Notícias
Presidência: Kohlrausch recebe presidente do Sindilojas
O presidente do Sindilojas Canoas, Denério Rosales Neumann, visitou na tarde de hoje(12), o presidente da Câmara de Esteio, Marcelo Kohlrausch(PSB). Entre os assuntos discutidos, esteve o apelo da entidade para que a Câmara de esteio encaminhe ao governo Federal uma moção de repúdio ao retorno da CPMF. "Estamos numa transição de governo e acreditamos ser este o momento para que as câmaras se unam contra mais este imposto abusivo, que foi criado por Adib Jatene para salvar a saúde, que nunca chegou onde deveria. É mais um tributo que que a sociedade vai ter que arcar, caso retorne. Por esta razão estamos apelando às câmaras", disse.
Neumann, que estava acompanhado da assessoria de imprensa, aproveitou para destacar as dificuldades que os usuários do Centro vêm encontrando com a implantação da área azul, o estacionamento rotativo. "Precisamos ficar pescando os cobradores da área azul. Isso prejudica a cidade, pois o consumidor acaba se deslocando para cidades vizinhas, shoppings, por exemplo, onde podem comprar com facilidade", alertou. O presidente do Sindilojas falou, ainda, que em Canoas o estacionamento rotativo está funcionando ordenadamente. "Os consumidores têm se queixado aos lojistas e eles, por sua vez, relatam o problema ao sindicato, que também atende os esteienses", relatou.
Marcelo Kohlrausch disse que vai reunir-se com os demais vereadores e informar sobre o pedido da moção de repúdio. Também solicitou que a entidade utilize a Tribuna Popular para falar sobre o tema.
Sobre o relato dos lojistas em relação ao estacionamento rotativo, Kohlrausch afirmou que a Câmara está atenta ao problema e vem fazendo reiterados pedidos ao Executivo Municipal, alertando sobre as reclamações da comunidade. "Encaminhei documentos ao executivo cobrando uma solução, inclusive solicitando espaço maior aos motoboys", afirmou.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Vereadores aprovam mudança de nome de ruas no Três Marias
Para acabar com o costumeiro troca-troca de nomes de duas ruas no bairro Três Marias, em Esteio, vividos pelos moradores, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto alterando e denominando os dois logradouros públicos. A iniciativa é do vereador Leonardo Pascoal (PP), que recebeu o pedido da comunidade através de um abaixo-assinado. Com a medida, a rua Ruy Manoel Guimarães passará a denominar-se rua Santa Fé e, a rua G, de rua Ruy Manoel Guimarães. Pascoal explica que desde o início da ocupação daquele território, os moradores já tratavam as ruas com estes nomes. "A escolha foi feita pela família que doou as áreas à prefeitura para edificação de espaços públicos e comunitários, como a escola e a igreja do bairro. Este erro, no entanto, tem prejudicado muito os moradores da região, especialmente quando da contratação de serviços", explica.
Também teve aprovação no Plenário, o projeto de iniciativa do executivo, de abertura de crédito especial, no valor de R$ 26.687,00, que visa a acrescentar recursos para a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O recurso, que também foi incluído no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, vai servir para cobrir despesas com a aquisição de material de consumo para o Centro de Artes e esportes Unificados - CEU.
Na Tribuna Popular, a Câmara recebeu a diretora da escola Coração de Maria, Andreana Catarina Haas Reichert. Ela usou o espaço para agradecer aos vereadores o apoio aos alunos que estão representando a escola na maior feira de ciência e engenharia do mundo, a Intel ISEF – International Science and Engineering Fair. O evento acontece na cidade de Phoenix, Arizona, até amanhã, dia 13.
Confira os pedido dos vereadores:
O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita o conserto de uma broca, situada na Rua Alegrete, 339; Requer a troca do poste da Av. Celina Kroeff, em frente a Igreja Evangélica na entrada do bairro de Novo Esteio; Questiona se existe algum projeto a ser implantado no município em relação a ciclovia com integração entre pedestres, ciclistas e transporte público; Pede que informe quais etapas ainda estão faltando para o término das obras da Avenida Beira Arroio; Solicita informação sobre qual o valor do aluguel do prédio que irá atender o Centro de Especialidades, na Rua Fernando Ferrari, 1162;
Requer a informação se serviço de Ronda Escolar realizado pela Guarda Municipal de Trânsito junto às escolas da rede municipal de ensino foi realmente ampliado conforme anunciado pela administração municipal no início do ano letivo; Pede que se inclua placas do estacionamento rotativo a numeração dos estabelecimentos credenciados nas respectivas vias públicas.
