Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Marcelo Kohlrausch sugere campanha de incentivo à coleta seletiva em Esteio

 

 O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), presidente da Câmara, apresentou ontem (7) requerimento ao plenário solicitando que Executivo Municipal crie e implante uma campanha institucional para incentivar a coleta seletiva de lixo em Esteio. O objetivo é promover uma mudança de comportamento em relação à coleta, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o país.

Na proposta, a prefeitura passaria a fornecer placas de adesão à campanha às residências que colaborarem com este “importante serviço ambiental, que também é gerador de emprego e renda”, conforme o vereador. No processo, os lares ou estabelecimentos comerciais onde a coleta seletiva já é realizada poderiam ser identificados com a placa mencionada. A medida visa estimular mais pessoas a colaborarem com o projeto, bem como facilitar para os coletores, cooperativados ou não, na identificação dos locais onde a coleta é realizada. “Infelizmente, a empresa que realiza o recolhimento de lixo comum, por não seguir horários fixos, acaba levando, muitas vezes, os resíduos recicláveis que foram separados previamente pelas famílias”, afirmou Marcelo. O parlamentar, ainda no pedido, sugeriu o texto para as placas: “Coleta Seletiva – Eu apoio esta ideia”.

Coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Marcelo .jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

Comissão de Educação aguarda que Tribunal de Justiça reverta decisão de suspensão do processo de contratação de professores

A liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendendo o processo de contratação temporária de profissionais para a rede municipal de educação de ensino, a  pedido do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio(Sisme), foi, mais uma vez, pauta de reunião na tarde de hoje(8) na Comissão de Educação.  Desta vez o encontro contou com a participação da Consultoria Jurídica da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação (SMEE) , para que, junto aos diretores das escolas e a presidente da Comissão de Educação, Beatriz Lopes (PT), fossem analisadas as possibilidades objetivando encontrar uma saída para a situação, que acabou deixando a secretaria de Educação sem alternativas para suprir as necessidades das escolas em função da falta de profissionais no cadastro reserva. No processo, de acordo com a  Lei 6.371/2016, objeto da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN),  seriam contratados 30 professores de área I; dez professores de Educação Infantil; 12 auxiliares de educação; dez serventes escolares e oito merendeiras, totalizando 70 profissionais.  A  ação judicial, segundo os  diretores e equipes diretivas, estaria prejudicando drasticamente a comunidade escolar.
    Conforme a advogada Bianca da Silva,  o processo não pode ser revertido, apenas com a decisão do desembargador que aceitou a denúncia do sindicato. A advogada afirmou que foi entregue no Tribunal de Justiça todas as informações necessárias para reverter o caso. Bianca alertou ainda sobre o tempo hábil para contratar os profissionais necessários dentro do prazo limite previsto em ano eleitoral nos municípios (30 de junho).
     A presidente da Comissão, vereadora Beatriz Lopes, lamentou a falta do sindicato na reunião de hoje. "Quero externar o meu descontentamento frente à postura da representante do nosso sindicato, pois não cumpriu com o combinado de comparecer na reunião para esclarecer todas as dúvidas", relatou.
     Em nota enviada à comissão durante a reunião, o sindicato disse que, orientado pelo setor jurídico, que a ADIN não poderá ser retirada ou modificada. A presidente do sindicato, Aline Baladão, alega ausência de informação dos dados relativos ao quadro de professores e que o sindicato vinha apontado a falta de profissionais desde fevereiro. No documento, Aline pede que os vereadores encaminhem projeto indicativo para a administração municipal com a criação de gratificação de serviço para as serventes escolares que assumirem a função de merendeira nas escolas; reclassificação salarial para o nível 3 das serventes; ampliação do RET no período de férias, entre outras solicitações.   No total, 1.457 pessoas haviam feito inscrição para as 70 vagas que estavam disponíveis. 
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Suspensão de contratação emergencial de professores é assunto de debate na Comissão de Educação


Sisme ingressou com ação judicial contra lei de contratos e diretores das escolas afirmam que ação está prejudicando a comunidade escolar. Nova reunião foi agendada para hoje(8), às 14 horas

 

A suspensão do processo seletivo simplificado para a contratação emergencial e temporária de profissionais na rede municipal de ensino, ação judicial de autoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), foi tema de reunião na tarde de ontem (7), entre a  Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal(PP), diretores das escolas e o sindicato. No processo, aprovado por unanimidade pela Câmara, seriam contratados  professores (Área I e Educação Infantil), auxiliares de educação, serventes e serventes merendeiras. A ação judicial, segundo os  diretores e equipes diretivas, estaria prejudicando drasticamente a comunidade escolar. Conforme elas, as escolas estão com falta destes profissionais em função de diversas exonerações e aposentadorias e não há reservas no banco de espera. "Os alunos dos laboratórios serão prejudicados, assim como àqueles com deficiência, que necessitam de auxiliar. Não temos como remanejar professores", destacam.
A presidente do Sindicado, Aline Baladão, disse que a falta de profissionais vem se arrastando desde fevereiro e que a secretaria de Educação sabia da necessidade de realização de concurso público para suprir as vagas. Para Aline, a contratação é ilegal. Ela ainda defendeu que as vagas devem ser preenchidas por concurso público. "Tão logo encerre o período eleitoral, é preciso que o Executivo faça um novo concurso", afirmou, destacando a falta de transparência nos dados quantitativos de profissionais e alunos por escola.
A presidente da Comissão, Beatriz Lopes defendeu a legitimidade do processo.  "Recebemos a documentação, que está anexada na pasta da comissão, informando de que não há mais profissionais no cadastro de reserva", garantiu. Bia Lopes também afirmou a aprovação do projeto por unanimidade.  Já o vereador Rafael Figliero disse estar preocupado com a situação e também sustentou a legalidade na aprovação do projeto de lei. "Precisamos encontrar uma solução para que os alunos não sejam os maiores prejudicados com a suspensão da contratação de professores", reforçou. 
O vereador Leonardo Pascoal  afirmou que a comissão vem acompanhando e fiscalizando a falta de professores. "É evidente que a secretaria de Educação demorou em fazer um novo concurso, bem como se ressalta a falta de planejamento", salientou. Pascoal sugeriu que se construa uma medida de transição, até o o nov concurso possa ser realizado.

