Notícias
Vereador quer segurança intensificada no bairro Parque Primavera
A Estrada Passo do Nazário, no bairro Parque Primavera, foi alvo de requerimento do vereador Márcio Alemão (PT), aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 28. No documento, destinado ao comando do 34º Batalhão de Policia Militar de Esteio, o vereador solicita rondas mais ostensivas no local. Conforme o parlamentar, os moradores das ruas João Goulart e Elvis Presley, vêm reclamando dos frequentes assaltos a pedestres e roubos à residências, o que tem alarmado e causado pânico naquela comunidade. "Solicitamos com a máxima urgência uma intervenção mais rigorosa no local", disse. O ofício segue nesta semana ao comandante, tenente-coronel Rogério Pereira Martins.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Vereador Mário Couto sugere a criação do programa Médico na Escola
Câmara de Vereadores aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019
Conforme o texto, as projeções incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas, e também o PREV-ESTEIO.
A peça orçamentária, com previsão de R$ 307.504.644,00, está disponível no site da Câmara Municipal - https://cmesteio.cittaweb.com.br/citta/#/transparencia/fiscal/leisOrcamentarias - e no endereço http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/lei-de-diretrizes-orcamentarias-2019-projeto-de-lei. Agora, com o projeto aprovado, a Câmara aguarda a Lei Orçamentária Anual.
Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156
Dusik emociona plateia em palestra de encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência na Câmara de Esteio
Participaram do evento os vereadores Euclides Castro(PP), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (PP) e Sandro severo(PSB)
"São os nossos desejos, e não nossas condições, que determinam onde podemos chegar". Esta foi a frase que encerrou a palestra do psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cláudio Duski, 41 anos, realizada na noite de ontem(28), no Plenário da Câmara de Vereadores, a convite do presidente, Sandro Severo (PSB). Dusik, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado, abordou, em forma de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e a superação de desafios.
Durante mais de duas horas, falou para um público seleto, o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas por pessoas com necessidades especiais. Dusik prendeu a atenção do público resgatando suas vivências numa época em que não haviam leis de proteção ou de inclusão em função das limitações físicas e a persistência de sua mãe, Elisa Arnold, em busca de possibilidades de diversão e aprendizado do filho. "Minha mãe passou por grandes dificuldades para que escolas me aceitassem. Tinha que mostrar que eu não era um monstro", contou. Falou ainda sobre a imposição da alfabetização antes dos cinco anos sem passar pela pré-escola; dos dias dos recreios solitários e das formas criativas que os colegas encontrariam nos anos seguintes para incluí-lo nas atividades e brincadeiras do recreio e no auxilio na sala de aula. "Minha grande alegria foi quando pude me sentar de frente para os colegas porque antes era eu, o quadro negro e o professor", assegurou. O psicólogo arrancou aplausos e lágrimas do público quando expôs como foram os anos no ensino médio e depois a falta de recursos financeiros para cursar a faculdade, destacando que foi criada uma lei, na época, para que ele fosse levado inicialmente pela prefeitura e, depois, pela Câmara de Vereadores para a faculdade.
Dusik ainda discorreu sobre a Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, com ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem; a inclusão digital e o desenvolvimento humano.
Nem mesmo a condição de origem genética que causa degeneração de células da medula espinhal e provoca fraqueza e atrofia muscular progressivas, comprometendo os movimentos, tirou o sonho de Cláudio Dusik, de buscar mais formação. Em abril, conquistou o título de doutor pela UFRGS, quando desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade motora grave, como a que ele próprio possui, para comunicação por piscadas de olhos. A tese defendida era: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. Para desenvolver o programa, que já vem sendo utilizado por muitas pessoas na mesma condição gratuitamente, o psicólogo estudou computação, eletrônica, engenharia de software e neurociências. "Um dia vou parar de falar e quero continuar me comunicando", disse.
Claudinho como é carinhosamente conhecido, é servidor da prefeitura de Esteio e, há cinco anos, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, o desenvolvimento de um teclado virtual para pessoas com limitações físicas. Sobre perspectiva médica de não passar dos sete anos de idade, afirma: "A vida surpreende a ciência", concluiu.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Cláudio Dusik vai palestrar no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência amanhã, 28
"Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades" será o tema da palestra do psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFGRS), Cláudio Dusik, que ocorrerá AMANHÃ, 28, às 19 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores, encerrando a Semana da Pessoa com Deficiência. O "bate-papo" é um convite presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB). Segundo Sandro Severo, esta é a primeira vez que Cláudio Dusik, que também é suplente de vereador pelo MDB, palestra na Câmara de Vereadores.