A vereadora Michele Pereira (PT) solicita que faça o recapeamento asfáltico em vários trechos da Rua Elis Regina, bairro Três Marias; Requer a troca de lâmpada no poste localizado na Rua Ingo Leopoldo Eberte, em frente ao n° 301, bairro Três Marias.
O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita a repintura das faixas de segurança no cruzamento da Rua 24 de agosto esquina com a Rua Novo Hamburgo; Requer a abertura de acessibilidade no canteiro central da Av. Padre Antonio Vieira em frente ao cemitério; Pede a troca de lâmpada queimada na Av. Presidente Vargas, do n° 344 ao n° 450, onde há três postes em sequencia com as lâmpadas apagadas; Solicita sinalização por meio de placas e cones nos locais e]onde estão havendo intervenções nas vias públicas;
O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita a manutenção do passeio público localizado na Av. Padre Landell de Moura, em frente ao n° 133, bairro Santo Inácio; Requer a manutenção do bueiro localizado na Av. Presidente Vargas, 1725; Pede a intensificação na pintura dos bueiros e meios fios localizados na cidade de Esteio; Solicita a substituição da lâmpada dos postes localizados na Rua Rio de Janeiro, em frente ao n° 125 e na esquina com a Rua Acre, bairro Parque Amador; Requer a limpeza dos bueiros localizados na Travessa Alvina Francisca, beco Cearense, em frente ao n° 545, bairro Jardim Planalto; Pede a demarcação de vaga de estacionamento para deficientes físicos na Rua 24 de agosto, em frente ao n° 1056, bairro Centro.
O vereador Jaime da Rosa (PSB) solicita a informação, se existe algum servidor da administração ocupante de cargo comissionado que possua débito tributário ou não com a fazenda municipal até a presente data. Em caso positivo identificar:
- A natureza da dívida;
- Valor da dívida e se está em fase de cobrança;
- Se a dívida foi parcela;
- Indicação de eventual número de processo judicial.
Requer que informe o motivo pelo qual existe um depósito respiduos sólidos de produtos perigosos, como lâmpadas fluorescentes e produtos eletrônicos na sede da Associação Mãos Amigas dos Recicladores – AMAR, no território da Paz.
O vereador Felipe Costella (PMDB) solicita que faça a limpeza e manutenção em toda a extensão do beco Servidão, localizado na Rua Hélio Arnoldo Sperb e a Travessa Alvina Francisca.
O vereador Ari Zanoni (PSB) solicita a limpeza e manutenção da rede de esgoto, em frente ao n° 180 da Rua Vereador Ernesto Menezes, bairro Vila Olímpica; Requer a troca de lâmpada na Rua Martinho Lutero em frente ao n° 179, esquina com a Rua Padre Anchieta, Bairro Novo Esteio; Pede o conserto da rede de esgoto, em frente ao n° 64 da Rua Viterbo José Machado, bairro Jardim Planalto; Solicita a presença do Diretor de Mobilidade Urbana do Município e do Diretor da empresa que fiscaliza o estacionamento rotativo, na Câmara de Vereadores, no dia 17/05/2016 para reunião informativa sobre as ações que estão sendo executadas.
A vereadora Jane Battistello (PMDB) solicita a colocação de saibro na pista de caminhada do Parque Municipal Galvani Guedes.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Presidência: Marcelo Kohlrausch recebe visita da Associação de Contabilistas de Esteio
O presidente da Câmara de Esteio, vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), recebeu na tarde de ontem (11), a visita do presidente da Associação dos Contabilistas de Esteio e Sapucaia do Sul, Claiton Charutti. Em nome do presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Antônio Palácios, Charutti entregou ao vereador o convite para o Seminário de Assuntos Contábeis de Esteio e Sapucaia do Sul, que acontece amanhã, 13, a partir das 8h30min, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (rua Padre Felipe, 900). O evento, destinado aos profissionais da contabilidade e estudantes contábeis da região, conta com apoio do Sescon/RS, Federacon e Senar/RS.
