Mário Couto quer alteração no sistema de distribuição de fichas para idosos

20/02/2019 - O sistema de distribuição de fichas e agendamento de consultas para idosos com idade igual ou acima de 60 anos e para pessoas com deficiência, junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS´s)  e demais centros de saúde, pode ser alterado. A ideia é do vereador Mário Couto(PDT), que pretende o agendamento via telefone e internet, além da manutenção do agendamento presencial. A proposta foi apresentada ontem(19), em forma de anteprojeto de lei.

Mário Couto salientou em sua proposição que o agendamento via telefone e internet não anula a manutenção e possibilidade de agendamentos via Unidade de Saúde (UBS), tendo em vista que um percentual da população Esteiense não possui acesso a estes recursos de agendamento (telefone e internet). "O agendamento permanecerá a ser realizado para a Unidade de Saúde (UBS) na qual o idoso ou a pessoa com deficiência já estiver devidamente cadastrado e identificado através do sistema de zoneamento municipal", alega.

O objetivo, segundo o parlamentar, é contemplar àquelas pessoas que não possuem acesso às redes sociais e ao telefone. "Constantemente, recebe-se apelos da comunidade Esteiense para que se avalie uma alternativa viável de agendamento de consultas e exames para os idosos e as pessoas com deficiência do município pois o atual sistema de espera em filas nos postos vem favorecendo situações de insegurança e mal-estar a diversos munícipes, que devido os longos períodos de espera nas filas, acabam desmaiando, por exemplo. Alguns casos de munícipes que necessitaram de atendimento médico devido a sensações de mal-estar durante a espera nas filas de agendamento foram registrados ao longo do ano de 2018", falou. 

De acordo com o texto, as Unidades de Saúde deverão afixar, em local visível à população, material indicativo do conteúdo desta lei, bem como os respectivos números de telefones, endereços ou links da página de internet de agendamento, bem como os horários em que os respectivos agendamentos poderão ser realizados através destes canais.

A proposta segue para avaliação do Executivo.

Mário Couto.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

registrado em: