Notícias
Projeto que concede revisão geral dos servidores foi tema de reunião na Câmara hoje
O projeto que concede revisão geral anual nos salários dos servidores públicos municipais, que tramita na Câmara de Vereadores, foi tema de discussão na tarde de hoje (16), na Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernades (PP) e Leo Dahmer (PT). Durante a reunião, que contou com a presença do presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB) e dos vereadores Luiz Duarte (PT) e Harri Zanoni (PSB), servidores representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), e servidores do Hospital São Camilo, entregaram ao presidente da Comissão, Sandro Severo, a pauta de reivindicações da categoria. De acordo com a representante do Sisme, Eunice Assis dos Reis, a reposição proposta pelo Executivo, de 7,36% foi aceita. Entretanto, diferente do que quer o Executivo, o parcelamento da percentagem em três vezes, a classe sugeriu em duas vezes: a primeira em maio, de 4,67% e o restante - 2,69% - em agosto. Além disso, os servidores, que informaram que a decisão foi tomada após assembleia da categoria, pretendem, também, entre outras propostas, que os vales-refeição, sejam pagos também durante o período de férias para todos os trabalhadores.
Conforme o presidente da Comissão e líder do governo, Sandro Severo, as solicitações serão encaminhadas ao prefeito, Leonardo Pascoal (PP), mas alertou que o Executivo já está oferecendo o máximo previsto, com ganho real de 2,69%. "O governo vem fazendo todos os esforços para chegar a um bom aumento real, sem atingir o limite prudencial com a folha de pagamento dos servidores. Este aumento real é o maior dos últimos oito anos", alegou. O vereador falou, ainda sobre a redução de 30% dos cargos de confiança da prefeitura e destacou o corte dos benefícios e vantagens dos CC´s, o que, segundo ele, impactou positivamente gerando economia para o município.
Segundo o presidente da Câmara, Felipe Costella, os vereadores jamais votariam contra projetos que concedem aumento aos servidores.
Os servidores presentes à reunião, em sua maioria, salientaram que ainda estavam em tratativas com o Executivo e que a contraproposta está na mão do prefeito. "A proposta não teve tempo de discussão porque a assembleia dos servidores ocorreu na última segunda-feira", disse a servidora Graziela Oliveira.
Para o integrante da Comissão, vereador Leo Dahmer, a proposta pode aguardar mais uma semana para que os servidores tenham tempo hábil para negociar com o Executivo. "Se a votação for na próxima semana, a administração ainda terá tempo suficiente para fechar a folha de pagamento e está dentro do mês da lei", destacou.
A inserção da matéria em Regime de Urgência vai depender da análise do Plenário.O projeto, na íntegra, pode ser conferido no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Comissão de Justiça discute projeto que trata das áreas de interesse social
Na tarde de hoje (16), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT), discutiu com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano o projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que trata das Áreas de Especial Interesse Social - AEIS, para fins de construção de empreendimento dentro do programa Minha Casa Minha Vida, em Esteio. Conforme mensagem da prefeitura, a proposta pretende instituir gravames nos imóveis classificados como AEIS, destinados para a construção das moradias populares do programa. O documento informa que, além da pouca oferta de imóveis, o município possui um déficit habitacional para a faixa de renda proposta pelo projeto (um salário mínimo e meio). Por essa razão, o Executivo argumenta a necessidade de gravames nas áreas para implementação do programa federal.
Segundo a presidente da Comissão, vereadora Fernanda Fernandes (PP), os moradores próximos dos locais apontados no projeto questionaram sobre a situação da rede de drenagem com a construção nas áreas, já que há um córrego perto a uma das localidades. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, explicou que a matéria é analisada e estudada pelo corpo técnico da Secretaria. Isso inclui verificar se a construção dos loteamentos não afetará o sistema de drenagem. “O projeto está em estudo e pode sofrer alterações”, aponta o secretário.
Marcelo também informou que, caso o projeto seja aprovado, a construção das moradias caberá à Vasco Construtora, em parceria com a Habitasinos - Urbanizadora e Incorporadora, que deverá realizar a infraestrutura do loteamento. Ele esclareceu, ainda, que para implementação das moradias populares, a Caixa Econômica Federal precisa aprovar a faixa de um salário mínimo e meio do programa Minha Casa Minha Vida. O secretário sugeriu que o projeto entre em regime de urgência para apreciação e votação na sessão plenária de hoje (16).
A proposta pode ser conferida no site da Câmara, no link Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Câmara vai debater projeto que trata das áreas de interesse social amanhã, 16
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Esteio, integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Euclides Castro (PP) e Luiz Duarte (PT), se reúne amanhã, 16 de maio, às 13h30mim, na Sala de Reuniões do 2º Andar, com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch. Na pauta estará o projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que trata das Áreas de Especial Interesse Social - AEIS, para fins de construção de empreendimento dentro do programa Minha Casa Minha Vida, na faixa de 1,5 salário mínimo. De acordo com o projeto, o município possui um déficit habitacional para a faixa de renda proposta, além de pouca oferta de imóveis. A proposta pode ser conferida no site da Câmara, no link Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
70 anos da Bettanin Industrial serão comemorados pela Câmara de Esteio amanhã, 16
A Bettanin Industrial S.A, do Grupo InBetta, de Esteio, formado pelas empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro, que comemora 70 anos neste mês, vai ser lembrado em sessão solene pela Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Sandro Severo (PSB) e teve aprovação unânime do Plenário. A solenidade, com entrega de uma honraria, vai ser realizada amanhã, 16, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Conforme o vereador proponente, a homenagem é uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado ao município, especialmente pela geração de empregos que a empresa vêm oferecendo ao longos destes anos aos esteienses.
História:
Em 1947, os irmãos Nilo e Cezar Antonio Bettanin criam uma pequena empresa de varejo, comercializando produtos de utilidades domésticas. Anos mais tarde, já com uma linha de produtos industrializados e com o pai, Hilário Bettanin, de sócio capitalista, iniciam em Porto Alegre a Bettanin & cia Ltda.
Já na década de 60 novas empresas começam a ser criadas, como a Pincéis Atlas S/A, dedicada à fabricação de pincéis e acessórios para pintura, e a Sanremo S/A, focada em utilidades domésticas. Em 1970, áreas são adquiridas em Esteio/RS, onde a empresa passou a se fixar. Em 1973, é inaugurada a Primafer S/A, que atualmente produz acessórios para banheiro e cabides.
Para a empresa a década de 2000, foi uma década de muito empreendedorismo, inclusive com a implementação de um processo de governança corporativa. Em 2001, surge a Ordene S/A, que oferece utilidades para a organização de ambientes. E a Sandene, em 2007, localizada em Pernambuco e primeira fábrica fora do RS, responsável pela fabricação de produtos da linha Sanremo. Já em 2009, é fundada a Superpro S/A, focada no desenvolvimento de produtos para limpeza profissional.
O grupo Bettanin, que mudou de nome em 2014 para InBetta, tem mais de 2,6 mil profissionais e é líder em vários itens de consumo para uso doméstico. A produção mensal é de 50 milhões de unidades, vendidos para mais de 50 países, principalmente da América Latina. O parque industrial em Esteio tem 200 mil metros quadrados. a empresa possui, ainda, centros de distribuição no Nordeste e Sudeste e uma fábrica em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
70 anos da Bettanin Industrial serão comemorados pela Câmara de Esteio terça-feira, 16
A Bettanin Industrial S.A, do Grupo InBetta, de Esteio, formado pelas empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro, que comemora 70 anos neste mês, vai ser lembrado em sessão solene pela Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Sandro Severo (PSB) e teve aprovação unânime do Plenário. A solenidade, com entrega de uma honraria, vai ser realiza em 16 de maio, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Conforme o vereador proponente, a homenagem é uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado ao município, especialmente pela geração de empregos que a empresa vêm oferecendo ao longos destes anos aos esteienses.
História:
Em 1947, os irmãos Nilo e Cezar Antonio Bettanin criam uma pequena empresa de varejo, comercializando produtos de utilidades domésticas. Anos mais tarde, já com uma linha de produtos industrializados e com o pai, Hilário Bettanin, de sócio capitalista, iniciam em Porto Alegre a Bettanin & cia Ltda.
Já na década de 60 novas empresas começam a ser criadas, como a Pincéis Atlas S/A, dedicada à fabricação de pincéis e acessórios para pintura, e a Sanremo S/A, focada em utilidades domésticas. Em 1970, áreas são adquiridas em Esteio/RS, onde a empresa passou a se fixar. Em 1973, é inaugurada a Primafer S/A, que atualmente produz acessórios para banheiro e cabides.
Para a empresa a década de 2000, foi uma década de muito empreendedorismo, inclusive com a implementação de um processo de governança corporativa. Em 2001, surge a Ordene S/A, que oferece utilidades para a organização de ambientes. E a Sandene, em 2007, localizada em Pernambuco e primeira fábrica fora do RS, responsável pela fabricação de produtos da linha Sanremo. Já em 2009, é fundada a Superpro S/A, focada no desenvolvimento de produtos para limpeza profissional.
O grupo Bettanin, que mudou de nome em 2014 para InBetta, tem mais de 2,6 mil profissionais e é líder em vários itens de consumo para uso doméstico. A produção mensal é de 50 milhões de unidades, vendidos para mais de 50 países, principalmente da América Latina. O parque industrial em Esteio tem 200 mil metros quadrados. a empresa possui, ainda, centros de distribuição no Nordeste e Sudeste e uma fábrica em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
Corregedoria Geral de Justiça vai conhecer proposta que pretende divulgar, em cartazes, as fotos dos condenados procurados do RS em locais públicos
Vereador Sandro Severo, autor da proposta, buscou o apoio do Fórum para implantação da medida, inédita no Estado, que já está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre
A proposta de divulgação através cartazes das fotos dos condenados do RS, com trânsito em julgado, em locais públicos em Esteio, vai ser levada nos próximos dias ao conhecimento da Corregedoria Geral de Justiça do Estado. A informação é do juiz da Vara Criminal, Max Akira Senda de Brito, em reunião realizada na manhã de hoje(12), no Fórum de Esteio, com o vice-presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), integrante da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos do Legislativo, além do comandante da Brigada Militar, tenente-coronel José Nilo Correa; do presidente do Conselho Pró-Segurança Pública, Longuinho Musikant, e do secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno. O projeto, que pretende afixar fotos e nomes dos condenados e foragidos do Estado em locais públicos, comércios, farmácias e, até, paradas de ônibus, de iniciativa do parlamentar, é inédita no estado. Até agora, as fotos dos foragidos são divulgadas somente no site da Polícia Civil do Estado.
Conforme o juiz a ideia é valida e deve auxiliar na captura dos foragidos. Entretanto, é necessário o aval da corregedoria por tratar-se um assunto mais administrativo do que judicial. "A proposta de de grande valia e precisamos nos salvaguardar da legalidade da ação. É importante propagar a lista dos condenados para que a sociedade também participe. Apesar da divulgação na Polícia Civil, a ampliação da publicidade será benéfica e os órgãos públicos possam fazer sua parte, prendendo o foragido", avaliou.
Para o vereador proponente, a ideia é inibir a crescente onda de assaltos que assola a cidade. "Esta é a fórmula que encontramos, com apoio da sociedade e dos órgãos de segurança, para que a comunidade sofra menos e tenha força para denunciar, através de um Disque Denúncia gratuito e anônimo, os indivíduos que insistem em pilhar nosso comércio, nosso cidadão. Com o nome e a foto estampados, vai dificultar qualquer ação", argumenta o vereador, que comemorou o aval positivo da justiça. Sandro Severo atribui o aumento da violência no município especialmente à renovação das lideranças nas facções criminosas, que instauraram uma nova lógica de brutalidade, baseada no extermínio dos grupos rivais para o controle do mercado da droga. O parlamentar afirmou, ainda que o custeio do material, terá parceria dos setores da segurança e e da iniciativa privada.
A medida já conta com apoio da Polícia Civil; Brigada Militar; Secretaria de Segurança Pública Municipal e do Consepro. O projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e São Leopoldo. A matéria aguarda, agora, análise do Executivo.
Vereadores reforçam junto à Caixa Federal cobrança pelo reinício das obras de microdrenagem da rua Bento Gonçalves
No encontro, que ocorreu nas dependências da Caixa em Esteio, os parlamentares questionaram os motivos da paralisação das obras de microdrenagem na rua Bento Gonçalves, que tem por objetivo a prevenção de alagamentos na região e o prazo para que esta intervenção seja retomada. Segundo o gerente, a Prefeitura de Esteio resolveu alterar o projeto, o que inviabilizou o andamento e a conclusão da obra, prevista para 30 de maio.
Para o vereador Márcio Alemão, o atraso é preocupante, pois a chegada do período de chuvas inquieta a comunidade em função do histórico de enchentes, especialmente nos bairros São Sebastião e Ezequiel. "É importante destacar que a obra já poderia estar na fase final de execução, mesmo com os possíveis ajustes", disse Alemão, que ainda lembrou, "sei da necessidade desta intervenção para os moradores e saímos com a sinalização positiva da Caixa da importância no reinício da ação que está paralisada", concluiu.
Conforme o projeto original, que teve a ordem de execução dada em dezembro do ano passado, a rede comportará 1,8 mil metros de galerias nos dois lados da rua para escoamento pluvial, no trecho entre a curva da Vila Ezequiel e o Arroio Esteio. Com investimento de R$ 2,4 milhões, estão previstas instalações de tubos de concreto armado com diâmetros que vão de 0,3m a 1,5m (os quais serão utilizados no ponto final da rede, em um ramal que desembocará no Arroio Esteio). O projeto prevê, ainda, a colocação de poços de visita e bocas de lobo, assim como a recuperação do asfalto e meio-fio nos locais que receberão os canos. A empresa Plasma Pavimentadora e Construtora Ltda, é a contratada para executar a intervenção e recursos liberados pela Caixa. Atualmente, conforme dados da Caixa, estão creditados na conta da Prefeitura R$ 467 mil e o restante será depositado conforme a intervenção tiver andamento.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTB/RS 7156
Proposta de afixação de foto dos condenados mais procurados do RS em locais públicos será levada à Vara Criminal amanhã, 12
Vereador Sandro Severo, autor da proposta, busca o apoio do Fórum para implantação da medida, inédita no Estado, que já está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre
11/05/2017 - Amanhã, 12, às 11 horas, o vice-presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), integrante da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos do Legislativo, vai se reunir com o Juiz da Vara Criminal, Max Akira Senda de Brito, no Fórum de Esteio. Em pauta, a implantação da proposta de afixação das fotos e nomes dos condenados e foragidos do Estado em locais públicos, comércios, farmácias e, até, paradas de ônibus. A iniciativa, do vereador Sandro Severo é inédita no estado. Até agora, as fotos dos foragidos são divulgadas somente no site da Polícia Civil do Estado.
A intenção do vereador ao sugerir a operação, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, é inibir a crescente onda de assaltos que assola a cidade. "Esta é a fórmula que encontramos para que a comunidade sofra menos e tenha força, com o apoio do Ministério Público, Secretaria de Segurança e Brigada Militar, em denunciar, através de um Disque Denúncia gratuito e anônimo, os indivíduos que insistem em pilhar nosso comércio, nosso cidadão. Com o nome e a foto estampados, vai dificultar qualquer ação", argumenta o vereador, que espera o aval positivo da justiça. Sandro Severo afirmou, ainda, que a Câmara de Vereadores de auxiliar no custeio da confecção do material gráfico, em parceria com empresas. A medida já conta com apoio Polícia Civil; Brigada Militar e Secretaria de Segurança Pública Municipal. A sugestão está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e São Leopoldo, que pediram cópia do anteprojeto à Câmara de Vereadores.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Moção apoia busca pela restituição dos recursos da Lei Kandir
Conforme o vereador, o povo gaúcho vive uma constante angústia em virtude das dificuldades originadas na crise fiscal do estado e sente o reflexo na falta de investimentos, principalmente na saúde, educação e segurança. Dahmer aponta que as perdas impostas pela Lei Kandir no RS, acumuladas desde 1996, superam R$ 43 bilhões contados até 2015. "As perdas de Esteio correspondem a R$ 10 milhões por ano. Com este recurso, os estados e municípios poderiam reequilibrar suas contas", relata.
A Lei Kandir, lei complementar brasileira nº 87 que entrou em vigor em 13 de setembro de 1996 no Brasil, isenta de ICMS produtos e serviços destinados à exportação. A lei, que pega emprestado o nome de seu autor, o ex-deputado federal, Antônio Kandir, causou perdas importantes na arrecadação de impostos estaduais.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Vereador Sandro Severo sugere Programa de Inclusão Digital para idosos
Esteio poderá oferecer o Programa de Inclusão Digital a pessoas da terceira idade, uma forma de ampliar os direitos sociais dos idosos. Foi pensando nisso que o vereador Sandro Severo (PSB) apresentou a proposição, na forma de anteprojeto de lei, durante a sessão da última terça-feira (9), sugerindo a instalação do programa na cidade. A matéria, aprovada em Plenário e que deverá ser encaminhada ao Executivo para análise, pretende oferecer cursos de introdução à informática, orientados por monitores preparados para o atendimento individual, além de trabalhos em grupo e práticas de cidadania.
