Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Moradores da Vila Esperança reclamam de alargamento de vias

Mais de 100 famílias serão atingidas com perda de parte de terrenos e de casas com a obra que será realizada pela Prefeitura

 

A possibilidade de perder totalmente a casa, localizada no Beco 9, na Vila Esperança , em função das obras de alargamento das vias que serão realizadas pela Prefeitura para o acesso de veículos maiores, a exemplo de ambulâncias, a moradora Luciana Dubois Arbulo, juntou-se a outros moradores dos becos 5 e 6, em busca de uma solução junto à Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização da Câmara de Vereadores na tarde de hoje(1º de agosto). "Se tiver que arrancar  o quarto da frente, minha casa vai ruir", disse.

Durante  a reunião da Comissão, integrada pelos vereadores Ari Zanoni (PSB) e Leo Dahmer (PT), com  a participação do vereador Luiz Duarte(PT), os moradores relataram que estão apreensivos  devido a falta de informação sobre as medições e informaram que estão sendo notificados por servidores da Prefeitura para a remoção das cercas que limitam os terrenos.  Ao todo, segundo Dahmer, mais de 100 famílias serão atingidas. Além disso, os vereadores salientaram  que a comunidade ainda aguardava a visita do Executivo e da concessionária RGE ao bairro, acordada em reunião  da Comissão, moradores e representantes da prefeitura em 19 de julho, visando encontrar a melhor forma  de resolver o problema junto aquela parcela da população. 

Para esclarecer o assunto, a Comissão marcou, para a próxima terça-feira, dia 7, às 16 horas, no Plenário, uma nova reunião com o Executivo. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara aprova novo Loteamento Industrial no bairro Novo Esteio

 

A câmara de Vereadores aprovou na noite de ontem(31), por unanimidade, o projeto de lei criando o Loteamento Industrial Esteio do Futuro. O empreendimento prevê a destinação de 19 lotes no final da Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio, para a implantação de empreendimentos empresariais. Do total do espaço, 20,1 mil m² serão divididos em 19 lotes, com área média de 1.062m² e testada média de 29,72m. O projeto prevê a construção de uma rua interna com 20m de largura e a reserva de uma área institucional com 1.703m². Parte do espaço será mantido com áreas verdes, com 3,5 mil m² de reservas e 1,3 mil m² de área de preservação permanente.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Sandro Severo visita secretário de Obras do RS e diretor do Hospital São Camilo

 

As escolas estaduais de Esteio, Ezequiel Nunes Filho, Caetano Gonçalves da Silva e José Loureiro da Silva, estiveram em pauta na última semana, durante a visita do presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), ao Secretário de Obras Públicas do RS,  Rogério Araújo de Salazar, na última terça-feira (24). Localizadas no Centro (Caetano e José Loureiro) e no Bairro São Sebastião (Ezequiel), as escolas necessitam de atenção em diversos pontos. Conforme o secretário, as obras já estão em fase de licitação e em breve devem receber as manutenções necessárias. 

Dentro do processo de visitas, Sandro Severo, foi recebido, na tarde de hoje(27), pelo diretor do Hospital São Camilo, Gerson Cutruneo.  A  intenção do presidente foi de  conhecer os projetos da nova pediatria; a adequação da área para atendimento aos convênios e demandas de utensílios necessários, como macas hospitalares e sofás. Sandro severo também aproveitou para falar sobre a gestão eficaz de controle do gasto público frente ao Legislativo, juntamente com todos os vereadores. "A ideia é que possamos encaminhar para o Executivo os recursos economizados,  com indicação de prioridade para os projetos da saúde no município", disse.

Por Terezinha Bobsin - Reg Por fMTb/RS 7156

Mário e Rute propõem “Semana da Saúde do Idoso”

 

Em data comemorativa proposta pelos vereadores, ações destinadas ao bem-estar da terceira idade seriam realizadas em Esteio.

