Instalada Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele

 

A Câmara  de Vereadores de Esteio instalou, na última sexta-feira, 20, a Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças de Pele, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, que será integrada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PTB), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira(MDB). Com a presença de autoridades locais, a presidente da Frente e autora da proposição, Fernanda Fernandes , abriu o evento explicando a situação dos portadores da doença; os objetivos do novo espaço na Câmara de Vereadores e destacou que Esteio é a primeira cidade em que os profissionais de saúde  recebem capacitação nesta patologia. "Nosso gabinete permitiu a execução do projeto piloto de capacitação para agentes e médicos do sistema público de saúde do município. Em junho cerca de 20 profissionais de saúde participaram da atualização sobre a doença. E no mês de julho, mais de 30 agentes públicos de saúde, fisioterapeutas e psicólogos do município realizaram capacitação,  na Câmara Municipal. Este projeto está só começando. Sabemos dos desafios diários que vêm pela frente. Mas estamos empenhados em promover a melhor qualidade de vida aos pacientes que tanto necessitam", disse. De acordo com a vereadora,  o projeto piloto de capacitação é uma iniciativa da Psoríase Brasil, que pretende replicar esta experiência em outras cidades brasileiras. 

A ideia da frente, segundo a autora, é a promoção de debates sobre os impactos do diagnóstico das doenças e seus efeitos na saúde pública; possibilitar transparência no levantamento de dados e índices sobre os pacientes para diagnósticos precisos na rede pública de saúde, organizar seminários, e audiências, além de articular debates e ações com as Frentes Parlamentares relacionadas ao tema nas regiões do Vale do Sinos e Grande Porto Alegre.

Segundo a presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima, a psoríase não é somente uma questão de pele, mas uma luta por igualdade. "Os portadores sofrem preconceito e discriminação, principalmente por desconhecimento da população", alertou. Além disso, a presidente falou  que os principais problemas a serem superados são a demora na fila do SUS para atendimento com especialista e a morosidade para iniciar o tratamento. A Psoríase Brasil defende, de acordo com Gladis, a  inclusão de novas terapias no  Ministério da Saúde; a implementação de políticas públicas; inserir a psoríase no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e a ampliação da rede de tratamento com fototerapia.

Já a vereadora Rute Pereira disse que se sente honrada em fazer parte da Frente. "Vamos promover diversas ações visando a conscientização das pessoas de que a psoríase não é uma doença contagiosa. Parabenizo a iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes ", falou.

Também o vereador Luiz Duarte parabenizou a vereadora pela proposta e alertou para a necessidade de políticas públicas voltadas para esta doença.

De acordo com o vereador Felipe Costella (MDB), a frente é uma importante ferramenta que vai fomentar o conhecimento, divulgação e informação. "Parabéns vereadora Fernanda pela coragem e ousadia em criar a Frente Parlamentar", disse.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Boll, presente ao evento, a alternativa para o tratamento da doença é através do Sistema Único de Saúde. "Procuramos da acesso para estas pessoas, com investimentos nos postos de saúde. 99% dos portadores são discriminados, o que acaba em depressão e suicídio. Precisamos buscar dados e disponibilizar essa cota de cuidado no município", relatou. Ana Boll ainda  falou que há apenas um dermatologista na rede de saúde.

O prefeito em exercício, Jaime da Rosa, o município está no caminho certo. "Estamos investindo nas Unidades de Saúde e entendemos que o Hospital São Camilo passa por dificuldades. Entretanto, todos os esforços orçamentários estão sendo tomados para o atendimento à comunidade", destacou. 

Os integrantes da Frente Parlamentar deve marcar para os próximos dias as datas das reuniões para o planejamento e estratégias de trabalho. 

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156