Charutti a aproveitou para divulgar as ações sociais promovidas pela entidade, especialmente a campanha “Escolha o Destino”, realizada em parceria com o governo do Estado, que visa ampliar a arrecadação do Estado no que se refere às destinações do imposto de renda devido pelos contribuintes a entidades vinculadas aos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos do Idoso. "Estamos rastreando as várias contas vinculadas para buscar os recursos para estas entidades, especialmente devolver os impostos à sociedade esteiense. E o município, pelos índices do Índice do Desenvolvimento Humano, está bem cotado em função das questões habitacionais", falou, destacando a época em que Kohlrausch esteve à frente da Secretaria de Habitação.
Kohlrausch ressaltou a importância da entidade para a região e aproveitou para colocar a Câmara de Vereadores à disposição da entidade.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio vai receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida no próximo dia 17
A imagem, uma réplica da original, ficará exposta para visitação a partir das 13 horas. A peregrinação faz parte do ano Jubilar "300 anos de bênçãos"
A Câmara de Vereadores vai receber na próxima terça-feira, 17, a partir das 13 horas, a imagem da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida. A imagem, vida do santuário de Aparecida do Norte, em São Paulo, em peregrinação pelo país, ficará exposta à visitação no Saguão do legislativo esteiense até o final da sessão semanal da Câmara, até, aproximadamente, 19h30min.
A comemoração é do Santuário Nacional de Aparecida que está organizando o Jubileu “300 anos de bênçãos”, quando imagens peregrinas estão sendo enviadas à diversas arquidioceses do Brasil. Durante a peregrinação, que culminará em 2017, serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Este ano será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.
História da Imagem
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Educação trata de Educação Inclusiva
Reunião com representantes de secretaria de Educação e CMEI foi causada por questionamentos de promotor
Os questionamentos da Promotoria de Justiça sobre a situação da Educação Inclusiva em Esteio. Com este tema em pauta, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reuniu na tarde de terça, dia 10, com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMEE) e do Centro Municipal de Educação Inclusiva (CEMEI).
Sob a presidência da vereadora Beatriz Lopes (PT), também participaram os parlamentares Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP). Rosemary Kennedy e Silvia Heissler representaram a SMEE. Marilza Ferrari de Mello, coordenadora do CEMEI também esteve presente.
A reunião foi motivada pelo recebimento de ofício do promotor de Justiça André de Azevedo Carvalho. No documento, Coelho, solicita que seja apurada a situação da educação inclusiva no município.
Após o encontro desta terça, foi definido que esclarecimentos mais detalhados vão ser enviados aos parlamentares, que agora devem também visitar as escolas para averiguar a situação. Posteriormente, a Câmara vai enviar documento ao promotor com os esclarecimentos necessários.
Por Gustavo Santos reg prof MTB/MG 14986
Vereadores convidam escolas para palestra com ministro do Tribunal de Contas da União
Com o intuito de levar estudantes do ensino médio à palestra sobre governança pública que ocorrerá na Câmara no dia 3 de junho, os vereadores Marcelo Kohlrausch (PSB) e Leonardo Pascoal (PP) conversaram com diretoras das escolas Jardim Planalto e José Loureiro da Silva. O evento terá a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.
Para o presidente do Legislativo esteiense, vereador Marcelo Kohlrausch, o interesse é atrair cada vez mais pessoas à Câmara. “Queremos atrair os jovens porque entendemos que mudança começa nos bairros, nas ruas das cidades”, explicou. O vereador Pascoal concordou com Marcelo e acrescentou: “a mudança começa de baixo para cima, não adianta querer mudar apenas Brasília e esquecer de todo o resto do país”.
As diretoras se mostraram dispostas a levar os alunos à palestra. De acordo com Rossana Menegaz, que está à frente da escola Jardim Planalto, o evento pode ser importante aos jovens “para ter mais embasamento político na hora do voto”.
Por Marco Prass - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Reunião vai tratar sobre as regras do estacionamento rotativo em Esteio
Conforme os vereadores, o estacionamento foi implantado no mesmo período em que se iniciaram as obras de recuperação da avenida Presidente Vargas, o que estaria causando transtorno aos comerciantes e aos usuários. Além disso, a falta de informação quais são as redes conveniadas para a realização do pagamento é o maior problema, segundo os vereadores. "Nem sempre encontramos os cobradores, especialmente nas ruas paralelas à avenida", explica o vereador.
