Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Projeto contra violência nas escolas tramita na Câmara de Esteio

 

          A Câmara de Vereadores de Esteio vai votar na próxima terça-feira, 12, o projeto de lei que pretende a instalação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave´s) nas escolas municipais. A ideia, de acordo com o vereador proponente, Sandro Severo (PSB), é, num esforço comum, preservar e auxiliar as escolas do município frente à realidade que afeta alunos e professores: a integridade física e o patrimônio público. 
             Conforme o projeto,  o objetivo é criar um canal de comunicação direto entre alunos, professores e pais para minimizar a situação de violência que vem refletindo, especialmente, na evasão escolar e repetência, causando até, danos psíquicos aos estudantes. Para o vereador, monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. "Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção,  iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum. A proposta está tramitando pelas comissões permanentes da Câmara para liberação ao Plenário.
          À Cipave caberá o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas, entre outras prevista na matéria.    A comissão será composta por alunos, pais; professores; direção da escola e  funcionários.
Sandro Severo (2).jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Segurança no bairro Parque Amador será tema de audiência pública

 

A pedido do vereador Márcio Alemão (PT), a Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal, deverá realizar audiência pública para tratar sobre a segurança no bairro Parque Amador. O debate deverá ocorrer no dia 15 de setembro, às 18h30min, na Associação dos Moradores do Parque Amador, situado na rua Ieda Nunes Pizzá de Azevedo, 109.

O motivo do encontro, para o presidente da Comissão, vereador Márcio Alemão, é o crescente número de assaltos e furtos a residências e pedestres, que, segundo ele, tem alarmado a comunidade. “Solicitamos esse momento de diálogo com os representantes do Poder Público para esclarecimentos e informações que possam mudar a situação”, explica o parlamentar.

Para a reunião, deverão ser convidados o Comandante do 34° BPM, Major Rogério Pereira Martins, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e o delegado de Polícia Civil, André Luiz de Castro Sperotto.

Márcio alemão.jpg

 

 

Presidência: Felipe Costella participa da abertura da 26ª Femuci

 

O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), participou na manhã de hoje(5), da abertura da 26ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), no ginásio de esportes da Escola Adventista de Esteio (rua Santo Amaro, 218). A atividade, que neste ano conta com a participação da Colômbia e do Peru,  tem apoio da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha,  de Novo Hamburgo. 

Em sua fala, o presidente da Câmara destacou o crescimento da educação em Esteio, especialmente com a internacionalização da feira “A  internacionalização da Femuci  é mais um avanço para a cidade e a oportunidade de nossos alunos demonstrarem todo o talento que têm”, salientou.

A Feira de Ciência e Ideias, que se encerra amanhã, 6, com a entrega da premiação, conta com a participação dos alunos da Associación Educativa Organización Santa Rita, de Trujillo, Peru, do Colegio Loyola Para la Ciencia Y la Innovación , Medellín, Colômbia e da Escuela José Carlos Mariátegui de Usquil, Peru, para apresentação de seus trabalhos científicos.

A abertura ao público inicia-se às 8h30miin. Já a entrega da premiação e o encerramento ocorrem às 15 horas. Os estudantes premiados vão concorrer a prêmios e a quatro indicações para a Mostratec Jr, realizada entre 23 e 25 de outubro pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, e para uma vaga na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febraci), que ocorre entre 13 e 15 de março em São Paulo.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156

Fonte: Prefeitura de Esteio

Vice-presidente recebe visita dos integrantes da Associação Científica Jardim Planalto

 

O vice-presidente da Câmara, vereador Sandro Severo(PSB), recebeu, na tarde de hoje(5), a visita do presidente da Associação Científica Jardim Planalto, Cláudio Goetz e do sócio-benemérito da entidade, o peruano Victor Cabrera Ludena. Entre os assuntos em pauta, esteve a internacionalização da 26ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com apoio da Fundação Liberato de Novo Hamburgo. Neste ano, o evento, que  se iniciou hoje (5)  no Ginásio de Esportes do Colégio Adventista (rua Santo Amaro, 218), tem a participação do Peru e da Colômbia

Na oportunidade, Sandro Severo recebeu do sócio-benemérito, Victor Ludena, uma camiseta de sobrevivência à trilha Inca, de Machu Picchu, no Peru. Ludena disse que é uma honra participar deste evento grandioso. "Esta é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos entre os países", falou. 

