Lei de Liberdade Econômica é sancionada

Novo marco jurídico foi assinado em cerimônia com presença do presidente Euclides Castro (PP) e recebeu o número 7.255/19.

08/08/2019 - Durante a tarde de quinta-feira (8), o presidente da Câmara Euclides Castro (PP) esteve na cerimônia que marcou a sanção pelo prefeito Leonardo Pascoal (PP) da Lei de Liberdade Econômica de Esteio. Também acompanharam o evento, realizado no Salão Nobre da Prefeitura, os vereadores Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Rute Pereira (MDB), Sandro Severo (PSB) e o vice-prefeito Jaime da Rosa.

A nova legislação visa desburocratizar e tornar mais fácil a atividade econômica na cidade e incorpora ao arcabouço jurídico do município as propostas da medida provisória 881 de 30 de abril de 2019, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Trata-se da primeira iniciativa do tipo em todo o país, tendo paralelo apenas com Araguaína, no Tocantins, onde o prefeito Ronaldo Dimas (sem partido) editou um decreto semelhante.

Para Euclides, é importante um paradigma diferente em um momento em que o país pode vir a conhecer um período de crescimento econômico em um futuro próximo. “Nada mais correto e adequado que aquelas pessoas com espírito empreendedor possam ter a atividade facilitada, com uma legislação mais aberta, menos burocrática”, afirmou o parlamentar.

O novo regulamento foi originado por uma proposição de autoria do Executivo que chegou à Casa no último 12 de julho. 18 dias depois, passou pelo plenário e foi aprovado por unanimidade. O fato foi lembrado por Leonardo no discurso feito antes de sancionar a lei 7.255/19. “Demonstra a maturidade do nosso Poder Legislativo e a consciência da importância desse tema, que pôde unir governo e oposição”, declarou o prefeito.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio