Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Segurança é tema de debate no bairro Parque Amador

 

Nas próximas semanas, a Secretaria de Segurança do estado deve receber um documento da Câmara de Vereadores de Esteio com a solicitação de ações mais eficazes para garantir a segurança em Esteio, especialmente nos bairros Parque Amador, Novo Esteio e bairro Três Marias. A medida foi anunciada na audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, presidida pelo vereador Márcio Alemão(PT) e que contou com a presença dos vereadores, Euclides Castro (PP), Leo Dahmer (PT) e Rute Pereira (PMDB), além da Brigada Militar de Esteio e Sapucaia do Sul; Polícia Civil e Secretaria de Segurança do município, na última sexta-feira, 15, na Associação de Moradores do Parque Amador. A ideia, após realizada a próxima audiência pública no bairro Três Marias, no dia 2 de outubro, é fazer pressão junto ao estado para que tome as providências, entre elas, a garantia de envio de mais  policiais civis e militares ao município. 
Cansados de sofrer com a insegurança, os moradores do bairro, que se localiza na divisa de Sapucaia do Sul e possui rota de fuga pela ERS-118, relataram à comissão  que os assaltos ocorrem, quase sempre durante o dia, e, em sua grande maioria, à residências. É o caso de uma das mais novas moradoras, Louzinete da Silva Neis. "Roubaram praticamente tudo o que tinha dentro da minha casa", falou. A moradora disse, ainda, que os debates que vêm ocorrendo, são importantes momentos e a oportunidade de registrar o quadro de insegurança na cidade.

Para o capitão João Carlos Lopes, do 34º BPM, a falta de registros das ocorrências agrava a situação, mas alerta que a instituição tem feito rondas com policiamento a pé, o que inibe as ações dos assaltantes. Também destacou a possibilidade de voltar aos bairros da Polícia Comunitária, onde um integrante da brigada mora no local. "Seria preciso uma parceria entre governo do Estado e município. Este policial leva as demandas do bairro para o comando", reforça.  Lopes ainda aproveitou para dar dicas de segurança para os moradores. O capitão da BM de Sapucaia do Sul, Josué Steffen, alertou para a importância de efetuar os registros e salientou que haverá  intensificação das rondas no bairro.

Já o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, disse que o município está fazendo um levantamento das câmeras de vídeomonitoramento e que, em parceria com a Brigada Militar, será realizado o cercamento eletrônico.

Segundo o vereador e presidente da Comissão, Márcio Alemão,  proponente da audiência, reafirmou a necessidade de participação da comunidade nas reuniões e afirmou  a preocupação da Comissão em função da violência e do medo instaurado nas famílias. "Vamos cobrar do Estado reforço de efetivo para a Polícia Civil, pois não podemos aceitar que a delegacia esteja com o atendimento noturno fechado por falta de servidores. É uma situação que prejudica a todos os esteienses e que aumenta a insegurança da cidade", destacou. A audiência contou com a participação do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Comissão de Educação visita escolas municipais

 

Os parlamentares vão semanalmente a escolas de Esteio desde agosto. Um relatório embasado nas atividades será feito pelos vereadores.

 

Dialogar com a comunidade escolar e ouvir demandas dos profissionais de ensino além de aproximar as escolas do Legislativo. Com este objetivo, Euclides Castro (PP) e Rute Pereira (PMDB) estiveram nos CMEB’s João XXIII e Dulce Morais, localizadas respectivamente nos bairros Três Portos e Liberdade. As visitas aconteceram durante a manhã e tarde de hoje (15). Os relatos e sugestões dos professores vão ser encaminhados para a Secretaria Municipal de Educação.

As atividades são uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e ocorrem todas as sextas-feiras, desde 4 de agosto.  Os parlamentares pretendem visitar todos os colégios de Esteio, incluindo os estaduais e particulares. Posteriormente, um relatório será elaborado e uma audiência pública vai ser convocada para tratar de tudo o que for constatado pelos vereadores.

Anteriormente, as seguintes escolas já tinham sido visitadas:

  • CMEB Érico Veríssimo;
  • CMEB Oswaldo Aranha;
  • CMEB Vila Olímpica;
  • EMEI Irmã Sibila Ana Burin;
  • EMEI Pedacinho do Céu;
  • EMEI Vivendo a Infância.


Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Luiz Duarte pede mais estrutura na Avenida do Carnaval

 

A instalação de uma rua coberta e de banheiros químicos na Avenida do Carnaval (Avenida Governador Ernesto Dorneles, bairro Santo Inácio) foi um dos pedidos do vereador Luiz Duarte (PT) na sessão da última terça-feira (12), para a prefeitura. Conforme o vereador, o motivo da solicitação, aprovada em plenário, é oferecer mais infraestrutura aos cidadãos que utilizam o espaço para lazer ou comércio hortifrutigranjeiro, sobretudo nos finais de semana. “A avenida é festiva, alegre e livre para todos usarem, e os moradores seriam beneficiados”, explica. O pedido foi encaminhado ao Executivo para análise.

Luiz Duarte.jpg

Por Guilherme Pech - estágio em jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

Setembro Amarelo poderá fazer parte do calendário oficial de Esteio

 

Esteio poderá aderir anualmente ao programa Setembro Amarelo, de conscientização a prevenção do suicídio, para seu calendário oficial. A proposta é da vereadora Rute Pereira (PMDB) e foi aprovada em plenário na noite de terça-feira (12). Com a iniciativa, apresentada como anteprojeto de lei, prédios públicos do município receberiam iluminação amarela, junto ao símbolo da campanha ou sinalização que remeta ao tema durante todo o mês de setembro. De acordo com o pedido, ações como palestras e distribuição de materiais informativos poderiam ser realizadas nesse período, com o objetivo de alertar a população e promover o debate sobre o suicídio e suas possíveis causas, além de contribuir para a redução desses casos no município.

Para Rute, o pedido visa valorizar a vida. “Se busca através desta campanha ajudar quem precisa de apoio para lutar contra depressão ou qualquer outra doença emocional que possa colocar em risco a vida das pessoas”, explica.

O anteprojeto segue ao Executivo nos próximos dias. Para que a proposta entre em vigor, é necessário que o texto, depois de avaliado pelo prefeito, retorne na forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para votação em plenário. Caso aprovada, a medida é sancionada pelo prefeito e passa entrar em execução.

Rute Viegas Pereira

 Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Semana Farroupilha: Câmara de Vereadores terá sessão no Parque Assis Brasil terça-feira, 19

 

15/09/2017 - Às vésperas da data máxima dos gaúchos,  a Revolução Farroupilha, a Câmara de Vereadores estará realizando a sessão semanal desta terça-feira, 19, no Parque de Exposições Assis Brasil. A atividade, de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente, vereador Felipe Costella(PMDB), além dos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP) e Mário Couto (PDT), com apoio do Plenário, vai ser realizada no Pavilhão 20 de Setembro, no palco principal de eventos. 

De acordo com o presidente, Felipe Costella, a data é considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul. Um marco da formação social e política do Estado. "Queremos resgatar as solenidades da Câmara aos Centros de Tradição Gaúcha e esta comunidade, que há muito tempo deixaram de ser realizadas", revelou.

Durante a sessão, 20 pessoas que se destacam na preservação da identidade e na cultura do estado receberão uma distinção. Também a família de Beno Alves da Silveira, o Tio Beno, considerado pelos tradicionalistas da região um dos maiores ícones do  RS, falecido recentemente, vai receber uma honraria do Legislativo, por proposição do vereador Sandro Severo. 

Confira os homenageados: 

José Gorete Graciano Coelho

Márcio Antônio Ruas

João Carlos Felipetto

Claudemir da Silva

Dirceu Gonçalves

Paulo Winck

Iodete Aguiar Bassan

Odone Feijó Pereira

Ciro Ferreira

José Aires Garcia Montenegro

Salmiro Fraga

Anita Augusta de Oliveira Fraga

Nelson Moisés Carvalho

Leandro Silva Baltezam

Milton Darvami

Gilnei Altemir dos Santos

Régis Corrêa Bruck

Paulo César Lessa Bettin

Rinaldo Tresoldi

Ivana Voitikoski de Lima

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 



Câmara de Vereadores estará no Parque Amador em audiência pública hoje

Em pauta estará a segurança no bairro.

 

A pedido do vereador Márcio Alemão (PT), a Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Esteio, vai realizar hoje, 15, às 18h30min, na Associação de Moradores do Parque Amador, audiência pública para tratar sobre a segurança no bairro. A associação localiza-se na rua Ieda Nunes Pizzá de Azevedo, 109.

O motivo do encontro, para o presidente da Comissão, vereador Márcio Alemão, é o crescente número de assaltos e furtos a residências e pedestres, que, segundo ele, tem alarmado a comunidade. “Solicitamos esse momento de diálogo com os representantes do Poder Público para esclarecimentos e informações que possam mudar a situação”, explica o parlamentar.

Para a reunião, deverão ser convidados o Comandante do 34° BPM, Major Rogério Pereira Martins, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e o delegado de Polícia Civil, André Luiz de Castro Sperotto.

Márcio alemão.jpg

 

Por Terezinha Bobsin/ Guilherme Pech

Comissão de Urbanização trata de demandas de usuários da linha 7


Linha de lotação é utilizada por moradores de bairros como Parque Primavera e Novo Esteio e passa em frente ao São Camilo

 
Tratar das demandas dos usuários de um dos trajetos mais longos do transporte público de Esteio, a linha 7 de lotação. Esta foi a pauta da Comissão de Urbanização e Transporte, presidida pelo vereador Mário Couto (PDT) e composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (12), na Câmara Municipal. Do encontro, participaram os vereadores Sandro Severo (PSB), proponente da agenda, Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB), além dos representantes das empresas Real Rodovias e Stadtbus, bem como os diretores da  Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana,  Celso Oliveira e Renato Teixeira.

De acordo com o vereador Sandro, a principal queixa dos usuários é a dificuldade de se dirigirem dos bairros Novo Esteio e Parque Primavera até o Hospital São Camilo, uma vez que os horários da linha – às 6h05, às 6h50 e às  16h45min - não contemplam a hora de visita do hospital. "Deste modo, os moradores necessitam utilizar mais de uma lotação, desembolsando o valor da passagem duas vezes". alegou.

O gerente operacional da Real Rodovias, Delmir Conci, explicou que a redução dos horários da linha  foi feita com autorização do Conselho de Transporte e se devia ao fato do trajeto da linha ser longa, demorando muito tempo para passar nas paradas. Como solução, segundo o gerente, o percurso até o Hospital da cidade passou a ser feito com duas linhas, o que teria tornado a viagem mais rápida. Delmir Conci ainda esclareceu que os passageiros pagam apenas uma passagem se utilizarem o cartão TEU. Além disso, destacou que,  esporadicamente, mais duas saídas são realizadas, a partir do ponto final, na esquina das ruas Papa Paulo VI e Maracanã, com o objetivo de servir da comunidade do Colégio Estadual Augusto Meyer (Premem).

Sandro informou que a Câmara está à disposição para mais divulgação da existência do cartão TEU, para os passageiros que ainda não conhecem o sistema.


Bilhete Teu!

O Bilhete Teu pode ser adquirido na sede da Real Rodovias, na Avenida Presidente Vargas, 344. A primeira carga é de R$ 20. Depois, qualquer valor pode ser inserido, sendo possível a recarga pela internet.

Para mais informações:

Real Rodovias: (51) 3033-8261

Atendimento ao usuário do TEU!: (51) 3214-0404 (Central Porto Alegre)

 

Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Felipe Costella sugere reserva de espaços para bicicletas nos estacionamentos privados de Esteio

 

Na sessão plenária desta terça-feira, 12, o vereador Felipe Costella (PMDB), encaminhou ao Executivo Municipal o Anteprojeto de Lei que “institui a criação de vagas para bicicletas em todos os estacionamentos privados da cidade de Esteio”.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é incentivar o uso das bicicletas como meio de locomoção pelos centros urbanos, sendo também, um incentivo para a diminuição da poluição, uma vez que a bicicleta é um meio de locomoção sustentável.

A proposta segue para avaliação do Executivo, que pode devolver a matéria em forma de projeto de lei à Câmara de Vereadores.

Felipe Costella.jpg

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Procuradoria do Idoso pede atendimento prioritário na saúde para pessoas da terceira idade

 

Uma proposta da Procuradoria Especial do Idoso, composta pelos vereadores Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (PMDB), pretende estabelecer que a distribuição de fichas ou senhas para atendimento médico junto aos postos de saúde de Esteio seja prioritária para idosos. De acordo com o pedido, aprovado na sessão de desta terça-feira, 13, na forma de anteprojeto de lei, a prioridade seria concedida aos idosos que estivessem nas filas para atendimento, somente em benefício próprio (fila preferencial de distribuição de fichas). Para os vereadores, a medida visa trazer mais respeito às pessoas da terceira idade, visto que, segundo eles, no último mês foi registrada uma fila longa de espera para a retirada de fichas para atendimento médico na UBS Nickollas Gomes, no Centro. Na ocasião, os parlamentares explicam que havia idosos aguardando junto à fila.

O Executivo deverá receber a sugestão nos próximos dias. Para que a proposta entre em vigor, é necessário que o texto, depois de avaliado pelo prefeito, retorne na forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para votação em plenário. Caso aprovada, a medida é sancionada pelo prefeito e passa entrar em execução.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

Foto: PME

Segurança no Parque Amador será tema de debate nesta sexta-feira, 15

 

A pedido do vereador Márcio Alemão (PT), a Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Esteio, vai realizar audiência pública para tratar sobre a segurança no bairro Parque Amador. O debate vai ocorrer no dia 15 de setembro, às 18h30min, na Associação dos Moradores do Parque Amador, situado na rua Ieda Nunes Pizzá de Azevedo, 109.

O motivo do encontro, para o presidente da Comissão, vereador Márcio Alemão, é o crescente número de assaltos e furtos a residências e pedestres, que, segundo ele, tem alarmado a comunidade. “Solicitamos esse momento de diálogo com os representantes do Poder Público para esclarecimentos e informações que possam mudar a situação”, explica o parlamentar.

Para a reunião, deverão ser convidados o Comandante do 34° BPM, Major Rogério Pereira Martins, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e o delegado de Polícia Civil, André Luiz de Castro Sperotto.

Márcio alemão.jpg

Por  Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin  - Reg prof MTb/RS 7156

Audiência pública trata da segurança no Novo Esteio

 

A partir da audiência pública da Câmara de Vereadores com os setores de segurança da cidade, realizada segunda-feira (11) à noite, no bairro Novo Esteio, a pedido do vereador Sandro Severo (PSB), diversas ações para garantir a segurança dos moradores devem ser implementadas em breve. Entre elas, a instalação de uma câmera de videomonitoramento no início da Avenida Celina Chaves Kroeff, a ampliação das rondas policiais, especialmente nas praças; a permanência do posto móvel da Brigada Militar na entrada do Bairro  e a aplicação  da operação Avante, da Brigada Militar, que efetiva os mandados de prisão.

O encontro contou com a presença do delegado de polícia de Esteio,  André Sperotto; do Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, major Pereira Martins,; do diretor da Secretaria de Segurança, Vanderlei Leidens; dos  vereadores Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes(PP) , Leo Dahmer (PT), além de lideranças  do bairro e da comunidade.

Conforme o diretor de Segurança, o município está renovando o contrato com a empresa que presta atendimento técnico nas câmeras de vídeomonitoramento. Leidens também disse que a secretaria está fazendo a revisão de onde os equipamentos estão sendo efetivos e que a intenção é fazer o conserto de alguns equipamentos para que seja aumentado o número de câmeras em operação no município. Sobre os investimentos na área, segundo o diretor, recursos de emendas parlamentares, que já chegaram, serão utilizados no cercamento eletrônico. "Esta ação será comandada pela Brigada Militar", disse.

Já o delegado Sperotto destacou a falta de vagas nos presídios e que a Polícia Civil acredita na união de esforços para que a segurança seja restabelecida. "A policia Civil e a Brigada Militar são a ponta de um sistema gigante de segurança pública e algumas coisas estão fora do nosso alcance. É preciso alterar a legislação", falou.

Também o comandante da BM, Major Pereira Martins, ressaltou o trabalho da instituição em prender o mesmo indivíduo seguidamente. "Vamos continuar enxugando gelo, mas seguiremos prendendo",disse, relatando que diariamente uma viatura vai para a Delegacia de Canoas para fazer a custódia de presos,  geralmente esperando que abra a vaga para que aquele preso seja apresentado, o que , segundo ele, pode levar até dez dias. "O que podemos fazer é continuar prendendo e cobrar, como sociedade organizada, soluções para o problema. Não podemos nos contentar com isso e achar que é normal", afirmou

Para Sandro Severo, através do diálogo, foram conquistadas importantes ações, especialmente a possibilidade de  manutenção do Posto da Brigada Militar existente no bairro. "São questões que a comunidade está solicitando em função dos constantes furtos, assaltos e arrombamentos. Através do diálogo alcançamos ações importantes dentre elas, a  criação de um documento a ser enviado pela Câmara de Vereadores para Governo do Estado pedindo mais efetivo para Brigada e Polícia Civil em Esteio", destacou o vereador.

Além disso, durante audiência,  foram sugeridos pela comunidade e parlamentares o deslocamento do posto localizado na avenida Monteiro Lobato para mais próximo da BR 116; a criação de um Conselho de Segurança Comunitário e  inclusão da Guarda Municipal no grupo das redes sociais no Policiamento Comunitário. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Barbara Für Züge

Vales-transporte e alimentação da rede de ensino em pauta na Comissão de Educação

 

A Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP), Rute Pereira (PMDB) e Márcio Alemão (PT), recebeu o secretário municipal de Educação, Marcos Dal’Bó, e a advogada da Consultoria Jurídica da prefeitura de Esteio Bianca da Silva, na tarde de hoje (12). O objetivo do encontro, segundo o presidente da Comissão, vereador Euclides, foi discutir a possibilidade de pagar em dinheiro os valores do vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição dos servidores da rede de ensino. De acordo com Euclides, essa foi uma das reivindicações de profissionais da rede municipal de ensino apresentadas à Comissão durante suas visitas às escolas de Esteio desde o dia 4 de agosto. O parlamentar justifica que o pedido partiu de alguns professores que precisam se deslocar de uma cidade para outra e necessitariam desse sistema em função de gastos superiores.

A advogada Bianca da Silva, na ocasião, explicou que esses benefícios são indenizações, e não entram na folha de pagamento. Dessa forma, para esse valor ser convertido em dinheiro, seria necessária a criação de um auxílio-transporte, o qual, conforme ela, deveria, por obrigação jurídica, contemplar todos os servidores municipais, incluindo aqueles que não necessitam ou não desejam esse formato. “Por isso, esse sistema se torna juridicamente impossível”, esclarece.

Na reunião também foi apresentado o relatório parcial da Comissão com as demandas recebidas durante as visitas às escolas do município para o secretário de Educação, Marcos Dal’Bó. Entre as reivindicações, foram levantadas questões como a falta de profissionais em estabelecimentos de ensino e a superlotação de salas de aula.

Participaram do encontro, também, os vereadores Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Mário Couto (PDT).

Sessões da Câmara serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais

 

 

A partir de hoje(12), as sessões da Câmara de Vereadores podem ser assistidas ao vivo pelo Youtube. Nos próximos dias, as sessões também serão transmitidas ao vivo pelo Facebook. Os interessados em acompanhar a sessão de hoje podem copiar e colar o link abaixo e assistir a sessão na integra. 

https://www.youtube.com/watch?v=CnGOtq5zA5w

Comissão de Justiça discute projeto de incentivo ao desenvolvimento econômico

 

Na tarde de hoje, (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pela vereadora Fernanda Fernandes (PP) e integrada pelos vereadores Euclides Castro (PP) e Luiz Duarte (PT), reuniu-se com os representantes da Procuradoria Jurídica Municipal e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, Carolina Weber Dias, Gustavo Bortolini e Alice Grecchi, para discutir o projeto que institui "a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e a Geração de Empregos", em Esteio, de iniciativa do Executivo. O encontro contou ainda com a presença dos vereadores Euclides Castro (PP), Leonardo Dahmer (PT), Mário Couto (PDT), Sandro Severo (PSB) e Rute Viegas (PMDB), além do presidente da Câmara, Felipe Costella(PMDB).

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Bortolini, o projeto será usado como incremento da arrecadação do ICMS do município. “Alguns municípios já possuem este projeto, fizemos adaptações para Esteio para que ele acrescente na receita futura”, argumenta.

A Secretária da Fazenda, Alice Grecchi,  afirmou que esta lei não abre mão de receita, ao isentar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de empresas que contratem um mínimo de 20 funcionários anualmente, mas sim chama mais ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). “Este tipo de projeto sempre vai ser benéfico para o município”, completa.

Já a Procuradora, Carolina Weber Dias, informou que o retorno financeiro que este projeto dará à cidade está matematicamente preciso. “Está adequado de acordo com as recomendações do tribunal de contas”, afirma.

Os parlamentares agradeceram a disponibilidade e se mostraram favoráveis à implementação. Sandro Severo declarou que o projeto só beneficiará o município, pois “ajuda a fomentar o aumento das microempresas esteienses”. A Comissão de Justiça se reúne todas as terças-feiras, às 13h30min, no segundo andar da Câmara Municipal.

Por Danielle Della Passe - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Projeto de incentivo ao desenvolvimento econômico será pauta de reunião amanhã


O projeto que institui "a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e a Geração de Empregos", em Esteio, de iniciativa do Executivo, vai ser alvo de reunião amanhã, 12, às 13h30min, na Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, integrada pela vereadora Fernanda Fernandes (PP) e pelos vereadores Euclides Castro (PP) e Luiz Duarte (PT). O encontro será realizado na sala de reuniões do 2º andar, no prédio do Legislativo. A ideia, de acordo com o texto é estimular a expansão de empreendimentos  industriais, comerciais, prestadores de serviços e demais segmentos existentes na cidade, criando condições favoráveis para estimular novas vagas de trabalho.  Para a reunião foram convidados os representantes da Procuradoria Jurídica Municipal e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico,  Habitação e da Fazenda. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Transporte que atende Novo Esteio será tema de reunião amanhã

 

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, integrada pelos vereadores Mário Couto (PDT), Leo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB), vai se reunir amanhã, 12,  às 16 horas, na Sala de Reuniões do 1º andar da Câmara Municipal,  para tratar sobre as demandas da linha 7, que tem o terminal de partida no Novo Esteio, especialmente no que diz respeito aos horários nos finais de semana, que conforme a comunidade, passa somente no início do dia e no final da tarde.

A queixa dos moradores refere-se, principalmente, nos horários de visita ao Hospital São Camilo (14 horas) e a dificuldade para chegar aos bairros.  Para este encontro, a pedido do vereador Sandro Severo (PSB), foram convidadas a empresa concessionária e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.  A reunião é aberta à comunidade.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara realiza audiência pública sobre segurança no bairro Novo Esteio hoje

 

A Câmara de Vereadores vai realizar hoje, 11, às 19 horas, Audiência Pública, na  Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na pauta estará a situação da segurança, no bairro Novo Esteio, em função dos constantes assaltos. O pedido é do vereador e vice-presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB).

Para a atividade foram convidas a Brigada Militar, Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria de Segurança do RS; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades.  A paróquia localiza-se na rua da Imprensa, 155, Bairro Novo Esteio.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Fique Atento ao Feriado: Câmara para suas atividades hoje e retorna segunda-feira, 11

 

A Câmara de Vereadores vai parar suas atividades hoje (6) e retorna na próxima segunda-feira, 11. A medida se dá em função do  feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal - 7 de setembro. A carga horária relativa a  sexta-feira, 8, já  vem sendo sendo compensada pelos servidores públicos ao longo do ano.

Por Terezinha Bobsin

Câmara deverá realizar ato solene em homenagem à Paroquia Nossa Senhora Aparecida

 

O Legislativo de Esteio deverá realizar ato solene em homenagem à Paroquia Nossa Senhora Aparecida pelos 300 anos da aparição da imagem nas águas do rio Paraíba. A proposta é do vereador Euclides Castro (PP), com apoio do vereador Sandro Severo (PSB), aprovada na sessão de ontem (5), em plenário. A solenidade deverá ocorrer durante a sessão semanal da Câmara, com sugestão para o dia 10 de outubro.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos e contará com diversas homenagens em diferentes regiões do Brasil. As comemorações do Ano Jubiliar iniciaram-se em 12 de outubro de 2016. 

IMG_7156-1.jpg

Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Segurança no Bairro Novo Esteio será discutida em audiência pública segunda-feira, 11

 

A Câmara de Vereadores vai realizar na próxima segunda-feira, 11, às 19 horas, Audiência Pública, na  Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na pauta estará a situação da segurança, no bairro Novo Esteio, em função dos constantes assaltos. O pedido é do vereador e vice-presidente do Legislativo, Sandro Severo (PSB).

Para a atividade foram convidas a Brigada Militar, Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria de Segurança do RS; Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades.  A paróquia localiza-se na rua da Imprensa, 155, Bairro Novo Esteio.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTB/RS 7156

Ações do documento