Os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Jaime da Rosa, querem também a cópia do contrato e o decreto que regulamentou o estacionamento rotativo, respectivamente.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Saúde dá parecer favorável ao relatório da Abrasinos
Conforme os vereadores da comissão, documento apresentado pela entidade, não possui indícios de irregularidades relativas ao município
O relatório de prestação de contas da Associação para Projeto, Pesquisa e Ação Ambiental e Social (Abrasinos), que estava desde a semana passada sob análise da Comissão de Saúde para avaliar falta de transparência alegada por ex-integrantes do projeto Confeccionando Sonhos, do Território da Paz do Parque Primavera, os vereadores Jaime da Rosa(PSB), Michele Pereira (PT) e Beatriz Lopes (PT) avaliaram de forma positiva o documento. A comissão, de acordo com o presidente, Jaime da Rosa, não encontrou indícios de irregularidades que pudessem comprometer o município. "Na parte que trata do município, onde a Câmara tem o alcance fiscalizatório, não foram encontradas irregularidades. Neste projeto, a única parceria da prefeitura é o empréstimo do prédio", disse. O parecer sobre o relatório será apresentado nos próximos dias.
O relatório, que havia sido solicitado em audiência pública realizada em abril pela Câmara de Vereadores, contém os contratos celebrados em 2013 e 2014 entre a Abrasinos e Petrobras, com recursos provenientes do programa Integração Petrobras Comunidade, fases I e II - com valores parcelados de R$ 200 mil, na fase I, e R$ 300 mil para a fase II, que se encerra em 2017, totalizando R$ 500 mil - , além dos planos de trabalho e cronogramas, relatórios, reportagens e fotografias das oficinas.
O Projeto:
O Confeccionando Sonhos abrange mulheres de sete bairros do Território da Paz em Esteio. É coordenado pela Abrasinos, com recursos do programa Integração Petrobras Comunidade e parceria com a prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A fase II do projeto, que está em andamento, é realizado junto à Usina de Reciclagem, localizada na avenida Luiz Pasteur, 7275, no bairro Votorantim.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Comissão de Segurança debate ajustes internos no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Em reunião da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, os vereadores Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB) e Marcelo Kohlrausch (PSB) debateram hoje(10) à tarde, junto às integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), sobre contratempos que têm ocorrido no órgão e possíveis mudanças. De acordo com uma das integrantes do grupo, Sandra Correa, o Legislativo precisa tomar conhecimento que algumas situações não estão nos conformes. “Essa reunião é importante para que aquilo que nós buscamos seja expandido dentro das ações sobre a mulher”, disse. De acordo com Sandra, há outras questões a serem discutidas, como a saúde da mulher, assistência e a situação de crianças e adolescentes. “As coisas não estão acontecendo no município, e isso levei ao conselho”, explicou.
Outro ponto, levantado pela ex-presidente do conselho, Janaína dos Santos, é a organização de eventos. “Vejo que estamos fragilizadas, pois não conseguimos, enquanto movimento, realizar encontros ou debates para levar mais proposições”, opinou. Para ela, também é importante a integração de grupos de idosas e de outras entidades “que fizeram muita diferença”. Segundo o vereador Jaime, a Câmara não tem nada contra o que é deliberado pelo conselho. No entanto, ressaltou que é importante que sejam enviados relatórios das reuniões do grupo à Câmara, para que os parlamentares tenham conhecimento do que ocorre.. “O machismo está muito forte em nossa sociedade, mas ele tem que acabar, e isso só acontece com mulheres que se reúnem”, argumentou.