A presidente da Comissão comprometeu-se em agendar uma reunião para hoje(8), à tarde, na Câmara de Vereadores com o Executivo, SISME, Comissão e representantes de professores para sugerir que a prefeitura mande uma nova proposta, conforme informou a assessoria jurídica da Câmara, melhor fundamentada. "Vamos discutir com o Executivo da possibilidade de reverter, junto ao sindicato, professores e Executivo esta situação, já que a ação não pode ser retirada", finalizou.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Cedência de área a associação beneficiente será novamente tema de reunião da Comissão de Justiça

 

 Em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação na tarde desta terça-feira (07), os parlamentares Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Dahmer (PT) e Jaime da Rosa (PSB) receberam membros da Associação Beneficiente, Recreativa e Desportiva dos Policiais Militares de Esteio Ezequias Bittencourt (ASSOEB) e o consultor jurídico da prefeitura, Antenor Satto.

 De acordo com a presidente da comissão, vereadora Michele Pereira, o legislativo precisa de esclarecimentos acerca do projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que autoriza a “desafetar e conceder o uso de área de terras” em prol da associação. Os representantes da entidade apresentaram documentos de regularização da entidade, mas é necessário que a prefeitura encaminhe uma correção da área destinada à sede da ASSOEB, localizada junto ao antigo Posto da Brigada Militar, no Jardim Planalto. "O projeto descreve duas áreas, mas deixa especificado qual espaço será destinado à associação", alega. Um novo encontro foi agendado para a próxima terça-feira, 14, às 13h30min, na Câmara para debater a proposta com as alterações apontadas pela comissão.


Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Saúde vai cobrar do governo do estado repasse ao Hospital São Camilo


Repasse da pactuação 100% SUS não chega hospital há cinco meses, totalizando R$ 12,2 milhões. Sem recursos, o hospital corre o risco de reduzir serviços

    A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores vai se reunir nos próximos dias com o Secretario Estadual de Saúde, João Gabardo Reis. A decisão foi tomada hoje(7), à tarde durante a reunião entre os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Beatriz Lopes (PT), Michele Pereira (PT)  e Harri Zanoni(PSB), além do diretor Administrativo da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, Norberto Bierhals. A ideia, de acordo com o presidente da comissão, Jaime da Rosa, é cobrar o repasse devido pelo governo do Estado, que chega a R$ 12,2 milhões, resultado da pactuação 100% SUS entre estado e município, para que a instituição possa continuar com a manutenção dos serviços médicos e ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde(Sus).
      Na oportunidade, o diretor informou que o último recurso enviado à fundação foi feito em abril e refere-se a dezembro de 2015. "A verba mensal pactuada é de R$ 2,4 milhões, que incluem programas como o incentivo de orçamentação; gestante de alto risco, traumato/ortopedia; Porta Aberta e Saúde mental e estadual", disse. Bierhals garantiu que o hospital não tem mais de onde tirar recursos, apesar de estar recebendo apoio da prefeitura.  "Estamos pagando em dia o funcionalismo, mas o atraso maior é com os contratos de empresas que prestam serviço ao hospital. Não estamos conseguindo pagar, especialmente em função da falta de repasse do estado", alegou.
   Segundo o diretor, o reflexo da ausência de transferência da verba acordada já está sendo sentida pelos fornecedores, especialmente nos serviços  de traumatologia, área onde está há suspensão de alguns serviços ambulatoriais. "O  atendimento será apenas para fraturas expostas", explicou. O questionamento sobre  a suspensão dos serviços  havia sido alvo de documento aprovado em Plenário, a pedido do vereador Leonardo Pascoal(PP).  De acordo com Bierhals, a suspensão se deve ao atraso nos pagamentos dos meses de fevereiro, março e abril de 2016. "Entretanto, não há rescisão de contrato. Os pagamentos eram realizados sempre no 15º do mês produzido", informou, salientando que os atrasos iniciaram-se em 2015. O diretor ainda relatou que foram reduzidas as despesas da fundação, mas que é insuficiente.  "Alinhamos os pagamentos dos médicos conforme suas especialidade e reduzimos drasticamente as horas extras para dar conta, mas estamos sem alternativas", relatou.
O documento solicitando a reunião com o Secretário estadual de Saúde, aprovado em Plenário, será encaminhado ainda nesta semana ao governo do estado. Para participar da reunião, será formada uma comitiva integrada pela fundação, vereadores, conselho e Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio(Sisme).

