Mário Couto quer política de proteção à saúde bucal de hospitalizados
O vereador apresentou anteprojeto que sugere a instituição da Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada.
Quem estiver hospitalizado em Esteio terá sua saúde bucal garantida enquanto estiver internado. É esta a proposta do anteprojeto apresentado por Mário Couto (PDT), na noite de terça-feira (12), durante a sessão da Câmara. A proposição foi encaminhada para o prefeito. Para se tornar lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos vereadores.
As ações previstas na Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada vão ocorrer dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e devem vir a ser inseridas na Estratégia de Saúde da Família.
Terá como objetivos a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a capacitação de profissionais na área. Uma das medidas previstas no texto é a obrigatoriedade da presença de dentistas nas UTI’s.
“Os pacientes internados por longos períodos na rede hospitalar podem desenvolver problemas relacionados à saúde bucal. Este projeto visa minimizar estes problemas”, explica Mário.
Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14.986