Frente parlamentar da Psoríase e de doenças de pele é aprovada pela Câmara de Vereadores
Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Esteio aprovou, na noite de ontem(17), o Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar da Psoríase e de outras doenças de pele. A proposta é da vereadora Fernanda Fernandes(PP) e pretende abrir um espaço de debate sobre questões relacionadas à qualificação dos profissionais de saúde, bem com proporcionar um local para esclarecimentos e divulgação sobre as doenças de pele. A intenção, conforme a parlamentar, é buscar parcerias, a exemplo da Associação Nacional dos Portadores de Psoríase (Psorisul). " A ideia é trazer capacitação profissional para os profissionais da rede pública de saúde", afirmou.
Entre as atribuições estão a promoção de debates sobre os impactos do diagnóstico das doenças e seus efeitos na saúde pública; possibilitar transparência no levantamento de dados e índices sobre os pacientes para diagnósticos precisos na rede pública de saúde, organizar seminários, e audiências, além de articular debates e ações com as Frentes Parlamentares relacionadas ao tema nas regiões do Vale do Sinos e Grande Porto Alegre.
A frente, que deve encerrar os trabalhos em 2020, deve aguardar, agora, a adesão dos vereadores esteienses interessados em participar, que devem fazer suas inscrições na secretaria da Câmara Municipal.
Atualmente, a psoríase atinge 125 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de cinco milhões de brasileiros. A doença é crônica, inflamatória, sistêmica, mas pode ser controlada com tratamento adequado e não é contagiosa.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156