Notícias
Presidência: Felipe Costella participa da comemoração de 68 anos do Colégio Coração de Maria
17/03/2017 - O presidente da Câmara, vereador Felipe Costella (PMDB), participou, na manhã de hoje (17), da celebração do aniversário de 68 anos do Colégio Coração de Maria de Esteio, que contou também com integrantes da Rádio Jovem Pan. Na oportunidade, Felipe parabenizou a escola por sua história na cidade e realizou um breve debate com os estudantes da instituição sobre a juventude na política, buscando incentivar os jovens a conhecer e interagir nesse movimento. “Este assunto é muito importante ser abordado desde o início da fase escolar”, comenta.
Texto: Guilherme Pech – estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin – Reg prof MTb/RS 7156
Dados e foto: Gabinete da presidência/Laiani Santos
Euclides Castro propõe que deficientes visuais recebam IPTU em braile
Garantir aos deficientes visuais o direito de receber o boleto do IPTU em braile, devendo a Prefeitura cadastrar os interessados por meio da internet e também em um local físico. É o que propõe o vereador Euclides Castro (PP) em anteprojeto de lei aprovado na última terça, durante a sessão semanal da Câmara.
O parlamentar argumenta que a proposta visa garantir os direitos do contribuinte previstos no artigo 150 na Constituição Federal. Castro também destaca que o Código de Defesa do Consumidor “garante o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”.
O anteprojeto vai ser enviado para o Executivo como um requerimento. Para se tornar lei, deve ser devolvido ao Legislativo em forma de projeto e, posteriormente, aprovado em plenário.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986
Procuradoria Especial do Idoso solicita informações sobre vagas em clínicas geriátricas
Os vereadores Mário Couto (PDT) e Rute Viegas (PMDB) realizaram na tarde de quinta (16) a reunião semanal da Procuradoria Especial do Idoso. O encontro foi ocorreu no primeiro andar da sede da Câmara. Os assuntos em pauta foram o incentivo de atividades recreativas envolvendo os idosos e as vagas disponibilizadas pelo município em clínicas geriátricas.
Foi decidido que um requerimento vai ser apresentado ao plenário da Casa na próxima semana, durante a sessão ordinária de terça (21). No documento, os procuradores vão solicitar ao Executivo quantas vagas dispõe o município em clínicas geriátricas, quantas são utilizadas, o custo e o impacto que elas têm no orçamento.
A Procuradoria foi criada pela resolução 710 de 15 de fevereiro de 2017. É constituída por dois membros designados pelo presidente da Câmara dentre os parlamentares em exercício de mandato. As reuniões acontecem todas as quintas às 16h30.
Atualmente, o vereador Mário ocupa o cargo de procurador especial do Idoso e a vereadora Rute é a procuradora especial adjunta do Idoso.
Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986
Procuradoria do Idoso reúne-se hoje
16/03/2017 - A Procuradoria do Idoso, criada em fevereiro pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Mário Couto (PDT), vai se reunir hoje(16), às 16h30min. O órgão, que pretende, entre outros objetivos, receber, examinar e encaminhar aos setores competentes, denúncias de violência e discriminação contra idosos, tem como integrantes o vereador Mário Celente Couto (PDT) e a vereadora Rute Viegas Pereira (PMDB), como procurador e procuradora-adjunta, respectivamente. As reuniões da procuradoria ocorrem sempre as quintas-feiras, às 16h30min, na Sala de Reuniões do 1º andar, no prédio da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Noite de homenagens à mulher lota Câmara de Vereadores
15/03/2017 - A noite de ontem(14) foi de homenagens às mulheres na Câmara de Vereadores de Esteio. A cerimônia de iniciativa da vereadora Rute Pereira (PMDB), visou celebrar o histórico de lutas e avanços das conquistas femininas, comemorado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, comandado pelo presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), foram prestadas homenagem às mulheres que se destacaram no município, ao todo 18, indicadas pelo Legislativo e por diversos segmentos da sociedade.
A autora da proposição, citou as conquistas femininas ao longo da história e falou dos desafios a serem enfrentados. “Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos com a violência doméstica. Que possamos combater todas as formas de violência, sejam elas físicas, emocionais ou sexuais”, disse.
Já o prefeito, Leonardo Pascoal, presente na solenidade, falou sobre as políticas públicas voltadas para a mulher e destacou que 50% dos cargos de chefia e administração no Executivo estão ocupados por mulheres. "A todas as mulheres de Esteio, representadas aqui neste seleto grupo, minha homenagem e meu profundo agradecimento por exercerem um papel de equilíbrio entre força e delicadeza, obstinação e ponderação, coragem e cuidado”, afirmou.
O público, que praticamente lotou a Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, aplaudiu em pé a performance do vereador Mário Celente Couto e a palestrante Meleine Vargas abordou o tema: "Mulheres com atitude são mais felizes".
Participaram da cerimônia, o vice-prefeito, Jaime da Rosa; o deputado estadual, Juvir Costella (PMDB); o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Álvaro Nascimento, entre outras autoridades e comunidade.
Confira as homenageadas:
Maria Fátima de Brito – (Márcio Schmitz); Gisele Spessatto – (Mario Couto); Denise Fagundes Garcia – (Euclides Castro); Irmã Ana Garaffa – (Rute Pereira); Cláudia Denise Mantay Lorenzoni – (Sandro Severo); Alcenira Fofonka – (Luiz Duarte); Elisete Medeiros Bandeira – (Felipe Costella); Geneci Carolino Rosa- (Leo Dahmer); Suzana Beatriz Duarte – (Fernanda Fernandes); Rosa Maria Schmitt Schildt – ( Ari da Center); Leonice Marques Domingues – (Secretária SMCDS); Sd. QPM-2 Cássia de Lima Quadros – (Corpo de Bombeiros); Adriana Colombo – (Prefeitura Municipal); Lori Emanoela – (COMDIM); 3º Sgt. Viviane Zatrow de Souza –(34º BPM); Jussa Gobbatto Leichtweis – (Hospital São Camilo) Ariane. OAB – Esteio); Lioni de Fátima S. Fortes - (Apae).
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Presidente da Câmara participa de cerimônia de posse do comando da Guarda Municipal
15/03/2017 - O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), participou na manhã de hoje(15), da cerimônia de posse do novo comandante da Guarda Municipal de Esteio, realizada em frente ao prédio administrativo da prefeitura. Na portaria de nomeação de João Ricardo Duarte de Matos, servidor de carreira, também estão incluídos quatro inspetores e quatro coordenadores do órgão, que conta, hoje, com 42 agentes. Da solenidade também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB); a 1ª Secretária da Mesa Diretora, vereadora Fernanda Fernandes (PP) e a vereadora Rute Pereira (PMDB).
Na oportunidade, o presidente da Câmara, em seu pronunciamento, parabenizou a atitude do Executivo. "Quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Esteio, pela grande iniciativa de valorização da nossa Guarda Municipal, nomeando o Comandante, Coordenadores e Inspetores do quadro. Parabenizo também o nosso Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno e acredito que hoje estamos dando mais um passo a frente na segurança pública do nosso município", disse.
O prefeito Leonardo Pascoal destacou a importância do trabalho da Guarda Municipal. “Diante da crise que vivemos hoje, na segurança pública, nós temos duas possibilidades: jogar a responsabilidade no Governo Estadual ou agir. Nós optamos pela segunda alternativa, e estamos empregando todos os esforços para qualificar a Guarda Municipal de Esteio e atuar na segurança pública de nossa cidade”, afirmou. “Nós estamos reduzindo custos, diminuindo número de funcionários em cargos de comissão, mas vamos ampliar o efetivo da Guarda Municipal, para marcar maior presença nos bairros, nas comunidades, nas praças, nas escolas, nos postos de saúde.Tenho certeza que vocês farão um serviço que será reconhecido pela comunidade. Aliás, já é reconhecido, pois eu recebo muitas pessoas no Gabinete que elogiam o trabalho de vocês”, contou.
Também participaram da solenidade o presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança e secretário de Segurança de Gravataí, André Brito; além de representantes da Brigada Militar, de entidades de Esteio e das guardas municipais de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí e Estância Velha.
Nova estrututura e trabalho
Com as posses, foi concluída a implantação de uma nova estrutura organizacional da Guarda Municipal, que, no início de fevereiro, passou a exercer um papel ainda mais ativo na segurança pública de Esteio com o Guarda Mais Presente, programa que ampliou a atuação dos agentes; Esteio conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.
