Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo (PSB), abriu, na noite de ontem(20), a solenidade em homenagem à Semana da Consciência Negra, destacando a história dos líderes negros que deram suas vidas em prol do movimento, a exemplo de Zumbi dos Palmares.Também falou do respeito aos direitos civis da população negra e o combate ao racismo — enraizado até hoje na sociedade. Com o Plenário lotado e a presença de autoridades do Executivo e de representantes do movimento de Esteio, Sandro Severo, proponente da cerimônia, trouxe, em números, a desigualdade que acontece atualmente no país. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 76% dos pobres têm a mesma cor: negra e,  o índice de mortalidade entre as mulheres negras subiu para 22%.  Severo, ainda citou o líder Nelson Mandela. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar", disse.

Durante a atividade, foram agraciados com uma honraria dos poderes Legislativo e Executivo, além do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Esteio (Compier) e as escolas municipais, 38 personalidades negras da cidade, que lutam pelas igualdades para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

No encerramento da cerimônia, a  secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, representando o prefeito, Leonardo Pascoal, falou sobre a importância do movimento negro e disse que a questão da discriminação está mais acentuada no país. “Sou arte-educadora, e foi através da arte que iniciou-se o processo de se falar sobre a cultura do povo negro e a valorização disso.  Vivemos, numa sociedade conservadora e racista, e esse assunto foi trabalhado a vida inteira num pacto de mediocridade, onde as pessoas não se revelavam porque tinham medo do politicamente correto. Quem vai dar conta de mudar isso é a educação. Portanto, colegas educadores, caberá a nós fazer essa transformação e não dentro de correntes que se utilizam de pautas e movimentos sociais extremamente importantes para o desenvolvimento de nosso povo em prol e benefício de alguém”, salientou.

A solenidade, realizada há pelo menos, dez anos pelo Legislativo,  teve a participação dos vereadores Euclides Castro (PP), Felipe Costella(MDB), Ari Zanoni (PSB), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT), Mário couto (PDT) e Rute Pereira (MDB). 

Confira os homenageados:
Alissa de Carvalho Cunha; Anderson Gomes; Andreia da Rosa Pereira Pacheco; Andreia Soares Marques; Andressa Nodário Oliveira; Camila de Jesus Moura; Castro Cecilia Andrade da Silva
Catarina Campos de Jesus; Cátia Roos; Cheyenne Martins; Cristiane Franco da Silva; Cristiano Moreira Pedroso; David Lucas; Denis Prado Santos; Enildo Severiano Correa Vargas; Graziela Oliveira Neto da Rosa; Irmã Patrícia Maria de Jesus; Ivanete Pereira dos Santos; Jéssica Machado da Silva;João Nazareno Barbosa da Silva; Jorge Felipe Cardoso de Almeida;Jorge Santana Oliveira; Josiane Dornelles Boaventura; Juçara Teresinha Figueira; Leonardo Mariano de Souza da Luz; Liliane Santos Teixeira; Luiz Felipe de Souza Alvarenga; Marcelo Pereira Soares; Márcia Helena Franco Soares; Maria de Fátima Barbosa Lins; Maria Izabel Teixeira; Maria Luiza Silva de Souza; Marli Figueiredo; Pedro Trindade da Silva; Rafaela Fagundes de Lima; Rosani dos Santos Damasceno; Sidnei Gilber Vaz Pinto; Wellygnton Alves Feijó Machado.

IMG_4528.JPGmarcio alemão.JPGMário couto.JPGRute.JPGIMG_4645.JPGIMG_4535.JPGIMG_4545.JPGIMG_4569.JPGIMG_4575.JPGIMG_4719.JPGIMG_4692.JPGIMG_4550.JPGIMG_4697.JPGIMG_4704.JPGIMG_4710.JPGIMG_4712.JPG

felipe novo.JPGFernanda nova.JPG

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Câmara realiza ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra terça-feira, 20

 

A Câmara de Vereadores realiza dia 20 de novembro,  às 19h30min, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer,  ato solene alusivo à Semana da Consciência Negra. Na oportunidade, o Legislativo vai entregar uma distinção às pessoas que se destacaram durante o ano em suas atividades dentro do movimento. Durante o ato solene, de iniciativa do presidente,  Sandro Severo (PSB),  estão previstas apresentações culturais e a entrega de certificado aos homenageados. Entre eles estão integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Esteio (Compier); Executivo, indicações dos vereadores e da comunidade escolar.
A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de 10 anos pela Câmara de Vereadores.
Confira os homenageados:

Castro Cecilia Andrade da Silva  - Vereador Euclides 
 Maria Izabel Teixeira - Vereador Felipe Costella
 João Nazareno Barbosa da Silva - Vereadora Fernanda Fernandes
 Irmã Patrícia Maria de Jesus - Vereador Ari Zanoni
Graziela Oliveira Neto da Rosa - Vereador Leo Dahmer 
Enildo Severiano Correa Vargas- Vereador Luiz Duarte
Marli Figueiredo - Vereador Márcio Alemão 
Cristiano Moreira Pedroso - Vereador Mário Couto 
Ivanete Pereira dos Santos -Vereadora Rute Viegas Pereira 
Catarina Campos de Jesus - Vereador Sandro Severo 

Conselho Igualdade Racial
Representante do Povo Negro
Representante do Carnaval
Representante da Capoeira
Rosani dos Santos Damasceno
Sidnei Gilber Vaz Pinto
Anderson Gomes - Amarelo
Cristiane Franco da Silva - Executivo Municipal
Marcelo Pereira Soares -  Secretaria Municipal de Educação 
CMEB Alberto Pasqualini Luiz Felipe de Souza Alvarenga
CMEB Camilo Alves Jorge Santana Oliveira
CMEB Clodovino Soares Wellygnton Alves Feijó Machado
CMEB Dulce Moraes Alissa de Carvalho Cunha
CMEB Edwiges Fogaça Andressa Nodário Oliveira
CMEB Érico Veríssimo Juçara Teresinha Figueira
CMEB Eva Karnal Johann Maria Luiza Silva de Souza
CMEB Flores da Cunha Liliane Santos Teixeira
CMEB João XXIII Leonardo Mariano de Souza da Luz
CMEB Luiza Silvestre Fraga Márcia Helena Franco Soares
CMEB Maria Cordélia S. Marques Rafaela Fagundes de Lima
CMEB Maria Lygia Andrade Haack Cátia Roos
CMEB Oswaldo Aranha Andreia Soares Marques
CMEB Santo Inácio
Josiane Dornelles Boaventura
Jorge Felipe Cardoso de Almeida
CMEB Vila Olímpica Maria de Fátima Barbosa Lins
CMEB Vitorina Fabre Pedro Trindade da Silva
CMEB Paulo Freire Jéssica Machado da Silva
EMEI Colorindo o Aprender Denis Prado Santos
EMEI Pedacinho do Céu Camila de Jesus Moura
EMEI Raio de Sol David Lucas
EMEI Vivendo a Infância Andreia da Rosa Pereira Pacheco
EMEI Sibila Ana Burin Cheyenne Martins

 Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fique Atento: Câmara para no Feriado da Proclamação da República

 

A Câmara de Vereadores para amanhã, 15, no Feriado da Proclamação da República e retorna somente na segunda-feira, dia 19. Os servidores, ao longo do ano, vêm compensando os feriados prolongados. Os serviços voltam ao normal na segunda-feira, a partir das 9 horas.

Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156

Presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase busca agilidade no atendimento para os pacientes de Esteio

 

A Psoríase foi pauta da reunião de hoje (14),  na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, com a participação da presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase de Esteio, vereadora Fernanda Fernandes (PP). Entre as discussões sobre o tema, a vereadora sugeriu a realização de uma audiência pública, bem como providências junto à Secretaria estadual de Saúde referente a agilidade no atendimento da central de regulação do estado para diversas especialidades médicas e exames de média e alta complexidade. "Continuamos fiscalizando as políticas públicas e dando celeridade para a criação de acessos que permitam mais qualidade de vida em defesa dos pacientes de nossa cidade", falou. A comissão é presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT).

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTB/RS 7156

Esteio deverá ter normas para os "food trucks"

 

O município deverá estabelecer algumas  regras para a instalação dos chamados "Food Trucks"  nas vias públicas. A proposta, encaminhada em forma de anteprojeto, é do vereador e presidente da Câmara Municipal, Sandro Severo (PSB), cria regras para os veículos, a exemplo de comprimento máximo de 6,3 metros; tempo de fabricação de 15 anos; autonomia elétrica e hidrossanitária além de equipamentos com autonomia constante de frio e calor para a manutenção dos alimentos. A ideia é fomentar o empreendedorismo; propiciar oportunidades de formalização do serviço, bem como promover o uso democrático e  inclusivo de vias públicas e áreas públicas.

Segundo o texto, o município estabelecerá  as permissões para o uso da via e para o exercício do serviço para pessoas jurídicas, além de fixar o preço público a ser cobrado anualmente pela exploração da área.  Além disso, na regulamentação, o município vai estabelecer o procedimento que terá de ser executado, os critérios e as exigências para que obtenham a permissão de uso, bem como deveres e obrigações.

Segundo o autor da proposta, a intenção é permitir a regularização da atividade comercial e empresarial. "Este projeto será o embrião de novos empreendimentos na cidade, sempre incentivados por gerarem empregos, divisas e novas oportunidades de investimentos e de lazer aos cidadãos", argumentou Sandro Severo. A proposta foi aprovada na última terça-feira, 13 e segue para avaliação do Executivo.

Sandro Severo.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Capa: Imagem ilustrativa

 

Esteio terá representação na 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais, na Argentina


O vereador Leo Dahmer (PT), vai participar da da 8ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais e do  o 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico,  que vai ser realizada em Buenos Aires, na Argentina, de 19 a 23 deste mês.  Dahmer, que teve o pedido de afastamento aprovado pela Câmara de Vereadores de Esteio,  na noite de ontem(13), vai viajar sem  sem custos aos cofres públicos. A ideia, segundo o parlamentar,é buscar alternativas visando qualificar a oferta de ensino superior na região do Vale do Sinos e Região Metropolitana.

O tema do evento, chamado de  CLACSO2018, é “A luta pela igualdade, justiça e democracia em um mundo turbulento” e o acesso  será gratuito para indivíduos, instituições e organizações de todo o mundo. Formado em Filosofia pela UFRGS, Leo destaca que a conferência  vai reunir importantes lideranças internacionais da área de Ciências Sociais, políticas e intelectuais, para um grande debate sobre a conjuntura internacional. "Estaremos focados na qualificação de oferta de ensino superior em nossa região", ressaltou.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Fernanda Fernandes propõe campanha sobre câncer em crianças

 

A ação visa a prevenção e tratamento precoce de pacientes e disseminar conhecimento sobre sintomas.

 

Esteio terá uma campanha permanente para conscientizar a população sobre o tratamento do câncer infantil.  É o que propõe Fernanda Fernandes (PP) em anteprojeto apresentado na noite de terça-feira (13), durante a sessão da Câmara. A proposição foi aprovada e encaminhada para o prefeito. Para se tornar lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos vereadores.

A Campanha Permanente de Conscientização do Câncer Infantil terá como um dos objetivos informar os esteienses sobre os sintomas mais comuns observados em crianças portadoras da doença. A iniciativa também visa diagnosticar a enfermidade com maior rapidez, ainda nos estágios iniciais.

A patologia representa menos de 1% dos casos de câncer diagnosticados anualmente. Porém, em sua justificativa ao projeto, Fernanda lembra que os casos de câncer em crianças têm aumentado ligeiramente, nas últimas décadas. Os números de novos casos devem chegar a 12.500, considerando o crescimento geral de casos de pessoas afetadas por qualquer um dos tipos da moléstia. “O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para o Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, 420 mil casos”, afirmou a parlamentar.  

Fernanda Marques Fernandes.jpg

Por Gustavo Santos reg prof MTb/MG 14986

Audiência pública detalha LOA de 2019 à comunidade

 

    A Comissão de Finanças e Orçamento da  Câmara de Esteio, integrada pelos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Leo Dahmer (PT), detalhou na tarde de ontem (13), à comunidade, em audiência pública, a proposta orçamentária do município para 2019. Com a participação do Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme), além de representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Esteio (Compier) e do Executivo, o presidente da Comissão, Felipe Costella, explicou sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e  informou que a previsão para o ano que vem é de  R$ 315,3  milhões, incluído o PREV-ESTEIO.  Conforme a matéria,  as secretarias com maior aporte financeiro são a Saúde, com R$ 100.200.745,00; Educação, com R$ 69.561.527,00; Administração, com R$ 32.091.138,00; Obras e Serviços Urbanos, R$ 25.765.948,00 e Desenvolvimento Urbano e Habitação, R$ 21.172.256,00.  Para a verba de contingência estão previstos de R$ 18.743.360,00.
    Na oportunidade, a presidente do Sisme, Graziela Oliveira, questionou sobre o reajuste dos valores dos repasses direcionados às escolas, que custeiam, água, luz, entre outras despesas. "Acredito que o valor direcionado às escolas não está sendo suficiente para arcar com todos os custos. O repasse não é proporcional", disse.  Além disso, a presidente do Sisme solicitou a possibilidade de transformar o valor do vale transporte em dinheiro (pecúnia).
    Segundo o secretário de Educação, Marcos Dal´Bó, a verba passou a ser controlada por um gestor para que todas as escolas  atendam suas necessidades de forma proporcional. "Para uma melhor aplicabilidade destes recurso, é preciso gestão. Não pode uma escola guardar R$ 47 mil. Este dinheiro precisa ser aplicado na escola, em melhorias. Como é um processo novo, as direções das escolas estão sendo atendidas individualmente para esclarecimentos e auxílio", falou,  reforçando que o dinheiro vem do  Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE) ,  para as escolas da rede municipal de ensino, com  a ideia é auxiliar na administração financeira.
    O diretor administrativo do Hospital São Camilo, Gerson Cutruneo, presente à audiência, informou o orçamento de R$ 60 milhões para a instituição em 2019. "O governo municipal vem reforçando os recursos para o funcionamento da fundação, e até 31 de dezembro, vamos passar dos R$ 60 milhões", afirmou.  Cutruneo ainda destacou que os repasses do estado, resultado da pactuação da saúde, somente são liberados mediante bloqueio. "Temos quase R$ 400 mil para receber do governo estadual", falou.  As entidades questionaram os recursos destinados para o combate à violência contra mulher, assim com a previsão orçamentária para o Compier.
    Um novo encontro, segundo Leo Dahmer,  está marcado para a próxima terça-feira, 20, às 14 horas, na Câmara, com integrantes do Executivo, para tratar sobre a possibilidade do vale transporte passar a ser em dinheiro, entre outros questionamentos que devem ser esclarecidos. Dahmer ainda destacou que as emendas ao projeto poderão ser protocoladas até o dia 23 de novembro. Após esta data, o projeto será submetido à votação do Plenário. A matéria aprovada e  as emendas consolidadas, devem ser enviadas ao Executivo até 15 de dezembro.  O projeto, na íntegra, poderá ser conferido no site da Câmara, no endereço www.esteio.rs.leg.br, no link Processo Legislativo.
        A LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referentes ao seu respectivo exercício fiscal. Como o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a peça orçamentária também está submetida à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Da audiência participaram os vereadores  Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Sandro Severo recebe representante do Movimento Negro

 

Parlamentar tratou da Semana de Consciência Negra com vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Esteio.

 

Durante a tarde de terça-feira (13), o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), recebeu em seu gabinete Sany Figueiredo, representante do Movimento Negro do PSB – RS e vice-presidente do Compier. Na ocasião, o parlamentar tratou de assuntos relacionados à Semana de Consciência Negra.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/RMG 14.986

Câmara aprova que projeto disciplina uso das vias públicas e do espaço aéreo pelas concessionárias


Proposta acaba com emaranhado de fios soltos na cidade e cria multa que varia de R$ 511 a R$ 20,4 mil em caso de descumprimento

 

A partir de sugestão do atual secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, na época vereador, a  Câmara de Vereadores de Esteio aprovou ontem(13), à noite, o projeto de lei, de autoria do Executivo,  que institui as diretrizes de uso das vias públicas e do espaço aéreo pelas concessionárias de serviços públicos. A proposta cria regras e multa  as empresas prestadoras de serviços de fornecimento de energia elétrica , telefonia, internet e televisão a cabo, gás , água e esgoto sanitário,   que não obedecerem o Código de Obras e demais legislações sobre o tema. A ideia é que as concessionárias não abandonem cabos e fios baixos em postes, soltos, após reparos, instalações e manutenção dos equipamento, o quem vem causando danos e perigo à população.  Em caso de descumprimento, as multas,  aplicadas  em Unidade Fiscal de Referência Municipal( UFRM ) -  que até outubro estava em R$ 3,528 -  variam de 145 UFRM ( R$ 511,56 ) a 58.000 UFRM (equivalentes a R$ 20.462,50).  O órgão responsável pela fiscalização, conforme a proposta, é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e dos fiscais do sistema viário.

Para o secretário, que acompanhou a votação do projeto com a equipe da pasta, esta é uma antiga reivindicação da comunidade, que havia sido encaminhada como vereador em governos anteriores, mas que estava engavetada.  "Ao percorrer as ruas da cidade, é possível observar a quantidade de fios soltos ou emaranhados junto aos postes", explica. Para ele, a situação atual  é de abandono e de que algum acidente elétrico possa ocorrer a qualquer momento. "É preciso acabar com o emaranhado de fios soltos, o que vai dar segurança aos pedestres, assim como vai acabar com o impacto da poluição visual. O poder público municipal passou a agir com maior rigor em relação a este descaso com a qualidade de vida local", comemora Kohlrausch.
Por Terezinha Bobsin - reg.prof MTb/RS 7156

Vereador Leo Dahmer participa das comemorações de um ano da Casa do Hip Hop

 

O vereador Leo Dahmer (PT), participou ontem (11), das atividades em comemoração ao primeiro ano de fundação da Casa do Hip Hop, em Esteio.  A Casa,  localizada na rua José Guimarães, 203, Centro,  é mantida pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que organizou  mais de 30 atividades ao longo do ano e desenvolveu diversos programas que construíram uma das mais expressivas ações do movimento. O resultado do primeiro ano de atividades teve o reconhecimento do Afrika Bambaataa, pai do Hip Hop, que veio de Nova Iorke conhecer o movimento na cidade.

Além disso, grupos de expressão nacional,  com ênfase para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, além de ativos do movimento de Passo Fundo, Santa Maria e municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Caí, Vale do Sapateiro e da Região Sul, participaram das atividades. “Hoje a cena do Hip Hop no mundo olha para Esteio”, comemora Rafael  Rafuagi, um dos organizadores e idealizadores da Casa do Hip Hop da cidade.

Dahmer, que participa da organização da Cultura do Hip Hop na cidade desde sua fundação, que se deu com a criação da Associação do Hip Hop de Esteio e com a Lei que criiou a Semana do Hip Hop na cidade, de sua autoria, destaca a importância do movimento cultural . “O movimento do Hip Hop é um dos organismos mais ativos e independentes da sociedade civil organizada de Esteio. Sua atividade foi capaz de prospectar a cidade como um modelo reconhecido pelo movimento no mundo, além de ser um ponto de encontro de ativistas sociais de diversos segmentos”, comemora.  O vereador destaca que vai encaminhar uma moção de parabenização à Casa pelo aniversário, com apoio do Plenário.

Saiba Mais:

Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Lance Taylor (Bronx, Nova York, 19 de abril de 1957), um cantor, compositor, produtor musical e DJ estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro, também é reconhecido como sendo o padrinho ou pai do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o “Hip Hop” formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e que congregava DJs, MCs, Writers (grafiteiros), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking).

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Fonte: Gabinete do Vereador Leo Dahmer/ Charles Scholl

Vereador Leo Dahmer participa das comemorações de um ano da Casa do Hip Hop

 

O vereador Leo Dahmer (PT), participou ontem (11), das atividades em comemoração ao primeiro ano de fundação da Casa do Hip Hop, em Esteio.  A Casa,  localizada na rua José Guimarães, 203, Centro,  é mantida pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que organizou  mais de 30 atividades ao longo do ano e desenvolveu diversos programas que construíram uma das mais expressivas ações do movimento. O resultado do primeiro ano de atividades teve o reconhecimento do Afrika Bambaataa, pai do Hip Hop, que veio de Nova Iorke conhecer o movimento na cidade.

Além disso, grupos de expressão nacional,  com ênfase para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, além de ativos do movimento de Passo Fundo, Santa Maria e municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Caí, Vale do Sapateiro e da Região Sul, participaram das atividades. “Hoje a cena do Hip Hop no mundo olha para Esteio”, comemora Rafael  Rafuagi, um dos organizadores e idealizadores da Casa do Hip Hop da cidade.

Dahmer, que participa da organização da Cultura do Hip Hop na cidade desde sua fundação, que se deu com a criação da Associação do Hip Hop de Esteio e com a Lei que criiou a Semana do Hip Hop na cidade, de sua autoria, destaca a importância do movimento cultural . “O movimento do Hip Hop é um dos organismos mais ativos e independentes da sociedade civil organizada de Esteio. Sua atividade foi capaz de prospectar a cidade como um modelo reconhecido pelo movimento no mundo, além de ser um ponto de encontro de ativistas sociais de diversos segmentos”, comemora.

Saiba Mais:

Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Lance Taylor (Bronx, Nova York, 19 de abril de 1957), um cantor, compositor, produtor musical e DJ estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro, também é reconhecido como sendo o padrinho ou pai do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o “Hip Hop” formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e que congregava DJs, MCs, Writers (grafiteiros), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking).

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156

Fonte: Gabinete do Vereador Leo Dahmer/ Charles Scholl

Esteio: Audiência Pública vai tratar da Lei Orçamentária Anual de 2019 amanhã


 

A proposta orçamentária de Esteio para 2019, com previsão de pouco mais de R$ 315,3  milhões, incluído o PREV-ESTEIO,  vai ser debatida em Audiência Pública pela Câmara de Vereadores amanhã,13, às 15h30min, no Plenário, pela Comissão de Finanças e Orçamento.  Entre as secretarias com maior aporte financeiro estão a Saúde, com R$ 100.200.745,00; Educação, com R$ 69.561.527,00; Administração, com R$ 32.091.138,00; Obras e Serviços Urbanos, R$ 25.765.948,00 e Desenvolvimento Urbano e Habitação, R$ 21.172.256,00.  Para a verba de contingência estão previstos de R$ 18.743.360,00.
 A LOA define todas as receitas e fixa todas as despesas referentes ao seu respectivo exercício fiscal. Como o PPA e a LDO, a peça orçamentária também está submetida à Lei de Responsabilidade Fiscal. Vale lembrar, ainda,  que o orçamento geral do município é elaborado a partir da Lei da Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Após a audiência pública, o projeto será submetido à votação do Plenário. A matéria aprovada e  as emendas consolidadas, devem ser enviadas ao Executivo até 15 de dezembro.  O projeto, na íntegra, poderá ser conferido no site da Câmara, no endereço www.esteio.rs.leg.br, no link Processo Legislativo.
Por Terezinha Bobsin -Reg Prof MTb/RS 7156

Ginásio Edgar Piccini ganha mais de 1,6 mil assentos


Iniciou na última terça-feira (6), a instalação de 1.680 assentos de arquibancada no ginásio Municipal Edgar Piccioni, em Esteio.  O recurso, no valor de R$ 197 mil, é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Juvir Costella(MDB), a pedido do vereador Felipe Costela (MDB). A colocação dos primeiros assentos foi acompanhada pelo vereador Felipe, pelo prefeito, Leonardo Pascoal(PP), pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, além de servidores.  A ideia é oferecer mais conforto para quem vai assistir às atividades esportivas no ginásio. 

Conforme dados da prefeitura, a colocação sendo realizada pela empresa Desk Móveis, do Rio de Janeiro, vencedora da licitação. O grupo já trabalhou na colocação de cadeiras em grandes arenas esportivas, como os estádios Maracanã e Nilton Santos, além de trabalhar também em instalações dos jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e na Olimpíada 2016.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Esteio participa do encerramento da Campanha Mundial da Psoríase em Brasília


O deputado federal, Antônio Carlos Gomes(PRB/RS), é o novo presidente da Frente Mista no Congresso Nacional

 

A vereadora Fernanda Fernandes (PP), presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras doenças de pele, da Câmara de Esteio, participou  do encerramento da Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018, que ocorreu ontem, dia 7, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. A atividade foi promovida pela  Psoríase Brasil, associação sem fins lucrativos, que realizou ações em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a doença. Na oportunidade, a direção da Psoríase Brasil, reuniu membros da Frente Parlamentar (FP) Mista do Congresso Nacional pela causa da Psoríase e Artrite Psoriásica e da Frente Parlamentar de Porto Alegre e Esteio.

As entidades aproveitaram para fazer o balanço das atividades de 2018, planejar as ações do próximo ano e anunciar o novo presidente da Frente Parlamentar no Congresso Nacional a partir de 2019, mudança que ocorre devido a troca da legislatura, o deputado federal Antônio Carlos Gomes (PRB/RS). Gomes destacou a importância da união das esferas públicas. “Nós não precisamos ter psoríase para lutar por uma causa tão nobre. Para mim será uma alegria e uma honra. Vou trabalhar e fazer o necessário para articular políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal”, anunciou Carlos Gomes.

Conforme  Fernanda Fernandes,  Esteio já organizou Programas de Capacitação a Médicos e a Agentes Públicos de Saúde da cidade. Também informou que no final de novembro haverá a 3ª capacitação deste ano na cidade."Esteio, que criou a frente na Câmara de Vereadores em julho deste ano,  é um dos projetos pilotos que conta com o apoio da Psoríase Brasil e da Prefeitura de Esteio e pretende ser replicado em outras cidades brasileiras", destacou a parlamentar.

Gládis Lima, também ressaltou a importância de estarem sendo formadas Frentes Parlamentares no país. “Desde 2017, quando implantamos a primeira FP Mista no Congresso Nacional, nossa causa ganhou ainda mais força política. Este ano, as cidades de Esteio (RS) e Porto Alegre (RS) também entraram com tudo pela causa e, agora, estão unidas buscando realizar um trabalho em nível estadual no Rio Grande do Sul. Só temos a agradecer pelo grande ano de vitórias aos pacientes com psoríase e atrite psoriásica”, falou. Embora tenha atuação nacional, a Psoríase Brasil tem sede em Porto Alegre e realiza também ações de grande importância pela causa na capital gaúcha e em Esteio. Em Porto Alegre, o vereador José Freitas (PRB/RS) é quem lidera o tema na Câmara de Municipal e busca a implantação de uma Rede de Atenção aos Pacientes com Psoríase, com Lei aprovada em 2017 pelo Legislativo Municipal.

Em nível nacional, há uma semana a Psoríase Brasil venceu uma batalha de anos e conseguiu, após forte campanha e pressão junto ao Ministério da Saúde, a aprovação dos medicamentos biológicos a serem ofertados gratuitamente pelo SUS aos pacientes com psoríase grave. A luta contou com o apoio das Frentes Parlamentares e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para o parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias pelo SUS (CONITEC). Os medicamentos biológicos são terapias de última geração até então disponíveis apenas aos pacientes com artrite psoriásica, um grau avançado da doença que atinge as articulações e compromete ainda mais a saúde. Embora tenham valores elevados, as medicações são imprescindíveis para determinados casos. As Portarias do Ministério (50, 51, 52 e 53)  assinadas em 30/10 pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Antônio de Araújo Fireman, tem prazo de 180 dias para que os medicamentos (quatro no total) estejam disponíveis na rede pública. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte: Dixon Comunicação - Fotos: Fabiano Neves


Vereador Leo Dahmer visita Casa do Hip Hop

 

O vereador Leo Dahmer (PT), esteve, no último dia 1º de novembro, em reunião com o Rafael Diogo dos Santos, o Rafa, do grupo de Rap Rafuagi. A reunião aconteceu na Casa da Cultura Hip Hop de Esteio,  referência do segmento na América Latina. Entre os assuntos, esteve o movimento social no novo cenário brasileiro e o primeiro aniversário da Casa, no dia 11 de novembro, quando serão realizadas atividades abertas ao público. A casa localiza-se na rua José Guimarães, 20, bairro São Sebastião.

O Rafuag foi criado em 2002, com nome originário da união de dois amigos, RA(Rafael) FU(Fusão) A(Amigos) GI(Gilmar). Com a formação atual dos Mc’s Rafa, Ricky THC e Dj Croko, o grupo vem inovando a cultura hip-hop brasileira com seu estilo diferenciado. Apontado por muitos críticos como a nova cara do rap nacional, o Rafuagi de Rafa, Ricky THC e Dj Croko, tem importantes conquistas em sua meteórica carreira: foi merecedor de dois prêmios Hutúz (Maior Prêmio do Hip Hop Latino Americano) no Rio de Janeiro: um como melhor demo (EP Todos Iguais), em 2006, e outro como melhor demo da década, em 2009. Participa ativamente de projetos de inclusão social, seja com oficinas promovidas em comunidades de vulnerabilidade no estado do Rio Grande do Sul, seja em shows engajados, como o "Hip-hop contra o crack".

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Canteiro central da Avenida Rio Branco vai ter espaço para praça

 

Os dois primeiros canteiros, dos cinco existentes na avenida Rio Branco, localizados em frente ao Parque Assis Brasil, no Bairro Novo Esteio, devem receber, em breve, bancos, jardinagem e uma praça. A informação é do presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo(PSB), depois de reunião realizada hoje(7),  com o gerente Corporativo de Recursos Humanos da  InBetta, do Grupo Bettanin, Evandro Machado, e a secretaria do Meio Ambiente, Sabrina Reis, na empresa.

Na oportunidade, com a presença da equipe de técnicos da InBetta, Sandro Severo destacou a demanda antiga da comunidade. "Desde do início do ano venho construindo uma parceria com o prefeito, Leonardo Pascoal, em prol desta reivindicação de muitos moradores que solicitam uma melhor utilização do espaço, qualificando, embelezando e proporcionando lazer para toda comunidade", falou, ressaltando que todo o pedido está baseado no Decreto 5.829/17, que trata da adoção de canteiros e praças da cidade pela iniciativa privada.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Esteio deve ter campanha permanente de prevenção de doenças ocupacionais para profissionais de educação

 

A Câmara de Vereadores aprovou na última semana, o anteprojeto de Lei que institui a Campanha Permanente de Prevenção das Doenças Ocupacionais dos Profissionais de Educação. O principal objetivo do projeto é informar e esclarecer os profissionais da educação sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, para que as mesmas possam ser evitadas, ou recebam o tratamento adequado.  Conforme o texto, são consideradas doenças ocupacionais de quem exerce funções na área da Educação: lesões da coluna vertebral, lesões nos membros superiores e inferiores, alterações nas estruturas osteomusculares (tendões, articulações, músculos e nervos), problemas vasculares, doenças oftalmológicas, lesões nas cordas vocais e Síndrome de Burnout. 

A intenção da proposta, que foi encaminhada ao Executivo para análise, é  informar e esclarecer os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino sobre o risco de manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional;  orientar a respeito de métodos e práticas preventivas de combate às enfermidades decorrentes do exercício profissional e encaminhar o profissional enfermo para o adequado tratamento das doenças de que seja vítima.

Para o vereador proponente, que também é professor,  os educadores, além de todo stress da vida contemporânea, sofrem com dificuldades estruturais do espaço laboral e desvalorização salarial diante da carência de uma política salarial efetiva. Não é somente no município de Esteio, mas em todo o território nacional, em nível federal, estadual e municipal. Portanto, é necessário cuidar melhor de todos estes profissionais, pois contribuem sobremaneira para o sucesso de todas as atividades escolares e são decisivos para o sucesso de nossas crianças e jovens, uma vez que deles dependem o futuro e nossa sociedade", destacou o vereador, que aguarda retorno positivo do Executivo em relação à sugestão.

IMG_7075.JPG

Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156


I

Associação Amigos do Nick faz apelo por doação de sangue e plaquetas

 

A representante da ONG Amigos do Nick, Lilian Gomes, usou recentemente a Tribuna Popular para alertar sobre a necessidade de doação de sangue e plaquetas para o Hospital de Clinicas de Porto Alegre.  Na oportunidade, a representante lembrou da data de aniversário de  Nickollas  e destacou a importância doação de sangue, plaquetas e medula óssea, não apenas em situações específicas, mas continuamente. "O Hospital de Clínicas de Porto Alegre necessita urgente de doação de sangue, os estoques estão baixos e cirurgias eletivas estão sendo canceladas", falou.

A Ong surgiu após o falecimento do filho de Lilian,  Nickollas Gomes, 17 anos, vítima de Leucemia Mielóide Aguda.

Por Terezinha Bobsin 

Foto: Patrick Machado

 

Fernanda Fernandes participa do encerramento da Campanha Mundial da Psoríase em Brasilia


A vereadora Fernanda Fernandes (PP), presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras doenças de pele, de Esteio, embarcou hoje(7), pela manhã para Brasilia. A parlamentar vai participar do encerramento da Campanha do Dia Mundial 2018, que ocorre até amanhã, 8, no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, promovida pela  Psoríase Brasil, associação sem fins lucrativos, que realizou ações em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a doença. Segundo  a vereadora, será um período intenso de atividades e muitas agendas. "Tenho certeza que será bastante produtivo, e pretendo trazer boas novidades referentes ao tratamento da doença. Continuo fiscalizando as políticas públicas e dando maior agilidade para a criação de acessos que permitam mais qualidade de vida aos pacientes de Esteio e região", disse. A viagem da vereadora, que foi dispensada da sessão desta semana com aprovação do Plenário, não terá custos aos cofres públicos, já que em Esteio, há muitos anos, foi revogado o benefício das diárias.

O Dia Mundial da Psoríase, 29 de outubro,  foi determinada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o trabalho pelos pacientes e a busca de políticas públicas para o diagnóstico e o tratamento à doença, que atinge cerca de 125 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que, no Brasil, ao menos 2% da população padeçam com a doença. O mote da Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018 é alertar sobre as comorbidades geradas pela doença.

Em Esteio, a Frente Parlamentar foi lançada em julho deste ano, com o objetivo de que realize  um trabalho pioneiro, a partir de capacitações dos profissionais da rede municipal de saúde, permitindo  um olhar diferenciado para esta doença.

 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS

Ações do documento