Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Euclides Castro propõe a renegociação dos repasses oriundos do Dinheiro Direto na Escola

 

O vereador Euclides Castro (PP) solicitou, na sessão plenária de ontem (18), a renegociação junto ao Banco do Brasil dos repasses vindos do Programa Municipal de Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) para as escolas da rede municipal de ensino, assim como já acontece com os repasses federais do mesmo banco.

O parlamentar afirmou que apenas no ano de 2016, conforme documento enviado pela Secretaria Municipal de Educação, as escolas públicas do município gastaram mais de R$ 17 mil com o pagamento de taxas bancárias. O vereador acredita que esta verba poderia ser destinada para ações dentro das escolas, que melhorariam a rotina dos alunos, professores, funcionários e pais que frequentam o ambiente escolar.

IMG_7156-1.jpg

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Mário Couto lança aplicativo para conectar cidadão ao gabinete

 

O vereador Mário Celente Couto (PDT), lançou na última terça-feira, 18, um aplicativo gratuito para que o cidadão possa entrar em contato direto com o gabinete. A iniciativa do parlamentar, em termos de Legislativo, é  inédita em Esteio. A ideia é que as sugestões e reclamações da comunidade cheguem mais rápido ao vereador. "O APP é destinado ao contato prático e direto com a população da cidade, para envio de sugestões de melhoria e críticas aos serviços públicos prestados em nosso município", destacou. Segundo o vereador,  a medida visa facilitar o cotidiano dos moradores, levando a informação em tempo real à comunidade e, na palma da mão.

O novo canal de comunicação pode ser baixado no celular com tecnologia android  pelo endereço https://goo.gl/xBqenJ, “Mário Couto Vereador”, no Google Play.  O parlamentar destacou, ainda,  que, em breve, estará lançando o aplicativo para tecnologia IOS (Iphone), na Apple Store. "O poder público deve atentar às mudanças socioculturais acarretadas pela tecnologia e desenvolver instrumentos de interação digital, pois, embora as redes sociais sejam fortes aliadas nesta transformação, muitas vezes se torna necessário que o usuário busque dados específicos e participe de comunidades locais para ter acesso às informações atualizadas e pertinentes ao seu município, estado ou país", falou.

O vereador discursou, ainda, durante o lançamento, que está nas mãos do Executivo desde junho deste ano, o anteprojeto de sua autoria, o Esteio TECH,  que visa estimular o desenvolvimento de empresas de tecnologia, incentivando a criação de de startups, através de diversos mecanismos políticos, administrativos e financeiros, que vão desde investimentos, passando pela qualificação de pessoas, até a promoção de eventos para interação de empreendedores com trocas de ideias, tecnologias e soluções. 

aplicativo

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Luiz Duarte requer mais segurança no Bairro Tamandaré

 

Durante a sessão plenária de terça-feira (18), o vereador Luiz Duarte (PT) solicitou ao comando do 34º Brigada Militar (BPM),  mais segurança em frente às paradas do Hospital São Camilo. Além destes locais, o vereador também citou as ruas José Martins,  do Corpo de Bombeiros; a Melvin Jones, junto ao Posto de Saúde  Tamandaré e em frente à Escola Colorindo o Aprender, na rua Vila Lobos, no bairro Tamandaré.  De acordo com o parlamentar, os moradores estão com medo de transitar pelo bairro e alegaram estarem se sentindo desamparados com a segurança.

O documento, aprovado em Plenário, vai ser encaminhado à Brigada Militar e à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. 

Luiz Duarte foto.jpg

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara dá prazo à comunidade e entidades para sugestões de emenda ao Plano Plurianual

 

A comunidade e entidades interessadas em apresentar sugestões de emendas ao Projeto do Plano Plurianual, relativo a 2018/2021, pode entrar em contato com a Câmara de Vereadores, de forma presencial, por e-mail ou redes sociais, a partir de hoje(19), até o dia 28 de julho. A informação é do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Sandro Severo (PSB). A ideia é estimular a participação do cidadão no processo financeiro do município e proporcionar  tempo hábil  para apresentação de suas demandas aos vereadores, antes que a proposta entre em votação pelo Plenário.

