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise);  da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Inspetoria do CREA. A reunião é aberta ao público. A Câmara localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro.


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Imagem atrás do Parque Assis Brasil . Arquivo Assessoria de Imprensa CME 2013 

Deputado Heitor Schuch anuncia emenda parlamentar de R$ 250 mil para o Hospital São Camilo

 

Cadastramento da proposta por parte do hospital deve ser feita até terça-feira, 15. Proposta é do vereador Jaime da Rosa (PSB)

 

Na tarde desta sexta-feira (11), os vereadores Jaime da Rosa e Harri Zanoni, ambos do PSB, participaram de uma reunião com o deputado federal Heitor Schuch (PSB) na administração da Fundação Hospital São Camilo. O encontro teve como intuito a entrega simbólica de recursos no valor de R$ 250 mil para o hospital esteiense. A destinação dos valores ocorreu por meio de emenda parlamentar, proposta pelo vereador Jaime da Rosa ao deputado. Schuch disse que separou parte de cota pessoal no Orçamento Geral da União de 2016 à estruturação de unidades de atenção especializadas em saúde. Funcionários de gabinetes de Porto Alegre e Brasília devem entrar em contato com a fundação para orientar sobre os procedimentos a serem tomados para o cadastramento da proposta, que deve ser feita até terça-feira (15). O documento foi entregue ao diretor administrativo da Fundação, Norberto Bierhals, e à diretora técnica, Sandra Mokva.

Por  Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Bia Lopes pede isenção da taxa de inscrição do concurso público do São Camilo para doadores de sangue e medula óssea

 

 São Camilo lançou edital para recomposição do quadro de funcionários

 

A Lei Municipal 6237/2015, estabelece isenção da taxa de inscrição em concursos públicos para os doadores de medula óssea e de sangue. Neste sentido, durante a sessão de terça-feira (8), a vereadora Beatriz Lopes (PT), com aprovação do Plenário, está solicitando para que o Executivo e a diretoria administrativa do Hospital São Camilo cumpram o que determina a lei. 

Segundo ela, o São Camilo, nesta semana, lançou um edital para recompor o quadro de funcionários, entretanto, em nenhum momento é mencionado à referida lei que estabelece a isenção aos doadores. Para ela, o edital precisa ser revisto. “É que podemos fazer para esta campanha tão importante. A lei, certamente, motivou muitas pessoas a serem doadoras”, explicou.

Bia.jpg

 

Por Andressa Michels - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Presidente da Câmara participa de abertura da Semana da Mulher

 

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), participou na última segunda-feira(7), no Seminário Claretiano, da abertura da Semana da Mulher em Esteio  com a realização de conferência com o tema “Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência”.  O encontro objetivou a troca de experiências sobre a atuação da rede e seu histórico no combate à violência. Por dia, são registrados, em média, 13 casos de homicídio de mulheres no Brasil. Isto coloca o país em 5º lugar com mais situações de feminicídio entre 83 nações. Para o presidente da Câmara, é preciso intensificar as políticas públicas voltadas à mulher, visando coibir estes números alarmantes retratado no cenário do país. Kohlrausch também falou sobre a importância da Lei Maria da Penha.
A atividade contou com a presença do prefeito Gilmar Rinaldi, além do secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS), Adival Soares de Oliveira, a coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Clóris Oliveira Bierhals; a dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Estado, Lisia Mostardeiro Velasco Tabajara, a escrivã do Cartório da Mulher da Polícia Civil esteiense, Tarine Ávila, e o soldado da Brigada Militar, integrante da Patrulha Maria da Penha, Ederson Fritzen.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Foto e fonte: prefeitura de Esteio

Ações do documento