Ministério Público recebe representação sobre intensa fumaça em chaminés da Refap
Câmara de Vereadores reúne-se com a gerência da Refinaria Alberto Pasqualini amanhã, 21, às 15 horas, para cobrar esclarecimentos
20/05/2019 - O Ministério Público de Esteio foi oficiado hoje (20), à tarde, pelo vereador Sandro Severo (PSB), sobre a eliminação de intensa fumaça em duas chaminés na Refinaria Alberto Pasqualini, localizada na divisa entre os municípios de Esteio e Canoas , ocorrida em duas oportunidades: dias 5 e 13 de maio. O documento foi protocolado junto à promotora de Justiça Especializada Camila Santos da Cunha, que deve levar o caso, também, ao conhecimento da Promotoria de Canoas ainda nesta semana. "Foram dois grandes episódios e a comunidade cobra explicações. Nas redes sociais, os moradores vêm reclamando, ainda, do mau cheiro exalado junto com a fumaça. O problema afeta diretamente os municípios de Esteio e Canoas", reforçou Severo, que entregou, em anexo, cópias das reportagens e dos protestos dos moradores. O vereador explicou que foram oficiados do problema a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). a Secretaria de Meio Ambiente de Esteio e a Patrulha Ambiental (Patram), da Brigada Militar.
Reunião com a Refap amanhã, 21
Amanhã, 21, às 15 horas, a Comissão, integrada pelos vereadores Leo Dahmer(PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), vai receber a gerência da Refap para explicações sobre a excessiva queima de resíduos, bem como quer esclarecimentos sobre a possibilidade de riscos à saúde da comunidade exposta à fuligem; se existe algum programa de controle de emergência ou de planejamento de contingência e de compensação devido a emissão de poluentes. A reunião, na Sala de Comissões Sérgio Daixt (2º andar) é aberta ao público.