Notícias
Câmara participa de assinatura de convênio entre a Caixa e o Município
O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), além dos vereadores Rute Pereira (PMBD) e Fernanda Fernandes (PP), participaram, hoje (30), no prédio administrativo, da cerimônia de assinatura de convênio entre a Prefeitura de Esteio e a Caixa Econômica Federal, de educação a distância. Conforme o acordo, a Universidade Caixa Poder Público vai oferecer 12 cursos a distância para técnicos e gestores da Administração Municipal. O documento foi assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal e pelo superintendente de Negócios do banco, Marcos de Souza Oliveira.
Para o prefeito, é um ato simples, mas de profundo significado para a Administração Municipal. "Representa o passo inicial de uma caminhada que faremos pela construção de nossa Escola de Governo, para oferecer cursos aos nossos servidores e, com eles, qualificar ainda mais a prestação de serviços à nossa população”, afirmou o prefeito. “A Caixa é nossa parceira e esta é mais uma ação que estamos realizando em conjunto”, destacou Pascoal, que lembrou que a qualificação de servidores está dentro das metas de gestão da Secretaria Municipal de Administração (SMAD), documento a ser assinado no dia 10 de abril, marcando os 100 dias da nova gestão de Esteio.
A iniciativa tem por objetivo promover a capacitação dos servidores da Administração Municipal por meio de soluções educacionais desenvolvidas especialmente para o setor público. Temas como Gestão Pública, Gestão de Contratos e Convênios, Financiamento da Infraestrutura e do Saneamento, Transferências de Recursos Públicos, Habitação de Interesse Social e Transferências de Renda integram os cursos de formações, através de uma plataforma própria pela Internet.
Os conteúdos serão desenvolvidos a partir da análise das necessidades da Prefeitura e podem ter tanto caráter educacional como informacional, com a entrega de declaração de conclusão.
Confira os cursos oferecidos:
Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Sustentável
Gestão de Convênios e Contratos
Gestão de Pessoas e Liderança
Gestão Pública
Governo
Habitação
Inovação e Melhoria de Processos
Mobilidade Urbana
Programas Sociais
Saneamento
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto e informações: Laiane Costa e Djalma Pacheco (Prefeitura Municipal de Esteio)
Esteio recebe emenda de R$ 262 mil para pavimentação
A verba foi uma solicitação do vereador Márcio Alemão (PT). O anúncio foi feito ontem(29) ao Executivo
Escadaria no bairro Liberdade deve ser retirada
29/03/2017 - Depois de uma pesquisa feita pelo gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), sobre a situação da escadaria da rua 7 de Setembro, no bairro Liberdade, que está em sem uso e em péssimo estado, o acesso deve ser removido, a pedido da maioria dos moradores.
No início deste mês, em visita de inspeção ao local, o presidente e o secretário de Obras, Rafael Fernandes, verificaram que o espaço desmoronou recentemente. "Após o serviço de limpeza, a escadaria será retirada", falou o vereador.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fotos e Informação: Laiani Costa - estágio em Jornalismo
Empresas com isenção fiscal devem reservar 10% das vagas para o primeiro emprego
A medida destina-se à pessoas, sem idade mínima, que não tenham experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou por contrato de prestação de serviços. A ideia, de acordo com a parlamentar, é facilitar o ingresso no mercado de trabalho, de pessoas que, geralmente, são impedidas em função da exigência de seis meses de experiência por parte das empresas. "A comprovação de experiência acaba servindo de empecilho para os trabalhadores em fase inicial, ensejando um sentimento de frustração", explica. A matéria segue para análise do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio cria a Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb
Proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores na noite de ontem(28)
29/03/2017 - A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (28 de março), a criação da Frente Parlamentar de Defesa da Trensurb. O objetivo, segundo o vereador proponente, Márcio Alemão (PT), é de produzir um espaço de debate para as questões relacionadas à privatização da estatal. O grupo irá atuar em defesa da Companhia como empresa pública que, segundo o vereador, oferece um serviço indispensável para os trabalhadores e demais usuários.