Por Marco Prass - estágio em Jornalismo
Edição Terezinha Bobsin - reg prof MTb 7156
Futuro de famílias do Jardim das Figueiras é tema de reunião na Câmara
Elas precisam aguardar a finalização do estudo hidrológico, realizado por técnicos, que definirá a necessidade de remoção ou não das casas para obras de alargamento do Arroio Sapucaia
Cinco famílias que residem na rua 1º de Março, no bairro Jardim das Figueiras, reuniram-se hoje(10), com a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Hartri Zanoni(PSB) e Jane Battistello (PMDB), além do presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), Jaime da Rosa(PSB) e o Executivo. Na pauta da reunião, conduzida pelo presidente Leonardo Dahmer, a dúvida sobre a remoção das casas para as obras de alargamento do Arroio Sapucaia e a minimização das enchentes. Conforme a moradora Lênia Vargas, que reside há 16 anos no local, foram feitos investimentos nas moradias - em torno de R$ 100 mil, e não há notícias de indenização do valor. "Tivemos a promessa do prefeito há quatro anos de que nossas residências não seriam removidas e buscamos uma explicação, já que nos foi informado que poderíamos investir", alegou.
Segundo o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Daniel Cardozo, na primeira etapa das obras, ao todo três, serão retiradas 12 famílias, mais especificamente àquelas que estão à beira do arroio, que receberão novas casas no bairro Votorantim. No caso destas cinco famílias, a remoção ainda depende de estudo hidrológico. "Antes desta análise técnica, que engloba todo o trajeto do arroio, não há como dizer se estas famílias precisarão ser retiradas", salientou, afirmando que o estudo será realizado ao término da terceira etapa da obra, ainda sem previsão de conclusão. O diretor, questionado pelos vereadores, disse que serão 43 famílias a serem realocadas, todas que estão em área altamente afetada pela enchente.
Na oportunidade, o vereador Jaime da Rosa destacou que, para esclarecer o projeto solicitando autorização da Câmara para aquisição do material para construção das novas casas aprovado pela Câmara, totalizando cerca de R$ 700 mil, foi necessário que o legislativo conhecesse a listagem dos moradores realocados. "Faz parte do trabalho de fiscalização da Câmara", disse. Rosa disse, ainda, que os moradores não devem investir mais até que o estudo esteja completo. Também o vereador Harri Zanoni sugeriu que o executivo estude a possibilidade junto aos órgãos competentes, de se fazer um traçado reto onde o arroio faz a curva. "Esta ação impediria o retorno da água para o bairro", disse. Também o presidente da Câmara reforçou a importância de realização das obras para evitar novas enchentes.
O presidente da Comissão, Leonardo Dahmer, garantiu que os vereadores vão aguardar o resultado dos estudos e solicitou que os moradores participem das reuniões semanais realizadas pela secretaria para acompanhar o desenvolvimento das ações de remoção das famílias. "A Câmara estará também acompanhando este processo", disse.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156
Ministro Augusto Nardes vai palestrar sobre Governança Pública na Câmara de Esteio
Evento, que é gratuito e sem inscrição prévia, ocorre em 3 de junho, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer
A Câmara de Vereadores de Esteio vai receber no dia 3 de junho, às 10 horas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, a pedido da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PSB), Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes(PT), além do vereador leonardo Pascoal (PP).
Nardes, responsável pela recomendação pela rejeição das contas da presidente da República Dilma Rousseff no ano passado, falará sobre empreendedorismo, política, economia, crise moral, competitividade, governança pública e crise com convidados políticos, jovens empresários e empreendedores, autoridades, estudantes e demais públicos de Esteio.
Autor do livro “Governança Pública - O Desafio do Brasil”, lançado no ano passado, Augusto Nardes, que é graduado em Administração de Empresas, mestre em Estudos de Desenvolvimento e pós-graduado em Política do Desenvolvimento pelo Instituto Altos Estudos Internacionais em Genebra (Suíça), na obra, faz uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo.
A palestra, que ocorrerá na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, é gratuita e aberta ao público, sem inscrição prévia. A Câmara localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro Esteio/RS.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156Reunião vai debater processo de retirada dos moradores do Jardim das Figueiras
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni(PSB) e Jane Battistello(PMDB), vai se reunir amanhã, 10, às 16 horas, com moradores do bairro Jardim das Figueiras e Executivo. Na oportunidade será debatido o processo de retirada dos moradores do local para realização das obras de alargamento do Arroio Sapucaia. Conforme o presidente da comissão, Leo Dahmer, a fiscalização das obras e o processo de retirada das famílias, incluindo os projetos aprovados pela Câmara de Vereadores na semana passada, suplementando verba para a compra dos materiais necessários às obras, são prerrogativas legais do legislativo.
A comissão também se reúne, a partir das 16h30min, com moradores na Vila Bom Jesus para tratar sobre a limpeza das fossas do local. Para este encontro foram convidados o Executivo e a Corsan.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156
Jaime da Rosa quer melhor identificação das ruas de Esteio
A ausência ou a insuficiente identificação das ruas de Esteio levou o vereador Jaime da Rosa (PSB) a fazer o pedido ao Executivo na sessão de ontem(3), da Câmara Municipal. Conforme o parlamentar, a solicitação se justifica pela necessidade do cidadão localizar-se na cidade, especialmente os visitantes. Outra dificuldade, conforme o vereador, é em relação às correspondências. "Como o carteiro fará a entrega se as ruas estão sem identificação", questiona. O vereador também destaca a instalação das últimas identificações, realizadas em 2011. "São adesivos colados no poste de luz, de forma vertical, dificultando a leitura dos motoristas, por exemplo", observa. O documento, aprovado pelo Plenário, será encaminhado ainda nesta semana ao executivo.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MRb/RS 7156
Dahmer: Reunião trata de curso técnico gratuito em escola estadual
O vereador Leonardo Dahmer (PT), reuniu-se na última semana com a diretora da Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello, Ana Paula Amaral da Hora. A intenção foi construir novas agendas para conquistar mais cursos técnicos gratuitos para no espaço da escola, que atualmente oferece curso de Logística. Para a diretora, os cursos de Informática e Internet são necessários . "Estes dois cursos não existem na nossa região e que podem beneficiar muitos de nossos estudantes que estão em busca de uma especialidade", disse.
Leonardo, que vem desde 2009 na luta para trazer cursos profissionalizantes para o município, destacou a importância para os jovens que saem do ensino médio sem a possibilidade de ingressar na faculdade. Outra bandeira importante é a geração de oportunidades para os estudantes do curso de logística, que agora buscam estágios na área. "Nossa proposta é criar nos próximos dias um fórum de debates que envolva as empresas da região, prefeitura, direção escolar, pais e alunos para direcionar as vagas de estágio aos estudantes da Escola Bernardo", afirma.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Vereadores participam de inauguração de Centro de Especialidades
Nova instituição de saúde pública, localizada na área central de Esteio, vai oferecer o atendimento de oito especialidades médicas
Os vereadores Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Dahmer (PT) representaram a Câmara durante a inauguração do novo Centro de Especialidades de Esteio. A cerimônia foi realizada durante a tarde de sexta, dia 6. Também estiveram presentes o prefeito Gilmar Rinaldi (PT) e o vice-prefeito Fladimir Perondi Costella (PMDB).
Durante pronunciamento, no qual representou o Legislativo, Figliero afirmou que a existência de um novo órgão público na área central da cidade vai estimular o desenvolvimento da região. “Agora, temos uma estrutura da administração pública presente aqui e com tantos atendimentos de especialistas. Estão todos de parabéns, mas especialmente a comunidade de Esteio, hoje, deve comemorar”, declarou.
O novo Centro de Especialidades fica localizado na rua Fernando Ferrari, 1162, em um imóvel de 1,2 mil M². Inicialmente, contará com oito especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Nutrição, Psicopedagogia e Traumatologia. Para ser atendido, o usuário deverá ser, primeiramente, avaliado por um médico do posto de saúde mais próximo de casa. Caso necessário, será encaminhado para um dos profissionais do novo Centro.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Rafael Figliero quer sinalização informando eventos nas imediações da rua Coberta
Evitar que o motorista acesse a rua Garibaldi (Rua Coberta) pela rua Fernando Ferrari em dias de evento, quando o local fica restrito. Esta é a proposta do vereador Rafael Figliero (PTB), aprovada pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, (3). A ideia é que o executivo instale uma placa de sinalização na esquina da rua Padre Felipe, esquina com a Fernando Ferrari, informando nos dias dos eventos, que a mesma está restrita ao trânsito local. Conforme o vereador, como o evento fica direcionado para a avenida Presidente Vargas, os motoristas acabam entrando na rua Garibaldi sem o conhecimento de que está fechada. "É uma via altamente utilizada para acessar a avenida principal e, geralmente, é o espaço para grandes eventos, como a atual Feira do Livro. Consideramos fundamental a informação nas imediações da rua", destaca. O documento aprovado segue para a prefeitura nos próximos dias.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Pascoal articula parceria entre Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e escolas de Esteio
Na manhã de hoje (05), o vereador Leonardo Pascoal (PP) participou de reunião na 27ª Coordenadoria Regional de Educação, em Canoas, juntamente com a representante da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), Larissa Gehlen. A conversa teve como intuito discutir a possibilidade de Esteio servir de projeto piloto em iniciação científica no âmbito das escolas estaduais. Com o projeto em execução, a ABRIC forneceria gratuitamente o periódico Scientia Prima, uma revista científica voltada aos estudantes do ensino médio. Esta publicação seria usada como recurso de sala de aula aos professores da rede estadual, servindo de subsídio à produção científica das turmas. A associação também ofereceria capacitações aos educadores, com o intuito de aperfeiçoar o uso da ferramenta.