Empossados
Comandante
João Ricardo Duarte de Matos
Inspetores
Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró
Gerson Henrique Ortolan
Henrique Ângelo
Maurício Figueiredo Ligabue
Coordenadores
Luiz Eugênio Nunes – Coordenador da Corregedoria da Guarda Municipal
Sandro Rogério da Silva – Coordenador do Videomonitoramento
Ênio Veronezi Junior – Coordenador do Observatório da Violência
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Dados: Prefeitura de Esteio/Jornalista Djalma Pacheco
Câmara parabeniza autor esteiense por obra voltada ao Carnaval
15/03/2017 - O escritor e poeta Estevão Fontoura Ribeiro, o Tevinho Poeta, que lança nesta quarta-feira, 15, em Uruguaiana, o livro "Sonhos , paixões e loucuras de Carnaval", foi lembrado na noite de ontem (14), pela Câmara de Vereadores, através de moção de parabenização, de iniciativa do vereador Leonardo Dahmer (PT). O autor, que participará do Carnaval na cidade de Uruguaiana, é morador da rua Padre Felipe, em Esteio.
A obra, que reúne 96 poemas, retrata com sensibilidade e lirismo poético as situações de personagens reais e imaginários do universo do Carnaval, em voos de espontaneidade, musicalidade, fantasias, paixões e ritmos que a festa popular representa. O livro foi editado pela Versus Editora, sob a responsabilidade do jornalista Esteban Rey Fontan.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Representantes do Esporte de Esteio se reúnem com a Comissão de Educação
No encontro, os membros das ligas sugeriram a independência da Diretoria de Esporte, que atualmente faz parte da Secretaria de Cultura
As ligas de esporte de Esteio se reuniram, na tarde desta terça-feira (14), com a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Rute Pereira (PMDB) e Márcio Alemão (PT). Na pauta, os integrantes das áreas esportivas apresentaram aos vereadores a situação das ligas e dos atletas independentes. O encontro aconteceu a pedido do presidente da Comissão, vereador Euclides Castro (PP).
Na oportunidade, os membros das modalidades reivindicaram a independência da Diretoria de Esporte, com status de secretaria. Atualmente, o órgão é integrado à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Além disso, o diretor de Esportes, Jorge Elias Camargo, informou que há somente dois representantes na área e muita demanda operacional e administrativa. “ Precisamos de uma estrutura melhor”, destaca.
O vereador Euclides apontou que a área do esporte necessita de mais recursos e espaços qualificados. “Deve ser tratada de forma singular”, explica. Já o vereador Márcio Alemão sugeriu que a ideia fosse discutida com as ligas e instituições relacionadas. Márcio também afirmou que pretende buscar, para o ano seguinte, mais emendas parlamentares para a área esportiva.
Os representantes das ligas sugeriram, também, a participação de todos os grupos no seminário de esportes que acontecerá nos dias 20 e 27 de abril, no plenário da Câmara de Vereadores. O intuito é buscar mais destaque para a área esportiva, valorizando a importância do Esporte na cidade.
Por Guilherme Pech | Estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin | Reg Prof MTb/RS 7156
Sessão solene homenageia Mulher na noite de hoje
A Câmara de Vereadores de Esteio realiza hoje, 14, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, sessão solene em homenagem à Semana Internacional da Mulher. De proposição da vereadora Rute Pereira (PMDB), a cerimônia, que será conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Felipe Costella (PMDB), vai homenagear 18 mulheres de diversos segmentos da comunidade.
A cerimônia vai contar com a apresentação artística do vereador Mário Celente Couto (PDT) e uma palestra ministrada por Mileine Vargas, que vai abordar o tema: "Mulheres com atitude são mais felizes".
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Câmara presta homenagem à Mulher amanhã, 14
A Câmara de Vereadores de Esteio realiza amanhã, 14, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, sessão solene em homenagem à Semana Internacional da Mulher. De proposição da vereadora Rute Pereira (PMDB), a cerimônia, que será conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Felipe Costella (PMDB), vai homenagear 18 mulheres de diversos segmentos da sociedade. Atrações artísticas estão entre outras atividades da solenidade, que é aberta ao público.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Ações conjuntas da Segurança Pública vão combater a criminalidade em Esteio
A moradora e líder comunitária do bairro, Mariza Iracet, disse que as famílias promoveram um abaixo-assinado com o pedido de retorno do posto da Brigada Militar e a instalação de mais câmeras de vídeomonitoramento nos principais acessos do bairro, que recebe, entre outros eventos, a Expointer e o Universo Alegria.