De acordo com o proponente, a frente parlamentar visa conscientizar os usuários da Trensurb sobre os prejuízos causados pela privatização, entre eles, a redução na qualidade dos serviços prestados à população e o consequente aumento da tarifa. Serão propostos debates, audiências e outras ações em defesa do transporte público de qualidade e o cumprimento de sua função social junto aos cidadãos. Com a aprovação da proposta pelo Plenário, o órgão deve entrar em funcionamento nos próximos dias, com a indicação dos integrantes e os movimentos a serem adotados em prol da empresa.
Por Terezinha Bobsin
Câmara de Esteio cria a Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb
A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem (28 de março), a criação da Frente Parlamentar de Defesa da Trensurb. O objetivo, segundo o vereador proponente, Márcio Alemão (PT), é de produzir um espaço de debate para as questões relacionadas à privatização da estatal. O grupo irá atuar em defesa da Companhia como empresa pública que, segundo o vereador, oferece um serviço indispensável para os trabalhadores e demais usuários.
De acordo com o proponente, a frente parlamentar visa conscientizar os usuários da Trensurb sobre os prejuízos causados pela privatização, entre eles, a redução na qualidade dos serviços prestados à população e o consequente aumento da tarifa. Serão propostos debates, audiências e outras ações em defesa do transporte público de qualidade e o cumprimento de sua função social junto aos cidadãos. Com a aprovação da proposta pelo Plenário, o órgão deve entrar em funcionamento nos próximos dias, com a indicação dos integrantes e os movimentos a serem adotados em prol da empresa.
Por Terezinha Bobsin
Presidência: Felipe Costella prestigia ações pelos seis da Samu no município
O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), prestigiou na tarde de ontem(28) as atividades em comemoração aos seis anos do SAMU Esteio. As ações, que contaram com a parceria da UNIPACS para aferição de pressão arterial e glicemia capilar, ocorreram em frente ao prédio da Prefeitura.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fotos e informações: Laiani Santos - estágio em Jornalismo
Agendamento de consultas nos postos de saúde de Esteio é debate na Comissão de Saúde
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), conversaram, na tarde desta terça-feira (28), sobre o agendamento de consultas nos postos de saúde de Esteio com o secretário de Saúde, Gerson Cutruneo. A presidente da Comissão, vereadora Rute, destacou que o objetivo da reunião é esclarecer demandas da comunidade.
No encontro, o secretário de saúde informou que no momento não há perspectiva de agendamento prévio de consultas em razão da prefeitura não possuir controle dos horários dos médicos nos postos de saúde. “Não há garantia de quando o médico estará disponível para atender o paciente. Por isso, não é possível estipular uma agenda”, explica. O primeiro passo para resolver a situação, conforme Gerson, será instalar relógios de ponto biométrico nos postos.
A falta de fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular da cidade para pessoas acamadas também foi tratada na reunião. O assunto já havia sido alvo de pedido de esclarecimentos pelo vereador Luiz Duarte. O secretário esclareceu que o estoque de fraldas já está reabastecido, e que o fornecimento desses materiais acontece através de uma política vinculada ao governo do Estado. Além disso, Gerson salientou que para a retirada do material por pessoas acamadas existe um processo burocrático: a pessoa responsável pelo acamado deve comprovar a necessidade através de procuração. Essa situação, diz o secretário, causa transtornos no atendimento. “Estamos procurando soluções que facilitem esse procedimento”, aponta.
Participaram da ocasião, também, os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Sandro Severo (PSB), além do vice-prefeito, Jaime da Rosa (PSB).
Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156
Audiência pública vai discutir futuro da Previdência Social
Na próxima quinta-feira, 30 de março, às 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535), a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência, integrada pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Márcio Alemão (PT), Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB), vai realizar audiência pública para tratar sobre Reforma da Previdência proposta pelo governo federal. A ideia é esclarecer a respeito das mudanças que afetam o tempo de contribuição para a previdência, entre outras mudanças propostas na PEC 287/2016, que tramita na Câmara Federal. O texto de 29 páginas altera os artigos 37, 40, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição. Deputados federais, estaduais e integrantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) devem participar do debate.
Planejamento e transparência:
Na primeira reunião realizada neste mês, com a presença do presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Previdência Social Rural, deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), além do morador Morais Mengue Carlos, e do presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), foram traçadas as metas sobre a reforma, seus efeitos e alternativas, buscando dar transparência ao tema.
A frente, de iniciativa do vereador Leonardo Dahmer, com aprovação do Plenário, visa defender a manutenção dos direitos sociais e uma reforma estrutural da captação de recursos nos termos da legislação atual, garantindo a segurança jurídica e atuarial do sistema de Seguridade Social Brasileiro, sem restrição ou extinção de direitos.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Educação trata de determinação do MP
Em reunião extraordinária, presidente da comissão adequação do ensino municipal a carga horária mínima de aula
A Comissão de Educação, Cultura e Desporto se reuniu na tarde de hoje (24), após convocação do presidente Euclides Couto (PP). Também estiveram presentes os demais membros Rute Viegas (PMDB) e Márcio Alemão (PT). Em pauta, o descumprimento por parte do ensino público municipal da carga horária mínima.
O artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina que os alunos dos ensinos fundamental e médio devem ter um mínimo de 800 horas de aula por ano. Porém, isso não estaria acontecendo em Esteio. A situação foi constatada pelo Ministério Público (MP) em 2015. Na ocasião, o promotor de Justiça Ioannis Fedrazzi Petalas recomendou que fosse elaborado “plano para a ampliação gradativa do número de horas-aulas a ser adotado nas escolas municipais, até que seja atingido o mínimo previsto na LDB (800 horas-aulas anuais)”.
Essa recomendação foi mantida mesmo após a administração municipal, no início de 2016, explicou que o programa “almoço pedagógico” era computado como hora-aula.
Já em 2017, o Executivo foi novamente comunicado sobre a recomendação. Dessa vez, a promotora de Justiça Camila Santos da Cunha determinou que a atual gestão informe sua posição sobre o assunto dentro de sessenta dias a contar a partir de 15 de fevereiro.
Durante a reunião, o vereador Euclides salientou que a formação dos professores não será prejudicada. “Pessoas estão colocando nas redes sociais que se está falando nas reuniões pedagógicas. Não, as reuniões pedagógicas têm que ser mantidas. O próprio Ministério Público aponta isso. Tem que se cumprir a lei e tem que manter as reuniões pedagógicas”, disse.
Os três parlamentares consideram que a determinação do MP deve ser realizada. “No momento em que já tem uma ordem do Ministério Público, ela tem que ser cumprida”, disse Rute.
Por sua vez, Márcio afirmou, durante a reunião de hoje, que “se o Executivo, em seis meses, não fez acontecer, a gente vai mandar uma solicitação para o Ministério Público, o Executivo, para saber o porquê”.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986
Foto: Gabinete do Vereador Euclides Castro
10ª Parada Livre pode acontecer no Parque Assis Brasil
A 10º Parada Livre de Esteio poderá ser realizada no Parque de Exposições Assis Brasil. A sugestão é do vereador Márcio Alemão (PT), que reuniu-se ontem (23) om o subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Sérgio Bandoca, para entrega de requerimento aprovado na última terça-feira, 21, pela Câmara de Vereadores. Do encontro participou também o diretor da ONG Amigos da Diversidade, Edicarlos de Lima Cardoso.
