Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Mário Couto quer implantar o Janeiro Branco

 

O vereador sugere que o primeiro mês do ano seja dedicado à promoção de atividades visando a saúde emocional.

 

04/07/2018 - Um mês dedicado à divulgação e promoção do bem-estar emocional dos esteienses. É esta a proposta do anteprojeto protocolado por Mário Couto (PDT) na última terça-feira (3). A proposição deve ser votada pelos vereadores nas próximas semanas. Para se tornar lei, deve ser encaminhada ao prefeito, devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.

Durante o “Janeiro Branco” poderão ser organizadas atividades como cursos, palestras e oficinas. Um dos objetivos do evento será difundir o conceito de saúde mental como um estado de equilíbrio emocional e não a simples ausência de transtornos mentais.

Mário explica que a campanha também visa desmistificar a ideia de que psiquiatras e psicólogos devam ser buscados apenas para o tratamento de doenças. A designação do primeiro mês do ano para as ações não é por acaso.   “Foi escolhido, especialmente, por se tratar do mês de início de um novo ciclo e de renovação dos projetos pessoais, quando as pessoas, normalmente, estão predispostas às mudanças de hábitos”, explicou o vereador.

 Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986

Projeto prevê penalidades à prática de discriminação em razão de orientação sexual

 

A aplicação de penalidades para manifestações que possam atentar ou discriminar  o cidadão homossexual, bissexual ou transgênero é o objeto da proposta do vereador e presidente da Câmara de Esteio, Sandro Severo (PSB), apresentada na sessão desta terça-feira, 3 de julho. A matéria, que será encaminhada ao Executivo para que retorne ao Legislativo em forma de projeto de lei, veda a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica; inclusive o impedimento de hospedagem em hotéis; motéis, pensões ou similares.  As penalidades aplicadas, de acordo com texto, são a advertência; multas que variam entre R$ 150,00 e R$ 400,00; suspensão da licença municipal para funcionamento durante 30 dias e a cassação da licença para funcionamento.

De acordo com o vereador proponente,  é de conhecimento geral que o preconceito e a discriminação, às vezes velados e outras explícito, permeia o imaginário social. "Cabe-nos, pois, diante deste quadro, a adoção de medidas eficientes, de forma a modificar esta prática tão comum que, inegavelmente, contribui para uma cultura preconceituosa", argumentou. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Sandro Severo.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Placas com disque-denúncia para maus tratos com animais começam a ser instaladas em Esteio

 

04/07/2018 - A partir de agora, cerca de 60 pontos de Esteio vão receber placas informativas com disque-denúncia gratuito (08005410400), para maus-tratos com animais. A primeira placa, que tem como destaque "Bicho não é brinquedo. Sente Fome, Frio e Medo. Abandono de Animais é Crime" , foi colocada na rua 24 de Agosto, esquina com a rua Bento Gonçalves, na manhã de hoje(4), pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), e  pela ONG´s protetoras de animais, além do presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB). A solenidade contou com a participação das vereadoras Fernanda Fernandes(PP) e Rute Pereira(MDB), além de autoridades locais. a exemplo do vice-prefeito, Jaime da Rosa e o delegado Polícia Civil, André Sperotto, e integrantes da Brigada Militar. A medida foi adotada pelo Executivo baseada no requerimento do vereador Sandro Severo. 

As placas avisam sobre a Lei Federal 9.605/98 e advertem para a prisão e multa para abandono e maus-tratos a animais. "Agradeço Prefeito Leonardo Pascoal , Vice-Prefeito Jaime da Rosa , Secretaria do Meio Ambiente Sabrina Reis pelo trabalho e preocupação com o bem-estar animal e todas as ONGs parceiras. Denuncie através da ouvidoria , tire fotos, grave e leve sua denúncia para ouvidoria , Brigada Militar e ou Polícia Civil", comemorou o presidente.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 


Comissão de Saúde vai tratar das políticas públicas para os animais na terça-feira, 10

 

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), vai se reunir na próxima terça-feira, 10, às 15 horas, na Câmara Municipal, com as secretarias de Mobilidade e Segurança, Trânsito e Meio Ambiente. Na pauta, as políticas públicas voltadas para os animais e a efetividade da lei 6.268/15, que instituiu o Programa de redução Gradativa do Número de Veículos de Tração animal no Município. A decisão foi tomada na tarde de hoje(3), pela Comissão. De acordo com o representante da ONG Grupo de Amigos e Tratadores de Animais (Gata), Giovanni Streletcki, é preciso abrir diálogo com o Executivo para resolver algumas situações pontuais no município, a exemplo da morte do cavalo ocorrido na última semana. 

Segundo o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), que participou da reunião, entre as propostas para auxiliar na resolução dos problemas  estaria a implantação do "Cavalo de Lata",  um carrinho elétrico que substitui veículos com tração animal para atividade de coleta de materiais recicláveis na cidade, objetivando acabar com os maus-tratos com os animais; auxiliar na melhoria do trânsito, além de proporcionar uma valorização dos recicladores. Da reunião participou, ainda a vereadora Fernanda Fernandes (PP). 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

 

Solicitada mudança no tráfego da rua Maurício Cardoso

 

Em documento aprovado em Plenário na última semana, a vereadora Rute Pereira (MDB), pretende que o Executivo estude a possibilidade de retorno do sentido duplo do trânsito na rua Maurício Cardoso, lateral à Estação Trensurb, no Centro, no trecho entre a avenida Padre Claret e a rua Engenheiro Hener de Souza Nunes.

A ideia, conforme a vereadora, é dar mais agilidade e reduzir o tráfego de veículos na avenida Presidente Vargas. "Especialmente no final do dia, a avenida fica congestionada, em função do horário de pico", explica. A demanda, de acordo com a parlamentar, é antiga de vários setores da sociedade. 

Rute Viergas Pereira

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio recebe Selo Ecológico


O presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), recebeu na noite de ontem(2), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, em nome do Legislativo, o Selo Ecológico, destinado à  empresas e instituições que participam da Coleta Seletiva no Município. O evento, de iniciativa da Prefeitura, abriu a 22ª Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 2 a 7 de julho, e tem como tema “Preservar o Futuro, Cuidando do Presente”. A programação inclui, entre outras atividades, blitz educativas, plantio de mudas, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente.

Durante a solenidade, que contou com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes(PP), Felipe Costella(MDB), Mário couto(PDT) e Rute Pereira(MDB),  o presidente lembrou  da criação da primeira semana do Meio ambiente, em 1997, e falou sobre as leis orçamentárias que debateram a questão da coleta seletiva. Também destacou da importância de trabalhar a conscientização da coleta de resíduos sólidos e ampliar a coleta seletiva na cidade. “Que esta semana, a 22ª,  não sirva somente para trabalhar a conscientização em relação ao meio ambiente, mas que possamos estender as políticas públicas voltadas à preservação", disse. Para o presidente desafio, ainda, é muito grande. "Recentemente assinamos o acordo com a Corsan para ampliar e garantir o tratamento do esgoto cloacal, largando no Rio dos Sinos, a água tratada, que possa ser utilizada em seguida", finalizou.

Já prefeito Leonardo Pascoal ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e das ações de conscientização que foram intensificadas nos últimos 18 meses. “A Semana do Meio Ambiente sempre é marcada por reflexões e atividades que dialogam com a questão da preservação ambiental, mas, mais importante que isso, são as ações práticas que fazem a diferença no trabalho que devemos fazer para preservar os recursos do presente com vistas que tenhamos um futuro muito melhor para todos”, afirmou.

Também a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Reis, falou sobre a 22ª Semana do Meio Ambiente. “É um imenso prazer dar início, oficialmente, a 22ª Semana do Meio Ambiente, que começou esta tarde com uma formação dos agentes mirins e termina sábado com mais uma edição do Dia do Descarte Consciente. A problemática dos resíduos sólidos é um assunto importante em todo mundo, mas devemos começar a agir em casa”, salientou.

Programação
Terça-feira (3)
14h - Blitz monitores ecológicos – Esteio Mais Verde
Local: Av. Presidente Vargas com Rua Pe. Felipe (esquina do Banco do Brasil)


Quarta-feira (4)
10h - Oficina vermicompostagem
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA (Parque Galvany Guedes - Av. Porto Alegre, 505)

11h - Início da colagem dos cartazes da campanha de combate ao abandono de animais
Local: Rua 24 de Agosto, parada de ônibus em frente ao nº 581

14h - Formação de Agentes Mirins de Trânsito: Educação Ambiental no Contexto dos Resíduos Sólidos - Cootre
Local: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Rua Pe. Roberval Laperrer, s/n° - Parque Seminário)


Quinta-feira (5)
12h - Reunião Almoço - Licenciamento Ambiental Municipal: Resolução Consema 372 e Processo Digital, com palestra de William Papi e Equipe Sislam
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)

14h - Bem-estar animal / Divulgação do Catioro Go / Brechó / Jogo dos oito acertos / Coleta de doação de ração
Local: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505)


Sexta-feira (6)
10h - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) / Oficina de pães com ora-pro-nóbis / Palestra com Gilmara Solano Vidal
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin)

13h30min - Troca-troca sustentável / Trilha ecológica / Sessão de filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009)
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados - CEU (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)

Sábado (7)
9h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

IMG_0640.JPGIMG_0635.JPGIMG_0671.JPGIMG_0659.JPGIMG_0701.JPG36552723_1634044243361408_71081322201743360_n.jpg




 

 

Câmara prestigia entrega de cromebooks para escola Maria Lygia Haack


Pequenos notebooks, ou cromebooks, com acesso à plataforma Google for Education, voltados para o uso em sala de aula foram entregues na última quinta-feira, 28,  ao Centro Municipal de Educação Básica  Maria Lygia Haack. A instituição é a primeira escola municipal de Esteio a receber do prefeito Leonardo Pascoal, e do secretário de  Educação, Marcos Dal,Bó, com a participação do presidente da Câmara  Sandro Severo (PSB), e do vereador Felipe Costella(MDB). 


Em sua fala, Pascoal explicou que a escola no Parque Primavera não foi escolhida por acaso para ser a primeira instituição a receber os equipamentos. “A gente precisa levar, primeiro, para aquelas comunidades que tenham mais dificuldade para acessar as novas tecnologias. Nosso Município, embora pequeno, tem realidades distintas em cada bairro. Cada escola é diferente uma da outra e temos que promover ações para equalizar essas diferenças para dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizado para todos os alunos”, afirmou

O prefeito disse, ainda,  que os chromebooks serão levados para todos os 18 CMEB´s de Esteio e lembrou que ele e Dal,Bó foram a São Paulo no ano passado conhecer a fundo o projeto;

O presidente da Câmara de Vereadores também ressaltou a importância do projeto. “A Administração Municipal está fazendo as coisas acontecerem. Esse projeto vai gerar uma mudança na vida dos estudantes e qualificar a nossa educação. Em muitos casos, será o primeiro contato dos estudantes com equipamentos deste tipo e isso vai gerar a inclusão”, comentou.


Mais de 50 milhões de alunos já usam
O Google For Education é uma série de aplicativos da empresa de serviços online e softwares americana Google que otimiza o tempo dos professores e atrai alunos para a sala de aula. Pelo sistema, poderão ser realizadas atividades e provas online. Os professores passarão por uma formação para que se tornem aptos ao uso dos aparelhos, e também disseminadores nas outras escolas.

Além de melhorias nas redes Wi-Fi das escolas, A SME pretende, também, fazer com que 50 destes microcomputadores sejam itinerantes, passando pelas escolas até que todos os CMEBs possuam os seus chromebooks, espécie de notebooks, sem disco interno de gravação, o que barateia custos, e com acesso à internet para o armazenamento dos conteúdos.

O sistema da Google é uma maneira encontrada pela Prefeitura de envolver mais os alunos com as atividades escolares. Umas das funcionalidades do programa permite aos professores o envio e correção em tempo real de atividades, sejam elas dissertativas ou objetivas. Os alunos também terão acesso a inúmeras vantagens como acompanhamento de suas notas e recebimento privado de material para alguma disciplina que tenha dificuldade. Atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta, sendo 10 milhões usuários do aplicativo Classroom, sala de aula virtual onde serão postadas e programadas, pelos professores, exercícios, provas, trabalhos e até mesmo espaço para sanar dúvidas para os alunos.

Fonte/foto: Prefeitura de Esteio

Câmara participa do Dia do Desafio


Com a participação de servidores, a Câmara de Vereadores integrou, na tarde de hoje(26), as atividades do Dia do Desafio, evento mundial que promove a conscientização das pessoas quanto a importância da atividade física. Neste ano, Esteio  disputa com a cidade venezuelana El Hatillo. A ideia é ver quem consegue mobilizar a maior parte da população para fazer exercícios físicos por 15 minutos seguidos. 

 A professora de Educação Física, Shai dias Lopes, comandou o movimento dos servidores através de diversos ritmos. Para o presidente da Câmara, é um momento de descontração e de rever a necessidade de praticar exercícios físicos para o bem da saúde. 

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983 e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Foto: Gustavo Santos - reg prof MTbMG 14.986


Políticas de valorização feminina e combate ao machismo são temas de anteprojeto

 

Um anteprojeto de lei que institui a política municipal para ações que visem à valorização de mulheres e meninas e à prevenção e o combate ao machismo, pela rede municipal de ensino, foi apresentado pelo vereador Mário Couto (PDT) na última sessão ordinária (25).

Conforme a matéria, algumas das ações contarão com capacitações das equipes pedagógicas e demais trabalhadores(as) em educação, campanhas educativas com o intuito de coibir a prática de machismo e outros atos de agressão, discriminação, humilhação, intimidação, constrangimento, bullying e violência contra mulheres e meninas. 

Para o vereador, a desvalorização da figura feminina pode ser contatada no contexto familiar e social, quando a mulher passou ser ridiculariza e diminuída e , especialmente, associada como cuidadora do lar, dos filhos e marido. Segundo Mário couto, esta situação também se dá no contexto socioeconômico, quando mulheres e homens, embora desempenhem a mesma função, possuem salários distintos.  “Em meio ao cenário problemático, fica expressa a necessidade emergencial e inquestionável de adoção de medidas públicas efetivas que visem conscientizar a população, visando a igualdade de gênero no país e, ainda, extirpar a cultura machista primitiva ainda presente em nossa sociedade”, explica o vereador.

Para fins da lei, considera-se machismo todas as práticas fundamentadas na crença da inferioridade de mulheres e meninas e na sua submissão ao sexo masculino.

Por Laiani Santos - Estágio em jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Vereador Euclides Castro quer implantar semana de orientação e de prevenção da gravidez na adolescência

 

Através de anteprojeto de lei, o vereador Euclides Castro (PP), pretende implantar a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência. A matéria foi apresentada na noite de ontem(26), ao Plenário, com  aprovação unânime dos parlamentares. A intenção é, por meio de ações, disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência. Além disso, a ideia também é prevenir doenças sexualmente transmissíveis, reduzir as situações de exclusão social decorrentes da gravidez precoce; informar , sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação dos adolescentes; bem como incentivar o ingresso destas jovens em programas sociais. 

A Semana de Orientação e Proteção da Gravidez na Adolescência vai compreender a realização de seminários, ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos de ensino, da rede de saúde e da ação social, entre outras atividades previstas no texto da matéria.

Para o vereador proponente, o município apresenta um alto índice de gravidez precoce e é necessário que o Poder Público continue trabalhando o problema para que deixe de existir. "Sabemos que os adolescentes e até mesmo crianças são levados a esta condição por diversos motivos, como exemplo, a falta de comunicação em casa, estrutura familiar, questões psicológicas, maios exposição à banalização sexual, influência de amigos, entre outros. Dados apontam que a gravidez precoce está associada, além de obstáculos psicossociais,  a resultados deficientes na saúde e em um grande risco de morte materna", comentou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil a gravidez na adolescência está acima da média latino-americana. Conforme o relatório da OMS, a cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficam grávidas e tiveram seus bebês. A média latino-americana, segundo relatório, é de 65,5. 

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Integrantes do Compede visitam presidente da Câmara

 

O presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), recebeu na tarde de ontem(26), os integrantes do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Lígia Leal dos Santos, Roberta Vieira dos Santos e Gabriel Pereira. Entre os assuntos abordados estiveram a recomposição do conselho e a realização da Semana da Pessoa com Deficiência no Município, que vai ocorrer de 21 a 28 de agosto, bem como a acessibilidade na cidade. 

Na oportunidade, a representante das pessoas com deficiência visual no Compede, Lígia Santos, falou sobre a acessibilidade e a importância de conscientizar as pessoas sobre a naturalidade de encarar o problema. "Entramos em um banco ou supermercado todos param", disse. 

Segundo Roberta Vieira, neste ano estão sendo programadas diversas atividades relacionadas à acessibilidade. "Com as ações, as pessoas poderão sentir na pele as dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiência", disse.

Sandro Severo colocou a Câmara de Vereadores à disposição, sugerindo que durante a realização da semana, seja realizada uma exposição sobre o tema, no saguão do Legislativo. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara para no horário do jogo da Seleção Brasileira na tarde de hoje

 

A Câmara de Vereadores vai fechar para o público das 15 às 17 horas, em função do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018 (Brasil e Sérvia), na terceira rodada da fase de grupos. Após este horário, os portões serão abertos à comunidade até às 18h45min. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156

Mário Couto quer instituir Fevereiro Roxo em Esteio

 

Anteprojeto de Mário Couto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Alzheimer e outras doenças.

 

Esteio deve instituir o “Fevereiro Roxo” com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças como Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Essa é a proposta que Mário Couto (PDT) apresentou na noite de terça-feira (19), durante a sessão semanal da Câmara. A proposição já foi enviada ao prefeito. Para se tornar lei, deve ser devolvida ao Legislativo e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.

O vereador propõe que durante um mês sejam realizadas atividades como oficinas, palestras e distribuição de material informativo. O cronograma das atividades deverá ser fixado pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgado no site da Prefeitura.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores nas articulações, músculos e tendões, além de causar distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Por sua vez, o lúpus é uma doença autoimune, que leva o sistema imunológico do paciente a destruir células saudáveis, podendo causar problemas nos rins, cérebro e pele. Já o Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa que provoca a redução das capacidades de aprendizado, atenção, orientação, compreensão.

Mário ressalta que as enfermidades acima citadas têm sérias consequências à qualidade de vida e bem-estar da população. “Torna-se necessário o desenvolvimento de uma campanha de conscientização, objetivando, com isto, disseminar informações”, afirmou.

Mário Celente Couto.jpg

 Por Gustavo Santos - reg prof MTb/RS 7156

Secretaria da Saúde apresenta Relatório de Gestão dos Recursos do SUS

 

O Relatório de Gestão dos Recursos do SUS, relativo ao primeiro quadrimestre de 2018, foi apresentado na tarde de hoje(26), à Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, que tem como integrantes os vereadores Luiz Duarte(PT), Rute Pereira (MDB) e Mário Couto (PDT). Na oportunidade da apresentação, realizada pela secretária de Saúde, Ana Boll, foram destacados os atendimentos ambulatoriais nos 11 postos de saúde, incluindo o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), Centro de Especialidades de Esteio e o  Serviço de Assistência Especializada (SAE). De acordo com o documento, em relação a janeiro e amio deste ano, os atendimentos ambulatoriais aumentaram de 8.688 para 10.525, assim como o atendimento de enfermagem passou de 8,064 para 8.715 pacientes. "Também o serviço de odontologia, teve uma pequena alteração no período, de 905 para 989 atendimentos em todos os postos" falou a secretária; 

O relatório financeiro do órgão, dividido em estatísticas, recursos estaduais e recursos federais, aponta a execução da receita  até 30 de abril deste ano, em R$ 39.808.575,48 e despesa em R$ 32.073;566,95, efetivando saldo em R$ 7.735.008,53. O documento informa, ainda o demonstrativo de aplicação dos recursos na saúde, das despesas e receitas vinculadas em ações e serviços na área da saúde. "Todos os extratos bancários estão nos anexos para conferência", destacou a gestora orçamentária e financeira, Michele de Souza, que também participou da audiência.

Os relatórios e seus anexos estarão à disposição da comunidade na Comissão de Saúde. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Consulta Popular abre para votação da comunidade amanhã, 26

 

Inicia-se amanhã, 26,  a edição da Consulta Popular 2018/2019, processo que garante a participação da  população para escolha  dos investimentos e de serviços que constarão no orçamento de 2019 do governo do estado do RS. Aberta ao público, a votação pode ser feita somente para apenas um projeto, (na lista abaixo), e deve ser pode ser realizada através da internet, mensagem de celular e presencialmente, até quinta-feira, 28Para qualquer um dos casos, é preciso ter o título de eleitor. Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos.

Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

 Demandas - Vale do Rio dos Sinos

Programas - Escolha apenas uma das opções

1 - SDECT - Apoio aos Distritos Industriais Municipais
2 - SDR - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
3 - SEDUC - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem Níveis Fundamental, Médio e Profissionalizante
4 - SES - Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
5 - SES - Saúde da Família: Aquisição de veículos Ambulâncias, vans e veículos leves
6 - SSP - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança

Formas de votar:
– pelo site da Consulta Popular (dias 26, 27 e 28 de junho)

– presencialmente, através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes (dias 26 e 27 de junho)

– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10) (dias 26 e 27 de junho)

A Consulta Popular  do RS é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, criada pelo governo do Estado em 1998 e é organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte: Consulta Popular RS

Vila Esperança será tema de reunião na Câmara amanhã, 26

 

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, que tem como integrantes os vereadores Felipe Costella(MDB), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT), vai se reunir com o Executivo amanhã, 26, às 16 horas, na sala de reuniões do 1º andar, no prédio da Câmara Municipal. Na pauta estarão as obras de regularização e definição de metragens da rua Beco 6, na Vila Esperança. As reuniões das comissões ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 13h45min e são abertas ao público. 

Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156

Foto: Ilustrativa/Google

Parque Galvany Guedes é tema na Câmara de Vereadores

 

20/06/2018 - A manutenção dos brinquedos, dos portões de acesso; dos banheiros públicos  e da segurança do Parque Galvany Guedes, estiveram entre os pedidos do vereador Leo Dahmer, na noite de ontem(18), na Câmara de Vereadores, que serão encaminhados ainda nesta semana ao Executivo.  Para o vereador, os moradores do entorno, que utilizam o parque para caminhadas e passeios, estão reclamando do abandono da área. 

O vereador também aponta a situação dos equipamentos da Academia  de Saúde do Parque. "O equipamento abdominal, quebrou e o restante da estrutura possui lascas de metal pontiagudas, o que vêm oferecendo risco aos usuários", disse. Dahmer também revelou que o simulador de caminhadas está com os amortecedores desconectados, bem como outros equipamentos estão desgastados. 

Em relação à segurança, o parlamentar destacou, ainda, que os buracos na cerca vêm propiciando o acesso de pessoas sem o controle do parque, favorecendo ações ilícitas, o que está preocupando a comunidade local.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Márcio Alemão pede nivelamento e saibro para rua no Loteamento Bruno Sperb

 

Em função da falta de infraestrutura no Loteamento Bruno Sperb, localizado no bairro Três Marias, o vereador Márcio Alemão (PT), está solicitando que o Executivo passe a máquina motoniveladora e coloque saibro na via que leva o mesmo nome do residencial. De acordo com o vereador, que teve aprovado o pedido pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 18,  mesmo que a área seja de área ainda não regularizada, os moradores sofrem com as chuvas, que resultam em crateras na rua, deixando intransitável para a população. 

A área, de propriedade dos herdeiros do morador Bruno Sperb, possui 130 lotes e ainda aguarda a regularização, iniciada em 2016. "Entendemos a questão burocrática, mas as pessoas não podem  deixar de ser atendidas em suas necessidades, especialmente no direito básico de transitar", disse. 

A Comissão de Urbanização da Câmara Municipal vem realizando reuniões junto aos moradores e Executivo, visando intermediar e   buscar uma saída  para o problema dos moradores. 

Márcio alemão.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Monumento dedicado à padroeira de Esteio pode ser restaurado

 

O monumento dedicado à padroeira do município, Imaculado Coração de Maria, situado na Praça Coração de Maria, no Centro, pode ser restaurado. A solicitação é do vereador Mário Couto (PDT), aprovada pelo Plenário na última terça-feira, 18. A ideia, conforme o vereador, é preservar a história da cidade. "Tal como o monumento símbolo da Praça Coração de Maria, que há anos encontra-se deteriorado, outros ícones de valor histórico e artístico estão espalhados pela nossa cidade, e, muitos em ruínas", afirmou.

O monumento foi construído no período da inauguração da Praça, em 25 de junho de 1988. Com 12 metros de altura, a escultura foi criada pelo escultor conhecido na cidade por Barnabé. A imagem da padroeira foi feita com barras de ferro de uma polegada, na metade superior, e, na parte inferior, apoiam-se os traços do Sagrado Coração de jesus. A Obra está localizada na parte mais alta da praça. A pintura e a iluminação, conforme historiadores, foram projetadas na intenção de que o monumento se destaque à noite. A praça foi uma das obras do ex-prefeito, Enéas Teredo Buscari, já falecido. 

O pedido, que já havia sido feito em 2017, segue para o Executivo.

Mário Celente Couto.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Urbanização: Loteamento Bruno Sperb é tema de reunião com moradores

 

A regularização e posterior realização de obras de infraestrutura no loteamento Bruno Sperb, no Três Marias, foi a pauta de reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, realizada na tarde de terça-feira (19). Estavam presentes o presidente Felipe Costella (MDB), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT). Também participaram do encontro os vereadores Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), o vice-prefeito Jaime da Rosa (PSB) e representantes dos moradores e das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Fazenda e Procuradoria Geral do Município (PGM).

O loteamento teve origem em uma área particular no local. O então proprietário dividiu a propriedade em 130 terrenos, tendo vendido a maioria e alguns trocou e doou para o pagamento de dívidas trabalhistas. Porém, como o empreendimento não foi aprovado, sendo ainda, formalmente, um espaço privado. Como consequência, o poder público está impossibilitado de realizar obras no local.

Por meio da lei municipal 6.251/2015, a área foi declarada de interesse específico, procedimento que permite a regularização da área. O próximo passo seria transferir a posse para os moradores. No entanto, o inventariante do espólio do antigo proprietário da área precisa ser localizado. “Os próprios herdeiros estão com dificuldade de identificar”, afirmou  o representante da PGM Luiz Bernardo de Souza Froner.

Outra questão a ser resolvida é o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quando a situação puder ser regularizada, os moradores deverão estar com os pagamentos regularizados para poder ter a posse oficial dos terrenos. No entanto, como alguns lotes foram divididos e revendidos, o valor a ser pago pode ser reavaliado. “Tem de avaliar se não é impossível incluir mais pessoas, de modo a diminuir o IPTU para outras”, disse Leonardo Dahmer.

A comissão irá aguardar a realização de um estudo pela administração municipal para avaliar a esta possibilidade. Posteriormente, uma nova reunião será realizada.

 

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Ações do documento