Imagens de câmeras de segurança privadas poderão ir para Guarda Municipal

Anteprojeto do vereador Francisco Alves (PL) permitirá a assinatura de convênios entre proprietários e poder público para uso de imagens externas.

21/07/2021 – Criar o programa Esteio mais Segura para possibilitar o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança privadas com o poder público e órgãos de segurança. Este é o objetivo do anteprojeto 64/2021, apresentado pelo vereador Francisco Alves (PL) e aprovado por unanimidade, na terça-feira (20), durante a sessão da Câmara desta semana.

Conforme o texto votado pelo plenário, apenas imagens das áreas externas de imóveis comerciais e residenciais vão poder ser utilizadas. Para fazer parte da iniciativa, o proprietário deverá assinar convênio com a Guarda Municipal.

Francisco afirma ter a intenção de promover uma maior integração na segurança pública do Município e ajudar a reduzir o cometimento de atos ilícitos na cidade que, segundo o parlamentar, já tem uma baixa taxa de criminalidade. “Os indicadores nos mostram que Esteio é a cidade com menor número de latrocínio, roubos e furtos”, afirma. “Com este anteprojeto buscamos ampliar e qualificar as condições diferenciadas já existentes em nosso Município”.

O anteprojeto agora segue para apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores. 

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Imagens de câmeras de segurança privadas poderão ir para Guarda Municipal.JPG

 

#pracegover: vereador Francisco Alves discursa durante sessão.