O PPA, que  prevê como como as verbas devem ser direcionados entre o segundo ano de mandato da atual administração e o primeiro ano do próximo governo,  é obrigatório e tem de ser aprovado pelos vereadores antes das Leis de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Municipal de cada ano A estimativa de arrecadação para os quatro anos, incluindo Regime Próprio de Previdência (Prev-Esteio), de R$ 1.258.749.836,00. O prazo máximo para que o projeto seja devolvido ao Executivo para sanção é 15 de agosto.

Na última semana, algumas entidades participaram da audiência pública realizada pela Câmara, visando dirimir dúvidas sobre os valores direcionados às áreas de Segurança, Educação e Meio Ambiente, por exemplo.

A comunidade pode  conferir o projeto e os anexos na íntegra no site da Câmara, no link http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/plano-plurianual-2018-2021.

Confira as formas de apresentação de sugestões:

Por e-mail: secretaria@camaraesteio.rs.gov.br
Presencial: Rua 24 de Agosto, 535, Centro - Esteio - das 12h30 às 18h30min
Redes Sociaishttps://www.facebook.com/camaradeesteio/

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Educação trata da revisão do Plano de Carreira dos professores

 

Revisão do Plano de Carreira dos professores municipais de Esteio visa garantir exigências de lei federal

 

A adequação do Plano de Carreira do Magistério de Esteio à carga horária de 800 horas anuais determinadas pela legislação federal. Esta foi a pauta tratada na tarde de terça-feira (18) pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida por Euclides Castro (PP) e composta por Rute Pereira (PMDB) e Márcio Alemão (PT). Na ocasião, os parlamentares se reuniram com o secretário municipal de Educação Marcos Dal’Bó para tratar do assunto.

Ao ser questionado pelos vereadores, Dal’Bó relatou que um grupo de trabalho foi formado com representantes do Executivo e servidores da área para revisar o atual plano e apontar as eventuais mudanças necessárias.

O secretário também disse pensar que não existirão problemas no próximo ano letivo para que a carga horária exigida pela lei, de 800 horas anuais de aula em um mínimo de 200 dias letivos, sem prejudicar o tempo necessário para o planejamento de aulas.

 

Plano de Carreira

O atual Plano de Carreira foi estabelecido pela lei municipal 3.035 de 23 de junho de 2000. A atual revisão visa colocá-lo em conformidade com  a lei federal  11.738 de 16 de julho de 2008 e das exigências do Ministério Público.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTB/MG 14.986

 

 

Câmara participa da abertura dos Jogos Estudantis de Esteio

 

O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), e o vice-presidente, Sandro Severo (PSB), participaram, na manhã desta terça-feira (18), da abertura dos Jogos Estudantis de Esteio (Jedes) 2017, no Ginásio Municipal Edgar Piccioni. Durante a abertura, as escolas participantes fizeram o desfile de apresentação.

Os Jedes, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, (SMCEL), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME) têm a previsão de competições  nas modalidades Voleibol, Futebol, Futsal, Handebol, Futebol, Xadrez, Badminton, Basquete e Atletismo (rústica). Os jogos são divididos de acordo com a idade dos alunos e também nos naipes masculino e feminino. Podem participar os estudantes regularmente matriculados nas escolas de Esteio, tanto as da rede municipal quanto da rede estadual e particulares que estejam praticando a disciplina de Educação Física.

Para o prefeito, Leonardo Pascoal, o redirecionamento de recursos para a área visa beneficiar a comunidade ligada ao espote. " Agradeço muito o trabalho dos professores de Educação Física e desejo que todos tenham o espírito de cooperação e de fraternidade nas competições”, enfatizou Pascoal.

Para encerrar a solenidade, educadores e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo esteiense participaram de uma partida de vôlei, como forma de confraternização.