A feira  se encerra nesta quarta-feira, 6, à tarde, com a entrega de premiação aos trabalhos vencedores. Os  melhores trabalhos vão concorrer a prêmios e a quatro indicações para a Mostratec Jr, realizada entre 23 e 25 de outubro pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, e para uma vaga na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febraci), que ocorre entre 13 e 15 de março em São Paulo.com a entrega da premiação dos projetos vencedores.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb/Rs 7156

Comissão de Educação dialoga com escolas da rede municipal

 

Os vereadores Euclides Castro (PP) e Rute Viegas Pereira(PMDB),  da Comissão de Educação da Câmara, visitaram na última sexta-feira, 1º de setembro, o Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica e a Escola Municipal de Educação Infantil Vivendo a Infância, localizadas na Vila Olímpica e no Parque Primavera, respectivamente. A ideia, além de aproximar o Legislativo da comunidade escolar, foi, também, manter um diálogo direto com as escolas e os profissionais da educação. "Escutamos muitas solicitações e procedemos algumas informações aos presentes", disseram os vereadores. 
Para os parlamentares foi um importante momento de ação concreta em prol da qualificação da Educação e melhoria da aprendizagem dos alunos. "Queremos proporcionar aos nossos alunos um ensino de qualidade e só podemos fazer isso conhecendo as necessidades particulares de cada uma das escolas da cidade", relatou o presidente da comissão, Euclides Castro.

A atividade faz parte da série de visitas às escolas municipais, estaduais e particulares. A intenção é conhecer a realidade das redes de ensino e aproximar a Câmara da comunidade escolar, através da participação das reuniões das equipes pedagógicas. As visitas acontecerão em todas as escolas da cidade. Encerrada a etapa das visitas, a Comissão deverá elaborar um relatório com as demandas de cada instituição de ensino. O documento será entregue ao Executivo. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Foto: Gabriela Fidellis - gabinete vereadora Rute Pereira

Vereadores visitam Expointer 2017

 

O presidente da Câmara de Esteio, Felipe Costella(PMDB); além do vice-presidente, Sandro Severo (PSB) e o diretor-geral do Legislativo, Adriano Coutinho, visitaram na tarde de hoje, 31, a 40ª Expointer, que ocorre no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, até domingo, 3 de setembro. A comitiva vistou as instituições que estão instaladas no parque, entre elas os Lions Clubes; a Associação da Pais e Amigos dos Excepcionais de esteio (Apae); o Rotary Club; os pavilhões da Agricultura Familiar e na Casa de Esteio, onde foram recebidos pelo prefeito, Leonardo Pascoal, pelo chefe de gabinete, Daniel Grassmann e pelo secretário de Obras, Leomar Teichmann.

O presidente da Câmara, Felipe Costella, parabenizou o governo do estado por mais um ano deste grandioso evento que atrai muitas famílias; visitantes nacionais e estrangeiros. "Gostaria de parabenizar todos os envolvidos, especialmente os trabalhadores e expositores de Esteio", destacou. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156


Prefeitura fecha acesso irregular junto à BR-448 no bairro Novo Esteio

 

Acesso à beco de servidão, localizado ao lado do viaduto que ainda não está concluído,  estava servido de rota de fuga em roubo de carros. Situação já foi  levada ao conhecimento do DNIT pela Câmara de Vereadores

    O acesso junto à BR-448  no final da avenida Celina Chaves Kroeff, no Novo Esteio,  que estava se transformando em rota de fuga,  foi fechado com aterro hoje(31), pela Prefeitura de Esteio.  O problema havia sido levado ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) pelo vereador Sandro Severo(PSB), através de  documento aprovado em julho pela Câmara de Vereadores de Esteio.
    O vereador, que comemora a urgência do Executivo em resolver o problema de insegurança, destaca a preocupação dos moradores pelo frequente  roubo de carros no bairro. A saída se dava  ao lado do viaduto de ingresso à BR-448, que aguarda a conclusão  há, pelo menos dois anos, do DNIT. "O beco de servidão é a entrada de moradores locais, mas acabou sendo usada para acessar rapidamente a rodovia", afirmou.
    A comunidade do bairro, que se localiza ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil, teme, ainda,  que após a conclusão do viaduto, o problema aumente. Para o vereador é preciso que a obra venha acompanhada das alças de acesso às BRs 116 e 448, bem como  à cidade, para evitar que o problema persista no bairro.


Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Gabinetes: Vereador Mário Couto quer mais transparência nos atendimentos do SUS em Esteio

 


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderá realizar, de forma obrigatória, a divulgação periódica das listagens de pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames, cirurgias e outros procedimentos médicos agendados na rede municipal de saúde, através do Sistema Único de Saúde – SUS. Essa foi uma das propostas do vereador Mário Couto (PDT), apresentada via anteprojeto de lei e aprovada em plenário na sessão da última terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Esteio.

O objetivo do pedido, segundo Mário Couto, é dar transparência ao sistema de marcação de procedimentos médicos no município. Com a implantação do projeto, o vereador também espera minimizar a necessidade de contato ou presença dos cidadãos esteienses na Secretaria de Saúde para sanar informações básicas relacionadas aos atendimentos solicitados e agendados na rede pública de saúde. “Conforme relatado em nosso gabinete, os pacientes não recebem informações, de forma satisfatória, sobre o agendamento de seus atendimentos médicos, a documentação necessária exigida, o tempo de aguardo e sua colocação nas filas de esperas para concretização dos atendimentos solicitados ou agendados junto ao sistema de saúde de nossa cidade”, explica o parlamentar.

De acordo com a iniciativa, a divulgação das listagens deveria ser disponibilizada, de forma irrestrita e através de meio eletrônico, nos canais de comunicação da prefeitura de Esteio (site e redes sociais), no hospital São Camilo e nas demais unidades de saúde do município. A divulgação também deverá assegurar o direito à privacidade dos pacientes. Dessa forma, apenas seria divulgado o número do Cartão Nacional de Saúde – CNS, o cartão SUS. Além disso, conforme a matéria, as listas divulgadas deveriam informar a data de realização da chamada dos pacientes, as abstenções e as posições dos pacientes que voltaram para a lista de espera.

A prefeitura deverá receber o pedido nos próximos dias. Para se tornar lei, o Executivo deverá mandar a proposta para a Câmara de Vereadores na forma de projeto de lei, e, caso aprovada em plenário, a iniciativa é sancionada pelo prefeito e entra em vigência no município.

Mário Celente Couto.jpg

Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalsimo

Edição: Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156

Gabinetes: Vereador Ari Zanoni pede a instalação de telecentros junto às comunidades de Esteio

 

A pedido do vereador Ari Zanoni (PSB), a Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar à Prefeitura ofício solicitando análise para instalação de telecentros - espaços sem fins lucrativos com computadores conectados à internet - nas comunidades do município.  A medida, de acordo com o vereador, vai possibilitar ao cidadão o acesso gratuito às tecnologias e comunicação. A ideia é garantir inclusão digital aos estudantes ou trabalhadores que não podem despender recursos para contratar serviços de internet ou, ainda, adquirir os equipamentos. 
Na mesma sessão, o vereador pediu que o Executivo instale lixeiras na área central do município, especialmente na avenida Presidente Vargas. "Mesmo com as campanhas de educação ambiental que fomentam o descarte consciente do lixo, a falta das lixeiras acaba deixando o serviço de recolhimento ineficiente", alegou. 
 O documentos, aprovados em Plenário, seguem para avaliação do Executivo ainda nesta semana.
Ari Zanoni

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Exposição que marca um ano de passagem da Tocha Olímpica no RS encerra-se nesta sexta-feira

 

 A exposição que marca um ano da passagem da Tocha Olímpica no RS -  julho de 2016 - ficará aberta à visitação até amanhã, 1º de setembro, no Saguão da Câmara de Vereadores de Esteio (rua 24 de Agosto, 535, Centro) . Além do símbolo olímpico, a mostra integra fotos das passagens da toccha pelas cidades do estado. A exposição, aberta oficialmente pelo presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), na última segunda-feira(28), deve seguir nos próximos dias para a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. A visita pode ser feita diariamente, a partir das 9 horas e segue até às 18h30min. 

Na solenidade de abertura da exposição, ocorrida na última segunda-feira, 28 e que contou com a presença do deputado estadual, Juvir Costella (PMDB), do vice-prefeito, Jaime da Rosa(PSB) e do vereador Luiz Duarte (PT), além da comunidade, o presidente da Câmara Municipal, Felipe Costella, proponente da mostra, destacou que a ideia é oportunizar a visitação dos moradores  e, especialmente das redes de ensino da cidade. "É uma honra poder receber este que é o simbolo máximo do esporte", disse, ressaltando que o Legislativo será o  palco para registros fotográficos com a chama, que passou por 28 cidades gaúchas, inclusive Esteio, em 08 de julho de 2016.

Já o vice-prefeito, Jaime da Rosa, avaliou a importância de Esteio receber a mostra. "Temos o privilégio de receber este material e, certamente, os moradores poderão conhecer  uma parte da história do esporte do país, especialmente os estudantes".

Segundo o deputado estadual, Juvir Costella, a passagem da trocha pela cidade vai deixar marcas importantes nos esteienses, por ser a primeira cidade a sediar a atividade.  Segundo o deputado, o símbolo  foi conduzido pelo estado por 617 pessoas, percorrendo 2,5 mil quilômetros em sete dias.

Outras cidades que receberam a tocha para o revezamento durante os jogos foram Erechim, Passo Fundo; São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria; São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas; São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre; Canoas, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul; Bento Gonçalves, Torres, Erechim e Passo Fundo.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Gabinetes: Programa quer combater pichações em Esteio

 

A criação do Programa de Combate a Pichações com o intuito de preservar o patrimônio público e privado da cidade, penalizando os pichadores que comprometerem a estrutura desses bens, foi apresentada  na Câmara de Vereadores de Esteio, na última quinta-feira, 24, em forma de  anteprojeto, de iniciativa do vereador Sandro Severo (PSB).  A matéria, que deve seguir nesta semana para análise da Prefeitura, objetiva a proteção, a preservação e recuperação do patrimônio histórico, cultural; artístico; paisagístico; de consagração popular, bem como a valorização do meio ambiente urbano. A proposta, também pretende reconhecer a prática do grafite como manifestação artística e cultural.  

Para Sandro Severo, a medida, além de fortalecer o propósito de estimar jovens para as atividades artísticas,  vai evitar que atos de vandalismo fiquem sem punição, a exemplo  das telas de grafite do  Museu Aberto de Arte urbana, criado no muro do Cemitério Dois de Novembro,  que foi pichado menos de uma semana depois da inauguração. Por esta razão, de acordo com o parlamentar, o projeto prevê multa pesada, no valor de R$ 5 mil, independentemente das sanções penais cabíveis e da obrigação de indenizar os danos de ordem material e moral, por ventura ocasionados. Já para atos contra monumentos ou bens tombados, a multa será de R$ 10 mil, bem como ressarcimento das despesas de restauração do bem pichado. "Até o vencimento da multa, o responsável poderá firmar termo de compromisso de reparação da paisagem urbana, bem como aderir aderir a programa educativo destinado ao infrator, de forma a incentivar o desenvolvimento da prática de grafite, conforme decreto", informou.

O texto prevê, ainda,  que em falta de pagamento da multa, o débito será inscrito na dívida ativa. Além disso, os valores decorrentes das multas aplicadas, serão revertidos para o Fundo Municipal de proteção do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico do Município de Esteio (Fupame), criado em 2003.

O programa também prevê a fiscalização para venda de tintas "aerosol", através das notas fiscais com a identificação do comprador, para pessoas acima de 18 anos.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Gabinetes: Leonardo Dahmer requer o conserto de canos da rede pluvial

 

O vereador Leonardo Dahmer (PT) solicitou, na sessão plenária de ontem (29), o conserto e recolocação dos canos da rede pluvial que canalizam afluentes do Arroio Esteio e que passa no terreno de uma residência na avenida Padre Claret, n° 1691. O parlamentar afirmou que a rede já é antiga e, por isso, está causando inúmeras brocas e problemas relacionados à erosão no local. 

Dahmer ainda solicitou que o Executivo providencie o ajuste na sinaleira localizada no cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas, Dom Pedro e as ruas 24 de Agosto e Engenheiro Hener de Souza Nunes, incluindo o sinalização para pedestres. O vereador justifica que a comunidade tem encontrado dificuldade em fazer a travessia com segurança. "O problema agrava-se mais em horários de grande movimento", destaca. Os documentos serão encaminhados ainda nesta semana ao Executivo. 

Leonardo Dahmer.jpg

Por Danielle Della Passe - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Projeto criando a Procuradoria da Pessoa com Deficiência é aprovado

 30/08/2017 - Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na noite de ontem(29), o projeto de resolução, criando a Procuradoria Especial da Pessoa com Deficiência, no âmbito do Legislativo. A proposição, de iniciativa dos vereadores Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (PMDB), pretende garantir os direitos coletivos e individuais,  além de promover a disseminação das informações referentes e pertinentes à  esta população em especial. A procuradoria vai atuar na fiscalização no que se refere à implementação de políticas públicas, a exemplo de acessibilidade e mobilidade, política habitacional, direito ao passe livre, atendimento preferencial, bem como concursos públicos.

Entre suas competências também está a de fomentar e cooperar na criação de instituições públicas e privadas, além de promover cursos; seminários; palestras e outras atividade em prol da manutenção da saúde, bem-estar; segurança; igualdade e humanidade de pessoas com deficiência no município. O órgão deverá, ainda, acompanhar os debates promovidos pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Esteio (Compede). 

A procuradora será formada por um Procurador Especial e um secretário, designado pelo presidente da Câmara, entre os vereadores da atual legislatura. 

Mário Celente Couto.jpgRute Viegas Pereira

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Câmara aprova gratificação salarial para os profissionais de odontologia

 

A Câmara de Esteio aprovou, na noite de ontem(29), por unanimidade, a proposta de gratificação salarial para servidores ocupantes do cargo de odontólogo, com registro no Conselho Regional de Odontologia. Entre as especialidades estão acupuntura, endodontia, odontologia do esporte e em saúde coletiva. Ao todo, são 26 áreas. A proposta, de iniciativa do Executivo, viabiliza a realização de procedimentos em odontologia. Conforme o projeto, a gratificação salarial será de R$ 1,7 mil e vai integrar a gratificação natalina, férias, entre outros benefícios.  

Segundo informa  a Administração Municipal em mensagem anexa ao projeto, a estrutura conta com 13 profissionais distribuídos em sete serviços de atenção básica. Destes, cinco são Unidades Básicas de Saúde(UBS's) e dois são Equipes de Estratégia da Saúde.  A intenção é ampliar o leque dos serviços realizados, incluindo procedimentos de média e alta complexidade, visando, ainda, suprir a carência da rede e estrutura de referenciamento para esta área da saúde.

O projeto pode ser conferido no site do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, neste site: http://sapl.esteio.rs.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=6379

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Gabinetes: Proposta quer criar o Programa Municipal de Educação "Docente do Ano"

 

    O professor da rede municipal de ensino pode ser reconhecido e valorizado, em breve, através do Programa Municipal de Educação "Docente do Ano". A sugestão é da vereadora Rute Pereira (PMDB) e teve aprovação do Plenário na última quinta-feira, 24. Conforme o texto do anteprojeto de lei,  o professor deverá ser eleito entre os professores de cada unidade municipal de ensino, dentro de critérios de avaliação, em especial, empenho na função; dedicação em sala de aula; sem faltas durante o ano letivo - exceto as justificadas - e a avaliação da diretoria da escola, bem como dos alunos. 
    A ideia, segundo a parlamentar, é valorizar a classe profissional, proporcionado ao professor que teve empenho e dedicação durante o ano letivo,  o título de Docente do Ano. A proposta ainda segure à  Secretaria de Educação, que deverá acompanhar e executar o programa, o custeio de um curso de especialização lato sensu e/ou stricto senso, como forma de reconhecimento por sua dedicação  à educação no município.
    A Câmara, em harmonia com a Prefeitura Municipal, poderá celebrar solenidade para a entrega do título aos docentes vencedores.  A proposta seguirá para avaliação do Executivo. Se aprovada, a matéria deve retornar à Câmara em forma de projeto de lei para seguir o trâmite do Legislativo.
Rute Viegas Pereira

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Presidência: Semana da Capoeira deverá entrar no calendário oficial do município

 

Esteio deverá aderir, anualmente, na primeira semana de agosto, à Semana da Capoeira em Esteio. A proposta é do presidente do Legislativo, vereador Felipe Costella (PMDB), e foi aprovada em plenário na sessão do dia 15 desse mês. Conforme a proposição, apresentada via anteprojeto de lei, durante a semana deverão ser realizadas apresentações, seminários, congressos e atividades em escolas, órgãos públicos e privados. A programação dos eventos deverá ser definida, em conjunto, pelas secretarias municipais de Educação e Cultura, além de entidades privadas.

Para Felipe, a principal ideia da iniciativa é discutir e mostrar a cultura afro-brasileira como forma de inclusão social e educacional nas escolas da cidade. “A Capoeira foi e é a principal forma de expressão deste povo tão importante para o nosso país”, destacou. O Executivo deve receber a matéria nos próximos dias.

Felipe Costella.jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Esteio sedia exposição que marca um ano de passagem da Tocha Olímpica no RS

A mostra abre hoje(28) e ficará acessível à visitação até sexta-feira, 1º de setembro

 

A exposição que marca um ano da passagem da Tocha Olímpica no RS -  julho de 2016 -, foi aberta na tarde de hoje(28), no Saguão da Câmara de Vereadores, pelo presidente Felipe Costella (PMDB) . O símbolo olímpico ficará exposto, junto com as fotos das passagens pelas cidades do estado, até sexta-feira, 1º de setembro, à visitação de escolas, entidades e comunidade em geral, das 9h às 18h30min (rua 24 de Agosto, 535).

Na solenidade, que contou com a presença do deputado estadual, Juvir Costella (PMDB), do vice-prefeito, Jaime da Rosa(PSB) e do vereador Luiz Duarte (PT), além da comunidade, o presidente da Câmara Municipal, Felipe Costella, proponente da mostra, destacou que a ideia é oportunizar a visitação dos moradores  e, especialmente das redes de ensino da cidade. "É uma honra poder receber este que é o simbolo máximo do esporte", disse, ressaltando que o Legislativo será o  palco para registros fotográficos com a chama, que passou por 28 cidades gaúchas, inclusive Esteio, em 08 de julho de 2016.

Já o vice-prefeito, Jaime da Rosa, avaliou a importância de Esteio receber a mostra. "Temos o privilégio de receber este material e, certamente, os moradores poderão conhecer  uma parte da história do esporte do país, especialmente os estudantes".

Segundo o deputado estadual, Juvir Costella, a passagem da trocha pela cidade vai deixar marcas importantes nos esteienses, por ser a primeira cidade a sediar a atividade. "A intenção é levar a exposição para a Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, nas próximas semanas", informou. Segundo o deputado, o símbolo  foi conduzido pelo estado por 617 pessoas, percorrendo 2,5 mil quilômetros em sete dias. 

Outras cidades que receberam a tocha para o revezamento durante os jogos foram Erechim, Passo Fundo; São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria; São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas; São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre; Canoas, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul; Bento Gonçalves, Torres, Erechim e Passo Fundo. 

IMG_4854.JPGIMG_4862.JPGIMG_4866.JPGIMG_4865.JPGIMG_4867.JPGIMG_4871.JPGIMG_4872.JPGIMG_4875.JPG

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo

Comissão de Educação visita Érico Veríssimo


A atividade faz parte da série de visitas nas escolas municipais, particulares e estaduais durante as reuniões das equipes diretivas e  pedagógicas

 

Na tarde de hoje (25), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pelo vereador Euclides Castro (PP) e integrada pelos vereadores Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (PMDB), visitou o CMEB Érico Veríssimo, localizada na rua Santana, 253, Vila Olímpica,  para ouvir as demandas dos professores e funcionários.