Para o vereador Leonardo Pascoal, Esteio é uma cidade oportuna para a aplicação do projeto em função de seus contextos científico e geográfico. “Queremos que essa ideia seja implementada em Esteio em um primeiro momento, mas esperamos que haja um resultado positivo que possibilite uma expansão para outros municípios”, ressaltou. A coordenadora da 27ª CRE, Stela Steyer, elogiou a ideia e destacou que o trabalho realizado pela ABRIC é desenvolvido com seriedade. “Peço que levem adiante. É um projeto muito válido. Trabalhei muitos anos com projetos, é a melhor maneira das coisas acontecerem nas escolas”, disse. Ela esclareceu, contudo, que é necessário contato com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para que seja feito um cadastramento do projeto. Pascoal fará o contato com a secretaria para conversar sobre a possibilidade de aplicação do projeto nas escolas. “De repente, começa em Esteio e o Estado está envolvido”, destacou a coordenadora.
Por Marco Prass - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof. MTB/RS 7156
Travessia Segura no município é sugerida por Marcelo Kohlrausch
O presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), está preocupado com a situação de mobilidade na cidade, especialmente na avenida Presidente Vargas. Um dos motivos é a obra de revitalização do Projeto Centro, que está sendo realizado pela prefeitura. Entre a série de mudanças que prometem revitalizar a avenida Presidente Vargas, estão a implantação de pequenas praças, instalação de piso podotátil (para deficientes visuais), diminuição da poluição visual, espaços para descanso com bancos e mesas, bicicletários e paisagismo.
Sobre o assunto, Kohlrausch apresentou terça-feira (3), com aprovação do Plenário o pedido para que o Executivo adote o sistema de travessias seguras ao longo da avenida, bem como sugere que o nivelamento das faixas de pedestres com as calçadas. A ideia, conforme o vereador é melhorar a acessibilidade e, sobretudo, oferecer segurança aos usuários. Kohlrasuch alerta, ainda, que é preciso reduzir o intervalo entre as passagens, especialmente para os idosos e cadeirantes, que estão sendo prejudicados no modelo em construção na avenida.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Ari Zanoni : Morosidade das obras na Rio Grande é questionada pelo vereador
A Câmara de Vereadores aprovou na última terça-feira, 3, o pedido do vereador Harri Zanoni(PSB) para que a Corsan conclua com a maior brevidade possível as obras na rua Rio Grande, no sentido bairro Centro. A solicitação, conforme o vereador, é da comunidade e dos comerciantes que reclamam da morosidade da obra. "Estamos solicitando urgência na finalização da obra, pois os moradores, comerciante e usuários daquela via reclamam da da lentidão, principalmente os comerciantes que em tempos de crise veem seus clientes procurando outros estabelecimentos e até mesmo outras cidades", relata.
O documento será encaminhado ainda nesta semana ao chefe da Unidade de Saneamento Esteio - Corsan, Luciano Vieira Brandão.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Até o final deste mês, moradores podem conferir as contas do Executivo do exercício 2012/2013
O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Kohlrausch(PSB), comunica que se encontram à disposição da comunidade, na secretaria(rua 24 de Agosto, 535), até o final deste mês, as Contas da Administração Municipal, relativas aos exercícios de 2012 e 2013, do prefeito Gilmar Rinaldi, com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, pela aprovação. Conforme Kohlrausch, após este período, o processo será submetido ao Plenário. Ele ressalta que medida está contemplada na Lei Orgânica do Município.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156
Ações do documento