Moção de apoio à distribuição de absorventes é aprovada

Apresentada pela vereadora Fernanda Fernandes (PP), a moção manifesta apoio ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e à derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

15/10/2021 – A presidente da Câmara de Esteio, Fernanda Fernandes (PP), apresentou durante a noite da última quinta-feira (14) a moção 165/2021, que apoia o  PL 428/2020, da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), um dos projetos incorporados ao PL 4.968/2019, da deputada federal Marília Arraes (PT-PE) que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Entre as ações instituídas pela proposta está a distribuição de absorventes higiênicos em escolas e órgãos públicos, auxiliando a população que não possui condições de comprar o item, recorrendo a métodos prejudiciais à saúde. Esse ponto da proposição foi vetado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que alegou não existir no projeto previsão de fonte de custeio para a implantação da medida.
Para Fernanda, é extremamente necessário cuidar da saúde da população, acabando com a pobreza menstrual e proporcionando melhor qualidade de vida e que o tema deve ser encarado sem tabu. "É uma tristeza muito grande acompanhar essa realidade, onde as pessoas não encontram saídas e acabam utilizando papel higiênico, panos, jornais e até miolo de pão", afirmou. "É uma situação que pode causar diversas doenças, além de prejudicar crianças e jovens que acabam faltando à escola por não terem opções dignas".

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Moção de apoio a distribuição de absorventes é aprovada 2

 

#pracegover: vereadora Fernanda Fernandes discursa durante sessão.