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Fonte: Prefeitura Municipal de Esteio

Fernanda Fernandes é eleita vice-presidente do Parlamento Metropolitano

 

A vereadora Fernanda Fernandes(PP) foi eleita na tarde de hoje(14), no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre, vice-presidente do Parlamento Metropolitano, representando Esteio na nova Mesa Diretora para o exercício de 2017/2018. Também foram eleitos os novos integrantes das suas Comissões Temáticas. O vereador porto-alegrense, Mauro Pinheiro (Rede), foi reconduzido à presidência. Criado em 2015, por iniciativa do vereador Mauro Pinheiro,  e reativado neste ano, com a participação de vereadores das regiões dos vales do Gravataí, do Rio dos Sinos, do Paranhana, do Caí e das regiões Carbonífera, dos Sapateiros e de Porto Alegre, o Parlamento tem como objetivo integrar ações e discussões de temas comuns aos 34 municípios da Região Metropolitana. Além da vereadora Fernanda, foram eleitos os vice-presidentes, os vereadores Marco Barbosa (PSB - Cachoeirinha), Telmo Vieira (PTB - Taquara), Maximiliano de Souza (PMDB - Campo Bom), Renato Feiten (PMDB - Arroio dos Ratos) e Diego Martins (PMDB - Portão). Os novos secretários da Mesa do Parlamento Metropolitano são os vereadores secretários Patrícia Beck (PPS - Novo Hamburgo), Neiva Salete (PMDB - Nova Hartz) e Flávio Soares (PP - Glorinha).

Na oportunidade, Mauro Pinheiro, também ressaltou mudanças feitas no Regimento Interno do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. Ele lembrou que o PM é integrado por todos os vereadores das Câmaras Municipais participantes, ressaltando que cada parlamentar metropolitano terá direito a voz e voto. Além disso, o mandato desses parlamentares é de quatro anos, contados a partir da eleição, podendo ser reconduzido por igual período pelo respectivo Parlamento.

A Mesa Diretora do PM tem o mandato de dois anos e é formada pelo presidente, por seis vice-presidentes e por três secretários

Comissões Temáticas

As comissões temáticas, Desenvolvimento Urbano, Habitação e Infraestrutura; Transporte e Mobilidade Urbana; Saúde; Meio Ambiente; Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte; Segurança, Direitos Humanos e Cidadania; e Desenvolvimento Econômico, Regional e Turismo. também tiveram seus integrantes escolhidos.


.Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS

Fonte/Foto: Câmara de Porto Alegre

Impactos ambientais da Refinaria Alberto Pasqualini geram documento aprovado em Plenário

 

A Bancada do PT,  liderada pelo vereador Leonardo Dahmer, e integrada pelos vereadores Luiz Duarte e Márcio Alemão, solicitou, na sessão plenária de terça-feira(11), providências a respeito dos impactos ambientais provocados pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap/Canoas). No documento aprovado, que será direcionado à Procuradoria do Município; Secretaria de Meio Ambiente; Defesa Civil; Comissão de Saúde do Legislativo e conselhos municipais do Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; de Saúde e Assistência Social, os vereadores pretendem que estes órgãos entrem em defesa do cidadão, cobrando da estatal as medidas necessárias no controle dos possíveis danos causados ao meio ambiente e à segurança da população.

Foram solicitados, entre outros, o imediato restabelecimento dos sistemas de monitoramento do ar e da água, além da elaboração de um plano de fuga e emergência articulado com as brigadas contra incêndio da Refinaria. Os parlamentares também pediram que seja estabelecida a obrigatoriedade do monitoramento permanente dos níveis de poluição do ar e da água, incluindo os afluentes, capazes de aferir possíveis impactos ao meio ambiente e, consequentemente à saúde dos moradores de Esteio,  bem como a garantia, por meio judicial, de postos de trabalho que garantam a segurança da Planta Industrial e a segurança da comunidade esteiense, em função do anúncio da redução em 25% dos trabalhadores da estata.

De acordo com os vereadores, os pedidos foram feitos através da Audiência Pública realizada na noite do dia 6 de Julho, em que foram ouvidos representantes de funcionários da Refap, que alertaram as autoridades municipais sobre a possibilidade de riscos da redução  dos trabalhadores. Segundo os parlamentares, no decorrer da Audiência Pública foram apresentados dados que ressaltam a importância das mudanças presentes no planejamento da Refap, que afetam diretamente a comunidade de Esteio.
Leo Dahmer.jpg
Luiz Duarte foto.jpg
Márcio alemão.jpg
Por Terezinha Bobsin e Danielle Della Passe

Fernanda Fernandes requer Ato Solene para homenagear equipe de robótica de Esteio

 

 

A vereadora Fernanda Fernandes (PP), solicitou, na sessão plenária dde terça-feira (11), a realização de um Ato Solene, com entrega de uma Menção Honrosa à Equipe de Robótica Lego, Androids, do Colégio Coração de Maria. A parlamentar argumenta que o requerimento visa através deste ato, parabenizar e reconhecer a participação da equipe no Torneio de Robótica Asia Open Pacific – FLL (First Lego League), em Sidney, na Austrália, a qual conquistou o título de Campeã Mundial do Torneio da Ásia, ocorrido entre os dias 06 a 09 de Julho de 2017. A Equipe Androids disputou o título com 35 equipes de 20 países. Entre eles, Estados Unidos, Coreia do Sul e Hong Kong. Para auxiliar a equipe, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto do Executivo, repassando o recurso, para custear a viagem.

Fernanda Marques Fernandes.jpg

 

Por Danielle Della Passe - estágio me Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Elisabete Soares será homenageada em Semana Municipal de Combate ao Câncer em Esteio

 

A iniciativa é do vereador Mário Couto e foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores

O vereador Mário Couto (PDT)  apresentou, na sessão plenária de terça-feira (11), o Anteprojeto de Lei que “Institui a Semana Municipal de Conscientização para Prevenção e Combate ao Câncer Elisabete Soares”, a ser realizada, anualmente, na última semana de Novembro, junto ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município.

De acordo com o parlamentar, Elisabete Soares, cidadã esteiense, era reconhecida por todos como uma figura pública, política, militante e guerreira. Sobrinha do ex-prefeito Clodovino Soares, lutou por anos contra diversos tipos de melanomas. Beti Soares foi funcionária e presidente da Associação de Funcionários do Hospital São Camilo, integrante do Lions Clube, membro da Liga Feminina de Combate ao Câncer e vice-presidente do Conselho da Fundação de Saúde Pública São Camilo. A proposta, aprovada pelos vereador por unanimidade.

Mário Celente Couto.jpg

Por Daniele Della Passe - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio debate PPA em audiência Pública

13/07/2017 - Os recursos financeiros direcionados para os próximos quatro anos -2018/2021 -, contidos no Plano Plurianual de Esteio, foram tema de audiência pública realizada na tarde de hoje(13), no Plenário da Câmara Municipal, pela Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Leonardo Dahmer (PT). A atividade, prevista na Lei orgânica do Município, teve também a participação dos vereadores Euclides Castro (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB). O PPA, que  prevê como como as verbas devem ser direcionados entre o segundo ano de mandato da atual administração e o primeiro ano do próximo governo,  é obrigatório e tem de ser aprovado pelos vereadores antes das Leis de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Municipal de cada ano.

Durante a discussão das 178 páginas do documento, com a presença de Ong´s protetoras dos animais; Brigada Militar; da Cooperativa dos Trabalhadores Recicladores de Esteio e das secretarias de Meio Ambiente e Educação, o presidente da Comissão, Sandro Severo, relatou que a previsão de recursos para os próximos quatro anos, incluído o Prev-Esteio, é de R$ 1.258.749.836,00.  O direcionamento de verba  para a castração dos animais, além das previsões para Segurança, Educação, Meio Ambiente foram os questionamentos das entidades presentes. Severo destacou os recursos para a coleta seletiva , totalizada em R$ 380 mil, bem como para o controle de população de animais comunitários, que tem estimativa de R$ 427 mil para os próximos quatro anos.

De acordo com a secretária de meio Ambiente, Sabrina Reis, a meta é adquirir um novo veículo - atualmente são três -,  para que seja possível o conserto dos outros.  "Não temos um carro reserva", alegou. 

Já o secretário de Educação, Marcos Dal'Bó, disse que uma das metas incluídas no PPA foi o aumento da autonomia financeira das escolas em 16%. O recurso, que vai direto para a escola - R$ 2,5 milhões para 2018, serve para o pagamento de água, luz, telefone, entre outros gastos, além do material que não é cedido pela Secretaria de Educação. Também falou sobre a fila de espera para vagas na educação infantil. Ao todo, conforme o secretário, são 240 crianças aguardando. "Estamos trabalhando para resolver a situação. Existem as vagas mas as escolas não querem vender", disse. O secretário ainda destacou que valorização dos profissionais da educação; da gestão democrática e participativa dos processos, com a execução do plano municipal de educação, que estão entre as metas e prioridades do PPA.

A integrante da ONG Gepar, Dina Vicente, disse estar contemplada com o Plano e afirmou que há muitos anos não vislumbrava um aumento tão significativo para a causa animal.

Sobre o recurso para a segurança, especificamente o valor destinado ao Conselho Municipal Pró-Segurança (Consepro),  questionado pelo major Pereira Martins, do 34º BPM, o presidente da Comissão disse que vai enviar o total ao comando assim que a secretaria Fazenda informar à Câmara. "O valor não está explícito", disse. 

Para o presidente da Comissão, a administração está aplicando o Plano de Governo no PPA. "Ele foi assinado em cartório e a meta é cumprir à risca o plano", falou.

O projeto deve entrar em votação nos próximos dias. O prazo máximo para que o projeto seja devolvido ao Executivo para sanção é 15 de agosto. A comunidade pode  conferir o projeto e os anexos na íntegra no site da Câmara, no link http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/plano-plurianual-2018-2021. 

Confira os recursos previstos para o período:

Segurança: R$ 31.447.357,00
Cultura e Esporte: R$ 14.807.889,00
Meio Ambiente:  R$ 17.864.321,00
Cidadania: R$ 35.732.781,00
Saúde: R$ 342.220.393,00
Habitação: 64.991.231,00
Procuradoria:  R$ 22.768.932,00
Desenv. Econômico: R$ 5.521.000,00
Obras: R$ 112.219.774,00
Educação: R$ 293.680.598,00
Fazenda: R$ 24.980.750,00
Administração - Prev-Esteio: R$ 144.583.772,00
Gabinete do Prefeito:  R$ 9.966.884,00

Saiba o que é o PPA

O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos. É aprovado por lei quadrienal, sujeita a prazos e ritos diferenciados de tramitação. Tem vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. Também prevê a atuação do governo durante o período mencionado, em programas de duração continuada já instituídos ou a instituir no médio prazo. Com a adoção deste plano, tornou-se obrigatório o governo planejar todas as suas ações e também seu orçamento de modo a não ferir as diretrizes nele contidas, somente devendo efetuar investimentos em programas estratégicos previstos na redação do PPA para o período vigente.
Conforme a Constituição, também é sugerido que a iniciativa privada volte suas ações de desenvolvimento para as áreas abordadas pelo plano vigente. O PPA é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: objetivo, órgão do Executivo, responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão, fontes de financiamento, indicador que represente a situação que o plano visa alterar, necessidade de bens e serviços para a correta efetivação do previsto, ações não previstas no orçamento.


Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

Câmara de Esteio comemora o Centenário do Lions Internacional

 

Gratidão. Esta foi a palavra usada pelo presidente da  Câmara de Vereadores de Esteio, Felipe Costella(PMDB), ao dar início ao ato solene em homenagem aos 100 anos do Lions Clubs Internacional, na noite de ontem (11), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Com a presença de autoridades locais; do estado e de integrantes dos lions clubes Esteio Centro, Exposição e Industrial, Felipe  destacou a importância de reconhecer os serviços prestados às comunidades pelos clubes, especialmente, porque minimizam os problemas crescentes da humanidade  e  promovem a paz mundial. "Tenho certeza que existem muitas pessoas como vocês que atuam pelo bem de toda a comunidade. Somos muito gratos pelos serviços prestados. Agradecemos e parabenizamos a criação do Lions Internacional", falou.

Na oportunidade,  o representante do Lions Clube Esteio Centro, Ranolfo Vieira, contou um pouco da história da criação do Lions e ressaltou que dos 62 anos de emancipação de Esteio, 32 foram conduzidos por prefeitos que faziam parte do clube de serviços  "Leões". Citou também dois ex-vereadores, Paulo Dias, já falecido, e o jornalista Cláudio Storck. "São leões que passaram por esta Casa com grande representação", afirmou. Citou, ainda a criação dos Lions Centro, em 1962; do Exposição, em 1970 e o Industrial, em 1980. O deputado estadual, Juvir Costella, também parabenizou as entidades. "É um grande trabalho que eles desenvolvem e merecem ser reconhecidos", disse.

Durante a solenidade, a mesa Diretora,  integrada pelos vereadores Felipe Costella(PMDB), Sandro Severo (PSB) e Fernanda Fernandes(PP), entregou uma honraria aos clubes de Esteio. Participaram da solenidade os vereadores Euclides Castro (PP), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB).

O Lions Clubs Internacional é, atualmente, a maior dentre as organizações internacionais de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones, em 07 de junho de 1917. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" ou "Companheira Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo. São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e entre outros apoios.  Hoje, existem mais de 46 mil Lions Clubs espalhados por 210 países do mundo.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Márcio Alemão leva projeto de brinquedos adaptados para portadores de necessidades especiais a Porto Alegre

 

A proposta que pretende a instalação de brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais nas praças de Esteio deve servir de exemplo para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A informação é do vereador vereador Márcio Alemão (PT), que  esteve na tarde de  hoje,10, reunido com o vereador porto-alegrense, Aldacir Oliboni (PT), na Capital. Na oportunidade, o parlamentar esteiense entregou uma cópia do Anteprojeto de Lei  apresentado neste ano ao Legislativo esteiense, aprovado em Plenário e que foi encaminhado ao Executivo para que retornasse à Câmara de Vereadores em forma de projeto. 

Para o vereador Márcio Alemão, a integração é importante e o diálogo estabelecido vai trazer, em curto prazo, resultados concretos de projetos e das lutas comuns das cidades. "A luta pelos direitos das crianças e dos portadores de necessidades especiais é uma das prioridades do trabalho que estamos propondo na Câmara, em Esteio", reforçou. 

Durante o encontro, o vereador Oliboni falou sobre a batalha que a bancada  vem fazendo em defesa da construção da UPA 24 Horas na zona oeste da cidade.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Dados e fotos: Gabinete do Vereador Márcio Alemão

Centenário do Lions Internacional será comemorado pela Câmara de Esteio amanhã

 

A Câmara de Vereadores de Esteio realiza amanhã, 11, a partir das 19h30min, ato solene em homenagem aos 100 anos do Lions Clubs Internacional. Na oportunidade,  receberão uma honraria do Legislativo, os clubes de serviço Lions Clube Esteio Centro; Lions Clube Esteio Industrial e o Lions Clube Esteio Exposição. A atividade, proposta pela Mesa Diretora, integrada pelos vereadores Felipe Costella(PMDB), Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes(PP) e Mário Couto (PDT), teve aprovação unânime do Plenário, vai ser realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer (rua 24 de Agosto, 535 Centro). Para o presidente da Câmara, a ideia é reconhecer a importância dos serviços prestados, que minimizam os problemas das comunidades mais necessitadas do município.

Saiba mais:

O Lions Clubs Internacional é, atualmente, a maior dentre as organizações internacionais de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários, fundada por Melvin Jones, em 07 de junho de 1917. Seus membros, denominados como "Companheiro Leão" ou "Companheira Leão" são associados aos Lions Clubes espalhados pelo mundo. São aproximadamente 1,4 milhão de homens e mulheres realizando exames de vista e de saúde, construindo parques, apoiando hospitais oftalmológicos, concedendo bolsas de estudo, auxiliando jovens, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, fornecendo ajuda em momentos de catástrofes e entre outros apoios.  Hoje, existem mais de 46 mil Lions Clubs espalhados por 210 países do mundo.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara participa de cerimônia de lançamento do plano de ações para enfrentar desastres naturais

 

A Câmara de Vereadores, por intermédio do presidente, Felipe Costella (PMDB), esteve presente do ato de lançamento do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil (Placon), realizado no  Centro Unificado de Artes e Esportes (CEU), na última sexta-feira (7), pela manhã. A medida pretende  enfrentar desastres naturais e trabalhar com medidas que resolvam as situações emergenciais. A proposta foi elaborada através de um conjunto de ações, descrevendo as suas tarefas, com o nome e telefone de um responsável para mobilizar as equipes e executar o trabalho previsto. A ação será comandada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. O planejamento e as estratégias das atividades, conforme o documento, se darão em todos os desastres, especialmente nos casos de enchentes. 

Para o prefeito, o plano é um marco na história da cidade, já que Esteio sofreu desastres naturais por um longo período. "E em nenhum momento, se teve a preocupação de sistematizar um plano deste porte como é o Placon”, disse. O prefeito falou também sobre o trabalho desenvolvido pela pasta SMSMU. “Este foi um brilhante projeto realizado, através do qual conseguiremos minimizar os danos causados pelos desastres naturais em nossa cidade”, concluiu.

O presidente, Felipe Costella, acompanhado dos vereadores Luiz Duarte (PT), Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira (PMDB), argumentou que este é um momento muito importante porque nota-se uma sintonia entre o Executivo e o Legislativo. “Hoje a cidade de Esteio está preparada para o caso de ocorrer alguma catástrofe em seu território e temos que ter a tranquilidade de sabermos que temos um plano para a eventualidade de algum desastre”, garantiu. 

felipe ceu.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Esteio - Djalma Pacheco/Gabriel Valença

Presidente da Sulgás fala sobre expansão do gás em Esteio ao vice-presidente da Câmara

 

O presidente da Companhia de Gás do Estado do RS (Sulgás), Claudemir Bragagnolo, visitou na tarde de ontem (6), o vice-presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB). Na pauta do encontro, os projetos sociais desenvolvidos pela empresa, a exemplo dos cursos de qualificação de gás no Senai Dante Bettanin, em Esteio, bem como projetos para a expansão do gás no município. No curso de gás, ministrado gratuitamente, aluno receberá a formação na área de Gás Natural Canalizado, podendo atuar como instalador predial e mantenedor de tubulações a gás, instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gás, e operador de adequação de ambientes.

Sobre a ampliação, a ideia da estatal é  aumentar a sua rede e ultrapassar o patamar de 1 mil quilômetros em gasodutos. Atualmente atende 40 municípios e possui mais de 36,5 mil clientes, entre residências, industrias, postos de combustíveis e comércios. 

A Sulgás  é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.

A empresa ainda atua em programas próprios de Responsabilidade Social, quanto ao apoio e participação em projetos realizados por agentes sociais, em especial, nas áreas de Meio Ambiente; Capacitação profissional para o mercado de gás natural; Cultura, Esporte, Direitos da Criança e dos Adolescente; Estatuto do Idoso e Promoção da Saúde.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Audiência Pública trata da situação dos trabalhadores da Refap


Um documento será produzido pela Frente Parlamentar, informando a situação dos trabalhadores, e será direcionado à Refap, Poder Judiciário e Governo Federal

07/07/2017 - Os riscos a que estão expostos os trabalhadores e as comunidades do entorno da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), especialmente os moradores de Esteio,  com a possibilidade de redução de 25% dos funcionários da estatal, foram discutidos ontem(6), em audiência pública organizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos e das Estatais na Câmara Municipal de Esteio, integrada pelos vereador Leonardo Dahmer (PT0, Márcio Almeão (PT), Luiz Duarte (PT), com a presença da vereadora Rute Pereira (PMDB).

No encontro, onde participaram trabalhadores da Refap, comunidade e integrantes do Sindicato dos Petroleiros do RS (Sindipetro-RS), o presidente do Sindipetro, Fernando Maia, disse que os funcionários estão trabalhando no limite. Maia alertou para os riscos para as comunidades, com a medida imposta pela direção da Refap, o que significa na diminuição em torno de 72 postos de trabalho. “Hoje são 60 pessoas em turno  e devem ser retirados nove pessoas por grupo de turno, mais os trabalhadores complementares da administração, alertou.

Conforme Maia, que trouxe em vídeo um diagnóstico da situação das refinarias no país, o sindicato tem orientado os trabalhadores a procurarem seus direitos e buscar a participação nas mobilizações para impedir a grande demissão e o desmantelamento da estatal.

Para o vereador Leonardo Dahmer, que lamentou a ausência da Refap e dos Governo Municipal, além das questões ambientais provocadas pela estatal, tanto para a falta de  controle do ar em função da retirada do medidor de partículas na Vila Ezequiel, bem como no descontrole junto aos recursos hídricos, há um grande retrocesso na precarização da Refap. "A atitude adotada pela refinaria vai gerar um grande impacto social  junto aos moradores e trabalhadores e compete aos vereadores cobrarem dos órgãos competentes as medidas para que a comunidade não seja prejudicada. Nossa preocupação é com a população e com os trabalhadores", destaca. 

Os moradores também aproveitaram a audiência para questionar a liberação pelo Meio Ambiente, do novo empreendimento ligado à distribuição de combustíveis, localizado no Bairro São Sebastião. A dona de casa, Nadir Silva, relatou a preocupação dos moradores com a proximidade da empresa com as residências. "Não sabemos como surgiu esta nova empresa, da noite para o dia, há menos de 50 metros das residências. Onde fica nossa segurança", questionou. Além disso, os moradores presentes ao encontro, destacaram que sentem-se prejudicados com a falta de informação ou comunicados evasivos da Refap em relação à poluição.

Além da construção  conjunta com a comunidade para resolver a situação do monitoramento do ar na região, ficou acertado  que a Frente Parlamentar,  com apoio do Sindipetro, produzirá documento demonstrando a preocupação com a situação dos trabalhadores da  Refap  e dos riscos que o desmonte da estatal pode causar às comunidades. "Esta manifestação será encaminhada ao Poder Judiciário, imprensa e à Refap, além de órgãos do governo federal", garantiram os vereadores.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Vereadores participam de inauguração de distribuidora de combustíveis

 

A Best fica localizada no bairro São Sebastião, nas proximidades do limite de Esteio com Canoas. Novo empreendimento deve gerar total de 200 empregos

 

O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB) e o vereador Sandro Severo (PSB) participaram da cerimônia de inauguração da Best – Base de Abastecimento de Combustíveis de Esteio. O evento aconteceu na noite de quinta-feira (7), na sede da empresa, instalada no bairro São Sebastião. Também estiveram presentes o governador José Ivo Sartori (PMDB), o prefeito Leonardo Pascoal (PP) e o vice Jaime da Rosa (PSB).

A Best está localizada numa área de mais de 4.713 metros quadrados, na esquina da avenida Presidente Vargas, com a rua Bento Gonçalves, a poucos metros do limite de Esteio com Canoas.  Está interligada, por meio de dutos, com a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e é de propriedade das distribuidoras Charrua, Megapetro e Potencial.

O empreendimento terá como finalidade servir aos armazenamento e carregamento primário de combustíveis. Deve faturar R$ 150 milhões e gerar 200 empregos diretos e indiretos.  

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986

Destino da UPA 24 horas de Esteio vai ser discutida em audiência pública

 

Deve ser agenda para os próximos dias a audiência pública solicitada pelos vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores, Leonardo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Alemão, para tratar sobre o destino da Unidade de Pronto Atendimento de Esteio (UPA 24 horas), inaugurada em Dezembro de 2016, mas que ainda não está em funcionamento. O pedido foi aprovado em Plenário no último dia 13 de junho. Segundo os vereadores, é do interesse público do município debater a instalação da UPA 24 horas, já que a prestação de serviços em saúde de urgência e emergência só pode ser executada pela mesma. Durante aquela sessão, os vereadores questionaram a transformação da Upa em unidade de atendimento estendido, das 17 às 21 horas.

 

A Unidade de Pronto Atendimento de Esteio, que está localizada entre as ruas Mário Cutruneo e Novo Hamburgo, no bairro Olímpica, irá trabalhar de forma integrada com o Samu, o Hospital São Camilo e a rede básica de saúde.

A UPA tem capacidade para atender até 150 pacientes por dia. Deverá contar com serviços de Raio X, exames laboratoriais, eletrocardiograma, leitos de observação, emergência, salas de curativos, medicação e inalação. O custo do empreendimento foi de R$ 2,66 milhões.

Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Presidência: Felipe participa de abertura da exposição que celebra passagem da Tocha Olímpica no RS na AL

O presidente da Câmara,  Felipe Costella (PMDB), participou na última segunda-feira, 3 de julho da inauguração da exposição que vai celebrar um ano de passagem da Tocha Olímpica pelo Rio Grande do Sul no parlamento gaúcho. O ato,  acompanhado pela irmã Ana Garaffa, além do lideranças do esporte, prefeitos e secretários da região, foi dirigido pelo deputado estadual, Juvir Costella (PMDB). 
A mostra, que ficará aberta ao público até 9 de julho no Espaço Novos Talentos, na Assembleia Legislativa, abrigará registros fotográficos e também um exemplar do símbolo olímpico, utilizado no revezamento em 2016.

O símbolo de paz e união entre os povos foi conduzido em solo gaúcho por 617 pessoas, percorrendo 2,5 mil quilômetros em sete dias. A Tocha passou por: Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Texto original: AL/RS/Álvaro Bitencourt

Ações do documento