Na oportunidade, os professores pediram algumas informações a respeito da realização de concurso público, sobre a possibilidade de realização de planejamento de aula de acordo com o Conselho Nacional de Educação de seis horas semanais, sendo quatro a distância e duas no ambiente escolar. Também foram solicitadas a revisão das normativas do triênio e quinquênio, bem como do salário básico dos professores.

O presidente da Comissão, Euclides Castro, afirmou que as exigências ouvidas serão encaminhadas ao Executivo, e que a educação é uma bandeira pela qual ele luta. “Não imagino uma comissão de educação que não esteja dentro das escolas ouvindo os professores e funcionários”, afirma.

A vereadora Rute Viegas esclareceu que o Legislativo está sempre aberto para receber as demandas da escola e da comunidade. “Os professores que receberem ideias de alunos ou pai de alunos podem nos encaminhar” enfatiza.

Márcio Alemão ainda informou sobre a possibilidade de realizar audiências públicas para esclarecer assuntos do ambiente escolar. “Além das audiências para discutir a educação vocês também podem visitar nossa comissão, que se reúne toda semana na Câmara”, explica.

Os professores agradeceram o espaço e destacaram a importância deste tipo de ação, onde podem compartilhar de forma mais direta as necessidades e explicitá-las aos parlamentares, "que irão repassar estas reivindicações ao Executivo", ressaltaram.

O CMEB Érico Veríssimo foi escola do itinerário de visitas às escolas municipais que está sendo realizado pela Comissão de Educação. A atividade faz parte da série de visitas às escolas municipais, estaduais e particulares. A ideia é conhecer a realidade das redes de ensino e aproximar a Câmara da comunidade escolar, através da participação das reuniões das equipes pedagógicas.

Até o momento, os vereadores já visitaram as escolas Oswaldo Aranha, Irmã Sibila Ana Burin, EMEI e Pedacinho do Céu. As diligências ocorrem sempre as sextas-feiras. A Comissão de Educação se reúne todas as terças-feiras, às 15h horas, no segundo andar da Câmara de Vereadores.

Por Danielle Della Passe - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin  - Reg Prof MTb/RS 7156

Ato solene celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

 

25/08/2017 - Dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pela Prefeitura, a Câmara de Esteio realizou na noite de ontem (24), ato solene alusivo à data. A atividade, de iniciativa do vereador e presidente, Felipe Costella (PMDB), foi abrilhantada por apresentações artísticas, a exemplo do atleta paralímpico, Giovani Guissone  e do professor de boxe, Abílio Mobus, com a arte marcial para cadeirantes e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae/Esteio), que contou a história do descobrimento do Brasil.

Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito, Leonardo Pascoal(PP); da Brigada Militar e dos vereadores Euclides Clastro(PP); Fernanda Fernandes (PP); Harri Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT); Luiz Duarte (PT); Mário Couto (PDT), Márcio Alemão (PT), Rute Pereira(PMDB) e Sandro Severo(PSB), dez pessoas reconhecidas pelo trabalho de fortalecimento da inclusão social no município receberam uma honraria do Legislativo.

Para o proponente da solenidade, Felipe Costella, o objetivo da semana, além de derrubar barreiras, é realizar ações de inclusão social e de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência. "Vencer as barreiras da desigualdade, lutando de forma eficaz pelos direitos das pessoas com deficiência é a nossa missão. Estamos avançando, principalmente nas questões que envolvem serviços, inclusão e acessibilidade", falou.

Já o prefeito, Leonardo Pascoal, avaliou a omissão do poder público, ao longos dos anos na cidade, em relação às questões de acessibilidade e mobilidade. "Colocamos nas metas de gestão,  a adequação dos acessos aos prédios públicos e dos passeios e avançamos nesta questão em alguns pontos da cidade, com apoio das secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras", disse.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em Esteio, comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, contou com seminários e uma mostra, que fica aberta ao público até o final da tarde desta sexta-feira (25), no Saguão da Câmara (Rua 24 De Agosto, 535), e apresenta trabalhos, materiais e histórias de vida de pessoas com deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Esteio),  da Escola Estadual Especial Padre Réus e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Confira os homenageados:

Ademir Antônio da Silva  - Vereador: Ari da Center
Andriely da Silva Machado - Vereador Euclides Castro
Roberta Vieira de Souza  - Vereadora Fernanda Fernandes
Gabriel da Silva Pereira - Vereador Sandro Severo
Ismael Souza  - Vereador Márcio Alemão
Juarez Souza dos Santos  - Vereador Mário Couto
Milton Ferreira - Vereador Leo Dahmer
Paulo Centeno Ribeiro - Vereador Luiz Duarte
Rafaela Alves Dias - Vereador Felipe Costella

Ismael e Márcio alemão.JPGJuarez e Mário couto.JPGLeo Dahmer e Milton Ferreira.jpgRafaela e Felipe.JPGRoberta e Fernanda Fernandes.JPGAndriely e Euclides.JPGAri da center e Ademir.jpgGabriel e Sandro.JPGIMG_4637.JPGIMG_4752.JPGIMG_4773.JPGIMG_4799.JPGIMG_4806.JPGIMG_4818.JPG

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Comissão de Saúde busca modelo das UPAs 24 horas da região do Vale do Sinos

 

A ideia é trazer informações sobre a implantação das cidades vizinhas para aplicar na unidade de Esteio, que está fechada

O funcionamento e a captação de recursos das Unidades de Pronto Atendimento  (UPA) 24 horas da região foi assunto da reunião entre a  Comissão de Saúde da Câmara de Esteio e as comissões das câmaras de Novo Hamburgo e São Leopoldo, na tarde de hoje(24), no Legislativo de esteiense. A ideia, segundo os vereadores que integram a comissão, Rute Pereira (PMDB), Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), foi de buscar informações para que a UPA 24 horas de Esteio, localizada na travessa Mário Cutruneo, com a rua Novo Hamburgo, possa funcionar ainda neste semestre. A obra foi inaugurada em dezembro de 2016, sem equipamentos e sem recursos para funcionamento por dificuldade orçamentária, em função do alto custo para a manutenção.

Durante o encontro, que contou com a presença dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Sandro Severo (PSB), a comissão disse estar preocupada com situação da unidade, especialmente em função da possibilidade de devolução da verba captada para a construção, de acordo com a exigência do Ministério da Saúde. "O prazo deve estar expirando nos próximos meses e buscamos uma solução", disse.

Conforme o integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Novo Hamburgo, Vladimir Lourenço (PP), o município possui a UPA Canudos, que é gerida pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, que atende na rua Bartolomeu de Gusmão, 12, e a unidade Centro, que está em construção, na rua Visconde de Taunay, 134. "A UPA Canudos, a primeira do estado, está vinculadas à Secretaria da Saúde", disse.  Já o vereador leopoldense, Brasil Oliveira (PSB), relatou que a unidade é terceirizada e o custo mensal é de R$ 500 mil mensais. 

Segundo o vereador Sandro Severo, estão previstos no Plano Plurianual 2018/2021, R$ 750 mil para aquisição do equipamento. Entretanto, o custo de manutenção chegaria a R$ 1 milhão, sendo R$ 700 mil da prefeitura e R$ 300 mil do estado. 

A vereadora Fernanda Fernandes destacou que há um pedido no Ministério da Saúde para que a UPA seja transformada numa Unidade Básica de Saúde estendida e não descartou a possibilidade de terceirização. "Vamos aguarda o posicionamento do MS, mas a terceirização é uma saída", argumentou.

Uma visita às Upas das duas cidades deve ser agendada nos próximos dias, com a presença do secretário de Saúde de Esteio, Gerson Cutruneo.

UPAs:

Recentemente, um levantamento feito pelo Ministério Público indica que 12 UPAs que estão prontas, mas seguem fechadas no Estado. Os motivos principais apontados na investigação são a falta de recursos para compra de equipamentos e de credenciamento de pessoal.

As unidade foram idealizadas em 2003 pelo governo federal como mecanismo que  pretendia qualificar os serviços de urgência e emergência, desafogando os hospitais. O custo, segundo o convênio, deveria ser dividido entre o estado e a União.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTB/RS 7156

Ações do documento