 

Uma semana dedicada à saúde dos idosos de Esteio. É esta a proposta do anteprojeto apresentado por Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), na última terça-feira (24), durante a sessão semanal da Câmara. Para se tornar lei, a proposição deve ser encaminhada ao prefeito, devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e aprovada em Plenário pela maioria dos vereadores.

A “Semana Municipal Dedicada à Saúde da Pessoa Idosa” será realizada todos os anos e deverá coincidir com o “Dia Internacional da Pessoa Idosa”, celebrado em 1º de outubro. Entre os objetivos da nova data comemorativa estão o de fomentar hábitos alimentares saudáveis entre a terceira idade e o monitoramento de doenças como diabetes e hipertensão.

Mário e Rute embasaram a proposta em pesquisas recentes que indicam uma maior longevidade da população brasileira.  “Pode ser um indicativo da melhoria dos hábitos de vida da população idosa do país”, explicam os parlamentares.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986

Semana de Valorização do Educador deverá fazer parte do calendário oficial

 

Com o objetivo demonstrar à sociedade a importância dos profissionais da educação na construção de uma sociedade mais justa, solidária e humanista, o vereador Euclides Castro (PP), apresentou na última terça-feira (24), o anteprojeto de instituindo no calendário oficial a Semana de valorização do Educador. A proposta, aprovada pelo Plenário,  que a semana seja celebrada, anualmente, no período que compreende o dia 15 de outubro, dia do Professor.

Para Euclides Castro, que também é professor,  a educação é a principal ferramenta para a construção de uma cidade justa e democrática. Neste sentindo, segundo o parlamentar, o calendário oficial de eventos do município deverá garantir que na Semana de Valorização do Educador sejam realizadas diversas atividades, com o envolvimento de todos, acerca da ampla reflexão sobre os desafios da educação em Esteio. "Com efeito, na semana poderão ser debatidos os problemas, desafios e dilemas enfrentados por tais profissionais na luta diária para ensinar e apresentar novas ideias às nossas crianças, adolescentes, jovens e também aos adultos", argumentou. Euclides ainda acredita que é preciso criar uma cultura de honra ao profissional.  "Devemos honrar essas pessoas que dedicam suas vidas parar ajudar a formar novos cidadãos e construir uma sociedade cada vez melhor", finalizou.  O anteprojeto segue para avaliação do Executivo.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Márcio Alemão pede informações sobre projeto Conexão Cidadã

 

O projeto Conexão Cidadã,  da Prefeitura Municipal, criado em 2015 e que disponibiliza Internet wireless (wifi) gratuita em locais públicos, foi objeto de pedido de informação do vereador Márcio Alemão (PT) ao Executivo, aprovado pelo Plenário na última terça-feira, 24. 

Conforme o vereador haviam pontos no Centro de Convivência do Território de Paz do Parque Primavera (Rua Orestes Pianta, 204); na praça Coração de Maria e na  Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 - Centro). "O Conexão Cidadã tem como objetivo permitir acesso à Internet sem fio em locais públicos, sem custo, para qualquer cidadão com seu smartphone, notebook, tablet ou qualquer outro equipamento compatível", alegou.O documento será encaminhado para ao prefeito, Leonardo Pascoal, ainda nesta semana. 

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Foto capa: PME

Clodovino Soares terá nome de rua em Esteio

 

26/07/2018 - Por iniciativa do vereador Mário Couto (PDT), a rua D, localizada no bairro Navegantes, poderá receber o nome do ex-prefeito de Esteio, Clodovino Soares. A ideia, conforme o vereador, é homenagear e reconhecer  o exímio trabalho, dedicação e respeito com os quais  Clodovino Soares desempenhou suas funções no município, como prefeito por três mandatos - dois pelo MDB - , sendo o último, na gestão de 1989 a 1992, pelo PDT.  "Atualmente, muitos esteienses ainda lembram do trabalho desenvolvido por Clodovino Soares no município e o reconhecem como sendo um dos gestores de maior sucesso, tendo trazido melhorias significativas e reais para a comunidade ao longo de suas gestões.

Clodovino Soares, que já denomina a escola municipal  no bairro Tamandaré, recebeu, em 1973, o título de Cidadão Esteiense. Durante sua atuação como prefeito, priorizou a educação e trabalhou na extensão da rede elétrica em toda a cidade inclusive nos mais longínquos bairros. A maioria das ruas recebeu pedras e saibro, ainda asfaltou o Centro da cidade. Construiu o prédio onde está instalada atualmente a prefeitura. 

A proposta segue para o Executivo para avaliação. 

 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Cartazes propõem conscientização ambiental nas escolas de Esteio

 

A distribuição de cartazes promovendo a conscientização em relação ao meio ambiente, prevista em projeto de lei de autoria do vereador Luiz Duarte(PT), foi aprovada por unanimidade na noite de ontem(24), pela Câmara de Vereadores. A medida, segundo a matéria, será destinada aos estudantes da rede municipal de ensino, com material disposto nos corredores das escolas e nas salas de aula, com conteúdo dos princípios básicos de proteção ambiental. 

Segundo o vereador proponente, a educação ambiental deve promover o desenvolvimento integral e a excelência na qualidade vida, tendo como resultado prático, a relação pacífica das pessoas consigo mesmas, com a sociedade e com o meio ambiente, sem caráter dogmático, doutrinador ou repressor. 

A proposta, de acordo com o texto, estará norteada em três eixos: a Educação Ambiental; a Sustentabilidade e a Qualidade de Vida. O custeio da ação, prevista em emenda apresentado ao Plenário, será suportado pelo Executivo, podendo, inclusive, realizar parcerias com o setor privado. 

A matéria segue para avaliação do prefeito, Leonardo Pascoal. 

Luiz Duarte.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Foto capa: Ilustrativa/

Vereador Leo Dahmer quer transparência nas obras de pavimentação de Esteio

 

Se depender do vereador Leo Dahmer (PT), o Executivo deverá divulgar, no sítio oficial e de fácil acesso, a lista dos logradouros cadastrados para futura execução de obras de pavimentação das vias públicas, calçamentos de passeios públicos, por ordem prioritária para execução. O projeto com a medida, de iniciativa do vereador, foi protocolado na sessão de ontem(24) e vai tramitar pelas comissões permanentes para avaliação. A intenção, segundo Dahmer, é inaugurar um mecanismo de transparência à ordem prioritária para a execução das obras de pavimentação das vias da cidade.  "Atualmente os moradores procuram a Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação da Câmara, solicitando pavimentação e regularização dos passeios públicos em várias ruas do município, aguardando a execução, inclusive, esta obra básica e essencial para a qualidade  de vida de milhares de pessoas, sem saber quando serão atendidas", relata.

Conforme o projeto, a publicidade dever conter, no mínimo, o nome da via e sua extensão. Além disso, quaisquer alterações na ordem das vias a serem pavimentadas resultarão na publicação de nova lista em, no máximo, três dias úteis, acompanhada da data de alteração e da devida justificativa.  "É direito do cidadão ter pleno conhecimento da real perspectiva de sua rua ou avenida ser pavimentada e é dever do Poder Público informar, de forma clara, com exatidão, as obras que serão executadas", alegou Dahmer, destacando que houve uma emenda de R$ 350 mil, destinada pela Câmara de Deputados a Esteio, visando a pavimentação de vias.

Leo dahmer.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Câmara de Esteio vai comemorar o Dia do Estudante em agosto

  

A Câmara de Vereadores de Esteio vai realizar solenidade em homenagem ao Dia Nacional do Estudante. A proposta, de iniciativa do vereador Euclides Castro (PP), foi aprovada na noite de ontem(24), por unanimidade pelo Plenário.  A ideia do vereador é contemplar um aluno da série inicial e outro da final de cada instituição para receber uma honraria do Legislativo.

A cerimônia, marcada para 14 de agosto, às 19h30min, no Plenário, pretende, segundo o vereador, reconhecer a importância dos estudantes que atuam de forma efetiva na sociedade. A data de comemoração - 11 de agosto -,  marca a fundação dos dois primeiros cursos de nível superior no Brasil. Ela também é um símbolo na luta do movimento estudantil, pois, em 11 de agosto de 1937, foi fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE). "Acontecimentos como estes são fundamentais para relembrar a luta estudantil pelo país, o que nos reporta a grandes fatos históricos da sociedade brasileira.  É preciso honrar o estudante, não somente pelos benefícios da realização pessoal, mas pela possibilidade de formar novos cidadãos, visando a transformação em uma sociedade melhor", destacou.  A homenagem ao Dia do Estudante já acontece desde o ano passado.

O que: Ato solene em homenagem ao Dia do Estudante

Quando: dia 14 de Agosto, às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer

Entrada: aberta ao público

IMG_7156-1.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof Mtb/RS 7156

Márcio Alemão quer divulgação de dados sobre violência contra mulher

 

PL 153/2018 cria “Dossiê Mulher Esteiense” e contará com análise de dados disponibilizados pela administração municipal.

 

Os dados sobre a violência contra as mulheres de Esteio deverão ser coletados e analisados anualmente.  É o que sugere o vereador Márcio Alemão (PT) no Projeto de Lei 153/2018, que cria o “Dossiê Mulher Esteiense” e teve a tramitação iniciada na Câmara esta quarta-feira (25).

Márcio propõe que sejam usadas as informações de órgãos da administração pública como as secretarias de Saúde, Cidadania e Segurança. Os dados deverão ser analisados com um padrão único de metodologia e os resultados vão ser divulgados a todos os interessados, no site da Prefeitura.

O projeto segue para a análise das comissões permanentes. Para se tornar lei, deverá ser aprovado em Plenário, por maioria simples. Posteriormente, vai necessitar ser sancionado pelo prefeito.   

 

Por Gustavo Santos - reg prof MTb/RS 7156

 

 

Cláudio Dusik vai palestrar na Semana da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores

 

"Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades" será o tema da palestra do psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFGRS), Cláudio Dusik, que ocorrerá durante a semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto. A dia do "bate-papo", que vai integrar o ato solene em homenagem às Pessoas com Deficiência, de iniciativa do vereador Felipe Costella(MDB),  ainda está sendo preparado pelo palestrante e, em breve será informado pelo orador.  O anúncio do convite para a palestra foi feito hoje(24), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), durante a visita de Dusik ao Legislativo, que também contou com o vereador Felipe Costella; o diretor-geral, Adriano Coutinho e o amigo Deivid Arnold. Para o presidente, esta é a primeira vez que Cláudio Dusik, que também é suplente de vereador pelo MDB,  palestra na Câmara de Vereadores. 

A palestra vai abordar, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios. Aborda ainda o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas. O tema discorre sobre Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. "Objetiva ainda aperfeiçoar, formar, promover conhecimentos específicos e desenvolver competências para orientar, produzir e apoiar a utilização de tecnologia assistiva, visando a melhor autonomia nos afazeres e atos comuns da vida diária, alicerçadas na premissa da inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo", afirmou.

Sobre Dusik:

Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada em maio, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual. É servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos,  o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software.

Por Terezinha Bobsin

Sandro Severo prestigia visita do subcomandante-geral da BM a Esteio

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Severo (PSB), participou hoje (24) do almoço de visita do subcomandante-geral da Brigada Militar do RS, coronel Eduardo Biacchi Rodrigues, ao  34º BPM  de Esteio. Do encontro também estiveram presentes o comandante de Esteio, tenente-coronel Rogério Pereira Martins; do 33º Batalhão da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, tenente-coronel Silvio Marcant Engelsing; o juiz da Vara Criminal do Fórum de Esteio,  Max Akira Senda de Brito e a Promotoria Pública do Município, além do presidente do Conselho Pró-Segurança Pública do Município, Longuinho Muzikant. 

O coronel Biacchi ingressou na Brigada Militar em 1986. Foi comandante de Companhia e Pelotão de Policiamento no 1º BPM, no 3º BPM e no 9º BPM, chefe da Subseção de Operações de Inteligência do Estado-Maior (PM2), comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, chefe de gabinete do Comando-Geral da Brigada Militar, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, integrante do Núcleo de Gestão do Programa de Oportunidades e Direitos (BID/SJDH), diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública da SSP e coordenador de Gestão Estratégica da SSP.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Instalada Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele

 

A Câmara  de Vereadores de Esteio instalou, na última sexta-feira, 20, a Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que será integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PTB), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira(MDB). Com a presença de autoridades locais, entre elas o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e o prefeito em exercício, Jaime da Rosa (PSB), a presidente da Frente e autora da proposição, Fernanda Fernandes , abriu o evento explicando a situação dos portadores da doença; os objetivos do novo espaço na Câmara de Vereadores e destacou que Esteio é a primeira cidade em que os profissionais de saúde vêm  recebendo capacitação nesta patologia. "Nosso gabinete possibilitou a execução do projeto piloto de capacitação para agentes e médicos do sistema público de saúde do município. Em junho cerca de 20 profissionais de saúde participaram da atualização sobre a doença. E no mês de julho, mais de 30 agentes públicos de saúde, fisioterapeutas e psicólogos do município realizaram capacitação,  na Câmara Municipal. Este projeto está só começando. Sabemos dos desafios diários que vêm pela frente. Mas estamos empenhados em promover e melhorar a  qualidade de vida aos pacientes que tanto necessitam", disse. De acordo com a vereadora,  o projeto piloto de capacitação é uma iniciativa da Psoríase Brasil, que pretende replicar esta experiência em outras cidades brasileiras. 

Segundo a presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima, a psoríase não é somente uma questão de pele, mas uma luta por igualdade. "Os portadores sofrem preconceito e discriminação, principalmente por desconhecimento da população", alertou. Além disso, a presidente falou  que os principais problemas a serem superados são a demora na fila do SUS para atendimento com especialista e a morosidade para iniciar o tratamento. A Psoríase Brasil defende, de acordo com Gladis, a  inclusão de novas terapias no  Ministério da Saúde; a implementação de políticas públicas; inserir a psoríase no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a ampliação da rede de tratamento com fototerapia.

Já a vereadora Rute Pereira disse que se sente honrada em fazer parte da Frente. "Vamos promover diversas ações visando a conscientização das pessoas de que a psoríase não é uma doença contagiosa. Parabenizo a iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes ", falou.

Também o vereador Luiz Duarte parabenizou a vereadora pela proposta e alertou para a necessidade de políticas públicas voltadas para esta doença.

De acordo com o vereador Felipe Costella (MDB), que participou da solenidade,  a frente é uma importante ferramenta que vai fomentar o conhecimento, divulgação e informação. "Parabéns vereadora Fernanda pela coragem e ousadia em criar a Frente Parlamentar", disse.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Boll, presente no evento, a alternativa para o tratamento da doença é através do Sistema Único de Saúde. "Procuramos oferecer acesso para estas pessoas, com investimentos nos postos de saúde. 99% dos portadores são discriminados, o que acaba em depressão e suicídio. Precisamos buscar dados e disponibilizar essa cota de cuidado no município", relatou. Ana Boll ainda  falou que há apenas um dermatologista na rede de saúde.

O prefeito em exercício, Jaime da Rosa, disse acreditar que o município está no caminho certo. "Estamos investindo nas Unidades de Saúde e entendemos que o Hospital São Camilo passa por dificuldades. Entretanto, todos os esforços orçamentários estão sendo tomados para o atendimento à comunidade", destacou. 

A Frente Parlamentar visa a promoção de debates sobre os impactos do diagnóstico das doenças e seus efeitos na saúde pública; possibilitar transparência no levantamento de dados e índices sobre os pacientes para diagnósticos precisos na rede pública de saúde, organizar seminários, e audiências, além de articular debates e ações com as Frentes Parlamentares relacionadas ao tema nas regiões do Vale do Sinos e Grande Porto Alegre. Os integrantes da Frente Parlamentar devem marcar para os próximos dias as datas das reuniões para o planejamento e estratégias de trabalho. 

IMG_1497 - Cópia.JPGIMG_1503.JPGIMG_1507.JPGIMG_1510.JPGIMG_1525.JPGIMG_1534.JPGIMG_1543.JPGIMG_1560.JPGIMG_1570.JPGIMG_1574.JPGIMG_1586.JPGIMG_1583.JPG

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

 



Instalada Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele

 

A Câmara  de Vereadores de Esteio instalou, na última sexta-feira, 20, a Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que será integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PTB), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira(MDB). Com a presença de autoridades locais, a presidente da Frente e autora da proposição, Fernanda Fernandes , abriu o evento explicando a situação dos portadores da doença; os objetivos do novo espaço na Câmara de Vereadores e destacou que Esteio é a primeira cidade em que os profissionais de saúde  recebem capacitação nesta patologia. "Nosso gabinete permitiu a execução do projeto piloto de capacitação para agentes e médicos do sistema público de saúde do município. Em junho cerca de 20 profissionais de saúde participaram da atualização sobre a doença. E no mês de julho, mais de 30 agentes públicos de saúde, fisioterapeutas e psicólogos do município realizaram capacitação,  na Câmara Municipal. Este projeto está só começando. Sabemos dos desafios diários que vêm pela frente. Mas estamos empenhados em promover a melhor qualidade de vida aos pacientes que tanto necessitam", disse. De acordo com a vereadora,  o projeto piloto de capacitação é uma iniciativa da Psoríase Brasil, que pretende replicar esta experiência em outras cidades brasileiras. 

A ideia da frente, segundo a autora, é a promoção de debates sobre os impactos do diagnóstico das doenças e seus efeitos na saúde pública; possibilitar transparência no levantamento de dados e índices sobre os pacientes para diagnósticos precisos na rede pública de saúde, organizar seminários, e audiências, além de articular debates e ações com as Frentes Parlamentares relacionadas ao tema nas regiões do Vale do Sinos e Grande Porto Alegre.

Segundo a presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima, a psoríase não é somente uma questão de pele, mas uma luta por igualdade. "Os portadores sofrem preconceito e discriminação, principalmente por desconhecimento da população", alertou. Além disso, a presidente falou  que os principais problemas a serem superados são a demora na fila do SUS para atendimento com especialista e a morosidade para iniciar o tratamento. A Psoríase Brasil defende, de acordo com Gladis, a  inclusão de novas terapias no  Ministério da Saúde; a implementação de políticas públicas; inserir a psoríase no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a ampliação da rede de tratamento com fototerapia.

Já a vereadora Rute Pereira disse que se sente honrada em fazer parte da Frente. "Vamos promover diversas ações visando a conscientização das pessoas de que a psoríase não é uma doença contagiosa. Parabenizo a iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes ", falou.

Também o vereador Luiz Duarte parabenizou a vereadora pela proposta e alertou para a necessidade de políticas públicas voltadas para esta doença.

De acordo com o vereador Felipe Costella (MDB), a frente é uma importante ferramenta que vai fomentar o conhecimento, divulgação e informação. "Parabéns vereadora Fernanda pela coragem e ousadia em criar a Frente Parlamentar", disse.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Boll, presente ao evento, a alternativa para o tratamento da doença é através do Sistema Único de Saúde. "Procuramos da acesso para estas pessoas, com investimentos nos postos de saúde. 99% dos portadores são discriminados, o que acaba em depressão e suicídio. Precisamos buscar dados e disponibilizar essa cota de cuidado no município", relatou. Ana Boll ainda  falou que há apenas um dermatologista na rede de saúde.

O prefeito em exercício, Jaime da Rosa, o município está no caminho certo. "Estamos investindo nas Unidades de Saúde e entendemos que o Hospital São Camilo passa por dificuldades. Entretanto, todos os esforços orçamentários estão sendo tomados para o atendimento à comunidade", destacou. 

Os integrantes da Frente Parlamentar deve marcar para os próximos dias as datas das reuniões para o planejamento e estratégias de trabalho. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

 

 



Fernanda Fernandes quer qualificação profissional para mulheres

 

Anteprojeto apresentado pela parlamentar cria programa destinado a qualificar mão de obra feminina.

 

As mulheres esteienses vão contar com um programa municipal de qualificação profissional. É o que propõe Fernanda Fernandes (PP) em anteprojeto apresentado na noite de terça-feira (19), durante a sessão da Câmara. A proposição foi aprovada e encaminhada para o prefeito. Para se tornar lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos vereadores.

O Programa Pró-Mulher de Qualificação de Mão de Obra Feminina vai atender, prioritariamente, mulheres responsáveis pela administração familiar que se encontrem desempregadas. As atividades vão ser desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. Parcerias com outros órgãos podem ser realizadas, assim como convênios com universidades, empresas públicas, privadas e ONG’s.

Entre as ações listadas no anteprojeto estão a criação de um cadastro contendo o nome das interessadas em participar do projeto e de empresas parceiras do programa. Também vão ser promovidos cursos profissionalizantes e o encaminhamento de vagas de trabalho.

Fernanda afirma que a iniciativa também visa o crescimento profissional das mulheres. “A independência financeira e a sensação de liberdade em relação aos homens são os principais atrativos desse mercado para as mulheres”, ressalta a vereadora.

 Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14.986

Presidente do PSB de Esteio visita Sandro Severo

 

O presidente da Câmara Municipal,  vereador Sandro Severo (PSB), recebeu na tarde de hoje(20), o presidente do PSB de Esteio, Vanderlan Vasconselos. Acompanhado da esposa, a professora Simone Vasconselos e da diretora legislativa, Jussara Kurg, Vanderlan, ex-prefeito por dois mandatos, falou sobre o período de convenções dos partidos políticos, que se inicia nesta sexta-feira (20). "O prazo é determinado pela Justiça Eleitoral, válido para todo território nacional, e segue até 5 de agosto", disse, reforçando que a maioria dos principais partidos já deve ter marcado as datas e horários. 

Sandro Severo aproveitou para falar sobre as ações como presidente na Câmara de Vereadores, com a implementação do sistema de informatização total do processo legislativo e reforçou a importância da participação da comunidade em todos o trabalho desenvolvido pelos vereadores. "Nossa Casa estará sempre aberta a participação do cidadão", falou.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Leo Dahmer quer resultado de estudos sobre a área de inundação de Esteio

 Vereador destaca que está preocupado com a segurança do loteamento e com os moradores do bairro Novo Esteio

 

Preocupado com a segurança do Loteamento Industrial Esteio do Futuro, lançado recentemente pelo Executivo e  com os  moradores do bairro Novo Esteio, onde será criado o empreendimento, o vereador Leo Dahmer(PT), solicitou na última terça-feira, 17, com aprovação do Plenário, que o Executivo informe os resultados dos estudos realizados pela agora extinta Metroplan relativos à mancha de alagamentos, em Esteio, apontada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos), em 2015. O  novo Loteamento Industrial  será localizado no final da avenida Celina Chaves kroeff, no bairro Novo Esteio. "Este mesmo projeto foi barrado há três anos na Câmara de Vereadores, em função do alerta do Comitesinos, que sugere cautela na instalação de empreendimentos imobiliários devido ao a área de alagamentos da Bacia do Rios dos Sinos, conforme mapeamento elaborado pela instituição", disse. Segundo o parlamentar, o mapa das áreas de inundação da Bacia foi elaborado acompanhando "in loco" situações de cheias e levando em conta outros levantamentos hidrogeológicos, histórico de enchentes nas cidades entre outros estudos.

Conforme dados de 2016 do Comitesinos, o mapa também é resultado de um estudo feito dentro do Projeto VerdeSinos sobre o espaço de extravasamento natural das cheias. O documento atende uma das demandas do Plano de Bacia do Rio dos Sinos, em vigor desde julho de 2014. 

Leo dahmer.jpg

Por Terezinha Bobsin 


Esteio vai instituir projeto Doadores do Futuro

 

A proposta, do vereador Mário Couto (PDT),  visa estimular ações educativas na rede municipal  de ensino

A Câmara de Vereadores de Esteio aprovou na última semana o projeto de lei instituindo o Programa Doadores do Futuro, de iniciativa do Executivo, atendendo a solicitação, através de anteprojeto, do vereador Mário Couto (PDT). A ideia  é conscientizar  os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da doação de sangue e órgãos.  Segundo o proponente, a intenção é que sejam realizados cursos, seminários e campanhas voltados aos alunos, familiares, professores de integrantes da comunidade escolar, objetivando a orientação; a disseminação de informações, além da conscientização acerca da importância da doação voluntária.

Conforme o projeto, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, além da colaboração de profissionais da área de saúde, bem como convênios com instituições públicas e privadas para a execução do programa.

Para o vereador, a informação ainda é o melhor caminho para a desmistificação da doação, tanto de sangue, quanto de órgãos. Além disso, o parlamentar destaca que, conforme os dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira realiza doação de sangue. "Em contraponto, os mesmos dados informam que cerca de 3,5% milhões de brasileiros necessitam, de transfusões sanguíneas, anualmente.  "Ha´33 mil pessoas aguardando por transplante de órgãos no país, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO)  e Ministério da Saúde.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Foto/capa: Doadores do Futuro

Professores da rede municipal de ensino vão receber capacitação e conscientização sobre o autismo


Matéria havia sido apresentada em forma de anteprojeto pelo  vereador Felipe Costella

Esteio vai instituir o Programa de Capacitação  e Conscientização Anual do Autismo destinado a professores da rede municipal de ensino. A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em projeto de lei do Executivo, seguindo a proposição  do vereador Felipe Costella(MDB). O objetivo é levar palestras e cursos com profissionais especializados no assunto, entre eles psicólogos, psiquiatras, pais e  pessoas com certificação no tema aos educadores. 

Conforme o texto do projeto de lei, o programa será desenvolvido pelas secretarias da Saúde e Educação, em parceria com entidades sociais envolvidas, visando a promoção de cursos e treinamentos para os profissionais.  As atividades deverão ocorrer na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril de cada ano.

De acordo com o vereador proponente,  a orientação em torno do assunto é de grande relevância para quem precisa lidar diariamente com autistas. "Recentemente uma  palestra realizada pela Apapede, intitulada "Autismo de dentro para fora", teve grande importância para os participantes, especialmente no que disse respeito a grande dificuldade dos professores, que muitas vezes não conseguem prestar o apoio necessário ao autista. Com base nesta informação, sugeri ao Executivo que capacite e conscientize nossos professores, possibilitando ainda mais a inclusão e ele entendeu a importância do tema", comemorou Costella.

Felipe Costella.jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Ações do documento