Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Solenidade vai destacar Dia Nacional do Idoso em outubro

A sessão Solene vai ser realizada em 3 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal. A proposição é do vereador Francisco Alves (PL)

Por Comunicação social - Assessoria de Imprensa

25/08/2023 -  A Câmara Municipal de Esteio vai  homenagear, em sessão solene, o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A proposição é do vice-presidente do Legislativo, vereador Francisco Alves(PL), aprovada por unanimidade pelo Plenário, na última quinta-feira (24), e será realizada em 3 de outubro.

Na oportunidade, serão agraciados com certificados idosos que tenham se destacado no município. A ideia, de acordo com Francisco Alves, é conscientizar sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos; instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, procurando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento neste século. Para o vereador é de vital importância ressaltar que o idoso tenha um papel importante em todas as sociedades.  A solenidade, com horário ainda a ser definido pela Mesa Diretora,  será realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal, e será aberta ao público.

Dia Nacional do Idoso

Criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. No art. 3º, o Estatuto ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.


Anteprojeto sugere mudança de nome da Praça Tamandaré

A iniciativa é do vereador Jorge Elias (PP)

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

25/08/2023 - O vereador Jorge Elias de Camargo (PP) está sugerindo, através de anteprojeto apresentado ao Plenário na última quinta-feira(24), a substituição do nome da Praça Tamandaré, localizada no bairro de mesmo nome, para Praça Bispo J.B.Lambeth.  A ideia, segundo o parlamentar, é homenagear o bispo  da Igreja Apostólica do Brasil, que tem um templo instalado perto da praça. 

Além disso, o vereador também está sugerindo, em forma de anteprojeto,  a nomeação  espaço público localizado na Rua Nações Árabes com as ruas Jesus Vieira e Antônio Cícero dos Santos, atrás do Residencial Boqueirão,bairro Parque Primavera na Vila Olímpica, de Praça Pastor Jefferson Roberto Eickoff, pertencente à Igreja Assembleia de Deus, falecido recentemente. As sugestões serão encaminhadas ao Executivo. As propostas, que serão encaminhadas ao Executivo, tiveram aprovação unânime da Câmara Municipal.

Marcelo Kohlrausch apresenta proposta criando IPTU Ecológico

A ideia é incentivar os proprietários a adotarem medidas sustentáveis em suas construções através de uma porcentagem de desconto, podendo obter um desconto de até 20% no valor do imposto.

Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa

25/08/2023 -  O vereador Marcelo Kohlrausch(PSB), apresentou na noite de ontem (24), ao Plenário, o anteprojeto criando o IPTU Ecológico, ou IPTU Verde.  A matéria, aprovada pela Câmara Municipal,  pretende  incentivar os proprietários a adotarem medidas sustentáveis em suas construções através de uma porcentagem de desconto, conforme a ação desenvolvida no imóvel, podendo obter um desconto de até 20% no valor do imposto, com pontos cumulativos. 

O texto insere, entre as possibilidades de alíquotas diferenciadas de IPTU a serem cobradas dos usuários, a adoção de áreas verdes, instalação de energia fotovoltaica e/ou eólica, o aproveitamento de águas pluviais, o reúso da água servida, o tratamento local das águas residuais, a utilização de telhados verdes, o grau de permeabilização do solo, cobertura vegetal permeável do solo e realização da coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios e posterior destinação à cooperativa de catadores, entre outras ações. 

Para o vereador a ideia é promover a infraestrutura verde no município, objetivando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, minimizar os impactos ao meio natural, tornar mais eficiente o desempenho urbanístico, reduzir as demandas hídricas, energéticas e alimentares da cidade, aumentar a inclusão social e econômica da população e a motivação de êxito tributário com a participação cidadã, por meio de concessão de benefícios tributários. "O objetivo é promover benefícios tributários na forma de descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano/IPTU àqueles que aderirem ao programa", explica o parlamentar. 

Os interessados em conhecer a matéria na íntegra do anteprojeto 28/20023, podem acessar o Processo Legislativo no site: https://cmesteio.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/texto-original/27266

 

 

 

Câmara aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Transtorno Espectro Autista

A iniciativa é dos vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes(PP) e Luciano Battistello(MDB)

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

25/08/2023 - A Câmara Municipal de Esteio aprovou na noite de ontem(24), a proposta dos vereadores Sandro Severo(PSB), Fernanda Fernandes (PP), e Luciano Battistello (MDB) criando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA), ou Frente Parlamentar do Autismo. A intenção, segundo os parlamentares, é promover ações e iniciativas voltadas para a promoção da inclusão, proteção e garantia dos direitos das pessoas com TEA, bem como fomentar o debate e a conscientização sobre o tema. A matéria prevê a promoção de ações que visem à inclusão escolar, profissional e social das pessoas com TEA;  apoio às famílias de pessoas com TEA, através da disseminação de informações, orientações e encaminhamento para serviços especializados; o estímulo à criação de políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento integral das pessoas com TEA; a realização de debates, seminários, audiências públicas e eventos para ampliar o conhecimento sobre o tema e sensibilizar a sociedade e os órgãos governamentais para a importância da causa.

Para os vereadores, o transtorno é uma realidade que afeta milhões de pessoas em todo o país. “A criação da Frente Parlamentar do Autismo se faz necessária para que possamos unir esforços na busca por políticas públicas mais efetivas, que atendam às demandas e necessidades das pessoas com TEA e suas famílias”, justificam. Eles ainda destacam que a Frente vai possibilitar um espaço de diálogo entre parlamentares, especialistas, instituições e a sociedade em geral, contribuindo para o avanço das discussões e soluções relacionadas ao tema.

De acordo com o texto, a frente também irá Intermediar o diálogo entre organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, profissionais da saúde e educação e autoridades governamentais, buscando o aprimoramento das políticas de atenção às pessoas com TEA; Fiscalizar a aplicação de recursos públicos destinados à implementação de programas e ações relacionadas ao TEA, além de propor e apoiar projetos de lei, emendas parlamentares e outras medidas legislativas que promovam a igualdade de oportunidades e a proteção dos direitos das pessoas com TEA.

A Frente Parlamentar do Autismo, que contará com um presidente e vice-presidente, será composta por vereadores de diferentes partidos e correntes ideológicas, que atuarão de forma colaborativa na elaboração e acompanhamento de propostas legislativas, políticas públicas e ações que visem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias. A matéria segue, agora para avaliação e promulgação da presidência da Câmara.

Grupo de Trabalho contra Enchentes promove reunião com Executivo

Acompra de equipamentos para a Defesa Civil e a criação de uma Brigada Voluntária foram algumas das medidas encaminhadas no encontro

Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa

24/08/2023 -  O Grupo de Trabalho contra Enchentes, criado após o ciclone extratropical que atingiu o município e região em 16 de junho, reuniiu-se ontem (23), na Câmara Municipal de Esteio. Nesta segunda reunião do GT, com a presença de  representantes do Executivo, do presidente do Legislativo, Cristiano Coutinho (MDB);  dos vereadores Marcelo Kohlrausch (PSB), que comandou o encontro; Fernanda Fernandes (PP), Fernando Luz(PP), Francisco Alves (PL), Jorge Elias (PP), Leo Dahmer (PT) e Luciano Battistello (MDB), além da comunidade, foram apresentadas ao Executivo as demandas solicitadas no último encontro - pedidos dos vereadores e da comunidade, a exemplo da limpeza dos arroios Esteio e Sapucaia, construção de bacias de contenção e limpeza dos canais que desaguam nos arroios.

Na oportunidade, o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Derli Scienza, destacou que a pasta vem trabalhando na microdrenagem, que são as obras de alargamento de pontes, revestimento com talude do arroio Sapucaia e  a execução da bacia de contenção no bairro Jardim das Figueiras, além das limpezas e manutenção dos canais  que passam pela BR-116, especialmente do que passa dentro da empresa de cimento, no Novo Esteio, bem como a limpeza e desassoreamento em toda a extensão dos arroios Esteio e Sapucaia.  Scienza destacou que o primeiro bairro a receber os serviços da secretaria de Obras foi o São José e que nas próximas semanas será a vez do bairro São Sebastião e Vila Ezequiel. "Vamos também até o bairro Três Marias", informou.

Também o secretário de Segurança e chefe da Defesa Civil, Alberto Rocha, informou sobre as ações necessárias de auxílio aos moradores durante as enchentes e frisou que as obras da RS-118 também impactaram nas últimas cheias. Além disso, ele informou que a secretaria fez o pedido para compra de equipamentos para a Defesa Civil. Junto com o servidor do departamento, Rodrigo Adam, foram esclarecidas a disponibilização dos contatos da defesa civil e de que o setor está atrelado à Defesa Civil do Estado. "Não podemos sair das normas ditadas pela defesa estadual, no sentido, inclusive, de não causar pânico", disse Adam sobre o questionamento dos avisos sobre o ciclone. Ele também falou que vários alertas vinham sendo dados pelas redes sociais desde o dia 12 de junho. 

Além dos vereadores, houve a manifestação dos moradores, que pediram medidas efetivas e urgentes para evitar novas ocorrências. Foram encaminhadas várias demandas, entre elas a criação de uma guarda voluntária, compra de equipamentos para a Defesa Civil, e, especialmente a limpeza dos arroios e obras estruturantes para combater as enchentes. 

Presidente da Câmara de Esteio recebe visita da Apae

Visita está dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por Comunicação Social- Assessoria de Imprensa

23/08/2023 - Dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023, de 21 a 28 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae), visitou na tarde de hoje(23), o presidente da Câmara Municipal, vereador Cristiano Coutinho (MDB). De acordo com a diretora Apae, Fernanda Girardi,  neste ano a entidade está destacando a importância da conexão através da comunicação interpessoal e digital: "Conectar e Somar para Construir Inclusão".  Conforme a diretora, a visita às instituições, Legislativo, Executivo e Judiciário, estiveram dentro da programação da semana, conectando nossos usuários.  "A era da informação nos possibilita somar esforços e construir a inclusão utilizando as redes sociais. podcasts, lives e muito mais", explica a diretora. 

A Semana Nacional é uma campanha promovida pela Federação Nacional das Apaes desde 1963, com objetivo de conscientizar sobre a realidade das pessoas com deficiência e promover a inclusão, transformando a realidade destas pessoas no sentido de derrubar barreiras, promovendo a participação igualitária na sociedade.

Confira a programação: 

Dia 24/08 - Festival de Arte

Dia 25/08- Conexões que fazem sentido

Dia 28/08 - Dia do Desafio

Dia 30/08  - Balada noturna

Sessão ordinária da Câmara será realizada amanhã, 24

As reuniões das Comissões Permanentes, de acordo com o Regimento Interno, também serão transferidas para amanhã(24), a partir das 13h45min.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

23/08/2023 -  Em função do feriado da padroeira do município, Imaculado Coração de Maria, ocorrido ontem(22), a sessão semanal da Câmara Municipal de Esteio  será transferida para amanhã, 24, a paritir das 17 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Além disso, o preidente da Câmara, Cristiano Coutinho (MDB), ainda informa  que as reuniões das Comissões Permanentes, de acordo com o Regimento Interno, também serão transferidas para amanhã(24), a partir das 13h45min.  

Vale lembrar que as sessões são transmitidas pelo canal do Youtube no endereço:

 https://www.youtube.com/channel/UC_svjKQIxwHW1xv7YBDUhtA

Grupo de Trabalho trata sobre alternativas para enchentes nesta quarta-feira, 23

Reunião ocorre na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer

21/08/2023 - A Câmara Municipal de Esteio vai realizar nesta quarta-feira(23), às 15horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, ocorre a segunda reunião do Grupo de Trabalho que busca alternativas para minimizar as cheias e previnir novas ocorrências. Esta é a segunda reunião do grupo de trabalho com a presença do Executivo, Defesa Civil e comunidade atingida pelas últimas enchentes. 

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal vai fechar no feriado da padroeira do município

Legislativo para as atividades nesta sexta-feira(18) e reabre ao público, novamente, na quarta-feira, 23, com início do expediente às 9 horas.

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

18/08/2023 - Em função do feriado do dia da  padroeira do município, Imaculado Coração de Maria, comemorado em 22 de agosto, Câmara Municipal de Esteio para as atividades nesta sexta-feira(18) e reabre ao público, novamente, na quarta-feira, 23, com início do expediente às 9 horas. Conforme o presidente da Câmara, Cristiano Coutinho (MDB), os servidores vêm cumprindo uma jornada maior - 15 minutos diários - para a compensação dos feriados prolongados.

Além disso, Coutinho ainda informa que a sessão semanal, que ocorre todas as terça-feiras, devido ao feriado, será transferida para quinta-feira, 24, a partir das 17 horas. As reuniões das Comissões Permanentes, de acordo com o Regimento Interno, também serão transferidas para o mesmo dia(quinta-feira, 24), a partir das 13h45min.  

Vale lembrar que as sessões são transmitidas pelo canal do Youtube no endereço:

 https://www.youtube.com/channel/UC_svjKQIxwHW1xv7YBDUhtA

Vereador propõe combate a problemas visuais em crianças

Anteprojeto, apresentado ao plenário da Câmara na terça-feira (15) por Jorge Elias (PP), sugere criação do programa Olhar para o Futuro, iniciativa que visa a realização de exames oftalmológicos em escolas de Esteio

17/08/2023 – Promover a prevenção, identificação e correção precoce de problemas visuais em alunos das escolas públicas de Esteio. É isso que propõe o vereador Jorge Elias (PP) no anteprojeto 25/2023 - apresentado ao plenário da Câmara de Esteio na sessão de terça-feira (15) e aprovado por unanimidade -  que cria o programa Olhar para o Futuro.

De acordo com o texto analisado pelos parlamentares, a iniciativa tem por objetivo a realização de exames de acuidade visual nas instituições educacionais municipais, com o acompanhamento de profissionais especializados vinculados à Secretaria de Saúde. Após a realização dos procedimentos, seria prevista a realização de reunião com os responsáveis pelo estudante para prestar orientação e posterior encaminhamento para tratamento, caso necessário.  

Na justificativa ao anteprojeto, o vereador Jorge ressalta que crianças são mais expostas a problemas de visão por conta do crescimento rápido do aparelho ocular. “A deficiência visual na infância pode acarretar ônus ao aprendizado e à socialização”, afirma. “Os problemas oftalmológicos destacam-se como a terceira causa mais frequente de problemas de saúde entre escolares, observando-se estreita relação entre os problemas visuais e o rendimento escolar”.

A proposta segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Francisco Alves solicita emenda parlamentar para combate às enchentes

Documento, destinado ao Senado Federal, foi aprovado na última terça-feira (15). Vereador fez mesmo pedido à bancada do PL na Assembleia Legislativa do RS

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

17/08/2023 - A  pedido do vereador Francisco Alves (PL), a bancada gaúcha do PL, no Senado Federal, deve receber nos próximos dias um ofício da Câmara Municipal de Esteio com o pedido de emenda parlamentar  destinando recursos financeiros para a execução de obras de combate às enchentes no Município de Esteio. A solicitação do parlamentar foi aprovada na sessão da Câmara, na última terça-feira, (15), por unanimidade pelo Plenário.

No documento, Francisco Alves reporta-se ao estudo  realizado pelo Instituto de Pesquisas Hídricas da UFRGS,  que estima R$ 15,5 milhões para a realização do conjunto de obras estruturantes para evitar os alagamentos na região. “Porém se não houver viabilidade financeira para repasse total, podem indicar valores menores para que possamos realizar as ações emergenciais”, explica.

O vereador ainda visitou ontem(16), a bancada do PL na Assembleia Legislativa do RS, solicitando a inclusão de ações e recursos nas peças orçamentárias do Estado.

Para o vereador, é preciso criar um sistema de proteção contra cheias com o objetivo de promover a segurança e bem-estar da população. “Além de representar um importante avanço na gestão de riscos e desastres naturais, é através de uma sequência de ações corretivas, preventivas e o  implemento dessas medidas preconizadas pelos estudos desenvolvidos por esta instituição, poderemos sanar o problema das enchentes que assolam nosso município e região”, destaca.

Câmara autoriza contratação temporária de veterinário

Profissional atuará na administração municipal por até dois anos. Ação emergencial visa preencher vaga aberta com afastamento de servidor efetivo e recrutamento de substituto utilizará lista de concurso público de 2021

16/08/2023 – Durante a 29ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (15), a Câmara de Esteio aprovou seis proposições. Entre elas está o projeto de lei 225/2023, ratificado pelos parlamentares por unanimidade, que autoriza a contratação emergencial de um veterinário para atuar na administração municipal por um ano, prazo prorrogável pelo mesmo período.

Com carga horária de 30 horas semanais, o profissional será contratado por meio do regime administrativo e para o recrutamento será utilizada a lista de aprovados do concurso público 2/2021. Segundo a Prefeitura, a medida visa preencher a vacância causada pelo afastamento temporário do servidor efetivo que ocupa o cargo.

 

Confira abaixo as demais proposições votadas na última sessão, todas de autoria do Poder Executivo:

 

PL 221/2023: remodela a lei 8.236/2022, que trata das diretrizes orçamentárias de 2023. Com a disposição, o Poder Executivo inclui na norma legal ações no programa Esteio Cultural.

 

PL 222/2023:  altera a lei 7.872/2021, que versa sobre o Plano Plurianual para o período entre 2022 e 2025. A medida tem por objetivo incluir na norma legal as mesmas ações citadas anteriormente no PL 221.

 

PL 223/2023: permite a abertura de crédito especial - valor que não estava previsto no Orçamento deste ano. O primeiro outorga R$ 712.444,58 à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para gastos correntes.

 

PLs 224 e 226/2023: autorizam a abertura de créditos suplementares – que são quantias em dinheiro destinadas a reforçar dotações já existentes no Orçamento –, em ambos os casos para o pagamento de despesas correntes. O primeiro concedeu R$ 204 mil à Secretaria de Saúde para cobrir despesas correntes e o segundo confere R$ 3,8 milhões à Secretaria de Educação para reforço orçamentário.

 

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

Comitiva de vereadores conhece sistema de proteção contra cheias de Canoas

A comitiva conheceu duas das sete casas de bombas da cidade vizinha

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

16/08/2023 - Uma comitiva de vereadores de Esteio, formada por Gilmar Rinaldi (PT), Luciano Battistello(MDB), Marcelo Kohlrausch(PSB) e Sandro Severo (PSB), visitou na última sexta- feira, (11) duas das sete  casas de bombas em Canoas. A ideia, proposta do vereador Sandro Severo, foi de conhecer as ações e medidas do município vizinho na contenção de enchente, especialmente para trocar experiências com outras cidades que sofrem com alagamentos. Para os vereadores, que foram recebidos pelo secretário de Obras, Guilherme Molin, e de Desenvolvimento Urbano, Francisco Nunes, Canoas é um exemplo a ser seguido. 

Na oportunidade, os vereadores conheceram as diversas estratégias de Canoas para combater as cheias. Conforme os secretários, para proteger a cidade, a Secretaria Municipal de Obras, executa a limpeza e dragagem sistemática dos canais, que conduzem as águas de chuva até às Casas de Bombas. “O trabalho é contínuo e requer ainda outros investimentos, como reparos e melhorias em equipamentos que formam o Sistema de Proteção a Cheias. “Este sistema é  composto por canais de macrodrenagem, através dos quais a água da chuva é escoada. Sete Casas de Bombas, protegidas por diques, fazem parte desse sistema. Em dias de muita chuva, para evitar alagamentos, a água é puxada pela força das bombas para o lado externo dos diques, acabando com o acúmulo de água em pontos da cidade. Ele ainda falou sobre o esgoto misto que se forma nas valas propicia o desenvolvimento de aguapés e gera um lodo que vai para o fundo dos canais.

Conforme os vereadores, a Câmara vai seguir em busca de soluções para que a comunidade de Esteio não sofra mais com as cheias como a última ocorrida em junho deste ano. “Vamos entrar em todas as frentes, incluindo recursos no orçamento municipal para resolver este grande problema que assola nossa comunidade”, destacaram.

 

Esteio: Fernanda Fernandes pede instalação de Vara Criminal Especializada da Mulher

O pedido, que segue para o Tribunal de Justiça do RS, é extensivo ao público idoso e LGBTQIAP+

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

16/08/2023 - O Tribunal de Justiça do RS vai ser oficiado ainda nesta semana, a pedido da vereadora Fernanda Fernandes (PP), com a solicitação de instalação de uma Vara Criminal Especializada da Mulher, nas dependências do Fórum em Esteio. A proposta da vereadora, aprovada pela Câmara Municipal de Esteio, na sessão de ontem(15), pretende que o atendimento seja destinado também ao público idoso e LGBTQIAP+.

Para a parlamentar, a varas especializadas de violência doméstica são criadas para garantir efetividade às demandas e garantem a assistência às mulheres no sentido de romper ciclos de violência. “Além disso, na mesma Vara pode haver atendimento a outro público, dando mais celeridade aos processos”, afirmou. O documento será encaminhado à desembargadora do TJ/RS, Iris Helena Medeiros Nogueira.

Comissão de Finanças e Orçamento debate LDO de 2024 em audiência pública

Vereadores devem se reunir nos próximos dias para inclusão de emendas originárias da audiência, especialmente recursos para combate às enchentes

 Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

16/08/2023 -  A proposta que orienta o orçamento para o ano que vem, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi tema de audiência pública realizada na tarde de ontem(15), pela Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Fernando Luz (PP), Francisco Alves (PL) e Leo Dahmer (PT). A matéria tem previsão de R$ 391,5 milhões. Conforme o projeto, as secretarias que possuem maior previsão orçamentária são a Saúde – R$ 147,5 milhões; Educação – R$ 113,4 milhões e Obras – R$ 28,7 milhões. Para a Fundação de Saúde Hospital São Camilo a estimativa é de R$ 90,5 milhões e para o Instituto de Previdência (Prev-Esteio), R$ 67,7 milhões.

Na oportunidade, com a presença do presidente da Câmara, Cristiano Coutinho (MDB), além dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Gilmar Rinaldi (PT), Jorge Elias (PP), Luciano Battistello (MDB), Marcelo Kohlrausch (PSB) e Sandro Severo (PSB), e comunidade, o presidente da Comissão, Fernando Luz, detalhou as metas da peça orçamentária para 2024 e destacou que a proposta – LDO – é a estimativa do que a administração pretende arrecadar. “A LDO é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades da administração para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual”, disse.

Durante o encontro, a pauta das últimas enchentes que assolaram o município, em junho deste ano,  esteve presente. A ideia, segundo os parlamentares é incluir, em forma de emendas, a garantia de recursos para obras estruturantes no combate às enchentes. Os moradores também se manifestaram solicitando apoio no sentido de colocar na Lei de Diretrizes Orçamentárias a previsão de verba para ampliação e remodelação da rede de esgoto e a limpeza e desassoreamento dos arroios Esteio e Sapucaia.

Conforme o presidente da Comissão, os vereadores devem se reunir nos próximos dias para que examinar e realizar as emendas que tiveram origem na audiência pública.  Por lei, a Câmara deve votar a LDO até 15 de setembro. “O prazo para inserção de emendas é de 10 dias, a contar da data da audiência, ou seja, até o dia 25 é a data limite para a inserção das propostas”, informa Fernando Luz.

Confira as projeções para as demais secretarias: R$ 26, 7 milhões  para Fazenda; R$ 2,7 milhões para Urbanismo e Habitação; R$ 14,7 milhões para Cidadania e Assistência Social; R$ 4,2 milhões para Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente;  R$ 11,9 milhões para Segurança Pública e Trânsito; R$ 2,7 milhões para a Cultura e R$ 18,8 milhões para Governança e Gestão.  A reserva de contingência está estimada em R$ 549,8 mil.

Os interessados em conhecer a LDO na íntegra podem acessar o site da Câmara www.esteio.rs.leg.br e acessar o Portal do Processo Legislativo https://cmesteio.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/detalhe/26945

LDO 2024 vai ser discutida em audiência pública nesta terça-feira, 15

A matéria tem receita prevista em mais de R$ 391 milhões.

11/08/2023 - A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Esteio, integrada pelos vereadores Fernando Luz (PP), Francisco Alves (PL) e Leo Dahmer (PT), marcou para próxima terça-feira (15), às 14h15min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  a Audiência Pública com vistas à discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2024, com receita prevista em mais de R$ 391 milhões. Segundo o presidente da Comissão, Fernando Luz, trata-se de uma das mais importantes matérias da administração municipal.

A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. Nesta audiência, a comunidade terá a oportunidade de se manifestar e apresentar  reivindicações de melhorias na cidade, para posterior inserção de verbas no orçamento para o ano que vem. A receita do Regime Prórpio de Previdência (Prev-Esteio) também está prevista na peça orçamentária, no valor de R$ 67,7 milhões e R$ 90,5 milhões para a Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo. Na audiência, toda a comunidade poderá opinar e reivindicar melhorias no seu bairro e na cidade.  "Este é o momento adequado para a comunidade expor suas opiniões", informam os vereadores. A peça orçamentária pode ser conferida no site da Câmara, no processo legislativo, projeto de lei nº 217/2023.

Confira o link:

https://cmesteio.cittatec.com.br/portal-legislativo/proposicoes/detalhe/26945

Associação dos Artesãos de Esteio passa a atender em loja física

Entidade recebeu reconhecimento da Câmara Municipal, através do vereador Leo Dahmer (PT)

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

10/08/2023 - A Associação dos Artesãos de Esteio (Artesul), que em março comemorou 35 anos de fundação, passou a atender a comunidade em loja física, localizada na rua Fernando Ferrari, esquina com a rua Ferroviários, junto ao Posto Ferrari, no Centro. A conquista do espaço, que contou com apoio da franquia posto, está sendo comemorada pela presidente da entidade, Gladis Nabinger. "Agradecemos a sensibilidade da gestão do Posto Ferrari. Agora podemos preparar as novidades e apresentar ao comércio de Esteio", destacou. Com o novo espaço, segundo a presidente, a Artesul estará pronta para realizar suas feiras, a exemplo da Feira de Novidades, que fica aberta ao público de segunda a sábado, das 9h às 17 horas.

Para o vereador Leo Dahmer (PT), que está parabenizando a iniciativa da Artesul e da gestão do estabelecimento comercial, através de moção com apoio da Câmara Municipal de Esteio, reforça que a parceria estabelecida entre os dois empreendimentos se estabeleceu em valores que transcendem a simples relação mercadológica, merecendo o respectivo reconhecimento e incentivo. O documento, aprovado por unanimidade pelo Plenário na última terça-feira, 8, será encaminhado ainda nesta semana à entidade e à empresa.

 

Vereador propõe ação contra assédio em ônibus e lotações

Anteprojeto, apresentado ao plenário da Câmara na terça-feira (8) por Sandro Severo (PSB), sugere criação do Programa de Prevenção ao Abuso Sexual e Violência no Transporte Coletivo Público e Privado

09/08/2023 – Coibir a prática de assédio sexual no transporte coletivo público e privado de Esteio, criando programa de prevenção ao abuso. É isso que propõe o vereador Sandro Severo (PSB) no anteprojeto 40/2023, apresentado ao plenário da Câmara de Esteio na sessão de terça-feira (8) e aprovado por unanimidade. Entre as medidas propostas pelo parlamentar está a fixação de cartazes em locais visíveis dos veículos com orientação às vítimas de como denunciarem e identificarem o agressor.

O projeto também estabelece que as câmeras de monitoramento e sistemas de GPS, quando existentes, deverão ser disponibilizadas pelas concessionárias para comprovar a identidade do assediador e o momento exato em que cometeu a violência. As empresas, por meio de suas ouvidorias, também deverão encaminhar denúncias à polícia.

Os objetivos da campanha, além de coibir a violência sexual, são conscientizar passageiros e tripulação de ônibus e lotações sobre o tema e chamar a atenção da população para o problema. De acordo com o texto analisado pelos parlamentares, “para os fins desta Lei, considera-se assédio sexual todo o comportamento indesejado de caráter sexual, sob forma verbal, não verbal ou física, com o objetivo ou o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade ou de lhe criar um ambiente intimidatório, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador”.

Sandro, na justificativa anexada ao anteprojeto, ressalta que a falta de denúncia, motivada por medo, vergonha ou mesmo desconhecimento sobre como proceder, é um problema real. “É importante que a sociedade como um todo se engaje no combate a esse tipo de violência, oferecendo apoio e esclarecimentos às vítimas para que elas se sintam encorajadas a denunciar tais situações”, afirma o vereador.

A proposta segue para a apreciação da Prefeitura. Para tornar-se lei, precisa ser devolvida à Câmara, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizada pela maioria dos parlamentares.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Câmara aprova projetos financeiros

Durante a sessão desta semana, realizada na terça-feira (8), vereadores aprovaram projeto que possibilita envio de recursos para duas secretarias o Prev-Esteio e a Procuradoria-Geral do Município

09/08/2023 – No decorrer da 28ª sessão ordinária do ano, realizada entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (8), a Câmara de Esteio aprovou, por unanimidade duas proposições. Ambas tratam de créditos suplementares  – quantias em dinheiro destinadas a reforçar uma dotação já existente no Orçamento­ – para diferentes setores da administração municipal.

O primeiro é o PL 219/2023, que concede R$ 865.946,08 para as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Saúde, além da Procuradoria-Geral do Município. Respectivamente, R$ 500 mil vão ser destinados à manutenção da iluminação pública, R$ 95 mil para serviços de exames e R$ 270.946,08 para o cumprimento de sentenças judiciais. “Servirá de recurso para a abertura do presente crédito suplementar o produto do excesso de arrecadação previsto para o exercício de 2023, conforme descrito no artigo 2º do projeto”, explica a Prefeitura em mensagem anexa à proposta de nova norma legal.

Já o PL 220/2023 autoriza o envio de R$ 200 mil para o Prev-Esteio manter a previdência social de servidores municipais inativos e pensionistas. De acordo com o parágrafo 2º da proposição, a quantia tem origem na redução da reserva de contingência do regime próprio de previdência.   

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Vereador quer inclusão de verba para obras contra enchentes no orçamento estadual de 2024

Marcelo Kohlrausch (PSB) destacou que a destinação de verba no orçamento deve ser prioridade na peça financeira do estado

Por Comunicação Social - Assessoria de Imprensa

09/08/2023 -  A Câmara Municipal de Esteio, a pedido do vereador Marcelo Kohlrausch PSB), vai encaminhar ofício à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado ainda nesta semana. Na pauta, a solicitação para que o governo inclua nas peças orçamentárias de 2024, como prioridade, recurso  para execução de obras contra enchentes em todo o RS, especialmente para Esteio. A ideia, de acordo com o parlamentar,  é mitigar os efeitos das enchentes que assolam, principalmente, a Região Metropolitana. "As comunidades de Canoas, Sapucaia do Sul e principalmente de Esteio, são vítimas da falta de estrutura para abrandar os efeitos das enchentes. Infelizmente, 16 vidas foram perdidas em decorrência das inundações. É preciso iniciar imediatamente obras que possam conter as enchentes", justificou.

À Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado, Kohlrausch solicita informação sobre a existência de previsão no orçamento do Estado de verbas para  as obras. "Caso contrário, que a  comissão indique dotação orçamentária através de emenda, eis que, se, efetivamente, o Rio Grande do Sul quer combater as enchentes deve demonstrar através de ações concretas e não somente com estudos", reiterou. 

Os documentos foram aprovados por unanimidade pelo Plenário. 

 

Para entender as peças orçamentárias:     

São três: Plano Plurianual(PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orlamentária Anual (LOA). São instrumentos de lei propostos propostos pelo Executivo (prefeitura, governo do estado) e analisados, com possibilidade emenda, pela Câmara de Vereadores ou Assembleia Legislativa, através das comissões. 

O PPA é planejamento e elaborado no primeiro ano de um governo. Ele define as diretrizes, as ações e programas para o período de quatro anos.

A LDO serve para definir as metas e ações imporantantes para o governo anualmente. Esta peça orçamentária define, orienta e organiza o orçamento do ano seguinte, sempre em harmonia com o PPA. 

 A LOA  é o instrumento que detalha os valores (receita) que a administração espera arrecadar naquele ano (previsão de recursos) e fixa os gastos e despesas para o ano seguinte.

Ações do documento