No ofício entregue ao subsecretário, Márcio Alemão ressalta que o parque é um local seguro, de fácil acesso para as caravanas que vêm de outras regiões prestigiar o evento e adequado para receber a programação que se estende durante toda a tarde do domingo. "O pedido da entidade é pela realização da 10ª Parada Livre, que ocorrerá em 29 de outubro, além da inclusão do evento no calendário permanente do parque para anualmente ser realizada no terceiro domingo de outubro", ressaltou o vereador, que lembra da importância da atividade como um momento de luta contra o preconceito, respeito e reconhecimento da comunidade LGBT. "Acredito que a cada ano mais pessoas participam da Parada, pois ela promove o reafirma a necessidade de debater direitos e a igualdade do público LGBT", concluiu.
O subsecretário do Parque Assis Brasil garantiu a parceria e vai confirmar a disponibilidade da infraestrutura completa do local no mês de abril.
Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Informações e foto: Gabinete do Vereador Márcio Alemão
Câmara entrega honraria à equipe de robótica que vai competir na Austrália
Durante a entrega, o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), disse que o Legislativo reconhece a garra e a competência destes esteienses. "São oportunidades únicas que devem ser aproveitadas. Orgulho-me desta equipe", afirmou.
Durante a sessão a Câmara de Vereadores também entregou uma honraria ao prefeito eleito "Com um Cromossomo a mais", João Paulo Boeno Pires, da Escola Novo Horizonte - Apae/Esteio, pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Segurança: Esteio deve afixar foto dos condenados mais procurados do RS em locais públicos
A ideia, sugerida pelo vereador Sandro Severo (PSB), é que a população tenha conhecimento dos foragidos e possa auxiliar através de denúncia anônima
24/03/2017 - A foto dos condenados mais procurados do Estado deve ser divulgada em todos os locais em Esteio, incluindo bares, prédios públicos, supermercados, transporte, farmácias, logradouros e lojas. A proposta é do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Severo (PSB), e visa buscar uma cidade com mais segurança. A medida, inédita no Estado, aprovada em Plenário na última terça-feira (21), por unanimidade, sugere uma parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Polícia Civil e Brigada Militar e o município.
Conforme o parlamentar, a ação é mais uma ferramenta em prol da comunidade esteiense, que clama por segurança. A proposta, encaminhada ao prefeito, Leonardo Pascoal, recomenda a criação de um número gratuito de "Disque Denúncia", para que os cidadãos, de forma anônima, possam indicar o paradeiro ou revelar as informações sobre os foragidos. "Os esteienses, especialmente em bairros que são utilizados como rotas de fuga, Santo Inácio, Três Marias, vivem à mercê de foragidos. Os comércios, em sua maioria, em particular o bairro Novo Esteio, onde se localiza o Parque de Exposições Assis Brasil, atendem atrás de grades. Com o nome e a foto estampados, vai dificultar qualquer ação", argumenta. Sandro Severo afirmou, ainda, que a Câmara de Vereadores vai custear a confecção e impressão do material.
Há duas semanas, a Câmara de Vereadores reuniu a comunidade em audiência pública, com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretária de Segurança do Município e Brigada Militar, onde foram acordadas ações conjuntas para inibir a onda de insegurança que vem assolando o município.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156
Rua sem iluminação é pauta de reunião na Comissão de Urbanização
Vizinhos de loteamento relataram aos vereadores que rua aberta em loteamento está sem iluminação e é frequentada por usuários de drogas durante a noite
A falta de iluminação da via aberta no loteamento privado localizado entre as ruas Santa Rita de Cássia, Rio Pardo e avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré. Esta foi a pauta da reunião realizada na tarde de terça-feira (21) pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Mário Couto (PDT) e composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). Também esteve presente o representante dos moradores, Antônio Stein, que relatou o uso de drogas no local. O assunto já havia sido alvo de outras reuniões na Câmara de Vereadores.