De acordo com o pedido, as atividades seriam realizadas em espaços públicos de forma gratuita, onde seriam disponibilizados computadores. Além disso, os membros do curso receberiam certificados de participação. O projeto seria desenvolvido através de parcerias entre o Executivo e o Legislativo com empresas privadas.
Para o vereador Sandro, criar uma rotina de exercícios para a terceira idade, além de distrair, ocupa o tempo ocioso e aumenta a disposição. “O Estatuto do Idoso prevê que o Poder Público invista em programas e cursos para as pessoas idosas, especialmente no que diz respeito à integração na sociedade moderna”, destaca.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Programa Permanente de Educação Ambiental é reconhecido pela Câmara de Vereadores
A iniciativa é do vereador Euclides Castro e foi aprovada em Plenário ontem (9)
Conforme o parlamentar, a inserção da comunidade nas ações que visam a melhoria dos aspectos ambientais, através da Gincana da Sustentabilidade, que abrange todas as escolas do município, vem trazendo à tona a consciência sobre o tema em crianças e adolescentes. "Não poderia deixar de reconhecer o trabalho desta equipe, que através destas medidas, procurar melhorar os hábitos, construindo uma sociedade cada vez mais consciente. A luta é árdua e intensa, porém a satisfação na realização destas ações, compensa qualquer esforço", afirma. A moção, aprovada por unanimidade pelo Plenário, será encaminhada ainda nesta semana à equipe.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Urbanização discute adoção de praças
Projeto de lei permite que empresas e pessoas físicas cuidem de logradouros públicos. Rótulas e canteiros também estão incluídas na proposta.
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida por Mario Couto (PDT) e composta por Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), reuniu-se na tarde de terça (9), no primeiro andar da Câmara. Também esteve presente ao encontro o vereador Sandro Severo (PSB). Representaram o Executivo a secretária municipal de Meio Ambiente, Sabrina Reis, a diretora de Políticas Ambientais, Tiliane Silva e a coordenadora de Conservação de Espaços Públicos, Natiele Alves. Na ocasião, foi discutido o projeto de Lei que dispõe sobre a adoção de espaços públicos por empresas e pessoas físicas.
A proposição atualiza a Lei 3855/2005 e visa “fomentar a cultura da adoção de praças”, por meio de “regime de cooperação com os interessados que se apresentarem” mediante uma carta de intenção. A matéria já havia sido tratada pela comissão em abril. Naquela ocasião, os vereadores pediram para que fosse determinado uma área mínima para ser adotada.
Nesta terça, um novo esboço foi apresentado já com a alteração. Pelo novo texto, os interessados teriam que cuidar de espaços com pelo menos cinco metros quadrados. A obrigatoriedade de cuidar da manutenção do local continua, assim como a possibilidade do adotante colocar placas com o nome dele.
Conforme o tamanho do espaço público cuidado, maior será o letreiro. No entanto, ele não poderá passar de 0,6 metro de altura por 0,8 de largura, dimensões destinadas para quem cuidar de um espaço maior que 500 metros quadrados.
Ainda na reunião de ontem, outro ponto da proposição também foi discutido. O vereador Leonardo questionou com vai ficar a situação de locais que já são adotados por voluntários. Ele relatou ter recebido o contato do grupo “Por Uma Avenida Melhor”, que é formado por membros da comunidade vizinha à avenida do Carnaval que cuidam por conta própria de um trecho do logradouro.
Segundo o vereador, eles temem que tenham de deixar de cuidar da área, se o projeto for aprovado e alguma empresa se interessar pela área. “Aparece alguma empresa grande, querendo adotar vários trechos lá. Ela faz o projeto paisagístico e, daqui a pouco, ela não tem acordo com eles”, explicou o Leonardo.
As representantes do Executivo afirmaram que vão entrar em contato com o grupo para esclarecer as dúvidas do grupo. Elas também afirmaram não ser do interesse da administração municipal inviabilizar a iniciativa. “A nossa intenção não é acabar com o projeto bonito que eles têm”, disse Natiele.
A Comissão vai aguardar a conclusão das tratativas da administração municipal e os voluntários para emitir um parecer sobre o projeto. Os parlamentares também vão verificar se a área mínima de cinco metros quadrados é um tamanho que satisfatório.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTB/MG 14.956
Anunciada emenda parlamentar de R$ 360 mil para a segurança de Esteio
A deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), anunciou na tarde de ontem(8), durante visita ao vereador Márcio Alemão (PT), na Câmara de Vereadores de Esteio, a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 360 mil para a segurança pública do município.
Conforme a deputada, a segurança é um direito essencial. Ela espera que os valores sejam empregados na proteção à mulher, no combate à criminalidade , bem como na condição dos trabalhadores da segurança pública. "Quando a bancada gaúcha decidiu priorizar dentre as diferentes áreas a segurança pública, destacamos Esteio como uma cidade importante para garantirmos esta emenda parlamentar. Qualificar o importante trabalho dos agentes é um dos objetivos do recurso", disse.
Segundo o vereador, esta nova emenda é vinculada ao governo do Estado e tem por objetivo o fortalecimento das forças de segurança pública. "Em tempos de insegurança, este recurso possibilitará a qualificação do trabalho das polícias e o retorno esperado pelos cidadãos esteienses", ressaltou.
Neste ano, de acordo com o parlamentar, a parceria com a deputada garantiu, além dos R$ 360 mil anunciados, outros R$ 100 mil na área da cultura para o financiamento de artistas locais e R$ 262 mil, a serem investidos na pavimentação de vias da cidade.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fonte/Foto: Gabinete do Vereador
Vereadora Fernanda Fernandes pede troca de muretas na BR-116
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá receber um pedido nos próximos dias para providenciar a substituição da proteção guard-rail, ou mureta, na BR-116, no trecho entre a estação Esteio e a entrada do bairro Vila Pedreira.
A iniciativa, de autoria da vereadora Fernanda Fernandes (PP), foi aprovada na sessão de da última terça-feira (2), em plenário. De acordo com a parlamentar, os moradores da região têm reivindicado mais segurança no local, já que a falta de proteção dessas muretas, que estão danificadas, tem gerado riscos aos pedestres que transitam pelo trecho.
Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo
Edição:Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Vereador Sandro Severo trata sobre projeto de prevenção de violência nas escolas
O vice-presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), reuniu-se na tarde de ontem(4), com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Na pauta esteve a proposta de criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave's, nas 23 escolas municipais. A medida, apresentada pelo parlamentar em forma de anteprojeto ao Executivo e aprovada pelo Plenário, pretende criar uma rede de proteção aos estudantes, envolvendo pais, alunos e professores. "O prefeito já sinalizou com a possibilidade de mandar o projeto para a Câmara, que é uma das metas de 2017. Se aprovado, Esteio será o segundo município no estado a possuir o órgão", destaca.
As Cipave's visam orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam identificar situações de violência, acidentes e causas. Também objetivam definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações; planejar e recomendar formas de prevenção; formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo; estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar e realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.
A primeira Cipave nasceu na cidade de Caxias do Sul, com o objetivo principal de trazer para o debate todos os envolvidos no processo educativo dos alunos das escolas municipais. A proposta inicial era de formar uma comissão interna na escola, que debatesse as questões que preocupavam a comunidade escolar, como a violência e os acidentes envolvendo os estudantes.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
70 anos do Grupo InBetta serão comemorados pela Câmara de Esteio
O Grupo InBetta, de Esteio, formado pelas empresas Bettanin, Atlas, Sanremo, Primafer, Ordene e SuperPro, que comemora 70 anos neste mês, vai ser lembrado em sessão solene pela Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Sandro Severo (PSB) e teve aprovação unânime do Plenário. A solenidade, com entrega de uma honraria, vai ser realiza em 16 de maio, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal.
Conforme o vereador proponente, a homenagem é uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado ao município, especialmente pela geração de empregos que a empresa vêm oferecendo ao longos destes anos aos esteienses.
História:
Em 1947, os irmãos Nilo e Cezar Antonio Bettanin criam uma pequena empresa de varejo, comercializando produtos de utilidades domésticas. Anos mais tarde, já com uma linha de produtos industrializados e com o pai, Hilário Bettanin, de sócio capitalista, iniciam em Porto Alegre a Bettanin & cia Ltda.
Já na década de 60 novas empresas começam a ser criadas, como a Pincéis Atlas S/A, dedicada à fabricação de pincéis e acessórios para pintura, e a Sanremo S/A, focada em utilidades domésticas. Em 1970, áreas são adquiridas em Esteio/RS, onde a empresa passou a se fixar. Em 1973, é inaugurada a Primafer S/A, que atualmente produz acessórios para banheiro e cabides.
Para a empresa a década de 2000, foi uma década de muito empreendedorismo, inclusive com a implementação de um processo de governança corporativa. Em 2001, surge a Ordene S/A, que oferece utilidades para a organização de ambientes. E a Sandene, em 2007, localizada em Pernambuco e primeira fábrica fora do RS, responsável pela fabricação de produtos da linha Sanremo. Já em 2009, é fundada a Superpro S/A, focada no desenvolvimento de produtos para limpeza profissional.
O grupo Bettanin, que mudou de nome em 2014 para InBetta, tem mais de 2,6 mil profissionais e é líder em vários itens de consumo para uso doméstico. A produção mensal é de 50 milhões de unidades, vendidos para mais de 50 países, principalmente da América Latina. O parque industrial em Esteio tem 200 mil metros quadrados. a empresa possui, ainda, centros de distribuição no Nordeste e Sudeste e uma fábrica em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
Por Terezinha Bobsin
Vereador Márcio Alemão pede a reabertura do Parque de Exposições Assis Brasil aos finais de semana
A reabertura do Parque de Exposições Assis Brasil aos finais de semana, principalmente aos domingos, para uso de lazer pela comunidade, foi alvo de pedido do vereador Márcio Alemão (PT). A reivindicação, aprovada em plenário na sessão da última terça-feira (2), pede que a prefeitura realize os trâmites necessários para restabelecer a parceria do município com a administração do Parque. O vereador destaca, em reunião com o subsecretário do espaço, Sérgio Bandoca, que nos anos anteriores o local era aberto à comunidade graças a uma parceria com o Executivo. “Para que o Parque Assis Brasil esteja novamente disponível aos finais de semana, é preciso que a prefeitura colabore com a segurança da área em frente ao local”, afirma Márcio. O pedido deve ser encaminhado ao Executivo nos próximos dias.
Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Habitação protocola na Câmara projetos sobre o Plano Diretor de Drenagem e de áreas de interesse social
A entrega dos projetos ocorreu no prédio da Prefeitura
O presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), recebeu na tarde de hoje(2 de Maio), do prefeito, Leonardo Pascoal(PP) e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch projetos que tratam do Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais e do gravame de área de especial interesse social para fins de construção dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Conforme mensagem do projeto, o plano diretor busca equacionar os problemas de drenagem sob o ponto de vista da bacia hidrográfica, fornecendo mecanismos legais e administrativos eficientes, permitindo uma adequada gestão das consequências do processo de urbanização sobre as enchentes urbanas. A ideia, segundo a proposta, é definir as soluções para os complexos problemas de inundação e alagamentos que acontecem em Esteio.
Já a proposta que grava as áreas de especial interesse social permitirá a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, no município e construção de 500 unidades, já considerando os novos regramentos de drenagem e reservação na respectiva área.
As propostas serão apresentadas ao Plenário na sessão de hoje (2), à noite e devem entrar em tramitação a partir de amanhã(3).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Presidência: Felipe Costella participa de seminário na Assembleia Legislativa
O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), sempre em busca de novos conhecimentos e qualificação, participou na última quinta-feira, 27, do Seminário Novos Gestores: Os Desafios da Administração Pública, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS. Entre os temas das palestras ministradas esteve a do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal, O Tribunal de Contas do Estado e novos Gestores Municipais. Outros temas abordados foram Finanças públicas e crise no Rio Grande do Sul, pelo Secretário Adjunto da Fazenda do Estado, Luiz Antônio Bins; O modelo de eficiência em gestão: A busca por resultados na administração pública, pelo empresário Ricardo Felizzola e O Ministério Público como órgão de fiscalização e parceria, pelo Promotor de Justiça, Fabiano Dallazen.
A atividade foi promovida pelo deputado Estadual, Juvir Costella e contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversos pontos do Estado.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fotos: Laiani Santos- Estagiária de Jornalismo
Câmara de Esteio não abre amanhã, 28
A Câmara de Vereadores não abre amanhã, 28, em função da paralisação geral. As horas do expediente serão incluídas no calendário de compensações, a exemplo dos feriados. Neste sentido, os servidores seguem trabalhando 15 minutos a mais diariamente. A determinação é da direção-geral da Câmara. Terça-feira, 2 de maio, o expediente volta ao normal, ou seja, das 9 horas às 18h45min.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Ações do documento