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156

Palestra na Câmara de Vereadores de Esteio aborda Governança Pública


Ministro do TCU, Augusto Ribeiro Nardes, disse que uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país

Mais de 150 pessoas  acompanharam na manhã de hoje(3), na Câmara Municipal de Esteio, a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes sobre “Governança Pública: o desafio do Brasil”. O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), que fez um breve relato sobre o palestrante e reafirmou o compromisso de sua gestão em trazer grandes debates para o parlamento municipal.  Na oportunidade, Nardes abordou temas como Governança de Tecnologia da Informação; Governança das Unidade de Conservação da Amazônia Brasileira; o Déficit da Previdência Social, governança de pessoal, educação e governança da Segurança Pública entre outros temas.

Sobre a educação,  o ministro  fez retrato do ensino médio no país, com resultados, conforme ele, preocupantes. “No Sudeste, a região mais rica do país, apenas 52% dos jovens se formam. É essencial cobrar melhores resultados e uma aplicação mais racional dos recursos”, alertou. Relator dos jogos olímpicos,  o ministro também fez alerta sobre segurança  pública. "Não existe uma política de unificação integrada, especialmente na fronteira", ressalta.

Augusto Nardes, mostrou-se preocupado e garantiu que  tem alertado aos governantes do país sobre o fracasso da Previdência Social se não houver avanço.  "Atualmente, o PIB brasileiro é calculado em R$ 4,8 trilhões e a Previdência Social consome cerca de R$ 620 bilhões por ano", revelou.  Além disso, dados do  TCU, apontam que o Brasil está passando de uma população predominantemente jovem para um pais com mais idosos e menos jovens. "Cabe ao TCU alertar que o pais precisa crescer e enriquecer. Estamos insistindo, mas as decisões são dos governos instituídos", falou.  Ele afirmou, também,  que os orçamentos dos estados e do país não podem ser fictícios. "O planejamento precisa estar junto ao centro do governo", disse.

Para o ministro, o TCU tem feito investimentos em tecnologia e na qualificação de pessoal para melhorar o monitoramento da coleta e do processamento de informações. "Sem uma governança forte, a administração pública não consegue entregar ao cidadão serviços de qualidade. Uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país", finaliza.

Do evento, de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PSB), dos vereadores Harri Zanoni (PSB) e Rafael Figliero(PTB), bem como do vereador Leonardo Pascoal(PP), participaram o vereador Jaime da Rosa(PSB), professores, estudantes da rede estadual de ensino, Acise, OAB/Esteio, Executivo Municipal, entre outras autoridades locais.

Um dos autores do livro “Governança Pública - O Desafio do Brasil”, lançado no ano passado, Augusto Nardes,  é graduado em Administração de Empresas, mestre em Estudos de Desenvolvimento e pós-graduado em Política do Desenvolvimento pelo Instituto Altos Estudos Internacionais em Genebra (Suíça)  e é ministro do TCU desde 2005. Na obra, faz uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo brasileiro.

IMG_2349.JPGDSC_0802.JPGIMG_2396.JPGDSC_0791.JPG

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Marco Prass e Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Pascoal encaminha relatos de assaltos ao 34º BPM



Na tarde desta quinta-feira (2), o vereador Leonardo Pascoal (PP) levou ao subcomandante do 34º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Esteio,  major José Luiz Rosa, informações sobre assaltos ocorridos no turno da noite, em horário de término das aulas da Escola Estadual Caetano Gonçalves da Silva.  A conversa ocorreu a pedido de um estudante da escola. Conforme ele,  apenas nesta semana, de segunda até quarta-feira, quatro assaltos ocorreram nas proximidades da instituição. “Todo mundo está com medo. Tem gente desistindo de estudar em função disso”, afirmou.

Ainda segundo o estudante, as ocorrências são relatadas pelos alunos em torno das 22h30, horário em que encerram as aulas noturnas. O subcomandante José Luiz destacou que serão tomadas providências para evitar novas ocorrências. Também presente na reunião, o soldado Everton Machado ressaltou a importância de fazer o registro formal dos assaltos.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo 

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Presidência: Marcelo Kohlrausch recebe representante da empresa Faitec

 

 Com o intuito de compartilhar possíveis soluções para coberturas asfálticas no município, o representante da Faitec Equipamentos Ltda, Iladimir Schambeck, visitou o gabinete do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Kohlrausch (PSB). Ele apresentou os prospectos das usinas de asfalto e equipamentos britadores comercializados pela empresa. 

Segundo Iladimir, o principal benefício proporcionado pelos equipamentos, que poderiam ser adquiridos pelo Executivo Municipal, está no custo benefício. “É muito prático, pois dispensaria a abertura de licitações, não mobiliza muito mais que três pessoas para a execução do trabalho e é mais barato”, argumentou.
Marcelo se mostrou surpreso com os benefícios e destacou que, em breve, deve apresentar a proposta à Prefeitura. A ideia, conforme o presidente, é sugerir ao executivo para que, talvez, em próximas gestões, sejam consideradas novas formas de economizar. “Acredito que tudo o que for de tecnologia avançada e menos oneroso para os cofres públicos deve ser incentivado, pois é uma maneira de economizar e manter a qualidade”, destacou.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Ministro Augusto Nardes vai palestrar sobre Governança Pública na Câmara de Vereadores amanhã

 

Evento, que é gratuito e sem inscrição prévia, ocorre na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer

 

A Câmara de Vereadores de Esteio vai receber amanhã, 3, às 10 horas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, a pedido da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PSB), Harri Zanoni (PSB), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes(PT), além do vereador Leonardo Pascoal (PP).

Nardes, responsável pela recomendação pela rejeição das contas da presidente da República Dilma Rousseff no ano passado, falará sobre empreendedorismo, política, economia, crise moral, competitividade, governança pública e crise com convidados políticos, jovens empresários e empreendedores, autoridades, estudantes e demais públicos de Esteio.

Autor do livro “Governança Pública - O Desafio do Brasil”, lançado no ano passado, Augusto Nardes, que é graduado em Administração de Empresas, mestre em Estudos de Desenvolvimento e pós-graduado em Política do Desenvolvimento pelo Instituto Altos Estudos Internacionais em Genebra (Suíça), na obra, faz uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo.

A palestra, que ocorrerá na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, é gratuita e aberta ao público, sem inscrição prévia. A Câmara localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro Esteio/RS.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Vereadores participam de reinauguração da UBS Juan Pio Germano

 

 O presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), bem como os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero (PTB) participaram, na tarde desta quarta-feira (1º), da reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Juan Pio Germano, localizada na Vila Ezequiel.

 Com investimento de R$ 458 mil, a UBS conta com quatro consultórios, salas de medicação, de agentes comunitários de saúde, de vacina, de esterilização, de curativos e de procedimentos, além de sanitários com acessibilidade. Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch, destacou que a inauguração é importante por refletir um retorno dos impostos pagos pelos esteienses. “A Câmara é apoiadora de todos os investimentos em saúde feitos no município, como reformas, compra de equipamentos e qualificação da mão de obra”, disse.  

 A unidade recebeu um novo nome após aprovação de um projeto de lei do vereador Leonardo Pascoal, que intitulou o posto para destacar a trajetória do ex-prefeito na cidade, Juan Pio Germano, bem como pela relação próxima que mantinha com os moradores da comunidade.

DSC_0063.JPGDSC_0069.JPG13301272_1006003309447640_3357727289688320005_o.jpgDSC_0082.jpg

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg  Prof MTb/RS 7156

Vereador propõe segurança armada 24 horas em bancos

 

Projeto de lei de autoria do vereador Leonardo Dahmer foi apresentado na última terça, durante a sessão semanal.

 

Bancos e cooperativas de crédito em Esteio terão de contar com vigilância armada por 24 horas ao dia. É o que recomenda um projeto de lei do vereador Leonardo Dahmer (PT), apresentado à Câmara na última terça, dia 31. De acordo com a proposta, os seguranças vão se manter dentro dos estabelecimentos, em local seguro.

Caso o local seja alvo de assaltantes, um botão de pânico será acionado. As instituições que descumprirem a determinação, terão de pagar multa diária de 520 URM’s – atualmente, equivalentes a R$ 1707,16.

O documento agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Para se tornar lei, precisa receber um parecer favorável e, em seguida, ser aprovado em plenário. Posteriormente, também necessita ser sancionado pelo prefeito. 

Leo Dahmer.jpg

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Vereadores autorizam contratação de médico e preparador físico

 

Os vereadores aprovaram na noite de ontem(31), por unanimidade, a proposta do executivo, visando a contratação de um médico psiquiatra infantil e um preparador físico, pelo prazo de um ano e renovável por igual período. A contratação vai garantir o atendimento para o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil  e para o desenvolvimento  de atividades físicas junto à Academia de Saúde recentemente inaugurada. 

Além deste projeto, o Plenário ainda aprovou a solicitação de abertura de crédito especial - não previsto no orçamento - no valor de R$ 40 mil. Trata-se de recurso  que objetiva reforçar a dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Arte e Cultura para cobrir despesas de manutenção das atividades do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural - Funproarte. Também foi aprovada a alteração na Lei 5.571/2012, que criou o conselho Municipal do Bem Estar Animal de Esteio, ampliando a possibilidade de participação das entidades.

Na tribuna Popular, os moradores do bairro São Sebastião, representado por Jorge Moacir, falou em defesa da várzea do Rio dos Sinos. 

Na tribuna Democrática, o presidente do Sindilojas/RS, Itamar Tadeu, relatou preocupação dos lojistas quanto a possibilidade de recriação da CPMF e pediu apoio da Câmara. 

Confira os requerimentos e proposições aprovadas:

O vereador Felipe Costella (PMDB) solicita que efetue a eliminação de uma broca na Rua Nicolau Copérnico, em frente ao nº 42, no Bairro Tamandaré; Requer a troca da tampa da boca de lobo que fica na Rua Da Divisa, em frente ao nº 260, no Bairro Primavera.

O vereador Jaime da Rosa (PSB) solicita o valor da dívida do município até a presente data, discriminando os credores e valores individuais.

 O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita informações sobre a atual situação da prestação de serviços por parte do fornecedor Ortopedia Lempek, referente à tomada de preços nº 032/009, processo nº 038/209, relativa a atendimentos ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e plantões de sobreaviso da traumatologia, bem como as providências que serão tomadas para sua normatização; Requer a eliminação das brocas localizadas nas Ruas 24 de agosto, nº 1738, Bairro Centro, e  Bento Gonçalves, nº 1232, Bairro São Sebastião; Pede a manutenção dos bueiros localizados na Avenida Presidente Vargas, nº 2606 e na Rua Bento Gonçalves, nº 1267, Bairro São Sebastião; Solicita a poda da árvore localizada na Rua Érico Veríssimo, em frente ao nº 368, Bairro São José; Requer a colocação de uma cobertura para abrigo dos passageiros no ponto de taxi, localizado na Rua Bento Gonçalves, em frente ao número 1244, Bairro São Sebastião; Pede a  limpeza dos bueiros localizados no Bairro São Sebastião, especialmente nas Ruas Cabriúva,  Guido Possamai, Suriname, Itaipú, Rua Jacarandá e  Araucária; Solicita a limpeza do Arroio Esteio, ao longo do trecho localizado no Bairro São Sebastião; Requer a instalação de um redutor de velocidade na Rua São Borja, próximo aos condomínios Renascer I e II, Bairro São José; Pede a limpeza dos bueiros localizados na esquina das Ruas São Gabriel com Senador Salgado Filho, Bairro Centro.

 O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita informação sobre quais providencias serão tomadas quanto ao que está ocorrendo na Escola Alberto Pasqualini em relação às infiltrações nas salas de aula, banheiros e quadras de esporte; Requer a informação se existe licença ambiental para o aterro que está sendo feito na parte de trás do terreno do Edifício Alicante e se existe acompanhamento dos órgãos públicos municipais sobre a referida intervenção no local, e ainda requer cópia das licenças ambientais e contrapartidas exigidas pela Prefeitura;Pede a eliminação de broca localizada na Rua Garibaldi quase em frente ao Banco Santander;

Solicita os seguintes itens:

1) Quantas famílias deverão ser removidas no prolongamento da Rua Taquara para realização de obras junto ao Arroio Sapucaia?

2) Para onde estas familias serão removidas?

3) Existe projeto habitacional para contemplar estas familias?

4) A partir de qual data iniciará o processo de desocupação da área?

Requer a eliminação de buraco localizado na Avenida 24 de agosto número 1059, em frente ao Mercado Rabaiolli,  em frente ao portão de estacionamento do local; Pede informação sobre qual o horário de funcionamento do Posto de Saúde Claret nos finais de semana;

Requer as seguintes informações:

1) Qual o tempo de duração da obra de revitalização do Centro?

2) Seja enviado o Cronograma da referida obra, bem como o seu projeto informando quais os canteiros centrais serão refeitos.

3)  Foi feito estudo de drenagem e obras de melhorias para que não ocorram alagamentos nesta região.

Pede que informe o seguinte:

1)   Procede a informação de que o efetivo da Guarda Municipal não será aproveitado para o serviço de proteção do patrimônio público municipal.

2)   Procede a informação de que este serviço será privatizado por meio de empresa terceirizada, caso positivo, informe o custo financeiro de cada posto terceirizado, identificando o prédio público, o número de vigilantes contratados, bem como o número de horas prestada.

 Envia Anteprojeto de Lei que “Institui o Programa Maio Amarelo – Atenção pela vida, no Município de ESTEIO, dá outras providências.”, para que seja analisada a possibilidade de retornar a esta Casa, na forma de Projeto de Lei. A justificativa segue junto ao Anteprojeto;

Solicita que se digne a informar se as ações de intervenção junto aos Arroios Guajuviras e Sapucaia, estão seguindo as orientações do IPH, quanto ao ângulo de entrada do Guajuviras no Sapucaia, que na forma atual, causa o chamado “refluxo” e portanto prejudica a velocidade de vazão do Arroio Sapucaia. Em caso positivo, informar quais as medidas adotadas, o ângulo calculado, quota de rebaixamento do leito e extensão de concretagem do leito do Arroio Sapucaia. E ainda questiona se existe acompanhamento do IPH, nas obras da Beira Arroio, principalmente quanto as intervenções no leito do Arroio Sapucaia; Requer que estude a possibilidade de inverter a entrada dos passageiros idosos e gestantes junto às lotações e ônibus; Solicita que estude a possibilidade de incluir no seu orçamento, recursos para pavimentação da Rua Rio Grande.

 O vereador Ari Zanoni (PSB) solicita a troca de lâmpada na Travessa São Sepé próximo ao nº 233, Bairro Tamandaré; Requer a poda de duas árvores, no passeio público da Rua Elis Regina, em frente ao nº 567, Bairro Três Marias, que estão encostando nos fios da rede elétrica, causando transtornos e risco a segurança dos moradores.; Pede que faça a demarcação do número de vagas de estacionamento rotativo; Solicita a cópia do projeto de revitalização da Avenida Presidente Vargas, com a cópia da licitação e também a cópia do contrato com a empresa vencedora.

A vereadora Michele Pereira (PT) solicita a troca da placa de sinalização, que proíbe trânsito de caminhões, localizada na Rua Bom Jesus, esquina com a Rua Ezequiel Nunes Filho, Bairro São Sebastião; Requer o recapeamento asfáltico na Rua Pelotas em frente ao nº 1143, Bairro Centro; Pede a eliminação da broca na calçada da Rua Rio Grande, em frente ao nº 256, Bairro Centro; Solicita a troca da boca de lobo localizada na Rua Viamão esquina com a Rua Ezequiel Nunes ilho, bairro São Sebastião; Requer a troca de Lâmpadas nos postes localizados ao lado do número 100 da Rua Paulo Pontes, no beco com a Avenida Porto Alegre, bairro Jardim Planalto.

 O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita a troca de lâmpada queimada na Avenida Presidente vargas em frente ao nº 800, e na Rua Bento Gonçalvez em frente ao nº 761; Requer a pintura de uma vaga de estacionamento para Idoso, e uma para Cadeirante, na Rua Machado Lopes, esquina com a Rua Fernando Ferrari, neste local está situado o INSS que atende grande número de pessoas que necessitam destas prioridades; Pede o conserto no asfalto na Rua Érico Veríssimo, esquina com Dona Isabel; Solicita o reparo no asfalto na Rua Santana, 943; Requer a troca de lâmpada na Rua São Luís, 397.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

 

 


 

 

 

Marcelo Kohlrausch sugere ao Executivo adesão à Campanha Maio Amarelo


Iniciativa visa conscientizar a comunidade sobre o alto índice de acidentes no trânsito

Na sessão ordinária de ontem (31), o vereador presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), apresentou requerimento ao plenário sugerindo ao Executivo Municipal a adesão da "Campanha Maio Amarelo – Atenção pela vida", em Esteio, na forma de Projeto de Lei. De acordo com o vereador, o número de acidentes com mortes no trânsito é alto. “Precisamos nos mobilizar e dar atenção a esta questão séria”, afirmou. A ideia, segundo o parlamentar, é iniciar um movimento ainda neste ano, objetivando que os próximos governos coloquem na previsão orçamentária os custos da execução do programa.

O Movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, que visa chamar a atenção da comunidade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Da mesma forma que os movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que tratam, respectivamente, dos temas câncer de mama e próstata, ambos resoluções apresentadas por Marcelo à Câmara em dezembro de 2013, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao debate das responsabilidades e ao alerta sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários nas vias públicas do município.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MT/RS 7156


Comissão de Educação debate programa de compra de vagas da educação infantil

 

Na tarde de hoje (31), os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP) receberam representantes de escolas particulares do município e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE) para discutir o reajuste dos valores contratados no programa de compra de vagas da educação infantil.  A recente correção salarial do Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), em 20%, seria uma das causas das dificuldades enfrentadas pelas  escolas de educação infantil contratadas pelo município, que precisam ter os repasses aumentados para garantir a qualidade dos serviços prestados. De acordo com as educadoras, os recursos são insuficientes para o pagamento dos profissionais. A proposta de diálogo com o Legislativo chegou ao vereador Pascoal, que o repassou à presidência da comissão.

 Depois de ouvir relatos das diretoras sobre dificuldades para manter a estrutura escolar, o parlamentar Rafael Figliero destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições do município. “Vocês atendem a uma demanda que o poder público não tem condições de arcar sozinho. Acompanhamos os cálculos de vocês. Os gastos, em conjunto com a legislação, não atendem às expectativas das escolas”, argumentou.

 A vereadora Beatriz Lopes, que preside a Comissão de Educação, lembrou que os custos para manter uma escola são altos. “Por isso, o programa de compra de vagas beneficia famílias e qualifica o trabalho do município. Toda a qualidade da educação infantil melhorou”, disse. De acordo com a representante da secretaria, Mara Silvana de Souza, o órgão “nunca se negou a fazer negociações” e está disposto ao diálogo. Na reunião, foi acordado que as escolas devem encaminhar à Secretaria planilhas contendo revisão de custos e cartas de intenções. As propostas serão avaliadas pelo Executivo.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

 

Câmara de Esteio aprova moção de repúdio para recriação da CPMF

 

A Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar ainda nesta semana ao Congresso Nacional, moção de repúdio à Proposta de Emenda à Constituição nº 140/2015, enviada em setembro de 2015, que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), um imposto cobrado por todas as movimentações financeiras feitas por pessoas jurídicas e físicas. Esta cobrança incidia sobre as movimentações bancárias dos contribuintes e vigorou entre 1996 e 2007 e deveria ter sido utilizado para a área de saúde.

Conforme o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), além dos  integrantes da Mesa Diretora, Harri Zanoni(PSB) e Rafael Figliero (PTB), o ressurgimento desta cobrança está sendo rechaçada pela mobilização das entidades representativas do empresariado, inconformados diante de qualquer aumento de tributos. "Todas as entidades ligadas ao comércio esperam que o Senado seja contra a proposta", relata. Na manifestação, aprovada por unanimidade pelo Plenário na noite de ontem(31), os vereadores posicionam-se, cobrando concentração na redução de gastos com a máquina pública; redução drástica de cargos em comissão no governo federal; redução dos ministérios e a adoção de uma gestão de resultados com a simplificação do modelo tributário e a desburocratização do estado.

Antes da votação do documento,  o presidente do Sindilojas, Itamar Tadeu, falou da importância da união das câmaras de vereadores contra mais este imposto abusivo. "Ele foi criado para salvar a saúde, que nunca chegou onde deveria. É mais um tributo que que a sociedade vai ter que arcar, caso retorne. Por esta razão estamos apelando às câmaras", disse.

Por Terezinha Bobsin reg Prof MTb/RS 7156

Vereadores participam de reinauguração da UBS Nickollas Gomes

 

Nome da UNB é em homenagem ao jovem esteiense vítima de Leucemia aguda

 

Na tarde de hoje (31), o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), além dos  vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB), Felipe Costella (PMDB), Rafael Figliero (PTB), Harri Zanoni (PSB) e, participaram da cerimônia de reinauguração da Unidade Básica de Saúde Nickollas Gomes, localizada na rua Fernando Ferrari, 948, no Centro. O nome da unidade, que antes era conhecida como UBS Centro,  é uma homenagem ao jovem esteiense que faleceu em 2012, vítima de Leucemia aguda.  A iniciativa  de alteração do nome foi do vereador Rafael Figliero e teve aprovação por unanimidade em abril deste ano pela Câmara de Vereadores.

Marcelo Kohlrausch aproveitou para saudar, mãe de Nickolas, Lilian Rocha Gomes, presente na cerimônia e destacou que “a Câmara é apoiadora de todos projetos da Associação Amigos do Nick”, organização criada por Lilian que visa informar e incentivar a doação de medula óssea e a captação de doadores. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi, parabenizou o vereador Rafael pela homenagem ao jovem e afirmou que as ações da associação devem ser tomadas como exemplo.

A UBS Nickollas Gomes teve um investimento de R$ 288,8 mil e passa a oferecer à comunidade seis consultórios gerais, um consultório odontológico, duas salas de curativos e procedimentos, salas de imunização, de inalação coletiva, de esterilização e sanitários com acessibilidade. Além da abertura de novas salas, foram feitas melhorias nas estruturas do prédio e da cobertura, substituição de instalações elétricas, hidráulicas e de telefonia e internet, junto com pintura e acessibilidade.

IMG_2144.JPGIMG_2191.JPG

IMG_2171.JPGIMG_2224.JPGIMG_2211.JPGIMG_2216.JPG

 Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156

 

Câmara de Esteio vota contas do Executivo relativas aos anos de 2012 e 2013 amanhã



A Câmara de Vereadores de Esteio vota amanhã, 30, a partir das 18 horas,   as Contas da Administração Municipal relativas aos exercícios de 2012 e 2013, com o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, pela aprovação. Os documentos, conforme fundamento da Lei Orgânica, estiveram à disposição da comunidade durante 60 dias na Câmara para apreciação. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Câmara de Esteio pede limpeza das fossas sépticas na Vila Bom Jesus

 

Um documento solicitando a limpeza das fossas sépticas na Vila Bom Jesus será encaminhado à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos próximos dias pela Câmara de Vereadores. A medida,  aprovada por unanimidade pelo Plenário, pretende  que sejam realizadas limpezas  periódicas das fossas de, pelo menos, 15 residências que não possuem ligação com a rede de esgoto da cidade.
A comunidade aguarda a obra de drenagem, que deverá ser realizada nos próximos meses, possibilitando a ligação destas fossas com a rede. Segundo os vereadores,  a prefeitura já promoveu a licitação para a obra também contratou a empresa. "Apenas se aguarda a liberação da Caixa Federal. Portanto, esta ação da Corsan será temporária, até a conclusão das obras de drenagem. A ideia é resguardar a qualidade de vida dos moradores", relatam. 
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Semana Municipal Cultural de Esteio é aprovada pela Câmara de Vereadores


A iniciativa é do vereador  Leonardo Dahmer(PT)

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou ontem(24), o projeto sugerido pelo vereador Leonardo Dahmer (PT), visando instituir a Semana Municipal Cultural de Esteio. A proposta pretende realizar ao longo do ano, de forma intensiva, um movimento cultural, envolvendo a rede municipal de ensino e produtores culturais, capaz de ampliar significativamente a produção cultural e projetos relacionados à exposição destes trabalhos. A ideia, conforme Dahmer, é dar espaço a uma política cultural contundente, no sentido de estimular a produção e disseminação local, bem como programas dedicados a despertar o interesse na parcela mais jovem da população. " A medida visa, inclusive, fomentar o aumento de produção e do próprio público consumidor de cultura", relata. O texto aprovado segue para sanção do Executivo.

Confira os pedidos da sessão:

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita notificação às empresas de conteiners (tele entulhos) para que mantenham a sinalização dos equipamentos, com adesivos refletores e pintura adequada de acordo com as normas de segurança de trânsito.

Pede que se digne a informar os seguintes itens sobre a regularização fundiária da Vila Pedreira:

1) Se o cadastro anterior, realizado em 2014, foi aproveitado?

2) Qual o motivo do novo cadastramento?

3)   O novo cadastramento está sendo realizado pela mesma empresa de 2014 e em caso afirmativo, qual empresa e qual custo dos cadastramentos de 2014 e 2015?

Solicita que se digne a informar a esta Casa o que segue:

1 – Há veracidade na informação de que estão faltando professores na Escola Érico Veríssimo, nas disciplinas de Português, Ciências e Ensino Religioso?

2 – Caso afirmativo, qual a razão e quando esta situação será normalizada?

Pede que se digne a informar a esta Casa o que segue:

1 – Exitem projetos estruturais e elétricos para as casa (25m²), destinadas para as famílias que serão reassentadas devido aos processos de ações fundiárias, por exemplo, Jardim das Figueiras e Theodomiro Porto da Fonseca?

2 – Caso afirmativo, solicita que envie cópia, dos referidos projetos.

Solicita que sejam tomadas as devidas providências quanto as constantes quedas de energia elétrica, no Bairro Esperança, principalmente na Rua Santana, próximo ao número 792.

Solicita que se digne a informar a esta Casa o que segue:

1 – Há veracidade na informação de que estão sendo danificadas as caixas de telefonia e de alta tensão localizadas no centro da cidade, em decorrência das obras de revitalização da Av. Presidente Vargas?

2 – Caso afirmativo, qual a justificativa para tal procedimento e se o Executivo Municipal autorizou esta situação?

3 – Quem será responsabilizado pela recolocação das caixas na forma que se encontravam, pois foram todas devidamente aprovadas nos projetos originais dos comerciantes, pela AES Sul e as respectivas concessionárias de telefonia?

Requer que providencie a troca do poste localizado na Av. Padre Antonio Vieira esquina com Av. das Américas, próximo ao Cemitério Dois de Novembro.

Solicita que se digne a informar a esta Casa, as seguintes informações sobre a Casa de Bombas (elevado), localizada na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, atrás do Condomínio Alicante:

1 – Quando foi realizada a última medição da obra, pela Caixa Econômica Federal?

2 – Qual a empresa responsável por esta obra?

3 – Se a obra foi concluída? Caso afirmativo, qual a data? E por qual motivo ainda não está operando?

Requer que seja esfetuada a troca da tampa da boca de lobo, localizada na Rua Ametista, esquina com a Av. Luis Pasteur.

Solicita iluminação pública, na Rua das Nações, no loteamento Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Tamandaré.

Requer reparos na calçada, adequando a mesma com acessibilidade na Escola Alberto Pasqualini. Pede notificação do proprietário do terreno localizado na Avenida Jacob Alcalay, esquina com a Rua Jardel Filho, para realizar a limpeza no local e o cercamento. Solicita a capina junto ao maio fio das vias públicas, priorizando o entorno das escolas municipais, estaduais e privadas.

O vereador Felipe Costella (PMDB) solicita limpeza da boca de lobo, localizada na Rua Cabriúva, Bairro São Sebastião. Requer que seja efetuado reparos na rua localizada na esquina entre as Ruas Ametista e Topázio, Bairro Três Marias. Pede a troca da tampa de boca de lobo que está localizada na Rua Ametista esquina com a Av. Luiz Pasteur.

A vereadora Michele Pereira (PT) solicita troca de lâmpadas nos postes localizados nas Ruas Padre Sebastião Pacheco, em frente ao número 182, Jardim Planalto; Fernando Ferrari, em frente aos números 460, 568 e ao lado do número 367, Centro; e nas esquinas da Rua Fernando Ferrari com a Caxias e Fernando Ferrari com a Avenida Senador Salgado Filho, no Centro. Requer a notificação do proprietário do terreno baldio, localizado na Rua Allan Kardec ao lado do número 385, no Bairro Jardim Planalto. Pede a manutenção elétrica e troca de lâmpadas nos postes em torno da Sede do Grupo Escoteiro Capitão Bressane, localizada dentro do Parque Municipal Galvany Guedes, na Avenida Porto Alegre, número 505, Bairro Jardim Planalto. Solicita que coloque a tampa da rede de esgoto localizada dentro do Parque Municipal Galvany Guedes, próximo a pista do Skatepark, na Avenida Porto Alegre, 505, Bairro Jardim Planalto. Existe a possibilidade de acontecer um grave acidente.

 O vereador Rafael Figliero (PTB) solicta a pintura ou placa de pare no cruzamento da Rua Otávio Silveira Borges com a Rua João Corrêa da Costa. Requer a troca de duas lâmpadas na Rua Sérgio Cardoso, número 170, no Bairro Primavera. Pede o reparo no asfalto na Av. Garcia Lorca, nº 98 , Bairro Santo Inácio.

 O vereador Ari Zanoni (PSB) solicita a limpeza e manutenção da boca de lobo, em frente ao número 19 da Rua Elvis Presley, Bairro Parque Primavera. Requer a eliminação de broca na calçada da Rua Das Estremosas em frente ao número 560, Bairro Parque Santo Inácio. Pede para que faça eliminação de broca e recapeamento asfáltico na Rua Coronel Theodomiro Porto da Fonseca, esquina com a Rua Dom Pedro, Bairro São Sebastião. Solicita a troca do espelho da boca de lobo, situado na Rua Dos Pioneiros, em frente ao nº 233, Bairro Parque Santo Inácio. Requer a eliminação de broca na calçada da Rua Garibaldi em frente ao nº 66, Bairro Centro. Solicita a eliminação de broca na calçada da Avenida Presidente Vargas esquina com a Rua Garibaldi, Bairro Centro.

O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita a substituição de lâmpada queimada do poste localizado na Rua Roquete Pinto, em frente ao número 34, Bairro São José. Requer a reposição da cobertura asfáltica sobre os buracos localizados na Avenida Luiz Pasteur, em frente ao número 3445, Bairro Jardim Planalto e na Rua Bento Gonçalves esquina com a Rua Dom Pedro, Bairro São Sebastião.  Pede a manutenção do passeio público localizado na Rua Arthur da Costa e Silva, em frente ao CMEB Alberto Pasqualini, Bairro São José. Solicita a abertura e sinalização da travessia para pedestres no meio da quadra localizada entre as Ruas Garibaldi e Ferroviários, na Avenida Presidente Vargas. Requer a reposição asfáltica sobre os buracos localizados na Avenida Garcia Lorca, em frente aos números 54 e 106.

Todos os vereadores desta casa solicitam a limpeza periódica das fossas sépticas de 15 residências localizadas na Vila Bom Jesus.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Rafael recebe representante do Consulado Inter Esteio

 

Parlamentar foi informado sobre realização de passeio ciclístico beneficente, organizado por representação de torcedores

 

Durante a tarde de terça, dia 24, o vereador Rafael Figliero (PTB) recebeu Giovane Nunes, representante do Consulado do Inter em Esteio. No encontro, o parlamentar foi informado da realização do 2º Passeio Ciclístico Solidário. O evento será realizado no próximo domingo, às 9h, na Praça Coração de Maria.

Os participantes devem doar 1KG de alimento não perecível, que será destinado a instituições da caridade esteienses.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTB/MG 14986

 

Ações do documento