Para o secretário de Segurança, Roberto Damasceno, atitudes mais efetivas já estão sendo adotadas, através de treinamento da guarda municipal, que está sendo reestruturada, estabelecendo suas funções e controle no atendimento externo. Além disso, conforme o secretário, o município vem investindo forte em segurança, através da aquisição de armas de choque, bem como aguarda a autorização do exército para compra de munição. "Também aguardamos uma parceria entre as empresas para auxílio na compra da fibra ótica", ressaltou. Damasceno afirmou, ainda que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), aguarda as nomeações para iniciar o funcionamento. O secretário lembrou o recurso de R$ 20 mil da Câmara de Vereadores, direcionado à compra de tasers (armas de choque).
Já o representante da Polícia Rodoviária Federal, Marcelo Timóteo garantiu que estão sendo fomentadas ações visando integrar todos os monitoramentos de câmeras e cercamento eletrônico em tempo real. A ideia, de acordo com Timóteo é mapear tudo que que chegar à cidade pela BR-116. "As medidas vão fortalecer o combate à criminalidade. Peço que a comunidade acredite na polícia", afirmou.
Também o comandante da Brigada Militar de Esteio, José Nilo Alves, disse que a instituição vem fazendo seu trabalho dentro dos recursos e possibilidades. Reforçou que a o comando vem fazendo ações fortes com a presença da base móvel nas ruas e que com a tecnologia do vídeomonitoramento foram inibidos várias ações criminalidade na cidade. "A brigada tem função preventiva e não há uma solução mágica para acabar com a criminalidade", afirmou, relatando que não haverá possibilidade humana de retornar com os postos no bairro. O comandante também anunciou a possibilidade de regresso do policiais residentes nas escolas.
Ainda o inspetor da Polícia Civil de esteio, Dionel Souza, disse que a média de homicídios em Esteio chega a 25 ao ano. "De janeiro para cá foram oito homicídios e 10 atentados", relatou.
O vice-presidente da Câmara, Sandro Severo, lamentou a ausência do Ministério Público e garantiu que a segurança é um tema polêmico e que é preciso que sejam tomadas atitudes fortes e severas, observando a necessidade de retomada da operação Avante, realizada pela BM para combater a criminalidade e a intensificação de todas as frentes para que a comunidade volte a sentir a sensação de segurança e tranquilidade. Severo também colocou a Câmara à disposição para buscar recursos financeiros objetivando auxiliar na aquisição de equipamentos de segurança.
A atividade contou com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Ari Zanoni (PSB), Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (PMDB); do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Esteio, Egídio Dassi, entidades e comunidade em geral.
O que disseram os vereadores, entidades e a comunidade:
Márcio Alemão:
Questionou a respeito da estratégia de policiamento nos bairros que servem como rota de fuga. Ressaltou que o déficit atual de 43% no efetivo da Brigada prejudica o pleno serviço para Esteio e a necessidade de que o Governo do Estado atente para a situação que é de grande preocupação é prescinde de ação imediata.
Ari da Center:
Centro está desassistido. Problemas com a passarela que dá acesso à Vila Pedreira.
Fernanda Fernandes:
A segurança é uma demanda de todos os bairros.
Rute Pereira:
É preciso iniciar a prevenção através da educação. A segurança precisa ser discutida mais vezes e com a participação efetiva da comunidade. Avaliou a necessidade de participação do Conselho Tutelar na audiência pública.
Presidente da Câmara inspeciona escadaria no bairro Liberdade
O presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), acompanhou o secretário de Obras, Rafael Fernandes, na manhã de hoje (9), em vistoria à escadaria da rua 7 de Setembro, no bairro Liberdade. A intenção foi de verificar a situação do espaço, que desmoronou recentemente, e a real utilização pela comunidade. "Vamos realizar uma pesquisa para verificar se os moradores vêm usufruindo do local", afirmou. Também participou da atividade a assessora de gabinete do presidente, Luana Salines.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fotos e Informação: Laiani Costa - estágio em Jornalismo
Audiência pública vai tratar sobre a segurança em Esteio hoje, 9
Conforme o vereador, o assunto passou a ser um desafio para os governos em todo o país. "A amplitude dos temas e problemas afetos à segurança pública alertam para a necessidade de qualificação do debate e para a incorporação de novas políticas públicas", argumenta. Para o encontro, serão convidados representantes dos órgãos de segurança do município, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também do Ministério Público.
Por Terezinha Bobsin
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Esteio
Reg prof MTb/RS 7156
Fones: 34585022/999167444
Rute Pereira sugere programa de vagas temporárias nas creches municipais para as mães à procura de emprego
A vereadora Rute Pereira (PMDB) apresentou um anteprojeto de lei que estipula o programa de vagas temporárias nas escolas de Educação Infantil de Esteio, para as mães que estão à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho. A proposição, aprovada na sessão em fevereiro, visa disponibilizar vagas nas creches municipais pelo período de até 90 dias, propiciando, assim, tempo hábil para as mães buscarem uma ocupação profissional sem prejuízo à educação e aos cuidados de seus filhos.
Para a vereadora, muitas mães não conseguem ou não têm com quem deixar seus filhos para procurar emprego. “A proposta pensa nessa proteção”, explica. Conforme o pedido, caberá à Secretaria Municipal de Educação o acompanhamento e a execução do programa. O documento será encaminhado ainda nesta semana ao Executivo e, para entrar em vigor, deverá voltar à Câmara em forma de projeto de lei e ser aprovado pelos vereadores.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Presidente da Câmara de Vereadores entrega rosas pelo Dia da Mulher
08/03/2017 - O presidente da Câmara de Vereadores de Esteio, Felipe Costella (PMDB), entregou rosas às mulheres na manhã de hoje (8), no Centro da cidade, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade, que vem sendo realizada há muitos anos pelo vereador, também teve a participação do deputado estadual, Juvir Costella (PMDB). O presidente ainda parabenizou as mulheres do Legislativo, entregando rosas ao setor administrativo e aos gabinetes. Felipe Costella aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade feminina para participar da sessão solene pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que vai ocorrer dia 14 de março, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Saúde analisa relatório de gestão dos recursos do SUS
Com a presença dos vereadores Sandro Severo (PSB) e Euclides Castro (PP), foram tratadas também questões relativas ao Hospital São Camilo, especificamente sobre a situação do laboratório para exames com urgência. Segundo o secretário, até que seja feita uma nova licitação, que vai abranger, além do hospital, a rede básica de saúde, o laboratório que já está atendendo se manterá por dois meses. "Estamos com o atendimento do laboratório LaFon, que ficará no serviço até que saia a licitação na forma que atenda toda a demanda da saúde do município, sem separação entre o hospital e a rede básica", disse. O secretário, questionado pelos vereadores, falou que a ideia é chamar os concursados do São Camilo. Também falou sobre o retorno dos convênios na fundação. "Precisamos trabalhar para buscar alternativas para manter o hospital, que tem um déficit de R$ 850 mil por mês", afirmou.
O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento, e tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no plano de saúde da esfera municipal. Sua apresentação à Câmara de Vereadores está prevista na Lei Orgânica do Município.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Comissões de Segurança e Urbanização discutem obra de responsabilidade da Corsan
Obra teria sido a causadora de abalo em duas torres no empreendimento no bairro São Sebastião em fevereiro deste ano
De acordo com o engenheiro da Corsan, Wilson Leipnitz, a questão já foi resolvida e não apresenta mais nenhum perigo aos moradores do local, inclusive sendo afirmado pela Defesa Civil. “Ficou um serviço de aspecto feio, mas em nenhum momento ofereceu riscos, pois estava sendo monitorado por técnicos de segurança todo o tempo”, afirma. O vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa, perguntou sobre a necessidade de escoramento que não havia na obra. “Dizer que a obra possui técnico responsável não garante a falta de perigo”, acrescenta.
Jacob Chamis, representante da empreiteira Porto Obras LTDA, responsável pela obra, informou que não havia necessidade de um escoramento, pois foi cavada uma vala de tamanho maior justamente para garantir a segurança. “O que aconteceu foi um rompimento inesperado da rede de água, no entanto, foi trabalhada a escavação do solo em 45° graus para que o solo sustentasse por si só, e sustentou”, argumenta.
O presidente da Comissão de Segurança, vereador Márcio Alemão (PT), agradeceu as explicações da Corsan, e afirmou que estava questionando de acordo com os moradores do local. “Estamos trabalhando com o que os moradores nos reportaram, e eles ainda estão receosos”. Já o engenheiro representante da Corsan, Luiz Perazzoni, lamentou a preocupação dos moradores e informou que apesar da repercussão o problema já foi resolvido. “Os riscos estavam na calçada e não nos prédios, mas a situação foi controlada rapidamente”, enfatiza.
A reunião ainda contou com a presença de Ângelo Alves, engenheiro da Corsan, do presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), da vereadora Rute Pereira (PMDB), além de moradores representante da comunidade.
Entenda o caso:
Em 16 de fevereiro, um dos acessos de entrada para os blocos 33 e 34 do Residencial Rossi, localizado na Rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião, foi interditado pelos agentes da Defesa Civil em razão do risco de desabamento das duas torres. O motivo foi uma obra de esgotamento sanitário, realizada por uma empresa terceirizada da Corsan. A intervenção, feita pela Rua Liberdade, que fica nos fundos do condomínio, culminou na quebra de um dos canos da rede e no extravasamento da água, causando pânico entre os moradores.
Com isso, parte do terreno sob o prédio cedeu e algumas famílias precisaram ser retiradas de parte dos blocos atingidos. Na época, a Corsan informou que se tratava de uma obra na rede de esgotos sanitários que está sendo realizada a cinco metros de profundidade. Houve uma movimentação do solo próximo ao muro do condomínio, o que danificou a calçada que dá acesso ao prédio.
Reunião vai tratar sobre obra de responsabilidade da Corsan hoje
As comissões de Segurança Públicas, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos e de Urbanização, Transporte e Habitação vão realizar reunião hoje, 7 de março, às 16h30min, na Sala de Reuniões do 2º andar, no prédio do Legislativo, com a Corsan. Na pauta estará a responsabilidade da estatal na obra que causou transtornos aos moradores do Residencial Rossi, em função do risco de desabamento dos dois blocos, em razão do serviço de esgotamento sanitário de empresa terceirizada da Corsan.
Entenda o caso:
Em 16 de fevereiro, um dos acessos de entrada para os blocos 33 e 34 do Residencial Rossi, localizado na rua Bento Gonçalves, no bairro São Sebastião, foi interditado pelos agentes da Defesa Civil em razão do risco de desabamento das duas torres.O motivo foi uma obra de esgotamento sanitário realizada por uma empresa terceirizada da Corsan. A intervenção, feita pela Rua Liberdade, que fica nos fundos do condomínio, culminou na quebra de um dos canos da rede e no extravasamento da água, causando pânico entre os moradores.
Com isso, parte do terreno sob o prédio cedeu e algumas famílias precisaram ser retiradas de parte dos blocos atingidos. Na época, a Corsan informou que trata-se de uma obra na rede de esgotos sanitários que está sendo realizada a cinco metros de profundidade. Houve uma movimentação do solo próximo ao muro do condomínio, o que danificou a calçada que dá acesso ao prédio.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto: CP
Câmara realiza audiência pública sobre recursos do SUS amanhã
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social traça metas na primeira reunião
A Frente Parlamentar em Defesa da Previdência, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Márcio Alemão (PT), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB), reuniu-se hoje(6), à tarde, na Câmara, para tratar das mobilizações contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo federal. Na primeira reunião, com a presença do presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Previdência Social Rural, deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que passou à frente criada em Esteio materiais de subsídio para o debate, além do morador Morais Mengue Carlos, e do presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), foram traçadas as metas sobre a reforma, seus efeitos e alternativas, buscando dar transparência ao tema. "A ideia é esclarecer a respeito das mudanças que afetam o tempo de contribuição para a previdência social, inviabilizando a aposentadoria dos trabalhadores", argumentam os vereadores.
Ações do documento