Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está em exposição na Câmara
Até às 19h30min de hoje(17), os moradores de Esteio podem visitar a imagem da Nossa Senhora Aparecida, que está em exposição no saguão da Câmara de Vereadores (rua 24 de Agosto, 535), vinda do Santuário Nacional de Aparecida, de São Paulo. A visita às cidades do estado é uma atividade do santuário devido ao Jubileu “300 anos de bênçãos”, quando imagens peregrinas estão sendo enviadas à diversas arquidioceses do Brasil. Em solenidade, o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB), vereadores e servidores receberam a santa com orações e cantos de integrantes da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Esteio.
Durante a peregrinação, que culminará em 2017, serão colhidos porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. Este ano será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição.
História da Imagem
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores instuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Foto: Guilherme Pech - estágio em Jornalismo