O loteamento, que possui 4.850m² e já serviu de lixão, no qual eram depositados todos os tipos de dejetos, inclusive animais mortos, foi criado antes do parcelamento do solo, ou seja, da Lei 6.766/79. Em 2013, um documento foi assinado entre a Prefeitura e a então concessionária de luz, a AES Sul. O acordo previa que a administração municipal realizaria o levantamento topográfico, a terraplanagem e forneceria a mão de obra. A empresa de energia elétrica abriria a via e os proprietários do terreno contribuiriam com os meios-fios e a brita. O arruamento foi concluído, porém, não recebeu iluminação.
Para solucionar o impasse, a Comissão de Urbanização vai realizar uma nova reunião, ainda a ser agendada. Para o encontro serão convidados os representantes da Prefeitura; da RGE Sul (atual concessionária de luz); da Loja Maçônica Hermes Trimegistus (localizada nas proximidades do terreno); vizinhos do loteamento, além dos proprietários da área.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/RS 14986
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Esteio deve ter estudo para correção da divisa com Sapucaia do Sul
A maioria dos alunos, pertencentes à divisa, estudam em Esteio, assim como os atendimentos nas unidades de saúde. Pedido é do vereador Euclides Castro
23/03/2017 - Morar na divisa de duas cidades nem sempre pode ser uma dificuldade. Mas no caso dos que residem na divisa entre Esteio e Sapucaia do Sul, ERS-118, por exemplo, o atendimento em educação e saúde acaba se tornando, no mínimo, complexo. Conforme os dados da Prefeitura, 40% dos alunos das escolas municipais de Esteio, João XXIII (Vila Três Portos) e Camilo Alves (Parque Amador), são moradores de Sapucaia do Sul. Também a escola Clodovino Soares, no bairro Tamandaré, divisa com a cidade vizinha, 49% dos alunos são sapucaienses. E a adversidade não para por aí. A dificuldade de travessia destes estudantes para Sapucaia, na ERS -118, também tem sido problemática, com inúmeros acidentes, assim como o atendimento do Conselho Tutelar, que não pode gerenciar necessidades desta parte da comunidade. E quem perde com isso são os alunos. Já na área de saúde, os moradores sapucaienses acabam procurando, em função da proximidade, as Unidades Básicas de Saúde de Esteio e o Hospital São Camilo.
Para solucionar a situação, o vereador Euclides Castro (PP) solicitou ao Executivo Municipal um estudo técnico de viabilidade da correção da divisão municipal entre Sapucaia do Sul e Esteio, cujo limite oficial ocorre na avenida Luiz Pasteur. Na proposição, aprovada na sessão da última terça-feira (21) pelo plenário, Euclides argumenta que uma grande parcela da população residente nas fronteiras entre as duas cidades utiliza os serviços públicos e o comércio esteiense. Para o vereador, este estudo deve ser dialogado com a comunidade envolvida no local. “São pessoas que se identificam muito mais com Esteio”, justifica. Euclides ainda afirma que será um processo lento, mas necessário.
Conforme ele, esse adensamento populacional na área ocorreu após a construção da RS-118 na década de 70. O parlamentar aponta situações em que necessite do apoio do Conselho Tutelar. “O Conselho de Esteio não atende essas crianças porque são moradoras de Sapucaia, e o Conselho de Sapucaia não atende porque as escolas situam-se em Esteio”, pontua. O vereador evidencia, ainda que 234 famílias recebem benefício social e moram nessas proximidades, conforme dados da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Esteio. O vereador Euclides realizou a entrega do pedido de estudo nesta tarde (23), em mãos, para o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PP).
Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156
Foto: Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Comissão de Urbanização recebe demandas de moradores do Tamandaré
Vizinhos de loteamento relataram aos vereadores que rua aberta em loteamento está sem iluminação e é frequentada por usuários de drogas durante a noite
A falta de iluminação da via aberta no loteamento privado localizado entre as ruas Santa Rita de Cássia, Rio Pardo e avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré. Essa foi a pauta da reunião realizada na tarde de terça-feira (21) pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Mário Couto (PDT) e composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). Também esteve presente o representante dos moradores, Antônio Stein, que relatou o uso de drogas no local.
O loteamento, que possui 4.850m² e já serviu de lixão, no qual eram depositados todos os tipos de dejetos, inclusive animais mortos, foi criado antes do parcelamento do solo, ou seja, da Lei 6.766/79. Em 2013, um documento foi assinado entre a Prefeitura e a então concessionária de luz, a AES Sul. O acordo previa que a administração municipal realizaria o levantamento topográfico, a terraplanagem e forneceria a mão de obra. A empresa de energia elétrica abriria a via e os proprietários do terreno contribuiriam com os meios-fios e a brita. O arruamento foi concluído, porém, não recebeu iluminação.
Para solucionar o impasse, a Comissão de Urbanização vai realizar uma nova reunião, ainda a ser agendada. Para o encontro serão convidados os representantes da Prefeitura; da RGE Sul (atual concessionária de luz); da Loja Maçônica Hermes Trimegistus (localizada nas proximidades do terreno); vizinhos do loteamento, além dos proprietários da área.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/RS 14986
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Vereadores aprovam criação da Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb
De acordo com o parlamentar, o custo da passagem no estado é de R$ 1,70. "No Rio de Janeiro, onde o serviço foi privatizado, o valor da passagem é R$ 4, 30", comparou. A intenção da frente, após legalmente constituída, é encaminhar um documento em defesa da empresa pública ao Ministério das Cidades e às bancadas gaúchas na Câmara Federal.
Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156
Vereadores aprovam criação da Frente Parlamentar em Defesa da Trensurb
De acordo com o parlamentar, o custo da passagem no estado é de R$ 1,70. "No Rio de Janeiro, onde o serviço foi privatizado, o valor da passagem é R$ 4, 30", comparou. A intenção da frente, após legalmente constituída, é encaminhar um documento em defesa da empresa pública ao Ministério das Cidades e às bancadas gaúchas na Câmara Federal.
Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156
Empresas com isenção fiscal podem ter que reservar 10% das vagas para o primeiro emprego
A ideia, de acordo com a vereadora, é facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho, que, geralmente, são impedidos em função da exigência de seis meses de experiência por parte das empresas. "A comprovação de experiência acaba servindo de empecilho para os trabalhadores em fase inicial, ensejando um sentimento de frustração", explica.
A medida destina-se à pessoas que não tenham experiência profissional comprovada em carteira de trabalho ou por contrato de prestação de serviços, com idade inferior a 24 anos. A matéria, depois de analisada pela Comissão de Justiça e Redação, segue para exame do Plenário.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof. MTb/RS 7156
Vereador Euclides Castro recebe integrantes das modalidades esportivas independentes de Esteio
Representantes dos atletas independentes de Esteio se reuniram, na tarde desta sexta-feira (17), no gabinete do vereador Euclides Castro (PP). O intuito foi discutir a situação das modalidades boxe, esgrima, judô e tae-kwon-do na cidade, que não compõem as ligas esportivas do Conselho Municipal de Desporto (CMD), e, por isso, deixam de receber os recursos do Executivo destinados ao Conselho. Para a representante do judô, Pietra Marques, as modalidades independentes não possuem visibilidade no município. “Já perdemos bons atletas da cidade por falta de incentivo”, lamenta.
Na ocasião, o vereador Euclides propôs que fosse criada uma liga dos atletas independentes, o que permitiria mais recursos e investimentos. O vereador sugeriu, também, que fosse marcada uma possível agenda com o prefeito Leonardo Pascoal (PP) para conversar sobre a iniciativa.
Já a vereadora Rute Pereira (PMDB), que também participou do encontro, sugeriu a possibilidade de instituir uma sede no município para os atletas após a liga ser formalizada, já que o grupo tem finalidades sociais. Conforme Rute, essa medida facilitaria a captação de recursos e promoveria uma nova perspectiva aos jovens que estão nas ruas.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento