Mário Couto sugere criação de Restaurante Popular em Esteio


O vereador Mário Celente Couto (PDT), apresentou ontem (10), durante a sessão da Câmara de Vereadores, o anteprojeto de lei que “Dispõe sobre a criação de Restaurante Popular. A proposta visa, além de ofertar refeições prontas, saudáveis e a preços acessíveis, contribuir para a redução da situação de insegurança alimentar;  melhoria das condições de saúde, através de uma alimentação saudável; difundir conceitos de educação alimentar; bem como reduzir o custo da alimentação no orçamento doméstico.

Na defesa da proposta, o parlamentar  salientou que o salário mínimo não cobre as necessidades básicas e vitais de moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. “Todos nós sabemos que é por demais onerosa a classe trabalhadora, notadamente o povo que se encontra em ocupação de subemprego com rendimentos e baixa renda, insuficiente para sua manutenção e de sua própria família", garantiu. 

Para o vereador, a  medida, que tem um largo e vasto alcance social relevante a sua aplicação,  irá diminuir as necessidades que a população de baixa renda padece. "Urge ainda esclarecer que o balanceamento das refeições dispensadas terá um grau de nutrição adequado para melhorar a força de energia que todo o ser humano necessita para a sua vitalidade", salientou.
Além de considerar que são poucas as pessoas que tem o beneficio do auxilio–refeição (vale–refeição) e são residentes na sua maioria em locais distantes da área onde trabalham.O parlamentar ainda sugere que o valor cobrado seja simbólico.

A proposta será encaminhada ainda nesta semana ao Executivo para avaliação. 

Mário Celente Couto.jpg


Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156