A palestra vai abordar, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios. Aborda ainda o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas. O tema discorre sobre Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. "Objetiva ainda aperfeiçoar, formar, promover conhecimentos específicos e desenvolver competências para orientar, produzir e apoiar a utilização de tecnologia assistiva, visando a melhor autonomia nos afazeres e atos comuns da vida diária, alicerçadas na premissa da inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo", afirmou.
Sobre Dusik:
Cláudio Dusik, 41 anos, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME) do tipo Werdnig-Hoffmann em estágio avançado. Claudinho, como é conhecido, agora possui o título de doutor, conquista alcançada em maio, em tese defendida na Universidade Federal do RS (Ufrgs). Dusik, que já planeja um título de pós-doutorado, desenvolveu uma interface entre o computador e pessoas com incapacidade grave, para comunicação por piscadas de olhos: A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação. O equipamento, o dispositivo Muse Interaxon. fica posicionando na testa e possibilita a comunicação através do teclado virtual. É servidor da prefeitura de Esteio e formado em Psicologia pela Ulbra, também apresentou como defesa de tese em Mestrado, há cinco anos, o desenvolvimento de um teclado virtual. Estudou computação, eletrônica, neurociências e engenharia de software.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Campanha Coração de Mulher pode ser instituída em Esteio
Os vereadores Mário Couto (PDT) e Euclides Castro (PP), apresentaram na última terça-feira (21), anteprojeto que visa instituir em Esteio, a campanha "Coração de Mulher". Conforme a proposta, a atividade deverá ser realizada, anualmente, na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. A ideia é conscientizar e informar as mulheres quanto a importância do diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.
A Campanha "Coração de Mulher" objetiva reunir entidades, públicas e/ou privadas, especialmente àquelas que desenvolvem atividades direcionadas ao público feminino, além de outros grupos e representantes da sociedade civil, a fim de promover ações que proporcionem a prevenção e o diagnóstico de doenças cardiovasculares, tais como palestras, cursos e oficinas; distribuição de material informativo; orientações nutricionais e esportivas; exames diagnósticos e preventivos; e verificação de pressão arterial.
Segundo os proponentes, a campanha visa, ainda, a melhoria contínua da qualidade de vida, bem-estar e saúde, além do fomento de políticas públicas em prol das mulheres da cidade. "Buscamos incentivar a prevenção e conscientizar para a importância do cuidado com o coração, realização de exames, regularmente, e consulta periódica com médicos especialistas, reduzindo, com isto, os índices de doenças cardiovasculares registrados entre as mulheres no município e auxiliando na promoção da saúde pública", afirmaram, salientando que esperam o retorno da proposta em forma de projeto de lei pelo Executivo..
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que seis a cada dez mortes registradas por infarto no Brasil são do sexo feminino, o que corrobora dados de outras pesquisas que indicam que as doenças cardiovasculares vem crescendo, exponencialmente, entre as mulheres e aumentando o número de óbitos, chegando a representar um índice 6% superior ao do sexo masculino.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Obras de alargamento na Vila Esperança: Moradores devem procurar a Prefeitura para avaliação de cada caso
Obras de alargamento na Vila Esperança: Moradores devem procurar a Prefeitura para avaliação de cada caso
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação deve estudar caso a caso dos moradores que poderão perder parte dos imóveis com a realização das obras de alargamento dos becos na Vila Esperança , em Esteio. A medida foi adotada ontem(21 de agosto), em reunião na Câmara de Vereadores, entre a Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização, integrada pelos vereadores Felipe Costella(MDB), Ari Zanoni e Leo Dahmer(PT), Executivo e a comunidade local que lotou as dependências do Legislativo.
As obras na vila, segundo o secretário pasta, Marcelo Kohlrausch, que já devem iniciar na semana que vem com a canalização que será realizada pela Corsan, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recurso na ordem de R$ 3,5 milhões. O projeto de viabilização das obras no bairro foi entregue na Caixa, conforme Kohlrauch, em dezembro de 2016. A ideia é que seja feita a canalização e o alargamento das ruas possibilitando a entrada de veículos maiores, a exemplo do Corpo de Bombeiros. "Na realidade os recursos estão cada vez mais escassos no país e esta verba destinada ao município tem prazo de aplicação e, se não cumprirmos, estaremos sob pena de perder o recurso para as obras da Vila. Existe por parte da Caixa Federal uma cobrança pela realização do projeto. É uma exigência do governo federal para projetos já consolidados", falou. O secretario ainda informou que caso sejam perdidos os recursos. 500 famílias serão prejudicadas.
Com a obra, mais de 100 residências serão atingidas com a perda de cercas, muros e parte das residências. Para a moradora, Lenir Vargas de Oliveira, 66 anos, que reside há 40 anos no local, a medida é desnecessária. "Vou perder minha área de serviço, muro. Não aceito isso. Nossa comunidade vive bem e não tenho dinheiro para refazer parte da minha casa construída com muito esforço", alegou. Conforme a equipe da secretaria, há uma previsão de ressarcimento para aquelas famílias que perderem parte das casas. Muros,cercas e garagem não tem previsão de ressarcimento.
Entretanto, os moradores ainda estão preocupados com a situação das escrituras. "Esta obra vai beneficiar os moradores trazendo qualidade de vida, através de esgoto cloacal, pluvial, pavimentação e a matricula dos imóveis, já que a área é irregular. Além disso, o Cartório de Registros pode revogar as matriculas porque a legislação precisa ser cumprida. Este processo já aconteceu de forma tranquila na Boqueirão. Se não fizermos, perderemos o recurso que totaliza R$ 20 milhões para estas obras no município", argumentou a arquiteta Gabriela Scrinz, destacando que o processo se iniciou há três anos.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Adelir Cemin, o grande problema é o acesso dos caminhões. "As mangueiras têm 30 metros e não atingem algumas residências. O ideal que tenha o acesso para a entrada dos veículos", alertou. Também, depois de questionado, falou sobre a possibilidade de implantar a rede seca para conectar as mangueiras em caso de incêndio.
Para o presidente da Comissão, Felipe Costella, é preciso que se explique de forma clara com cada morador como ficará a obra e de que forma será atingido. Já o vereador Leo Dahmer destacou que o processo precisa atender a Lei do Parcelamento do Solo e do Corpo de Bombeiros. Também o vereador Luiz Duarte (PT), relatou que alguns moradores do Beco 5 serão atingidos de forma crítica, com a possibilidade de perder o imóvel. "Não é conveniente tirar uma parte das casas das pessoas, conquistadas com muito esforço", alegou.
Os moradores solicitaram que sejam contemplados no ressarcimento os muros e cercas e que a secretaria pense numa saída que beneficie a comunidade local.
Na oportunidade, Marcelo afirmou que a secretaria está à disposição da comunidade para esclarecimentos dos casos em particular, assegurando que não haverá entrada de qualquer máquina derrubando cercas e muro, sem discussão propositiva com cada morador.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Transporte Social é tratado em reunião
Vereadores tratam demandas de usuários de transporte social. O serviço é garantido por lei a pacientes que se tratem em outras cidades.
As demandas dos usuários do transporte social de pacientes que são tratados em outros municípios. Este foi o assunto tratado pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida por Luiz Duarte (PT) e composta por Rute Pereira (MDB) e Mário Couto PDT). Estiveram presentes na reunião a secretária de Saúde Ana Boll, os representantes dos usuários, além dos vereadores Harri Zanoni (PSB) e Sandro Severo (PSB).
Um dos problemas relatados durante o encontro é a dificuldade de adaptação de algumas cadeiras de rodas no veículo especial que transporta os cadeirantes para hospitais de outras cidades. Segundo a secretária, esta van é particular e presta serviços ao município. Portanto, para que qualquer mudança nas especificações das adaptações seja feita, o contrato de prestação de serviços deverá ser modificado, após um processo que pode demorar vários meses.
Ainda assim, Ana afirmou que vai verificar situação. Um laudo será pedido para a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) para averiguar se alguma alteração é necessária para atender o maior número de pessoas. “Isso é importante para nós”, ressaltou.
O presidente Duarte, ao final da reunião, pediu que a secretária mantenha a comissão informada de como será feita a readequação do veículo.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986
Audiência Pública detalha Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019
22/08/2018 - A Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Leo Dahmer(PT), apresentou ontem(21) à comunidade, em audiência pública, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO- para o exercício de 2019, conforme determina a Lei Orgânica do Município. Com a presença do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) e a Associação de Moradores do Bairro Tamandaré, o presidente da Comissão, Felipe Costella, destacou aspectos da peça orçamentária compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. "As projeções para o ano que vem estarão melhor detalhadas no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve chegar ao Legislativo em outubro, depois de sancionada a LDO", falou.
As projeções da LDO 2019 incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas, e também o PREV-ESTEIO. A peça orçamentária, com previsão de R$ 307.504.644,00, está disponível no site da Câmara Municipal - https://cmesteio.cittaweb.com.br/citta/#/transparencia/fiscal/leisOrcamentarias - e no endereço http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/lei-de-diretrizes-orcamentarias-2019-projeto-de-lei/. O projeto, após apreciado pelos Plenário, deverá ser encaminhado até 15 de setembro para sanção do Executivo.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Feriado em Esteio: Imaculado Coração de Maria
Em função do feriado municipal em homenagem à padroeira de Esteio, Imaculado Coração de Maria, de hoje (22), a Câmara de Vereadores estará sem expediente. Amanhã, 23, o atendimento volta ao normal, a partir das 9 horas.
Além disso, para comemorar, uma missa será realizada para festejar a data, a partir das 18h, na Rua Garibaldi (Rua Coberta), celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Adilson Pedro Busin. Após o ato, será realizada uma procissão luminosa, levando a imagem de Nossa Senhora da Rua Coberta até a Paróquia Imaculado Coração de Maria (R. Coração de Maria, 120).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio homenageia Semana da Pessoa com Deficiência em ato solene
22/08/2018 - Dentro da VI Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 deste mês, a Câmara de Vereadores realizou na noite de ontem(21), ato solene prestigiando pessoas envolvidas com a causa. Proponente da atividade, o vereador Felipe Costella(MDB),disse que é um privilégio poder participar ativamente da vida destas pessoas. "É interessante como podemos ver uma pessoa em uma dimensão e esquecer que se trata de um ser humano também. Muitas vezes esquecemos que a pessoa com deficiência é primeiramente e acima de tudo um ser humano com desejos, habilidades, preocupações e sofrimentos, assim como todos nós. Digo isso não como vereador, mas como quem admira, respeita e vivencia os desafios que enfrentam diariamente. Obrigado por acreditarem", falou.
Durante o evento, conduzido pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Esteio), abrilhantaram o evento com apresentações de esquetes e musicais dos anos 60 e 70. "Foi um momento de muita alegria para os participantes, especialmente para os atores", falou a espectadora do evento, Marina da Rosa.
Representando o Executivo, a secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, parabenizou a iniciativa do evento e ressaltou ser uma honra ter passado pela Apae como administradora. "Sempre estive ligada à área da pessoa com deficiência e é um grande orgulho ver a diferença de hoje, quando não se precisa pedir por atividades que reconheçam a pessoa com deficiência. Vocês são os protagonistas desta causa", disse.
O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência vai acontecer na próxima terça-feira, 28, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com a palestra do psicólogo, Cláudio Dusik, que, a convite do presidente do Legislativo, vereador Sandro Severo (PSB), vai abordar o tema. "Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades". A palestra é aberta ao público.
Participaram da solenidade os vereadores Ari Zanoni (PSB), Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB).
Confira a programação municipal da Semana da Pessoa com Deficiência:
Quinta-feira (23)
Apresentação dos alunos da Apae
Horário: 9h
Local: CMEB Maria Cordélia Simon Marques (Rua Manoel dos Santos, 212)
Sexta-feira (24)
Manhã de esportes
Horário: Das 9h às 12h
Local: Ginásio do Colégio LaSalle
Balada Noturna
Horário: 18h30min
Local: Apae (Rua Alegrete, 391)
27 de agosto
Roda de conversa com cuidadores
Horário: 14h
Local: Apae
28 de agosto:
Palestra na Câmara de Vereadores com Cláudio Dusik
Horário: às 19 horas
Local: Plenário
Aberto ao público
28 de agosto
Atividades de encerramento pela Apae
Horário: Das 9h às 17h
Local: Apae
Cadastro de empregos para PCDs e roda de chimarrão
Horário: Das 9h às 11h
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Por Terezinha Bobsin - Regh prof MTb/RS 7156
Fotos: Gustavo Santos
Presidente da Câmara recebe comenda do 34º BPM
Na ocasião, o parlamentar também entregou placa do Legislativo em homenagem ao batalhão sediado em Esteio.
No final da tarde de segunda-feira (20), o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), recebeu a comenda “Esteio da Comunidade”, durante a solenidade que comemorou o 16º aniversário do 34º BPM de Esteio. O ato foi realizado em uma casa de eventos da cidade. Também recebeu a honraria o prefeito Leonardo Pascoal (PP), além de autoridades representantes do Ministério Público, sociedade civil e Brigada Militar.
Durante seu pronunciamento, Sandro ressaltou a importância do trabalho integrado envolvendo os poderes Legislativo e Executivo, a Brigada e demais órgãos, com o intuito de promover a segurança pública no município. “Nós conseguimos neste ano instituir o Programa Permanente de Divulgação dos Condenados Foragidos”, lembrou o parlamentar.
Na ocasião, o vereador também entregou ao comandante do 34ºBPM, tenente-coronel Rogério Pereira Martins, em nome da Câmara e da Mesa Diretora, uma placa comemorativa que congratula o batalhão pelo aniversário. A honraria também reconhece a importância da corporação militar para a promoção da paz social em Esteio.
Por Gustavo Santos
Audiência Pública vai debater Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 hoje
A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Finanças e Orçamento, vai debater hoje, 21 de agosto, às 15 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO- para o exercício de 2019, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. As projeções incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas, e também o PREV-ESTEIO.
A peça orçamentária, com previsão de R$ 307.504.644,00, está disponível no site da Câmara Municipal - https://cmesteio.cittaweb.com.br/citta/#/transparencia/fiscal/leisOrcamentarias - e no endereço http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/lei-de-diretrizes-orcamentarias-2019-projeto-de-lei/. O projeto, após audiência pública e apreciado pelos Plenário, deverá ser encaminhado até 15 de setembro para sanção.
por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Audiência Pública vai debater Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 hoje
A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Finanças e Orçamento, vai debater hoje, 21 de agosto, às 15 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO- para o exercício de 2019, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. As projeções incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas, e também o PREV-ESTEIO.
A peça orçamentária, com previsão de R$ 307.504.644,00, está disponível no site da Câmara Municipal - https://cmesteio.cittaweb.com.br/citta/#/transparencia/fiscal/leisOrcamentarias - e no endereço http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/lei-de-diretrizes-orcamentarias-2019-projeto-de-lei/. O projeto, após audiência pública e apreciado pelos Plenário, deverá ser encaminhado até 15 de setembro para sanção.
por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
NOTA DE PESAR
19-08-2018 - A Câmara Municipal de Esteio externa seu profundo pesar pela morte do ex-vereador do Município, Sérgio da Silva Daitx, vítima de complicações de câncer, aos 58 anos, ocorrido hoje, 19, à tarde, no Hospital São Camilo. Nascido em 21 de novembro de 1959, foi eleito em 15 de novembro de 1988 com 513 votos. Tomou posse em janeiro de 1989, tendo nesse mesmo ano feito parte das comissões de Cultura e Assistência Social e de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, cargos que manteve durante 1990. Ainda em 1989, fez parte da Comissão Especial que elaborou a atual Lei Orgânica de Esteio. Em 1991, foi presidente da Comissão de Cultura e Assistência Social e, a partir de 6 de agosto, passou a ser secretário na nova Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Vereador pede Memorial dedicado à Lufredina Araújo Gaya
17/08/2018 - Um espaço dedicado à ex-vereadora e autora do Hino de Esteio, Lufredina Araújo Gaya, na Casa de Cultura que também leva seu nome foi uma das solicitações do vereador Mário Couto, aprovada na última semana pela Câmara de Vereadores. "A instalação de um memorial contando a história de Lufredina Araújo Gaya, dentro da Casa de Cultura, seria de extrema importância, pois não há um espaço dedicado para preservação e informação da história desta ilustre munícipe. É o resgate da história de nossa cidade", defendeu.
Lufredina Araújo Gaya, nascida em 16 de janeiro de 1922, recebeu 280 votos nas eleições de 15 de de novembro de 1972. Suplente, assumiu o cargo de vereadora em 19 de fevereiro de 1973, depois do vereador Mário Medeiros de Souza ter licenciado-se por tempo indeterminado. Em 1974, integrou a Comissão de Cultura e Assistência Social. No ano seguinte, foi eleita primeira secretária da Mesa Diretora.
Por Terezinha Bobsin
Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra devem entrar no calendário oficial de Esteio
A Câmara de Vereadores aprovou terça-feira, 14, o projeto de iniciativa do vereador Márcio Alemão (PT), incluindo no calendário oficial de Esteio o dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data de celebração será 25 de julho, mesmo período da comemoração nacional. A homenagem, segundo o autor, é uma forma singela de reconhecer como ícone a "Rainha Tereza", que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé, Mato Grosso. O projeto segue, agora, para avaliação do Executivo.
Tereza de Benguela liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro, José Piolho, morto por soldados. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, com aproximadamente 79 negros e 30 índios. O quilombo resistiu da década de 1730 ao final do século.
Sob seu comando a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa e veio a cometer suicídio após se recusar a viver sob regime de escravidão.
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído através da Lei nº 12.987 de 2 de junho de 2014. A inspiração vem do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas na República Dominicana.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Audiência Pública vai debater Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 terça-feira, 21
A Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão de Finanças e Orçamento, integrada pelos vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Leo Dahmer (PT), vai debater no dia 21 de agosto, às 15 horas, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO- para o exercício de 2019, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
A LDO compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. As projeções incluem o conjunto de receitas de natureza tributária e não tributária, arrecadadas diretamente pelo município, além daquelas recebidas por meio de transferências constitucionais e voluntárias de outras esferas de governo e de instituições públicas e privadas, e também o PREV-ESTEIO. A peça orçamentária, com previsão de R$ 307.504.644,00, está disponível no site da Câmara Municipal - https://cmesteio.cittaweb.com.br/citta/#/transparencia/fiscal/leisOrcamentarias - e no endereço http://www.esteio.rs.leg.br/processo-legislativo/lei-de-diretrizes-orcamentarias-2019-projeto-de-lei/. O projeto, após audiência pública e apreciado pelos Plenário, deverá ser encaminhado até 15 de setembro para sanção.
por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara realiza ato solene alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência na próxima terça-feira, 21
Por iniciativa do vereador Felipe Costella (MDB), a Câmara de Vereadores vai realizar na próxima terça-feira, 21 de agosto, às 19h30min Ato Solene alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência. Durante o evento, que vai acontecer na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, serão destacadas pessoas que prestam relevantes serviços à causa.
Além disso, para celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 deste mês, o psicólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFGRS), Cláudio Dusik, vai palestrar no dia 28, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. A dia do "bate-papo", que tem como tema "Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades" vai integrar o ato solene em homenagem às Pessoas com Deficiência.
Na palestra, aberta ao público, Dusik vai abordar, através de depoimento pessoal, o potencial da vida humana e aborda a superação de desafios. Aborda ainda o sucesso de práticas inclusivas e barreiras que precisam ser vencidas. O tema discorre sobre Educação em Direitos Humanos e em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais no processo de ensino-aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento humano. A ideia é aperfeiçoar, formar, promover conhecimentos específicos e desenvolver competências para orientar, produzir e apoiar a utilização de tecnologia assistiva, visando a melhor autonomia nos afazeres e atos comuns da vida diária, alicerçadas na premissa da inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Projeto prevendo transparência nas obras de pavimentação é rejeitado pela maioria dos vereadores
Matéria, segundo o autor Leo Dahmer, pretendia a transparências nas ações a serem executadas pelo Executivo
Foi rejeitada pela maioria dos vereadores a proposta do vereador Leo Dahmer (PT), que previa a divulgação, no sítio oficial e de fácil acesso, a lista dos logradouros cadastrados para futura execução de obras de pavimentação das vias públicas, calçamentos de passeios públicos, por ordem prioritária para execução. A votação do texto ocorreu na noite de ontem (14), em sessão da Câmara de Vereadores.
Para Dahmer, apesar de o projeto estar dentro das atribuições do vereador, e mesmo com a constitucionalidade da matéria aposta pela Comissão de Justiça e Redação, "a matéria foi rejeitada sem argumento plausível". A intenção, segundo o parlamentar, era inaugurar um mecanismo de transparência à ordem prioritária para a execução das obras de pavimentação das vias da cidade. "Atualmente os moradores procuram a Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação da Câmara, solicitando pavimentação e regularização dos passeios públicos em várias ruas do município, aguardando a execução, inclusive, esta obra básica e essencial para a qualidade de vida de milhares de pessoas, sem saber quando serão atendidas. E dever do Poder Público informar, de forma clara, com exatidão, as obras que serão executadas", relata.
Conforme o projeto, a publicidade deveria conter, no mínimo, o nome da via e sua extensão. Além disso, quaisquer alterações na ordem das vias que seriam pavimentadas resultariam na publicação de nova lista em, no máximo, três dias úteis, acompanhada da data de alteração e da devida justificativa. A matéria segue para arquivamento.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento